Sei sulla pagina 1di 3

TTULO: Radioatividade e Chuva cida

01) (ENEM) O debate em torno do uso da energia nuclear para produo de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discusso desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: 1. Uma grande vantagem das usinas nucleares o fato de no contriburem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urnio, utilizado como combustvel, no queimado, mas sofre fisso. 2. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser to graves que essa alternativa de gerao de eletricidade no nos permite ficar tranquilos.
* ATENO: Copiar CRIME. Art. 184 do cdigo Penal e Lei n 5998/73

b) nos eixos, que transferem torque s rodas e impulsionam o veculo. c) na ignio, quando a energia eltrica convertida em trabalho. d) na exausto, quando gases quentes so expelidos para trs. e) na carburao, com a difuso do combustvel no ar. 04) (ENEM) Algumas atividades humanas interferiram significativamente no ciclo natural do enxofre, alterando as quantidades das substncias indicadas no esquema. Ainda hoje isso ocorre, apesar do grande controle por legislao. Pode-se afirmar que duas dessas interferncias so resultantes da a) queima de combustveis em veculos pesados e da produo de metais a partir de sulfetos metlicos. b) produo de metais a partir de xidos metlicos e da vulcanizao da borracha. c) queima de combustveis em veculos leves e da produo de metais a partir de xidos metlicos. d) queima de combustveis em indstria e da obteno de matriasprimas a partir da gua do mar. e) vulcanizao da borracha e da obteno de matrias-primas a partir da gua do mar. 05) (ENEM) Uma regio industrial lana ao ar gases como o dixido de enxofre e xidos de nitrognio, causadores da chuva cida. A figura mostra a disperso desses gases poluentes.

A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que: a) o primeiro vlido e o segundo no , j que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares. b) o segundo vlido e o primeiro no , pois de fato h queima de combustvel na gerao nuclear de eletricidade. c) o segundo valido e o primeiro irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa. d) ambos so vlidos para se compararem vantagens e riscos na opo por essa forma de gerao de energia. e) ambos so irrelevantes, pois a opo pela energia nuclear est-se tornando uma necessidade inquestionvel. 02) (ENEM) Na msica "Bye, bye, Brasil", de Chico Buarque de Holanda e Roberto Menescal, os versos: "puseram uma usina no mar talvez fique ruim pra pescar" poderiam estar se referindo usina nuclear de Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. No caso de tratar-se dessa usina, em funcionamento normal, dificuldades para a pesca nas proximidades poderiam ser causadas: a) pelo aquecimento das guas, utilizadas para refrigerao da usina, que alteraria a fauna marinha. b) pela oxidao de equipamentos pesados e por detonaes que espantariam os peixes. c) pelos rejeitos radioativos lanados continuamente no mar, que provocariam a morte dos peixes. d) pela contaminao por metais pesados dos processos de enriquecimento do urnio. e) pelo vazamento de lixo atmico colocado em tonis e lanado ao mar nas vizinhanas da usina. 03) (ENEM) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustveis fsseis e de biomassa, cuja energia convertida em movimento de veculos. Para esses combustveis, a transformao de energia qumica em energia mecnica acontece: a) na combusto, que gera gases quentes para mover os pistes no motor.

Considerando o ciclo da gua e a disperso dos gases, analise as seguintes possibilidades: I. As guas de escoamento superficial e de precipitao que atingem o manancial poderiam causar aumento de acidez da gua do manancial e provocar a morte de peixes. II. A precipitao na regio rural poderia causar aumento de acidez do solo e exigir procedimentos corretivos, como a calagem. III. A precipitao na regio rural, embora cida, no afetaria o ecossistema, pois a transpirao dos vegetais neutralizaria o excesso de cido. Dessas possibilidades, a) pode ocorrer apenas a I. b) pode ocorrer apenas a II. c) podem ocorrer tanto a I quanto a II. d) podem ocorrer tanto a I quanto a III. e) podem ocorrer tanto a II quanto a III. 06) (ENEM) Considere os seguintes acontecimentos ocorridos no Brasil:

