Sei sulla pagina 1di 13

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

INTRODUO AO TRABALHO DE PROJECTO


Na pedagogia de projectos os alunos assumem lugar de destaque no processo de ensinoaprendizagem desenvolvendo capacidades que s este tipo de metodologia permite. Os trabalhos de projecto proporcionam as condies ideias para a aprendizagem atravs da participao activa dos alunos na resoluo de problemas reais. Ao professor compete-lhe o papel de mentor e de orientador, proporcionando o desenvolvimento da autonomia doa alunos. Ao longo do ano lectivo os alunos devem desenvolver um trabalho de projecto interdisciplinar que contemple as aprendizagens efectuadas ou a efectuar nas unidades desta disciplina, assim como as aprendizagens das restantes disciplinas do currculo. Pretende-se que o trabalho de projecto seja desenvolvido com base num tema escolhido pelos alunos, e neste sentido, que seja do seu interesse. O professor dever desde logo motivar os alunos sobre possveis projectos a desenvolver e estimular o trabalho de grupo. Os temas propostos pelo professor devero, sempre que possvel, enquadrar reas de estudo de outras disciplinas permitindo desta forma aumentar a extenso dos trabalhos a realizar. Com o trabalho de projecto os alunos tm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre um determinado tema ou rea do seu interesse, sendo motivados para a investigao, pesquisa e organizao da informao, utilizando para o efeito os recursos disponibilizados pela prpria escola ou mesmo recursos disponveis fora da escola (bibliotecas, centro de investigao, etc.). H, desde logo, trs conceitos que importa esclarecer: Metodologia , por um lado, a cincia que estuda os mtodos da aquisio do conhecimento e, por outro lado, a aplicao de um dado mtodo. Trabalho qualquer actividade manual ou intelectual realizada pelo homem para produzir bens e/ou servios. Projecto um plano com um conjunto descritivo de aces, instrumentos e componentes necessrios concretizao de um produto, que pode ser simples ou complexo.

Os trabalhos de projecto permitem aproximar os alunos do mundo real proporcionando uma aprendizagem mais eficaz. Tratando-se normalmente de projectos desenvolvidos em grupos de trabalho, os alunos tm condies para desenvolver competncias que lhes permitem trabalhar em grupo, gerir conflitos e tomar decises fundamentadas e discutidas em grupo. A metodologia do trabalho em grupo permite o desenvolvimento de um relacionamento pedaggico construdo entre os vrios intervenientes, proporcionando um espao aberto troca de ideias e experincias no qual todos podem aprender. Neste sentido, o trabalho de projecto deve: Permitir a articulao de contedos de diferentes disciplinas; Proporcionar um espao de aprendizagem atravs da pesquisa e investigao incentivando os alunos para a auto-aprendizagem utilizando diferentes recursos informticos; Valorizar a participao activa dos alunos; Permitir o desenvolvimento da capacidade crtica e criativa;

Pgina 1 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

Desenvolver competncias para a comunicao, gesto de conflitos e capacidade para a aceitao de diferentes opinies; Permitir a ligao entre os conceitos tericos e prticos atravs da sua aplicao a situaes reais e enquadradas na sociedade em que os alunos esto inseridos.

