Sei sulla pagina 1di 7

Parte 7. Aparelho de Bernoulli, P6231.

NDICE 1.INTRODUO 2. DESCRIO DO APARELHO 3. TEORIA


3.1 Teorema de Bernoulli (Depois de D. Bernoulli 1700-1782) 3.2 Perda de cabea devido ao atrito 3.3 A equao de continuidade 3.4 Aplicao de Aparelho de Bernoulli 3.5 fluxo laminar e turbulento

4. EXPERINCIAS
Aparelho de 4,1 Bernoulli permite dois experimentos para ser conduzida 4.2 Preparao do equipamento

1. INTRODUO
O fluxo de um fluido tem que se conformar com um certo nmero de princpios cientficos, em particular conservao da massa e para a conservao de energia. A primeira delas, quando aplicado a um lquido que flui atravs de uma conduta para o fluxo requer que a constante de velocidade ser inversamente proporcional rea de escoamento. O segundo requer que se aumenta a velocidade de, em seguida, a presso deve diminuir. Aparelho de Cussons P6231 Bernoulli demonstra ambos os princpios e tambm pode ser usado para examinar o aparecimento de turbulncia numa corrente de fluido em acelerao. Tanto a equao de Bernoulli e da equao de continuidade so ferramentas analticas essenciais necessrios para a anlise da maior parte dos problemas no objecto de Mecnica de Fluidos.

TOP 2. DESCRIO DO APARELHO


Aparelho de Bernoulli consiste essencialmente de um dimensional seco rectangular convergente duto dois divergentes projetado para caber entre Cussons P6103 Constante Cabea Tanque entrada e P6104 Varivel Cabea sada do tanque. Um tubo esttico onze banco manmetro de presso est ligado conduta convergente divergente. Um sistema de injeco de corante fornecida para permitir que um nico filamento de corante a ser introduzido na entrada da seco convergente para permitir regimes de fluxo laminar e turbulento para ser demonstrada. A cabea diferencial atravs da seco de teste pode ser variada de zero at um mximo de 450 milmetros. A seco de teste, o qual fabricado a partir de folha de acrlico, ilustrado na figura 1 abaixo.

Figura 1 - Aparelho de Bernoulli A conduta convergente divergente simtrica em torno da linha central, com uma superfcie superior plana horizontal em que as tomadas de presso esttica onze so perfurados. A superfcie inferior a um ngulo de 4 29 '. A largura do canal de 6,35 milmetros. A altura do canal de entrada e sada 19,525 milmetros e a altura da garganta 6.35 mm. As derivaes estticos esto em um campo de 25 milmetros distribudos sobre o centro e, portanto, sobre a garganta. A rea de fluxo em cada batida tabelado abaixo das dimenses que so mostrados na figura 2.

Figura 2 Dimenso do duto


Tocar Nmero rea fluxo

10

11

102 56

90 11

77 66

65 22

52 77

40 32

52 77

65 22

77 66

90 11

102 56

TOP 3. TEORIA
Lista de smbolos
A D De G h H rea da seco transversal do canal Dimetro Dimetro equivalente Acelerao da gravidade (9,807) Altura de passagem Cabea m2 m m m/s2 m m

Hf L

Cabea de frico Comprimento do tubo Taxa de fluxo de massa

m m kg / s bares m3/s

Presso Caudal

R S t V w Z r m

Recuperao da presso Distncia Tempo Velocidade Largura de passagem Altura vertical Densidade Viscosidade m segundos m/s m m kg / m 3 Ns / m 2

3.1 Teorema de Bernoulli (Depois de D. Bernoulli 1700-1782)


Considere o fluxo constante de um lquido no viscoso numa pequena seco de um tubo de fluxo, conforme ilustrado na figura 3 a seguir.

