Sei sulla pagina 1di 13

O Autocad

fornece ao usurio uma resoluo grfica e vetorial, segundo um eixo cartesiano X, Y e Z. Trata-se de um programa grfico bastante genrico, porm abarcando todos os aspectos necessrios para cada assunto (Arquitetura, Mecnica, Engenharia, etc.), cabendo ao usurio lapid-lo, organizando rotinas, pequenas programaes, etc. ou at mesmo fazendo uso da programao em LISP, para algum trabalho especfico. Atualmente existe CAD especfico para arquitetos, a conhecida verso ARCHITECTURAL(R2, R3, 3.3). Esta verso basicamente o AUTOCAD normal mais ferramentas especficas para Arquitetura.
ABRIR E SALVAR ARQUIVOS COMANDOS DE DESENHO - DRAW

BLOCOS / BIBLIOTECAS TEXTO


DIMENSIONAR

CONFIGURAO DA REA DE TRABALHO


TECLAS DE FUNES DISPLAY COMANDO DE VISUALIZAO PSPACE / MSPACE FERRAMENTAS DE PRECISO

ABRIR E SALVAR ARQUIVOS CRIAR UM DESENHO NOVO: NEW ou menu FILE > NEW CHAMAR, ABRIR, CARREGAR UM ARQUIVO EXISTENTE: Menu FILE > OPEN > Procurar o endereo do arquvivo SAVE ou ^S ou QSAVE (SV) Digitar o comando ou Menu FILE > SAVE > Nome do arquivo Convm faz-lo a cada 10 minutos ou menos, para evitar aborrecimentos ou tempo de trabalho perdido, por algum acidente (corte de energia eltrica, etc.). Existe um comando (SAVETIME) que atribuimos um tempo em minutos para o programa executar automaticamente a gravao em disco do arquivo corrente. Vir com a extenso .SV$. Ainda existe QSAVE (quick save) que o Autocad executa sem mensagem ou pedidos.

SAVE AS (salvar como...) Atribuir outro nome ao arquivo para manter intacto o arquivo corrente. QUIT - Sair do programa sem gravar. O programa perguntar se realmente queremos salvar o trabalho.

Comandos de desenho-DRAW
L LINE From point > to point, to point, to point... Para este comando, como para muitos outros, selecionamos os pontos atravs de: MOUSE TECLAS DE SETAS (^HOME) COORDENADAS ABSOLUTAS X, Y COORDENADAS POLARES (p.ex.: @3<45) COORDENADAS RELATIVAS (p.ex.: @5,-4) Ativar o ORTHO (F8), posicionar o mouse na direo desejada e atribuir o valor da distncia. C (close) fecha o polgono U (undo) cancela um segmento, sem sair do comando LINE. Polar Tracking (F10) Configura os ngulos mais utilizados no desenho. GRID (F7) Cria uma reticula ou grade (pontos) referencial a qual pode ser re-configurada. Muitas vezes utilizada como referencia para o posicionamento de colunas. SNAP (F9) Regula o movimento do mouse no sentido x e y. LT LINETYPE e LTSCALE Tipos de linha (tracejada, pontilhada, trao e ponto, etc.). Clicar LOAD para carregar um tipo de linha. Um bom tipo de linha para tracejados o HIDDEN2. Podemos acessar este comando a partir da interface de layers (LA Layer). Com LTSCALE, calibramos a escala para os tipos de linha. PO POINT Atribuir valores X e Y A ARC Sentido anti-horrio Especificar 3 pontos: ponto inicial, final e centro / ponto inicial, final e raio / ponto inicial, final e ngulo, etc. C CIRCLE Trs maneiras: centro e raio

2 pontos 3 pontos EL ELLIPSE Por eixos ou centro e eixos. POLYGON Quantos lados? Atribuir raio e especificar se inscrito ou circunscrito a uma circunferncia com este raio. DO DONUT (rosca, bolacha) Atribuir dimetro interno e externo. PL POLYLINE ou PLINE Permite criar um conjunto de linhas e arcos continuadamente, considerando-se como uma s entidade. Aqui podemos trabalhar com espessuras de linhas (width - inicial e final). Podemos "romper" uma polyline com o comando EXPLODE, que veremos mais a frente. PE PEDIT Possibilita a edio de uma polyline. Atravs de seus comandos internos podemos suavizar (curvas) suas linhas, passando ou no pelos vrtices da polyline (F Fit ou S Spline), voltar ao modo de retas (D Decurve), W Width (espessuras), etc. Se a entidade que voc selecionar no for uma polyline, o programa acusar e perguntar se voc quer torn-la polyline. Digitar Y (yes), escolher opo J (Join) e selecionar todas as entidades ligadas por suas extremidades. Ao sair do comando, estas entidades agruparam-se numa s entidade. SPL SPLINE Desenhos de curvas concordantes. REC RECTANG Este comando desenha um retngulo ou quadrado como polilinha. SO SOLID Desenha reas cheias, retilneas ou triangulares. Clicamos a forma de Z num retngulo para o comando preench-lo. Para um tringulo, clicamos seu vrtice 1, depois o 2, voltamos para o 1 e vamos para o 3. Ao darmos Enter, o comando preencher esta rea de tringulo. SKETCH Desenho mo livre.

