Sei sulla pagina 1di 116

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof.

. Ali Mohamad Jaha Aula 01 AULA 01 Tema: Seguridade Social e Legislao Previdenciria. Assuntos Abordados: Seguridade Social: Origem e Evoluo no Brasil. Conceituao. Organizao e Princpios Constitucionais. Legislao Previdenciria: Contedo. Fontes e Autonomia. Sumrio Saudaes Iniciais. 01. Direito Previdencirio Conceito. 02. Origem e Evoluo da Seguridade Social no Mundo e no Brasil. 03. Evoluo Legislativa no Brasil. 04. Seguridade Social. 05. Financiamento da Seguridade Social Parte Constitucional. 06. Sade. 07. Previdncia Social. 08. Assistncia Social. 09. Legislao Previdenciria e suas Caractersticas. 10. Questes Comentadas. 11. Questes Sem Comentrios. 12. Gabarito das Questes. Saudaes Iniciais. Ol Concurseiro! Tudo bem? Vamos iniciar efetivamente o nosso Curso de Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT? No vamos perder tempo! Bons estudos! =) 01. Direito Previdencirio Conceito. Direito Previdencirio o ramo do direito pblico que estuda a organizao e o funcionamento da Seguridade Social. Especificamente, no Brasil, a Seguridade Social tratada na Constituio Federal de 1988 em captulo prprio, entre os artigos 194 e 204, o que demonstra grande preocupao do constituinte originrio quanto previdncia social, a assistncia social e a sade.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 1 de 116

Pgina 1-1 1-1 2-9 9 - 12 12 - 18 18 - 30 30 - 35 35 - 44 44 - 46 46 - 52 53 - 102 103 - 115 116 - 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01

02. Origem e Evoluo da Seguridade Social no Mundo e no Brasil. Ao iniciar o estudo da origem da Seguridade Social, inevitvel o conhecimento da expresso Proteo Social, que assim definida pela maioria dos doutrinadores previdencirios ptrios e por este professor:
A Proteo Social a garantia de incluso a todos os cidados que se encontram em situao de vulnerabilidade ou em situao de risco. Essa proteo se exterioriza por mecanismos criados pela sociedade, ao longo do tempo, para atender aos infortnios da vida, como doena, idade avanada, acidente, recluso, maternidade entre outros, que impeam a pessoa de obter seu sustento.

Nos primrdios da sociedade at meados do sculo XIX, a Proteo Social era ofertada ao desabastado por sua prpria famlia. Por exemplo, um homem com 75 anos de idade que no apresentasse mais condies fsicas para o trabalho, teria seu sustento provido diretamente por sua famlia (filhos e netos, provavelmente), pelo resto da vida que lhe restasse. Outro mecanismo protetivo rudimentar a assistncia voluntria, quando pessoas estranhas famlia auxiliam os necessitados, como no caso das casas de assistncia aos idosos ou mesmo das esmolas dadas a estes nas ruas. Apesar de antigas, as protees da famlia e da assistncia voluntria esto presentes at os dias de hoje. Do exposto, podemos perceber que at meados do sculo XIX, praticamente no existia nenhuma participao estatal no auxlio das pessoas desabastadas por alguma vulnerabilidade que lhes impedisse de trabalhar e obter o seu sustento. Mas esse cenrio liberal, onde no existia a participao do Estado, comeou a mudar no final do sculo XIX (entre 1880 e 1900), quando em vrias partes do mundo os governos comearam a elaborar normas protetivas aos trabalhadores. Essa proteo se deu, a princpio, de forma muito tmida e com pouca extenso de trabalhadores abarcados. Todavia, a proteo social estatal foi evoluindo com o passar das dcadas em todo o mundo, ressaltando que essa evoluo foi impulsionada, entre outros fatores, pela Revoluo Industrial iniciada no sculo XVIII na Inglaterra e expandida para o resto do mundo no sculo seguinte. A Proteo Social em seu contexto histrico apresenta basicamente trs grandes fases:
Fase Inicial (At 1920) Surgimento dos primeiros regimes de proteo social (ou previdncia).

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 2 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
Fase Intermediria (Entre 1920 e 1945) Expanso da previdncia por vrias naes ao redor do mundo. Fase Contempornea (De 1945 at os dias atuais) Expanso das pessoas abarcadas pelos regimes previdencirios.

Desde o seu incio at os dias atuais, possvel ver claramente a assuno da proteo social por parte do Estado, que at ento apresentava um posicionamento liberal. Essa evoluo do liberalismo para o Welfare State (Estado do bem-estar social) iniciou-se nas primeiras dcadas do sculo XX e foi evoluindo de forma lenta e gradual, desde a ausncia do Estado na proteo social at a sua participao plena como ns conhecemos hoje, inclusive em nosso pas. Na Histria Mundial, podemos destacar os seguintes fatos marcantes da Proteo Social: 1601 Poor Relief Act (Leis dos Pobres): Primeira manifestao estatal quanto proteo social. Era um mecanismo, presente na Inglaterra, de proteo social s pessoas carentes e necessitadas. No era um mecanismo previdencirio, mas sim um mecanismo assistencial. Foi o marco inicial da Assistncia Social no mundo. 1883 Lei de Bismark: o surgimento da Previdncia Social no mundo. O Chanceler alemo Bismark instituiu para seu povo uma norma na qual rezava que seria institudo um seguro doena em favor dos trabalhadores industriais. Esse seguro seria patrocinado pelo prprio trabalhador e por seu empregador, que deveriam contribuir para o Estado. Por sua vez, este manteria um sistema protetivo em relao a esses trabalhadores. A Lei de Bismark foi evoluindo com os anos e abarcando novas situaes de proteo como os acidentes do trabalho e os benefcios em decorrncia de invalidez. O sistema previdencirio de Bismark muito parecido com o adotado atualmente pelos pases, inclusive pelo Brasil. 1917 Constituio do Mxico: Foi a primeira constituio do mundo a adotar a expresso Previdncia Social. Isso um claro reflexo da evoluo do Estado Liberal para o Estado Social (Welfare State). 1919 Constituio de Weimar: Constituio que vigeu na curta repblica de Weimar da Alemanha (1919 1933). A Alemanha,
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 3 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 como bero da Previdncia Social, seguiu os passos da Constituio do Mxico e abarcou o tema em seu texto constitucional. 1935 Social Security Act: Institui nos Estados Unidos o sistema previdencirio nacional, com uma grande margem de atuao. uma evoluo do sistema elaborado por Bismark na Alemanha cinco dcadas antes. 1942 Plano Beveridge (Inglaterra): Foi a reformulao completa do sistema previdencirio britnico. Como se falava na poca, os britnicos estariam protegidos do bero ao tmulo. Em suma, qualquer pessoa em qualquer idade teria ampla proteo social estatal. Foi o ponto alto do Welfare State (Estado Social). Esse plano serviu de base para delinear a Seguridade Social da forma que conhecemos nos dias de hoje, como algo mais abrangente que Previdncia Social e Assistncia Social. Fique tranquilo, pois em tpico futuro voc ver exatamente o que Seguridade, Previdncia, Assistncia e Sade. Posso lhe adiantar que um conceito bem fcil e tranquilo. No esquente com isso agora! =) No Brasil, a evoluo previdenciria se deu de forma anloga mundial: um lento processo de transformao de Estado Liberal para Estado Social. At 1923, apenas alguns servidores pblicos possuam a proteo social estatal, e no existia uma proteo extensiva aos trabalhadores da iniciativa privada. Devo ressaltar que em 1919, o Decreto-Legislativo n. 3.724 criou o Seguro de Acidente do Trabalho (SAT), mas esse benefcio era privado, sendo pago pelo empregador ao trabalhador acidentado, sem participao do Estado. Finalmente, em 24/01/1923, surge o marco inicial da Previdncia Social no Brasil: A Lei Eloy Chaves (LEC). O ento Deputado Federal por So Paulo, Eloy Marcondes de Miranda Chaves, a pedidos dos trabalhadores ferrovirios estaduais, redigiu o Decreto Legislativo n. 4.682, que criava para esses trabalhadores a Caixa de Aposentadoria e Penso (CAP). Esse ato normativo foi inspirado em um projeto de lei argentino, com as devidas adaptaes realidade nacional da poca, que dispunha sobre a criao das CAP. A LEC previa que cada empresa de estradas de ferro no Brasil deveria criar e custear parcialmente a sua prpria CAP em favor de seus trabalhadores. Alm disso, deveria prever quais benefcios seriam concedidos e quais seriam as contribuies da empresa e dos trabalhadores para a respectiva CAP. Como podemos perceber, a previdncia nasceu no Brasil sem a participao do Estado, pois as CAP eram patrocinadas pela empresa e pelos empregados.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 4 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Aps a publicao da LEC, inmeras categorias profissionais iniciaram movimentos individuais para terem direito a uma CAP em suas empresas, pois todo trabalhador sabia o quo difcil era chegar terceira idade naquela poca. Nos anos seguintes, a LEC foi expandida para outras categorias, sendo as primeiras: porturios, trabalhadores dos servios telegrficos e do rdio. O Brasil chegou a ter 200 CAP em funcionamento, o que gerou motivao para uma reforma previdenciria, por basicamente dois motivos: 1. CAP pequenas so inviveis: Imagine uma CAP com apenas 3 pessoas. Se 2 ficarem doentes, 67% da fonte de custeio deixa de existir e a CAP entra em colapso. Se a outra pessoa morre, no existe mais custeio! Entende-se que um sistema previdencirio estvel se monta com um montante mnimo de 1.000 trabalhadores. Nos dias atuais, a maioria das empresas no conta nem com metade desse montante, imagine na dcada de 20 e de 30. 2. Mudana de emprego: Antigamente as pessoas iniciavam as suas atividades em uma determinada empresa e nela permanecia at a aposentadoria. Isso bem observado em filmes norte-americanos que retratam a vida cotidiana no incio do sculo XIX. Hoje em dia normal e comum pessoas trocarem de empresas ao longo da vida laboral. Voc deve se questionar se na poca da LEC no existia a troca de empregos? Sim, existia! E era uma tormenta para o trabalhador, pois como se daria a transio de uma CAP para outra, em relao s parcelas por ele j pagas? Dificilmente o trabalhador teria a manuteno de seus direitos protetivos. J na Era Vargas (1930 em diante), em decorrncia dos motivos supracitados, o governo unificou as CAP em Institutos de Aposentadoria e Penso (IAP), que no seriam organizadas por empresas, mas sim pela Categoria Profissional. Os IAP tinham natureza de autarquia e eram subordinados ao recm-criado Ministrio do Trabalho (1930). Essa unificao foi lenta e durou quase trs dcadas, sendo o IAP dos Martimos o primeiro a ser criado (1933) e o IAP dos Ferrovirios (1960) o ltimo. A criao dos IAP resolveu o problema das CAP pequenas e inviveis, mas no resolveu o problema do trabalhador que desejaria trocar de categoria profissional, de ferrovirio para bancrio, por exemplo. Alm desse transtorno, devo ressaltar que cada IAP tinha a sua prpria lei, com regras diferenciadas. Estudar Direito Previdencirio no final da dcada de 50 no era uma tarefa das mais agradveis (RS!). Para ser ter uma ideia, em 1960, o Brasil contava com os seguintes IAP:
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 5 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 IAP dos Martimos (1933); IAP dos Comercirios (1934); IAP dos Bancrios (1934); IAP dos Industririos (1936); IAP dos Servidores do Estado (1938); IAP dos Empregados em Transportes e Cargas ou em Estiva (1945); IAP dos Ferrovirios (1960). Entre 1930 e 1960, alm da criao dos IAP, tivemos trs constituies federais vigentes, e sobre elas, acho importante saber: CF/1934: Pela primeira vez uma carta magna nos trouxe que o custeio da previdncia ocorreria de forma trplice, com contribuio dos empregadores, dos trabalhadores e do Estado. Apesar da participao do Estado no custeio, essa constituio adotou o termo Previdncia sem o adjetivo Social. CF/1937: No traz nenhuma novidade, mas adota o termo Seguro Social como sinnimo de Previdncia Social, que sob a gide da Constituio atual um erro. Como j disse, fique calmo, sem ansiedade, voc conhecer esses termos nos prximos tpicos. =) CF/1946: Foi a primeira Constituio a adotar o termo Previdncia Social de forma expressa em substituio a expresso Seguridade Social. No traz nenhuma novidade relevante. Em 1960, a Lei n. 3.807 unificou toda a legislao securitria (7 IAP existentes) e ficou conhecida como Lei Orgnica da Previdncia Social (LOPS). Os IAP continuaram existindo, mas a legislao foi unificada, o que foi um grande avano para os trabalhadores, alm da simplificao no entendimento da legislao. Em 1965, foi includo um dispositivo na CF/1946 no qual se proibia a prestao de benefcio sem a correspondente fonte de custeio. O legislador deu um passo a mais na evoluo do sistema previdencirio ptrio. Finalmente, em 1966, foi publicado o Decreto-Lei n. 72 que unificava os IAP, criando o INPS (Instituto Nacional da Previdncia Social), rgo pblico de natureza autrquica. Um ano depois, em 1967, com o advento da Lei n. 5.316, o governo integrou
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 6 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 o SAT (Seguro de Acidente do Trabalho) Previdncia Social e, finalmente, esse benefcio deixou de ser uma prestao privada para se tornar um benefcio pblico. A partir de 1967, tanto os benefcios comuns quanto os acidentrios ficaram abarcados pelo INPS, que passou a ser o rgo responsvel pela concesso dos mesmos. Dez anos depois, em 1977, com o advento da Lei n. 6.439, o governo criou o SINPAS (Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social), surgindo com ele duas novas autarquias: INAMPS e IAPAS. Houve, portanto, a unificao dessas duas novas entidades s outras cinco j existentes, ou seja, o SINPAS passou a agregar 7 entidades no total, a saber: INPS (Instituto Nacional de Previdncia Social). INAMPS (Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social). LBA (Fundao Legio Brasileira de Assistncia). FUNABEM (Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor). DATAPREV (Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social). IAPAS (Instituto de Administrao Financeira da Previdncia e Assistncia Social). CEME (Central de Medicamentos). O SINPAS era uma estrutura abrangente e ambiciosa, mas pouco funcional. Esse sistema perdurou por mais de dez anos, sendo extinto apenas sob a gide da atual Constituio. Aps um longo perodo de militarismo e censura pblica, finalmente foi promulgada a CF/1988, conhecida tambm por Constituio Cidad. Tal apelido deriva da enorme quantidade de direitos e garantias fundamentais previstas em seu texto. Aps um longo perodo sofrendo nas mos dos militares, os parlamentares constituintes tentaram garantir todos os direitos e protees possveis aos cidados brasileiros. Finalmente a CF/1988, em seu Art.194, traz a atual definio de Seguridade Social, como podemos observar:

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 7 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos Sade, Previdncia e Assistncia Social.

Nesse momento nasceu o conceito de Seguridade Social que compreende as trs reas: Previdncia, Assistncia e Sade. Agora voc sabe o conceito! Simples, no ?! A parte constitucional ser tratada em tpico futuro. =) Em 1990, aps as definies de Seguridade, Previdncia, Assistncia e Sade trazidas pela nova Constituio, o governo federal realizou uma grande e definitiva alterao no sistema previdencirio: extinguiu-se o SINPAS, bem como o INAMPS, a LBA, a FUNABEM, e a CEME. Por sua vez, com o advento da Lei n. 8.029/1990 foi criado o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atravs da fuso do INPS com o IAPAS. Com a extino do INAMPS, foi institudo o SUS (Sistema nico de Sade), ou seja, atualmente no existe nenhuma autarquia cuidando da sade. Dessa forma, a Assistncia Social e a Sade tm suas aes coordenadas diretamente pelos seus respectivos ministrios. Devo ressaltar que a DATAPREV continua em funcionamento, e atualmente uma empresa pblica ligada ao Ministrio da Previdncia Social. Em suma, aps a Lei n.8.029/1990 e todas as alteraes estruturais ocorridas at 2012, o sistema securitrio brasileiro ficou da seguinte maneira: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Prestao de benefcios previdencirios aos segurados. MDS (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome) Coordenao de aes na rea de Assistncia Social. MS (Ministrio da Sade) Coordenao de aes na rea de Sade, entre elas o SUS. DATAPREV (Empresa de Tecnologia e Informaes da Previdncia Social) empresa responsvel pelo suporte de TI (Tecnologia da Informao) no mbito do Ministrio da Previdncia Social. No ano seguinte, em 1991, foram publicados os diplomas bsicos da Seguridade Social: a Lei n. 8.212 (PCSS Plano de Custeio da Seguridade Social) e a Lei n. 8.213 (PBPS Plano de Benefcios da Previdncia Social). As leis tratam das duas reas bsicas existentes no Direito Previdencirio: Parte de Custeio e Parte de Benefcios. Os dois
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 8 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 diplomas supracitados substituem a antiga Lei Orgnica da Previdncia Social (LOPS - Lei n. 3.807/1960). No final da dcada de 90, especificamente em 1999, editado e publicado pelo presidente da Repblica o Regulamento da Previdncia Social (RPS/1999), atravs do Decreto n. 3.048, que regulamenta os dispositivos presentes no PCSS e PBPS, compilando ambos em um nico documento, com maior detalhamento e com as atualizaes subsequentes. De 2000 at os dias de hoje, a estrutura previdenciria brasileira praticamente no sofreu modificaes. No entanto, a legislao previdenciria sofreu algumas alteraes pontuais nesses ltimos 12 anos. O ponto de destaque da ltima dcada ocorreu entre 2005 e 2007: em 2005, a Lei n. 11.098 criou a SRP (Secretaria da Receita Previdenciria), transferindo toda a parte de fiscalizao e controle das contribuies sociais do INSS para a SRP. Nesse momento o INSS deixou de cuidar da parte de Custeio para tratar exclusivamente da parte de Benefcios. Mas a vida da SRP foi muito curta, pois no incio de 2007, exatamente no dia 16/03/2007, foi publicada a Lei n. 11.457, na qual foi extinta a SRP, sendo todas as suas atribuies repassadas para a ento SRF (Secretaria da Receita Federal), que a partir daquele momento passou a ser denominada Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Por acumular atribuies das extintas SRP e SRF, virou um rgo com muitos poderes e muitas atribuies, o que gerou o apelido pela mdia, de Super Receita. Em suma, nos dias atuais, temos a seguinte diviso previdenciria institucional: RFB (Receita Federal do Brasil) Controle, Arrecadao e Fiscalizao de todas as contribuies sociais devidas Previdncia Social. Parte de Custeio. INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Controle e concesso dos benefcios previdencirios. Parte de Benefcios. 03. Evoluo Legislativa no Brasil. Vou citar as normativas mais importantes para o seu concurso, ok? Se voc tiver curiosidade (e tempo), veja a evoluo completa no seguinte link do MPS (Ministrio da Previdncia Social): www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=64

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 9 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Vamos Evoluo Legislativa Brasileira: 1923 O Decreto Legislativo n. 4.682 (LEC Lei Eloy Chaves) determina a criao de uma CAP (Caixa de Aposentadoria e Penso) por empresa ferroviria em favor de seus trabalhadores. considerado o marco inicial da previdncia Social no Brasil. 1926 A criao de CAP da LEC estendida aos porturios e martimos com o advento da Lei n. 5.109. 1928 A criao de CAP da LEC estendida ao trabalhadores dos servios telegrficos e radiotelegrficos com o advento da Lei n.5.485. 1930 Criao do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, que entre outras funes, supervisionava a Previdncia Social. Tambm fazia as vezes de rgo recursal das decises das CAP (Decreto n. 19.433). 1933 Criao do primeiro Instituto de Aposentadoria e Penso (IAP), o IAP dos Martimos (Decreto n. 22.872). 1934 A CF/1934 inova ao estabelecer pela primeira vez a forma trplice da fonte de custeio, com contribuies do Empregador, Trabalhador e do Estado. E utilizou a expresso Previdncia sem o adjetivo Social. 1937 A CF/1937, conhecida como Polaca em aluso a Constituio Autoritria adotada pela Polnia, no trouxe nenhuma novidade, mas adota o termo Seguro Social como sinnimo de Previdncia Social, que sob a gide da Constituio atual considerada um erro. 1946 A CF/1946 a primeira constituio a adotar o termo Previdncia Social de forma expressa, em substituio expresso Seguridade Social. No trouxe nenhuma novidade relevante. 1960 At esse ano cada IAP tinha a sua legislao especfica, o que era muito complexo e dispendioso. Com o advento da Lei n.3.807, todas as legislaes securitrias foram unificadas nesse diploma legal, conhecido por Lei Orgnica da previdncia Social (LOPS).

