Sei sulla pagina 1di 6

Fundamentos Sociolgicos da Educao

Questes para Acompanhamento da Aprendizagem Questes para Acompanhamento da Aprendizagem Aula tema 3 Sociologia de Max Weber Reviso da tentativa 1
Terminar reviso

Iniciado em Completado em Tempo empregado Notas Nota

tera, 1 outubro 2013, 13:39 tera, 1 outubro 2013, 13:47 7 minutos 52 segundos 6/6 1.5 de um mximo de 1.5(100%)

Question1
Notas: 1

(Aeronutica, 2008 Magistrio Sociologia) Na teoria de Max Weber, o objeto de investigao a ao social na qual o homem ganhou significado e especificidade. Acerca disso, assinale a afirmativa correta: Escolher uma resposta.

a. O homem d sentido sua ao social, estabelece a conexo entre o motivo da ao, a ao propriamente dita e seus efeitos. b. A tarefa do cientista descobrir a lei geral que identifica todos os homens no processo de evoluo.

c. As aes do homem s so representativas quando descartados o loc e as condies histricas em que ocorreram. d. As normas sociais se tornam concretas quando se manifestam, de forma automtica e impositiva, em cada homem.

e. A tarefa do cientista descobrir a lei geral que identifica todos os homens no processo de evoluo. As aes do homem s so representativas quando descartados o local e as condies histricas em que ocorreram.

Resposta correta: O homem d sentido sua ao social, estabelece a conexo entre o motivo da ao, a ao propriamente dita e seus efeitos. Comentrio sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta est correta por evidenciar a perspectiva do pensamento de Weber de que o indivduo tem poder de ao e de escolhas prprias, independentemente da fora das ideias e dos comportamentos sociais que a ele so impostos.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2
Notas: 1

Considerando o pensamento e a obra de Max Weber, incorreto afirmar que: Escolher uma resposta.

a. Na Sociedade Moderna o homem perdeu o sentido, o que em Weber po ser lido tambm como o desencantamento do mundo.

b. Weber defendia o estudo do presente, ou seja, suas anlises se centrav em questes da atualidade por ele vivenciada. c. De acordo com Max Weber, a escola se centra na manuteno da sociedade capitalista

d. No pensamento weberiano so encontrados prognsticos positivos no q se refere modernidade. e. De acordo com Weber, o processo de racionalizao desencadeia a autonomizao das esferas de valores e aes do homem.

Resposta correta: No pensamento weberiano so encontrados prognsticos positivos no que se refere modernidade. Comentrio sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta est correta porque a teoria de Weber no apresentava prognsticos, alm disso o autor via a modernidade com olhos bastante crticos.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3
Notas: 1

Ao tecer consideraes sobre as relaes entre o indivduo e a sociedade, podemos dizer que Max Weber: Escolher uma resposta.

a. Discutiu a educao carismtica como um diferencial na formao d indivduo com potencial para transformar a sociedade. b. Deu continuidade linha de pensamento elaborada por Durkheim defendendo portanto a relevncia da sociedade em relao ao indivduo. c. Atribuiu pouca importncia ao social individual, tendo se centrado nas discusses sobre a burocracia como referncia na organizao das grandes sociedades. d. Destacou na modernidade a conquista da liberdade individual em decorrncia da Revoluo Industrial. e. Defendeu a ideia de que na sociedade burocratizada o carisma tem pouca relevncia.

Resposta correta: Discutiu a educao carismtica como um diferencial na formao do indivduo com potencial para transformar a sociedade. Comentrio sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta est correta, considerando que havia em Weber uma crena de que o indivduo seria capaz de

superar as imposies sociais, sobretudo por meio do oferecimento de uma educao carismtica em detrimento da escola racional e burocrtica.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4
Notas: 1

Sobre o contexto da educao, Max Weber: Escolher uma resposta.

a. Afirmou que a aquisio de certos contedos na escola capaz de produzir determinados tipos sociais de indivduos.

b. Defendeu o benefcio da educao especializada frente diviso socia trabalho.

c. Percebeu na homogeneizao e na disciplinarizao burocrtica da esc a possibilidade do progresso, da ordem e do conhecimento humano.

d. Afirmou que a aquisio de certos contedos na escola capaz de produzir determinados tipos sociais de indivduos e percebeu na homogeneizao e na disciplinarizao burocrtica da escola a possibilida do progresso, da ordem e do conhecimento humano. e. Estabeleceu a racionalizao como fundamental ao progresso e ao avano do conhecimento cientfico.

Resposta correta: Afirmou que a aquisio de certos contedos na escola capaz de produzir determinados tipos sociais de indivduos. Comentrio sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta est correta justamente porque Weber dizia que diferentes tipos de escola, de contedo e de professores podem gerar diferentes tipos de indivduos e de comportamentos.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5
Notas: 1

Na perspectiva weberiana, o objetivo principal da educao proporcionar aos alunos um contedo que incentive a reflexo. Sobre esse aspecto, Weber no defende que: Escolher uma resposta.

a. Weber via no carisma uma forma de diferenciao na sociedade.

b. Ao expor uma opinio pessoal, o professor deve ter a honestidade de assumi-la. c. A tica partidria se aplica ao exerccio do professor carismtico. d. O que importa no apenas o contedo, mas a maneira como ele transmitido.

e. A posio do professor deve prezar a neutralidade, no s na sala de aula, mas tambm fora dela.

Resposta correta: A tica partidria se aplica ao exerccio do professor carismtico. Comentrio sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta est correta considerando que Weber defendia a tica no partidria no contexto da educao carismtica, ou seja, ressaltava a importncia de o professor no expor suas opinies pessoais aos alunos, mas sim estimul-los a desenvolver suas prprias opinies.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6
Notas: 1

So responsabilidades da ao educativa proposta por Weber: Escolher uma resposta.

a. A vocao e o disciplinador-burocrtico.

b. A modernidade e a disciplina. c. A racionalizao e a burocracia. d. A liberdade e a modernidade e. A liberdade e a autonomia.

Resposta correta: A liberdade e a autonomia. Comentrio sobre a resposta correta: Bom trabalho! A sua escolha foi correta e voc demonstra ter compreendido que Weber defendia uma educao e um professor que garantissem aos alunos a liberdade e a autonomia para a construo de pensamentos prprios; em detrimento de uma escola disciplinadora e burocrtica, dava prioridade transmisso de informaes e ao treinamento dos alunos.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Potrebbero piacerti anche