Sei sulla pagina 1di 26

Produo

Grfica

O que um produtor grfico


Produtor grfico o profissional responsvel por ordenar e cuidando para que ele seja adequadamente desenvolvido coordenar todas as fases da produo industrial de um impresso, atendendo as necessidades das diferentes etapas da fabricao de

mais adequados para cada impresso. Em outras palavras...

do cliente. Ele tambm se preocupa com os insumos e processos

produtos grficos, e que seja feito de acordo com as determinaes

Por que estudar isso?


O livro que voc l fruto disso; O volume de livros impressos maior que os produzidos digitalmente; Facilita o entendimento do meio digital; Saber que a culpa no de quem fez o projeto (ou ?)

Ou ser do Acabamento, ou do impressor, ou do gravador de matrizes, ou do pessoal do fotolito, ou do pessoal de criao. Ou ser do cliente?

Divises do trabalho grfico


Setor de arte (ou criao) Setor de fotolito Setor de gravao Setor de impresso Setor de acabamento

Divises do trabalho grfico


Setor de arte (ou criao)
Roughs (rafes) Leiautes Artes finais (originais) Onde so feitos os servios de concepo e preparao de originais:

Divises do trabalho grfico


Onde so realizados todos os trabalhos referentes produo dos filmes fotogrficos.

Setor de fotolito

Divises do trabalho grfico


Setor de impresso
Onde so realizadas as reprodues dos impressos

Divises do trabalho grfico


Setor de acabamento
Onde o impresso ganha o seu aspecto final. Corte, Dobra, Costura, Picote; Alceamento etc.

Como criar um impresso?


Uma lista de dados que se inicia pelas solicitaes do cliente, dados sobre o mercado em que seu trabalho ir concorrer e as especificaes tcnicas do produto. Tamanho, peso, processo de impresso, papel, recursos grficos possveis, limitaes de custo etc. Anotar tudo, enviar para o cliente, envelopar... Roughs (rafes) Leiautes Artes finais (originais)

Formular um briefing

Revistas
Os elementos grficos as colunas de texto. essenciais de uma revista so

Segundo Collaro, a diviso das revistas por colunas nasceu da necessidade de tornar o custo do espao publicitrio mais atraente.

Colunas em diagramas
menores larguras, vo comportar um nmero maior ou menor de toques. Colunas em diagramas so recipientes de letras que, com maiores ou

Uma regra bsica que dever ser seguida na diagramao que maior, maior o tipo.

quanto menor a largura da coluna, menor o corpo do tipo; quanto Quanto maior o nmero de vezes o leitor piscar os olhos ao ler uma linha de texto impresso, maior o cansao. O nmero ideal de toques em uma coluna est entre 39 e 52.

Diversificao das larguras


A variao da largura das colunas ajudam a quebrar a monotonia.

Diversificao das larguras


Diagrama de trs colunas. Diagrama de trs colunas recuadas.

Diversificao das larguras


Diagrama de seis colunas.

O recuo providencial das colunas

Ao dividir o diagrama em seis colunas, obtm-se mais flexibilidade na disposio dos blocos de texto, das legendas e das imagens.

Diversificao das larguras


Diagrama de duas colunas, monotonia, menos mobilidade. Exige muita criatividade do designer.

A utilizao de espaos brancos podem tornar a pea mais agradvel

A utilizao de muito branco pode ajudar a tornar a pea mais agradvel.

Diversificao das larguras


Diagrama de quatro colunas, assim como o de seis, permite maior flexibilidade, dando condies de maior dinmica dos blocos.

Cuidado com a legibilidade

Mobilidade proporcionada pelas colunas, mas sempre preocupado com a legibilidade do texto.

Diversificao das larguras


Cinco colunas flexveis nos d a possibilidade de trabalharmos duas a duas colunas, propiciando um jogo visual na forma do desenho da pgina.

Flexibilidade toda prova

Inmeras possibilidade so possveis.

Diversificao das larguras


Colunas com larguras diferentes na mesma pgina. No muito comum, mas um recurso visto com simpatia, pois confere um visual atraente e diferente s pginas.

Flexibilidade toda prova

Inmeras possibilidade so possveis.

Estrutura fsica das revistas

Diferentemente dos livros, as revistas sempre propiciaram aos desigers certa liberdade na criao de suas pginas, com a condio de que estas tivessem uma identidade, e isso continua at os dias atuais. Os principais componentes da estrutura de uma revista so: A capa, A primeira pgina, As pginas simples internas, As pginas duplas e a pgina final.

Estrutura fsica das revistas


As disposies dos elementos nos leiautes das capas, como acontece com qualquer outro produto impresso, caracterizada por simetrias ou assimetrias. Como vemos nas imagens abaixo. O importante a coerncia na disposio de sues elementos. Leiautes assimtricos podem proporcionar um visual atraente. a fora da imagem equilibrada pelo logo e pela disposio diferenciada do texto. Leiautes simtricos transmitem mais estabilidade ao conhunto. o equilbrio conseguido por meio da diviso de pesos visuais.