BLOCOS - BIBLIOTECA
BLOCK Cria um objeto a partir de entidades existentes, permitindo serem utilizados vrias vezes, sem precisar desenh-los novamente. como se fosse uma biblioteca de desenhos: gabarito de banheiro, mobilirio, smbolos de projeto eltrico, peas hidrulicas, paisagismo, etc.

Convm que o faamos no Layer 0 (zero), e nunca adicionar textos a eles. Tambm interessante que as linhas que se fecham sejam polyline. Este comando pedir um ponto de insero (para cada caso, atribuimos um ponto estratgico - s vezes ser no centro de um objeto, outras no MIDPOINT de uma linha, etc.) Para atualizar um bloco, explod-lo primeiro. Fazer as devidas modificaes, cuidando sempre que se esteja no Layer zero. Chamar o comando BLOCK e dar o mesmo nome. O programa acusar que este bloco j existe e se queremos redefinir; responder que sim e prosseguir normalmente. Ao finalizar este comando, todos os blocos de mesmo nome sero atualizados automaticamente. W WBLOCK Cria blocos que podem ser utilizados em outro desenho, em outro arquivo. O procedimento o mesmo, mas pedir para dar um nome de arquivo.dwg, num subdiretrio especfico que escolhermos. Para atualiz-lo, precisamos primeiro atualizar o BLOCK. Tambm podemos atualiz-lo no seu prprio arquivo e assim, ao entrarmos num desenho que j temos este WBLOCK, simular uma nova insero com o mesmo block, colocando um sinal de = (igual) logo a seguir do nome; clicar em qualquer lugar do desenho e em seguida cancelar o comando (^Z): todos os blocos de mesmo nome sero atualizados. -i ou i INSERT Permite inserir no desenho corrente um bloco j criado anteriormente. Podemos alterar suas escalas de fator x e y, e rotacion-los, se necessrio. * Ver comando CENTER DESING. MINSERT Insero mltipla, com procedimentos semelhantes ao comando ARRAY. X EXPLODE Separa ou rompe um bloco ou polyline em entidades originais. TEXTO T TEXT Permite a digitao de um texto no desenho, segundo um estilo (STYLE) previamente selecionado, com recursos de alinhamento ou texto justificado. DT DTEXT Igual ao TEXT, porm, desenha o texto dinamicamente, ou seja, mostra o texto na tela, medida em que ele digitado no teclado. ST STYLE Apresenta e carrega os tipos de letras na tela. Atribumos um nome ao estilo. O qual far referencia ao tamanho real (em mm) - e a escala Ex: 5mm100. Para cada estilo definiremos sua fonte (romans, helvetica, etc.) de preferncia a mesma para todos, altura de letra, escala de fator de x, se ser escrito obliquamente ou no, de trs pr frente, na vertical, etc. importante ter muito claro este comando pela importncia deste ao trabalhar com PAPERSPACE (configurao de Folha). Ver tabela TEXTSTYLE, pg.

