Sei sulla pagina 1di 16

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran

04 de Dezembro de 2011
ENGENHEIRO CIVIL JNIOR
N. DO CARTO NOME (LETRA DE FORMA)

ASSINATURA

INFORMAES / INSTRUES:
1. Verifique se a prova est completa: questes de nmeros 1 a 40. 2. A compreenso e a interpretao das questes constituem parte integrante da prova, razo pela qual os fiscais no podero interferir. 3. Preenchimento do Carto-Resposta: - Preencher para cada questo apenas uma resposta - Preencher totalmente o espao correspondente, conforme o modelo: - Usar caneta esferogrfica, escrita normal, tinta azul ou preta - Para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anular a questo

O CARTO-RESPOSTA PERSONALIZADO. NO PODE SER SUBSTITUDO, NEM CONTER RASURAS.


Durao total da prova: 3 horas
-----------------------------------------------------------------------Anote o seu gabarito.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 1

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 2

CONHECIMENTO ESPECFICO
1. O desenho arquitetnico uma forma de expresso, assim como a comunicao verbal ou escrita, que utiliza linhas, traados, nmeros, smbolos e indicaes textuais, normatizadas internacionalmente, para representar, de forma bidimensional, a forma espacial de um projeto.
(SARAPKA, 2010).

Dado esse contexto, avalie as afirmaes a seguir: I. Define-se planta como vista superior do plano secante horizontal, localizada a aproximadamente 1,50 m do piso de referncia. A altura desse plano pode ser varivel para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessrios (NBR 6492,1994). II. A planta de cobertura representa a vista superior do telhado e deve representar tambm o tipo de fechamento (telhado, laje ou outros) a ser adotado na construo e o contorno invisvel (linha tracejada) da edificao. III. Os cortes so resultados de um plano secante horizontal que divide a edificao em duas partes. Esse plano pode ser no sentido longitudinal ou transversal. IV. A planta de situao tem a funo de mostrar a localizao do lote e da construo inseridos na quadra. A planta de situao pode ser apresentada sem escala. Est(o) CORRETA(S): A) B) C) D) E) Somente as afirmaes II, III e IV. Somente as afirmaes I e IV. Todas as afirmaes. Somente as afirmaes I, II e IV. Somente a afirmao II.

I. As funes utilitrias das coberturas so: impermeabilidade, leveza, isolamento trmico e acstico. As funes estticas so, por sua vez, forma e aspecto harmnico com a linha arquitetnica, dimenso dos elementos, textura e colorao, enquanto as funes econmicas dizem respeito ao custo da soluo adotada, durabilidade e fcil conservao dos elementos. II. Cumeeira um elemento que divide horizontalmente duas guas do telhado em seu ponto mais alto. III. Rinces ou calha so elementos inclinados que dividem duas guas, recolhendo e escoando a gua da chuva. IV. A inclinao mnima das guas do telhado so padronizadas em 18 (graus), variando apenas o tipo do material, forma e rugosidade da telha. V. A altura de um telhado calculada em porcentagem:
Porcentagem=largura total do telhado(meio-vo) X 10 altura da cumeeira (altura telhado).

Est(o) CORRETA(S): A) B) C) D) E) Somente as afirmaes II, IV e V. Somente as afirmaes III e V. Somente as afirmaes I, II, III e V. Todas as afirmaes. Somente as afirmaes I, II e III.

3. Quanto ao grau de estaticidade das estruturas, considerando que o nmero de reaes superior ao nmero de equaes de equilbrio, a figura abaixo caracteriza uma estrutura:

2. Segundo a morfologia das estruturas (do grego: Morfo = Forma; Lgia = Estudo), as coberturas so estruturas que se definem pela forma, observando as caractersticas de funo e estilo arquitetnico das edificaes. As coberturas tm como funo principal a proteo das edificaes contra a ao das intempries, atendendo s funes utilitrias, estticas e econmicas. Considere esse contexto para avaliar as afirmaes a seguir:

A) B) C) D) E)

Com dois graus de hiperestaticidade. Com trs graus de hiperestaticidade. Isosttica com dois graus de apoio. Hiposttica com dois graus de apoio. Nenhuma das respostas.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 3

4. As trelias servem para cobrir grandes vos quando dispostas paralelamente e podem ter forma geomtrica variada. Considerando a figura abaixo, avalie as afirmativas: I. A figura A uma trelia com banzo superior inclinado e muito usada para cobertura de pequenos vos, conhecida como trelia Howe de um montante principal. II. A trelia B apresenta tambm as diagonais comprimidas, sendo os montantes tracionados, caractersticas anlogas s da figura A. III. A trelia C apresenta diagonais tracionadas, sendo os montantes comprimidos. IV. A figura D apresenta uma trelia conhecida como Belga. Os montantes comprimidos so perpendiculares ao banzo superior, sendo as diagonais tracionadas. V. A figura E apresenta uma trelia composta conhecida como Polonceau ou Fink. VI. A figura F apresenta uma trelia triangular denominada Tesoura, devido ao cruzamento dos banzos inferiores.

5. Com base na NBR 5626 e na intermitncia do abastecimento da rede pblica, calcule o dimensionamento dos reservatrios superior e inferior de um prdio multifamiliar de 06 pavimentos tipo, com 4 apartamentos por andar, contendo sala, cozinha, 2 quartos, rea de servio e 1 quarto de empregada. Dado esse contexto, considere as informaes abaixo: Consumo dirio de 200 litros de gua per capita. Populao do prdio 02 pessoas por quarto social e 01 pessoa por quarto de empregada. Uma reserva tcnica de incndio 20% do consumo dirio. Considerando a intermitncia do abastecimento da rede pblica, prever reservatrios para 2 dias e meio, distribudos da seguinte forma: reservatrio inferior - 1 dia e meio de consumo dirio, e reservatrio superior - 1 dia de consumo dirio.

A capacidade dos reservatrios inferior e superior, respectivamente, dever ser de aproximadamente: A) B) C) D) E) 24.000 litros e 28.800 litros. 11.520 litros e 17.280 litros. 38.800 litros e 25.920 litros. 28.800 litros e 34.560 litros. 25.920 litros e 38.800 litros.