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 10 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 1963 A Lei n. 4.214 institui o FUNRURAL (Fundo de Assistncia e Previdncia do Trabalhador Rural). Esse fundo era financiado pelos produtores rurais, que ao comercializarem sua produo eram obrigados a recolher um percentual da receita para a previdncia mediante guia prpria. O FUNRURAL foi extinto com o advento do SINPAS em 1977. 1965 Ainda sob a gide da CF/1946, o legislador constituinte derivado evoluiu o sistema previdencirio brasileiro ao incluir o dispositivo que proibia a prestao de benefcio previdencirio sem a correspondente fonte de custeio. 1966 Foi publicado o Decreto-Lei n. 72 que unificava os IAP e criava o INPS (Instituto Nacional da Previdncia Social), que nasceu como rgo pblico de natureza autrquica. 1967 Com o advento da Lei n. 5.316, o governo integrou o Seguro de Acidente do Trabalho (SAT) Previdncia Social e, finalmente, esse benefcio deixou de ser uma prestao privada para se tornar um benefcio pblico. A partir de 1967, tanto os benefcios comuns quanto os acidentrios ficaram abarcados pelo INPS, que passou a ser o rgo responsvel pela concesso desses. 1971 A Lei Complementar n. 11 instituiu o PRORURAL (Programa de Assistncia ao Trabalhador Rural), rgo de natureza assistencial que previa a aposentadoria por idade (aos 65 anos) com valor de 50% do maior salrio mnimo vigente no Brasil (nessa poca o salrio mnimo no era nacional). 1977 Com o advento da Lei n. 6.439 foi criado o Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social (SINPAS), atravs da agregao dos seguintes rgos: INPS, INAMPS, LBA, FUNDABEM, DATAPREV, IAPAS e CEME. 1988 A Constituio Cidad trouxe o conceito de Seguridade Social pela primeira vez no Brasil. A carta magna definiu Seguridade Social como sendo um conjunto de aes nas reas de Previdncia, Assistncia e Sade. 1990 O SINPAS foi extinto e com o advento da Lei n. 8.029 foi criado o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entidade autrquica vinculada atualmente ao MPS, por meio da fuso dos seguintes rgos: INPS e IAPAS.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 11 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 1991 Foram publicados os diplomas bsicos da Seguridade Social: a Lei n. 8.212 (PCSS Plano de Custeio da Seguridade Social) e a Lei n. 8.213 (PBPS Plano de Benefcios da Previdncia Social). As leis tratam das duas reas bsicas existentes no Direito Previdencirio: Parte de Custeio e Parte de Benefcios. Os dois diplomas supracitados substituem a antiga LOPS (Lei Orgnica da Previdncia Social Lei n. 3.807/1960). 1999 Foi editado e publicado o Decreto n. 3.048 (RPS/1999 Regulamento da Previdncia Social), que regulamenta os dispositivos presentes no PCSS e PBPS, compilando ambos em um nico documento, com maior detalhamento e com as atualizaes subsequentes. 04. Seguridade Social. Sem dvida, para o CESPE, banca responsvel pela organizao e aplicao do prximo concurso pblico de AFT, a melhor definio de Seguridade Social aquela presente na CF/1988, Art. 194:
A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Partindo da redao do artigo, podemos entender que a Seguridade Social exercida pelo Poder Pblico e pela Sociedade. A princpio, muitos podem pensar de forma errnea, que a Seguridade um dever exclusivo do Estado. O Estado deve agir sim! Deve proporcional sade, assistncia e previdncia sua populao, mas a sociedade deve conjuntamente, participar dessas aes sob forma de contribuio, ou seja, custeando as aes implementadas no mbito da Seguridade. Portanto, a Seguridade Social esse conjunto integrado de aes pblicas (Estado) e privadas (Sociedade). Um segundo aspecto a ser extrado do artigo, que a Seguridade Social se desmembra em trs reas: Sade, Previdncia e Assistncia Social. De forma esquemtica:

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 12 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01

Seguridade Social = Previdncia + Assistncia Social + Sade


Em resumo, ter Seguridade Social = ter PAS (com s mesmo). =) A organizao da Seguridade Social dever do Estado, nos termos da lei, especificamente a Lei n. 8.212/1991 (objeto de aulas futuras), e deve obedecer aos seguintes Princpios Constitucionais: 1. Universalidade da cobertura e do atendimento (UCA): Esse princpio garante dois aspectos da Seguridade universalidade da cobertura e universalidade do atendimento. Social:

A universalidade da cobertura demonstra que a Seguridade Social tem como objetivo cobrir toda e qualquer necessidade de proteo social da sociedade em geral, como a velhice, a maternidade, casos de doena, invalidez e morte. J a universalidade do atendimento demonstra que a Seguridade Social tem como objetivo atender todas as pessoas, pelo menos em regra. Deve-se ressalvar que a Sade direito de todos, a Previdncia direito apenas das pessoas que contriburam por meio das contribuies sociais, e a Assistncia Social direito de quem dela necessitar, independentemente de contribuio Seguridade Social. Fique tranquilo, iremos aprofundar esses conceitos em momento oportuno. =) 2. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais (UEBS): Esse princpio segue o alinhamento do Direito do Trabalho, presente na CF/1988, e prev que no deve haver diferena entre trabalhadores urbanos e rurais. A prestao do benefcio ou do servio ao segurado deve ser o mesmo, independentemente de ser ele um trabalhador do campo ou da cidade.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 13 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 O benefcio de aposentadoria, por exemplo, no pode ser de valor inferior aos trabalhadores rurais, bem como o atendimento mdico posto disposio do mesmo, de qualidade inferior aos prestados aos trabalhadores urbanos. Numa interpretao mais ampla, constata-se que o princpio da Uniformidade e equivalncia dos benefcios tem inspirao no princpio constitucional da igualdade (todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza CF/1988, Art. 5., caput). 3. Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios (SDBS): Esse princpio traz conceitos do glorioso Direito Tributrio, a saber: Seletividade e Distributividade. A prestao de benefcios e servios sociedade no pode ser infinita. Convenhamos, por mais que o governo fiscalize e arrecade as contribuies sociais, nunca haver oramento suficiente para atender toda a sociedade. Diante dessa constatao, deve-se lanar mo da Seletividade, que nada mais do que fornecer benefcios e servios em razo das condies de cada um, fazendo de certa forma uma seleo de quem ser beneficiado. Como exemplos claros, temos o Salrio Famlia, que devido apenas aos segurados de baixa renda. No adianta ter 7 filhos e uma remunerao de R$ 30.000,00 por ms. Para receber Salrio Famlia, necessrio comprovar que voc um segurado de baixa renda. Isso Seletividade. O mesmo vale para o Auxlio Recluso. E Distributividade? uma consequncia da Seletividade, pois ao se selecionar os mais necessitados para receberem os benefcios da Seguridade Social, automaticamente estar ocorrendo uma redistribuio de renda aos mais pobres. Isso distributividade. 4. Irredutibilidade do valor dos benefcios (IRRVB): Quando foi escrito esse princpio constitucional, no longnquo ano de 1988, o Brasil passava por uma dcada conturbada, sendo que o principal problema da poca era a inflao galopante dos preos. Um litro de leite custava 1.200,00 unidades monetrias no ms de janeiro, j no ms seguinte, 2.000,00 unidades monetrias. O constituinte originrio no teve dvidas, e decidiu proteger os usurios da Seguridade Social contra a desvalorizao do benefcio.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 14 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Atualmente, a irredutibilidade do valor dos benefcios garantida por meio de reajuste anual, geralmente em valor igual ou superior ao da inflao do mesmo perodo. Imagine o absurdo de um benefcio de aposentadoria nunca ser reajustado? No primeiro ano, o benefcio seria razovel, compatvel com as necessidades do aposentado. No segundo ano, iria apertar um pouco o cinto. No quinto ano o aposentado j estaria mendigando no semforo. E se esse aposentado vivesse at prximo aos 90 anos? No gosto nem de imaginar. Quanto a esse princpio constitucional bom frisar que o mesmo garante a preservao do valor real (poder de compra) dos benefcios previdencirios. Em suma, com o passar do tempo, os benefcios no podero perder o seu poder de compra. Imagine que um aposentado receba R$ 1.100,00 em 2012, e que esse benefcio tenha um poder de compra de 1 cesta bsica. Passado um ano, o benefcio reajustado para R$ 1.110,00, mas o seu poder de compra cai para o equivalente a 0,85 cesta bsica. Nesse caso no houve a preservao do valor real do benefcio. O Art. 201, 4. da CF/1988 apenas uma aplicao do princpio da irredutibilidade:
assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei.

Por fim, devo ressaltar que antigamente o STF defendia que o princpio da irredutibilidade preservava apenas o valor nominal dos benefcios, enquanto que a maioria dos autores ptrios defendia que tal princpio defendia o valor real dos benefcios. Atualmente no resta dvida quanto ao posicionamento do STF:
"Este Tribunal fixou entendimento no sentido de que o disposto no art. 201, 4, da Constituio do Brasil, assegura a reviso dos benefcios previdencirios conforme critrios definidos em lei, ou seja, compete ao legislador ordinrio definir as diretrizes para conservao do VALOR REAL do benefcio. Precedentes." (AI 668.444-AgR, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 13-11-2007, Segunda Turma, DJ de 7-12-2007.) No mesmo sentido: AI 689.077-AgR, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 306-2009, Primeira Turma, DJE de 21-8-2009.

5. Equidade na forma de participao no custeio (EFPC):

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 15 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A Seguridade Social financiada pelas contribuies sociais, isso fato, mas como realizada essa arrecadao? De cara, devemos ter o cuidado de no confundir equidade com igualdade. Equidade quer dizer que pessoas com o mesmo potencial contributivo devem contribuir de forma semelhante, enquanto que pessoas com menor potencial contributivo devem contribuir com valores menores. Estamos diante, novamente, de outro princpio do Direito Tributrio, o Princpio da Capacidade Contributiva. A Lei n. 8.212/1991, que alm de dispor sobre a organizao da Seguridade Social, institui o Plano de Custeio da prpria Seguridade Social, e traz diversas formas de participao no custeio! O empregado e o empregado domstico, por exemplo, contribuem com 8%, 9% ou 11% sobre as suas respectivas remuneraes, sendo que o valor mximo de remunerao o teto do RGPS (Regime Geral da Previdncia Social), atualmente no valor de R$ 4.159,00. J as empresas, por exemplo, contribuem com 20% sobre a folha de pagamento, sem respeito a teto nenhum. Como se percebe, a empresa tem um nus muito maior que um empregado, isso equidade: quem pode mais, paga mais! 6. Diversidade da base de financiamento (DBF): A base de financiamento da Seguridade Social deve ser a mais ampla e variada possvel. A Seguridade tem como base a folha de pagamento das empresas, o lucro das empresas, a remunerao dos empregados, os valores declarados pelos contribuintes facultativos, entre outras fontes de arrecadao. Essa diversidade necessria para que em caso de crise econmica em qualquer dos setores, que essa no venha a prejudicar a arrecadao das contribuies, e por consequncia, comprometer a prestao dos benefcios populao. A manuteno da Seguridade Social to importante, que a prpria CF/1988 admite uma ampliao da base de financiamento, conforme podemos extrair da primeira parte do Art. 195, 4.:
A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social.

7. Carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados (DDQ):

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 16 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Esse princpio visa participao da sociedade, em geral, na gesto da Seguridade Social. A gesto da Seguridade democrtica (participa quem tem interesse), descentralizada (pessoas de vrios setores diferentes podem participar) e quadripartite. E o que isso significa? Quer dizer que obrigatria a participao de 4 classes, sendo, trabalhadores, empregadores, aposentados e Governo, nas instncias gestoras da Seguridade Social, que so: CNPS (Conselho Nacional da Previdncia Social) e CRPS (Conselho de Recursos da Previdncia Social). Resumindo tudo isso num quadrinho para voc no esquecer: Princpios Constitucionais da Seguridade Social 1 2 3 4 5 6 Universalidade da Cobertura e do Atendimento Uniformidade e Equivalncia dos Benefcios e UEBS Servios s populaes urbanas e rurais Seletividade e Distributividade na prestao SDBS dos Benefcios e Servios. UCA IRRVB Irredutibilidade do Valor dos Benefcios. EFPC DBF Equidade Custeio. na Forma de Participao no

Diversidade da Base de Financiamento. Carter Democrtico e Descentralizado da administrao, mediante gesto Quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

DDQ

O mais importante aqui, alm de internalizar os conceitos que representam esses princpios, realmente DECOR-LOS ou MEMORIZLOS (chame como quiser!), pois muitas bancas, no s o CESPE, adoram mistur-los. Quer um exemplo? Em vez de trazer o princpio da Universalidade da cobertura e do atendimento e Uniformidade e equivalncia dos benefcios, invertem-se os conceitos reescrevendo-os...

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 17 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Uniformidade da cobertura e do atendimento. Universalidade de equivalncia dos benefcios; ... o que muitas vezes passa despercebido pelo candidato que precisa resolver a prova dentro do tempo determinado. Ento, muito cuidado! O que parece simples pode ser na verdade uma pegadinha de mau gosto! 05. Financiamento da Seguridade Social Parte Constitucional. Antes de iniciarmos esse tpico, devo avisar que em aulas especficas sero tratados com mais detalhes, os assuntos pertinentes ao financiamento da Seguridade Social. Por enquanto, vamos continuar nossa explanao com base na CF/1988, especificamente no Art. 195, caput:
A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das contribuies sociais.

Como se pode observar, o dispositivo constitucional dividiu o dever de contribuir para a Seguridade Social entre o Estado (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) e a Sociedade (Contribuies Sociais). Imaginou o Estado tendo que arcar com todo o nus? No existiria nenhum servio pblico alm da Seguridade Social, seria um caos total. E as receitas do Estado? Como estaro dispostas? De que forma? Em qual oramento? A resposta est no Art. 195, 1.:
As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio.

Como se depreende da literalidade do dispositivo, no oramento da Unio, constar apenas receitas da Unio destinadas a Seguridade Social. No haver captura das receitas estaduais, distritais e municipais, em prol da Seguridade Social. Em resumo, todo ente poltico (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) deve contribuir com a Seguridade, mas com oramentos separados. Nada de juntar tudo no caixa da Unio! Como ser elaborado esse oramento para a seguridade? A resposta vem do Art. 195, 2.:
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 18 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
A proposta de oramento da seguridade social ser elaborada de forma integrada pelos rgos responsveis pela sade, previdncia social e assistncia social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias (LDO), assegurada a cada rea a gesto de seus recursos.

Como se extrai, a elaborao do oramento, por qualquer ente poltico, ocorrer de forma integrada pelos rgos responsveis das trs reas da Seguridade Social: Sade, Previdncia Social e Assistncia Social. Invadindo um pouco a disciplina de AFO (Administrao Financeira e Oramentria), observa-se que o oramento deve obedecer s metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) do respectivo ente. Nesse ponto deve-se ter cuidado, pois a prova pode tentar confundir o candidato, trocando a frase metas e prioridades por diretrizes, objetivos e metas. Por que essa precauo? Porque temos na CF/1988 que:

Plano Plurianual (PPA) estabelece Diretrizes, Objetivos e Metas (DOM) da Administrao Pblica. Lei Diretrizes Oramentrias (LDO) Prioridades (MP) da Administrao Pblica. Entendeu a maldade? =) Agora que falamos do financiamento por parte do Estado, vamos falar sobre o financiamento por parte da Sociedade, o que inclui eu e voc, meu caro aluno. Recuperando o Art. 195, e seus incisos, temos que:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais:

de

estabelece

Metas

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 19 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III - sobre a receita de concursos de prognsticos. IV - do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

O Art. 195 traz as linhas gerais sobre as contribuies sociais, sendo que o detalhamento ser dado pela Lei n. 8.212/1991 (Plano de Custeio da Seguridade Social) e, de forma mais detalhada em alguns tpicos, pelo Decreto n. 3.048/1999 (Regulamento da Previdncia Social). Essas contribuies por j estarem previstas na CF/1988 no necessitam de lei complementar para serem institudas, necessitando apenas de lei ordinria. Essas normas sero tratadas em aulas especficas. Por enquanto, vamos detalhar as disposies constitucionais sobre financiamento da Seguridade Social acima expostas. 1. Empregador: A CF/1988 alarga o conceito de empregador, ao citar os termos empresa ou entidade a ela equiparada. O conceito previdencirio de empregador bem amplo. As contribuies dos empregadores e seus equiparados incidem sobre trs bases diferentes: a) Folha de Salrio: O empregador, a empresa ou seu equiparado recolhe suas contribuies sociais aplicando um percentual, geralmente 20%, sobre o total da folha de salrios dos seus empregados ou pessoas que prestem servio sem vnculo empregatcio (trabalhador avulso, por exemplo), sem
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 20 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 limite algum! Como assim? Se a folha for de R$ 10 milhes, o empregador vai ter que recolher R$ 2 milhes em Contribuio Social. Essa contribuio recebe o nome popular de Cota Patronal. b) Receita ou Faturamento: Nesse caso, o empregador recolhe suas contribuies aplicando um percentual sobre a receita (empresas comerciais) ou faturamento (empresas industriais). Essas contribuies so (Programa de Integrao Social) e a COFINS (Contribuio Financiamento da Seguridade Social). c) o lucro; Por fim, nessa situao, o empregador recolhe suas contribuies sociais aplicando um percentual sobre o lucro da empresa. Essa contribuio a CSLL (Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido). Num primeiro momento, nos enganamos ao achar que o PIS/COFINS e a CSLL possuem a mesma base de clculo. Deve-se ter em mente que so conceitos distintos da Contabilidade Geral: Receita = Receita Bruta de Vendas (RBV) = primeira linha da DRE (demonstrao do resultado do Exerccio). o total de receitas obtidas pela empresa. um valor maior que o lucro. Lucro = Lucro antes do IR/CSLL = linha intermediria da DRE. o total de receitas obtidas pela empresa com descontos de vrias despesas. um valor menor que a Receita. Entendeu a diferena? Eu sei que Contabilidade, mas quem est estudando para a AFT, deve estar fera em Contabilidade tambm. =) Antes de concluirmos esse tpico sobre as contribuies sociais do Empregador, importante mostrar uma jurisprudncia do STF, a saber:
Smula STF n. 688/2003: legtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o 13. salrio

sociais sobre o o PIS para o

isso mesmo! Nem a gratificao natalina (ou 13. salrio) est livre da obrigao de contribuir para o financiamento da Seguridade Social. Como podemos notar, amigo, a preocupao do Poder Pblico em manter a Seguridade Social em plena forma financeira enorme.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 21 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 2. Trabalhador: O conceito de trabalhador tambm amplo. No abrange apenas o empregado em si, como tambm o contribuinte individual, o trabalhador avulso, o empregado domstico, o segurado especial e o contribuinte facultativo. A contribuio do trabalhador, em regra, incide sobre os valores pagos pelo seu empregador, mas veremos durante o curso que o Segurado especial, por exemplo, tem uma forma peculiar de contribuir. A CF/1988 deixou claro que no haver incidncia de contribuio social para o trabalhador sobre a sua aposentadoria ou sua penso, concedida pelo Regime Geral da Previdncia Social. O constituinte, de forma correta, afastou a incidncia das contribuies sociais nos perodos em que o cidado encontra-se debilitado ou mais precisa de recursos: na aposentadoria ou na viuvez. Antes de continuarmos, considero importante conhecermos os dizeres do Art. 167, inciso XI da CF/1988, que traz:
vedada (proibida) a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais de que trata o art. 195, I, a (Contribuio do Empregador Folha de Salrios), e II (Contribuio do Trabalhador), para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social (RGPS) de que trata o art. 201 (Benefcios da Seguridade Social: Aposentadoria, Auxlio Doena, Salrio Famlia, etc.).

Como podemos observar, as contribuies sobre Folha de Salrio do Empregador e as contribuies do trabalhador s podem ser utilizadas para o pagamento dos benefcios do RGPS. 3. Concursos de prognsticos: Sem dvidas, esse o concurso mais fcil de fazer e o mais difcil de passar!!! quase um paradoxo. RS! Brincadeiras parte, as receitas obtidas em concursos de prognsticos, como a Mega Sena da Caixa Econmica Federal, sofrem desconto em prol da Seguridade Social. 4. Importador de bens ou servios do exterior: Aps a Emenda Constitucional n. 42/2003, o importador foi obrigado a contribuir para a Seguridade Social atravs do PISProf. Ali Mohamad Jaha Pgina 22 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Importao e da COFINS-Importao. Estamos diante de uma nova base de financiamento, conforme preceitua o princpio da Diversidade da Base de Financiamento. Esse alargamento garantiu novos e importantes recursos para a Seguridade Social, e garantiu ainda mais segurana contra possveis quebras econmicas em alguns setores do mercado. Esse o governo sendo precavido. Agora vamos analisar os demais pargrafos do Art. 195! Esses dispositivos trazem alguns preceitos interessantes sobre a questo do financiamento da Seguridade Social. Tome nota:
3 - A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios.

Esse pargrafo afirma que a pessoa jurdica em dbito com a Seguridade Social no pode realizar qualquer tipo de negociao com o Estado, muito menos dele receber benefcios. Exemplo clssico seria uma empresa com dbitos patronais querendo participar de licitao pblica. Isso seria inadmissvel. Outro exemplo seria uma empresa com os mesmos dbitos, quererem gozar de um regime tributrio mais privilegiado. Novamente, outra situao inadmissvel.
4 - A lei (complementar) poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social, obedecido ao disposto no art. 154, I.