No trabalho de projecto, todos os elementos do grupo devem participar activamente sendo incentivados a expressar livremente as suas ideias e opinies. Para o sucesso do projecto fundamental que todos os participantes estejam motivados, e neste sentido, devem considerlo importante e real. Os alunos devem ser sensibilizados para a importncia da sua participao e envolvimento no projecto, o qual ser resultado do esforo, do empenho e do grau de aprendizagem. O ensino e aprendizagem atravs do recurso a trabalhos de projecto, possuem algumas caractersticas que importa referir: Os projectos de trabalho devem ser orientados para um objectivo especfico e bem definido. As actividades desenvolvidas devem ser previamente planeadas de acordo com o tempo disponvel e com os objectivos definidos; O planeamento deve ser flexvel e revisto com frequncia de forma a permitir a identificao de possveis desvios e a definio de aces necessrias para atingir os objectivos; Os grupos de trabalho possuem caractersticas prprias, pelo que a sua comparao deve ser evitada; Cada grupo de trabalho tem um ritmo prprio. Os elementos do grupo possuem igualmente o seu ritmo de trabalho sendo necessrio dar tempo ao grupo para se conhecer; A motivao dos vrios elementos que constituem o grupo deve ser estimulada para que se mantenha coeso durante a execuo do trabalho. As Tecnologias da Informao e Comunicao so uma rea em franca expanso e apresentam potencial para tornar a educao um processo de aprendizagem mais apelativo, utilizando para isso um conjunto de ferramentas e aplicaes que hoje em dia fazem parte do nosso quotidiano. O trabalho de projecto inserido no currculo desta disciplina, de forma a permitir a utilizao das Tecnologias da Informao e Comunicao na aprendizagem e na aquisio de conhecimento em outras reas de estudo. Das Tecnologias da Informao e Comunicao destacamos a Internet e todos os servios que esta oferece os quais fazem parte do nosso dia-a-dia, e, por isso, devem ser utilizados em beneficio do processo de aprendizagem dos alunos. A Internet proporciona uma fonte de informao e disseminao que mais nenhum outro meio de comunicao proporciona. A disciplina de Tecnologias da Informao e Comunicao, ao longo dos dois anos em que leccionada, permite que os alunos adquiram competncias num conjunto de aplicaes e ferramentas de trabalho que devem ser utilizadas para o desenvolvimento do trabalho de projecto. Claro est que o aluno no obrigado a utilizar todas as aplicaes estudadas, mas em conjunto com os colegas de grupo e o professor, devem identificar as que vo utilizar no decorrer do projecto, adaptando a sua utilizao em funo das especificidades de cada uma das aplicaes.

Pgina 2 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

Com o objectivo de auxiliar o aluno na adaptao das aplicaes e ferramentas a utilizar nas vrias fases do projecto, apresentamos um resumo da sua utilizao possvel: Processador de Texto Produo de texto, tabelas e relatrios; Folha de Clculo Tratamento de dados permitindo a utilizao de frmulas estatsticas, apresentao de dados em forma de grficos; Criao de Apresentaes Apresentao de informao multimdia. Ideal para a apresentao de um trabalho, resultados e concluses deste; Sistemas de Gesto de Base de Dados teis para gerir e organizar grandes quantidades de informao; Edio e Tratamento de Imagem Para edio e tratamento de imagens a incluir no relatrio do trabalho de projecto.

A Internet, sendo acessvel a grande parte da comunidade de estudantes, a sua utilizao deve ser potenciada no desenvolvimento dos trabalhos de projecto. Neste sentido, os alunos podem utilizar os seguintes servios: Correio Electrnico Ideal para a troca de ideias, opinies e ficheiros de trabalho. Pode tambm ser utilizado para esclarecimento de dvidas e recolha de informao de entidades ou pessoas externas instituio de ensino. Pgina Web Devem ser utilizadas para pesquisa, consulta e disponibilizao de informao. Fruns de discusso Utilizados para troca de ideias, opinies e experincias sobre um tema ou rea especfica.

