Sei sulla pagina 1di 10

APLICAES DA CURVA S NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONCEITOS GERAIS : A curva S representa graficamente o resultado da acumulao das distribuies percentuais, parciais,

relativas alocao de determinado fator de produo (mo de obra, equipamentos e materiais) ao longo do tempo. Por conseguinte, a curva S pode ser tambm denominada de curva de distribuio ou agregao acumulada. Basicamente, a curva pode ser empregada como tcnica de planejamento, programao e/ou como tcnica de controle. A CURVA S COMO TCNICA DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAO : Como tcnica de planejamento e programao, a curva S permite a modelagem da alocao dos recursos e do progresso em relao ao tempo. Entende-se por modelagem a criao de modelos para uma determinada finalidade. Neste caso, tem-se como objetivo a criao de modelos de comportamento para o desempenho planejado do projeto por meio de curvas de agregao acumuladas de progresso, recursos e custos.

Segundo Heineck : Hoje aceito que a durao de obra e o seu nvel mximo de recursos no so fornecidos pela aplicao de uma tcnica de nvel operacional, como as redes PERT/CPM ou o grfico de Gantt. O contrrio que verdadeiro, ou seja, dados a durao e o nvel mximo de recursos disponveis, deve-se traar um programa de obras exeqvel dentro destes condicionantes estratgicos. Heineck continua: nada impede, e inclusive existe a recomendao para, que as curvas de agregao, estabelecidas a um nvel hierrquico de decises mais elevado, determinem a programao de obras a ser realizada. Sendo assim, o desempenho ou progresso representando as estratgias (tais como reduo mxima da fase de construo, maior ou menor ritmo de execuo em certos intervalos de tempo, mobilizao inicial e durao total.) e as restries, as alocaes otimizadas e os nveis mximos de custos e recursos estabelecidos no plano mestre podem ser modelados e dispostos por meio de curvas de agregao simples ou acumulada. O planejamento ttico e a programao so feitos posteriormente na etapa final de engenharia, com dados mais precisos e detalhados, adequando-se aos balizamentos estabelecidos pelo plano mestre e pelas curvas S. Basicamente, por mais que o projeto tenha carter indito, a equipe de gerenciamento

pode, atravs de experincia adquirida ou de informaes documentadas de outros projetos semelhantes, estimar a durao prevista. Estimados os custos, as duraes totais e traadas as estratgias, parte-se para a anlise das curvas de agregao simples e acumuladas mais adequada ao porte, tipo e objetivos do projeto. Pode-se representar a agregao dos recursos na forma relativa (ou percentual) quanto absoluta (com unidades mtricas ou monetrias). A primeira forma mais empregada nas curvas de progresso e a segunda, em curvas de custos e de recursos. Podemos ainda, utilizar a combinao entre as duas formas, e substituir a escala do tempo na horizontal (eixo das abscissas) de forma absoluta (jan., fev,......, dez.), para relativa, atravs de transformao dos meses do ano em percentual, variando de 0 a 100% para o prazo original previsto do projeto e incluir um segundo eixo Y de valores relativos (eixo das ordenadas) e correlacion-lo com o eixo dos recursos (valor absoluto), obtendo assim o progresso em termos percentuais. A CURVA S COMO TCNICA DE CONTROLE : Como tcnica de controle, a curva S o resultado final do processo de planejamento e da programao do projeto. Com os dados obtidos neste processo, traa-se a curva que servir, na etapa de execuo, como parmetro de comparao entre o desempenho esperado ou planejamento (andamento fsico ou progresso dos servios, consumo de homens-hora, materiais, equipamentos e custos) com o desempenho realizado, fruto da apropriao da aplicao dos recursos no processo de execuo.