O dispositivo permite que o Estado institua outras fontes para garantir a manuteno ou expanso do sistema de Seguridade Social. Essas novas fontes so as denominadas Contribuies Sociais Residuais. As contribuies, conforme o Direito Tributrio, so apenas uma espcie do gnero tributo, e o dispositivo acima deixa claro esse entendimento, ao aplicar s Contribuies Sociais Residuais o mesmo tratamento constitucional dado aos impostos residuais (Art. 154, inciso I). E afinal, para se instituir novas fontes, quais so os requisitos necessrios? So os seguintes:

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 23 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 1. A criao das Contribuies Sociais Residuais se dar por meio de Lei Complementar; 2. As contribuies devero ser no cumulativas; 3. O fato gerador (FG) ou a base de clculo (BC) dessas novas contribuies devero ser diferentes do FG e da BC das contribuies sociais existentes. O STF tem o entendimento que as contribuies sociais residuais podem ter o mesmo FG ou a mesma BC dos impostos existentes. Esse entendimento importante!
5 - Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

Estamos diante de uma atitude prudente do constituinte originrio. Imagine o Estado criando novos benefcios sem uma fonte para custelos. A fonte de custeio dos benefcios j existentes seria prejudicada, implicando prejuzo consequente a seus beneficirios. A CF/1988 clara ao afirmar que para criao ou majorao de benefcios ou servios da Seguridade Social, deve-se apresentar a Fonte de Custeio Total que ir financiar essa expanso. Fique atento palavra total, no caia na conversa de que pode ser fonte de custeio parcial, est errado! A fonte de custeio deve ser TOTAL.
6 - As contribuies sociais de que trata este artigo (Contribuies Sociais para a Seguridade Social) s podero ser exigidas aps decorridos 90 (noventa) dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, "b" (Anterioridade Anual).

Estamos diante de uma regra de produo de efeitos financeiros. Em outras palavras, aps a publicao da lei que criou a contribuio social, a partir de quando ela poder ser exigida pelo Estado? No caso das contribuies sociais, o Estado, por meio da Receita Federal do Brasil, deve aguardar 90 dias para iniciar a exigncia dessa nova contribuio (Anterioridade Nonagesimal ou Mitigada). Como se extrai da norma constitucional, o dispositivo afastou a Anterioridade Anual (CF/1988, Art. 150, inciso III, alnea b), cuja essncia diz que o tributo s ser exigido no exerccio financeiro seguinte ao daquele em que a lei de instituio (ou de majorao) do tributo foi publicada. Em suma, as contribuies sociais podem ser exigidas em 90 dias, aps a publicao da
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 24 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 lei instituidora, sem a necessidade de aguardar o incio do exerccio financeiro seguinte ao da publicao da referida lei. A Anterioridade Anual e a Anterioridade Nonagesimal so corolrios (decorrncias) do Princpio Constitucional da No surpresa (CF/1988, Art. 150, inciso III, alneas a, b e c). Esse princpio, presente no Direito Tributrio, visa garantir a segurana jurdica do contribuinte perante a sede arrecadatria do Estado. Sem o referido princpio, o Governo poderia instituir e cobrar tributos do cidado de forma imediata, surpreendendo os contribuintes de tal forma que esses, no teriam tempo para se programar quanto ao aumento de despesas tributrias, sendo apanhados desprevenidos. Por isso, a Carta Magna prev de forma expressa os perodos da anterioridade, protegendo o cidado pagador de tributos de surpresas repentinas em seus oramentos mensais. Outro ponto importante a jurisprudncia do STF aplicvel ao dispositivo:
Smula STF n. 669/2003: Norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigao tributria no se sujeita ao princpio da anterioridade.

Diante de tal entendimento, fica claro que norma que altera prazo de recolhimento de contribuio social tem aplicao imediata, no precisando aguardar 90 dias (Anterioridade Nonagesimal ou Mitigada) e nem o incio do exerccio financeiro seguinte (Anterioridade Anual), sendo aplicada de imediato a partir da data da publicao do ato normativo. Esse entendimento aplicvel tambm s normas que reduzem as contribuies sociais, que entram em vigor na data de sua publicao.
7 - So isentas (imunes) de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social (EBAS) que atendam s exigncias estabelecidas em lei.

Esse dispositivo trata de caso de imunidade! A CF/1988 usa a palavra isentas, mas isso foi falta de tcnica do constituinte originrio, pois quando a prpria constituio impede que o Estado tribute pessoas, bens, operaes e servios, diz-se estar diante de uma imunidade, e no de uma iseno, como traz a ntegra do pargrafo. Em contrapartida, quando nasce uma obrigao tributria, o Auditor Fiscal constitui o crdito tributrio e mediante lei, o Estado dispensa o pagamento desse crdito em favor dele prprio. Estamos ento diante de uma iseno. Apesar desse erro de redao, fique atento ao comando da questo! Se ela copiar e colar o texto constitucional marque como certa! Se a questo
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 25 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 for mais elaborada e conceitual, tenha em mente estar diante de uma imunidade e no de uma iseno. Do texto, podemos inferir que nem todas as EBAS (Entidade Beneficentes de Assistncia Social) so imunes de contribuio para seguridade social, mas apenas aquelas que atendam aos requisitos estabelecidos em lei. Que requisitos so esses? Bem, esses requisitos estavam previstos na Lei n. 8.212/1991, mas recentemente, em 2009, esses dispositivos foram revogados pela Lei n. 12.101/2009, que dispe sobre a certificao das EBAS e regula os procedimentos de iseno (imunidade, na verdade) de contribuies para a seguridade social. A Lei n. 12.101/2009, em seu art. 29, traz os seguintes requisitos para as EBAS que desejam ser imunes:
1. No percebam seus diretores, conselheiros, scios, instituidores ou benfeitores, remunerao, vantagens ou benefcios, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou ttulo, em razo das competncias, funes ou atividades que lhes sejam atribudas pelos respectivos atos constitutivos; 2. Aplique suas rendas, seus recursos e eventual supervit integralmente no territrio nacional, na manuteno e desenvolvimento de seus objetivos institucionais; 3. Apresente certido negativa ou certido positiva com efeito de negativa de dbitos relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS); 4. Mantenha escriturao contbil regular que registre as receitas e despesas, bem como a aplicao em gratuidade de forma segregada, em consonncia com as normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); 5. No distribua resultados, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, sob qualquer forma ou pretexto; 6. Conserve em boa ordem, pelo prazo de 10 (dez) anos, contado da data da emisso, os documentos que comprovem a origem e a aplicao de seus recursos e os relativos a atos ou operaes realizados que impliquem modificao da situao patrimonial; 7. Cumpra as obrigaes acessrias estabelecidas na legislao tributria;

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 26 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
8. Apresente as demonstraes contbeis e financeiras devidamente auditadas por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) quando a receita bruta anual auferida for superior ao limite fixado pela Lei Complementar n. 123/2006 (Lei do Simples Nacional).

Tudo certo? Antes de continuar, devo ressaltar que a jurisprudncia do STF em 2012 considerou constitucional a exigncia de renovao peridica do Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social. (CEBAS). Vamos continuar analisando os pargrafos do Art. 195? Vamos l!
8 O produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais e o pescador artesanal, bem como os respectivos cnjuges, que exeram suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuiro para a seguridade social mediante a aplicao de uma alquota sobre o resultado da comercializao da produo e faro jus aos benefcios nos termos da lei.

O dispositivo introduz a figura do contribuinte Segurado Especial. Esses contribuintes tm uma forma singular de contribuio. Por exercerem atividades que no geram pagamentos peridicos, a exemplo dos empregados, eles contribuem com um percentual sobre a receita bruta de comercializao de sua produo. Esse dispositivo retorna dois princpios constitucionais da Seguridade Social: Equidade na forma de participao no custeio (EFPC): No seria justo o segurado especial contribuir de forma mensal, sendo que o seu ganho acontece de forma espordica, apenas em algumas pocas do ano (perodo de safra ou colheita). Diversidade da base de financiamento (DBF): Ao se diferenciar a forma de tributao, estar automaticamente diversificando a base de financiamento e, consequentemente, tornando a Seguridade Social mais resistente a crises econmicas setoriais.
9 As contribuies sociais previstas no inciso I (Contribuio Social do Empregador) do caput deste artigo podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 27 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 De certa forma, esse dispositivo introduzido pela Emenda Constitucional n. 47/2005, busca beneficiar alguns setores econmicos, pois permite que a alquota ou a base de clculo das contribuies sociais dos Empregadores sejam diferenciadas em razo de 4 fatores: 1. Atividade Econmica: A depender do tipo de atividade exercida pela empresa, o governo pode instituir um regime mais benfico de contribuio. Como nos casos das empresas de TI (Tecnologia da Informao); 2. Utilizao intensiva de mo de obra: Existem setores que utilizam maciamente a mo de obra (agora sem hfen, como manda a nova ortografia, ok?) como na construo civil, e outros nem tanto, como no desenvolvimento de novas tecnologias da informao. O governo, diante de tal discrepncia, pode conceder diferenciaes benficas aos setores que mais utilizam a mo de obra, garantindo a manuteno da empresa e dos empregos de seus funcionrios. 3. Porte da Empresa: Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) j fazem jus de um regime diferenciado e mais benfico (Simples Nacional Lei Complementar n. 123/2006), mas nada impede que sejam criados novos regimes; 4. Condio Estrutural do Mercado de Trabalho: O governo pode utilizar esse fator para desonerar a folha de salrios de setores que estiverem em crise. Atentem para o esqueminha que aprendi com o meu amigo Prof. talo Romano:

Perceberam as letras em negrito? um mnemnico! A+U+P+M, ou reordenando, PUMA! =)


10. A lei definir os critrios de transferncia de recursos para o sistema nico de sade (SUS) e aes de assistncia social da Unio para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, e dos Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 28 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
Estados para os Municpios, observada a respectiva contrapartida de recursos.

Dispositivo voltado para a parte oramentria, no cabe nenhum comentrio.


11. vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a (Contribuio do Empregador Folha de Salrios), e II (Contribuio do Trabalhador) deste artigo, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar.

Existe a possibilidade de remisso (extino do crdito tributrio) ou anistia (excluso de crdito tributrio) para a Contribuio do Empregador sobre Folha de Salrio e para Contribuio do Trabalhador. A nica ressalva que o montante dos dbitos objeto de remisso ou anistia seja inferior ao limite fixado em lei complementar. Por favor, na hora da prova no confunda Remisso (extino) com Remio (resgate/quitao), ok?! Fica a dica!
12. A lei definir os setores de atividade econmica para os quais as contribuies incidentes na forma dos incisos I, b (Contribuio do Empregador sobre a Receita ou Faturamento); e IV (Contribuio do Importador) do caput, sero no cumulativas.

A lei definir os setores econmicos em que a Contribuio do Empregador sobre Receita ou Faturamento (PIS e COFINS) e a Contribuio do Importador (PIS-Importao e COFINS-Importao) sero no cumulativas, ou seja, sero recuperveis. Uma contribuio no cumulativa, ou no recupervel, aquela que pode ser compensada em vendas futuras. Exemplo: Um importador compra uma mquina na China por R$ 10.000,00, com COFINS de R$ 760,00 (7,6%). Nessa operao o importador ganhou um crdito de R$ 760,00! No ms seguinte, vende a referida mquina no mercado interno por R$25.000,00. Essa operao de venda constituiu uma COFINS de R$ 1.900 (7,6%) para o importador pagar, mas como ele j possua um crdito de R$ 760,00, s recolher R$1.140,00 (R$ 1.900,00 R$ 760,00). Esse o conceito de no cumulatividade. =)
13. Aplica-se o disposto no 12 inclusive na hiptese de substituio gradual, total ou parcial, da contribuio incidente na forma do inciso I, a (Contribuio do Empregador Folha de Salrios), pela incidente sobre a receita ou o faturamento.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 29 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Esse dispositivo demonstra um desejo para o futuro por parte do governo. O Estado deseja substituir gradualmente as contribuies do Empregador sobre folha de salrios e adotar uma contribuio equivalente sobre a receita ou faturamento do Empregador. No caso, essa substituio deveria seguir a sistemtica da no cumulatividade presente no 12. Em uma ltima anlise, o objetivo desse pargrafo desonerar a folha de pagamento e incentivar o setor produtivo, que exige grande quantitativo de mo de obra, e por consequncia, tem uma grande folha de salrios. 06. Sade. Continuando em nossos estudos, vamos agora apresentar cada uma das reas da Seguridade Social, sendo: Sade, Previdncia e Assistncia Social. Vamos iniciar pela Sade! J adianto que esse assunto no essencial para o concurso de AFT, mas irei apresentar todas as disposies constitucionais, com os devidos comentrios. Vamos comear? =) Na CF/1988, o Art. 196 traz as linhas gerais sobre a Sade:
A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

Do artigo acima conseguimos vislumbrar que a sade um direito de todos, no se exigindo nenhuma contribuio por parte da pessoa usuria. Qualquer pessoa, pobre ou rica, tem direito de ser atendido nos postos pblicos de sade, sem distino. Podemos perceber claramente isso nas campanhas de vacinao para a populao. Nada cobrado ou previamente exigido daqueles que se dirigem aos postos de vacinao.
Art. 197. So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

A Sade de extrema relevncia ao Estado, provavelmente seja o setor mais sensvel do governo. A regulamentao, fiscalizao e controle da Sade cabem ao Estado. Por sua vez, a execuo de aes e servios de sade cabem tanto ao Estado quanto Iniciativa Privada (Pessoas Jurdicas Hospitais e Pessoas Fsicas Mdicos).
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 30 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 O artigo seguinte trata do SUS (Sistema nico de Sade):
Art. 198. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico (SUS), organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III - participao da comunidade.

O artigo 198 informa que a sade ser tratada de forma regionalizada e hierarquizada, constituindo o SUS (Sistema nico de Sade), sendo os incisos I, II e III as diretrizes do SUS. O SUS ser financiado com recursos do Oramento da Seguridade Social de cada um dos entes polticos, alm de outras fontes. Essas disposies encontram-se no 1. do Art. 198 e fazem correlao ao Art. 195 que define que a Seguridade Social ser financiada por todos os entes polticos. Correlao lgica! Se os entes polticos iro financiar a Seguridade Social, tambm iro automaticamente financiar a Sade, pois a Sade apenas uma rea da Seguridade Social, ou seja, a Sade est inserida dentro da Seguridade Social. Vejamos o dispositivo:
1. O sistema nico de sade (SUS) ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes.

Existe a obrigao constitucional dos entes polticos aplicarem um valor mnimo de recursos na Sade. Essa obrigao encontra-se no Art.198 2.:
2 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre: I no caso da Unio, na forma definida nos termos da lei complementar prevista no 3;

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 31 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
II no caso dos Estados e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 155 (ITCMD, ICMS e IPVA) e dos recursos de que tratam os arts. 157 (Repartio das Receitas Tributrias) e 159, inciso I, alnea a (FPE Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal), e inciso II (10% do IPI aos Estados e Distrito Federal), deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios; III no caso dos Municpios e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 156 (IPTU, ITBI e ISS) e dos recursos de que tratam os arts. 158 (Repartio das Receitas Tributrias) e 159, inciso I, alnea b (FPM Fundo de Participao dos Municpios) e 3 (25% dos 10% do IPI aos Estados e Distrito Federal).

O inciso I, deixou para a lei complementar definir sobre qual base a Unio dever calcular os recursos mnimos a serem aplicados na Sade. E conforme as disposies constitucionais seguintes, essa lei complementar deve ser reavaliada periodicamente. Vamos aos dispositivos constitucionais:
3 Lei complementar, que ser reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecer: I os percentuais de que trata o 2 (Recursos mnimos a serem aplicados pela Unio na Sade); II os critrios de rateio dos recursos da Unio vinculados sade destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municpios, objetivando a progressiva reduo das disparidades regionais; III as normas de fiscalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal; IV as normas de clculo do montante a ser aplicado pela Unio.

Como j citei anteriormente, provavelmente, a Sade seja o setor mais sensvel do Estado. A demanda por agentes comunitrios de sade to grande e to rpida em algumas reas especficas, que, se o governo fosse seguir os trmites normais de contratao (Concurso Pblico),
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 32 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 dispenderia muito tempo! E em se tratando de sade pblica, muitas vezes o tempo fator decisivo, podendo dessa forma ser poupado por vnculos menos burocrticos. Assim, os agentes comunitrios de sade seguem uma sistemtica muito particular, sendo essa sistemtica elencada na prpria CF/1988, a saber:
4 Os gestores locais do sistema nico de sade podero admitir agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias por meio de processo seletivo pblico, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuies e requisitos especficos para sua atuao. 5 Lei federal dispor sobre o regime jurdico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentao das atividades de agente comunitrio de sade e agente de combate s endemias, competindo Unio, nos termos da lei, prestar assistncia financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, para o cumprimento do referido piso salarial. 6 Alm das hipteses previstas no 1 do art. 41 e no 4 do art. 169 da Constituio Federal, o servidor que exera funes equivalentes s de agente comunitrio de sade ou de agente de combate s endemias poder perder o cargo em caso de descumprimento dos requisitos especficos, fixados em lei, para o seu exerccio.

Podemos extrair que a contratao de agentes comunitrios de sade se dar por meio de processo seletivo, que um mtodo bem mais clere que o concurso pblico. Observamos tambm que esses funcionrios no seguem o Regime Estatutrio (Lei n. 8.112/1990), muito menos o Regime da CLT (Decreto-Lei n. 5.452/1943). Eles seguem um regime prprio, diferenciado, e institudo por lei federal, no caso, a Lei n. 11.350/2006. Por fim, foi criada uma nova possibilidade de perda de cargo, exclusiva aos agentes comunitrios de sade, diferente daquelas previstas na prpria CF/1988. A CF/1988 define que a assistncia sade livre iniciativa privada. Nada mais lgico! J vimos l no Art. 197 que a execuo de aes e servios de sade pode ser realizada pela iniciativa privada (pessoas jurdicas e pessoas fsicas). Vamos aos dispositivos constitucionais:
Art. 199. A assistncia sade livre iniciativa privada.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 33 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
1 - As instituies privadas podero participar de forma complementar (no suplementar!) do sistema nico de sade (SUS), segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia s entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. 2 - vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. 3 - vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. 4 - A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao.

O Art. 199 e seus pargrafos no merecem maiores comentrios. Para encerrar o tpico sobre Sade, citarei apenas as competncias constitucionais dos SUS, presentes no Art. 200. Para constar, meu amigo concurseiro, existe a Lei n. 8.080/1990, que melhor detalha as competncias e o funcionamento do SUS, mas esta no ser objeto de nossos estudos. Vamos aos dispositivos constitucionais:
Art. 200. Ao sistema nico de sade (SUS) compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; II - executar as aes de vigilncia sanitria epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; e

III - ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; IV - participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; V - incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 34 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; VII - participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; VIII - colaborar na proteo do compreendido o do trabalho. meio ambiente, nele

07. Previdncia Social. Vamos agora abordar a segunda rea da Seguridade Social, e a mais importante para os nossos estudos, a Previdncia Social. Recorremos mais uma vez aos dispositivos constitucionais:
Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral (RGPS Regime Geral da Previdncia Social), de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; II - proteo maternidade, especialmente gestante; III - proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; IV salrio famlia e auxlio recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; V - penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2. (benefcio que substitui o rendimento do segurado ter como valor mensal mnimo o salrio mnimo nacional).

Do caput do artigo exprime-se que a Previdncia Social contributiva! Ao contrrio da Sade, onde qualquer pessoa pode dela usufruir, na Previdncia, para o cidado gozar dos benefcios previdencirios, o mesmo dever estar obrigatoriamente filiado e contribuindo regularmente para o RGPS (Regime Geral da Previdncia Social). No existe, em regra, benefcio sem custeio.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 35 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A ideia da Previdncia Social equivalente de uma contratao de seguro comum, como dos veculos, por exemplo. Voc compra um veculo e faz o seguro! Voc paga um valor estipulado por ano, e caso sofra algum sinistro, o seguro cobre essa ocorrncia. Quando o segurado contribui para a Previdncia, ele est contratando um seguro. Logo, quando ocorrer algum sinistro (idade avanada, invalidez ou morte, por exemplo), estar coberto pelos benefcios previdencirios. Essa a ideia! =) Os incisos tratam dos benefcios previdencirios. Esses benefcios sero objeto de estudo mais aprofundado no decorrer de nosso curso. Por enquanto, farei breves comentrios:
I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada;

A cobertura dos eventos ser realizada da seguinte forma pela Previdncia Social: Cobertura de Eventos de: 1. Doena: 2. Invalidez: 3. Morte: 4. Idade Avanada: Benefcio: Auxlio Doena Acidente. e Auxlio

Aposentadoria por Invalidez. Penso por Morte. Aposentadoria por Idade e por Tempo de Contribuio.

II - proteo maternidade, especialmente gestante;

A proteo maternidade, principalmente gestante, se d atravs do Salrio Maternidade, que passa a ter o direito com nascimento da criana, ou mesmo por meio de adoo, conforme disposies legais.
III - proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio;

Nesse ponto da disciplina, muitos bons alunos se confundem! O Seguro Desemprego um benefcio de natureza previdenciria que administrado e concedido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) e
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 36 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 no pelo INSS, mas no a proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio assegurada pela Constituio. Muito bem, ento qual a manuteno garantida pela Previdncia Social aos seus beneficirios nesses casos? o Perodo de Graa (PG), que nada mais do que o prazo de 12 meses, no qual o desempregado no contribui para a previdncia Social, mas mantm a sua qualidade de segurado, inclusive podendo gozar dos benefcios previdencirios.
IV salrio famlia e auxlio recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda;

Salrio famlia e Auxlio Recluso s para o segurado baixa renda, conforme disposies legais. No adianta ir ao INSS reclamar que a vida est difcil, pois o critrio objetivo! baixa renda, tem direito! No baixa renda, sinto muito!
V - penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no 2. (benefcio que substitui o rendimento do segurado ter como valor mensal mnimo o salrio mnimo nacional).