A utilizao da Internet como base de trabalho para a investigao, pesquisa e disseminao da informao deve ser estimulada. No entanto, importa referir algumas questes relacionadas com a segurana e os contedos acedidos atravs desta. Sabemos que a informao que circula na Internet no controlada por nenhuma entidade. Neste sentido este controlo passa para a responsabilidade dos professores e pais que devem desencadear todas as aces necessrias para a sensibilizao dos alunos relativamente aos contedos que devem ser evitados. A consciencializao dos riscos, a procura de informao sobre como controlar e minimizar estes riscos uma tarefa que deve envolver pais, educadores e responsveis pela gesto dos sistemas informticos das escolas. Esta temtica preocupa cada vez mais a nossa sociedade, no entanto, as opinies dividem-se. A Internet baseia-se na livre circulao de informao, razo pela qual no existe qualquer controlo sobre esta. No entanto, vrios so os pases que procuram controlar a informao que circula na Internet sem grande sucesso, at data. Tratando-se de uma rede mundial o seu controlo praticamente impossvel. Assim, resta-nos a ns, meros utilizadores, procurar controlar a informao a que acedemos. Existe no mercado um conjunto de ferramentas que permite controlar os contedos a que acedemos atravs do browser. Sem dvida que a minimizao ou at resoluo do problema, passa pela instalao de software que realize esse controlo. Porm, este controlo nunca pode ser muito efectivo uma vez que diariamente surgem novas formas de contornar o real funcionamento destas aplicaes.

Pgina 3 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

Fases da Metodologia de Trabalho de Projecto


O trabalho de projecto desenvolve-se nas seguintes fases:

Escolha do tema; Escolha e formulao de problemas parcelares; Preparao e planeamento do trabalho; Trabalho de campo; Ponto da situao; Tratamento da informao e relatrio; Apresentao dos projectos Balano e avaliao.

Escolha do tema

Problemas parcelares

Planeamento

Trabalho de campo

Ponto da situao

Tratamento de informao e relatrio Apresentao

Balano
Fig. 1 Fluxograma da execuo do trabalho de projecto

Pgina 4 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

ESCOLHA DO TEMA
A seleco do tema do trabalho de projecto uma rdua tarefa, que por vezes pode levar algum tempo at se encontrar um tema consensual e do interesse de todo o grupo de trabalho. Os alunos devero apresentar propostas de realizao de projectos, em grupo ou individuais, devendo a escolha dos temas ser feita de acordo com os interesse dos alunos, tendo em conta que podero ser abordadas temticas de outra disciplinas e outros assuntos relacionados com os grandes temas mundiais da actualidade. Na ausncia ou dificuldade na escolha de um tema por parte dos alunos, o professor deve procurar e identificar temas e sugerir aos alunos. Aquando da escolha do tema, cabe ao professor a tarefa de, dentro do possvel, uniformizar a dificuldade dos trabalhos propostos pelos alunos. Quanto ao nmero de temas por turma, depende das possibilidades do professor, do nmero de alunos por turma e das caractersticas do grupo de trabalho. O professor pode optar por um tema nico sobre o qual cada grupo de trabalho ir trabalhar para uma determinada particularidade, ou diversificar os temas e cada grupo trabalhar sobre um tema especfico. Para encontrar um tema o professor deve desafiar o grupo propondo questes relevantes, cuja procura de respostas possa gerar aprendizagem e conhecimento. Os alunos e o professor devem envolver outros professores de outras disciplinas de forma a encontrarem, em conjunto, um tema transversal, dando condies aos alunos para adquirirem conhecimento no s na utilizao das Tecnologias da Informao e Comunicao mas tambm em outras reas curriculares. A definio de um tema de trabalho deve ser conseguida atravs da discusso entre todos os intervenientes, de forma a conseguir-se um consenso e a motivao de todos os alunos. Este envolvimento e motivao so fundamentais para o sucesso desta metodologia de aprendizagem. Independentemente do tema escolhido, este deve: Ser autntico e real; Relevante e significativo para todo o grupo de trabalho; Estar enquadrado no meio social dos elementos do grupo tendo em conta os recursos a que tm acesso; Ser exequvel no espao de tempo disponvel para a sua execuo; Ser transversal com as vrias reas curriculares. Quanto ao nmero de alunos por grupo de trabalho, este pode variar em funo da complexidade do tema e o nmero de temas disponveis. No entanto, sugerimos grupos de 3 a 5 alunos. desejvel, ainda, que dentro do grupo se eleja um coordenador de projecto, que ter como responsabilidade orientar as tarefas realizadas e manter a unio do grupo de trabalho.

