Sei sulla pagina 1di 2

DISCIPLINA: E.C.E.

Metodologia de Geografia e Histria CURSO: PEDAGOGIA - FAE- CBH-UEMG TURNO(S): manh PROFESSORA: Regina Rosa dos Santos Leal. ALUNA: Patrcia Carvalho de Souza

CARGA HORRIA: 80 SEMESTRE: 2 semestre de 2009 Estudo Dirigido: (3 pts) Seminrio: data: 25/08/09 NF: VII - A

A GEOGRAFIA COMO CINCIA: EVOLUO DO ESTUDO Questo 1- Neste pargrafo a palavra chave OBSERVAR. Qual a importncia da observao na relao do homem-natureza para a evoluo da Geografia ? Observar o mundo numa perspectiva de interao e compreenso olhar em volta buscando perceber o que existe, sabendo analisar as paisagens como momento instantneo de uma histria. Segundo Calai, um olhar que compreende o mundo da vida com suas dinmicas naturais e sociais de forma a verificar as marcas inscritas no espao considerado. Portanto, numa perspectiva freireana, o sujeito precisa exercitar a prtica de leitura do mundo e leitura do espao para aprender a leitura da palavra. Pelo fato da paisagem ser repleta de historicidade, para desvelar a histria presente no espao considerado necessrio que o sujeito leitor adote um processo de seleo competente do observado. Pois, h um retrato a ser descrito e analisado em cada paisagem. Questo 2- Refletir sobre: a Geografia a servio, da explorao, da guerra e do poder hegemnico. Que Geografia essa? a Geopoltica que consiste numa disciplina das Cincias Humanas que mescla a Teoria Poltica Geografia, considerando o papel das caractersticas geogrficas na determinao ou influncia dos processos polticos internacionais, especialmente no mbito das relaes internacionais entre os Estados. Compreende-se que o estudo da estratgia, da manipulao, da ao poltica. Estuda a relao intrnseca entre a geografia e o poder. Mtodo de anlise que utiliza os conhecimentos da geografia fsica e humana para orientar a ao poltica do Estado. uma Geografia dominadora.

Questo 3- Para compreender qual o papel da Geografia na escola e qual o papel da escola na sociedade, vamos refletir sobre a trajetria da Geografia ensinada no Brasil e as questes que se encontram no texto. Apesar de a Educao constantemente ser compelida a manter uma rotina de aulas em contextos desfavorveis e s vezes com contedos que so determinados de forma impositiva, a educao escolar precisa se transformar para atender as reais necessidades de formao dos cidados brasileiros e para efetivamente cumprir sua finalidade de assegurar ao aluno uma formao indispensvel para o exerccio da cidadania. A Geografia permite decodificar a realidade sob o olhar espacial. O conhecimento dos conceitos e dos instrumentos utilizados na Geografia permite ao aluno abstrair os aspectos que vo alm do espao concreto vivido. Atravs dos conceitos adquire-se uma linguagem geogrfica para desenvolver habilidades necessrias para observar o espao/mundo sua volta de forma a considerar a identidade cultural permitindo o sujeito se situar no mundo, desempenhando, dessa forma, o papel da escola na sociedade.

Referncias:
MARIOTTI, Humberto. As paixes do Ego. Ed. - So Paulo - Editora Palas Athena 2000. MORIN, Edgard. Cincia com conscincia. Martins: Publicaes Europa-Amrica,4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. A arte da interdisciplinaridade.<www.icpg.com.br > 22/08/2009. Disciplinas e interdisciplinaridade.< www.educarede.org.br> 22/08/2009. Ensinando por projetos transdisciplinares. <www.redebrasileira de

transdisciplinaridade. net> 29/05/2008. Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental . Por: Helena Copetti Callai. Cadernos Cedes - n.66 - 2005 Wikipedia.org.br > Acessado em 24/08/09.

Potrebbero piacerti anche