Sei sulla pagina 1di 16

TROCADORES DE CALOR DE PLACAS

Disciplina: Sistemas a Vapor Professor: Jos Baia Alunos: Anderson Felix Amanda Rafael Cibelly Farias Turma: Mecnica/Tarde (4modulo)

Recife, 19 de Junho de 2013.

01. Introduo
Esse trabalho tem por objetivo de realizar um estudo sobre trocadores de calor a placas, sua importncia e aplicao nas indstrias. Alm de transmitir os conhecimentos tericos fundamentados de transmisso de calor e trocadores de calor de forma simples, porm enfatizando a compreenso dos mecanismos bsicos de transmisso de calor de placas, reconhecendo os mecanismos envolvidos e aplicando os conhecimentos tericos referentes aos mesmos. O material foi elaborado a partir de uma pesquisa feita em diversos sites disponveis na internet ou ainda, resumo de livros didticos.

02. A BOA E VELHA HISTRIA


Os trocadores de calor de placas ou PHE (plate heat exchanger) foram introduzidos comercialmente na dcada de 30 para atender s exigncias de higiene e limpeza das indstrias alimentcias e farmacuticas, pois eles podem ser facilmente desmontados, limpos e inspecionados. Entretanto, contnuos aperfeioamentos tecnolgicos tornaram o PHE um forte concorrente aos tradicionais trocadores de casco-e-tubos ou duplo-tubo em vrias outras aplicaes industriais. Atualmente os PHEs so extensamente empregados em diversos processos de troca trmica entre lquidos com presses e temperaturas moderadas (at 1,5 MPa e 150C) quando se deseja alta eficincia trmica.

Fig01: trocador de calor de placas

03. CONCEITO
O termo trocador de calor a placas e a sigla PHE (plate heat exchanger) so normalmente usados para representar o tipo mais comum de trocador a placas: o trocador de calor a placas com gaxetas (gasketed plate heat exchanger ou plate and frame heat exchanger). Um trocador de calor de placas um tipo de trocador de calor que utiliza placas de metal para transferncia de calor entre dois fluidos.

Fig02: trocador de calor de placas

04. HORA DA REVISO


O que um trocador de calor? um dispositivo que visa transferncia de energia trmica de forma eficiente de um meio para outro. Tem a finalidade de propiciar calor de um fluido para o outro, encontrando-se estes em temperaturas diferentes. So equipamentos de extrema importncia para a engenharia. Foram desenvolvidos muitos tipos de trocadores de calor para diversos campos da indstria, como usinas eltricas, usinas de processamento qumico, ou em aquecimento e condicionamento de ar. Existem tambm aplicaes domsticas bastantes comuns como em geladeiras e ar condicionados.

Fig03: trocador de calor

Fig04: trocador de calor

05. MODELO PADRO


O trocador de calor a placas consiste em um pacote de placas metlicas com aberturas para a passagem de dois fluidos, entre os quais, a transferncia de calor ir ocorrer. Fig05: trocador de calor de placas

06. TIPOS
Dividem-se em trs tipos: Planas:
Escoamento contra corrente; Temperatura e presso limitadas; Leves e compactos; Fcil manuteno; Indstria Alimentcia; Altos coeficientes de transferncias de calor. Espirais: Placas paralelas em forma espiral; Presso e temperatura limitadas; Compacto; Alto custo. Delgadas: Placas paralelas finas; Canais longitudinais acomodados em um casco.

07. DESSA FORMA, SIM.


Sempre surgem comparaes entre os trocadores casco e tubo. O trocador de placas ser vivel somente se: A presso de operao for menor que 30 bar. As temperaturas forem inferiores a 180C (juntas normais) ou 260C (juntas de amianto) Houver vcuo no muito elevado. Houver volumes moderados de gases e vapores.

08. E O QUE SE GANHA COM ISSO?


Facilidade de acesso superfcie de troca, substituio de placas e facilidade de limpeza; Flexibilidade de alterao da rea de troca trmica; Fornece grandes reas de troca ocupando pouco espao; Pode operar com mais de dois fluidos; Apresenta elevados coeficientes de transferncia de calor; Incrustao reduzida em funo da turbulncia, ocasionando menos paradas para limpeza. Baixo custo inicial; No necessrio isolamento; Mesmo que a vedao falhe no ocorre a mistura das correntes; Possibilidade de respostas rpidas em funo do pequeno volume de fluido retido no trocador.

09. POIS , NEM TUDO SO FLORES. Presses superiores a 1,5 MPa no so toleradas, pois ocasionam vazamentos
nas gaxetas. Para que o PHE possa trabalhar acima de 150C necessrio o uso de gaxetas especiais. Pois as de material elastmero no suportam tal condio. Devido s placas corrugadas e ao pequeno espao de escoamento entre elas, a perda de carga por atrito alta, o que eleva os custos de bombeamento. A frico entre placas pode desgastar o metal e formar pequenos furos de difcil localizao.