A penso por morte no exige nenhum comentrio adicional. O segurado morre e deixa penso para a esposa, marido, companheiro ou equiparado, filhos. Enfim, o beneficirio no ser o prprio segurado, mas seus dependentes. Sendo que a penso por morte ser de no mnimo um salrio mnimo mensal. Continuando nossa anlise, especificamente sobre o benefcio Aposentadoria, temos o seguinte dispositivo pertencente ao Art. 201:
1 vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos beneficirios do regime geral de previdncia social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica e quando se tratar de segurados portadores de deficincia, nos termos definidos em lei complementar.

Sobre a aposentadoria, a CF/1988 clara: os requisitos e critrios adotados para a sua concesso sero sempre os mesmos, no sendo aceitos critrios diferenciados. Uma das ressalvas fica por conta da Aposentadoria Especial que trata dos segurados que trabalham em condies extremamente prejudiciais sade, sendo que, esses trabalhadores tm o direito a se aposentar com 15, 20 ou 25 anos, a depender da atividade laboral. A outra ressalva trata da Aposentadoria
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 37 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 do Portador de Deficincia, que veio recentemente a ser tratada em lei complementar, a Lei Complementar n. 142, publicada em 09 de Maio de 2013.
2 Nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo.

Pela primeira vez o termo Salrio de Contribuio aparece na CF/1988! O que significa isso? Salrio de contribuio (SC) a parte do rendimento do segurado que servir de base de clculo para as Contribuies Sociais. Nem tudo que o trabalhador recebe pode ser considerado SC! Podemos citar o exemplo do empregado de uma metalrgica que recebe R$ 2.000,00 por ms em dinheiro mais R$ 750,00 em auxilio alimentao (disponibilizado em carto magntico), totalizando R$ 2.750,00. Qual o SC dele? R$ 2.000,00! Conforme veremos em aulas futuras, existem parcelas que integram o SC e outras que no integram o SC do segurado. Muita ateno! Conhecer se determinada parcela da remunerao integrante ou no do SC fundamental para as provas do CESPE! Voltando ao dispositivo constitucional, nenhum benefcio do segurado que substitua o seu SC (parte do rendimento ou o rendimento inteiro) ou o seu rendimento no poder ser inferior ao salrio mnimo nacional. Norma protetiva! Imagine um trabalhador contribuinte em idade avanada, que ao entrar com pedido de aposentadoria no INSS, informado aps os clculos previdencirios que sua aposentadoria ter valor inferior a um salrio mnimo! No mesmo momento ele decide deixar de viver, alegando que a vida no compensa, que trabalhou a vida toda, e outras coisas do gnero que voc pode imaginar! Ressalvadas as brincadeiras, essa situao impossvel graas a esse dispositivo! O benefcio dele ser de no mnimo um salrio mnimo! Esse o limite mnimo dos benefcios da Previdncia Social.
3 Todos os salrios de contribuio considerados para o clculo de benefcio sero devidamente atualizados, na forma da lei.

Continuamos com o exemplo do idoso acima. Quando ele der entrada no pedido do benefcio da aposentadoria no INSS, todos os SC (Base de Clculo das Contribuies Sociais) da sua vida laboral sero atualizados at o dia do pedido do benefcio! Imagine voc, ter um SC de R$ 750,00 em 2000, e 13 anos depois, em 2013, o INSS considerar esse mesmo SC sem qualquer atualizao monetria? No seria justo, no mesmo? Em resumo, acontece assim: O segurado entra com o pedido do
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 38 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 benefcio, o INSS consulta todos os SC do segurado e atualiza-os monetariamente at a data do pedido. Faz-se a mdia dos SC, conforme disposies legais, e sobre esse SC mdio se constituir o valor do benefcio do segurado.
4 assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei.

Lembra-se desse princpio da Seguridade Social? Sim... o Princpio da Irredutibilidade do Valor dos Benefcios. Com esse dispositivo, o constituinte quis assegurar o valor real dos benefcios. Imagine se um de seus pais recebesse uma aposentadoria de R$ 1.500,00 em 2010, de R$ 1.500,00 em 2013 e alguns anos depois, em 2020, uma aposentadoria de R$ 1.500,00??? Nessa altura dos acontecimentos, ele j teria perdido pelo menos 45% do poder de compra de sua aposentadoria! Pela importncia do assunto, ele foi elencado no texto constitucional pela Emenda Constitucional n. 20/1998.
5 vedada a filiao ao regime geral de previdncia social (RGPS), na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia (RPPS).

Esse exatamente o meu caso! Sou servidor pblico federal e participante do RPPS. Posso participar do RGPS? Sim! Na condio de empregado, por exemplo, caso fosse professor de Direito Tributrio em alguma universidade, ou na condio de contribuinte individual, caso trabalhasse por conta prpria como engenheiro, nos finais de semana. O que no pode pessoa participante do RPPS, filiar-se no RGPS na condio de segurado facultativo, s porque est sobrando uma graninha no final do ms! Nesse mesmo sentido, a Instruo Normativa INSS/PRESS n. 45/2010 traz as seguintes disposies em relao aos Servidores Pblicos Federais:
Art. 35, 1. A partir de 15/05/2003, data da publicao da Lei n. 10.667/, vedada a filiao ao RGPS, na qualidade de segurado facultativo, do servidor pblico efetivo civil da Unio, de suas respectivas Autarquias ou Fundaes, participante de RPPS, inclusive na hiptese de afastamento sem vencimentos.

Entretanto, o mesmo ato normativo traz as seguintes disposies em relao aos Servidores Pblicos Estaduais, Distritais e Municipais:
Art. 35. A partir de 16/12/1998, data da publicao da Emenda Constitucional n. 20/1998, vedada a filiao ao RGPS, na Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 39 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de RPPS (Estadual, Distrital e Municipal), salvo na hiptese de afastamento sem vencimento e desde que no permitida, nesta condio, contribuio ao respectivo regime prprio.

Em suma, ao contrrio dos Servidores Federais, os Servidores dos Estados, do DF e dos Municpios podero contribuir como segurado facultativo, desde que estejam afastados, sem receber seus vencimentos e que no estejam contribuindo para o seu RPPS.
6 A gratificao natalina dos aposentados e pensionistas ter por base o valor dos proventos do ms de dezembro de cada ano.

Supomos que uma senhora idosa se aposente no incio de 2013, e receba seu primeiro provento em Fevereiro/2013 no valor de R$ 1.100,00. Supomos tambm que no ms de Maio, a governo federal reajuste os benefcios da previdncia em 8% a contar de Junho/2013. Finalmente em Dezembro/2013, qual ser o valor de gratificao natalina da senhora em questo? Primeiro, a citada senhora recebeu 11 meses de provento durante o ano. Logo a gratificao dela ser no valor de 11/12 do provento do ms de Dezembro. Qual o provento de Dezembro? de R$ 1.188,00 (R$ 1.100,00 + 8% = R$ 1.188,00). Concluindo a continha: 11/12 x R$ 1.188,00 = R$ 1.089,00. Como podemos perceber, no importa quantos meses de proventos foram pagos, muito menos se houve reajuste dos proventos durante o ano, a gratificao natalina sempre ter como base o provento do ms de Dezembro!
7 assegurada aposentadoria no regime geral de previdncia social (RGPS), nos termos da lei, obedecidas as seguintes condies: I 35 (trinta e cinco) anos de contribuio, se homem, e 30 (trinta)b anos de contribuio, se mulher; II 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos de idade, se mulher, reduzido em 5 (cinco) anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exeram suas atividades em regime de economia familiar, nestes includos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 40 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
8 Os requisitos a que se refere o inciso I do pargrafo anterior sero reduzidos em 5 (cinco) anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio.

Os pargrafos supracitados tratam das condies de aposentadoria no RGPS. A princpio, deve-se ressaltar que existem dois tipos de aposentadoria, a saber: Aposentadoria por Tempo de Contribuio (7. inciso I e 8.) e Aposentadora por Idade ( 7. inciso II). Vamos esquematizar cada uma delas: Aposentadoria por Tempo de Contribuio. Regra Geral: Homem: 35 anos de Contribuio. Mulher: 30 anos de Contribuio. Professores (Educao Infantil, Ensino Fundamental e Mdio): Homem: 30 anos de Contribuio. Mulher: 25 anos de Contribuio. Aposentadoria por Idade: Regra Geral: Homem: 65 anos de Idade. Mulher: 60 anos de Idade. Trabalhadores Rurais (Produtor Rural, Garimpeiro ou Pescador Artesanal): Homem: 60 anos de Idade. Mulher: 55 anos de Idade. Mas no se esquea, essa reduo de 5 anos para professores no abrange os professores universitrios, ok?
9 Para efeito de aposentadoria, assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, rural e urbana, hiptese em que os diversos regimes de previdncia social se compensaro financeiramente, segundo critrios estabelecidos em lei.

Para o clculo da aposentadoria, todo o tempo que voc trabalhou (e contribuiu) deve ser levado em considerao, independentemente de
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 41 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 ser na iniciativa privada ou na administrao pblica, na cidade ou no campo, realmente no importa! Todo o tempo de contribuio do segurado ser compensado financeiramente, conforme critrios estabelecidos em lei, para a concesso de aposentadoria. No existe tempo de trabalho, e por consequncia de contribuio, perdidos.
10. Lei disciplinar a cobertura do risco de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo regime geral de previdncia social (RGPS) e pelo setor privado.

Sem comentrios adicionais.


11. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benefcios, nos casos e na forma da lei.

Novamente a CF/1988 trata do assunto Salrio de Contribuio (SC). A Constituio reza que os ganhos recebidos com habitualidade pelo empregado, a qualquer ttulo, integraro o SC do empregado, com consequente repercusso financeira em seus benefcios.
12. Lei dispor sobre sistema especial de incluso previdenciria para atender os trabalhadores de baixa renda e queles sem renda prpria que se dediquem exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia, desde que pertencentes a famlias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefcios de valor igual a um salrio mnimo. 13. O sistema especial de incluso previdenciria de que trata o 12 deste artigo ter alquotas e carncias inferiores s vigentes para os demais segurados do regime geral de previdncia social.

Os dispositivos tratam do SEIP (Sistema Especial de Incluso Previdenciria), que visa proteger a camada mais baixa da sociedade, que so os trabalhadores de baixa renda e os trabalhadores sem renda que se dediquem exclusivamente ao trabalho domstico em sua residncia. Com a adoo de alquotas e carncias inferiores, a Previdncia comeou a abarcar um nmero maior de segurados, pois at ento, esses trabalhadores de baixa renda no tinham condies de contribuir com o RGPS. A Lei n. 8.212/1991 (Plano de Custeio da Seguridade Social) foi alterada pela Lei n. 12.470/2011 que implantou a indita alquota de 5% para o segurado facultativo de baixa renda. Sem dvida, foi uma grande vitria para a sociedade.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 42 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Para concluir o tpico sobre Previdncia, vou transcrever o Art. 202 e seus pargrafos referentes Previdncia Complementar. No tecerei maiores comentrios, pois no objeto de estudo do concurso do MTE, a mera leitura suficiente. =)
Art. 202. O regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social (RGPS), ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei complementar (Lei Complementar n. 109/2001). 1 A lei complementar de que trata este artigo assegurar ao participante de planos de benefcios de entidades de previdncia privada o pleno acesso s informaes relativas gesto de seus respectivos planos. 2 As contribuies do empregador, os benefcios e as condies contratuais previstas nos estatutos, regulamentos e planos de benefcios das entidades de previdncia privada no integram o contrato de trabalho dos participantes, assim como, exceo dos benefcios concedidos, no integram a remunerao dos participantes, nos termos da lei. 3 vedado o aporte de recursos entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas, salvo na qualidade de patrocinador, situao na qual, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado. 4 Lei complementar (Lei Complementar n. 108/2001) disciplinar a relao entre a Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios, inclusive suas autarquias, fundaes, sociedades de economia mista e empresas controladas direta ou indiretamente, enquanto patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada, e suas respectivas entidades fechadas de previdncia privada. 5 A lei complementar de que trata o pargrafo anterior aplicarse-, no que couber, s empresas privadas permissionrias ou concessionrias de prestao de servios pblicos, quando patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada. 6 A lei complementar a que se refere o 4 deste artigo estabelecer os requisitos para a designao dos membros das Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 43 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
diretorias das entidades fechadas de previdncia privada e disciplinar a insero dos participantes nos colegiados e instncias de deciso em que seus interesses sejam objeto de discusso e deliberao.

08. Assistncia Social. Vamos iniciar agora o estudo na terceira rea da Seguridade Social, a Assistncia Social. Esse campo, ao contrrio da Previdncia que contributiva (s usufrui dos benefcios quem contribui ou contribuiu), e da Sade que disponibilizada a qualquer pessoa (pobre ou rico, independentemente de contribuio), uma rea que somente os necessitados podem utilizar! Sim, a Assistncia Social somente aos necessitados, independentemente de contribuies Seguridade Social. Em ltima instncia, uma forma de o governo tentar reduzir o sofrimento das camadas mais pobres da sociedade. O Art. 203 da CF/1988 define Assistncia Social, bem como cita seus objetivos:
Art. 203. A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; II - o amparo s crianas e adolescentes carentes; III - a promoo da integrao ao mercado de trabalho; IV - a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria; V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei.

O inciso IV referente habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia, trata de um servio da Assistncia Social e no da Previdncia Social, como as provas tentam enganar o candidato. Preste ateno a esse detalhe!

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 44 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Da mesma forma, o inciso V que versa sobre garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso, trata de um benefcio da Assistncia Social e no da Previdncia Social. Tome cuidado com essa diferena! A Assistncia Social tratada apenas na CF/1988? No, ela tratada em lei prpria, a Lei n. 8.742/1993, conhecida como LOAS (Lei Orgnica da Assistncia Social). Essa lei traz critrios que definem quais portadores de deficincia e idosos tero direito ao benefcio da Assistncia Social. A norma objetiva, e reza que far jus ao benefcio mensal de um salrio mnimo: Idoso: com idade superior a 65 anos, cuja famlia tenha uma renda mensal de no mximo 1/4 de salrio mnimo por pessoa. Pessoa portadora de deficincia: Dever comprovar que a deficincia obstrui a sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdade de condies com as demais pessoas e, assim como os idosos, que sua famlia no perceba renda mensal superior a 1/4 de salrio mnimo por pessoa. So critrios objetivos e bem rgidos! A inteno realmente ajudar a camada mais pobre e necessitada da sociedade. E quem financia a Assistncia? A Seguridade Social, conforme CF/1988, Art. 195, ser financiada pelos oramentos dos entes polticos e pelas contribuies sociais. Afinal, a Assistncia mais uma subdiviso da Seguridade, assim como a Previdncia e a Sade. O Art. 204 trata do financiamento e das diretrizes da Assistncia Social:
Art. 204. As aes governamentais na rea da assistncia social sero realizadas com recursos do oramento da seguridade social, previstos no art. 195, alm de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: I - descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social (EBAS);

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 45 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
II - participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis.

Como se pode extrair dos incisos acima, a coordenao geral da Assistncia Social pertence esfera federal, enquanto que a execuo das aes concernentes a ela cabe esfera estadual, municipal e s EBAS. Por isso podemos classificar a Assistncia Social como descentralizada. E a populao no fica de fora! Participa da formulao das polticas e no controle das aes realizadas. O constituinte derivado (aquele que altera a CF por meio de emendas constitucionais) ainda criou a faculdade para que os Estados e o Distrito Federal vinculassem at 0,5% da Receita Tributria Lquida de sua arrecadao a programas de apoio, incluso e promoo social. E no s isso! Proibiu os governantes de utilizarem esse dinheiro para outras finalidades que no sejam essas, ou seja, no podem empregar esse dinheiro para pagar servidores pblicos ou amortizar a dvida pblica. Essas disposies esto no pargrafo nico do Art. 204, e so obras da Emenda Constitucional n. 42/2003, como disposto abaixo:
Pargrafo vincular a at cinco vedada a nico. facultado aos Estados e ao Distrito Federal programa de apoio incluso e promoo social dcimos por cento de sua receita tributria lquida, aplicao desses recursos no pagamento de:

I - despesas com pessoal e encargos sociais; II - servio da dvida; III - qualquer outra despesa corrente no diretamente aos investimentos ou aes apoiados. vinculada

09. Legislao Previdenciria e suas Caractersticas. 1. Contedo. A Legislao Previdenciria composta de todos os atos legais, atos com fora de lei e atos infralegais que tratam, no todo ou em parte, de assuntos correlatos ao Direito Previdencirio. Para os concursos da rea previdenciria, 95% do contedo da Legislao Previdenciria ptria encontra-se nos seguintes documentos normativos: Constituio Federal de 1988 (Art. 194 ao Art. 204);
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 46 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Lei n. 8.212/1991 (Plano de Custeio da Seguridade Social PCSS); Lei n. 8.213/1991 (Planos de Benefcios da Previdncia Social PBPS), e; Decreto n. 3.048/1999 (Regulamento da Previdncia Social). Alm desses atos normativos, eventualmente o edital pode vir a cobrar conhecimentos especficos referente a Sade e a Assistncia Social, que ao lado da Previdncia Social formam a Seguridade Social. Nesse caso, as seguintes leis devem ser estudadas: Lei n. 8.080/1990 (Lei Orgnica da Sade), e; Lei n. 8.742/1993 (Lei Orgnica da Assistncia Social). 2. Fontes. O Direito apresenta vrias classificaes para as Fontes do Direito, que nada mais que uma expresso jurdica utilizada para descrever a origem e o processo de formao das normas jurdicas presentes no ordenamento ptrio. No Brasil, as classificaes mais importantes so as seguintes: Fontes Materiais x Fontes Formais; Fontes Diretas x Fontes Indiretas, e; Fontes Principais x Fontes Secundrias. Sendo assim, vamos explanar brevemente sobre cada uma delas. 2.1. Fontes Materiais x Fontes Formais. Fontes Materiais do Direito so todos os atos e fatos humanos que inspiram a criao e o contedo dos atos normativos (Fontes Formais de Direito). Com isso, temos que as Fontes Materiais so os fatores que condicionam e influenciam o processo legislativo de formao de normas jurdicas. Sendo assim, os atos e fatos sociais econmicos, sociolgicos ou polticos, influenciam a criao de novas normas. Como exemplo, temos a lei do Bolsa Famlia, que foi fruto do seguinte fato humano: a necessidade das camadas menos abastadas da sociedade. Com isso, temos que os fatores sociais influenciam a ordem jurdica ptria, inspirando a criao (ou a revogao) de determinados atos normativos.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 47 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 J as Fontes Formais do Direito fazem meno aos atos e fatos humanos devidamente criados e incorporados ao ordenamento jurdico. Em suma, os atos normativos e as jurisprudncias produzidos pelo Poder Pblico, em razo das Fontes Materiais, consubstanciam as Fontes Formais do Direito. Estamos falando da Lei do Bolsa Famlia, por exemplo, que teve como fator motivador para sua criao a necessidade das camadas mais pobres da sociedade brasileira. Em suma: Fontes Materiais: Atos e fatos sociais que inspiram a criao de novos atos normativos. Fontes Formais: Atos normativos criados em funo dos atos e fatos sociais. 2.2. Fontes Diretas x Fontes Indiretas. Fontes Diretas ou Imediatas, conforme dispe a melhor doutrina, so aquelas que pela sua fora jurdica, so suficientes para gerar a regra jurdica, e so divididas em: Lei: Normas gerais escritas, com validade por tempo indeterminado (at que venha ser alterada ou revogada), com validade e aplicao a toda sociedade ptria, e; Costumes: Normas gerais no escritas que, pelo uso continuado, consagra determinados comportamentos respeitados pela sociedade, que os obedecem como se possussem fora de lei. Em suma, o costume nasce de uma convico da sociedade, que o cumpre com todo rigor. Por sua vez, as Fontes Indiretas ou Imediatas, so aquelas que no criam regra jurdica, mas lanam as sementes para que no futuro possam ser elaboradas normas nesse sentido, e so divididas em: Doutrina: Produo intelectual dos estudiosos do Direto, que visa a interpretao dos atos normativos e dos princpios jurdicos presentes no ordenamento ptrio, e; Jurisprudncia: Conjunto de decises reiteradas sobre determinada situao concreta e recorrente, proferidas pelos
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 48 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Tribunais Judicirios. Em suma, a jurisprudncia reflete a forma de pensar e os conceitos adotados pelo Poder Judicirio sobre determinados assuntos no pacificados pela simples aplicao da legislao ptria. 2.3. Fontes Principais x Fontes Secundrias. A principal fonte do Direito a lei, em sentido estrito, entendida como ato normativo emanado do Poder Legislativo, alm de outros atos normativos com fora de lei emanados pelo Poder Executivo e pelo Poder Judicirio. Sob esse corolrio, temos a seguinte diviso: Fontes Principais do Direito: Constituio Federal: a lei maior de um ordenamento jurdico, ou seja, todos os atos normativos devem respeita-la; Emendas Constitucionais: So adaptaes realizadas na Constituio Federal para que essa se adapte s novas realidades e necessidades da sociedade. As Emendas esto no mesmo patamar de superioridade da Constituio; Leis Complementares: So leis que apresentam um processo de elaborao mais solene, uma vez que so aprovadas por maioria absoluta dos parlamentares. Em suma, necessita de mais de 50% dos votos de todos os parlamentares existentes, presentes ou ausentes. A prpria Constituio informa em quais casos ser necessrio o uso desse tipo de ato normativo; Leis Ordinrias: So leis que apresentam um processo de elaborao ordinrio (comum), uma vez que so aprovadas por maioria relativa dos parlamentares. Em suma, necessita de mais de 50% dos votos dos parlamentares presentes na sesso; Leis Delegadas: So leis elaboradas pelo Presidente da Repblica, aps a devida autorizao pelo Congresso Nacional; Medidas Provisrias: So atos normativos elaborados pelo Presidente da Repblica, em caso de relevncia e urgncia, com fora de lei, devendo submeter esse ato de imediato ao Congresso Nacional para apreciao, uma vez que as medidas provisrias tm vigncia e validade por apenas 45 dias, prorrogveis por igual perodo;
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 49 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Decretos Congresso bicameral, entre si: o Legislativos: So atos normativos elaborados pelo Nacional com fora de lei. Ressalto que o Congresso ou seja, composto de duas cmaras independentes Senado Federal e a Cmara dos Deputados;

