Sei sulla pagina 1di 2

Tecnologia em Redes de Computadores Prticas investigativas em Redes de Computadores II Professor: Andr Sobral - 2013.

2
Seguindo as orientaes da Coordenao Geral do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores, a elaborao do material proveniente das pesquisas orientadas na disciplina de Prticas Investigativas em Redes de Computadores II deste perodo, sero utilizadas como a primeira parte do Trabalho de Concluso de Curso a ser desenvolvido na disciplina Vivncia Profissional em Redes a ser cursada no perodo seguinte. Com o objetivo de atender as orientaes descritas acima, segue abaixo um sumrio base para a elaborao do Trabalho de Concluso de Curso com um destaque nos itens que devem ser desenvolvidos na disciplina de Prticas Investigativas em Redes de Computadores II:
1. Introduo 2. Definio do Problema 3. Fundamentao Terica 4. Objetivos 5. Hiptese 6. Descrio da Proposta 7. Implementao 8. Testes 9. Concluso 10. Propostas de Trabalhos Futuros 11. Referncias.

Observao: como esta proposta recente, ainda est sujeita a algumas pequenas alteraes com o objetivo de melhorar as condies de desenvolvimento para todos os grupos. Segue abaixo uma descrio detalhada do que deve ser tratado em cada um dos itens que sero desenvolvidos na disciplina de Prticas Investigativas em Redes de Computadores II:
1. Introduo :

Nesse item, indica-se, de forma sucinta, o assunto a ser abordado no trabalho, o que ser abordado em cada um dos itens e qual a metodologia que ser utilizada (pesquisa bibliogrfica, entrevista, levantamento estatstico, etc.)
2. Definio do Problema :

O problema a questo a que o trabalho procurar dar resposta. Nesse item, indica-se o problema sob a forma de uma pergunta. importante que o problema no seja nem muito simples, a ponto de no justificar um trabalho de concluso de curso, nem muito complicado, a ponto de inviabilizar a investigao.

Este item constitudo por esclarecimentos a respeito do problema indicado. Embora o projeto geralmente no se dirija ao pblico leigo, esses esclarecimentos so importantes para evitar mal-entendidos.
3. Fundamentao Terica :

Este item deve conter uma compilao interpretada do que de mais importante se produziu sobre a tecnologia escolhida para a pesquisa e o que pode ser til para a soluo do problema. Trata-se, em outras palavras, de apresentar o estado da arte, a situao em que est a Cincia, no que se refere tecnologia escolhida, no momento em que se comea o trabalho. A exigncia de um marco referencial terico pode parecer um fardo excessivo para o pesquisador iniciante, mas crucial para que se saiba o que o projeto pode oferecer de nova contribuio e em que pode ser socialmente til. Este captulo dever expor e analisar o pensamento dos doutrinadores, dos tericos, dos estudiosos da rea especfica de pesquisa. O objetivo identificar todos os estudos desenvolvidos por outros autores a respeito do mesmo tema.
4. Objetivos :

Geral: expressa o problema central ou principal da investigao, sintetizando aquilo que o trabalho quer atingir em termos de conhecimento. Especficos: so os objetivos que oferecem um maior suporte e detalhamento s questes da investigao do objetivo geral. Sendo assim, conhecidos e estabelecidos os focos menores, chega-se a respostas mais convincentes relativas ao problema maior da investigao.
5. Hiptese :

A hiptese uma assertiva para responder ao problema. Ela precisa ser objetiva e reunir o mnimo de variveis possveis, a fim de que possa ser demonstrada.
6. Descrio da Proposta :

A proposta uma assertiva que dever integrar o problema apresentado com a tecnologia pesquisada na fundamentao terica, fundamentando a hiptese apresentada. importante tambm verificar se na proposta todos os objetivos (gerais e especficos) esto sendo atendidos.
7. Referncias :

Deve ser elaborada uma lista das referncias bibliogrficas utilizadas no projeto de pesquisa, incluindo somente as obras citadas. A lista deve ser apresentada em ordem alfabtica, sem numerao, iniciando pelo autor. Entre as linhas de uma mesma referncia, o espaamento simples e, entre uma referncia e outra, o espaamento duplo (podendo-se faz-lo clicando duas vezes a tecla enter). Demais orientaes sobre como elaborar uma referncia, podem ser encontradas na NBR 6023/2002 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

Potrebbero piacerti anche