6. Considerando a NBR 9077 de maio de 1993, em relao ao dimensionamento de degraus, CORRETO afirmar: A) Os degraus devem ter altura (h) compreendida entre 16,5 cm e 18,5 cm e ter a largura (b) dimensionada pela frmula de Blondel: 63 cm >(2h + b) <64 cm. B) Os degraus devem ter altura (h) compreendida entre 15,8 cm e 17,5 cm (com tolerncia de 0,5 cm) e ter a largura (b) dimensionada pela frmula de Blondel: 61 cm (2h + b) 65 cm. C) Os degraus devem ter altura (h) compreendida entre 16,0 cm e 18,0 cm (com tolerncia de 0,10 cm) e ter a largura (b) dimensionada pela frmula de Blondel: 58 cm (2h + b) 63 cm. D) Os degraus devem ter altura (h) compreendida entre 16,0 cm e 18,0 cm (com tolerncia de 0,05 cm) e ter a largura (b) dimensionada pela frmula de Blondel: 63 cm (2h + b) 64 cm. E) Os degraus devem ter altura (h) compreendida entre 16,0 cm e 18,0 cm (com tolerncia de 0,05 cm) e ter a largura (b) dimensionada pela frmula de Blondel: 63 cm < (2h + b) =64 cm.

Est(o) CORRETA(S): A) B) C) D) E) Apenas a afirmativa VI. Todas as afirmativas. Apenas as afirmativas II, III e VI. Apenas as afirmativas I, IV e V. Apenas as afirmativas I e II.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 4

7. Considerando a NBR 9077/93, podemos classificar as edificaes quanto altura (H). A altura dever ser contada da soleira de entrada ao piso do ltimo pavimento. Dado esse contexto, avalie as afirmaes abaixo: I. So consideradas edificaes trreas aquelas cuja altura contada entre o terreno circundante e o piso da entrada for igual ou inferior a 1,00 m. II. So consideradas edificaes baixas aquelas com H 6,00 m. III. So consideradas edificaes de mdia altura aquelas com 6,00 m < H 12,00 m. IV. So consideradas edificaes medianamente altas aquelas com 12,00 m < H - 30,00 m. V. So consideradas edificaes altas aquelas com H > 40,00 m ou edificaes dotadas de pavimentos recuados em relao aos pavimentos inferiores, de tal forma que as escadas dos bombeiros no possam atingi-las, ou situadas em locais onde impossvel o acesso de viaturas de bombeiros, desde que sua altura seja H > 15,00 m. Est(o) CORRETA(S): A) B) C) D) E) Apenas as afirmaes II e IV. Apenas as afirmaes III e V. Apenas as afirmaes I, II, III e IV. Apenas a afirmao IV. Todas as afirmaes.

I. Considera-se o mdulo de referncia (MR) a projeo de 0,80 m por 1,20 m no piso, ocupada por uma pessoa que utiliza cadeira de rodas. II. A largura mnima recomendvel para deslocamento em linha reta de uma pessoa em cadeira de rodas de 80 cm. III. A rea para manobra de cadeiras de rodas sem deslocamento, para rotao de 180 = 1,50 m x 1,20 m. IV. A rea para manobra de cadeiras de rodas sem deslocamento para rotao de 360 = dimetro de 1,20 m. V. A rea para manobra de cadeiras de rodas com deslocamento com deslocamento de 180 = dimetro de 1,50 m. Est(o) CORRETA(S): A) B) C) D) E) Todas as afirmaes. Apenas as afirmaes II, III e V. Apenas as afirmaes I e III. Apenas as afirmaes I, IV e V. Apenas as afirmaes II e V.

9. Quanto aos acessos e circulao, avalie com (V) para verdadeiro e (F) para falso as preposies a seguir: (___) Os pisos devem ter superfcie regular, firme, estvel e antiderrapante sob qualquer condio, que no provoque trepidao em dispositivos com rodas (cadeiras de rodas ou carrinhos de beb). (___) Admite-se inclinao transversal da superfcie at 2% para pisos internos e 3% para pisos externos e inclinao longitudinal mxima de 5%. Inclinaes superiores a 5% so consideradas rampas e, portanto, devem atender respectiva norma. (___) Piso ttil direcional deve ser utilizado para sinalizar situaes que envolvem risco de segurana. Deve ser cromodiferenciado ou estar associado faixa de cor contrastante com o piso adjacente. (___) Piso ttil de alerta deve ser utilizado quando da ausncia ou descontinuidade de linha-guia identificvel, como guia de caminhamento em ambientes internos ou externos, ou quando houver caminhos preferenciais de circulao. (___) Desnveis de qualquer natureza devem ser evitados em rotas acessveis. Eventuais desnveis no piso de at 5 mm no demandam tratamento especial. Desnveis superiores a 5 mm at 15 mm devem ser tratados em forma de rampa, com inclinao mxima de 1:2 (50%). Desnveis superiores a 15 mm devem ser considerados como degraus e, por isso, corretamente sinalizados. Marque a sequncia CORRETA, considerando a ordem de apresentao:

8. Os parmetros antropomtricos para a determinao das dimenses referenciais foram considerados a partir de medidas entre 5% a 95% da populao brasileira, ou seja, a partir dos extremos correspondentes a mulheres de baixa estatura e a homens de estatura elevada. (NBR 9050:2004). Segundo essa norma foram adotadas as seguintes siglas com relao aos parmetros antropomtricos: MR Mdulo de referncia. PCR Pessoa em cadeira de rodas. PMR Pessoa com mobilidade reduzida. PO Pessoa obesa. LH Linha do horizonte. Sobre pessoas afirma-se: em cadeira de rodas (PCR),

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 5

A) B) C) D) E)

V-V-F-F-V V-F-F-F-F F-V-V-V-F F-F-V-F-V V-V-V-F-V

10. Conforme descrito na NBR 9050:2004, a inclinao das rampas deve ser calculada segundo a seguinte equao:

i = h x 100 c
Em que: i = a inclinao, em porcentagem. h = a altura do desnvel. c = o comprimento da projeo horizontal. Dado esse contexto, CORRETO afirmar: A) Para inclinao entre 8,33% e 15% devem ser previstas reas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso. B) Para rampas em curva, a inclinao mxima admissvel de 8,33% (1:12) e o raio mnimo de 3,00 m, medido no permetro interno curva. C) Quando esgotadas as possibilidades de solues, podem ser utilizadas inclinaes superiores a 8,33% (1:12) at 15% (1:8). D) A inclinao transversal no pode exceder 5% em rampas internas e 6% em rampas externas. E) Em edificaes existentes, quando a construo de rampas nas larguras indicadas ou a adaptao da largura das rampas forem impraticveis, podem ser executadas rampas com largura mnima de 1,20 m com segmentos de no mximo 6,00 m, medidos na sua projeo horizontal.