Fig06: trocador de calor de placas

10. POR DENTRO


O pacote de placas montado entre a placa de estrutura e a placa de presso, sendo comprimido por parafusos de aperto. As placas contm gaxetas que vedam o canal e direcionam os fluidos em canais alternados. O nmero de placas determinado pela vazo, propriedades fsicas dos fluidos, perda de carga e programa de temperatura. As corrugaes das placas promovem alta turbulncia no fluido e suportam as placas contra o diferencial de presso. As placas de troca trmica e a placa de presso so suspensas e posicionadas pela combinao de uma barra transportadora superior e uma barra inferior, ambas fixadas coluna de suporte. As conexes esto localizadas na placa de estrutura, porm se um ou ambos os fluidos tiverem mais de um passe dentro da unidade, tem-se conexes na placa de presso.

Fig07: trocador de calor de placas

11. CONFIGURAO
O espao compreendido entre duas placas um canal de escoamento, que pode ter uma espessura de 1,5mm a 5mm. O fluido entra e sai dos canais atravs dos orifcios nas placas e o seu caminho por dentro do PHE definido pelo desenho das gaxetas, pelos orifcios abertos e fechados das placas e pela localizao das conexes de alimentao. A configurao do PHE define as trajetrias dos fluidos quente e frio dentro do trocador e existe um grande nmero de possibilidades de configurao. Na Figura 8 mostrado um exemplo de configurao para um PHE com nove placas, onde possvel observar os orifcios abertos e fechados das placas e tambm o desenho das gaxetas que definem a direo e o sentido do escoamento em cada canal. No caso deste exemplo tm-se oito canais de escoamento, o fluido quente faz dois passes de duas passagens e o fluido frio faz quatro passes de uma passagem.

Fig08: Exemplo de configurao para um PHE com nove (9) placas.

12. APLICAO
De forma geral, os PHEs so utilizados em operaes de resfriamento, aquecimento ou de recuperao de calor entre lquidos com temperaturas inferiores a 150C e presses no maiores que 1,5 MPa. Eles so extensivamente usados no processamento de produtos alimentcios como laticnios, sucos e cervejas e tambm na indstria farmacutica para esterilizao de meios de cultura. A facilidade de limpeza interna e de controle da temperatura dos PHEs fundamental para estes processos industriais. Sendo uma das aplicaes mais importantes dos PHEs na pasteurizao do leite.

Fig09: trocador de calor de placas

13. LIMPEZA
A necessidade da realizao da limpeza nos trocadores anunciada, geralmente, pela perda de desempenho do mesmo. Como os agentes deste efeito dependem do grau de sujeira de ambos os fludos atuantes, no possvel formular-se uma diretriz geral para intervalos de limpeza.

Fig10: trocador de calor de placas sujo.

Fig11: trocador de calor de placas sendo lavado a jatos dgua.

14. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO


Os meios, na troca de calor, so levados dentro do pacote de placas, atravs de canais de comunicao, formados pelos furos nos cantos das placas, e so admitidos dentro das passagens, entre as placas, por meio de certo arranjo de gaxetas. Um dos meios direcionado dentro de cada segunda passagem, enquanto que o outro direcionado dentro da passagem do meio. Os dois meios no podem ser misturados e esto separados por uma placa fina, atravs da qual o calor transferido. A corrugao das placas prov uma passagem adequada entre elas, suportando cada placa contra a adjacente, e a forte turbulncia obtida resulta na mxima eficincia de troca de calor.

Fig12: funcionamento de um trocador de calor de placas.

15. MATERIAIS PADRO


Estrutura; Ao carbono, epxi pintado. Bocais; Ao carbono Revestido de metal: Ao Inoxidvel, Titnio. Placas; Ao inoxidvel e Titnio. Gaxetas; Borracha.

Fig13: trocador de calor de placas

16. CONCLUSO
Os trocadores de calor no apenas realizam trocas trmicas, mas tambm so responsveis pelo melhor aproveitamento energtico nas indstrias. Um trocador bem projetado e adequadamente dimensionado para a sua operao, e com manuteno em dia, capaz de realizar um processo de troca trmica mais eficiente, e, portanto, mais atrativo do ponto de vista econmico. Assim aumenta-se a competitividade do produto final. Alm disso, do ponto de vista ambiental, o uso de trocadores de calor favorece o meio ambiente no momento em que se evita o descarte de fluidos em temperaturas elevadas ou ento quando possibilita o reaproveitamento desse mesmo fluido para algum outro processo na indstria.

17. BIBLIOGRAFIA
http://www.vmbrasilengenharia.com.br/TS6_portugues.pdf http://www.enq.ufsc.br/muller/operacoes_unitarias_a/Trocadores_de_calor_ 2.pdf http://www.ebah.com.br/content/ABAAAepdkAC/trocador-calor?part=2 http://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/5817066/318/Trocadores.pdf http://www.hottopos.com/regeq11/gut.htm http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/trocador/cascotub.htm

Potrebbero piacerti anche