Sei sulla pagina 1di 10

1

TERRITRIOS CURRICULARES: CIRCULARIDADES DE SENTIDOS PARA SE PENSAR A EDUCAO E O ENSINO Dulcimar Pereira 1 Sandra Kretli da Silva 2 Tnia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni 3

Potncia. Afeto. Fluxos. Linhas. Conhecimento. Devir. Singularidade. Multiplicidade. Agenciamentos. Virtualidades. Desejo. Corpo. Diferena. Aprendizagem. Experimentao. Acontecimento. Deslocamento. tica. Esttica. Existncia... Apresentamos nosso grupocomposio que vem criando diferentes movimentos produzidos em um coletivo de pesquisa que incessantemente busca novos/outros fios a partir dos que so puxados pela vida vivida, experienciada e sentida nos cotidianos das escolas como professorespesquisadoresalunos. Atualmente, a pesquisa Potncia das redes de conversaes e aes complexas na produo no currculo praticado no cotidiano escolar e as polticas curriculares em ao: entre formas, foras e modos de constituio, 4 tem servido como dispositivo para possibilitar outros agenciamentos, multiplicidades e intensidades. Temos traado linhas, linhas de escrita nas quais a vida passa entre as linhas, formando um emaranhado: vida vivida, vida escrita, vida traada. Vida e linhas de escrita tm sido tranadas nas ressonncias de uma pesquisa, de outras pesquisas, na criao e inveno de possveis, de encontros, de devires.

Tal como um rizoma, em que uma linha vai puxando outras deixando outras tantas para trs imprimindo novas direes e fluxos, esse grupocomposio tem problematizado diferentes modos de pensar, viver, sentir e praticar em meio a tantos atravessamentos vividos/compartilhados no cotidiano escolar. Desse modo,
Doutoranda em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao do Centro de Educao da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES); professora da Universidade de Vila Velha (UVV). 2 Doutora em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao do Centro de Educao da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES); professora do Departamento de Educao, Poltica e Sociedade da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES). 3 Doutora em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao do Centro de Educao da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES); coordenadora do curso de Pedagogia e professora da Universidade de Vila Velha (UVV). 4 Coordenada pela Dra. Janete Magalhes Carvalho; professora do Departamento de Educao, Poltica e Sociedade e do Programa de Ps-Graduao da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES).
1

constituem-se como campo problemtico de nossas pesquisas os possveis de produo no cotidiano escolar, no estabelecimento de outras relaes entre currculo, aprendizagemensino, educao, infncia e formao de professores em seus atravessamentos nas teoriasprticas de educao escolar.

Assumimo-nos como aprendizes-artistas, reinventando-nos a cada instante, a cada experincia, coengendrando-nos a ns mesmos e com nossos agenciamentos e intercessores. A criao, assim, est nos intercessores e na forma como eles se expressam em ns:

O essencial so os intercessores. A criao so os intercessores. Sem eles no h obra. Podem ser pessoas para um filsofo, artistas ou cientistas; para um cientista, filsofos ou artistas mas tambm coisas, plantas, at animais, como em Castaeda. Fictcios ou reais, animados ou inanimados, preciso fabricar seus prprios intercessores. [...] Eu preciso de meus intercessores para me exprimir, e eles jamais se exprimiriam sem mim: sempre se trabalha em vrios [...] (DELEUZE, 1992, p. 156).

Assim nossas pesquisas tm sido inventadas, vividas, compartilhadas com Certeau, Deleuze, Guattari, Foucault e Spinosa, dentre outros, que nos desafiam a todo o momento, obrigando-nos a pensar diferente, a mover o pensamento em busca de novas circularidades de sentidos para se pensar a educao e o ensino a partir de nossas pesquisas sobre currculos.

Nos fluxos desse grupocomposio buscamos problematizar os processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos de escolas, nas redes de conhecimentos e significados que ns, praticantes ordinrios do cotidiano - professoresalunospesquisadores - nas conversaes e aes, formamos com os outros tantos cotidianos que nos atravessam em zonas interpenetradas.

