Sei sulla pagina 1di 15

1 Quadros Eltricos

1.1 Objetivo Os quadros Eltricos tem como objetivo, receber a energia que vem da rua, ou seja, da fonte geradora, e distribuir para os diversos circuitos eltricos presentes no seu estabelecimento. Alm de distribuir, ele tambm faz o papel de projeo, j que nele se encontra os sistema de proteo da sua rede.

1.2 Descrio a pea chave inicial das instalaes eltricas. Deve ser metlico ou de material no-combustvel, tanto na sua parte interna ou externa. Quadro eltrico onde esto ligados todos os circuitos eltricos do local, seja uma residncia ou uma instalaao comercial. a partir dele que sai as alimentaes para todos os circuitos. nele tambm, que se encontram todos os dispositivos de corte para todos os circuitos da instalao, como o circuitos de tomadas, de iluminao ou de emergncia.

1.3Exemplos Prticos Os quadros eltricos so utilizados em todos os estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais. As vezes podem ser encontrados at nas ligaes clandestinas, devido a sua importncia na distribuio da energia. Exemplos de aplicaes dos quadros eltricos: Siderurgia e Metalurgia Menerao e Cimento Qumico e Petroqumicos Papel e Celulose Alimentos e Bebidas Plstico e Borracha Automobilstico Cermico Txtil Refrigerao

1.4 Concluso O quadro eltrico o ponto de partida essencial para qualquer instalao eltrica.

2Centro de Controle de Motores


2.1 Objetivo Os Centro de Controle de Motores CCM, so conjuntos destinados a manobra e controle de motores. So montados e testados em fbrica conforme as normas da NBR IEC 62271 200.

2.2 Descrio Os CCM consistem de cubculos metlicos isolados a ar para at um limite de tenso especificado, e so compostos por contatores extraveis a vcuo, com fusveis e barramentos. Existem CCM de baixa tensso, que operam at 690v e de mdia tenso, que podem operar at 12kv. Os CCMs geralmente possuem equipamentos que garantem uma maior segurana pessoal, de operao e de manuteno, tais como: Intertravamentos mecnicos e eltricos Completa proteo contra toques de partes vivas Carrinho do contator totalmente intertravado Divises metlicas que evitam propagao de arco voltico

2.3 Exemplos Prticos Assim como os quadros eltricos, os CCMs esto presentes nos

estabelecimentos que precisam controlar e operar um nmero relativamente grande de motores. Por isso, presena garantida nas Industrias. Esto presentes em todos os ramos da industria j citados nas aplicaes dos quadros eltricos.

2.4 Concluso Os CCMs so utilizados naqueles estabelecimentos que precisam controlar e operar uma nmero razoavelmente grande de motores eltricos.

3 Dispositivos de Segurana
3.1 Objetivo Os dispositivos de segurana servem para proteger as pessoas de choques eltricos. Dentre os dispositivos de segurana focaremos nos chamados Dispositivos DR.

3.2 Descrio Desde dezembro de 1997 obrigatrio no Brasil o uso do chamado dispositivo DR (diferencial residual) nos circuitos eltricos que atendem aos seguintes locais: banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, reas de servio e reas externas. O dispositivo DR um interruptor automtico que desliga correntes eltricas de pequena intensidade (da ordem de centsimos de ampre), que um disjuntor comum no consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano. Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR. A figura abaixo mostra a ligao desse dispositivo numa instalao eltrica.

3.3 Exemplos Prticos 3.3.1 Segurana pessoal A conexo dos equipamentos eltricos ao sistema de aterramento deve permitir que, caso ocorra uma falha na isolao dos equipamentos, a corrente de falta passe atravs do condutor de aterramento ao invs de percorrer o corpo de uma pessoa que eventualmente esteja tocando o equipamento.

3.3.2 Desligamento automtico O sistema de aterramento deve oferecer um percurso de baixa impedncia de retorno para a terra da corrente de falta, permitindo assim, que haja a operao automtica, rpida e segura do sistema de proteo.

3.3.3 Controle de tenses O aterramento permite um controle das tenses desenvolvidas no solo (passo, toque e transferida) quando um curto-circuito fase-terra retorna pela terra para a fonte prxima ou quando da ocorrncia de uma descarga atmosfrica no local.