A) Em edificaes existentes com mais de 50 anos, quando a construo de rampas nas larguras indicadas ou a adaptao forem impraticveis, podem ser executadas rampas com largura mnima de 0,80 m com segmentos de at 5,00 m, medidos na sua projeo horizontal. B) A dimenso do espelho de degraus isolados deve ser inferior a 0,16 m e superior a 0,14 m. A altura dos espelhos em degraus isolados deve ser entre 0,14 m e 0,16 m. C) As rampas so planos inclinados que ligam dois ou mais nveis, com ou sem patamares. A largura das rampas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mnima recomendvel para rampas em rotas acessveis de 1,50 m, sendo o mnimo admissvel 1,20 m. D) O primeiro e o ltimo degrau de um lance de escada devem distar no mnimo 0,30 cm da rea de circulao adjacente e devem estar sinalizados de acordo com a norma tcnica. E) As escadas fixas devem ter no mximo um patamar a cada 2,80 m de desnvel e sempre que houver mudana de direo.

12. Para o desenvolvimento de um projeto algumas condies so necessrias. Que documento, segundo a NBR 6492:2004, trata da definio do partido arquitetnico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalaes etc.)? Considere que, nesta etapa, o projeto deve receber aprovao final do cliente e dos rgos oficiais envolvidos e possibilitar a contratao da obra. A) B) C) D) E) Estudo preliminar. Projeto executivo. Projeto tcnico arquitetnico. Nenhuma das alternativas. Anteprojeto.

11. O crescimento populacional, a concentrao das construes nas grandes cidades intensificou a necessidade de aproveitamento cada vez maior dos terrenos. A construo de edifcios com pavimentos superpostos servidos por uma circulao vertical passou a ser a melhor soluo no acelerado processo de urbanizao. Dado esse contexto, CORRETO afirmar:

13. A Lei que regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrnomo, na Seo III, art. 6, descreve sobre o exerccio ilegal da profisso. Sobre essa Lei, CORRETO afirmar: A) permitido pessoa fsica ou jurdica realizar atos ou prestar servios, pblicos ou privados, reservados aos profissionais de que trata essa Lei desde que comprove qualificao tcnica e experincia comprovada no exerccio da atividade em questo, mediante protocolo de autorizao enviado e registrado nos Conselhos Regionais. B) O profissional que suspenso de seu exerccio continue em atividade dever apresentar formulrio de justificativa e anexar a ART. C) Os profissionais que necessitarem se incumbir de atividades estranhas s atribuies descritas

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 6

em seu registro devero solicitar previamente uma autorizao aos Conselhos Regionais. D) O profissional no necessita resguardar o sigilo profissional e recusar ou interromper trabalhos aps assinatura de contratos, mesmo que considere incompatvel com a sua titulao, capacidade ou dignidade profissional. E) vedado ao profissional emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizaes ou empresas executoras de obras e servios sem sua real participao nos trabalhos.

16. Na medio direta de distncias com uso de trenas recomendvel executar lances curtos e esticar a trena de acordo com a tenso mxima admissvel a fim de se evitar o erro de: A) B) C) D) E) Catenria. Curvatura terrestre. Verticalidade da baliza. Direo. Dilatao.

14. A legislao que regulamenta o exerccio da profisso de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrnomo e a legislao que obriga a todos os profissionais do Sistema Confea/Crea a observncia e o cumprimento do Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia so respectivamente: A) B) C) D) E) Lei n. 5.255/1969 e Resoluo n. 1.006/2002. Lei n. 6.766/1979 e Resoluo n. 1.202/2002. Lei n. 9.985/2000 e Resoluo n. 503/2007. Lei n. 5.194/1966 e Resoluo n. 1.002/2002. Lei n. 9.605/1998 e Resoluo n. 422/1998.

17. A Figura 1 representa a medio de um lote em formato retangular com uso de um teodolito. O levantamento tem incio pelo ponto OPP Origem dos Pontos da Poligonal. Com base nos valores de medio apresentados, as coordenadas mtricas XEste e YNorte, em relao ao ponto origem, so: Considere
3 = 0,866 2

15. A Lei n. 10.257, de 10 de julho 2001, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental. No art. 4, destacam-se instrumentos utilizados de planejamento municipal. Entre eles podemos citar: I. II. III. IV. V. VI. VII. Plano diretor. Zoneamento ambiental. Plano plurianual. Diretrizes oramentrias e oramento anual. Gesto oramentria participativa. Planos, programas e projetos setoriais. Planos de desenvolvimento econmico e social. acima, assinale a

A) XEste = 21,65 m e YNorte = 12,50 m B) XEste = 12,50 m e YNorte = 12,50 m C) XEste = 12,50 m e YNorte = 21,65 m D) XEste = 21,65 m e YNorte = 21,65 m E) XEste = 25,50 m e YNorte = 25,87 m

Considerando as opes alternativa CORRETA:

A) Apenas as opes I, II, III, VI e VII so verdadeiras. B) Apenas as opes I, III, VI e VII so verdadeiras. C) Apenas as opes II, III e IV so verdadeiras. D) Todas as opes so verdadeiras. E) Apenas as opes II e V so verdadeiras.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 7

18. A Figura 4 representa o transporte de altitude do ponto A para o ponto D pelo mtodo de nivelamento geomtrico. Considerando os valores de leitura mdia de rgua apresentados, a altitude do D :

PORTUGUS
Leia o seguinte texto, adaptado do stio drauziovarella.com.br, que servir de base para as prximas 05 (cinco) questes: Obesidade na Infncia: mitos e verdades Drauzio Varella

A) B) C) D) E)

927,271 m 926,271 m 927,144 m 926,179 m 927,052 m

19. Nos levantamento planialtimtricos para elaborao de mapas topogrficos com curvas de nvel, a equidistncia entre curvas de nvel (equidistncia vertical) obtida, basicamente, em funo de: A) Escala da carta, preciso das medidas altimtricas e tipo de terreno. B) Mtodo de nivelamento usado e mtodo de interpolao. C) Quantidade de pontos medidos no terreno, mtodo de nivelamento e mtodo de interpolao. D) Tipo de terreno, mtodo de nivelamento e mtodo de interpolao. E) Tipo de equipamento utilizado.