ESCOLHA E FORMULAO DE PROBLEMAS PARCELARES


Depois de identificado e escolhido consensualmente o tema de trabalho os alunos devem identificar subtemas ou problemas parcelares. Quando se trata de um tema nico para toda a turma, esta tarefa deve ser coordenada pelo professor e deve ser realizada antes da formao de grupos de trabalho, os quais devem ser formados, posteriormente, em funo de cada subtema ou problema a resolver. A identificao de problemas parcelares passa pela identificao de questes que levaro os alunos a desenvolver a sua capacidade de investigao, a identificar os recursos, mtodos e
Pgina 5 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

tcnicas a utilizar para encontrar as respostas que, depois de devidamente compiladas, tratadas e organizadas, levaro os alunos concluso do trabalho.

PREPARAO E PLANEAMENTO DO TRABALHO


Nesta fase, os alunos devem preparar o trabalho, elaborando um plano de actividades e tarefas a realizar durante a execuo do projecto. No incio do projecto, o conhecimento do seu todo normalmente muito vago pelo que existe necessidade de ao longo da sua execuo rever com alguma frequncia o planeamento, de forma a identificar eventuais atrasos na execuo das tarefas e desencadear as aces necessrias para a correco dos desvios verificados. Como resultado desta fase, os alunos devem elaborar um documento que descreva as vrias fases do projecto e respectivas tarefas, enquadramento temporal, recursos necessrios para a sua realizao e o responsvel ou responsveis pela sua execuo. Com a colaborao dos professores envolvidos no projecto, devem ser ainda identificadas as situaes mais complexas que possam de alguma forma dificultar o projecto. Apresentamos de seguida um resumo dos itens a incluir no documento com a planificao do trabalho a realizar: Identificao dos objectivos do projecto; Definio de tarefas e actividades; Identificao dos recursos necessrios para a realizao das tarefas; Diviso de tarefas e responsabilidades; Calendarizao de tarefas. Nesta fase, o recurso a ferramentas e aplicaes abordadas nas Tecnologias de Informao e Comunicao inevitvel e obviamente desejvel. Os alunos devem elaborar um cronograma (apresentao e discriminao das vrias tarefas a realizar, tempos de execuo e datas previstas de concretizao), o qual pode ser criado utilizando o processador de texto. Esta aplicao tambm pode ser utilizada para elaborar o documento com a planificao de todo o trabalho. Sugere-se ainda, que os alunos criem um frum de discusso e utilizem aplicaes de comunicao em tempo rela, tal como o ICQ ou Messenger, para trocarem opinies e ideias entre elementos do grupo e a comunidade exterior. A utilizao de correio electrnico como meio de comunicao tambm deve ser fomentada. importante que nesta fase o professor, em conjunto com os alunos e eventualmente com os professores das reas curriculares abrangidas pelo trabalho de projecto, definam as datas de entrega dos relatrios e apresentao dos trabalhos. A planificao do projecto deve ser enquadrada com os contedos especficos de cada rea curricular abordada por este. Se necessrio, o desenvolvimento do projecto pode sofrer pausas para que os contedos necessrios para determinada tarefa ou actividade, sejam leccionados pelo professor da rea curricular a que respeitam. Por exemplo, se os alunos necessitam de utilizar uma ferramenta para o tratamento de imagem, e a unidade correspondente ainda no foi leccionada, o professor deve realizar o mdulo de aprendizagem correspondente e depois os alunos podero retomar o trabalho de projecto. Esta articulao dos contedos permite que os alunos apliquem os conhecimentos tericos a situaes reais facilitando desta forma a aprendizagem.