O cotidiano escolar como potncia micropoltica

Entendemos o cotidiano escolar como potncia micropoltica, pois se constitui em um espaotempo praticado por singularidades, agenciamentos, desterritorialidades, devires, enredando o afetivo e cooperativo das prticas, das experincias, dos

movimentos entrelaados aos dados da realidade que o circula, que se inscreve no ambiente escolar, fazendo uma interlocuo com todos os planos do social na composio/produo da subjetividade. A micropoltica consiste em criar um agenciamento de modo que os processos de singularizao se intensifiquem e, segundo Guattari (1987) o desejo vida, o desejo de viver que instaura experincias de novas maneiras de viver: [...] microagenciamentos analticomilitantes suscetveis de se cristalizar em torno de uma classe, de uma escola, de um grupo de crianas (GUATTARI, 1987, p. 67), que permitem que o desejo coletivo saia das territorialidades que o cercam e permitem linhas de fuga mesmo que minsculas, engendradas nas mltiplas redes de conversaes.

Para Deleuze e Guattari (1997), a micropoltica no se distingue somente pelo tamanho, escala ou dimenso, mas pela natureza do sistema de referncia considerado, de modo que o molecular instaurado na micropoltica, no se define pela pequenez de seus elementos, mas pela natureza de sua massa o fluxo de energia e de produo de processos de diferenciao e singularizao que se compe no encontro entre os corpos.

Assumir o cotidiano escolar como potncia micropoltica implica apostar nos movimentos curriculares intensificados pelas redes de conhecimentos, linguagens, afetos e afeces que esto em circulao nas prticas discursivas, em redes de conversaes e aes complexas, em sua relao com a perspectiva por ns assumido sobre estudos com o cotidiano. Assim, nesse grupocomposio temos compartilhado alguns estudos que apontam as perspectivas terico-metodolgicas sobre os estudos com o cotidiano que remetem:

[...] noo de redes de conhecimento tecidas a partir de pressupostos de pesquisa nas lgicas das redes cotidianas, tais como: tomar o cotidiano no como uma instncia especfica da realidade social e, nesse sentido, afirmar a indissociabilidade entre diferentes modos de insero no mundo (global, estatal, local, domstico, de produo, etc.); aceitar a complexidade do real em suas redes e, assim, a indissociabilidade entre os campos poltico, cientfico e educacional; superar as divises dualistas entre natureza e cultura, indivduo e sociedade, teoria e prtica, real existente e real produzido, real e virtual, dentro e fora, espao, tempo e lugar, etc.; compreender que o campo dos saberesfazeres rizomtico; entender a teoria como limite, ou seja, superar a frmula de

aplicao da teoria sobre a prtica, observando que a vida muito mais rica que nosso olhar terico e, portanto, que a teoria limite e horizonte da prtica; recuperar a importncia do coletivo, buscando compreender como se manifestam, nos diferentes espaos sociais, tanto os processos de organizao, como as iniciativas de resistncia/transgresso que se desenvolvem nos modos de fazer e viver dos praticantes ordinrios da vida cotidiana; desenhar modos alternativos de interveno sobre o real (CARVALHO, 2012, p. 120121).

Na necessidade de partilharmos as conversaes e experimentaes dos professoresalunospesquisadores e de outros agentes que atravessam o cotidiano, buscamos consider-las como dimenso terica da prtica desenvolvida na tessitura do coletivo escolar. Ou seja, procuramos articul-las s redes tecidas pelos sujeitos praticantes nos cotidianos das escolas e, nesse sentido, buscamos fazer, como prope Certeau (1994), uma espcie de teoria das prticas, mas, tambm, uma prtica das teorias. Para Carvalho (2011, p. 4), [...] uma rede de conversaes envolve discursos, textos, narrativas, imagens, sons, encontros, silncios e silenciamentos, que se estabelecem em mltiplos espaostempos de interao, dilogos e convivncia. Desse modo, ao conversarmos com professores e alunos e com nossas vivncias em diferentes cotidianos escolares e no escolares, percebemos que os currculos, as culturas e os conhecimentos so produzidos diariamente nas escolas imbricados s redes de afetos, afeces, linguagens e conhecimentos.