20. A medida linear de uma feio topogrfica de 5 cm sobre a planta e corresponde a 100 metros no terreno. Indique a alternativa que apresenta a escala dessa planta: A) B) C) D) E) 1:2000 1:200 1:500 1:1000 1:5000

O tempo em que a desnutrio das crianas envergonhava o pas est perto do final. No que tenhamos virado essa pgina da histria: 6% das crianas com menos de 05 anos ainda apresentam dficit de altura, mas em 2006-2007 havia 7,1%. Na dcada de 1970, o dficit de altura atingia 29,3% das crianas na faixa dos 05 aos 09 anos; hoje, essa porcentagem caiu para 7,2%. Por razes bvias, esses nmeros so maiores nas regies Norte e Nordeste e nas famlias de renda mais baixa. O que se nota que, ao contrrio da escassez de alimentos que martirizava parte significante da populao, o desenvolvimento e a distribuio de renda um pouco menos perversa trouxeram para os brasileiros um problema caracterstico dos pases mais ricos: a obesidade infantil. Segundo o IBGE, uma em cada trs crianas de 05 a 09 anos est com excesso de peso, e 14,3% so obesas. Nos ltimos 35 anos, o excesso de peso na adolescncia aumentou seis vezes. Na faixa de 10 a 19 anos. Ele j atinge 21,5% da populao. Esses nmeros so assustadores, porque a probabilidade de uma criana gordinha tornar-se adulto obeso de 90%. As causas do aumento da prevalncia de obesidade na infncia tm sido atribudas ao consumo de alimentos de elevado teor calrico e falta de atividade fsica. lgico que a oferta sem fim de doces, biscoitos e chocolates anunciados o tempo todo pelos meios de comunicao de massa, por meio de campanhas publicitrias apelativas e condenveis, o tempo de inatividade diante da TV e do computador e a violncia nas cidades modernas conspiraram para reduzir o gasto energtico da criana de hoje, mas h outros fatores envolvidos. Esses fatores incluem o ganho excessivo de peso materno durante a gravidez, o fumo durante a gestao, a amamentao por perodo menor do que o recomendado e a diminuio do nmero de horas de sono na infncia. a Ao redor da 15 semanas da vida fetal, surgem as primeiras clulas especializadas em armazenar gordura, os adipcitos. No decorrer do primeiro ano de vida, os adipcitos praticamente no se multiplicam, apenas crescem e se enchem de gordura para criar reservas de energia que sero mobilizadas, quando a criana comear a andar. medida que a criana cresce e se movimenta, esses depsitos sero consumidos gradativamente at atingir os nveis mais baixos aos 05

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 8

ou 06 anos. As que chegam com excesso de peso nessa idade correm risco de assim permanecer na vida adulta. O aumento excessivo de peso da me grvida interfere com o programa que controla o ciclo metablico do feto. Os estudos mostram que os filhos de mulheres que engordam excessivamente durante a gravidez correm 48% mais risco de chegar com excesso de peso aos 07 anos. O sabor do leite materno no o mesmo em todas as mamadas; ocorrem modificaes no decorrer do dia em funo da alimentao da me. Bebs alimentados com mamadeira no experimentam tal variedade de sabores, pois o gosto do leite em p sempre o mesmo. Estudos mostram que a diversidade de sensaes gustativas ligadas amamentao est associada ao desenvolvimento de paladares mais variados. As crianas tm preferncia inata por sabores doces e salgados, rejeio pelos amargos e azedos e dificuldade para aceitar novas experincias gustativas. Calcula-se que devam ser expostas de cinco a dez vezes, em mdia, para adaptar-se ao gosto de um novo alimento. Pois bem: est comprovado que nessa fase da vida (primeira infncia), existe ntida predisposio para alimentos com alta densidade calrica, por causa do gosto agradvel e por levar saciedade mais prontamente. Consecutivamente, se no houver insistncia na oferta do leite materno, o paladar poder se fixar exclusivamente em doces e gorduras. Portanto, a preveno da obesidade infantil comea na gestao; a do adulto dura a vida inteira. 21. Com base no texto, CORRETO afirmar: A) Diferentemente do que imagina o senso comum, o consumo de alimentos muito calricos no est relacionado ao aumento do nmero de casos de obesidade infantil. B) O sedentarismo (falta da prtica de exerccios fsicos) uma das causas do aumento da prevalncia da obesidade na infncia. C) O problema da obesidade infantil gravssimo porque uma criana obesa est fadada a se tornar um adulto obeso, ou seja: no h maneiras de vencer o problema; da a necessidade da preveno. D) O consumo de leite em p uma das principais causas do aumento em seis vezes dos ndices relacionados obesidade infantil. E) O paladar de um beb no est preparado para diferenciar sabores; da o motivo de ser ineficiente qualquer tentativa de prevenir a obesidade antes do primeiro ano de vida.

22. Com relao ao artigo de Drauzio Varella, assinale a alternativa INCORRETA: A) Os ndices relacionados ao dficit de altura caram nas ltimas dcadas, mas tal problema ainda no foi erradicado. B) Filhos de mulheres obesas tm cerca de 50 vezes mais chance de serem adultos obesos do que filhos de mulheres magras. C) Hoje, o excesso de peso atinge menos de um quarto (1/4) da populao de 10 a 19 anos; isso, no entanto, no deve ser comemorado: ao contrrio, trata-se um dado alarmante. D) Por volta do quarto ms de gestao ocorre o surgimento dos adipcitos. E) As clulas especializadas em armazenar gordura praticamente no se multiplicam nos primeiros 12 (doze) meses de vida do beb.