A capa

Estrutura fsica das revistas


Um dos fatores que contribuiro para a sobrevivncia da publicao a fixao do logotipo na mento do pblico leitor. o logotipo, em geral obtido por meio de uma tipografia marcante e ou por cores especficas, um detalhe que necessita de muito estudo antes de sua definio. Depois da primaira publicao, alteraes somente so aceitveis depois de um bom perodo de tempo e, quando necessrias, dever ser sutis, evitando intervenes no desenho caso contrrio, pode-se comprometer a identidade da publicao e acarretar a perda dos leitores j conquistados.
Os logotipos envolvem uma srie e elementos, que, em conjunto, criaro uma imagem harmnica na mente do leitor. Algumas revistas associam sua identidade uma tigrografia, outros a cores.

Os logotipos

Estrutura fsica das revistas


A maioria das capas de revistas inclui de uma a dezenas de chamadas para seu contudo, de modo a despertar a ateno do pontencial leitor. No existe um parmetro que determine qual a quandiade ideal para uma publicao. O importante, em qualquer estrutura, que o designer saiba destacar as manchetes mais atraentes da capa, quando houver mais de uma, e, se for s uma, posicion-la de maneira estratgica para capturar a ateno do pblico-alvo. Em nenhuma hiptese as chamadas de capa devem interferir na visualizao das imagens. Quanto tipologia para as chamadas, elas devem priorizar a fora e a visibilidade das letras, o que privilegia as lapidrias.

Contedo de texto das legendas da capa

No exemplo a imagem aparece contornada por vrias chamadas de capa, mas no prejudicada por elas. no segundo exemplo, somente duas chamadas so dispostas hierarquicamente, por ordem de importncia.

Estrutura fsica das revistas


As imagens de capa normalmente so contundentes. Devem ter a capacidade de captar a ateno do pblico-alvo obedecendo indicatividade, principalmente quando houver mais de uma imagem na composio do leiaute. Para isso, o designer precisa de certo conhecimento para avaliar imagens. Alguns cuidados bsicos a tomar so verificar se o original ou originais que geraro a capa esto com foco e resoluo adequados; se o contraste de cores entre o elemento ou os elementos principais da foto com o fundo adequado; e se as cores de fundo no esto muito prximas das dos elementos que compem a imagem.

Imagens

Estrutura fsica das revistas


As percepo da imagem e sua indicatividade diretiva muitas vezes interfere na qualidade do leitura. Quando a imagem no se encontra de frente, o posicionamento da imagem principal deve estar direcionado para denntro do veculo ipresso ao montarmos uma pgina para, a imagem (e seu complemento) deve estar voltada para a direita; se a pgina for mpar, sua direo ser para a esquerda.

Imagens

A opo entre utilizar uma foto ou uma ilustrao tambm importante. A figura mostra a direfena de impacto obtida com uma foto, mas isso no significa que as ilustraes no sejam elementos interessantes de visualizao; cabe ao designer decidir que grau de contundncia sua imagem exige. Observe a pgina da revista Panorama Editoral, da CBL, em que as imagens esto votadas par a parte de dentro da revista. Outro recuso usado na pgina a invaso do texto pela foto com um resultado no mnimo curioso.

Estrutura fsica das revistas

O uso de filete entre colunas produz um efeito interessante, alm de ser um bom condutor visual. Neste exemplo , v-se como os liletes melhoram o resultado visual, principlamente porque o desenhista no usou toda a coluna para textos, de modo que o recurso torna-se um elemento de equilbrio.

Na seo Magazine da revista scala, com o texto disposto em quatro colunas, o designer deixou a primeira coluna em branco para um melhor arejamento da pgina, usando da criatividade, empregou o desnho das lettras e capitulares bem destacado para completr o bom design.

Estrutura fsica das revistas


A primeira pgin de uma revista, com desenho arrojado, provoca empatia com o pblico-alvo e destaca a filosofia, a identidade visual e a proposta editorial do veculo. Pode ou no fazer parte de sua estrutura o sumrio, pois na maioria delas a s finrormaes editoriais so a prioridade. Algumas revistas trabalham de forma arrojada seus sumrios, destacando os nmeros que identificam as pginas com corpos grandes e cores; outras preferem a sobriedade. o pblico-alvo que vai determinar o estilo mais apropriado. Sbrio ou no, o estilo deve fugir do lugar-comum e apresentar confiraes criativas.

A primeira pgina

Primeiras pginas das revistas Photos e FHM, com diagramo arrojada e criativa que antecipa ao leitor a identidade que ele encontrar no contedo do veculo.

Potrebbero piacerti anche