Agenciamentos curriculares: Certeau e as tticas dos praticantes

O movimento das tticas dos praticantes dos cotidianos na incessante busca de novos lugares e espaos vem se constituindo por meio de lutas e confrontos de ideias, sentidos e crenas. Em cada contexto histrico, poltico, econmico, social e cultural, as prticas discursivas sobre currculos se movimentam, se alteram, se deslocam, se hegemonizam, se institucionalizam, mas tambm se desconstroem para serem construdos com novos sentidos e significados. Assim, os estudos no campo do currculo, bem como os currculos fabricados nos cotidianos escolares vo se constituindo por meio de tticas, estratgias, processos de negociaes nos usos e consumos dos produtos culturais.

Como aponta Certeau (1994), ao nos ensinar sobre as artes de fazer: como numa oficina ou um laboratrio, os objetos produzidos por uma pesquisa, e aqui acrescentamos as tticas e estratgias criadas pelos professores e alunos nas artes de fabricar o cotidiano escolar, resultam de onde elas se tornam possveis e remetem ao que o autor denomina status quaestionis, que significa [...] uma rede de intercmbios profissionais e textuais (1994, p.109). Os praticantes do cotidiano vo alterando e modificando suas aes e criaes por meio de intercmbios, leituras e confrontos de ideias que tecem com os seus pares e com os usos que fazem dos artefatos culturais que circulam nas escolas. Apropriando-nos das palavras de Certeau (1994, p.110): [...] Todo lugar prprio alterado por aquilo que do outro j se acha nele.

Os professoresalunospesquisadores, dessa forma, vo inventando maneiras criativas de trabalhar os conhecimentos. Por isso, defendemos que, se a escola local de encontro e de circularidade de mltiplas culturas que emanam de processos de identificaes e diferenas socioculturais, fundamental que tenha

espaostempos e possibilidades de negociaes de sentidos sobre os produtos culturais que os alunos e os professores consomem e usam todos os dias.

Certeau (1996, p. 47), aponta que a coletividade [...] um lugar social que induz um comportamento prtico mediante o qual todo usurio se ajusta ao processo geral do reconhecimento, concedendo uma parte de si jurisdio do outro. Os professores e alunos, ao habitarem, inventarem e se constiturem nos cotidianos escolares, trazem as suas experincias, as suas marcas e histrias que esto,

concomitantemente, incrustadas aos meios sociais dos quais participam e vivem.

Os praticantes ordinrios dos cotidianos, nos usos que fazem dos artefatos culturais, como verdadeiros equilibristas, inventam e instituem novos sentidos e significados que podem estar silenciados ou invisibilizados por muitas outras prticas discursivas, mas, mesmo assim, professores e alunos ali permanecem criando e inventando, todos os dias, imbricados s redes de conversaes e aes complexas, o que denominamos currculos.

Tendo em vista que o currculo e a aprendizagem mudam medida que nos envolvemos com ele, refletimos sobre ele, consideramos sua complexidade e agimos em direo sua realizao, buscamos, pelos saberes, fazeres, linguagens, afetos e afeces, a realizao inventiva de um currculo no burocratizado e normalizado.

Agenciamentos curriculares: Spinosa e Foucault

Como o cotidiano escolar pode ser problematizado como campo possvel para a potncia micropoltica, engendrada nos encontros, nos afetos, afeces? Que movimentos de corpos de alunos e alunas aumentam a potncia de vida, causando ressonncias na inveno de um currculo a partir da relao com o outro?

Aproximar os afetos, de Spinoza, com a esttica da existncia, de Foucault, possibilita-nos novos agenciamentos para pensarmos - por meio dos movimentos, encontros, afetos, afeces e desejos vividos por professoresalunos no cotidiano escolar o currculo que engendra mobilidades, para alm do materializado pelas grades, programas, projetos curriculares. Pensamos, portanto, em um

currculorelao, currculo como fluxos, como movimentos, que desejam articular o conhecimento com a vida vivida, que move-mundos, desloca conceitos, ideias e conhecimentos.

