Sei sulla pagina 1di 4

Esta lei dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente, considera-se criana, para efeitos desta lei, a pessoa

a at doze(12) anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze (12) e dezoito (18) anosde idad. (Art. 1 e 2 do ECA). Sempre que toda criana e adolescente tiver dvidas a respeito de seus DIREITOS E DEVERES, dever procurar o CONSELHO TUTELAR. Porque o CONSELHO TUTELAR tem o compromisso de garantir e assegurar com absoluta prioridade efetivao dos DIREITOS E DEVERES da criana e do adolescente. O Conselho Tutelar responsavel: I- Atender e aconselhar crianas e adolescentes II - atender e aconselhar os pais e responsveis na tutela ou guarda de seus filhos III - Informar os direitos e deveres(limites) da criana e adolescente IV - Ouvir queixas e reclamaes dosdireitos e deveres ameaados e/ou violados V - Requisitar servios pblicos nas reasde sade, educao, servio social, prvidencia, trabalho e segurana VI - Garantir e fiscalizar os direitos e deveres da criana e do adolescente VII - Participar de aes que combata a violencia, a discriminao no ambiente escolar, familiar e comunitrio DIREITOS O que justo conforme a lei: Privilegio que algum tem de exigir conjunto de normas e regras proteo integral. vida e sade liberdade, respeito e dignidade convivencia familiar e comunitaria educao, cultura, esporte e lazer profissionalizao e proteo ao trabalho. DEVERES Cumprir regras e normas Obedecer a ordens dos pais, familiares e professores Participar da convivencia familiar e comunitria Estudar e frequentar a escola Respeitar todas as pessoas independentesde raa, cor, sexo, religio ou classe social

Praticar os bons costumes Conhecer os valores da escola, da famlia, e da sociedade Preservar os espaos pblicos e meio ambientes Procurar o conselo tutelar sempre que tiver dvida sobre direitos e deveres a serem cumpridos. DIREITOS: VIDA E SADE: Nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso Condies originais de sade e vida Garantia pelo atendimento pelo sistema unico de sade(SUS) Atendimentos especializados Medicamentos, prteses, orteses e outros recursos relativos ao tratamento de habiulitao e reabilitao Tratamento especializado em depemdencia quimica(alcool, cigarro, maconha, cocana) Saneamento bsico ( rede de esgoto, tratamento de gua) Prioridade absoluta no atendimento hospitalar e ambulatorial Politicas pblicas voltadas criana e adolescente. LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE: Ir e vir em lougradoros pblicos e espaos comunitrios Participar da vida familiar e comunitria Brincar, praticar esportese divertir-se: Condies humanas de existencia (moradia descente, ruas das cidadeslimpas e pavimentadas) Liberdade de expresso (expor as idias dentro do contexto): Ser respeitado como cidado de direitos e deveres: Ser respeitado como pessoas humana em processo de desenvolvimento psicologico e fsico. CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITRIA Ser assistido, criado e educado por uma famlia Receber sustento, moradia, higiene e vesturio Convivio com a famili (ser amado e respeitado) Socializar-se com outros crianas e adolescentes Ir e vir em ambientes familiares (com pais de moradias diferentes). EDUCAO, CULTURA, ESPORTE E LAZER:

Igualdade de condies para acesso e permanencia na escola Ser respeitado por seus educadores e funcionrios: Organizar e ajudar nas atividades escolares Acesso a escola pblica e gratuita prxima a sua residencia Atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais na escola regular Programaes educacionais, culturais, esportivos e lazer: Organizaao e participao em entidades estudantis Ensimo fundamental, obrigatrio e gratuito inclusive para os que a ela no tiveram acesso na idade prpria Progressiva extenso da obrigatriedade e gratuitaao ensino mdio Atendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade. DEVERES: Respeitar ordens do pai ou rsponsavel legal, familiares, escola, idosos e comunidade em geral: Respeitar os horrios estabelecidos para crianas e adolescentes No permanecer em casas de jogos, bailo~es , bares e similares a~lm do horario permitido por lei Participar das atividades familiares e comunitrios Amar as pessoas com quem convive Respeitar a si mesmo e todas as pessoas independentes de raa, cor, sexo, religio, classe social ou idade Ajudar nas tarefas de casa (arrumar seu quarto, secar a loua entre outras tarefas domsticas isso se chama educao domsticaIr escola com frequencia Participar das atividades educacionais, culturais, esportivas e lazer Respeitar seus educadores e funcinrios da escola Estudar em horarios fora da escola (em casa e bibliotecas) Fazer as tarefas diariamente Perguntar ao professor quando tiver dvida Respeitar os colegas de classe Ser organizado com seus materiais Manter a escola limpa Estudar com disciplima e postura Cumprir com os compromissos escolares Usar uniforme No processo educacional respeitar-se-o os valores culturais, artisticos e historicos proprios do contexto social da criana e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdadede criana e o acesso s fontes de cultura.

Os municipios, com apoio dos Estados e da Unio, estimularo e facilitaro a destinao de recursos e espaos para as programaes culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infancia e a juventude( artigos 58 e 59 do ECA)

Potrebbero piacerti anche