Resolues da Cmara dos Deputados: So atos normativos elaborados pela Cmara dos Deputados com fora de lei; Resolues da Senado Federal: So atos normativos elaborados pelo Senado Federal com fora de lei; Tratados Internacionais: Em regra, os Tratados Internacionais so recepcionados com fora de Lei Ordinria. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que os Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos votados pelo mesmo processo legislativo das Emendas Constitucionais ter estatura supralegal, ou seja, estar acima de todas as leis e abaixo da Constituio e suas emendas. Fontes Secundrias: Decretos: So os instrumentos infralegais utilizados pelo Presidente da Repblica (Chefe do Poder Executivo) para regulamentar uma lei, ou seja, para detalhar melhor determinado tema. Como exemplo, o Decreto n. 3.049/1999, em tese, veio detalhar o exposto na Lei n. 8.212/1991 e Lei n. 8.213/1991; Portarias, Instrues Normativas e outros atos infralegais: So os demais instrumentos utilizados pela administrao direta e indireta para regulamentar e melhor detalhar os Decretos e as Leis. Geralmente, as Portarias so de competncia dos Ministrios enquanto as Instrues Normativas, dos rgos ou entidades. 3. Autonomia. Do ponto de vista acadmico, no devemos falar em diviso e em autonomia de determinado ramo do Direito, uma vez que o Direito uno. Mas didaticamente, dividimos o Direito em ramos para facilitar seu estudo. H muitas dcadas, vigia a Teoria Monista, que considerava o Direito Previdencirio como mero desdobramento do Direito do Trabalho, uma vez que historicamente, esses dois ramos do Direito surgiram no mesmo momento histrico, precisamente no processo de interveno do
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 50 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Estado no mercado de trabalho europeu no perodo ps-Revoluo Industrial, j no sculo XIX. Atualmente, no resta dvidas que est em vigncia a Teoria Dualista, que defende a independncia e a autonomia do Direito Previdencirio frente ao Direito do Trabalho. Aps dcadas de celeuma no ordenamento ptrio, a Constituio Federal de 1988 pacificou a problemtica ao separar as disposies trabalhistas (Art. 6. e seguintes) das disposies previdencirias (Art. 201 e seguintes), desvinculando de vez o Direito do Trabalho do Direito Previdencirio. Resumindo: Teoria Monista: Direito Previdencirio como mero ramo do Direito do Trabalho. Teoria Dualista: Direito Previdencirio autnomo, e no se confunde com o Direito do Trabalho.

(...) Acabamos a teoria da aula 01! A seguir, esto as questes comentadas, mas se voc quiser tentar resolv-las antes dos comentrios, adiante um pouco mais a nossa aula e voc encontrar as questes sem comentrios e com gabarito ao final. hora de exercitar! =) Em caso de dvida sobre o curso, utilize o nosso Frum de Dvidas, presente em sua rea restrita. Para outros assuntos, escreva para mim: alijaha@estrategiaconcursos.com.br ali.tributario@gmail.com www.facebook.com/amjaha Sucesso e bons estudos! =)

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 51 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 52 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 10. Questes Comentadas. 01. (Defensor Pblico/DPU/CESPE/2010): A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n. 4.682/1923), considerada o marco da Previdncia Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e penses das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado. A LEC (Lei Eloy Chaves) previa que cada empresa de estradas de ferro no Brasil deveria criar e custear parcialmente a sua prpria CAP em favor de seus trabalhadores, alm de prever quais benefcios seriam concedidos e quais seriam as contribuies da empresa e dos trabalhadores para a respectiva CAP. Como podemos perceber, a previdncia nasce no Brasil sem a participao do Estado, pois as CAP so patrocinadas pela empresa e pelos empregados. Errado. 02. (Procurador/TCE-BA/CESPE/2010): Na evoluo da previdncia social brasileira, o modelo dos institutos de aposentadoria e penso, que abrangiam determinadas categorias profissionais, foi posteriormente substitudo pelo modelo das caixas de aposentadoria e penso, que eram criadas na estrutura de cada empresa. Foi exatamente o contrrio: As CAP (Caixa de Aposentadoria e Penso) foram substitudas pelos IAP (Instituto de Aposentadoria e Penso). Na dcada de 30, o governo unificou as CAP em IAP (Institutos de Aposentadoria e Penso), que no seriam organizadas por empresas, mas sim por Categoria Profissional. Os IAP tinham natureza de autarquia e eram subordinadas ao recm-criado Ministrio do Trabalho (1930). Essa unificao foi lenta e durou quase trs dcadas, sendo o IAP dos Martimos o primeiro a ser criado (1933) e o IAP dos Ferrovirios (1960), o ltimo. Errado. 03. (Procurador Municipal/PGM-Aracaju/CESPE/2008): A positivao do modelo de seguridade social na ordem jurdica nacional ocorreu a partir da Constituio de 1937, seguindo o modelo do bem-estar social, em voga na Europa naquele momento. No caso brasileiro, as reas representativas dessa forma de atuao so sade, assistncia e previdncia social.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 53 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A CF/1937 no trouxe o modelo de seguridade social ordem jurdica nacional. A propsito, a Polaca no trouxe nenhuma novidade securitria, apenas o fato de adotar o termo Seguro Social como sinnimo de Previdncia Social. Cinco dcadas depois, em 1988, a Constituio Cidad finalmente positivou a Seguridade Social em nosso ordenamento jurdico, definindo-a como um conjunto de aes nas reas de Previdncia, Assistncia e Sade. Errado. 04. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011): A constituio do sistema de proteo social no Brasil, a exemplo do que ocorreu na Europa, deu-se em razo de longo e vagaroso processo de superao dos postulados do liberalismo clssico, passando o sistema da total ausncia de regulao estatal para uma interveno cada vez mais ativa do Estado que culminou com os atuais sistemas de proteo previdenciria. No Brasil, a evoluo previdenciria se deu de forma anloga a mundial: um lento processo de transformao de Estado Liberal (sem interveno Estatal) para Estado Social (com total interveno estatal). At 1923, apenas alguns servidores pblicos possuam a proteo social estatal, no existindo uma proteo extensiva aos trabalhadores da iniciativa privada. Aps a criao da LEC (Lei Eloy Chaves marco inicial da Previdncia Social no Brasil), o sistema securitrio brasileiro evoluiu lentamente at o moderno sistema atualmente adotado por nossa CF/1988. Certo. 05. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): O INSS, autarquia federal, resultou da fuso das seguintes autarquias: IAPAS e INAMPS. A Lei n. 8.029/1990 criou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) atravs da fuso do INPS (Instituto Nacional de Previdncia Social) com o IAPAS (Instituto de Administrao Financeira da Previdncia e Assistncia Social). Errado. 06. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011):
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 54 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A Carta de 1934 foi pioneira em prever a forma tripartite de custeio, ou seja, a contribuio dos trabalhadores, a dos empregadores e a do poder pblico. A CF/1934 inovou ao estabelecer pela primeira vez a forma trplice da fonte de custeio, com contribuies do Empregador, Trabalhador e do Estado. Alm disso, utilizou a expresso Previdncia sem o adjetivo Social. Certo. 07. (Tcnico do Seguro Social/INSS/CESPE/2008): A fuso da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciria centralizou em apenas um rgo a arrecadao da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalizao e a arrecadao das contribuies sociais destinadas aos chamados terceiros SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros permanecem a cargo do INSS. Desde 2007, com a criao da Receita Federal do Brasil, o INSS no est encarregado de fiscalizar e arrecadar nenhuma contribuio social ou outra espcie de tributo. Atualmente, cabe ao INSS apenas a concesso de benefcios previdencirios. Errado. 08. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011): A Carta constitucional de 1937 previa, como forma de atuao do estado, as reas de sade, assistncia e previdncia social, alm de inmeras outras inovaes na rea da seguridade social. A CF/1937 no trouxe o modelo de seguridade social ordem jurdica nacional. Foi a CF/1988 que trouxe o conceito de Seguridade Social como sendo um conjunto de aes integradas nas reas de Previdncia, Assistncia e Sade. Errado. 09. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011): entendimento doutrinrio dominante que o marco inicial da previdncia social brasileira foi a publicao do Decreto Legislativo n. 4.682/1923, Lei Eloy Chaves, que criou as caixas de aposentadoria e penses nas empresas de estradas de ferro existentes, sendo que tal instrumento normativo foi pioneiro na criao do instituto da aposentadoria.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 55 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A LEC (Lei Eloy Chaves) determinou que fosse criada uma CAP (Caixa de Aposentadoria e Penso) por empresa de estrada de ferro. Na dcada de 30, quando as CAP foram substitudas pelos IAP (Institutos de Aposentadoria e Penso), cada instituto foi criado por um ato normativo distinto e no pela prpria LEC como afirma a questo. Errado. 10. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): A sociedade financia a seguridade social, de forma indireta, entre outras formas, por meio das contribuies para a seguridade social incidentes sobre a folha de salrios. A Sociedade financia a Seguridade Social de forma direta e indireta, inclusive por meio das contribuies sobre a folhas de salrios. Essa afirmao est clara no Art. 195, inciso I, alnea a:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio;

Cuidado com esses detalhes da literalidade! =) Errado. 11. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): Nos termos da atual redao da Constituio, so objetivos estabelecidos para a organizao da seguridade social, entre outros, a seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. As bancas adoram cobrar o nome dos princpios constitucionais da Seguridade Social, com o objetivo de enganar voc, mas no caia nesse tipo de armadilha! Lembre-se do nosso quadro:
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 56 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01

Princpios Constitucionais da Seguridade Social 1 2 3 4 5 6 Universalidade da Cobertura e do Atendimento Uniformidade e Equivalncia dos Benefcios e UEBS Servios s populaes urbanas e rurais Seletividade e Distributividade na prestao SDBS dos Benefcios e Servios. UCA IRRVB Irredutibilidade do Valor dos Benefcios. EFPC DBF Equidade Custeio. na Forma de Participao no

Diversidade da Base de Financiamento. Carter Democrtico e Descentralizado da administrao, mediante gesto Quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

DDQ

Decore esse quadro! Ele salva vidas na prova! Certo. 12. (Advogado da Unio/AGU/CESPE/2012): Com base na jurisprudncia do STF, correto afirmar que o direito proteo da seguridade social, no Brasil, garantido apenas aos segurados de um dos regimes previdencirios previstos em lei. O indivduo que no contribui para nenhum desses regimes no faz jus referida proteo. No Brasil, conforme a jurisprudncia do STF, existe o direito proteo da seguridade social, entretanto nem sempre essa proteo exigir uma contrapartida contributiva por parte do segurado. Temos que ter em mente que a Seguridade Social abarca direitos protetivos relativos Previdncia, Assistncia e Sade (PAS, lembra?)

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 57 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A Previdncia o nico ramo contributivo da Seguridade, ou seja, s poder usufruir dos benefcios previdencirios apenas os segurados filiados ao Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) que com ele contribuem financeiramente. Por sua vez, a Assistncia devida apenas s pessoas que dela necessitar, enquanto que a Sade direito de todos e dever do Estado, ou seja, qualquer pessoa, rica ou pobre, pode usufruir da sade pblica. Errado. 13. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): luz da Organizao da Seguridade Social, a Previdncia Social, a Educao e a Assistncia Social so partes da Seguridade Social. Conforme dispe o Art. 194 da CF/1988, a Seguridade Social dividida em trs reas: Previdncia Social, Assistncia Social e Sade, o que forma o mnemnico PAS. A Educao no faz parte da Seguridade Social. Errado. 14. (Analista Judicirio rea Judiciria/STJ/CESPE/2012): Segundo a CF, as contribuies das entidades beneficentes de assistncia social esto entre as fontes de recursos destinados ao financiamento da seguridade social, juntamente com os recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. A questo do CESPE bastante recente e cobrou a literalidade da Constituio:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 58 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III - sobre a receita de concursos de prognsticos. IV - do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

Em suma, as contribuies das entidades beneficentes de assistncia social NO esto entre as fontes de recursos destinados ao financiamento da Seguridade Social. Errado. 15. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): correto afirmar que a Seguridade Social compreende a Assistncia Social, a Sade e a Previdncia Social. Essa questo tambm recente e cobra os mesmos dizeres do caput do Art. 194 da CF/1988:
A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Certo. 16. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio, pois apresenta natureza de seguro social, sendo ainda realizada mediante recursos do oramento da seguridade social, previsto no art. 195 da Constituio, alm de outras fontes. A banca fez uma baguna no enunciado desse concurso!

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 59 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Primeiramente, conforme dispe a CF/1988, a Assistncia Social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio Seguridade social. Alm disso, a Previdncia que tem natureza de seguro social, uma vez que voc recolhe periodicamente as contribuies sociais para que no momento que ocorrer um sinistro (idade avanada, por exemplo), voc possa utilizar os respectivos benefcios (no caso, aposentadoria por idade). Por fim, a parte final da questo est correta, uma vez que as aes governamentais na rea da Assistncia Social sero realizadas com recursos do oramento da seguridade social, previstos no art. 195, alm de outras fontes. Errado. 17. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): luz da Organizao da Seguridade Social, a Sade possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. Lembra-se do Art. 196 da CF/1988? Ele se inicia assim: A sade direito de todos (...). A Sade a nica rea da Seguridade Social que qualquer pessoa pode usufruir, independentemente de ser pobre ou rico e independentemente de contribuio por parte do segurado. Lembrando que a Previdncia Social devida apenas aos segurados que com ela contribui, e a Assistncia Social devida apenas a quem dela necessitar, independentemente de contribuio. Certo. 18. (Procurador/MP-TCE-BA/CESPE/2010): O conceito de seguridade social compreende a sade, a previdncia e a assistncia social e est positivado expressamente no ordenamento jurdico brasileiro, tanto no texto constitucional quanto na legislao infraconstitucional. Primeiramente vou deixar a dica para o estudante: conhea bem a letra da lei! A Seguridade Social sempre cobrada em sua literalidade legal, independentemente se o concurso para nvel mdio ou para nvel superior.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 60 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Voltando questo, o conceito de seguridade est positivado (expresso, descrito) tanto na CF/1988 quanto na legislao previdenciria, a saber:
CF/1988: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Lei n. 8.212/1991: Art. 1 A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social. Decreto n. 3.048/1999: Art. 1 A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social.

Certo. 19. (Defensor Pblico/DPE-CE/CESPE/2008): No ordenamento jurdico brasileiro, a seguridade social, assim como sua abrangncia, foi positivada pela Constituio Federal de 1988, que contm todas as aes de Estado a serem realizadas nas reas sociais, especificamente: assistncia e previdncia social, sade, combate fome e educao fundamental. Questo de certame jurdico! literalidade de nossa constituio. esqueminha: E novamente, cobrou a Voc se lembra desse

Seguridade Social = Previdncia + Assistncia Social + Sade

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 61 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A Seguridade Social no abarca o combate fome e a educao fundamental. Errado. 20. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2012): Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social com base nos objetivos constitucionais, sendo que entre esses, pode-se citar o da prevalncia dos benefcios e servios s populaes rurais. Olha a banca cobrando a literalidade! No existe prevalncia dos benefcios e servios s populaes rurais! O princpio (ou objetivo) constitucional correto o seguinte:
Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais (UEBS);

Errado. 21. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): luz da Organizao da Seguridade Social, a Assistncia Social, por meio de sistema nico e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdncia Social. Na verdade, a Sade que organizada na forma de sistema nico, o SUS (Sistema nico de Sade), e no a Assistncia Social. E outra, a Sade direito de todos e no somente dos segurados contribuintes individuais (questes sobre as classes de segurados sero vistas em momento oportuno). Errado. 22. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): O art. 195 e seus incisos da Constituio, ao disporem sobre o custeio da seguridade social, passaram a prever contribuio a cargo dos aposentados e pensionistas, sendo vedado aos Estados-membros ou Municpios editarem disciplina em contrrio. No incide contribuio social sobre a aposentadoria e a penso concedida pelo RGPS. Observe o texto constitucional:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 62 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 (Contribuio do Segurado);

Errado. 23. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Nos termos do disposto na Constituio Federal de 1988, a seguridade social ser financiada pela Unio e pelo plano gestor dos Estados e Municpios. A Seguridade Social ser financiada pela sociedade, pelos recursos dos oramentos de todos os entes polticos (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), alm das contribuies sociais. Para ficar de alerta, a CF/1988 no cita o termo plano gestor em seu Art. 195. Observe a redao:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das contribuies sociais.

Errado. 24. (Auditor/TCM-RJ/FGV/2008): A respeito do conceito e financiamento da Seguridade Social, correto afirmar que a contribuio social incidente sobre a receita de concursos de prognsticos refere-se, exclusivamente, s loterias administradas pela Caixa Econmica Federal. Com observncia ao princpio constitucional da Diversidade da Base de Financiamento (DBF), o legislador ordinrio descreveu a seguinte fonte de financiamento da Seguridade Social no texto da carta magna de 1988:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 63 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
III - sobre a receita de concursos de prognsticos.

A Constituio no traz o conceito de concurso de prognstico, deixando essa funo para a legislao infraconstitucional e infralegal, sendo que o Art. 212, 1. do RPS/1999 (Regulamento da Previdncia Social de 1999) traz:
Consideram-se concurso de prognsticos todo e qualquer concurso de sorteio de nmeros ou quaisquer outros smbolos, loterias e apostas de qualquer natureza no mbito federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, promovidos por rgos do Poder Pblico ou por sociedades comerciais ou civis.

Como voc pode perceber amigo(a), o concurso de prognstico composto de todos os jogos de azar praticados, dentro da legalidade, em territrio nacional. Logo, a questo est incorreta ao afirmar que se considera como receita de concurso de prognstico apenas aquela oriunda das loterias administradas pela CEF (Caixa Econmica Federal). Todos os jogos de azar geram receitas, que sero tributadas em favor da Seguridade Social. Errado. 25. (Auditor-Fiscal/MTE/ESAF/2010): A Constituio Federal estabelece objetivos da seguridade social, que a doutrina constitucionalista de Jos Afonso da Silva tem preferido chamar de princpios. Sobre tais objetivos, correto afirmar que a distributividade no uma consequncia da seletividade, na medida em que no se d mais a quem mais necessite. A distributividade deve ocorrer de maneira uniforme.

Primeiro comentrio: A CF/1988 chama os princpios constitucionais da Seguridade Social de objetivos, mas a doutrina os chama de princpios. s uma questo de nomenclatura, no perca tempo com isso! Se a prova cobrar objetivos ou princpios, saiba que a mesma coisa!

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 64 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Voltando a questo, lembra-se do princpio constitucional da Seletividade e Distributividade na prestao dos benefcios e servios (SDBS)? O governo nunca ter oramento suficiente para atender toda a populao. O que fazer? Usar o princpio da Seletividade! Deve-se selecionar quem realmente precisa do benefcio. Como exemplos, temos o Auxlio Recluso e o Salrio Famlia, que so devidos apenas aos segurados de baixa-renda. Pode-se extrair que a Distributividade uma consequncia da Seletividade, pois ao se selecionar os mais necessitados para receberem os benefcios da Seguridade Social, automaticamente estar ocorrendo uma redistribuio de renda aos mais pobres. Para finalizar, e revisar, esses so os princpios constitucionais da Seguridade Social: 1. Universalidade da cobertura e do atendimento (UCA); 2. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais (UEBS); 3. Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios (SDBS); 4. Irredutibilidade do valor dos benefcios (IRRVB); 5. Equidade na forma de participao no custeio (EFPC); 6. Diversidade da base de financiamento (DBF), e; 7. Carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados (DDQ). Errado. 26. (Defensor Pblico/DPU/CESPE/2007): A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente da contribuio seguridade social. Entretanto, no tocante garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, h exigncia de contribuio social.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 65 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A questo peca no final, ao afirmar que h exigncia de contribuio social do segurado para gozar dos benefcios da Assistncia Social. Essa parte est incorreta, pois no existe qualquer custo aos cidados beneficirios da Assistncia Social, como podemos observar no texto constitucional:
Art. 203. A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos: V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei.