23. Segundo o texto, so causas do aumento dos ndices de obesidade infantil, EXCETO: A) A violncia das cidades contemporneas. B) A publicidade irresponsvel, que incentiva, sem descanso, o consumo de alimentos ricos em acares e gorduras. C) O excesso de amamentao. D) O ato de fumar durante a gravidez. E) A reduo do tempo de sono das crianas.

24. Qual dos perodos abaixo sintetiza CORRETAMENTE as ideias centrais apresentadas no texto? A) No que tange ao aumento do nmero de casos de obesidade infantil, o principal agravante o excesso de consumo de alimentos do tipo fastfood; para vencer o problema, preciso redefinir os hbitos alimentares, a comear pela no ingesto de leite em p, doces, biscoitos e chocolates. B) O ganho excessivo de peso materno durante a gestao pode gerar casos de obesidade infantil; isso comprova que o problema do excesso de peso gentico e no retroativo. C) A obesidade na fase adulta , aparentemente, um problema sem soluo; da a importncia de se prevenir o problema, a comear pelo treinamento do paladar dos bebs, que deve se fixar em determinados sabores. D) Quando o assunto obesidade, a preveno deve comear j na gravidez, a fim de se evitar a obesidade infantil; caso contrrio, poder ter incio um problema de longa durao: as chances de uma criana gordinha se tornar um adulto obeso so bastante altas. E) Apesar de os ndices relacionados ao dficit de altura estarem em franca decadncia, os

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 9

nmeros ligados obesidade infantil praticamente triplicaram nos ltimos dez anos; isso revela o advento de um problema gravssimo, fruto do mundo moderno, marcado pelo sedentarismo e pelo consumismo desmedido.

Leia o texto abaixo, adaptado do Estado de 22/11/2011, que servir de base para as prximas 05 (cinco) questes: Altos e baixos Bethnia cantando Chico Buarque oscilou entre fortes emoes, momentos previsveis e erros feios

25. Aps a leitura do pargrafo apresentado abaixo, assinale a alternativa INCORRETA: O sabor do leite materno no o mesmo em todas as mamadas; ocorrem modificaes no decorrer do dia em funo da alimentao da me. Bebs alimentados com mamadeira no experimentam tal variedade de sabores, pois o gosto do leite em p sempre o mesmo. Estudos mostram que a diversidade de sensaes gustativas ligadas amamentao est associada ao desenvolvimento de paladares mais variados. As crianas tm preferncia inata por sabores doces e salgados, rejeio pelos amargos e azedos e dificuldade para aceitar novas experincias gustativas. Calcula-se que devam ser expostas de cinco a dez vezes, em mdia, para adaptar-se ao gosto de um novo alimento. A) Em Calcula-se que devam ser expostas de cinco a dez vezes (...), no se pode deslocar o pronome -se para o incio do perodo, por motivo de inadequao norma-padro. B) Em Bebs alimentados com mamadeira no experimentam tal variedade de sabores, pois o gosto do leite em p sempre o mesmo., a palavra pois tem funo explicativa. C) O trecho Estudos mostram que a diversidade de sensaes gustativas ligadas amamentao est associada ao desenvolvimento de paladares mais variados. pode ser reescrito, sem prejuzo do sentido original, desta maneira: Estudos mostram o seguinte: a diversidade de sensaes gustativas ligadas amamentao est associada ao desenvolvimento de paladares mais variados. D) Em (...) para adaptar-se ao gosto de um novo alimento., possvel deslocar o pronome -se para antes da palavra adaptar, sem prejuzo do sentido original nem ocorrncia de inadequao gramatical. E) Em O sabor do leite materno no o mesmo em todas as mamadas; ocorrem modificaes no decorrer do dia em funo da alimentao da me., o ponto-e-vrgula pode ser substitudo por contudo, sem prejuzo do sentido original.

Tera, 22 de Novembro de 2011 LAURO LISBOA GARCIA , CURITIBA Um vdeo de Maria Bethnia cantando Sem Fantasia com Chico Buarque, no show de 35 anos de carreira da cantora, em 2000, no Rio, foi ironicamente o momento de maior comoo na apresentao de anteontem em Curitiba, dentro do projeto Circuito Cultural Banco do Brasil. Quando um vdeo da estrela comove mais que a presena fsica dela, algo est errado. A cano em forma de dilogo um dos marcos do histrico encontro do compositor e da cantora em 1975. No por acaso ela incluiu no roteiro outras seis canes daquele show, registrado em disco ao vivo: Sonho Impossvel, Sem Acar, Gota d'gua, Quem Te Viu, Que Te V, Ol Ol e Noite dos Mascarados. Alm disso, Bethnia contempla outras canes pontuais de Chico em sua carreira, especialmente da dcada de 1970, como Rosa dos Ventos (que abre o primeiro ato), Terezinha (primeira do segundo ato) e Olhos nos Olhos. Sem grandes surpresas, nessas em que ela demonstra estar mais vontade. Para quem acompanha a carreira da cantora, isso to natural quanto previsvel. O Baioque que Chico faz em seu show atual, assumindo uma pegada forte roqueira, muito mais intenso, ousado e inventivo do que tudo o que Bethnia e banda colocam em cena. O primeiro ato, alis, um tanto tenso, custa a engrenar, com msicos e cantora no falando a mesma lngua em vrios momentos. Na sequncia de Sem Fantasia, perto do fim do show, ela canta outro clssico do compositor, Ol Ol, em que diz "no chore ainda no", "no vale chorar". Soou at irnico, j que entre os mais de 2.200 fs que lotaram o Teatro Guara havia nesse momento muitos deles enxugando as lgrimas. O vdeo tanto arrebatou o pblico quanto exps a fragilidade de outras amarras do show e, por conta desse impacto, nos bastidores, a diretora Monique Gardenberg, idealizadora do projeto, comentou que deve haver modificao no roteiro j na apresentao de hoje, em So Paulo. Como mais uma profunda declarao de amor a Chico, Bethnia deve cantar Todo o Sentimento, que tinha ficado de fora. Amor ou desamor, ternura, tempo e memria so temas que compem o roteiro de mais de 30 canes - como Tatuagem (letra de Ruy Guerra), Tira as Mos de Mim, Valsinha, Maninha, Joo e Maria, Minha Histria. Como sempre monta seus shows pautada pela teatralidade, Bethnia tambm elegeu canes de forte carga dramtica, como as de conotao poltica e social, algumas das quais o prprio Chico j considerou

