Sei sulla pagina 1di 47

Todo cncer se caracteriza por um crescimento rpido e desordenado de clulas, que adquirem a capacidade de se multiplicar.

Essas clulas tendem a ser muito agressivas e incontrolveis, determinando a formao de tumores malignos (cncer), que podem espalhar-se para outras regies do corpo.
O cncer tambm comumente chamado de neoplasia

O cncer de mama, como o prprio nome diz, afeta as mamas, que so glndulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lbulos e ductos mamrios. o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras morte, segundo o Instituto Nacional de Cncer (Inca)

O cncer de mama consiste em um crescimento descontrolado de clulas da mama que adquiriram caractersticas anormais (clulas dos lbulos, produtoras do leite ou dos ductos, por onde drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutaes no material gentico da clula. Quando ocorrem mutaes no material gentico de uma ou mais clulas, e estas adquirem a capacidade no s de se dividir de maneira descontrolada, mas tambm de evitar a morte celular que seria normal no ciclo de vida de qualquer clula do organismo, e tambm de invadir tecidos adjacentes, elas do origem ao cncer.

Embora raro, o cncer de mama pode, sim, afetar os homens. Cncer de mama em homens representa menos de 1% do total de casos de cncer de mama. O cncer de mama nos homens diagnosticado com base em uma alterao na mama, geralmente notada pelo prprio paciente, j que no existe rastreamento de cncer de mama em homens.
A maioria dos aspectos do cncer de mama no homem so parecidos com o que se observa nas mulheres

Aproximadamente 20% dos homens que desenvolvem cncer de mama tm caso(s) de cncer de mama na familia. Aproximadamente 10% deles so portadores de uma mutao gentica que os predispe ao cncer, uma mutao no gene denominado de BRCA2. Alm desta mutao, h outras mutaes genticas, tambm hereditrias, e que podem predispor ao cncer de mama, mas que so mais raras. Outros fatores predisponentes so: Exposio radiao Raa negra (ao menos nos EUA) Obviamente, a idade (quanto mais velho, maior a incidncia, com pico por volta dos 75 anos). Ginecomastia (mama aumentada em homens) um possvel fator de risco, embora isto no esteja totalmente confirmado.

Em funo de uma proporo significativa de homens com cncer terem histria familiar da doena, todo homem com cncer deveria passar por orientao oncogentica (com oncogeneticista), para que seja estabelecido se o paciente e/ou parentes devam fazer investigao diferente da rotineiramente recomendada.
Se analisarmos a chance de cura de um homem com cncer de mama comparada chance de uma mulher, observamos que as chances so muito parecidas, se considerarmos as doenas no mesmo estgio de desenvolvimento. Homens que desenvolvem cncer de mama tm um risco aumentado de desenvolver um segundo cncer ao longo da vida, de aproximadamente 20%. Destes segundos cnceres, os mais comuns so cncer de prstata, clon e bexiga.

O cncer de mama e o cncer de forma geral no tem uma causa nica.


Seu desenvolvimento deve ser compreendido em funo de uma srie de fatores de risco, alguns deles modificveis, outros no.

O histrico familiar um importante fator de risco no modificvel para o cncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (me ou irm) que tiveram a doena antes dos 50 anos podem ser mais vulnerveis.

Entre outros fatores de risco no modificveis esto o aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruao antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (ltima menstruao aps os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos. J os fatores de risco modificveis bem conhecidos at o momento esto relacionados ao estilo de vida, como o excesso de peso e a ingesto regular (mesmo que moderada) de lcool. Alter-los, portanto, diminui o risco de desenvolver a doena. No entanto, a adoo de um estilo de vida saudvel nunca deve excluir as consultas peridicas ao ginecologista, que incluem a mamografia anual a partir dos 40 anos.

Qual a sua idade? Qual a sua raa? (negra, parda, branca) Com que idade teve sua primeira menstruao? Se voc tem filhos, qual a sua idade no primeiro parto? Com quantos anos voc entrou na menopausa? Voc j fez ou faz uso de reposio hormonal? Voc tem parentes de primeiro grau que j tiveram cncer de mama? Quantos? Voc j foi submetida a uma bipsia de mama? Quantas bipsias j foram feitas? Alguma das bipsias mostrou laudo de hiperplasia atpica? Voc j fez radioterapia no trax? Voc pratica exerccios fsicos? Voc bebe, e se sim, com que frequncia? Voc est acima do peso?