Quando conseguimos uma nova fonte de letra (.SHX), copiamo-la no subdiretrio FONTS do Autocad. Quando usamos esta fonte em nossos desenhos e passamos estes arquivos para terceiros, preciso dar tambm o arquivo desta fonte de letra, seno o Autocad pedir para substituir por outra fonte existente no programa original. ED DDEDIT Apresenta texto em um quadro de entrada, permitindo que edite linhas de textos isoladas. HACHURAS H HATCH Faz hachuras. Menu DRAW > HATCH > PATTERN (para escolher o tipo). Definir escala, ngulo, e fazemos uma prvia da hachura, aps ter selecionado os objetos (por pick ou select objects). DIMENSIONAMENTO DIM A partir deste comando, colocamo-nos em modo de dimensionamento de forma que podemos executar vrios sub-comandos: alterar variveis, optar por dimensionamento vertical, horizontal, alinhado, etc. S saimos do comando DIM, ao digitar EXIT ou ^Z ou tecla ESC. HOR horizontal / VE vertical / AL alinhado / AN ngulo / RA raio / TE (tedit) Com este comando conseguimos mudar a posio da palavra de cota, pois pode estar coincidindo com alguma entidade e ficar ilegvel / UP (update) Podemos mudar as caractersticas do estilo de texto das cotas, cores, tamanho, etc e, com o UPDATE, atualizamos todas as cotas j desenhadas / HOME (hometext) Mudamos a palavra da cota, sem precisar redimensionar / NEW (newtext) Redimensionamos o valor da cota. D DDIM Configuramos as cotas. MODIFY E ERASE Apaga ou remove objetos de um desenho. Nota: Quando o Autocad pede para selecionar objetos (no s no ERASE, mas em muitos outros comandos), na maioria dos casos, dispomo-nos das seguintes opes: W = Window (fisrt corner..., other corner...). Tudo que estiver totalmente dentro da janela aberta, ser selecionado. Tambm podemos abrir uma janela indo para a direita, sem entrar com W. C = Crossing (idem, idem). Basta que parte de uma entidade toque nesta janela aberta, j est selecionada. Sem entrar com C, podemos abrir uma janela, indo pr esquerda. L = Last (ltima entidade desenhada)? P = Previous (entidade previamente selecionada) F = Fence. Desenhamos uma linha tocando tudo que queremos selecionar. R = Remove. Opo de desistir de algum objeto selecionado.

Aps ter selecionado tudo que queremos, damos <enter> para descartar a pergunta "select objetcts:" M MOVE Move entidades num desenho, segundo um ponto base e um deslocamento. CO COPY Copia entidades selecionadas para outra posio desejada, sem apagar o original. Com procedimento idntico ao MOVE, pedir um ponto base e um deslocamento. Apresenta ainda a opo de cpias mltiplas (M) e selecionamo-la antes de colocar o ponto base. O OFFSET Faz uma paralela a um objeto existente, a uma distncia pr-determinada. Pedir o lado para onde dever ser repetida a paralela S STRETCH "Estica" ou "encolhe" entidades. preciso sempre selecionar a partir da extremidade de uma entidade, e sempre por C (crossing). Pedir tambm ponto base e um deslocamento. Se selecionarmos pela metade agira como se fosse o comando move. F FILLET Conecta duas linhas com um suave arco de raio especificado. Para o comando interno R (raio) = 0, unir as duas linhas no mesmo ngulo em que elas estiverem uma em relao outra. Aps carregar o raio, o comando dever ser chamado novamente e ento, o operador selecionar as linhas que sero filetadas. CHA CHAMFER Procedimento semelhante ao FILLET, chanfra duas linhas que se interseccionam, com distncias especificadas. MI MIRROR Cpia espelhada de entidades sobre um eixo determinado, podendo remover ou no o original. Podemos manter os textos sem espelh-los, se optamos por 0 (zero) no subcomando MIRRTEXT. EX EXTEND Extende uma entidade at uma fronteira previamente especificada. Primeiro seleciona-se at onde uma entidade ser extendida; ENTER; depois clica-se a entidade a ser extendida. Um modo mais prtico chamar o comando, dar dois ENTER e j clicar na reta que se pretende extender. Podemos, e ser muito til, usar a opo f (fence) para quando temos muitos objetos a selecionar.

