Sei sulla pagina 1di 11

Ingresso no Servio Pblico

O ingresso no servio pblico ocorre por meio de Concurso Pblico. Esta uma condio prevista no art. 37, inciso II da Constituio Federal: a investidura em cargo ou emprego pblico condicionada prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego.

As excees de ingresso so por cargo em comisso declarado em Lei de livre nomeao e Voc sabia que: Cargos em Comisso exonerao e contratao temporria de Os cargos em comisso, quando declarados em lei so de livre nomeao e exonerao. Em relao a esses carg excepcional pblico. cabe ainda, salientar que o incisointeresse V do art. 37 da Constituio Federal prev a reserva legal de percentuais mnimos pa
provimento por servidores de carreira.

Princpio, Normas e Validade do Concurso Pblico


O princpio do concurso pblico, garante a ampla acessibilidade aos cargos, empregos e funes pblicas, pois visa assegurar a todos, iguais oportunidades para disputar cargos ou empregos na administrao direta ou indireta. Assim, as normas sobre acessibilidade e concurso pblico so impositivas para todo o universo da Administrao, seja na administrao direta, autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista. Todas as regras que regem o concurso pblico devem estar dispostas em edital de regulamentao. O concurso pblico tem a validade de at dois anos, podendo ser prorrogada uma nica vez por igual perodo.

Requisitos Bsicos para Ingresso no Servio Pblico


Para o ingresso em cargos efetivos no servio pblico so necessrios: * Aprovao em concurso pblico; * Nacionalidade brasileira ou equiparada; * Gozo dos direitos polticos; * Quitao com as obrigaes militares e eleitorais; * Nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; * Idade mnima de dezoito anos; * Boa sade fsica e mental. Outros requisitos so acrescentados em razo das atribuies do cargo a ser provido.

Etapas e Procedimentos Inerentes Carreira do Servidor Pblico


As etapas a serem cumpridas aps a inscrio no concurso pblico so: * Realizar todas a fases eliminatrias e classificatrias previstas no edital co concurso pblico. Ex: prova escrita, prova de ttulos, prova prtica, avaliao mdica etc. * Ser classificado dentro do nmero de vagas ofertadas; *Ser convocado na forma prevista em lei dentro do prazo de validade do concurso.

Etapas a Cumprir para fins de Efetivao na Carreira


Nomea o Posse Exerccio Estgio Probatrio Avaliao de Estabilidade Efetividade Desempenho

Nomeao No mbito estadual, realizada pelo chefe do Poder Executivo, o Governador, por meio de Decreto. O Decreto tem validade com a publicao em Dirio Oficial do Estado. Posse A posse o ato que completa a investidura em cargo pblico. O prazo para a posse de 30 dias contados da publicao do ato de nomeao. Esse prazo poder ser prorrogado ou revalidado pela autoridade competente, at o mximo de 30 dias, desde que requerido pelo interessado por meio de protocolado em sua Unidade de Recursos Humanos. Exerccio O exerccio do cargo ter incio no prazo de 30 dias contados da data da posse. Por solicitao do servidor e a juzo da autoridade competente, esse prazo poder ser prorrogado, desde que no exceda 30 dias. de competncia da unidade administrativa para a qual for designado o servidor dar-lhe exerccio. Ex: o professor aprovado em concurso pblico, nomeado por decreto, toma posse na unidade de recursos humanos do Ncleo de Educao da Secretaria de Educao para o qual ele prestou concurso, e exerccio junto ao Diretor do Colgio onde ele escolheu a vaga.

Etapas a Cumprir para fins de Efetivao na Carreira (cont.)


Estgio Probatrio o perodo de trs anos de efetivo exerccio, contados a partir do incio deste, durante o qual so apurados por meio da avaliao de desempenho, os requisitos necessrios confirmao do servidor no cargo efetivo para o qual foi nomeado. Esses requisitos so: moralidade, assiduidade, disciplina, eficincia, dentre outros. Avaliao de Desempenho no Estgio Probatrio Para aquisio da estabilidade no servio pblico, o servidor dever ser avaliado durante o perodo destinado ao estgio probatrio atravs de comisso especialmente constituda para este fim, conforme fundamentao: art. 41, 4, da CF/88. Estabilidade a garantia de permanncia no servio pblico, no podendo o servidor perder seu cargo seno em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou em decorrncia de condenao em processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa e o contraditrio. Adquire-se a estabilidade aps trs anos de efetivo exerccio, subsequentes nomeao por Concurso Pblico e avaliao especial de desempenho, por comisso constituda para tal fim. Efetividade Trata-se de atributo do cargo pblico decorrente de ingresso por meio de concurso pblico, conforme consta no art. 37, II, da CF/88.

Voc sabia que ...