Os sinais e sintomas do cncer podem variar, e mulheres que tm cncer podem no apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, recomendvel que a mulher conhea suas mamas, e saiba reconhecer alteraes para poder alertar o mdico . A melhor poca do ms para que a mulher que ainda menstrua avalie as prprias mamas para procurar alteraes alguns dias aps a menstruao, quando as mamas esto menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que j esto na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer poca do ms.

Regio mais quente, inchada ou escura na mama; Caroo, endurecimento ou engrossamento; Mudana na forma ou tamanho da mama; Inverso do mamilo (quando o bico volta-se para dentro), caso voc no tivesse isto anteriormente; Covinha ou enrugamento da pele; Dor contnua em alguma parte da mama, que no cede naturalmente; Vermelho, coceira ou descamao no mamilo. Secreo que inicia de repente no mamilo

O cncer de mama, alm de ser classificado em diversos tipos (com caractersticas e graus de gravidade diferentes), deve sempre ser estadiado (estgios do cancr), isto , passar por uma avaliao quanto sua extenso e disseminao. Este estadiamento determina se a doena localizada (precoce), localmente avanada (tumor grande e/ou com gnglios comprometidos) ou metasttica (espalhada para outros rgos).

O estadiamento do cncer de mama baseado na classificao dos Tumores Malignos TNM, proposta pela Unio Internacional Contra o Cncer UICC, conforme as caractersticas do tumor primrio, dos linfonodos das cadeias de drenagem linftica do rgo em que o tumor se localiza, e a presena ou ausncia de metstases distncia
Esta classificao aplica-se apenas aos carcinomas, sendo indispensvel a confirmao histolgica. Recomenda-se que, quando houver mltiplos tumores, o maior deles ser considerado para definio dos parmetros e quando houver tumores sincrnicos bilaterais a classificao de cada um deles ser isolada. Os Quadros a seguir sintetizam as classificaes conforme o tamanho do tumor (T), comprometimento nodal (N) e metstases (M), alm de agrupar, por estdios, as diversas combinaes possveis.

o tipo mais comum de cncer de mama invasivo, representando aproximadamente 80% dos casos. Ele nasce nas clulas dos ductos mamrios (ductos por onde drena o leite durante a amamentao) mas j invadiu clulas adjacentes aos ductos quando diagnosticado. Tem a capacidade de invadir outros tecidos e crescer tanto localmente quanto se espalhar pelas veias e vasos linfticos. Dentre os casos de carcinoma ductal invasivo, existem subtipos de ocorrncia relativamente rara, que somados perfazem menos de 10% dos casos. Estes subtipos, que podem aparecer no laudo da patologia, frequentemente esto associados a um comportamento menos agressivo da doena. - See more at: http://www.cancerdamama.com/sintomas-ediagnosticos/tipos-de-cancer-demama/#sthash.VRX6IJKA.dpuf

Os subtipos so: Carcinoma tubular (geralmente menos agressivo) Carcinoma medular (geralmente afeta mulheres mais jovens, pode estar associado a mutaes predisponentes ao cncer) Carcinoma mucinoso (geralmente acomete mulheres aps a menopausa, associado a melhor prognstico); carcinoma papilfero (frequentemente associado a CDIS, geralmente de bom prognstico); carcinoma cribiforme (geralmente de bom prognstico). O carcinoma ductal invasivo tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona) na superfcie das clulas, alm do grau de expresso da protena Her-2. Esta caracterizao feita pela tcnica denominada de imunohistoqumica.

o segundo tipo mais comum de cncer de mama invasivo, representando aproximadamente 10% dos casos. Ele nasce nos lbulos mamrios (local da produo do leite, que drena pelos ductos), mas j invadiu clulas adjacentes aos lbulos quando diagnosticado. Tem a capacidade de invadir outros tecidos e crescer localmente ou se espalhar pelas veias e vasos linfticos.