TR TRIM Permite aparar uma entidade, tendo como parmetro outras entidades previamente escolhidas. Com a lgica semelhante ao Extend, selecionamos primeiro os fios de recorte, ENTER; depois sim que clicamos as entidades que queremos cortar. Semelhante ao EXTEND, podemos chamar o TRIM, dar dois ENTER e j clicar o intervalo de um objeto que pretendemos cortar. O modo F fence tambm funciona para vrios objetos. BR BREAK Apaga partes de uma entidade ou separa a entidade em segmentos. A opo "F" reespecifica o primeiro ponto e pede tambm um segundo ponto como limites de corte. AR ARRAY Faz vrias cpias de entidades, tanto no arranjo polar como no retangular. No modo retangular (R) pedir o nmero de linhas e colunas e as distncias entre elas. No modo polar (P), o Autocad pedir o centro em que se desenvolver as cpias polares, nmero de tens, num intervalo de tantos graus a especificar e ainda, perguntar se para proceder como se fosse COPY. RO ROTATE Rotaciona entidades num desenho. O sentido anti-horrio positivo. SC SCALE Muda a escala do objeto desenhado. P.ex.: 2, aumenta duas vezes; 0.5, diminui pr metade. DIV DIVIDE Divide uma entidade em partes iguais. Usa um bloco especificado como uma marca e clicamos nestes blocos com o modificador OSNAP NODE. Podemos escolher outro tipo de bloco e seu tamanho, no menu SETTINGS > POINT STYLE. ME MEASURE Demarca intervalos especficos em objetos. Por exemplo: quero dividir uma reta ou curva em distncias iguais, seleciono-la, indico uma das extremidades (comear por a) e a distncia. Tanto para o DIVIDE como para o MEASURE, podemos digitar B para inserir um bloco, exatamente nos pontos especificados de diviso. -CH CHANGE Modifica entidades - ponto de mudana ou propriedades (cores, layers, tipo de linhas, elev, thickness). AL ALIGN Alinha um objeto por uma de suas arestas a uma entidade retilnea qualquer. Pedir a ligao das extremidades da aresta do objeto (P1 e P3) e da entidade em questo (P2 e P4). Finalizar com <enter>.

Configurao da rea de trabalho


LIMITS Controla o tamanho do desenho, seus limites inferior esquerdo e superior direito. O default 12x9 unidades de medida. GRID ou F7 Define um arranjo retangular de pontos de referncia dentro dos limites do desenho. o "papel quadriculado base", a malha que facilita a confeco do desenho, principalmente se o projeto modulado. A = define espaamentos horizontais e verticais diferentes. Importante: Se o GRID=0, este assumir o valor do SNAP. SNAP ou F9 Restringe o cursor a uma grade invisvel, segundo um espaamento previamente especificado. ORTHO ou F8 Restringe o usurio apenas ao movimento horizontal e vertical do cursor. UNITS Ajusta o formato de apresentao e a preciso das unidades de desenho. P.ex.: casa decimal. Podemos tambm acess-lo no menu SETTINGS > UNITS CONTROL. COORDS ou F6 Apresenta as coordenadas X e Y da posio do cursor no canto superior direito da tela. D coordenadas absolutas, relativas e polares. F6 ou ^D = Liga/Absoluta, Relativa, Polar/Desliga o COORDS. CRTL Z (^Z) Cancela o comando corrente. BLIPMODE ON, aparece a marca do clic do cursor na tela; OFF, no aparece. PURGE Apaga tens nomeados no usados. Comando que exclui layers, blocos, estilos de dimensionamento, estilos de textos, tipos de linhas, que foram desistidos de serem utilizados. S funciona assim que abrimos o arquivo. Aps ter editado ou deletado alguma entidade, j no funcionar, tendo que salvar, sair e abrir o mesmo arquivo e assim, dar o comando PURGE. Para excluir um layer, nenhuma entidade deve estar neste layer; assim como, para excluir um bloco, este no deve estar presente no desenho (tendo que antes ser removido (apagado) ou explodido).

TECLAS DE FUNES

F1 Apresenta por escrito os ltimos comandos executados. Ao teclar F1 novamente, voltamos tela de desenho. F6 Liga/desliga o COORDS F7 Liga/desliga o GRID F8 Liga/desliga o ORTHO F9 Liga/desliga o SNAP STATUS Mostra informaes sobre o desenho: quais as dimenses do desenho e seus limites, tamanho do arquivo, quanto espao em disco h disponvel, oferecendo um modo rpido de ver o uso da memria, etc. TIME Mede o tempo gasto num desenho. ID Mostra as coordenadas de um ponto na tela.(x,y,z) DI DIST Mede a distncia entre dois pontos. LI LIST Lista informaes sobre uma entidade selecionada. AA AREA Calcula a rea e o permetro de um objeto. HELP ou ? Prov documentao on-line de ajuda. U UNDO (DESFAZER) Reverte o efeito de comandos anteriores. REDO (REFAZER) Reverte o comando UNDO, devendo ser usado imediatamente aps; caso contrrio, perder efeito.

DISPLAY
R REDRAW Redesenha as entidades no visor corrente, limpando as "sujeirinhas" (blips). RE REGEN Regenera o desenho no visor corrente. O programa l o banco de dados inteiro e calcula um novo desenho, dando maior definio de resoluo s circunferncias e arcos. similar ao efeito do REDRAW, porm exige mais tempo de processamento.