O tempo de contribuio Federal, Estadual ou Municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade. Assim,o tempo de servio prestado em um cargo no pode ser aproveitado para fins de transpor o perodo de estgio probatrio de outro cargo pblico. Fundamentao: 9 do art. 40 e art. 41, da CF/88.

Legislao Pertinente ao Servidor do Poder Executivo no Paran


Aplicam-se basicamente aos servidores pblicos, as disposies das Constituies Federal e Estadual. Mais especificamente ao servidor pblico do Estado do Paran aplicam-se tambm dispositivos legais disponveis em Estatutos para os Funcionrios Pblicos.

Estatuto do Servidor Pblico


a norma legal regulamentadora da situao funcional dos servidores pblicos, podendo ser considerado como o conjunto de disposies legais a serem aplicadas aos servidores pblicos de uma entidade estatal da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. No Paran temos no mbito do Poder Executivo Estadual os seguintes Estatutos: * O Estatuto do Servidor Pblico Civil Lei 6174/70 que estabelece o regime jurdico dos funcionrios civis do Poder Executivo do Estado. *Estatuto dos Militares (Lei 6880 de 09 de dezembro de 1980 Dirio Oficial da Unio). * Estatuto do Magistrio ( Lei Complementar no 7, de 22 de dezembro de 1976 ). * Estatuto da Polcia Civil do Estado do Paran - Lei Complementar n 14-82.

Legislao das Carreiras


Alm do Estatuto, temos a legislao pertinente carreira de servidor pblico no Paran. Determinadas categorias funcionais do Estado so regidas por leis especficas, com direitos, deveres e obrigaes pertinentes a cada uma delas. Nestes casos, prevalece sempre a lei especfica sobre a geral, salvo quando a legislao especial fizer referncia ou for omissa em relao matria, situaes em que se aplica o Estatuto. Temos um quadro de 13 carreiras no Poder Executivo Estadual. So elas: Quadro Prprio do Poder Executivo - QPPE, composto de cinco cargos: Agente de Apoio (ensino fundamental); Agente de Execuo, Agente Penitencirio e Agente de Aviao (ensino mdio) e Agente Profissional (ensino superior), conforme Lei 13.666/2002 e Lei 15.044/2006. Quadro Prprio do Magistrio - QPM, com o cargo de Professor, conforme Lei Complementar 103/2004, Lei Complementar 106/2004 e Lei Complementar 155/13. Quadro Prprio da Polcia Civil - QPPC, com os cargos de Investigador de Polcia, Escrivo, Papiloscopista, Agente em Operaes Policiais e Delegado, conforme Lei Complementar 14/82, Lei complementar 19/83, Lei Complementar 69/93, Lei Complementar 84/98, Lei Complementar 89/2001, Lei Complementar 96/2002, Lei Complementar 98/2003, Lei 17170/12.

Legislao das Carreiras (cont.)


Quadro Prprio dos Peritos Oficiais - QPPO, com os cargos de Perito Oficial e Agente Auxiliar de Percia Oficial, conforme Lei 14.678/2005, Lei 17171/12. Quadro Prprio dos Advogados, com o cargo de Advogado, de acordo com a Lei 9422/90. Quadro Prprio de Procuradores, com o cargo de Procurador, nos termos da Lei Complementar 26/85 e Lei Complementar 40/87. Quadro Prprio do IAPAR, com os cargos de Pesquisador e Agente de Cincia e Tecnologia, conforme Lei 15.179/2006. Quadro Prprio de Auditor Fiscal, com o cargo de Auditor Fiscal, nos termos da Lei Complementar 131/2010. Quadro Prprio das Instituies Estaduais de Ensino Superior - IEES , com os cargos de Professor de Ensino Superior e Agente Universitrio, regulamentado pela Lei 11.713/97, Lei 14.825/2005, Lei 15.050/2006, Lei 17280/12, Lei 17382/12.

Legislao das Carreiras (cont.)


Quadro da Polcia Militar - PMPR, com postos de hierarquia prpria da carreira de Militares, conforme o artigo 42 da Constituio Federal, Lei 6417/73, Lei 17169/12. Quadro dos Funcionrios da Educao Bsica - QFEB , com os cargos de Agente Educacional I e II, regulamentado pela Lei Complementar 123/08 e Lei Complementar 156/13. Quadro Prprio do Instituto Paranaense de Assistncia Tcnica e Extenso Rural - EMATER, conforme Lei 16537/10, Lei 17451/12. Quadro Prprio da Agncia de Defesa Agropecuria do Paran ADAPAR, conforme Lei 17187/12. As legislaes pertinentes s carreiras dos servidores do Estado do Paran esto disponveis no site www.portaldoservidor.pr.gov.br Carreiras do Poder Executivo ou no site www.casacivil.pr.gov.br .

Potrebbero piacerti anche