Errado. 27. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): Veda-se a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. Observe a literalidade da CF/1988:
5 vedada a filiao ao regime geral de previdncia social (RGPS), na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia (RPPS).

Esse exatamente o meu caso! Sou servidor pblico federal e participante do RPPS. Posso participar do RGPS? Sim! Na condio de empregado, por exemplo, caso fosse professor de Direito Tributrio em alguma universidade, ou na condio de contribuinte individual, caso trabalhasse por conta prpria como engenheiro nos finais de semana. O que no pode pessoa participante do RPPS, filiar-se no RGPS na condio de segurado facultativo, s porque est sobrando uma graninha no final do ms! Certo. 28. (Defensor Pblico/DPE-AC/CESPE/2012): A seguridade social compreende um conjunto de aes de proteo social custeado pelo Estado, conforme suas limitaes oramentrias, e organizado com base, entre outros objetivos, na irredutibilidade do valor das contribuies.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 66 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 O objetivo correto Irredutibilidade do valor dos benefcios. Errado. 29. (Auditor-Fiscal/MTE/ESAF/2010): A Constituio Federal estabelece objetivos da seguridade social, que a doutrina constitucionalista de Jos Afonso da Silva tem preferido chamar de princpios. Sobre tais objetivos, correto afirmar que a equidade, na forma de participao, significa que cada fonte de financiamento h de contribuir com valores iguais. Estamos diante do princpio da Equidade na forma de participao no custeio (EFPC), e no podemos confundir equidade com igualdade. Equidade quer dizer que pessoas com o mesmo potencial contributivo devem contribuir de forma semelhante, enquanto que pessoas com menor potencial contributivo devem contribuir com valores menores. Errado. 30. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A Previdncia Social vista como um direito social independente e no relacionado Assistncia Social. Tanto a Previdncia Social quanto a Assistncia Social so direitos sociais correlacionados, afinal, ambos os direitos so desdobramentos da Seguridade Social. Errado. 31. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2012): vedada a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais do empregador incidentes sobre a folha de salrios para a realizao de despesas distintas das enumeradas na Constituio. Logo, vedada a aplicao de recursos dessa origem na cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada. Essa questo retorna o previsto no Art. 167, inciso XI da CF/1988, que traz:
vedada (proibida) a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais de que trata o art. 195, I, a (Contribuio do Empregador Folha de Salrios), e II (Contribuio do Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 67 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
Trabalhador), para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social (RGPS) de que trata o art. 201 (Benefcios da Seguridade Social: Aposentadoria, Auxlio Doena, Salrio Famlia, etc.).

Agora observe as despesas previstas no Art. 201 da nossa Carta Magna:


Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral (RGPS Regime Geral da Previdncia Social), de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada;

Por fim, a aplicao dos recursos das contribuies sociais sobre a folha de salrios atender a cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada, ao contrrio do que afirma o enunciado. Errado. 32. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2007): luz da Previdncia Social definida na Constituio Federal e na legislao infraconstitucional, errado afirmar que no Brasil, existe mais de um sistema de previdncia. O sistema pblico caracteriza-se por ter filiao compulsria. O sistema privado caracteriza-se por ter filiao facultativa.

A questo est incorreta, pois no texto constitucional de 1988 est previsto dois sistemas previdencirios: o Sistema Pblico (Art. 201) de filiao compulsria e o Sistema Privado (Art. 202) de filiao facultativa, a saber:
Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 68 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei. Art. 202. O regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei complementar.

Errado. 33. (Juiz Substituto/TJ-PI/CESPE/2012): A seguridade social financiada, alm dos recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos estados, do DF e dos municpios, pelas contribuies do empregador, do trabalhador e da receita de concursos de prognsticos, vedada a instituio de outras fontes de custeio. O princpio constitucional da Diversidade da Base de Financiamento (DBF) to importante que a prpria CF/1988 autoriza a ampliao dessa base de financiamento, como podemos extrair do Art. 195, 4.:
A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social.

Como voc pode observar, no existe vedao a instituio de novas fontes de custeio, o que torna o enunciado incorreto em sua parte final. Errado. 34. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Assistncia Social e Previdncia Social so conceitos jurdicos idnticos. A Previdncia devida somente aos segurados que contriburam ou contribuem para o sistema previdencirio. J a Assistncia devida s pessoas que dela necessitam, independente de prvia contribuio social. Por isso, no so conceitos jurdicos idnticos! Errado. 35. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012):

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 69 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Segundo a Constituio Federal, so princpios e diretrizes da Seguridade Social: a Seletividade na prestao dos benefcios, a Diversidade da base de financiamento, a Solidariedade e a Universalidade do custeio. Solidariedade? Universalidade do Custeio? Esses no so princpios da Seguridade Social! Para no esquecer: Princpios Constitucionais da Seguridade Social 1 2 3 4 5 6 Universalidade da Cobertura e do Atendimento Uniformidade e Equivalncia dos Benefcios e UEBS Servios s populaes urbanas e rurais Seletividade e Distributividade na prestao SDBS dos Benefcios e Servios. UCA IRRVB Irredutibilidade do Valor dos Benefcios. EFPC DBF Equidade Custeio. na Forma de Participao no

Diversidade da Base de Financiamento. Carter Democrtico e Descentralizado da administrao, mediante gesto Quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

DDQ

Errado. 36. (Defensor Pblico/DPE-RO/CESPE/2012): A irredutibilidade do valor dos benefcios tem como escopo garantir que a renda dos benefcios previdencirios preserve seu valor real segundo critrios estabelecidos por lei, sem qualquer vinculao ao salrio mnimo, dada a vedao de sua vinculao para qualquer fim. O CESPE est correto ao afirmar que o princpio constitucional da irredutibilidade do valor dos benefcios visa garantir a renda dos beneficirios da previdncia social. Essa preservao ocorre em relao ao valor real do benefcio e no em relao ao valor nominal. Essa , inclusive, a posio atual do STF, a saber:

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 70 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
"Este Tribunal fixou entendimento no sentido de que o disposto no art. 201, 4, da Constituio do Brasil, assegura a reviso dos benefcios previdencirios conforme critrios definidos em lei, ou seja, compete ao legislador ordinrio definir as diretrizes para conservao do VALOR REAL do benefcio. Precedentes." (AI 668.444-AgR, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 13-11-2007, Segunda Turma, DJ de 7-12-2007.) No mesmo sentido: AI 689.077-AgR, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 306-2009, Primeira Turma, DJE de 21-8-2009.

importante observar que os reajustes dos benefcios previdencirios, em regra, no so vinculados ao reajuste do salrio mnimo. A exceo fica por conta dos benefcios com valor igual ao salrio mnimo, que acompanharo o reajuste desse. Por fim, ressalto o dispositivo constitucional que veda a vinculao do salrio mnimo para qualquer fim:
Art. 7. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim;

Certo. 37. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A Previdncia Social vista como um subsistema da Sade. A Previdncia Social um subsistema da Seguridade Social, assim como a Assistncia e a Sade. No confunda!

Errado.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 71 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 38. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): No tocante Previdncia Social, correto afirmar que essa tem carter complementar e autnomo. Na verdade, a questo est fazendo referncia Previdncia Privada e no Previdncia Social (pblica), conforme podemos observar no texto constitucional:
Art. 202. O regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei complementar.

Errado. 39. (Juiz do Trabalho/TRT-18/FCC/2012): So objetivos inspiradores na organizao da Seguridade Social, a serem observados pelo Poder Pblico, conforme previso constitucional, entre outros, o da seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios e o da dissemelhana dos benefcios s populaes urbanas e rurais. No existe dissemelhana (desigualdade) dos benefcios s populaes urbanas e rurais! exatamente o contrrio! A CF/1988 reza que haver uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Errado. 40. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Sade e Assistncia Social so direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade. A Sade tem como finalidade atender a todos, pobres ou ricos, independentemente de contribuio. J a Assistncia atende apenas as pessoas que dela necessitam, sem a necessidade de contribuio prvia. Quanto organizao, a Sade tem uma Lei Orgnica exclusiva (Lei n. 8.080/1990) e a Assistncia Social tambm possui sua Lei Orgnica exclusiva (Lei n. 8.742/1993). Diante do exposto, podemos observar que a Sade e a Assistncia Social so organizadas de maneiras distintas, e com finalidades diversas. Errado.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 72 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 41. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2012): Constituem elementos que auxiliam na busca pela equidade, dentre outros, a possibilidade de que as contribuies possam ter alquotas diferenciadas em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo de obra. O enunciado aborda o princpio constitucional da Equidade na Forma de Participao no Custeio (EFPC), sendo que esse princpio garante que as alquotas das contribuies sociais podero ser diferenciadas em funo de muitas variveis, inclusive em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo de obra, como prev a CF/1988:
As contribuies sociais previstas no inciso I (Contribuio Social do Empregador) do caput deste artigo podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

Certo. 42. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): So objetivos da Assistncia Social, definidos no artigo 203 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988, entre outros, a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa que comprove no possuir qualquer renda. No existe essa previso no Art. 203! O que se tem nesse dispositivo a garantia de um salrio mnimo mensal aos portadores de deficincia e aos idosos que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia. Veja as disposies constitucionais:
Art. 203. A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; II - o amparo s crianas e adolescentes carentes; III - a promoo da integrao ao mercado de trabalho;

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 73 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
IV - a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria; V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei.

Errado. 43. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A Previdncia Social vista como um servio a ser prestado de forma integrada com a Assistncia Social e a Sade. A Previdncia deve ser prestada de forma integrada com a Assistncia Social e com a Sade. Essas trs reas juntas formam a Seguridade Social! Veja a redao do Art. 194 da CF/1988:
Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Certo. 44. (Mdico do Trabalho/UnB/CESPE/2011): Com relao legislao da previdncia social, correto afirmar que a seguridade social, destinada a assegurar o direito relativo sade e assistncia social, compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa exclusiva dos poderes pblicos. Primeiramente, a Seguridade social compreende trs reas: Previdncia, Assistncia e Sade, e no duas reas como traz a questo (Sade e Assistncia). Alm disso, o conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, conforme podemos observar no texto da CF/1988:
Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Errado.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 74 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 45. (Promotor de Justia/MPE-RO/CESPE/2010): A respeito da ordem social na CF, a seguridade social financiada, entre outras formas, mediante recursos provenientes de contribuies sociais pagas pelo empregador, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pago em favor das pessoas fsicas que lhes prestem servio, com a exceo daquelas sem vnculo empregatcio. A questo cobra a literalidade do Art. 195, inciso I, alnea a:
A seguridade social ser financiada pelas contribuies sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio.

Percebeu o final do dispositivo? mesmo sem vnculo empregatcio. No adianta chorar. A questo estava errada no final, mas estava! A aprovao conquistada nos detalhes. Concurso equivalente aos esportes de alto nvel: se vence por milsimos de segundo! Errado. 46. (Auditor-Fiscal/SRF/ESAF/2005): Segundo dispe o art. 196, da CF/88, a sade direito de todos e dever do Estado. Diante dessa premissa, correto afirmar que as aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, sem a participao da comunidade. A questo est errada! O SUS (Sistema nico de Sade) conta com a participao da comunidade para realizar as suas aes, conforme dispe o texto constitucional:
Art. 198. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 75 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
III - participao da comunidade.

Errado. 47. (Analista Judicirio Execuo de Mandados/TRF3/FCC/2007): A contribuio social sobre a receita de concursos de prognsticos um exemplo especfico do princpio constitucional da diversidade da base de financiamento. A base de financiamento da Seguridade Social deve ser a mais ampla e variada possvel. A Seguridade tem como base a folha de pagamento das empresas, o lucro das empresas, a remunerao dos empregados, os valores declarados pelos contribuintes facultativos, as receitas dos concursos de prognsticos, entre outras fontes de arrecadao. Essa diversidade necessria, pois em caso de crise econmica em qualquer dos setores, que essa no venha a prejudicar a arrecadao das contribuies, e por consequncia, comprometer a prestao dos benefcios populao. A manuteno da Seguridade Social to importante, que a prpria CF/1988 admite uma ampliao da base de financiamento, conforme podemos extrair da primeira parte do Art. 195, 4.:
A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social.

Certo. 48. (Promotor de Justia/MPE-RO/CESPE/2010): A respeito da ordem social na CF, a Unio pode instituir, mediante lei complementar, outras fontes destinadas obteno de receita para a manuteno da seguridade social, alm das previstas na CF. o que prev o Art. 195, 4.:
A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social, obedecido ao disposto no art. 154, I.

O dispositivo trata das Contribuies Previdencirias Residuais. Para serem criadas, devem seguir os requisitos do Art. 154, inciso I:
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 76 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 1. A criao das Contribuies Sociais Residuais se dar por meio de Lei Complementar; 2. As contribuies devero ser no cumulativas; 3. O fato gerador (FG) ou a base de clculo (BC) dessas novas contribuies devero ser diferentes do FG e da BC das contribuies sociais existentes. O STF tem o entendimento que as contribuies sociais residuais podem ter o mesmo FG ou a mesma BC dos impostos existentes. Esse entendimento importante! Certo. 49. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): So objetivos da Seguridade Social na Constituio Federal de 1988 (artigo 194), entre outros, a seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios e a participao no custeio. Esse enunciado est estranho! O primeiro princpio est correto (Seletividade e Distributividade na prestao dos benefcios e servios), entretanto o segundo princpio est incompleto, uma vez que o correto seria Equidade na Forma de Participao no Custeio. Como o enunciado no faz nenhuma meno a equidade (ou palavra sinnima), devemos considerar o enunciado incompleto e errado! Errado. 50. (Analista Judicirio rea Judiciria/TRT-6/FCC/2012): As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico. A questo simplesmente se limita a reproduzir a literalidade do caput do Art. 198 da CF/1988, a saber:
Art. 198. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico (SUS), organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 77 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III - participao da comunidade.

Certo. 51. (Procurador/BACEN/CESPE/2009): De acordo com a jurisprudncia dos tribunais superiores, legtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o 13. salrio e sobre o adicional de frias. STF: Parte da questo cobrou a literalidade da jurisprudncia do
Smula STF n. 688/2003: legtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o 13. salrio

Como podemos observar, legitima a incidncia de contribuio previdenciria somente sobre o 13. salrio. A jurisprudncia no abarcou o adicional de frias, esse foi o erro. Errado. 52. (Fiscal de Rendas/SEFAZ-RJ/FGV/2010): Em relao s normas constitucionais relativas s contribuies previdencirias, a seguridade social ser financiada, dentre outras, por contribuies a cargo do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, desde que com vnculo empregatcio. A questo cobra a literalidade do Art. 195, inciso I, alnea a:
A seguridade social ser financiada pelas contribuies sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 78 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 D uma olhada no final do dispositivo: mesmo sem vnculo empregatcio, enquanto a questo traz a necessidade do referido vnculo, portanto incorreta. Errado. 53. (Procurador/MP-TCE-SP/FCC/2011): Ao disciplinar o financiamento da seguridade social, a Constituio da Repblica estabelece que as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. A questo cobrou a literalidade do Art. 195 9.:
As contribuies sociais previstas no inciso I (Contribuio Social do Empregador) do caput deste artigo podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

Essa diferenciao das alquotas ou base de clculo um incentivo direcionado a alguns setores em razo de 4 fatores:

Porte da Empresa; Utilizao Intensiva da mo de obra; Condio estrutural do Mercado de trabalho. Atividade Econmica;
Leve para prova esse mnemnico: PUMA =) Certo. Considere a seguinte situao-problema para responder as questes 54 a 58:
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 79 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Maria Clara, empregada domstica com deficincia fsica, e Antnio Jos, empresrio dirigente de multinacional sediada no Brasil, desejam contribuir para o Regime Geral de Previdncia Social e com isso gozar de todos os benefcios e servios prestados pela Seguridade Social. 54. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Assistncia Social. A Assistncia Social s devida a quem dela necessitar. Maria Clara pode at ter direito a Assistncia Social (depende saber se ela preenche os requisitos necessrios), mas com certeza, Antnio Jos no tem direito a assistncia Social. Errado. 55. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): S Antnio Jos pode participar da Previdncia Social. Qualquer um dos dois pode participar da Previdncia Social. Basta filiar-se ao RGPS (Regime Geral da Previdncia Social) e contribuir mensalmente para o mesmo. Errado. 56. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): S Antnio Jos pode participar de benefcios previdencirios. Uma vez participando do RGPS, tanto Maria Clara (empregada domstica) quanto Antnio Jos (empresrio) podem participar dos benefcios previdencirios, no importando a atividade exercida por cada um. Errado. 57. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Maria Clara pode usufruir dos servios de Sade pblica em razo da sua deficincia fsica. Ambos podem usufruir dos servios de Sade pblica, pois a Sade extensvel a todas as pessoas, independentemente da situao financeira ou contribuio prvia. Errado.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 80 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 58. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Previdncia Social. Desde que filiados ao RGPS e recolhendo as devidas contribuies, ambos podem participar da Previdncia Social. Certo. 59. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2003): Considerando o conceito, organizao e princpios constitucionais da seguridade social na Constituio Federal, correto afirmar que a Seguridade social vincula-se a um conjunto de aes independentes e estanques na rea de sade, previdncia e assistncia social. No mbito da Seguridade Social, o conjunto de aes relativo s reas de Sade, Previdncia e Assistncia Social integrado e no independente e estanque (isolado), como podemos inferir do Art. 194 da CF/1988:
A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Errado. 60. (Defensor Pblico/DPE-RO/CESPE/2012): Conforme deciso do STF, ilegtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o dcimo terceiro salrio. A questo nova, mas a smula antiga! Observe:
Smula STF n. 688/2003: legtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o 13. salrio

Errado. 61. (Juiz do Trabalho/TRT-1/FCC/2012): A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a prover, quando materialmente possvel, os direitos relativos a sade, previdncia e assistncia social.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 81 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 O enunciado da prova de Magistrado do Trabalho traz uma redao alternativa ao conceito de Seguridade Social, presente no Art. 194 da CF/1988, a saber:
A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

Como podemos observar no destaque acima, no existe a passagem destinadas a prover, quando materialmente possvel, o que torna a questo errada. Errado. 62. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): Em relao organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, a gesto da Seguridade Social ato privativo do Poder Pblico. O princpio constitucional reza que a Seguridade Social ter Carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. Esse princpio visa participao da sociedade em geral na gesto da Seguridade Social, o que torna a questo errada, pois a gesto no um ato privativo do Poder Pblico. Errado. 63. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): A seguridade social brasileira compreende um conjunto integrado de aes nas quais os Poderes Pblicos e a sociedade garantem direitos relativos sade, educao e assistncia social. A Seguridade Social no abarca a Educao! A CF/1988 clara ao afirmar que a Seguridade assegura direitos relativos Sade, Previdncia e Assistncia Social. Errado. 64. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009):

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 82 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Em relao organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, pode haver benefcios maiores para a populao urbana em detrimento da rural. A questo contraria o princpio constitucional da Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Esse princpio segue o alinhamento do Direito do Trabalho, presente na CF/1988, que prev que no deve haver diferena entre trabalhadores urbanos e rurais:
Art. 7. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social.

Errado. 65. (Mdico do Trabalho/UnB/CESPE/2011): A previdncia social tem por fim assegurar aos seus beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso, ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. Exato! A Previdncia Social garantir aos seus beneficirios os meios indispensveis de manuteno por motivo de: 1. Incapacidade: Auxlio Doena, Aposentadoria por Invalidez; Auxlio Acidente e

2. Idade Avanada: Aposentadoria por Idade; 3. Tempo de Contribuio; Servio: Aposentadoria por Tempo de

4. Desemprego involuntrio: Aqui muitos alunos se confundem! O Seguro Desemprego um benefcio de natureza previdenciria que administrado e concedido pelo MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) e no pelo INSS. Muito bem, ento qual a manuteno garantida pela Previdncia Social aos seus beneficirios? o Perodo de Graa (PG), que nada mais do que o prazo de 12 meses, no qual o desempregado no contribui para a previdncia Social, mas mantm a sua qualidade de segurado, inclusive podendo gozar dos benefcios previdencirios;
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 83 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 5. Encargos de famlia: o filho que ainda menor de 21 anos ou invlido de qualquer idade que seja dependente do segurado. Nos casos de segurado de baixa renda devido o salrio famlia por filho nas condies anteriormente citadas. 6. Morte: Penso por Morte. Esses 6 tpicos apresentados tm embasamento no prprio texto constitucional:
Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; II - proteo maternidade, especialmente gestante; III - proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; IV salrio famlia e auxlio recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; V - penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes.

Certo. 66. (Defensor Pblico/DPE-RO/CESPE/2012): As contribuies sociais possuem natureza jurdica de tributo e obedecem ao princpio da anterioridade mitigada, podendo ser exigida a sua cobrana aps noventa dias da publicao da lei, ainda que no mesmo exerccio financeiro, nos termos do que dispe a CF. O STF j deixou assente que as contribuies sociais so espcie do gnero tributo. Por seu turno, o prprio Supremo classifica os tributos em 5 espcies, a saber: Impostos, Taxas, Contribuies de Melhorias, Emprstimos Compulsrios e Contribuies Especiais (que abrangem as Contribuies Sociais). Por tal motivo, essa classificao conhecida como Classificao Pentapartite.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 84 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Dando continuidade, observe o disposto em nossa Carta Magna:
As contribuies sociais de que trata este artigo (Contribuies Sociais para a Seguridade Social) s podero ser exigidas aps decorridos 90 (noventa) dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, "b" (Anterioridade Anual).