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 10

datadas, mas que tm lugar na memria afetiva dela e do pblico e podem ser interpretadas em outro contexto Roda Viva, Clice, Apesar de Voc e Vai Trabalhar Vagabundo, Gente Humilde (parceria com Garoto e Vinicius de Moraes) mantm-se firme. J Brejo da Cruz uma que pode ser suprimida do roteiro sem prejuzo da dramaturgia. Primeiro porque uma das canes mais repetitivas e menos estimulantes de Chico. Segundo porque Bethnia no decorou a letra (convenhamos, no fcil) e cometeu vrios deslizes. Tropeos. Em outros momentos ela tambm se atrapalhou na leitura de versos em papel impresso, apoiado numa estante de partituras. No h encanto que mantenha o interesse do pblico em situaes como essa. Ainda que no teleprompter d para disfarar melhor, cantar lendo, sem dirigir o olhar para a plateia, como no caso de Vai Trabalhar, Vagabundo e at A Banda (no bis), que todo mundo conhece, fica frio, burocrtico. E ela sabe disso. Quando se tem um coringa para lanar em seguida, d para levar adiante. O duro quando se chega ao final que deixa marcas de decepo, porque o que tinha inteno de ser apotetico vira um anticlmax. Alm de ela tropear na letra, o samba-enredo Chico Buarque da Mangueira (a nica msica sem a assinatura dele no show) fraco, s tem um refro razovel, e no surtiu efeito. Fica a sugesto para o encerramento: apesar de batida, j que est a, Quem Te Viu, Quem Te V sempre tem uma forte resposta do pblico e aqui no foi diferente. o samba saindo de cena com a altivez digna do compositor e daquela que , indiscutivelmente e com mritos, a sua maior intrprete.

27. Sobre o contedo do texto de Lauro Lisboa Garcia, assinale a alternativa INCORRETA: A) Pode-se dizer que o autor observou defeitos no show de Maria Bethnia, como o fato de que o encerramento no contagiou a plateia; no entanto, nota-se que as qualidades do espetculo saltaram aos olhos do jornalista, para quem a apresentao da cantora foi marcada pela ousadia. B) Pode-se dizer que o autor d muito mais ateno aos defeitos que s qualidades do show de Maria Bethnia. C) Na perspectiva do autor, a cantora fez um show previsvel e com um final aptico; um sinal de que a apresentao ficou abaixo do esperado o fato de que o momento que mais comoveu os espectadores foi o da exibio de um vdeo, ou seja: a projeo de imagens de arquivo emocionou mais que a presena de palco de Maria Bethnia. D) Para o jornalista, Maria Bethnia uma grande intrprete de Chico Buarque; o show de 20 de novembro de 2011, no entanto, deixou claro que a cantora no se reinventou, enquanto o prprio compositor est seguindo um caminho inverso, ou seja, apresentando marcas de ousadia. E) Na perspectiva do autor, Maria Bethnia, durante o primeiro ato do show apresentado em Curitiba, em 20/11/2011, teve dificuldades no que tange ao entrosamento com a banda. 28. Sobre o texto de Lauro Lisboa Garcia, assinale a nica alternativa CORRETA:

26. Com base na leitura do texto de Lauro Lisboa Garcia e nos seus conhecimentos acerca dos gneros textuais, assinale a alternativa CORRETA: A) O texto uma crtica de um novo CD de Maria Bethnia. B) O texto uma notcia e no pode ser considerado uma crtica musical. C) O texto uma reportagem e no possui marcas de opinio. D) O texto uma crtica de show musical. E) O texto uma notcia marcada pela imparcialidade.

A) Em A cano em forma de dilogo um dos marcos do histrico encontro do compositor e da cantora em 1975., o trecho sublinhado faz referncia a Circuito Cultural Banco do Brasil. B) No trecho Sem grandes surpresas, nessas em que ela demonstra estar mais vontade., o termo sublinhado faz referncia a Rosa dos Ventos, Terezinha, Olhos nos Olhos e Baioque. C) Em Soou at irnico, j que entre os mais de 2.200 fs que lotaram o Teatro Guara havia nesse momento muitos deles enxugando as lgrimas., os termos sublinhados fazem referncia interpretao da cano Todo o Sentimento. D) No perodo Para quem acompanha a carreira da cantora, isso to natural quanto previsvel., temos uma clara relao de concesso. E) No trecho o samba saindo de cena com a altivez digna do compositor e daquela que , indiscutivelmente e com mritos, a sua maior intrprete., as palavras sublinhadas fazem referncia, respectivamente, a Chico Buarque e Maria Bethnia.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 11

29. Sobre o texto de Lauro Lisboa Garcia, assinale a alternativa CORRETA: A) Em Tropeos. Em outros momentos ela tambm se atrapalhou na leitura de versos em papel impresso, apoiado numa estante de partituras., o uso de uma frase nominal, na abertura do pargrafo, representa uma inadequao gramatical. B) Em Quando se tem um coringa para lanar em seguida, d para levar adiante. O duro quando se chega ao final que deixa marcas de decepo, porque o que tinha inteno de ser apotetico vira um anticlmax., a expresso o duro exemplo do uso de marcas de coloquialismo em textos jornalsticos, o que inaceitvel, independentemente da situao e do contexto. C) Em J Brejo da Cruz uma que pode ser suprimida do roteiro sem prejuzo da dramaturgia., nota-se um problema de progresso ocasionado pela ausncia de vrgula obrigatria aps Brejo da Cruz. D) Em Como mais uma profunda declarao de amor a Chico, Bethnia deve cantar Todo o Sentimento, que tinha ficado de fora., a palavra que pode ser corretamente substituda por cuja, sem prejuzo do sentido original. E) Em Um vdeo de Maria Bethnia cantando Sem Fantasia com Chico Buarque, no show de 35 anos de carreira da cantora, em 2000, no Rio, foi ironicamente - o momento de maior comoo na apresentao de anteontem em Curitiba, dentro do projeto Circuito Cultural Banco do Brasil., o uso dos traos (travesses) est correto e, nesse caso, poderia ser substitudo por parnteses ou vrgulas.