Segundo Spinoza (2008), o que deve ser conhecido pelo homem so os afetos humanos, e a sua proposio de uma tica do conhecimento implica em conhecer para ser afetado, e ser afetado para que possamos viver felizes. So os afetos humanos que explicam os comportamentos, suas tristezas, suas felicidades... Tratase, aqui, de uma tica que implica conhecer/aprender quais so os nossos afetos, como afetamos e como somos afetados, ou seja, trata-se de conhecer/aprender o que nos constitui, o que nos afeta, o que aumenta ou diminui a nossa potncia.

Ao apontar que os bons encontros aumentam a nossa potncia de agir, Spinoza (2008) assume que no h hierarquia de saberes ou poderes, h potncia de diferentes desejos e produo de afetos que provocam outros aprendizados, outras

linguagens at ento no utilizadas ou desprezadas, outras maneiras de dizer, compor, ser, falar, viver. A tessitura dos currculos assim constituda a partir dos desejos e das lgicas muitas vezes menosprezadas, dentre outros motivos, porque no consideramos como aula.

Foucault (2006) encontra em Scrates, a defesa para usar um termo usado por ele: o grego epimleiaheauto (em latim cura sui) o cuidado de si, que no recebeu importncia na historiografia da filosofia. Para a relao entre professoresalunos, epimleiaheauto, o cuidado de si mesmo, apresenta as possibilidades de discusso sobre os bons encontros ocorridos da escola, os afetos encadeados e as redes estabelecidas nos cuidados de si e do outro que compem os currculos da escola. quando preciso olhar pra si e para os outros - outros, cuidar de si e dos outros, preocupar-se consigo e com os outros, aprender consigo e com os outros.

Nos bons encontros praticados na escola temos as implicaes das decises tomadas pelos usos dessa arte, quando encontramos nela as possibilidades de buscar outros/novos modos de nos posicionarmos frente s inmeras situaes que nos ocorrem, no caso, nos cotidianos das escolas. Com as artes expressas por mltiplas linguagens, os afetos produzem movimentos que se constituem em atos polticos nos desejos que temos por viver e praticar uma instituioescola. Os currculos so assim tecidos com e a partir da intercesso dos praticantes. Nesse sentido, no tratamos de um currculo dado como produto acabado, mas constitudo nessas relaes e, que por isso, no um currculo, mas vrios currculos.

Assim, nos mltiplos contextos cotidianos, vivenciamos as prticas discursivas poltico-pedaggicas, atravessadas por algumas pistas que nos levam a refletir: Como se constituem os currculos escolares fundados na dimenso da conversao para a recriao de saberes e fazeres da escola como uma territorialidade nmade? Por onde deslizam as redes de conversaes e aes no cotidiano escolar? Como dar visibilidade s foras e fluxos de afetos e afeces na produo dos bons encontros que engendram possibilidades para pensarmos a educao e o ensino, a partir do que temos praticado como currculos?

Defenderemos, assim, a potncia dos encontros com os praticantes dos cotidianos escolares, pois, so nessas redes de afetos, afeces, e conhecimentos que os processos de negociaes, as tticas e estratgias se ampliam e se fortalecem, dando brechas/fissuras/aberturas para novos espaos narrativos e de enunciao.

Buscamos em Larrosa (2009) argumentos para defender, junto com ele, uma educao que atenda experincia e que seja sensvel diferena. O que requer desenvolver um olhar atento aos acontecimentos, no nos detendo ao que os seres humanos so, mas considerando o que entre eles acontece, os modos pelos quais se relacionam entre si, valorizando a experincia em relao. Larrosa (2004) argumenta que as palavras funcionam como potentes mecanismos de subjetivao, pois produzem sentidos, mobilizam nossos pensamentos e fabricam realidades. Para esse autor, nomear o que fazemos, o que pensamos, o que sentimos, o que e como percebemos as nossas experincias em Educao so lutas [...] em que se joga algo mais que simplesmente palavras, algo mais que somente palavras (2004, p.153). , portanto, desse modo que produzimos Currculos, aprendizagemensino e Educao.