3.3.4 Transitrios O sistema de aterramento estabiliza a tenso durante transitrios no sistema eltrico provocados por faltas para a terra, chaveamentos, etc, de tal forma que no apaream sobretenses perigosas durante esses perodos que possam provocar a ruptura da isolao dos equipamentos eltricos.

3.3.5 Cargas estticas O aterramento deve escoar cargas estticas acumuladas em estruturas, suportes e carcaas dos equipamentos em geral.

3.3.6Equipamentos eletrnicos Especificamente para os sistemas eletrnicos, o aterramento deve fornecer um plano de referncia quieto, sem perturbaes, de tal modo que eles possam operar satisfatoriamente tanto em altas quanto em baixas freqncias.

3.4Concluso Os dispositivos de segurana como o DR devem ser usados nas suas instalaes eltricas, pois, alm de ser obrigatrio na legislao brasileira, e portanto uma contraveno no segu-la, eles protegem e podem salvar a sua vida e de sua famlia.

4 Disjuntores
4.1 Objetivo O disjuntor um dispositivo de proteo que serve para proteger a rede eltrica do estabelecimento. Num eventual aumento da corrente que o atravessa, acima de um limite estabelecido, ele desarma, desligando a eletricidade para o estabelecimento.Sendo asim, o disjuntor um importante mecanismo de segurana.

4.2 Descrio Um disjuntor bsico consiste de um simples interruptor, conectado a uma lmina bimetlica ou a um eletroim e o magnetiza. O fio fase do circuito conecta-se s duas extremidades do interruptor. Quando o interruptor ligado, a eletricidade pode fluir do terminal inferior atravs de um eletromagneto, subindo at um contato mvel, depois, atravs de um contato fixo e saindo pelo terminal superior.

O aumento da corrente ativa a fora magntica do eletromagneto, e a diminuio da corrente a reduz. Quando a corrente salta a nveis de risco, o

eletromagneto baixa uma alavanca metlica conectada ao mecanismo do interruptor; este desloca-se, separando o contato mvel do contato fixo e quebrando o circuito. A eletricidade, ento, desligada. Disjuntores mais avanados usam componentes eletrnicos (dispositivos semicondutores) para monitorar os nveis de corrente, em vez de simples mecanismos eltricos. Esses elementos so muito mais precisos e desligam o circuito mais rapidamente, embora sejam bem mais caros. Um dos disjuntores mais recentes o interruptor com circuito de falha de aterramento, ou GFCI. Esses sofisticados disjuntores so elaborados para proteger as pessoas contra choques eltricos, em vez de proteger a fiao do prdio.

4.3 Exemplos Prticos Os disjuntores so, encontrados em todas as residncias. Quando o eletricista calcula a carga eltrica que a residncia uttilizar, ele calcula tambm as bitolas de fio que utilizar nos diversos circuitos da casa. Para cada bitola, ele calcula o valor do disjuntor a ser usado. Se o usurio sobrecarregar a rede, ligando por exemplo muitos

eletrodomesticos de uma s vez, e essa sobrecarga gerar uma corrente superior a que o disjuntor suporta, o mesmo vai desarmar, evitando que sua fiao esquente e derreta, e evitando at mesmo um incncio.

4.4 Concluso Os disjuntores devem sempre ser usados como dispositivo de segurana contra sobre-cargas. Ele funciona como um guarda costas da instalao eltrica e desliga toda vez que sua capacidade ultrapassada. Vale lembrar que o disjuntor ou fusvel serve para proteger os fios contra sobrecargas, no os equipamentos. Portanto no devemos substituir os disjuntores sem antes avaliar os fios dos circuitos.

5Chaves Seccionadoras
5.1 Objetivo As chaves seccionadoras so equipamentos que fazem parte do grupo denominado Equipamento de Manobra que so componentes do sistema eltrico de potncia que tm no somente a funo de estabelecer a unio entre geradores,transformadores, consumidores e linhas de transmisso e separ-los ou secion-los de acordo com as exigncias desse servio, como tambm so utilizados praticamente para proteo de todos os componentes eltricos contra a atuao perigosa de sobre-cargas, correntes de curto-circuito e contatos a terra. A chave seccionadora pode ser aproveitada para gerenciar a
rede de distribuio, para mudar cargas em toda a rede, para interromper a energia enquanto a manuteno ocorre e para desligar uma rea da rede se uma ameaa segurana surge.