Z ZOOM Permite ampliar os diminuir um desenho ou parte de mesmo na tela. All volta aos limites do desenho ou sua extenso, o que for maior. Center permite identificar um novo centro na tela. Dynamic permite uma nova tela aparecer no monitor. Extents coloca nos limites de desenho, mesmo fora dos limites determinados no LIMITS. Left possibilita definir um novo canto inferior esquerdo e uma nova altura. Previous retorna tela anterior. Window permite colocar uma janela ao redor da rea em que se quer trabalhar. Vmax permite afastar-se o mximo possvel sem forar uma regenerao. Melhor que o All (que fora a regenerao), ganhamos velocidade, pois a imagem gerada com a velocidade do REDRAW. Scale permite atribuirmos um fator de escala. P.ex.: 2x, 0.8x, 2.5x, etc. Z Realtime aproxima e afasta o desenho da tela. P PAN (mozinha na tela) Permite-nos mover pelo desenho, sem alterar o fator de zoom.

COMANDO DE VISUALIZAO
VP VPOINT 3D Seleciona um ponto de viso para imagens em 3D. Comando de acesso s perspectivas isomtricas. Podemos acess-lo no menu VIEW > SET VIEW > VIEWPOINTS > PRESETS ou digite DDVPOINTS. O programa abrir uma caixa de dilogo em que escolhemos o ngulo no plano e uma elevao. DV DVIEW (usado em CAD R14) Comando de visualizao em 3D, gerando perspectivas cnicas, e permitindo simular vrias vistas do objeto. Como dica prtica, dar um zoom na planta de modo que fique num tamanho pequeno na tela. Ao entrar no DVIEW, pedir para selecionar os objetos: selecione tudo (no necessariamente). Agora vamos para os comandos internos do DVIEW: POints, onde colocamos a posio alvo do objeto (target point) e a posio da cmera (camera point). Podemos a atribuir valores a Z, se quisermos. Distance, distncia da cmera ao alvo e ativa a perspectiva cnica, pois at ento era isomtrica. CAmera, onde posicionamos o local da cmera. Zoom, ampliao ou reduo da imagem. Tambm define o tamanho focal da cmera. PAn, viso de deslocamento, sem alterar o fator de zoom. Hide, remove as linhas de trs, ocultas. CLip, define planos de corte. Selecionamos a elevao (vista) que queremos e atribuimos a distncia do corte. OFF, desativa a perspectiva. Undo, desfaz a ltima opo. TW, gira a viso da cmera. TA, alterna entre definio de ngulo do plano xy e eixo x do plano xy. eXit, sai do DVIEW.

* no autocad 2000 e nas verses posteriores mais fcil selecionar a nossa vista com o comando 3d Orbit. 3DO 3D Orbit Nas verses CAD 2000 usado para procurar o ponto de vista da nossa perspectiva. Com o comando ligado, e apertando o boto da direita do mouse, poderemos escolher dentro da funo projection o comando perspective, e assim visualizar o modelado em perspectiva. HIDE Esconde as linhas de trs, ocultas, da estrutura aramada. SHADE Executa sombreados do buffer Z em modelos 3D. Permite ver com maior clareza os volumes. 3DWIRWFRAME Deixa o desenho com todas as linhas aparecendo. PLAN Passamos viso PLAN de um UCS. Ao digitarmos PLAN <E> <E>, voltamos planta, saindo do modo perspectiva. Outro modo pelo VP (VPOINT), em que clicamos o boto SET TO VIEW PLAN.

PSPACE / MSPACE
PS PSPACE o modo papel, por onde gerenciaremos o lay-out do desenho, sua escala e plotagem. Manipulamos as vistas (janelas) como se fosse uma entidade, podendo mover, esticar, etc. MS MSPACE o modo espao, onde confeccionamos o desenho propriamente dito. Notas: No convm usar o comando MOVE, nem ERASE, no modo espao. Para visualizarmos as partes do desenho, utilizamos o PAN. Dentro deste comando o zoom est relacionado com a unidade de criao da folha. Normalmente o autocad tem configurado suas folhas em milmetros. Se tomarmos como unidade base o milmetro, ento a nossa escala de referencia, ser 1:1000. Atribumos Zoom 1xp. 1:250 4xp 1:200 5xp 1:100 10xp 1:75 13.33xp 1:50 20xp 1:20 50xp 1:25 40xp