SELECIONANDO A CURVA REPRESENTATIVA: A obteno da forma mais conveniente fase de um projeto envolve dois procedimentos bsicos: A. Escolha da curva que melhor representar o seu progresso fsico e/ou os diversos consumos de recursos; B. Definio dos parmetros que modelam a curva. Heineck e Limmer apontam a curva clssica trapezoidal e a curva beta como exemplos significativos da fase de construo. Sobrepondo-se estas curvas, tem-se:

Os dois casos ilustrados na figura 4 exemplificam situaes que devem ser evitadas. No primeiro (A), o projeto est com uma inrcia inicial muito grande, possivelmente devido a dificuldades de mobilizao. Em sua parte final, o cronograma fica saturado. No segundo (B), acontece o inverso : a parte inicial est supermobilizada e a final, a desmobilizao procede-se com lentido excessiva. Ambos os casos podero acarretar em custos desnecessrios. MONTAGEM DA CURVA S : A montagem da curva depende da sua funo como tcnica gerencial dentro da fase de implantao, que pode basicamente ser de dois tipos: A. Tcnica de planejamento e programao : O planejamento e a programao derivam da curva de disponibilidade dos recursos (figura 1). B. Tcnica de controle : A curva resultado da programao realizada (figura 2).

MONTAGEM DA CURVA S COMO TCNICA DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAO: Para o planejamento e programao de Projetos, podem-se montar curvas de mo-deobra, equipamentos, materiais e custos. Porm, a relao progresso fsico x tempo uma das mais (ou a mais) importantes aplicaes da curva. Desejando-se trabalhar com esta relao, deve-se selecionar antes do incio da montagem da curva o recurso que servir de base para a referenciao do progresso fsico. Geralmente, opta-se entre financeiro e mo-de-obra: O primeiro o padro mais global de comparao, por transformar todas as unidades em uma nica unidade (unidade monetria) e o segundo pode ser empregado quando o projeto envolve moedas diferentes, sendo tambm importante, avaliar a fora de trabalho ao longo do projeto, visando detectar desvios em relao ao planejamento. A montagem da curva realiza-se por meio dos seguintes procedimentos: A. Escolha do tipo de curva a ser adotada.

Curvas simples (no acumuladas) : (1) constante, (2) triangular, (3) trapezoidal, (4) derivadas da distribuio normal ou (5) curva exponencial com eixos auxiliares. Curvas (acumuladas) : (1) curva normal, (2) curva exponencial com eixos auxiliares e as formas resultantes da integrao das curvas simples (3) constante, (4) triangular e (5) trapezoidal. B. clculo e definio dos parmetros ( Rmx, Rt, Dt, tm, td e te) da curva escolhida; Estes dois procedimentos (a e b) compem etapa mais importante da aplicao de curvas no planejamento e programao, pois expressaro grande parte das condicionantes (as estratgias, as restries e os nveis mximos de alocao dos recursos. os ritmos de execuo) estabelecidos no plano mestre do projeto. C. Montagem das curvas de distribuio simples e a acumulada do projeto .

MONTAGEM DA CURVA S COMO TCNICA DE CONTROLE: Pronta a programao do projeto por meio das tcnicas apropriadas, estando os recursos e os custos alocados e nivelados, traa-se as curvas de agregao simples . Estas curvas so obtidas pelo somatrio em cada unidade de tempo (dias, semanas, etc.) dos andamentos fsicos ou progressos, consumo de homens-hora, equipamentos-hora, materiais e custos de todas as atividades. Ao acumular-se em cada uma destas unidades de tempo os valores totais alocados nas unidades anteriores, plota-se a curva S representativa do projeto. A montagem da curva S para mo-de-obra, equipamentos, materiais e custos direta : alocados os recursos (preferivelmente em um diagrama de GANTT para melhor disposio), faz-se totalizao e acumulao dos valores por unidade de tempo, obtendo-se ento curva. APLICAES EM SOFTWARES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Para se implantar o conceito de modelagem da curva "S" nestes softwares, comum a aplicao de um processo longo de tentativas at que se chegue a um resultado, geralmente, no satisfatrio do modelo da curva. Uma alternativa para obteno da modelagem da curva, seria disponibilizar os recursos segundo uma distribuio preestabelecida, modelada conforme o tipo de curva S desejada, as caractersticas do projeto e realizar os clculos considerandos as premissas e restries que serviro de input aos algoritmos de clculo dos softwares de gerenciamento. Os clculos sero realizados com base na disponibilidade dos recursos (mo de obra/equipamentos/materiais), previamente modelada. O resultado obtido ser semelhante a curva previamente estabelecida, uma vez que, alm de estar compatvel com a metodologia de execuo, ou seja, de acordo com a rede de precedncia, estar associado disponibilidade do efetivo (no caso de mo de obra) ao longo do desenvolvimento do projeto (previamente modelado). Em resumo, a adoo de uma determinada forma como orientao do comportamento do projeto (em termos de progresso fsico, custos, de mo-de-obra, etc.) somente possvel atravs de tentativas, modificando-se e ajustando-se os cronogramas, ou mesmo revendo a rede de precedncias do projeto, at que se obtenha uma curva programada satisfatoriamente similar forma desejada. ANLISE DE DESEMPENHO: A anlise do desempenho ou progresso emprega o conceito da curva S como tcnica de controle. Traada a curva S obtida no processo de programao e plotando-se durante a fase de construo, os resultados acumulados da execuo das atividades compreendidas em um determinado perodo, tem-se em mos um timo instrumento de anlise entre o que foi planejado (estimado) e o que foi realizado.