5.2 Descrio Tambm chamas de interruptores de desconexo,as chaves so dispositivos mecnicos de manobra, que na posio aberta assegura uma distncia de isolamento e na posio fechada mantm a continuidade do circuito eltrico, nas condies especificadas. Conforme a norma NBR 6935, secionador um dispositivo mecnico de manobra capaz de abrir e fechar um circuito eltrico quando uma corrente de intensidade desprezvel interrompida ou restabelecida. Tambm capaz de conduzir correntes sob condies normais do circuito e, durante um tempo especificado, correntes sob condies anormais, como curto-circuito.

Fonte: www.delmar.com.br

Os modelos variam de acordo com o tipo de abertura destas chaves que podem ter abertura central, lateral, dupla abertura, abertura vertical, semipantogrfica. Somente podem ser operadas sem carga,muito embora possam ser operadas sob tenso. 5.3 Exemplos Prticos
Muitos sistemas eltricos para estruturas maiores, como de prdios e instalaes industriais, tambm tm um interruptor de desconexo. Neste caso, a chave pode ser usada para interromper o fornecimento de energia em caso de emergncia, reduzindo a voltagem para alternar para outro modo de voltagem, e desligar o sistema para manuteno. Em um circuito de distribuio eltrica facilmente

encontradas as chaves seccionadoras. Para reparo/manuteno em um transformador, por exemplo, uma das etapas a abertura da chave para desligar o circuito, e, feita a manuteno do transformador, fecha-se o as chaves religando o circuito de distribuio. 5.4 Concluso Num sistema industrial preciso o calculo do curto-circuito com a finalidade de dimension-lo adequadamente para que tenha condies de suportar as solicitaes impostas durante o curto-circuito, e proteg-lo devidamente contra tal ocorrncia. As chaves so instaladas em pontos estratgicos visando: seccionar a rede para minimizar os efeitos das interrupes programadas ou no; estabelecer seccionamento visvel em equipamentos como religadores automticos,chaves leo; e ,estabelecer by pass em equipamentos como reguladores de tenso.

6Contatores

6.1 Objetivo o conjunto de duas ou mais peas condutoras de um seccionador, destinadas a assegurar a continuidade do circuito quando se tocam, e que devido ao seu movimento relativo durante uma operao, fecham ou abrem esse circuito. 6.2 Descrio So dispositivos de operao no manual, destinados a estabelecer e interromper freqentemente um circuito, este permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potncia. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tenses diferentes do circuito de comando, at conter multiplas fases. O contato propriamente dito ento feito atravs das superfcies de prata ou sua liga.

Fonte: http://www.abraman.org.br/Arquivos/33/33.pdf

Os contatores so acionados eletromagneticamente e possuem condies de suportar um grande nmero de operaes, normalmente utilizados no comando de motores. 6.3 Exemplos Prticos
So exemplos de contatores o do tipo AC para manobra de motores e o de potncia e auxiliares com possibilidade de comando distncia .

6.4 Concluso
Os contatos principais tem como funo estabelecer e interromper correntes eltricas de motores e chavear cargas resistivas ou capacitivas. No contato so utilizadas placas de prata. Enquanto isso, os contatos auxiliares so utilizados para comutar circuitos auxiliares de comando, sinalizao e intertravamento eltrico. s vantagens de utilizao de contatores ficam por conta do comando distncia, do elevado nmero de manobras, da grande vida til mecnica, do pequeno espao para montagem e da tenso de operao de 85% a 110% da tenso nominal prevista para contator. Mas assim como qualquer outro dispositivo eltrico, sua seleo para uma dada instalao deve levar em conta as particularidades do circuito. Para especificar um contator, preciso considerar a corrente nominal do dispositivo, a tenso e a frequncia da rede, a tenso e frequncia de acionamento e a quantidade de contatos auxiliares, fazendo uma previso de que como o contator ir operar.

7Sistemas Vitais

7.1 No Break 7.1.1 Objetivo 7.1.2 Descrio 7.1.3 Exemplos Prticos 7.1.4 Concluso

7.2 Retificadores 7.2.1 Objetivo 7.2.2 Descrio 7.2.3 Exemplos Prticos 7.2.4 Concluso

REFERNCIAS
http://www.slideshare.net/efa10d/quadro-elctrico http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-quadros-eletricos-catalogoportugues-br.pdf http://eletronicos.hsw.uol.com.br/disjuntores1.htm

Potrebbero piacerti anche