TM TILEMODE o primeiro comando a entrar para trabalhar no PSPACE e MSPACE. O default 1. Para utilizarmos o PSPACE, atribuimos o valor 0 (zero). A seguir entramos com o comando MVIEW. Dica: Antes ainda do TILEMODE, convm criarmos um novo LAYER (chamado MARGEM, por exemplo) e deix-lo corrente, para que as janelas do MVIEW estejam nesta camada. Assim poderemos deslig-lo na apresentao final do desenho. MV MVIEW Controla as viewports em Paperspace. o comando que permitir abrirmos as vistas (janelas) para trabalharmos o PSPACE. VPORTS ou VIEWPORTS Divide a tela de Modelspace em viewports. VPLAYER o controle da visibilidade de camadas nas VIEWPORTS em Paperspace. Congelamos ou descongelamos os layers (camadas) de uma vista (janela), possibilitando que esteja congelado numa vista, mas em outra, no. A maioria das vezes que plotamos um desenho em PS, que contm linhas tracejadas ou outro tipo, estas tais linhas saem de modo CONTINUOUS. Para que o LTSCALE tenha efeito no PAPER SPACE, entrar em cada VPORTs (MS), atribuir valor 0 (zero) para o comando PSLTSACALE e calibrar VIEWRES para 15000, por exemplo.

FERRAMENTAS DE PRECISO
OS OSNAP F3 (Object Snap). Permite a seleo exata da geometria do objeto. P.ex.: INTersection de duas entidades ENDpoint de uma entidade PERpendicular uma entidade INSert, ponto de insero de um bloco CENter de um arco ou crculo TANgent de um arco ou crculo MIDpoint de uma linha, polilinha ou arco NODe, n ou ponto NONe, nenhuma delas etc. Acessamo-lo numa janela que aparece ao clicarmos o boto do meio do mouse (mouse de 3 botes) ou combinao tecla SHIFT + boto direito do mouse. Tambm podemos deixar ativado um dos modos, digitando OSNAP (abreviatura OS) na linha de comando e escolhendo INT, END, PER, CEN, etc. O modo INT e END so os mais usados. CAMADAS (NVEIS) DE DESENHOS LA LAYER IMPORT / EXPORT / XREF IMPORT Menu INSERIR > RASTER IMAGE > ATTACH

EXPORT IMPRESSO / PLOTAGEM PLOT Menu FILE > PRINT. Configurar impressora ou ploter, penas (cores e espessuras), visualizao de impresso, escala (1000 = escala desejada), rotao e tamanho da folha, etc. O que DEFAULT? a opo que o programa pressupe que voc quer usar, se voc no informar algo diferente. Configurao de um PATH (caminho) para a procura "rpida" dos blocos: 1. Criar uma pasta BLOCOS, no HD (c:\blocos) 2. Copiar nesta pasta todo o contedo do disquete (ou CD) que voc recebeu. 3. Deszipar o arquivo contendo os 200 blocos, aproximadamente. 4. Configurar o Autocad para que os blocos sejam inseridos o mais direto possvel, isto , criando um caminho (path): No Autocad: Ir no menu TOOLS, depois PREFERENCES (No Cad 2000, TOOLS > OPTIONS) Abrir uma caixa de dilogo com vrias "subpastas" Clicar na subpasta FILES (a primeira); abrir vrios tens. Selecionar o primeiro tem, que SUPPORT FILES. Clicar no boto ADD (acrescentar) Ficar piscando uma nova linha de tens, dentro do Support Files; escrever a: c:\blocos Dar OK ou Apply Emitir um aviso que pode desprezar (dar ENTER) Pronto! Agora, na barra de comando (command), digitar -i (sinal de menos e a letra i, de inserir, comando INSERT), Enter. Digitar o bloco que voc deseja, por exemplo: auto1-pl (que um automvel em planta) Logo aparecer o bloco deste automvel para ser inserido. Se digitar apenas "i", abrir uma caixa de dilogo e ser mais "burocrtica" a operao toda. Os blocos que tm atributos (os de simbologia de cortes, etc), devem ser inseridos normalmente, porm, dando fator de escala adequado escala que voc vai plotar seus desenhos. Nota: Qualquer dvida procurar o Jorge -monitor da disciplina SAP645Heverson A. Tamashiro / 02.04.2001 Jorge Isaac Pern 02.04.2002 Reviso 05.04.2001 / 06.05.2001/02.04.2002

Potrebbero piacerti anche