Esta comparao utilizada como indicador de progresso quase sempre em termos de desvios em relao ao avano fsico, homens-hora e, principalmente, custos ( figura 2). Estando as curvas compatveis (com os valores bem prximos), pode-se considerar o progresso como sendo satisfatrio. Caso a curva realizada esteja com considervel desvio (superior ou inferior curva planejada), deve-se rever os dados considerados na programao pois estes podero estar majorados ou subestimados. Alm disso, deve-se tomar as medidas corretivas em nvel de execuo para que a curva realizada retorne ao planejamento original. As curvas podem ser empregadas para a avaliao tanto de uma atividade isolada quanto do projeto em sentido global, aumentando a eficcia do planejamento e do controle.

GESTO FINANCEIRA DO PROJETO: Basicamente, o emprego da curva S na gesto financeira do projeto est centralizado na superposio das curvas receitas x despesas do projeto (figura 5).

Por meio destas curvas pode-se avaliar a rentabilidade, lucratividade e calcular o valor presente, alm de servir como anlise de alternativa para tomada de deciso em estudos de viabilidade. Detalhes sobre esta aplicao podero ser obtidas em trabalhos enfocando este tipo de aplicao da curva S tais como o de Silva, Ivaldo em A possibilidade de reduo do preo proposto na antecipao de receitas in : Encontro Nacional de Engenharia da Produo, 9, 1989. Porto Alegre Anais.....p. 110 115. (imsilva@gsmanagement.com.br). Onde

proponho alternativas para maximizao da rentabilidade atravs de taxas diferenciadas de BDI, sobre os custos diretos; bem como, novos parmetros de apoio deciso, na formao de preos, na anlise de desempenho e de metas de resultados a serem alcanadas com base na gerncia do fluxo de caixa. AS FASES DE ENGENHARIA E SUPRIMENTOS: Os formatos e intercesses tpicos das curvas de distribuio simples e acumulada das fases de engenharia e suprimentos esto ilustrados na figura 6.

INVENTRIO DE APLICAES DA CURVA S NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Alm das aplicaes tradicionais e genricas j citadas da curva S, existem muitas outras dentro da construo civil de usos mais especficos. Um resumo destas outras aplicaes feito por Heineck est exposto a seguir : A. Oramentos: (1) Aplicao de taxas diferenciadas de BDI para gerao de capital de giro no incio da construo; (2) Determinao do momento em que a construo passa de deficitria para superavitria; (3) Determinao do Valor Presente Lquido da taxa embutida no BDI; (4) Determinao da taxa interna de retorno do fluxo de caixa do projeto; B. Programao de Obra: (1) Avaliao das repercusses da conduo do projeto em seus tempos mais cedos ou mais tardes ( Just-in-case ou Just-in-time); (2) Nivelamento de recursos e atendimento a volumes mximos e recursos existentes; (3) Desenho de curvas tempo vs. custo, a partir dos custos de mobilizao e desmobilizao dos recursos; (4) Avaliao Expedita do prazo de obra. C. Gerncia do Projeto : (1) Avaliao das reas de estocagem de materiais; (2) Avaliao dos prazos de compra e entrega de materiais em antecipao as suas necessidades na instalao e montagem; (3) Avaliao dos nveis de mo-de-obra a recrutar ; (4) Determinao da rotatividade da mo-de-obra; (5) Administrao financeira do projeto e determinao de seu fluxo de caixa. D. Controle de Projeto : (1) Avaliao do progresso fsico em funo do custo incorrido; (2) Determinao de taxas de trabalho para recuperao de atrasos; (3) Avaliao do nmero de homens necessrios em obra em contraste com as disponibilidades ; (4) Clculo da produtividade global do projeto .