Pgina 6 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

TRABALHO DE CAMPO
Nesta fase, os alunos realizam as tarefas conforme o planeamento definido anteriormente. Devem recorrer a diferentes tcnicas e ferramentas para encontrar as respostas s questes e executar as tarefas planeadas. A utilizao da Internet fundamental uma vez que atravs desta podem realizar pesquisas, consultar especialistas sobre o tema em estudo, enviar e receber questionrios e aceder a um conjunto de recursos que podem auxiliar o aluno na execuo das tarefas. Os alunos devem consultar o planeamento para manter o enquadramento com as tarefas planeadas. Devem ser responsveis pelas suas tarefas e sempre que estas no estejam a ser realizadas de acordo com o planeado, todos os elementos do grupo devem ter conhecimento dessa situao, e em conjunto, devem definir aces que permitam ultrapassar as dificuldade encontradas e manter a execuo do projecto de acordo com o plano. O professor deve procurar acompanhar o trabalho dos alunos no sentido de os alertar de eventuais dificuldades e ajud-los a ultrapass-las. Deve-os incentivar discusso de ideias e troca de experincias vividas na execuo das tarefas para que todos possam aprender com as experincias dos outros. fundamental que todos os alunos tenham conhecimentos das dificuldades encontradas e que dem o seu contributo na procura de uma soluo. Ao longo do trabalho de campo, os alunos devem registar todas as actividades e aces realizadas, pessoas contactadas, mtodos de trabalho, tcnicas utilizadas para a escolha de informao, reflexes e anlise realizadas e eventualmente concluses.

PONTO DA SITUAO
No decorrer do trabalho de campo importante que o grupo de trabalho faa o ponto da situao (momento do trabalho de projecto em que os alunos devem fazer uma reflexo sobre as tarefas realizadas, a realizar e a sua calendarizao) com alguma frequncia. Ao faz-lo o grupo tem a capacidade de analisar o trabalho realizado e confrontar este com o planeamento. Com base nos registos realizados pelos alunos no decorrer das tarefas pelas quais foram responsveis, todo o grupo pode ter conhecimento das dificuldades e das concluses obtidas pelos restantes elementos do grupo de trabalho. A realizao do ponto de situao permite igualmente ao professor acompanhar o trabalho dos alunos e, eventualmente, em conjunto com estes, definir novas estratgias e tcnicas para o seu desenvolvimento. De salientar ainda que o trabalho deve ser flexvel e reajustado permanentemente s necessidades verificadas pelos alunos, no podendo ser encarada com rigidez a relao planeamento/concretizao do projecto.

TRATAMENTO DA INFORMAO E RELATRIO


Antes de elaborar o relatrio final, os alunos devem em grupo tratar a informao recolhida procedendo sua anlise e discusso. Devem identificar se todas as tarefas foram correctamente realizadas de acordo com a planificao e justificar as discrepncias existentes entre a planificao e a execuo das tarefas. Devem, ainda, seleccionar a informao til e necessria para justificar as concluses a que chegaram e o trabalho que realizaram.
Pgina 7 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

No tratamento dos dados recolhidos, os alunos podem utilizar as aplicaes estudadas nesta ou noutras disciplinas. O processador de texto e a folha de clculo sero certamente as aplicaes fundamentais para o registo e tratamento dos dados recolhidos. Aps o tratamento dos dados, os alunos devem elaborar o relatrio final seguindo as indicaes do professor. Mais uma vez o aluno tem condies para aplicar os conhecimentos adquiridos quando estudou o mdulo de processamento de texto, com a incluso de objectos externos tais como imagens e grficos do Excel. A elaborao do relatrio uma tarefa que deve ser realizada com algum cuidado e, mais uma vez, com a participao e envolvimento de todo grupo de trabalho. O relatrio deve reflectir, de forma sucinta, clara e objectiva, o trabalho realizado. Sugerimos que o relatrio foque os seguintes aspectos: Identificao do tema de trabalho; Agradecimentos; Informao sobre os autores; Processo e tcnicas na recolha da informao; Dificuldades encontradas e indicao da forma como foram suprimidas ou ultrapassadas; Principais resultados obtidos; Concluses. A formatao do documento de relatrio tambm um aspecto importante, para o qual deixamos algumas sugestes: Margens Esquerda: 3 cm, Direita: 2 cm, Superior: 2,5 cm e Inferior: 2 cm. Tipo de Letra Arial ou Verdana; Ttulos e Subttulos Devem ser numerados e formatados com o tamanho do tipo de letra de 14 e 12 respectivamente. Deve, ainda, aplicar sobre estes o estilo negrito; Pargrafo Avano da primeira linha de 1 cm e o espaamento entre linhas de 1,5 linhas; Cabealho e Rodap Indique no cabealho do documento o tema do projecto e o ano lectivo a que respeita e no rodap indique, alinhado direita, o nmero de pgina e o nmero total de pginas do documento; ndice Inclua no documento um ndice de orientao para o leitor. Utilize os estilos para criar o ndice de forma automtica; Impresso Imprima o seu relatrio apenas num dos lados da folha de papel.