Figura 3 elemento de uma Streamtube O comprimento do elemento d S suficientemente pequeno para qualquer curvatura da streamtube ser negligenciada. A presso e velocidade ir variar ao longo do streamtube mas desde que o escoamento assumido ser constante destas propriedades no variar com o tempo em qualquer ponto fixo. Na extremidade de montante, assume que a rea da seco transversal um , a presso esttica P e da velocidade V . Na extremidade de jusante essas propriedades tero mudado por d A , d P e d V , respectivamente. A altura da seco de jusante ser d Z maior do que a seco de montante. Consideremos agora as foras que actuam sobre o elemento de fluido na direco da viagem. Fora de presso na extremidade a montante = PA Fora de presso sobre os lados = Fora de presso na extremidade a jusante = Fora gravitacional = No haver foras de atrito, devido hiptese de no haver viscosidade A resultante dessas foras :

expanso e negligenciando segundo ordens de pequenas quantidades a fora resultante se reduz a:

Aplicando Newtons segunda lei ao longo da aerodinmica

Dividindo por r A d S

Agora,

pode ser substitudo por

Por isso Como P, Z e V so todos funes de S , em seguida, as derivadas parciais podem ser substitudos por derivados totais, e sobre rearranjando a equao pode ser escrita como:

Esta conhecida como a equao de Euler, ele pode ser integrado com respeito ao S fornecida a variao da densidade de r com a distncia S ao longo da aerodinmica conhecido. Ao lidar com lquidos que so essencialmente incompressvel um pressuposto bvio e razovel supor que a densidade for constante. Portanto integrar a equao de Euler para uma densidade constante obtm-se:

ou dividindo a por g

Este resultado conhecida como a equao de Bernoulli. aplicvel para o fluxo constante de um fluido incompressvel e no viscoso. Equao de Bernoulli mostra que a soma das trs quantidades

so constantes. Por conseguinte, os trs termos devem ser permutveis de modo que, por exemplo, se num sistema horizontal da cabea de velocidade aumentada, ento a cabea de presso deve diminuir.

3.2 Perda de cabea devido ao atrito


Se o fluido no est invscido ento haver uma pequena perda de carga devido frico entre o fluido e entre o fluido e as paredes da passagem. A equao de Bernoulli, em seguida, pode ser modificada pela incluso da perda de carga de atrito H f

em que a equao de Bernoulli foi escrito na forma integrada e tem sido aplicada entre a seco de montante e um a jusante da seco 2.

3.3 A equao de continuidade


A equao da continuidade uma afirmao da conservao da massa. Considere o fluxo constante de um fluido atravs de um streamtube da rea em corte transversal varivel, conforme mostrado na figura 3. Para fluxo constante a massa de fluido entrar no streamtube na seo 1 deve ser igual a massa de fluido que sai do streamtube na seo 2. A taxa de fluxo de massa de fluido em qualquer ponto ao longo da streamtube deve ser constante de modo que:

Para um fluido incompressvel, a densidade constante e a equao de continuidade pode ser escrita como:

Para um fluido incompressvel fluir numa conduta convergindo segue-se que como a rea, em seguida, reduz a velocidade deve aumentar, ao passo que numa conduta divergentes como a rea, em seguida, aumenta a velocidade deve diminuir. Aplicando a equao de Bernoulli quando a velocidade aumenta, em seguida, a presso tem que diminuir enquanto que a velocidade diminui a presso deve aumentar. Estes processos so ilustrados na figura 4 abaixo.

A diminui V aumenta P diminui Este um bocal Figura 4 Bico e Difusor

A aumentos V diminui P aumenta Este um difusor

3.4 Aplicao de Aparelho de Cussons P6231 Bernoulli


No Aparelho de Cussons P6231 Bernoulli a passagem dois dimensional, com uma largura constante, mas com uma altura variando linearmente. A rea de fluxo da passagem, por conseguinte, tambm varia linearmente. A partir da equao de continuidade

onde

Para este canal w constante em toda a dimenso desde o canal formado entre duas placas paralelas, portanto, o produto h V = constante. A velocidade da cabea V 2 / 2g ser proporcional h 2 e, por conseguinte, S 2 . Um grfico de cabea esttica contra distncia S ser uma parbola invertida.

O efeito da perda de carga devido frico pode ser investigada por meio da comparao da cabea esttica em posies com a mesma rea das partes convergente e divergente da conduta. Usando a equao de Bernoulli

Uma vez que a passagem horizontal Z 1 Z = 2 . Em duas posies com a mesma rea das duas velocidades ir ser igual, portanto, a equao reduz-se a

A maior parte da perda de presso na parte convergente da conduta recuperada na parte divergente do ducto. O grau de recuperao de presso dada por:

Experimentos mostram muito claramente que, embora seja possvel mudar a cabea de presso na cabea velocidade, sem perda significativa de energia, impossvel mudar a cabea velocidade de cabea de presso sem perda.

3.5 fluxo laminar e turbulento


Os regimes de fluxo laminar e turbulento pode ser visto pelo comportamento de uma linha fina de corante injectado no centro da passagem convergente. Se uma condio pode ser configurado em que a velocidade de fluxo no incio da conduta convergente elevada, mas, em seguida, laminar com o aumento da velocidade do tubo convergente do fluxo turbulento e ir tornar-se essa transio pode ser observada pelo comportamento da linha de corante . O nmero de Reynolds definido como

Para uma conduta rectangular da dimenso equivalente ao dimetro de incluir no clculo do nmero de Reynolds :

O valor de R e em que comea a turbulncia indicativo do nmero de Reynolds mais elevados crtica do fluido. Da mesma forma, o valor em que, finalmente, diminui a turbulncia indicativo do nmero de Reynolds inferior crtico . A manipulao cuidadosa do caudal ir mostrar a turbulncia na garganta, enquanto o fluxo na passagem convergente ainda laminar. Um dos aspectos importantes desta experincia est na facilidade com que a variao aleatria de fluxo pode ser alcanado e os padres de fluxo correspondentes observados.

TOP 4. EXPERINCIAS
Aparelho 4,1 Cussons P6231 de Bernoulli permite dois experimentos para ser conduzida
Experimento 1 Verificao da equao de Bernoulli Experimento 2 Demonstrao de fluxo laminar e turbulento

4.2 Preparao do equipamento


Posicione a cabea do tanque de entrada ea varivel Cabea sada do tanque nos parafusos de montagem fornecidos na superfcie de trabalho Bancada hidrulica e ligar o aparelho Bernoulli entre eles usando as conexes sindicais. Ligue a mangueira de alimentao do banco ao Chefe do tanque de entrada e anexar uma mangueira de descarga tomada de transbordamento do Chefe do tanque Inlet. Ligue o reservatrio tintura para o topo do tanque principal de entrada usando o clipe de montagem em anexo e garantir que o grampo de mola ligada ao tubo de borracha de modo que a tinta no possa fluir para o injector de agulha. Encha o reservatrio de tinta com um corante miscvel em gua, recomendvel tinta azul lavvel. Certifique-se de que a tinta livre de fluxo atravs da agulha de injeco de corante, quando o grampo de mola ajustado. Se a obstruo da tinta ocorre na agulha injetora, isso geralmente causado por uma falha para lavar toda a tinta, quando o equipamento foi usado anteriormente. O bloqueio pode normalmente ser corrigida pela lavagem do sistema de injeo de corante com gua limpa. Remover o tampo de vedao de metal a partir do lado da cabea do tanque de entrada e inserir a agulha do injector Tintura de modo que a ponta se projecta aproximadamente 20 milmetros para a seco de teste transparente Bernoulli. A fim de registar a altura do nvel de gua em cada um dos tubos do manmetro, uma folha de papel deve ser posicionada como na figura 1. Experimento 1 - Verificao da equao de Bernoulli'S Aim. Para verificar a equao de Bernoulli, demonstrando a relao entre a carga de presso e carga cintica. Preparao do equipamento. Preparar o equipamento para a seguinte especificao Entrada Seo de teste Sair Manmetro P6103 Constante Cabea tanque de entrada com extenso de overflow. Aparelho de P6231 Bernoulli P6104 Varivel Cabea sada do tanque Insira uma folha de papel milimetrado 440 milmetros de altura por 325 milmetros de largura por trs dos tubos do manmetro para fornecer um mtodo fcil de se obter um registro dos resultados.

Procedimento Experimental. 1. Iniciar a bomba e iniciar o fluxo de gua atravs da seco de ensaio. Regule o fluxo para o tanque principal de entrada de modo que existe um pequeno mas constante transbordamento do reservatrio. Colocar o tubo de rotao da sada do reservatrio para se obter um diferencial de cabea. 2. Medir a altura do nvel de gua, em cada tubo de manmetro marcando o papel posicionada por trs dos tubos e na folha de registo de ensaio. Medir o tempo tomado para encher o tanque de medio de bancada a partir de zero a 10 litros e de discos. 3. Aumentar a cabea diferencial entre a entrada ea sada de tanques de cabea por incrementos de 50 milmetros, at o nvel da gua nos tubos do manmetro centro cai fora da escala. Para cada condio de gravar as alturas de lquido no interior dos tubos manomtricos por mais uma vez a marcao do papel posicionado por trs dos tubos e medir a taxa de fluxo. Resultados e Anlise. 1. Registre os resultados em uma cpia da folha de resultado fornecido. 2. Calcular a taxa de fluxo para cada conjunto de resultados. 3. Para cada conjunto de resultados calcular a seco transversal adjacente a cada tubo de manmetro, a velocidade do fluxo e o nmero de Reynolds. 4. Traar uma curva de cabea contra a distncia e tambm H + V 2 / 2g contra distncia. RESULTADOS FICHA 31 de Bernoulli APARELHO Experimento 1 - Verificao da equao de Bernoulli'S

TOP
Experimento 2 - Demonstrao de fluxo laminar e turbulento Aim. Para demonstrar visualmente laminar (ou simplificada) de fluxo e sua transio para fluxo turbulento em uma velocidade particular. Preparao do equipamento. Preparar o equipamento para a seguinte especificao Entrada Seo de teste Sair Manmetro Texto original

Under laminar flow conditions the stream will be visible along the P6103 Constante Cabea tanque de entrada com extenso overflow. whole length of the de passage. Aparelho de P6231 Bernoulli P6104 Varivel Cabea sada do tanque Insira uma folha de papel milimetrado 440 milmetros de altura por 325 milmetros de
Sugira uma traduo melhor

largura por trs dos tubos do manmetro para fornecer um mtodo fcil de se obter um registro dos resultados. Injeo corante Procedimento Experimental. 1. Iniciar a bomba e iniciar o fluxo de gua atravs da seco de ensaio. Regule o fluxo para o tanque principal de entrada de modo que existe um pequeno mas constante transbordamento de P6103. Colocar o tubo de rotao da sada do reservatrio para se obter um diferencial de cabea de 20 mm. 2. Elevar o reservatrio de corante para o incio da sua coluna (o suporte carregado de mola pode ser libertado por apertar as duas extremidades em conjunto entre os dedos) e abrir o grampo do tubo. 3. Abra o pau pequeno sobre a base do reservatrio para permitir o fluxo de corante a partir do bocal, na entrada para o canal. Este ser visvel como um fluxo de cor ao longo da passagem. Caso o corante se acumula em torno do bocal, o aumento da velocidade do fluxo na passagem e / ou verificar o fluxo a partir do reservatrio de corante. 4. Sob condies de fluxo laminar do fluxo ser visvel ao longo de todo o comprimento da passagem. Se isso no for assim, reduzir o fluxo at que um fluxo contnuo de corante visvel ao longo da passagem. 5. Firmemente aumentar a taxa de fluxo atravs do aumento da altura diferencial total, enquanto que a observao cuidadosa da condio do fluido no canal. Quando a instabilidade ocorre levando ao rompimento do fluxo de corante, observe a posio na passagem e medir o valor correspondente taxa de fluxo. 6. Continuar a manter uma observao rigorosa da passagem, aumentando ainda mais a taxa de fluxo at que todo o sistema turbulento, sem fluxo de corante visvel em qualquer ponto. 7. Reduzir a taxa de fluxo para o ponto em que a turbulncia desaparece e as condies do fluxo laminar so estveis ao longo de todo recuperado da passagem. Medir o caudal e a posio dos ltimos vestgios de turbulncia. 8. Manipulao contnua da taxa de fluxo, observando as condies de fluxo pode ser conduzida como uma ajuda visual til para a apreciao de laminar e condies de escoamento turbulento. 9. Desligar a bomba e permitir que o aparelho seja drenado de volta para o reservatrio principal. Nota: O uso contnuo do corante vai tingir a gua de circulao. Quando a situao se agravar, a gua deve ser mudado. No use gua com corante em outros aparelhos 10. Completamente limpar todo o aparelho de qualquer vestgio de gua contendo corante antes de devolver o aparelho loja. Resultados e Anlise. 1. 2. 3. 4. Registre os resultados em uma cpia da folha de resultado fornecido. Calcular a taxa de fluxo para cada conjunto de resultados. Para cada conjunto de resultados calcular a seco transversal adjacente a cada tubo de manmetro, a velocidade do fluxo e o nmero de Reynolds. Para um conjunto de resultados, em que o fluxo alterados de laminar a turbulento determinar o nmero de Reynolds superior crtico. de Equipado

TOP

Potrebbero piacerti anche