Sei sulla pagina 1di 3

Centro de Formao Profissional de Castelo Branco

Delegao Regional do Centro Tcnico de Cozinha e Pastelaria EFA NS CLC 5 Cultura, Comunicao e Domnio: C.L.C. Mdia Docncia: Ana Isabel Pereira

I AS OBRAS A Evoluo da Arquitectura


A palavra arquitectura vem do grego arch, significando primeiro ou principal, mais tkton, significando construo; refere-se arte ou tcnica de projectar e edificar o ambiente habitado pelo homem. A arquitectura est directamente associada organizao do homem no espao que este ocupa. Esta necessidade de organizar o espao assenta em vrias vertentes. Inicialmente, houve a necessidade de se construrem casas ou habitaes de forma a proporcionarem refgio e abrigo das intempries e dos animais selvagens. Construes simples, mas robustas, que abrigavam e proporcionavam algum conforto e segurana. durante a Pr-histria que surgem as primeiras construes Humanas. O abrigo, como sendo a construo predominante nas sociedades primitivas, era o elemento principal da organizao espacial dos diversos povos. medida que as comunidades humanas evoluam e aumentavam, aumentava tambm as guerras e a importncia dada aos deuses. Assim sendo a arquitectura evoluiu, nesta fase, principalmente no sentido militar e religioso, sendo que os edifcios eram construdos de forma defensiva. Havia a necessidade de construir templos para agradar aos deuses. Mais tarde, e com a entrada da Idade Mdia, houve a necessidade de construir castelos seguros e catedrais belssimas de forma a acolher os numeroso crentes. Com a evoluo, veio tambm a necessidade de ajustar as construes s exigncias habitacionais que essa evoluo veio trazer. Assim sendo, comeou-se a dar importncia construo da casa, analisando o tipo de material empregue na construo da mesma, de forma a tornar a casa mais confortvel e capaz de resistir s variaes do tempo, e ao mesmo tempo de proporcionar segurana. Denota-se nas diversas pocas as prioridades tidas nas construes de habitaes tendo em especial ateno o aspecto visual. O conforto, aspecto e impacto do interior e exterior das casas passou a ter um papel importante. Comeou-se a olhar para o interior no apenas de forma funcional mas tambm de forma a proporcionar conforto e bemestar. Passou a haver a necessidade de se utilizar uma arquitectura de interiores de forma a fazer um aproveitamento do espao existente e adequ-lo s exigncias dos ocupantes. O aspecto exterior era de extrema importncia, tanto a nvel do edificado em si, como a nvel da rea envolvente, tais como os acessos e o jardim.

Na arquitectura moderna substitui-se gradualmente os materiais antigos (como a pedra e a madeira) por beto e o ferro, o que proporcionava desde logo mais estabilidade e segurana. As cidades passam a aparecer e a crescer de modo indito. O controlo sobre o espao urbano era cada vez mais preocupante, fazendo aparecer o urbanismo. (O urbanismo a disciplina e a actividade relacionada com o estudo, regulao, controle e planeamento da cidade.) Neste tipo de arquitectura, a moderna, tinha-se como princpios bsicos que os edifcios deveriam ser econmicos, limpos e teis. Por isso dispensavam todo o tipo de ornamentos. Podemos ter como referncia um ensaio de Adolf Loos com o ttulo Ornamento crime, datado de 1908. Este arquitecto, assim como a grande maioria dos modernos, tinha como bandeira principal a rejeio dos estilos histricos, principalmente pelo que acreditavam ser a sua devoo ao ornamento. A arquitectura contempornea engloba todos os estilos arquitectnicos conhecidos aplicando tendncias e tcnicas arquitectnicas utilizadas nos tempos actuais. Desde designs inovadores a materiais diversos, utiliza-se de tudo. Podemos ter como referncia arquitectos de renome como lvaro Siza Vieira (Pavilho de Portugal da Expo 98) e Eduardo Souto Moura (Estdio Municipal de Braga), entre outros. Mas a principal evoluo foi ao nvel da segurana e conforto. Em termos de segurana, so utilizados materiais resistentes ao fogo, ao frio, gua e s demais provas de resistncia. Na concepo e construo dos edifcios so feitos estudos primrios quanto aos riscos naturais tais como sismos, inundaes, furaces que influenciam a construo para que estas sejam seguras e resistentes. No que diz respeito ao conforto, o cuidado e a diversidade hoje em dia enorme. No isolamento trmico e acstico temos, os vidros duplos, isolamento com wallmate nas paredes exteriores e roofmate nos tectos e telhados, aplicao de l de vidro nos tectos e paredes. No conforto h o aquecimento central, utilizando caldeiras ou mesmo a lareira, aquecimento radiante do cho, ar condicionado, existncia de um sistema de aspirao central de forma a evitar andar com um aspirador de um lado para o outro enfim, temos variadssimas solues disponveis de forma a melhorar o conforto e segurana nas nossas casas.

ACTIVIDADES: Leia atentamente o texto e responda s seguintes questes. 1. 2. Esclarea o conceito de Arquitectura. Indique as vrias etapas da Arquitectura. 2.1. Agora, desenvolva-as, por palavras suas, ilustrando a sua resposta com exemplos do texto.

TEMAS PARA REFLEXO Trabalho de Grupo


1. A Arquitectura da Pr-Histria. 2. A Arquitectura da Idade Mdia. 3. A Arquitectura Moderna. 4. A Arquitectura Contempornea.

Potrebbero piacerti anche