A formatao do documento de relatrio deve permitir a sua fcil leitura, pelo que a escolha do tipo de letra, tamanho e cores utilizadas no texto so aspectos importantes e que devem ser considerados depois de alguma reflexo. Para tornar o seu trabalho mais apelativo, inclua neste imagens e grficos enquadrados com os contedos abordados no relatrio, mas em quantidade adequada. Aconselhamos ainda uma leitura atenta do relatrio por todos os elementos do grupo de trabalho, de forma a poderem identificar eventuais gralhas existentes neste.

Pgina 8 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

APRESENTAO DE PROJECTOS
Nesta fase, os grupos de trabalho tero a oportunidade de dar a conhecer o trabalho realizado atravs da sua apresentao turma ou a toda a comunidade escolar. importante e fundamental que sejam criadas condies para que os alunos apresentem os seus trabalhos. Desta forma., tm a possibilidade de dar a conhecer aos colegas e professores a aprendizagem realizada, as concluses obtidas e o produto final do seu trabalho. As experincias e os conhecimentos obtidos pela realizao do trabalho, no devem ficar confinados ao grupo de trabalho, mas devem ser transmitidos a toda a comunidade. Na realizao da apresentao dos trabalhos, os alunos devem ter conscincia de que devem apresentar apenas o produto realizado, as concluses obtidas e no todo o relatrio. A capacidade de sntese e objectividade nesta fase o grande teste aos alunos. Normalmente, a apresentao dos trabalhos resume-se a apenas 20 minutos, nos quais os alunos tm de ter a capacidade de transmitir de forma clara e objectiva o produto do trabalho. Mais uma vez, as Tecnologias da Informao e Comunicao tm um papel muito importante no s no que respeita apresentao do trabalho como tambm na sua divulgao. Recorrendo a uma aplicao para a criao de apresentaes, tal como o PowerPoint, os alunos tm os recursos necessrios para realizarem a apresentao do trabalho de projecto atravs de diapositivos. Beneficiando das potencialidades destas aplicaes, possvel criar apresentaes atractivas e bem estruturadas, sendo uma ferramenta que permite auxiliar e guiar aos alunos durante a apresentao do trabalho. Para a divulgao do trabalho, os alunos podem ainda criar boletins informativos, cartazes e brochuras. Sugerimos ainda a criao de um Web Site para a divulgao do trabalho realizado. Para completar, podem realizar um trabalho conjunto entre todos os grupos de trabalho, a criao de um web site da disciplina e neste a criao de um espao para a divulgao de cada um dos trabalhos realizados pela turma. Para divulgao da existncia do web site, sugerimos a utilizao do correio electrnico enviando uma mensagem para todos os professores e alunos da comunidade escolar.