Em meio aos fluxos, fluxos de desejos, sempre se est em busca de mais conexes e agenciamentos. um movimento que nos impulsiona, incessante e

interminavelmente. Deleuze e Parnet (1977, p. 12) nos impulsionam a mover o pensamento afirmando que [...] o movimento faz-se sempre nas costas do pensador ou no momento em que ele pestaneja. Tentamos acompanhar os devires, 5 at mesmo aqueles devires que operam em silncio, que so quase imperceptveis, procurando problematizar a maneira dominante de se pensar e realizar as possibilidades educativas e encontrar as brechas em que o novo e os possveis da escola se apresentam.

Como apontam Deleuze e Parnet (1977, p. 11), as questes so sempre fabricadas, assim como qualquer outra coisa. [...] Se no nos deixam fabricar nossas questes,
Os devires so aes que s podem estar contidos numa vida e expressos num estilo. Os estilos se modificam e se alteram, so agenciamentos de enunciao. um acontecimento (DELEUZE; PARNET, 1977).
5

com elementos vindos de toda parte, no importa de onde, se apenas nos so colocadas questes, se apenas nos so colocadas, ento no temos grande coisa a dizer.

Finalizamos com Certeau (2006, p.78) quando afirma que [...] Fazer histria uma prtica. Para ele, cada sociedade se pensa historicamente com os instrumentos que lhe so prprios. Mas, no se trata apenas de intrumentos/meios, mas principalmente, dos usos que fazemos dos meios. , portanto, nesses movimentos de fronteira mutvel, que os processos de invenes curriculares vo se renovando, se alimentando, por meio dos usos dos mltiplos artefatos culturais que circulam dentrofora da escola e que nas redes de afetos, afeces e linguagens vo tecendo circularidades de sentidos. A nossa interveno provocadora de renovao: [...] de resduos, de papis, de legumes, at mesmo das geleiras e das neves eternas, o historiador faz outra coisa: faz deles a histria.

Referncias:

CARVALHO, J. M. Anlise dos trabalhos encomendados do GT Currculo 2011: um sobrevoo sobre os mapas conceituais das polticas de currculo. In: FERRAO, C. E.; SAMPAIO, C.; AMORIM, A. C. Polticas de currculo e escola. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2011.

CARVALHO, J. M. Espinosa: por um currculo poltico-tico-afetivo no cotidiano escolar. In: FERRAO, C. F.; GABRIEL, C. T. AMORIM, A. C. (Orgs.). Tericos e o campo do currculo. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012. p. 120-140.

CERTEAU, M. de. A inveno do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrpolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, M; GIARD, L. Uma Cincia Prtica do Singular. In: CERTEAU, M; GIARD, L; MAYOL, P. A inveno do cotidiano 2. Morar, cozinhar, Petrpolis, RJ: Vozes, 1996.

10

DELEUZE, G. Conversaes. So Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. So Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G.; PARNET 1977

FOUCAULT, M. A hermenutica do sujeito. So Paulo: Martins Fontes, 2006.

GUATTARI, F. Revoluo molecular: pulsaes polticas do desejo. So Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

LARROSA, J. Linguagem e educao depois de Babel. Traduo de Cinthia Farina. Belo Horizonte: Autntica, 2004.

______.

Entrevista

cedida

Maurcio

Ayer.

Disponvel

em:

<www.revistaforum.br/sitefinal/edio >. Acesso em: 5 ago. 2009.

LINHARES, C. F. Polticas da Educao. www. uff/Aleph. Baixado em jul/2004.

______. Uma proposta para a busca do saber com o sabor do prazer. Revista Espao Acadmico. Ano II, n. 15, agosto de 2002. Entrevista concedida a Renato Decache. SPINOZA, B. de. tica. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2008.

Potrebbero piacerti anche