- Gois, 1987 - Um equipamento contendo csio radioativo, utilizado em medicina nuclear, foi encontrado em um depsito de sucatas e aberto por pessoa que desconhecia o seu contedo. Resultado: mortes e consequncias ambientais sentidas at hoje. - Distrito Federal, 1999 - Cilindros contendo cloro, gs bactericida utilizado em tratamento de gua, encontrados em um depsito de sucatas, foram abertos por pessoa que desconhecia o seu contedo. Resultado: mortes, intoxicaes e consequncias ambientais sentidas por vrias horas. Para evitar que novos acontecimentos dessa natureza venham a ocorrer, foram feitas as seguintes propostas para a atuao do Estado: I. Proibir o uso de materiais radioativos e gases txicos. II. Controlar rigorosamente a compra, uso e destino de materiais radioativos e de recipientes contendo gases txicos. III. Instruir usurios sobre a utilizao e descarte destes materiais. IV. Realizar campanhas de esclarecimentos populao sobre os riscos da radiao e da toxicidade de determinadas substncias. Dessas propostas, so adequadas apenas:

podem ocorrer precipitaes cidas em regies distantes, causando vrios danos ao meio ambiente (chuva cida). Um dos danos ao meio ambiente diz respeito corroso de certos materiais. Considere as seguintes obras: I. monumento Itamarati - Braslia (mrmore). II. esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabo, contm carbonato de clcio). III. grades de ferro ou alumnio de edifcios. A ao da chuva cida pode acontecer em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. c) I e III, apenas.

09) (ENEM) Com relao aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que: I. as chuvas cidas poderiam causar a diminuio do pH da gua de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espcies, rompendo a cadeia alimentar. II. as chuvas cidas poderiam provocar acidificao do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais. III. as chuvas cidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da gua destilada. Dessas afirmativas est(o) correta(s): a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I e III, apenas. 10) (ENEM) Chuva acida e o termo utilizado para designar precipitaes com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substancias que contribuem para esse processo so os xidos de nitrognio e de enxofre provenientes da queima de combustveis fosseis e, tambm, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva acida ultrapassam fronteiras polticas regionais e nacionais. A amplitude geogrfica dos efeitos da chuva acida esta relacionada principalmente com: a) a circulao atmosfrica e a quantidade de fontes emissoras de xidos de nitrognio e de enxofre. b) a quantidade de fontes emissoras de xidos de nitrognio e de enxofre e a rede hidrogrfica. c) a topografia do local das fontes emissoras de xidos de nitrognio e de enxofre e o nvel dos lenis freticos. d) a quantidade de fontes emissoras de xidos de nitrognio e de enxofre e o nvel dos lenis freticos. e) a rede hidrogrfica e a circulao atmosfrica. 11) Cuidado! Ao assistir televiso de perto, voc pode

a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV 07) (ENEM) O grfico abaixo refere-se s variaes das concentraes de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia til, em um grande centro urbano. (Adaptado de NOVAIS, Vera. Oznio: aliado ou inimigo. So Paulo: Scipione, 1998). As seguintes explicaes foram dadas para essas variaes: I. A concentrao de NO diminui, e a de NO2 aumenta em razo da converso de NO em NO2. II. A concentrao de monxido de carbono no ar est ligada maior ou menor intensidade de trfego. III. Os veculos emitem xidos de nitrognio apenas nos horrios de pico de trfego do perodo da manh. IV. Nos horrios de maior insolao, parte do oznio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera. Dessas explicaes, so plausveis somente: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

08) (ENEM) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrializao a poluio atmosfrica. Chamins altas lanam ao ar, entre outros materiais, o dixido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilmetros em poucos dias. Dessa forma,

estar recebendo radiao do tipo raios X Os raios X um tipo de radiao constituda pelas ondas eletromagnticas que possuem frequncias superiores s frequncias das radiaes ultravioleta, ou seja, frequncias superiores a 1018 hertz. Esse tipo de radiao foi descoberta no final do sculo XIX pelo fsico alemo W. Rontgen. Foi durante experincias com os raios