Estamos diante de uma regra de produo de efeitos financeiros. Em outras palavras, aps a publicao da lei que criou a contribuio social, a partir de quando ela poder ser exigida pelo Estado? No caso das contribuies sociais, o Estado, por meio da Receita Federal do Brasil, deve aguardar 90 dias para iniciar a exigncia dessa nova contribuio (Anterioridade Nonagesimal ou Mitigada). Como se extrai da norma constitucional, o dispositivo afastou a Anterioridade Anual (CF/1988, Art. 150, inciso III, alnea b), cuja essncia diz que o tributo s ser exigido no exerccio financeiro seguinte ao daquele em que a lei de instituio (ou de majorao) do tributo foi publicada. Em suma, as contribuies sociais podem ser exigidas em 90 dias, aps a publicao da lei instituidora, sem a necessidade de aguardar o incio do exerccio financeiro seguinte ao da publicao da referida lei. Certo. 67. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): Em relao organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, Diversidade da base de financiamento objetivo da Seguridade Social. Mais uma questo sobre princpios constitucionais. Questo correta! A Diversidade da Base de Financiamento , conforme a CF, um objetivo da Seguridade Social. Ainda podemos cham-lo de princpio constitucional ao invs de objetivo. Logo, se a questo pedir objetivo ou princpio, lembre-se, a mesma coisa. S para relembrarmos, vamos ver o que diz o princpio (ou objetivo) da Diversidade da Base de Financiamento: A base de financiamento da Seguridade Social deve ser a mais ampla e variada possvel. A Seguridade tem como base a folha de pagamento das empresas, o lucro das empresas, a
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 85 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 remunerao dos empregados, os valores declarados pelos contribuintes facultativos, entre outras fontes de arrecadao. Essa diversidade necessria, pois em caso de crise econmica em qualquer dos setores, que essa no venha a prejudicar a arrecadao das contribuies, e por consequncia, comprometer a prestao dos benefcios populao. Certo. 68. (Auditor-Fiscal/SEAD-AP/FGV/2010): A seguridade social ser financiada, dentre outras fontes, pelas contribuies sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, desde que mediante vnculo empregatcio. O erro est na contribuio sobre folha de salrios (e de pagamentos), pois a contribuio social da empresa (Cota Patronal) incidir sobre os valores pagos pessoa fsica que preste servio empresa, mesmo sem vnculo empregatcio. Em suma, no existe a obrigatoriedade do vnculo empregatcio entre a empresa e o trabalhador. Sobre o tema financiamento, acho importante conhecer os dizeres constitucionais:

Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio (Cota Patronal);

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 86 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
b) a receita ou o faturamento (PIS e COFINS); c) o lucro (CSLL); II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 (Contribuio do Segurado); III - sobre a receita de concursos de prognsticos; IV - do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar (PIS-Importao e COFINSImportao).

Errado. 69. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): A respeito da Ordem Social e princpios constitucionais da Seguridade Social, as contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. Outra questo que traz a regra do PUMA (j memorizou, certo?), esculpida no Art. 195, 9, CF/1988:
As contribuies sociais previstas no inciso I (Contribuio Social do Empregador) do caput deste artigo podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

Certo. 70. (Procurador Especial de Contas/TCE-ES/CESPE/2009): O sistema de incluso previdenciria dos trabalhadores de baixa renda deve ter alquotas e carncias inferiores s vigentes para os demais segurados do RGPS. O item traz a conjugao dos 12 e 13 do Art. 195, veja s:
12. Lei dispor sobre sistema especial de incluso previdenciria (SEIP) para atender os trabalhadores de baixa renda e queles sem renda prpria que se dediquem exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia, desde que pertencentes a famlias de baixa renda,

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 87 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
garantindo-lhes acesso a benefcios de valor igual a um salrio mnimo. 13. O sistema especial de incluso previdenciria de que trata o 12 deste artigo ter alquotas e carncias inferiores s vigentes para os demais segurados do regime geral de previdncia social.

Com a adoo de alquotas e carncias inferiores, a Previdncia comeou a abarcar um nmero maior de segurados, pois at ento, esses trabalhadores de baixa renda no tinham condies de contribuir com o RGPS. Certo. 71. (Agente Tcnico Legislativo/Assembleia LegislativaSP/FCC/2010): A respeito do Regime Geral da Previdncia Social, vedada a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. No podemos ter dvidas! Esse o meu caso, e o seu em breve, aps sua aprovao. Todos os servidores pblicos participantes de um regime prprio de previdncia social sofrem a restrio quanto contribuio no RGPS como contribuinte Facultativo. Podemos sim participar do RGPS, na condio de empregado ou contribuinte individual, por exemplo, mas nunca na condio de segurado facultativo. Essa disposio encontra-se no 5 do Art. 195:
5 vedada a filiao ao regime geral de previdncia social (RGPS), na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia (RPPS).

Certo. 72. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): Em relao s fontes do direito previdencirio, correto afirmar que a lei delegada e a medida provisria so fontes secundrias. As leis, inclusive as delegadas, e todos os atos normativos com fora de lei, como a medida provisria, so fontes principais (primrias) do Direito. Errado.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 88 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 73. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2003): Considerando o conceito, organizao e princpios constitucionais da seguridade social na Constituio Federal, correto afirmar que a contribuio social no constitui exao fiscal vinculada. Essa questo tem cara de Direito Tributrio, mas foi cobrada na prova de Direito Previdencirio desse maravilhoso cargo (Procurador da Fazenda). A Contribuio Social, conforme dispe a doutrina majoritria, um tributo vinculado, ou seja, tem sua arrecadao destinada a um fim especfico, no caso, a manuteno da Seguridade Social ptria. So tambm tributos vinculados, as seguintes exaes (cobranas): Taxa de Servio Pblico (arrecadao manuteno do servio prestado), e; vinculada

Contribuio de Melhoria (arrecadao vinculada obra pblica que gerou a valorizao do imvel do contribuinte). Errado. 74. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): A organizao da seguridade social compete ao Poder Pblico e sociedade. Essa organizao compete somente ao Poder Pblico! Observe o disposto no Art. 194, pargrafo nico da CF/1988:
Art. 194, Pargrafo nico. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos (...):

Errado. 75. (Agente Tcnico Legislativo/Assembleia LegislativaSP/FCC/2010 alterada): A respeito do Regime Geral da Previdncia Social, os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benefcios, nos casos e na forma de lei complementar. Como? No est errado??? Est sim! Essa questo foi alterada (por mim) para dar um toque de pimenta e maldade ao tempero!
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 89 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Onde est o erro? No finalzinho... Os ganhos habituais sero incorporados ao Salrio de Contribuio do trabalhador nos casos e na forma da lei, e no na forma de lei complementar. Essa questo eu utilizei para chamar a sua ateno, para prestar muita ateno aos dispositivos legais! Ora eles trazem lei, ora eles trazem lei complementar. Voc deve estar atento!!! 11: Ahhh... Qual foi o fundamento da nossa questo? Art. 195,
11. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benefcios, nos casos e na forma da lei.

Errado. 76. (Defensor Pblico Substituto/DPE-MT/FCC/2009): Considerando-se as normas constitucionais a respeito da seguridade social, correto afirmar que a assistncia social deve ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio seguridade social, paga nos termos da lei. A questo comeou bem: a Assistncia Social deve ser prestada a quem dela necessitar. At ai estava perfeito! Mas o final descambou de vez: mediante contribuio seguridade social. Errado! A Assistncia Social, ao contrrio da Previdncia Social, no contributiva. No se exige contribuio prvia para gozo da Assistncia Social. O nico requisito que a pessoa necessite da assistncia. Errado. 77. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A respeito da natureza jurdica da contribuio social, correto afirmar que a mesma est relacionada espcie tributria classificada como Contribuio Parafiscal.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 90 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Essa questo aquela que eu classificaria como Correta, com ressalvas. A questo, em resumo, questionou qual a natureza jurdica da Contribuio Social. As alternativas apresentadas eram: Taxa, Contribuio de Melhoria, Emprstimo Compulsrio, Imposto e Contribuio Parafiscal. Qual classificao de tributo adotar? Vamos usar a classificao adota pelo STF: 1. Impostos. 2. Taxas. 3. Contribuies de Melhoria. 4. Emprstimos Compulsrios. 5. Contribuies Especiais. Especificamente sobre as Contribuies Especiais temos a seguinte classificao: Contribuies Especiais: Contribuies para (CF/1988, Art. 195). a Seguridade Social

Contribuies Sociais Residuais (CF/1988, Art. 195, 4.). Contribuies Sociais SENAR, SENAC, etc.) Gerais (Salrio Educao,

CIDE Contribuies de Interveno no Domnio Econmico. Contribuies Corporativas (CRC, CRM, CRO, etc.) COSIP Contribuio para o Custeio dos Servios de Iluminao Pblica. Sem dvida, a Contribuio Social no uma Taxa, uma Contribuio de Melhoria, um Emprstimo Compulsrio ou um Imposto. A Contribuio Social uma Contribuio Especial. Esse seria o gabarito coerente.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 91 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 E de onde saiu a classificao Contribuio Parafiscal? Vamos adentrar um pouco mais no Direito Tributrio para responder esse questionamento. Observe os dizeres do CTN/1966 (Cdigo Tributrio Nacional) em seu Art. 7.:
A competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra.

O dispositivo deixa claro que a competncia tributria de instituir o tributo indelegvel e pertence ao ente poltico (a Unio, por exemplo). Mas as funes de arrecadar, fiscalizar e executar os tributos podem ser delegadas a uma pessoa jurdica de direito pblico. Essas trs funes recebem o nome de capacidade tributria ativa. Em suma, a competncia tributria indelegvel, ao passo que a capacidade tributria delegvel. Essa delegao exatamente o conceito de parafiscalidade. A competncia tributria de instituir a Contribuio Social da Unio, e a capacidade tributria ativa tambm, pois a RFB quando exerce as atividades de arrecadao, fiscalizao e execuo est agindo como se fosse a prpria Unio! Lembre-se: a RFB um rgo, ou seja, ente despersonalizado (Direito Administrativo). Porm, nem sempre se seguiu essa sistemtica. H alguns anos, a capacidade tributria ativa das Contribuies Sociais estava delegada ao INSS (Autarquia Federal), que uma pessoa jurdica de direito pblico (ente personalizado). Na poca em que as funes de arrecadao, fiscalizao e execuo das Contribuies Sociais estavam delegadas ao INSS, podamos classificar as Contribuies Sociais como Contribuies Parafiscais. A referida questo de 2009, e nesse ano as Contribuies Sociais j estavam sendo controladas pela RFB, logo, no poderiam ser classificadas como Contribuies Parafiscais. Essa a ressalva! Certo. 78. (Analista do Seguro Social Servio Social/INSS/Funrio/2009): A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender a proteo ao trabalhador em situao de desemprego voluntrio.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 92 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A questo comeou bem e derrapou no final: no existe proteo ao trabalhador em situao de desemprego voluntrio, somente em caso de desemprego involuntrio, como prev o Art. 201, inciso III, CF/1988:
A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral (RGPS Regime Geral da Previdncia Social), de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio.

Errado. 79. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): Entre as fontes de financiamento da Seguridade Social encontram-se o imposto de renda (IR), o imposto sobre circulao de mercadorias e servios (ICMS), a contribuio do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), a contribuio social sobre a folha de salrios e a contribuio de melhoria. A nica fonte de financiamento presente no enunciado desse recente concurso a contribuio social sobre a folha de salrios (Cota Patronal). Mas vou comentar rapidamente sobre as outras exaes listadas: 1. Imposto de Renda (IR): Tributo federal de maior arrecadao, considerando os tributos estaduais (ou distritais) e municipais. o de 2. maior arrecadao, ficando atrs apenas do ICMS. A maior fonte de arrecadao desse tributo so as receitas auferidas pelas pessoas jurdicas. um tributo no vinculado, ou seja, o governo federal poder destinar a sua arrecadao para qualquer programa que considere prioritrio; 2. Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS): Tributo estadual de maior arrecadao do pas. Cada Estado (ou o Distrito Federal) tenta abaixar a alquota referente a alguns produtos estratgicos, para incentivar a fixao de empresas em seu territrio ou a passagem de mercadorias por suas rodovias. Isso chamado popularmente de Guerra Fiscal;

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 93 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 3. Contribuio do FGTS: o recolhimento de 8% da remunerao bruta do trabalhador pelo empregador em favor do prprio empregado, em conta vinculada na CEF (Caixa Econmica Federal). Possui natureza tributria, mas suas disposies no so reguladas pelo Cdigo Tributrio Nacional e sim por legislao especfica. o que reza o STJ (Superior Tribunal de Justia):
Smula STJ n. 353/2008: As disposies do Cdigo Tributrio Nacional no se aplicam s contribuies para o FGTS.

4. Contribuio de Melhoria: Tributo que pode ser criado em qualquer esfera (federal, estadual, distrital ou municipal), de natureza vinculada, sendo que sua arrecadao destinada ao custeio da obra pblica realizada que trouxe a valorizao ao imvel do contribuinte. Errado. 80. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): Segundo o artigo 196 da Constituio Federal, a sade um direito de todos e um dever do Estado. ento correto afirmar que a sade um direito constitucional que deve ser garantido por meio de polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e outros agravos. A questo praticamente traz o previsto na CF/1988, no Art. 196, a saber:
A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

Do artigo acima conseguimos vislumbrar que a sade um direito de todos, no se exigindo nenhuma contribuio por parte da pessoa usuria. Qualquer pessoa, pobre ou rica, tem direito de ser atendido nos postos pblicos de sade, sem distino. Podemos perceber claramente isso nas campanhas de vacinao para a populao. Nada cobrado ou previamente exigido daqueles que se dirigem aos postos de vacinao. Certo.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 94 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 81. (Analista do Seguro Social Servio Social/INSS/Funrio/2009): A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e fornecer os benefcios de salrio famlia e de auxlio recluso para os dependentes dos segurados de qualquer renda. Como voc j percebeu, normal a questo comear bem e estar errada no final. Diante disso, leia a questo at o final! Nada de ler pela metade e sair marcando o gabarito! Isso reprovao na certa! A questo est errada quando diz que o salrio famlia e o auxlio recluso so benefcios dados a segurados de qualquer renda, o que no verdade. Esses benefcios so devidos somente aos segurados de baixa renda, conforme texto constitucional. Errado. 82. (Delegado/PC-AP/FGV/2010) Relativamente ordem social, a assistncia sade pode ser exercida pela iniciativa privada, desde que previamente autorizado seu funcionamento pelo Ministrio da Sade e submetidas s regras de concesso pblica contidas na Constituio. O texto constitucional claro ao afirmar que a assistncia sade livre iniciativa privada! No existe essa previso de autorizao de funcionamento pelo Ministrio da Sade. Observe o texto da CF:
Art. 199. A assistncia sade livre iniciativa privada.

Errado. 83. (Agente Fiscal de Rendas/SEFAZ-SP/FCC/2009): As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas a contribuies sociais para a Seguridade Social constaro dos respectivos oramentos e integraro o oramento da Unio. Essa questo acima se limita a reproduzir a literalidade do Art. 195, 1. da CF/1988:

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 95 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01
As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio.

No existe essa centralizao das receitas dos Estados, Distrito Federal e Municpios, destinada Seguridade Social no oramento da Unio. Preste ateno s disposies constitucionais. Elas so cobradas em seus detalhes. Errado. 84. (Procurador do Estado/PGE-RO/FCC/2011): Quanto seguridade social correto afirmar que o regime geral da previdncia social tem carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, abrangendo os que participam de regime prprio de previdncia. O RGPS no de filiao obrigatria aos indivduos cobertos por RPPS. Um Auditor-Fiscal do Trabalho, abarcado pelo RPPS, pode at participar do RGPS, desde que exera atividade remunerada concomitante que o enquadre como segurado do RGPS. O que nunca pode acontecer, o segurado do RPPS filiar-se ao RGPS na condio de segurado facultativo. Isso vedado pela CF/1988:
Art.201, 5. vedada a filiao ao RGPS (Regime Geral de Previdncia Social), na qualidade de Segurado Facultativo, de pessoa participante de RPPS (Regime Prprio de Previdncia).

Errado. 85. (Advogado/Nossa Caixa/FCC/2011): O princpio da universalidade da cobertura prev que o benefcio legalmente concedido pela Previdncia Social no pode ter o seu valor nominal reduzido. O princpio descrito pela questo o princpio Irredutibilidade do valor dos benefcios (IRRVB). Errado. 86. (Assistente Social/MI/ESAF/2012): da

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 96 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A constituio de 1988 considera a assistncia social poltica pblica de seguridade social, ao lado da Sade e da Previdncia. Enunciado perfeito! A Seguridade Social responsvel por trs polticas pblicas: Seguridade, Sade e Previdncia! Antes de concluir, acho interessante definir o que so polticas pblicas:
Polticas pblicas so conjuntos de programas, aes e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participao de entes pblicos ou privados, que visam assegurar determinado direito Sociedade, de forma difusa (para muitas camadas) ou para determinado seguimento social, cultural, tnico ou econmico (para algumas camadas).

Certo. 87. (Tcnico Judicirio rea Administrativa/TRT21/CESPE/2010): Quanto seguridade social e o regime geral da previdncia social (RGPS), correto afirmar que a previdncia social, por seu carter necessariamente contributivo, no est inserida no sistema constitucional da seguridade social. Que absurdo foi esse na prova do TRT-21 (Rio Grande do Norte)? Claro que a previdncia Social, que tem carter necessariamente contributivo, tem previso constitucional! Observe os dizeres da prpria Constituio:
Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial.

Essa no tinha como errar! =) Errado. 88. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2012): A diversidade da base de financiamento decorre do fato de que o montante de recursos necessrios para as aes estatais nas reas de sade, assistncia e previdncia extremamente elevado.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 97 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 A base de financiamento da Seguridade Social deve ser a mais ampla e variada possvel. A Seguridade tem como base a folha de pagamento das empresas, o lucro das empresas, a remunerao dos empregados, os valores declarados pelos contribuintes facultativos, entre outras fontes de arrecadao. Essa diversidade necessria para que em caso de crise econmica em qualquer dos setores, que essa no venha a prejudicar a arrecadao das contribuies, e por consequncia, comprometer a prestao dos benefcios populao. A manuteno da Seguridade Social to importante, que a prpria CF/1988 admite uma ampliao da base de financiamento, conforme podemos extrair da primeira parte do Art. 195, 4.:
A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social.

Certo. 89. (Advogado/Nossa Caixa/FCC/2011): O princpio da universalidade da cobertura prev que a proteo social deve alcanar todos os eventos cuja reparao seja premente, a fim de manter a subsistncia de quem dela necessite. O princpio da universalidade da cobertura demonstra que a Seguridade Social tem como objetivo cobrir toda e qualquer necessidade de proteo social da sociedade, como a velhice, a maternidade, a doena, a invalidez e a morte. A questo est certssima. Pode marcar o gabarito! Certo. 90. (Procurador Especial de Contas/TCE-ES/CESPE/2009): Segundo a jurisprudncia do STF, norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigao tributria se sujeita ao princpio da anterioridade. Questo de jurisprudncia! Observe a smula:
Smula STF 669/2003: Norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigao tributria no se sujeita ao princpio da anterioridade.

Fica claro que norma que altera prazo de recolhimento de contribuio social tem aplicao imediata, no precisando
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 98 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 aguardar 90 dias (Anterioridade Nonagesimal), nem o incio do exerccio financeiro seguinte (Anterioridade Anual), sendo aplicada de imediato a partir da data da publicao do ato normativo. Errado. 91. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): O financiamento da seguridade social de responsabilidade do Poder Pblico, no estando prevista a participao da sociedade de forma direta ou indireta. O enunciado vai de encontro redao do caput do Art. 195 da CF/1988, a saber:
Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais (...):

Errado. 92. (Tcnico Judicirio rea Administrativa/TRF-4/FCC/2010): Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total, mas poder, no entanto, ser estendido. Essa questo traz um importantssimo, o Art. 195, 5.: dispositivo constitucional

Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

No existe previso constitucional que d margem a extenso do benefcio ou servio da Seguridade Social. Outro aspecto importante, que para criao ou majorao de benefcio ou servio j existente, dever ser observado a existncia da respectiva fonte de custeio total, ou seja, fonte de custeio parcial no ser aceita. Errado. 93. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009):

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 99 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 luz dos dispositivos constitucionais referentes Seguridade Social, correto afirmar que Sade, Previdncia e Trabalho compem a Seguridade Social. Para esse tipo de questo no precisa pensar mais de 1 segundo, no mesmo? Quais so as reas de atuao da Seguridade Social? Previdncia, Assistncia e Sade (PAS). Trabalho no est inserido dentro Seguridade Social. Errado. 94. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): A universalidade da cobertura e do atendimento, a descentralizao e a participao da sociedade, so objetivos da Seguridade Social. No existe os seguintes princpios (objetivos) da Seguridade Social: descentralizao e participao da sociedade. Como voc j deve ter observado, importante conhecer essa tabelinha: Princpios Constitucionais da Seguridade Social 1 2 3 4 5 6 Universalidade da Cobertura e do Atendimento Uniformidade e Equivalncia dos Benefcios e UEBS Servios s populaes urbanas e rurais Seletividade e Distributividade na prestao SDBS dos Benefcios e Servios. UCA IRRVB Irredutibilidade do Valor dos Benefcios. EFPC DBF Equidade Custeio. na Forma de Participao no

Diversidade da Base de Financiamento. Carter Democrtico e Descentralizado da administrao, mediante gesto Quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

DDQ

Errado.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 100 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 95. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010) A respeito do financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, correto afirmar que a pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social pode contratar com o poder pblico federal. Pessoa jurdica em dbito com a Seguridade Social no pode contratar com o Poder Pblico, essa a regra constitucional:
Art. 195, 3. - A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios.