REFERNCIA Ivaldo Monteiro da Silva - imsilva@gsmanagement.com.br Engenheiro Civil Consultor de Empresas Diretor da GS Management http://www.gsmanagement.com.br/ Fonte:http://www.informativosbc.com.br/informativoSBC/agosto2002/20263309/CURVAS_I valdo_SBC.pdf

CRONOGRAMA FSICO-FINANCEIRO Reportagem: Renato Faria

Quando se inicia uma obra, o ideal saber exatamente quanto tempo os trabalhos vo durar e, consequentemente, quando vo acabar. Por isso, antes de colocar a mo na massa, importante planejar com detalhes os servios que sero executados em todas as fases de execuo do projeto. O resultado desse planejamento o cronograma da obra. Esse registro expressa visualmente a programao das atividades que sero realizadas durante a construo. Ele pode ser mais ou menos detalhado, contemplando a durao de servios especficos (por exemplo, a instalao das esquadrias de um edifcio) ou apenas as fases mais gerais da obra (fundaes, estrutura, alvenaria, etc.). Quando ele mostra, tambm, os valores que sero gastos, ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades, ele recebe o nome de cronograma fsico-financeiro. Essa programao organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mo de obra e equipamentos na hora certa. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mo de obra e equipamentos que acabam ficando parados, sem trabalho. Portanto, a elaborao de um cronograma fsico-financeiro realista exige a participao de vrias pessoas diretamente envolvidas com a obra - proprietrio ou incorporador, engenheiro, mestre de obras, oramentistas e compradores, entre outros gestores. Uma vez que o cronograma est pronto, as possibilidades de alteraes so mnimas.

PRA QUE SERVE O CRONOGRAMA ORGANIZAR O CAIXA No cronograma fsico-financeiro, as despesas com a execuo dos servios so detalhadas semanal ou mensalmente, dependendo do tipo de construo. Isso permite que os administradores do caixa da obra saibam exatamente quanto vo gastar e quando isso vai acontecer, evitando despesas e emprstimos imprevistos. Da mesma forma, eles podem planejar o investimento do dinheiro que ainda no foi gasto, que rende juros e reduz as despesas do construtor. ORGANIZAR O TEMPO O cronograma mostra, em uma linha do tempo, o comeo e o fim de cada uma das fases ou atividades da obra. A qualquer momento, portanto, possvel verificar com rapidez o andamento das diversas frentes de servio. Assim possvel definir prioridades e concentrar o foco nas equipes que eventualmente estejam mais atrasadas em relao s demais. O cronograma tambm ajuda a planejar as compras de produtos e materiais de construo, reduzindo estoques desnecessrios no canteiro.

OBTER FINANCIAMENTO Bancos no gostam de perder dinheiro. Por isso, quando fazem emprstimos para obras, exigem que o construtor apresente o cronograma fsico-financeiro junto com os projetos, a planilha oramentria e o memorial descritivo da obra. Juntos, esses documentos servem como garantia de que o dinheiro emprestado ser efetivamente usado na construo ou reforma de um imvel.

REFERNCIA Apoio tcnico: Pedro Antonio Badra, diretor do escritrio SBD Planejamento, e Ana Carolina Ferreira, do departamento de Engenharia e Custos da PINI. Fonte: http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/35/artigo213994-1.asp

Potrebbero piacerti anche