Existem subtipos de carcinoma lobular invasivo, que podem ser classificados de acordo com o padro do conjunto das clulas cancerosas (slido, alveolar, tubulolobular) ou do aspecto das clulas malignas (pleomrfico, clulas em anel de sinete).
O carcinoma lobular invasivo tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona) na superfcie das clulas, alm do grau de expresso da protena Her-2 (muito raramente existe aumento da expresso de Her-2).

o tipo mais comum de cncer de mama no invasivo. Ele nasce nas clulas dos ductos mamrios (ductos por onde drena o leite durante a amamentao) e, por ocasio do diagnstico, ainda no invadiu clulas adjacentes aos ductos. Desde que operado quando ainda in situ, ele no tem a capacidade de invadir outros tecidos nem de se espalhar pelas veias ou vasos linfticos. O CDIS nunca fatal, mas indica um risco aumentado de a paciente desenvolver uma forma invasiva de cncer, que poderia vir a ser fatal. O carcinoma ductal in situ tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona) na superfcie das clulas. Esta caracterizao feita pela tcnica denominada de imunohistoqumica, e determina se ser benfico utilizar hormonioterapia como parte da preveno de um novo tumor

Consiste no crescimento anormal de clulas dos lbulos, que indicam um risco maior de a paciente desenvolver formas invasivas de cncer de mama. Por no ser de fato um cncer, apenas um indicativo de risco de cncer, ele denominado s vezes de neoplasia lobular in situ. Nasce nas clulas dos lbulos mamrios (onde produzido o leite) e, por ocasio do diagnstico, no h sinais de que tenha invadido clulas adjacentes aos lbulos. freqente o comprometimento de diversos lbulos pela doena, no que se chama de multifocalidade. O CLIS no tem a capacidade de invadir outros tecidos, nem de se espalhar pelas veias ou vasos linfticos. O CLIS nunca fatal, mas indica um risco aumentado de a paciente desenvolver uma forma invasiva de cncer.

uma apresentao rara mas agressiva do cncer.


A paciente se apresenta com vermelhido e inchao da pele da mama, aumento da temperatura local, freqentemente sem uma massa ou ndulo palpveis. O mamilo pode estar invertido, e freqentemente os gnglios na axila podem aumentar de tamanho.ele ocorre, geralmente, em mulheres mais jovens que a mdia dos outros tipos de cncer.

O carcinoma inflamatrio tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona, que geralmente resultam negativos) na superfcie das clulas, alm do grau de expresso da protena Her-2.
Esta caracterizao feita pela tcnica denominada de imunohistoqumica. Em relao caracterizao da protena Her-2, pode se fazer necessrio teste adicional, denominado de FISH, que consiste em um teste molecular para se ter certeza em relao expresso de Her-2.

Se apresenta com clulas cancerosas no mamilo, freqentemente causando irritao local, descamao, prurido (coceira) e vermelhido. Na grande maioria dos casos, este diagnstico est associado presena de carcinoma ductal in situ (ver acima) ou a uma forma invasiva de cncer em algum outro local da mama.

CNCER DE MAMA RECIDIVADO OU METASTTICO


O cncer pode invadir tecidos adjacentes, ou disseminar-se por vasos linfticos e/ou venosos. Quando feita uma cirurgia curativa, existe o risco de que sobrem algumas clulas no local de onde foi ressecado o tumor, podendo, nestes casos, ocorrer posteriormente uma recidiva local. Da mesma maneira, podem sobrar algumas clulas malignas nos vasos linfticos e/ou nas veias, o que permitiria uma recidiva regional (por exemplo, nos vasos linfticos e gnglios da axila) ou distncia (denominado de metasttica). Recidivas metastticas podem ocorrer, potencialmente, em qualquer local do corpo, s vezes em mais de um local. Os rgos mais acometidos so ossos, fgado, pulmes, gnglios e crebro, na grande maioria dos casos, para estabelecer um diagnstico de cncer de mama recidivado ou metasttico, necessria uma bipsia de uma das leses suspeitas, e confirmao pelo patologista de que se trata de fato de tecido tumoral com origem na mama. Esta identificao do tecido como tendo origem em um cncer da mama feita por uma tcnica denominada de imunohistoqumica, que pesquisa determinadas protenas caractersticas de cncer de mama.

Pele do seio espessa, avermelhada e porosa (aspecto semelhante a casca de laranja)

Autoexame - O que devo saber? O autoexame das mamas NO basta para diagnosticar precocemente o cncer de mama O importante que voc saiba o que normal para voc e conhea suas mamas. Fique atenta a qualquer tipo de mudana! Fale com seu mdico rapidamente diante de qualquer mudana! Seja proativa com relao a sua prpria sade

Quanto mais cedo o Cncer de Mama for detectado, mais fcil a cura. A mamografia da mama pode detectar o tumor antes mesmo que ele seja palpvel. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que toda mulher (que no faa parte do grupo de alto risco) comece a fazer mamografia anualmente a partir dos 40 anos.
A mamografia o exame mais completo para a deteco precoce do cncer de mama

E se eu achar um ndulo?

Antes de qualquer coisa: tente no entre em pnico! 80% dos ndulos encontrados nas mamas no so cncer. Geralmente so cistos benignos ou alteraes relacionadas ao ciclo menstrual. Porm, se algo diferente/estranho for encontrado, no deixe de avisar seu mdico o mais rpido possvel. Se for cncer, quanto mais cedo for detectado, maiores so as chances de cura. E se no for cncer, voc ter checado e poder ficar tranquila.

A nica maneira de identificar se o ndulo cancergeno ou no por meio da bipsia. Isso significa que ser retirada uma amostra do ndulo para anlise pelo mdico patologista. Essa amostra pode ser pequena ou grande (nesse caso precisa ser realizada uma cirurgia, que ir retirar parte do ndulo). O resultado da bipsia confirmara se um tecido canceroso ou no, e, caso se trate, ir identificar qual o tipo de cncer de mama (existem diferentes tipos e os tratamentos recomendados variam de acordo com o tipo de cncer).

Hormnios ligados ao Cncer de Mama


Alguns tipos de cncer de mama so potencializados por dois hormnios: progesterona e estrognio. A bipsia pode revelar se o tumor tem relao com a presena do estrognio (ER-positivo) e/ou da progesterona (PR-Positivo). Aproximadamente 2 em cada 3 tumores de mama esto relacionados a esses hormnios. Existem diversas medicaes que so utilizadas para controlar a produo desses tipos de hormnios.

Estgios do Cncer de Mama Fazendo o estadiamento do seu caso Aps o cncer de mama ser diagnosticado, o prximo passo detectar em qual estgio ele se encontra, ou seja, qual o tamanho e se j se espalhou ou no. Mdicos usam estgios de 0-6 para descrever se o cncer est localizado apenas nas mamas, se alcanou os linfonodos ou se j se espalhou para outros rgos, como pulmo. Saber o estgio em que o tumor se encontra e de que tipo o que ajuda a definir o tratamento mais adequado e eficaz. Lembre-se: Cada caso um caso!!!

A CIRURGIA

Existem diferentes tipos de cirurgias para a retirada do tumor mamrio. Tumorectomia remove apenas o tumor; Quadrantectomia retira o tumor, uma parte do tecido normal que o envolve e o tecido que recobre o peito abaixo do tumor; Mastectomia simples ou total remove apenas a mama as vezes, no entanto, os gnglios linfticos mais prximos tambm so removidos; Mastectomia radical modificada retira a mama, os gnglios linfticos das axilas e o tecido que reveste os msculos peitorais; Mastectomia radical retira a mama, os msculos do peito, todos os gnglios linfticos da axila, alguma gordura em excesso e pele.

A RADIOTERAPIA PARA CNCER DE MAMA


A radioterapia utiliza radiao para matar as clulas cancergenas. Geralmente, utilizada aps a cirurgia, como forma de destruir possveis clulas cancergenas que no foram removidas com a cirurgia. Tambm pode ser utilizada junto com a quimioterapia, para tratamento de cncer que j tenha se espalhado a outras regies do corpo. A radioterapia, assim como outros tratamentos, pode ter alguns efeitos colaterais, como: fadiga e sensao de queimao na rea atingida pela radiao.

A QUIMIOTERAPIA um tipo de tratamento que tem como finalidade matar clulas cancergenas em qualquer local do corpo (ao sistmica). Geralmente a quimioterapia realizada por via venosa, porm, tambm pode ser realizada por via oral.
Em mulheres com cncer de mama avanado, a quimioterapia pode ajudar a controlar o crescimento desordenado das clulas cancergenas. Por ser um tratamento sistmico podem aparecer efeitos colaterais tais como: nuseas, fadiga, queda de cabelo, queda do sistema imunolgico e infeces.

A Hormonioterapia A mama necessita de hormnios sexuais para seu crescimento e funcionamento. O cncer de mama mantm certa dependncia desses hormnios. A hormonioterapia busca inibir o crescimento do cncer pela retirada do hormnio da circulao ou pela introduo de uma substncia com efeito contrrio (antagonista). Assim como a quimioterapia, a hormonioterapia tem ao sistmica ou seja, age em todas as partes do corpo. Geralmente utilizada em combinao com cirurgia, radioterapia e quimioterapia no controle do cncer.

TERAPIA ALVO PARA CNCER DE MAMA um tratamento inovador que age diretamente em determinadas propriedades das clulas cancerosas, por exemplo, mulheres que apresentam cncer de mama do tipo HER2-positivo com a Terapia Alvo possvel barrar a ao dessa protena e impedir que o tumor se desenvolva. Geralmente esse tratamento utilizado junto com a quimioterapia. Como qualquer outro tratamento podem existir efeitos colaterais com a Terapia Alvo.

Reconstruo Mamria
Muitas mulheres que so submetidas a cirurgia optam pela reconstruo mamria. Trata-se de uma cirurgia que restaura pele, mamilos e tecido mamrio perdidos durante a mastectomia. A reconstruo pode ser feita com um implante (silicone) ou com tecido de alguma parte do prprio corpo, como a barriga.

Alguns mulheres optam por fazer a reconstruo logo aps a mastectomia. Porm, tambm possvel fazer a reconstruo meses ou anos aps a cirurgia.

Enchimento de silicone Cuidando da autoestima

Uma alternativa para ajudar na recuperao da auto-estima usar um enchimento de silicone.


O enchimento deve ser colocado dentro do suti. Para mulheres que no querem se submeter a uma nova cirurgia, o enchimento uma boa opo

Esclarecer e Orientar sobre o cncer de mama e suas opes de tratamento Cuidados de enfermagem no ps-cirrgico de mastectomia ou reconstruo de mama;

Cuidados de enfermagem na quimioterapia e radioterapia; Elaborar e executar assistncia de enfermagem s assistidas proporcionando-as atendimento ambulatorial, controle dos sinais vitais, aplicao de medicamentos prescritos, curativos, coleta de exames laboratoriais, vacinas e outros tratamentos; Prestar primeiros socorros em caso de acidente ou doena, providenciando atendimento rpido e adequado para atenuar consequncias e proporcionar apoio e conforto assistida;

A VIDA APS O DIAGNSTICO E A IMPORTNCIA DO APOIO PSICO-SOCIAL

No h dvida que o cncer provoca grandes mudanas na vida de uma pessoa. Os tratamentos necessrios podem causar efeitos colaterais difceis de lidar, tais como fadiga ou queda dos cabelos a mulher pode sentir-se perdida, com dificuldades de administrar atividades do dia a dia como trabalho e vida social. Isso pode levar a um sentimento de solido e isolamento.

Por isso, muito importante contar com o apoio de amigos e familiares! Eles podero lhe acompanhar nos dias de fazer quimio ou simplesmente lembr-la que voc no est sozinha.

Bibliografia
http://www.cancerdamama.com/sintomas-ediagnosticos/tipos-de-cancer-de-mama/ http://www.gruporosaeamor.org.br/?page_id=2147 http://www.cancerdemama.com.br/cui/cuirec0.htm#To po http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-demama/o-que-e/

Potrebbero piacerti anche