CONHECIMENTOS GERAIS
31. Leia a notcia abaixo: Gilberto Gil lana aplicativo para iPhone O cantor e compositor Gilberto Gil lanou, nesta semana, um aplicativo grtis para iPhone e iPad. uma verso condensada do site oficial do artista, mas o destaque o acesso discografia completa, desde o primeiro lbum, "Louvao Universal", de 1967. Todas as faixas esto disponveis para escuta e h opo para montagem de playlist. S no possvel baix-las. Andr Vallias, co-fundador da Refazenda, responsvel pela criao do contedo digital do artista. "O Gil ligado ideologicamente com a web, mas na prtica no tem muita intimidade com o universo digital. Foi um dos grandes responsveis pela difuso da cultura digital neste pas, mas mal sabe usar o e-mail", diz.
Folha de S. Paulo, 12/07/2011.

Pode-se dizer CORRETAMENTE que o texto NO trata de: A) B) C) D) E) Filmografias. TICs. Novas tecnologias digitais. Msica. Internet.

30. Qual das seguintes alternativas apresenta um nmero musical que est CORRETAMENTE associado ao anticlmax do show de Bethnia, segundo o texto de Lauro Lisboa Garcia? A) O samba de enredo Chico Buarque da Mangueira. B) A cano Rosa dos Ventos. C) A cano Quem Te Viu, Quem Te V. D) A cano Todo o Sentimento. E) O vdeo de Maria Bethnia cantando Sem Fantasia, com Chico Buarque, em um especial no ano 2000.

32. Recentemente, a mdia tem dado destaque s discusses que envolvem a possibilidade de diviso do estado do Par. Sobre isso, leia o seguinte texto: A diviso do Par boa para voc? Luciano Nakabashi A Cmara dos Deputados aprovou um (01) para a criao de mais dois estados no Brasil. Ser perguntado aos moradores do Par sobre a diviso do atual estado em trs. Os novos entes federados seriam (02), no sul e sudeste paraense, e (03), no oeste. Apesar de ser um estado com vasta rea territorial, sua populao relativamente pequena, com cerca de 7,5 milhes de habitantes. Populacionalmente, o Par fica atrs de estados com reas territoriais bem menores como Pernambuco, Cear, Paran e Rio Grande do Sul, para citar alguns exemplos. Ou seja,

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 12

seriam criados trs estados com populaes reduzidas. O principal argumento para a diviso do Par de que o governo de cada estado teria mais proximidade com as necessidades de cada regio, podendo atend-las de forma mais eficiente. No entanto, o argumento deixa de fora o fato de que cada municpio j possui seus representantes que esto muito mais prximos da realidade de cada cidado e, desse modo, possuem maior nvel de informao sobre as reais necessidades do local. Cabe aos representantes de cada municpio (sejam deputados, ou mesmo os prefeitos) atender essas necessidades ou lev-las ao conhecimento dos governos estadual ou federal.
Coluna OPINIO Gazeta do Povo, 26/05/2011.

34. Pode-se dizer que a ecloso da Guerra da Coreia, um sangrento e geopoliticamente importante episdio da metade do sculo XX, est ligada Teoria do Domin. Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE tal teoria: A) Criada pela antiga URSS, partia do pressuposto de que, no perodo exatamente aps a Segunda Guerra, pases capitalistas objetivavam tomar naes at ento consideradas neutras, como a Sua, a fim de minar territrios e dar incio a uma reao em cadeia. B) Criada pelos Estados Unidos, partia do pressuposto de que, na tenso do incio da Guerra Fria, no se podia perder o domnio sobre pas algum, uma vez que se um pas casse nos domnios do comunismo, aqueles com os quais fizesse fronteira tambm cairiam; logo, isso serviu de justificativa para conflitos como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietn. C) Criada pelo general Douglas MacArthur, pregava que as naes socialistas estavam militarmente dispostas a atacar as naes capitalistas, diferentemente dos Estados Unidos, que adotavam uma postura supostamente defensiva: atacavam apenas em casos extremos, quando as ameaas da URSS se concretizavam, como no episdio da Crise dos Msseis. D) Criada pelos Estados Unidos, estava dividida em quatro frentes: o Plano Marshall, o Big Stick, o Destino Manifesto e o Bloqueio de Berlim. E) Criada pela antiga URSS, pretendia proteger os pases soviticos das foras militares dos EUA; para isso, partia-se do pressuposto de que era preciso armar as fronteiras com msseis de longo alcance, o que gerou o temor de uma guerra nuclear.

01, 02 e 03, respectivamente, so CORRETAMENTE substitudos por: A) B) C) D) E) 01 Plebiscito; 02 Tapajs; 03 Carajs. 01 Referendo; 02 Carajs; 03 Tapajs. 01 Plebiscito; 02 Carajs; 03 Tapajs. 01 Referendo; 02 Tapajs; 03 Carajs. 01 Parlamento; 02 Tapajs; 03 Carajs.

33. Leia a seguinte notcia, publicada no Jornal do Brasil de 02/08/2011: Uma ampla maioria (83%) dos ex-alemes orientais, a poucos dias do 50 aniversrio da construo do Muro de Berlim, afirma que ainda existe um "muro invisvel" entre o leste e o oeste, segundo pesquisa publicada nesta tera-feira. Apenas 15% das pessoas entrevistadas pensam o contrrio, segundo os dados coletados pela revista "Super Illu", que circula no territrio da ex-Alemanha Oriental. Paralelamente, um em cada cinco alemes do leste diz compreender as razes da edificao do muro. Um total de 20% dos entrevistados acredita, de fato, que "a RDA tinha, enquanto Estado soberano, o direito de proteger suas fronteiras". Ao contrrio, 72% dizem no compreender esse direito, uma vez que a existncia do muro "provocou um enorme sofrimento e nenhum Estado tem o direito de prender seus cidados". A temtica da notcia faz referncia a que perodo histrico recente? Assinale a resposta CORRETA: A) B) C) D) E) Segunda Guerra do Golfo. Guerra Fria. Revoluo Russa. Guerra Franco-Prussiana. Guerra Civil Espanhola.

35. Steve Jobs, falecido em outubro de 2011, nos Estados Unidos, foi um dos grandes gnios da indstria tecnolgica, revolucionando no s o setor da computao, mas tambm outros segmentos, como o da msica e o da telefonia. Como inovador no processo que visa ao desenvolvimento do produto final ao consumidor, Jobs citado, por Leander Kahney, como o Henry Ford da tecnologia. Tal qual Jobs, porm focando nos transportes, Ford trouxe indstria diversas inovaes, e, sendo um empreendedor, alm de inventor, revolucionou os processos de produo. As alternativas a seguir apresentam caractersticas do processo produtivo implementado por Henry Ford, tambm conhecido como fordismo, EXCETO: A) B) C) D) E) Flexibilizao da produo. Reduo dos custos de produo. Produo em linha de montagem. Produo em grande escala. Mo de obra no especializada.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 13

36. A Unio Europeia, que hoje rene 27 EstadosMembros do respectivo continente, tem sido a grande responsvel pelas articulaes contra a crise que atingiu alguns pases, como no caso da Grcia. Assim, diversas discusses insurgem para debater a possibilidade de adeso de novos membros, j que os pases candidatos devem apresentar estabilidade econmica e poltica. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um Estado-Membro da Unio Europeia e um pas candidato oficial adeso: A) B) C) D) E) Frana e Srvia. Sua e Crocia. Reino Unido e Turquia. Rssia e Montenegro. Portugal e Sucia.

38. Leia o seguinte texto: Crtica ao neoliberalismo vem crescendo na China Raul Juste Lores, de Pequim Em maio de 1968, o maosmo era moda no mundo inteiro e Jean Luc Godard tinha acabado de lanar seu filme "A Chinesa", sobre universitrios franceses que estudavam Mao. A China vivia o auge de sua "Revoluo Cultural", quando "capitalistas e reacionrios" eram assassinados ou levados a tribunais pblicos de humilhao. Quarenta anos depois, a China se tornou sede do capitalismo mais selvagem do mundo e Mao est mais presente em souvenirs tursticos que em debates intelectuais. Mas isso no quer dizer que a esquerda foi totalmente varrida do pas. Apontado como lder da "nova esquerda" chinesa, o professor de literatura Wang Hui, 48, da Universidade Tsinghua, a segunda mais importante do pas, diz que ainda h debates na China crticos ao neoliberalismo.
Fonte: Folha de S. Paulo, 18/05/2008.

37. Leia o seguinte texto, adaptado da Gazeta do Povo de 16/06/2011: O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou nesta quinta-feira (16) que qualquer tipo de sigilo sobre questes pblicas deve ser refutado. A exemplo do procurador-geral da Repblica, Roberto Gurgel, ele classificou como absurda a proposta aprovada na Cmara na noite desta quarta-feira (15). Cavalcante alertou sobre os riscos da medida, que impede a fiscalizao da sociedade. Para ele, a medida certamente vai abrir um ralo para a corrupo. A questo diz respeito a uma medida provisria que gerou bastante polmica em 2011, qual seja: A) A medida provisria que prev a proteo absoluta ao sigilo bancrio dos donos de empreiteiras envolvidas em escndalos do governo federal. B) A medida provisria que isenta os donos de empreiteiras de terem de prestar contas ao fisco, mesmo nos casos em que ficarem comprovadas prticas de superfaturamento de obras. C) A medida provisria que simplifica o processo de licitao para obras da Copa e das Olimpadas no Brasil, englobando uma proposta de sigilo sobre o oramento de algumas obras da Copa de 2014. D) A medida provisria que encerra os processos de licitao envolvendo as obras pblicas para a Copa de 2014, fruto de um acordo entre a presidncia e duas multinacionais francesas do ramo da engenharia. E) A medida provisria que isenta empresas privadas ligadas construo de obras de tneis do metr no que tange ao cumprimento de certos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com base na leitura do texto de Raul Juste Lores, assinale a alternativa que NO apresenta uma caracterstica do neoliberalismo: A) Ampla participao estatal na economia do pas. B) Pouca interveno do governo no mercado de trabalho. C) Poltica de privatizaes de empresas estatais. D) Adoo de medidas contra o protecionismo econmico. E) Defesa dos princpios econmicos do capitalismo.

39. Assinale a alternativa que caractersticas da globalizao:

NO

apresenta

A) Isolamento de comunidades; pouco desenvolvimento dos meios de comunicao. B) Advento das redes sociais; aprimoramento dos meios de comunicao. C) Hibridismo cultural; dilogo entre diferentes povos. D) Intercmbio cultural; multietnicidade. E) Advento das multinacionais; desenvolvimento de novas tecnologias de comunicao e informao.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 14

40. Observe a foto a seguir:

* Traduo: Sem futuro.

A foto apresente um trabalho do controverso artista britnico Bansky. Grafiteiro, pintor, ativista poltico e cineasta, Bansky tem como principal objetivo ressignificar, por meio do seu trabalho esttico, o espao pblico, conferindo s paredes, ao asfalto, aos muros e aos monumentos das praas novos e expressivos significados. Trata-se, pois, de uma proposta dialgica, que se prope a fomentar o intercmbio entre o popular e o erudito, rompendo as barreiras acadmicas e gerando um novo espao de discusses. Essa proposta pode ser CORRETAMENTE relacionada ao conceito de: A) B) C) D) E) Univocidade. Hermetismo. Pureza. Sectarismo. Hibridismo cultural.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Concurso Pblico da Companhia de Habitao do Paran


Pg. 15

Potrebbero piacerti anche