catdicos que ele descobriu a existncia de radiaes cuja natureza era desconhecida, dessa forma ele as nomeou de raios X (raios desconhecidos). Utilizando-se tubos apropriados (ampolas de raios X) possvel produzir os raios X. Nesses tubos, um feixe de eltrons emitido por uma placa A e so acelerados por meio de uma alta voltagem existente entre a placa A e um halo de tungstnio B. Quando atingem este alvo os eltrons sofrem fortssima desacelerao e em virtude desse acontecimento esse feixe acaba por emitir ondas eletromagnticas de alta frequncia que so os raios X. As televises convencionais funcionam com a formao da imagem a partir da energia liberada pelos eltrons durante a coliso do mesmo no anteparo fixo (tubo de vidro). Quando o eltron colide com o vidro do tubo de imagem, libera energia cujo comprimento de onda cai na regio dos raios X. Por isso, todo manual de televiso cita que para a segurana, o usurio deve assistir a certa distancia mnima permitida. Utilize seus conhecimentos sobre estrutura atmica para marcar o item correto. a) Os raios X so produzidos por um processo de desintegrao nuclear de elementos radioativos. b) aconselhvel assistir televiso bem perto, pois faz muito bem a pele. c) Quando abrimos um aparelho de raios X encontramos uma pedrinha de um determinado material radioativo, como o urnio, por exemplo. d) Na atualidade, os raios X so aplicados em inmeros campos alem do seu emprego na rea da medicina. Eles so utilizados em pesquisas sobre a estrutura cristalina dos slidos, na indstria e na maioria dos campos da cincia e da tecnologia. e) Os raios X apresentam um determinado comprimento de onda que no nocivo ao ser humano. 12) (UNESP) Para mostrar os efeitos da exposio de clulas e tecidos do organismo a elevados nveis de radiao nuclear, um professor utilizou a figura de um pulmo humano e nela indicou o pode ocorrer em consequncia da ao de radicais livres.

b) , para avisar do perigo de choque eltrico, pois no local h eletricidade exposta. c) , para indicar que se trata de processo que envolve o uso de substncias radioativas. d) , para informar que as substncias utilizadas para gerar a radiao so reciclveis. e) , para informar que a radiao nuclear um processo que utiliza lquidos inflamveis. 13) (Simulado Enem-2009) O lixo radioativo ou nuclear e resultado da manipulao de materiais radioativos, utilizados hoje na agricultura, na indstria, na medicina, em pesquisas cientficas, na produo de energia etc. Embora a radioatividade se reduza com o tempo, o processo de decaimento radioativo de alguns materiais pode levar milhes de anos. Por isso, existe a necessidade de se fazer um descarte adequado e controlado de resduos dessa natureza. A taxa de decaimento radioativo medida em termos de um tempo caracterstico, chamado meia-vida, que o tempo necessrio para que uma amostra perca metade de sua radioatividade original. O grfico seguinte representa a taxa de decaimento radioativo do rdio226, elemento qumico pertencente famlia dos metais alcalinos terrosos e que foi utilizado durante muito tempo na medicina.

As informaes fornecidas mostram que a) quanto maior e a meia-vida de uma substncia mais rpido ela se desintegra. b) apenas 1/8 de uma amostra de rdio-226 ter decado ao final de 4.860anos. c) metade da quantidade original de rdio-226, ao final de 3.240 anos, ainda estar por decair. d) restar menos de 1% de rdio-226 em qualquer amostra dessa substncia aps decorridas 3 meias-vidas. e) a amostra de rdio-226 diminui a sua quantidade pela metade a cada intervalo de 1.620 anos devido desintegrao radioativa. O professor pediu aos seus alunos que o ajudassem a completar corretamente a figura, escolhendo um smbolo para representar a utilizao da radiao nuclear nas posies assinaladas com os pontos de interrogao. Para atender ao professor, os alunos devem escolher o smbolo: a) , para informar que a radiao nuclear mata por asfixia. 14) O istopo radioativo do hidrognio, Trcio (3H), muito utilizado em experimentos de marcao isotpica na qumica orgnica e na bioqumica. Porm, um dos problemas em utiliz-lo que sua meiavida de 12,3 anos, o que causa um tempo de espera longo para que se possa descart-lo no lixo comum. Qual ser a taxa de Trcio daqui a 98 anos em uma amostra preparada hoje (100%)? a) 0% d) 0,39% b) 12,55% e) 0,78% c) 7,97%

Potrebbero piacerti anche