BALANO E AVALIAO
No fim, todos os elementos envolvidos no trabalho devem elaborar um balano conduzindo este avaliao do trabalho realizado pelos alunos. A avaliao no deve incidir apenas sobre o trabalho final, mas deve ter um carcter contnuo, permitindo a avaliao de todo o trabalho realizado ao longo do projecto. Neste sentido, o professor ao longo do desenvolvimento do projecto, deve criar os prprios registos de avaliao, registando a evoluo do trabalho, envolvimento dos alunos, cumprimentos dos objectivos intermdios atravs da realizao das tarefas planeadas e todas as restantes anotaes que considere necessrias para uma avaliao justa e eficaz. importante que a avaliao dos trabalhos seja realizada em conjunto com todas as pessoas envolvidas no projecto, alunos, professores das TIC e os professores das reas curriculares sobre as quais incidiu o trabalho de projecto. Os professores devem fazer uma sntese do trabalho realizado, analisando os seguintes aspectos: Mtodos de trabalho, dificuldades e a forma como estas foram ultrapassadas; Evoluo do grupo de trabalho, alteraes de comportamento, aprendizagem realizada e a forma como foram geridos e sanados os momentos de tenso e conflito; Cumprimento dos objectivos inicialmente previstos; Forma como os recursos disponveis foram utilizados; Relatrio e capacidade de sntese na apresentao; Postura e capacidade de comunicao.
Pgina 9 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

Para alm da avaliao dos resultados obtidos no projecto o professor deve ainda considerar o envolvimento e participao de cada aluno. Desta forma tem condies para avaliar individualmente o contributo de cada aluno, e se necessrio, atribuir uma avaliao diferente para cada um, dentro do mesmo grupo de trabalho. O professor deve ainda promover a auto-avaliao dos alunos, permitindo que estes faam uma reflexo sobre o seu contributo e a aprendizagem realizada durante a execuo do projecto. O processo de avaliao ainda ideal para os envolvidos no projecto reflectirem sobre os erros e falhas cometidas, e a partir destas, ponderarem sobre a forma como podem e devem ser evitadas em situaes futuras.

Pgina 10 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

MAPA DE CONCEITOS
Metodologia do Trabalho de Projecto
Objectivos Projecto
estruturado em

Fases/Etapas

Definir o problema Elaborar o anteprojecto


serve para

Metodologia Descries deve conter Prazos Controlos

feito por

podem ser

Grupo de pessoas

Planeamento

Aprovar o projecto de trabalho

.....

Produo

constitudo por

Trabalho de produo Apresentao do produto

Tempos
com controlo por

Processos .....

Portfolio electrnico Avaliao


da qual se faz pode ser

Apresentao digital .....

Pgina 11 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Metodologia do Trabalho de Projecto ______________________________________________________

IDEIAS PARA PROJECTOS


Exemplo de Produtos
Quanto ao tipo de produto a obter, existem vrias solues: uma pgina Web uma apresentao (em flash ou powerpoint) um portfolio electrnico uma folha de clculo (um livro com estudo de casos) um cartaz ou quadro (um tratamento grfico) combinao de duas ou mais destas ferramentas outras solues.

Exemplos de temas possveis


Quanto aos temas, a fonte inesgotvel. Desde logo, se falares com cada um dos teus professores, eles sero capazes de te dar dezenas de ideias para trabalhares. S em personalidades, os temas nunca mais acabam: Filsofos Polticos Fsicos Desportistas Economistas Socilogos Escritores Etc. um nunca mais acabar de reas de interesse nas tuas disciplinas favoritas. Depois, tens os teus temas de coleco ou de interesse pessoais, que acabam por ser tambm de mais um ou dois dos teus colegas... e a est o grupo de trabalho que vai desenvolver uma aplicao para: Cinema Pintura Selos Livros Moda etc. Msica E, de um modo diferente, temas a abordar numa outra perspectiva mais aprofundada, mais complexa mas talvez mais interessante: A evoluo do tomo Palavras iguais em lnguas latinas A arte na Pr-histria diferentes A evoluo das plantas A folha de clculo e os problemas do Energias renovveis movimento E um sem-nmero de ideias podem surgir associadas Geografia, Histria, ao Alemo (a Alemanha com pas e como cultura ou outro qualquer pas), ao Ingls ou Espanhol, Geologia ou Astronomia (aqui, basta ir a um site da NASA para haver dificuldade de escolha, to grandes so as possibilidades).

Pgina 13 de 13 _________________________________________________________ E.S.V.N.

Potrebbero piacerti anche