Novamente o alerto: preste ateno legislao previdenciria e seus detalhes. Errado. 96. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2012): luz dos objetivos da Seguridade Social, definidos na Constituio Federal, tem-se como objetivos, entre outros, a Universalidade do atendimento, a Diversidade da base de financiamento, o Carter democrtico da administrao e a Redutibilidade do valor dos benefcios. O erro est no final do enunciado, uma vez que o princpio correto seria Irredutibilidade do valor dos benefcios, e no redutibilidade como foi apresentado pela questo. Errado. 97. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos do texto da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, correto afirmar que entre os princpios constitucionais da Seguridade Social est o princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios e servios.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 101 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Cad o erro? J achou? Sim... Est no finalzinho do enunciado! A CF/1988 traz em seu texto o princpio da Irredutibilidade do valor dos benefcios! No existe a previso de irredutibilidade de servios. Os servios no podem ser mensurados em dinheiro. Questo sutil e maldosa. Errado.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 102 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 11. Questes Sem Comentrios. Marque C (certo) ou E (errado): 01. (Defensor Pblico/DPU/CESPE/2010): A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n. 4.682/1923), considerada o marco da Previdncia Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e penses das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado. 02. (Procurador/TCE-BA/CESPE/2010): Na evoluo da previdncia social brasileira, o modelo dos institutos de aposentadoria e penso, que abrangiam determinadas categorias profissionais, foi posteriormente substitudo pelo modelo das caixas de aposentadoria e penso, que eram criadas na estrutura de cada empresa. 03. (Procurador Municipal/PGM-Aracaju/CESPE/2008): A positivao do modelo de seguridade social na ordem jurdica nacional ocorreu a partir da Constituio de 1937, seguindo o modelo do bem-estar social, em voga na Europa naquele momento. No caso brasileiro, as reas representativas dessa forma de atuao so sade, assistncia e previdncia social. 04. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011): A constituio do sistema de proteo social no Brasil, a exemplo do que ocorreu na Europa, deu-se em razo de longo e vagaroso processo de superao dos postulados do liberalismo clssico, passando o sistema da total ausncia de regulao estatal para uma interveno cada vez mais ativa do Estado que culminou com os atuais sistemas de proteo previdenciria. 05. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): O INSS, autarquia federal, resultou da fuso das seguintes autarquias: IAPAS e INAMPS. 06. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011): A Carta de 1934 foi pioneira em prever a forma tripartite de custeio, ou seja, a contribuio dos trabalhadores, a dos empregadores e a do poder pblico. 07. (Tcnico do Seguro Social/INSS/CESPE/2008): A fuso da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciria centralizou em apenas um rgo a arrecadao da maioria
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 103 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 dos tributos federais. Contudo, a fiscalizao e a arrecadao das contribuies sociais destinadas aos chamados terceiros SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros permanecem a cargo do INSS. 08. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011): A Carta constitucional de 1937 previa, como forma de atuao do estado, as reas de sade, assistncia e previdncia social, alm de inmeras outras inovaes na rea da seguridade social. 09. (Defensor Pblico/DPE-AM/IC/2011): entendimento doutrinrio dominante que o marco inicial da previdncia social brasileira foi a publicao do Decreto Legislativo n. 4.682/1923, Lei Eloy Chaves, que criou as caixas de aposentadoria e penses nas empresas de estradas de ferro existentes, sendo que tal instrumento normativo foi pioneiro na criao do instituto da aposentadoria. 10. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2012): A sociedade financia a seguridade social, de forma indireta, entre outras formas, por meio das contribuies para a seguridade social incidentes sobre a folha de salrios. 11. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): Nos termos da atual redao da Constituio, so objetivos estabelecidos para a organizao da seguridade social, entre outros, a seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. 12. (Advogado da Unio/AGU/CESPE/2012): Com base na jurisprudncia do STF, correto afirmar que o direito proteo da seguridade social, no Brasil, garantido apenas aos segurados de um dos regimes previdencirios previstos em lei. O indivduo que no contribui para nenhum desses regimes no faz jus referida proteo. 13. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): luz da Organizao da Seguridade Social, a Previdncia Social, a Educao e a Assistncia Social so partes da Seguridade Social. 14. (Analista Judicirio rea Judiciria/STJ/CESPE/2012): Segundo a CF, as contribuies das entidades beneficentes de assistncia social esto entre as fontes de recursos destinados ao financiamento da seguridade social, juntamente com os recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. 15. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012):
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 104 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 correto afirmar que a Seguridade Social compreende a Assistncia Social, a Sade e a Previdncia Social. 16. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio, pois apresenta natureza de seguro social, sendo ainda realizada mediante recursos do oramento da seguridade social, previsto no art. 195 da Constituio, alm de outras fontes. 17. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): luz da Organizao da Seguridade Social, a Sade possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada. 18. (Procurador/MP-TCE-BA/CESPE/2010): O conceito de seguridade social compreende a sade, a previdncia e a assistncia social e est positivado expressamente no ordenamento jurdico brasileiro, tanto no texto constitucional quanto na legislao infraconstitucional. 19. (Defensor Pblico/DPE-CE/CESPE/2008): No ordenamento jurdico brasileiro, a seguridade social, assim como sua abrangncia, foi positivada pela Constituio Federal de 1988, que contm todas as aes de Estado a serem realizadas nas reas sociais, especificamente: assistncia e previdncia social, sade, combate fome e educao fundamental. 20. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2012): Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social com base nos objetivos constitucionais, sendo que entre esses, pode-se citar o da prevalncia dos benefcios e servios s populaes rurais. 21. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): luz da Organizao da Seguridade Social, a Assistncia Social, por meio de sistema nico e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdncia Social. 22. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): O art. 195 e seus incisos da Constituio, ao disporem sobre o custeio da seguridade social, passaram a prever contribuio a cargo dos aposentados e pensionistas, sendo vedado aos Estados-membros ou Municpios editarem disciplina em contrrio. 23. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010):
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 105 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Nos termos do disposto na Constituio Federal de 1988, a seguridade social ser financiada pela Unio e pelo plano gestor dos Estados e Municpios. 24. (Auditor/TCM-RJ/FGV/2008): A respeito do conceito e financiamento da Seguridade Social, correto afirmar que a contribuio social incidente sobre a receita de concursos de prognsticos refere-se, exclusivamente, s loterias administradas pela Caixa Econmica Federal. 25. (Auditor-Fiscal/MTE/ESAF/2010): A Constituio Federal estabelece objetivos da seguridade social, que a doutrina constitucionalista de Jos Afonso da Silva tem preferido chamar de princpios. Sobre tais objetivos, correto afirmar que a distributividade no uma consequncia da seletividade, na medida em que no se d mais a quem mais necessite. A distributividade deve ocorrer de maneira uniforme. 26. (Defensor Pblico/DPU/CESPE/2007): A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente da contribuio seguridade social. Entretanto, no tocante garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, h exigncia de contribuio social. 27. (Analista de Comrcio Exterior/MDIC/ESAF/2012): Veda-se a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. 28. (Defensor Pblico/DPE-AC/CESPE/2012): A seguridade social compreende um conjunto de aes de proteo social custeado pelo Estado, conforme suas limitaes oramentrias, e organizado com base, entre outros objetivos, na irredutibilidade do valor das contribuies. 29. (Auditor-Fiscal/MTE/ESAF/2010): A Constituio Federal estabelece objetivos da seguridade social, que a doutrina constitucionalista de Jos Afonso da Silva tem preferido chamar de princpios. Sobre tais objetivos, correto afirmar que a equidade, na forma de participao, significa que cada fonte de financiamento h de contribuir com valores iguais.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 106 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 30. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A Previdncia Social vista como um direito social independente e no relacionado Assistncia Social. 31. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2012): vedada a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais do empregador incidentes sobre a folha de salrios para a realizao de despesas distintas das enumeradas na Constituio. Logo, vedada a aplicao de recursos dessa origem na cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada. 32. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2007): luz da Previdncia Social definida na Constituio Federal e na legislao infraconstitucional, errado afirmar que no Brasil, existe mais de um sistema de previdncia. O sistema pblico caracteriza-se por ter filiao compulsria. O sistema privado caracteriza-se por ter filiao facultativa. 33. (Juiz Substituto/TJ-PI/CESPE/2012): A seguridade social financiada, alm dos recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos estados, do DF e dos municpios, pelas contribuies do empregador, do trabalhador e da receita de concursos de prognsticos, vedada a instituio de outras fontes de custeio. 34. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Assistncia Social e Previdncia Social so conceitos jurdicos idnticos. 35. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): Segundo a Constituio Federal, so princpios e diretrizes da Seguridade Social: a Seletividade na prestao dos benefcios, a Diversidade da base de financiamento, a Solidariedade e a Universalidade do custeio. 36. (Defensor Pblico/DPE-RO/CESPE/2012): A irredutibilidade do valor dos benefcios tem como escopo garantir que a renda dos benefcios previdencirios preserve seu valor real segundo critrios estabelecidos por lei, sem qualquer vinculao ao salrio mnimo, dada a vedao de sua vinculao para qualquer fim. 37. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A Previdncia Social vista como um subsistema da Sade. 38. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): No tocante Previdncia Social, correto afirmar que essa tem carter complementar e autnomo.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 107 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 39. (Juiz do Trabalho/TRT-18/FCC/2012): So objetivos inspiradores na organizao da Seguridade Social, a serem observados pelo Poder Pblico, conforme previso constitucional, entre outros, o da seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios e o da dissemelhana dos benefcios s populaes urbanas e rurais. 40. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Sade e Assistncia Social so direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade. 41. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2012): Constituem elementos que auxiliam na busca pela equidade, dentre outros, a possibilidade de que as contribuies possam ter alquotas diferenciadas em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo de obra. 42. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): So objetivos da Assistncia Social, definidos no artigo 203 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988, entre outros, a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa que comprove no possuir qualquer renda. 43. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): A Previdncia Social vista como um servio a ser prestado de forma integrada com a Assistncia Social e a Sade. 44. (Mdico do Trabalho/UnB/CESPE/2011): Com relao legislao da previdncia social, correto afirmar que a seguridade social, destinada a assegurar o direito relativo sade e assistncia social, compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa exclusiva dos poderes pblicos. 45. (Promotor de Justia/MPE-RO/CESPE/2010): A respeito da ordem social na CF, a seguridade social financiada, entre outras formas, mediante recursos provenientes de contribuies sociais pagas pelo empregador, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pago em favor das pessoas fsicas que lhes prestem servio, com a exceo daquelas sem vnculo empregatcio. 46. (Auditor-Fiscal/SRF/ESAF/2005): Segundo dispe o art. 196, da CF/88, a sade direito de todos e dever do Estado. Diante dessa premissa, correto afirmar que as aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 108 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 hierarquizada e constituem um sistema nico, sem a participao da comunidade. 47. (Analista Judicirio Execuo de Mandados/TRF3/FCC/2007): A contribuio social sobre a receita de concursos de prognsticos um exemplo especfico do princpio constitucional da diversidade da base de financiamento. 48. (Promotor de Justia/MPE-RO/CESPE/2010): A respeito da ordem social na CF, a Unio pode instituir, mediante lei complementar, outras fontes destinadas obteno de receita para a manuteno da seguridade social, alm das previstas na CF. 49. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): So objetivos da Seguridade Social na Constituio Federal de 1988 (artigo 194), entre outros, a seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios e a participao no custeio. 50. (Analista Judicirio rea Judiciria/TRT-6/FCC/2012): As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico. 51. (Procurador/BACEN/CESPE/2009): De acordo com a jurisprudncia dos tribunais superiores, legtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o 13. salrio e sobre o adicional de frias. 52. (Fiscal de Rendas/SEFAZ-RJ/FGV/2010): Em relao s normas constitucionais relativas s contribuies previdencirias, a seguridade social ser financiada, dentre outras, por contribuies a cargo do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, desde que com vnculo empregatcio. 53. (Procurador/MP-TCE-SP/FCC/2011): Ao disciplinar o financiamento da seguridade social, a Constituio da Repblica estabelece que as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 109 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 Considere a seguinte situao-problema para responder as questes 54 a 58: Maria Clara, empregada domstica com deficincia fsica, e Antnio Jos, empresrio dirigente de multinacional sediada no Brasil, desejam contribuir para o Regime Geral de Previdncia Social e com isso gozar de todos os benefcios e servios prestados pela Seguridade Social. 54. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Assistncia Social. 55. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): S Antnio Jos pode participar da Previdncia Social. 56. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): S Antnio Jos pode participar de benefcios previdencirios. 57. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Maria Clara pode usufruir dos servios de Sade pblica em razo da sua deficincia fsica. 58. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Previdncia Social. 59. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2003): Considerando o conceito, organizao e princpios constitucionais da seguridade social na Constituio Federal, correto afirmar que a Seguridade social vincula-se a um conjunto de aes independentes e estanques na rea de sade, previdncia e assistncia social. 60. (Defensor Pblico/DPE-RO/CESPE/2012): Conforme deciso do STF, ilegtima a incidncia da contribuio previdenciria sobre o dcimo terceiro salrio. 61. (Juiz do Trabalho/TRT-1/FCC/2012): A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a prover, quando materialmente possvel, os direitos relativos a sade, previdncia e assistncia social. 62. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): Em relao organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, a gesto da Seguridade Social ato privativo do Poder Pblico.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 110 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 63. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): A seguridade social brasileira compreende um conjunto integrado de aes nas quais os Poderes Pblicos e a sociedade garantem direitos relativos sade, educao e assistncia social. 64. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): Em relao organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, pode haver benefcios maiores para a populao urbana em detrimento da rural. 65. (Mdico do Trabalho/UnB/CESPE/2011): A previdncia social tem por fim assegurar aos seus beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso, ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. 66. (Defensor Pblico/DPE-RO/CESPE/2012): As contribuies sociais possuem natureza jurdica de tributo e obedecem ao princpio da anterioridade mitigada, podendo ser exigida a sua cobrana aps noventa dias da publicao da lei, ainda que no mesmo exerccio financeiro, nos termos do que dispe a CF. 67. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): Em relao organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social, Diversidade da base de financiamento objetivo da Seguridade Social. 68. (Auditor-Fiscal/SEAD-AP/FGV/2010): A seguridade social ser financiada, dentre outras fontes, pelas contribuies sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, desde que mediante vnculo empregatcio. 69. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010): A respeito da Ordem Social e princpios constitucionais da Seguridade Social, as contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. 70. (Procurador Especial de Contas/TCE-ES/CESPE/2009): O sistema de incluso previdenciria dos trabalhadores de baixa renda deve ter alquotas e carncias inferiores s vigentes para os demais segurados do RGPS.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 111 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 71. (Agente Tcnico Legislativo/Assembleia LegislativaSP/FCC/2010): A respeito do Regime Geral da Previdncia Social, vedada a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. 72. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): Em relao s fontes do direito previdencirio, correto afirmar que a lei delegada e a medida provisria so fontes secundrias. 73. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2003): Considerando o conceito, organizao e princpios constitucionais da seguridade social na Constituio Federal, correto afirmar que a contribuio social no constitui exao fiscal vinculada. 74. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): A organizao da seguridade social compete ao Poder Pblico e sociedade. 75. (Agente Tcnico Legislativo/Assembleia LegislativaSP/FCC/2010 alterada): A respeito do Regime Geral da Previdncia Social, os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito de contribuio previdenciria e consequente repercusso em benefcios, nos casos e na forma de lei complementar. 76. (Defensor Pblico Substituto/DPE-MT/FCC/2009): Considerando-se as normas constitucionais a respeito da seguridade social, correto afirmar que a assistncia social deve ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio seguridade social, paga nos termos da lei. 77. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): A respeito da natureza jurdica da contribuio social, correto afirmar que a mesma est relacionada espcie tributria classificada como Contribuio Parafiscal. 78. (Analista do Seguro Social Servio Social/INSS/Funrio/2009): A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender a proteo ao trabalhador em situao de desemprego voluntrio.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 112 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 79. (Tcnico do Seguro Social/INSS/FCC/2012): Entre as fontes de financiamento da Seguridade Social encontram-se o imposto de renda (IR), o imposto sobre circulao de mercadorias e servios (ICMS), a contribuio do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), a contribuio social sobre a folha de salrios e a contribuio de melhoria. 80. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): Segundo o artigo 196 da Constituio Federal, a sade um direito de todos e um dever do Estado. ento correto afirmar que a sade um direito constitucional que deve ser garantido por meio de polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e outros agravos. 81. (Analista do Seguro Social Servio Social/INSS/Funrio/2009): A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e fornecer os benefcios de salrio famlia e de auxlio recluso para os dependentes dos segurados de qualquer renda. 82. (Delegado/PC-AP/FGV/2010) Relativamente ordem social, a assistncia sade pode ser exercida pela iniciativa privada, desde que previamente autorizado seu funcionamento pelo Ministrio da Sade e submetidas s regras de concesso pblica contidas na Constituio. 83. (Agente Fiscal de Rendas/SEFAZ-SP/FCC/2009): As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas a contribuies sociais para a Seguridade Social constaro dos respectivos oramentos e integraro o oramento da Unio. 84. (Procurador do Estado/PGE-RO/FCC/2011): Quanto seguridade social correto afirmar que o regime geral da previdncia social tem carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, abrangendo os que participam de regime prprio de previdncia. 85. (Advogado/Nossa Caixa/FCC/2011): O princpio da universalidade da cobertura prev que o benefcio legalmente concedido pela Previdncia Social no pode ter o seu valor nominal reduzido.
Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 113 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 86. (Assistente Social/MI/ESAF/2012): A constituio de 1988 considera a assistncia social poltica pblica de seguridade social, ao lado da Sade e da Previdncia. 87. (Tcnico Judicirio rea Administrativa/TRT21/CESPE/2010): Quanto seguridade social e o regime geral da previdncia social (RGPS), correto afirmar que a previdncia social, por seu carter necessariamente contributivo, no est inserida no sistema constitucional da seguridade social. 88. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2012): A diversidade da base de financiamento decorre do fato de que o montante de recursos necessrios para as aes estatais nas reas de sade, assistncia e previdncia extremamente elevado. 89. (Advogado/Nossa Caixa/FCC/2011): O princpio da universalidade da cobertura prev que a proteo social deve alcanar todos os eventos cuja reparao seja premente, a fim de manter a subsistncia de quem dela necessite. 90. (Procurador Especial de Contas/TCE-ES/CESPE/2009): Segundo a jurisprudncia do STF, norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigao tributria se sujeita ao princpio da anterioridade. 91. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): O financiamento da seguridade social de responsabilidade do Poder Pblico, no estando prevista a participao da sociedade de forma direta ou indireta. 92. (Tcnico Judicirio rea Administrativa/TRF-4/FCC/2010): Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total, mas poder, no entanto, ser estendido. 93. (Assistente-Tcnico Administrativo/MF/ESAF/2009): luz dos dispositivos constitucionais referentes Seguridade Social, correto afirmar que Sade, Previdncia e Trabalho compem a Seguridade Social. 94. (Analista Tcnico de Polticas Sociais/MPOG/ESAF/2012): A universalidade da cobertura e do atendimento, a descentralizao e a participao da sociedade, so objetivos da Seguridade Social.
Prof. Ali Mohamad Jaha Pgina 114 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 95. (Auditor-Fiscal/RFB/ESAF/2010) A respeito do financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, correto afirmar que a pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social pode contratar com o poder pblico federal. 96. (Procurador da Fazenda/PGFN/ESAF/2012): luz dos objetivos da Seguridade Social, definidos na Constituio Federal, tem-se como objetivos, entre outros, a Universalidade do atendimento, a Diversidade da base de financiamento, o Carter democrtico da administrao e a Redutibilidade do valor dos benefcios. 97. (Analista-Tributrio/RFB/ESAF/2010): Nos termos do texto da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, correto afirmar que entre os princpios constitucionais da Seguridade Social est o princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios e servios.

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 115 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Seguridade Social e Legislao Previdenciria p/ AFT 3. Turma 2013/2013 Teoria e Questes Comentadas Prof. Ali Mohamad Jaha Aula 01 12. Gabarito das Questes. 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. E E E C E C E E E E C E E E C E C C E E E E E E E E C E E E E E E E E C E E E E C 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. E C E E E C C E C E E C E E E E C E E E E E E C C C E C C C E E E E E C E E C E E 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. E E E C E C C E E E E E E E E

Prof. Ali Mohamad Jaha

Pgina 116 de 116

www.estrategiaconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche