Sei sulla pagina 1di 2

G101 Color e H101 Color

Controlador digital de temperatura Manual de Instrues


Dimenses
Parmetro/descrio Cd Cdigo de acesso (Cd=28) Controlador r0 r1 r2 r3 r4 Diferencial (Histerese) Menor setpoint permitido Maior setpoint permitido Ao (rE = Refrigerao ou Aq = Aquecimento) Calibrao do sensor Temporizaes C0 Retardo na energizao do aparelho C1 Retardo aps acionamento do rel C2 Retardo aps desacionamento do rel Alarme L0 Diferencial do alarme L1 Limite inferior do alarme L2 Limite superior do alarme L3 Modo de cor do display (0 = Alarme atua dentro, 1 = Alarme atua fora, 2 = Verde (rel desligado) ou Vermelho (rel ligado), 3 = Verde, 4 = Vermelho ou 5 = Laranja) * Setpoint ajustado. (0 a 20) min (0 a 20) min (0 a 20) min (0.1 a +20.0) C -50 C a L2 L1 a +100 C 0a5 0 0 4 2.0 0.0 0.0 2 (0.1 a +20.0) C -50 C a SP* SP* a +100 C rE ou Aq (-15.0 a +15.0) C 2.0 -50 100 rE 0.0

Tabela de parmetros
Escala 0 a 999 Valor fbrica 0

Srie G

Srie H

Especificaes tcnicas
Alimentao Potncia mxima Sada rel Faixa de medio Resoluo Condies de operao Dimenses Sensor NTC (Lato niquelado) Temperatura da superfcie de instalao Tipo de construo Ao automtica Controle de poluio Tenso de impulso Temperatura do teste de presso de esfera (12 a 24) V, (110 ou 220) V ou (85 a 300) V 2 VA 1/2 CV (10 A / 250 Vac) (-50 a +100) C 0,1 C de (-10 a +100) C 1,0 C de (-50 a -10) C (0 a 40) C e (10 a 90) % UR [sem condensao] G (77 x 37 x 66) mm H (73 x 73 x 50) mm 6,35 mm / L=22 mm Comprimento padro 1,5 m

Fixao

Descrio do produto
O modelo 101 um controlador digital de temperatura (ON/OFF) com indicao decimal. Atravs do monitoramento da temperatura ele controla o rel de acordo com o valor programado de setpoint. Possui uma escala de (-50 a +100) C com resoluo de 0,1 C e pode ser utilizado para refrigerao ou aquecimento. Possui parmetros de temporizao para maior controle e segurana do sistema, aumentando a vida til de todos os equipamentos ligados a ele. O controlador 101 est equipado com um display colorido que pode assumir as cores verde, vermelho e laranja, configurvel em 6 modos de funcionamento. Alm de todas as funes disponveis no modelo, qualidade e durabilidade dos produtos AGEON, o modelo H possui mltiplas opes de fixao: superfcie, furo 60 mm ou trilho DIN35.

Configurao de setpoint
Com o aparelho indicando a temperatura no visor, mantenha a tecla pressionada e utilize a tecla ou para aumentar ou reduzir o setpoint (temperatura de controle). Depois do ajuste, solte todas as teclas e o controlador voltar a mostrar a temperatura medida.

CLASSIFICAO SEGUNDO NORMA IEC60730-2-9 (Srie G) Ts mx 50 C Controlador eletrnico incorporado Tipo 1C Grau 2 1,5 kV (75 e 125) C

Configurando parmetros
Para ajustar os valores da Tabela de parmetros, siga os seguintes passos: Pressione ao mesmo tempo as teclas e por cerca de 4 segundos, at que o visor do controlador mostre o parmetro Cd, solte todas as teclas; Mantenha a tecla pressionada e utilize as teclas ou para ajustar o valor de Cd em 28; aps, solte todas as teclas; O visor mostrar novamente o parmetro Cd; utilize ento a tecla ou para selecionar o parmetro a ser ajustado; Encontrando o parmetro desejado, mantenha a tecla pressionada e utilize a tecla ou para ajustar o valor desejado; Terminado o ajuste dos parmetros, aguarde 30 segundos sem pressionar nenhuma tecla e ento o controlador voltar a mostrar a temperatura medida.

Advertncia
Nunca submeta o aparelho a uma temperatura fora da faixa de (0 a +40) C ou o seu sensor a uma temperatura fora da faixa de (50 a +100) C, pois isto pode causar dano irreversvel ao produto.

Aplicaes
O controlador modelo 101 pode ser utilizado em uma infinidade de equipamentos que necessitem de controle de temperatura, includo: Refrigeradores; Aquecedores; Pisos aquecidos; Adegas; Sistema de ar condicionado; Estufas, entre outros.

LED indicador do rel Indicao de erro


A indicao de erro E1 aparecer no visor do aparelho sempre que houver algum problema com o sensor. Caso isso acontea, verifique se: O sensor est bem conectado ao aparelho; O sensor est dentro de sua faixa de temperatura (-50 a +100) C; O sensor ou seu cabo esto danificados. Durante o funcionamento do controlador, o indicador do rel pode estar nos seguintes estados: Apagado: rel desativado; Aceso: rel ativado; Piscando: o rel est aguardando o fim de uma temporizao.

Esquema de ligao eltrica Srie G

Esquema de ligao eltrica Srie H

Supressor de rudo
Na utilizao do controlador para acionamento de cargas indutivas como bobinas solenoides, contatoras, motores, rels, entre outros, recomenda-se a instalao de um circuito supressor em paralelo com os terminais da bobina (A1 e A2), conforme descrito na ilustrao abaixo e na norma tcnica NBR5410. Isso porque as cargas indutivas (bobinas) geram rudos quando so desativadas que interferem no funcionamento do controlador ocasionando erros.

Parmetros
Cd Cdigo de acesso: para alterar os valores dos parmetros, necessrio ajustar o valor de Cd = 28. Se isto no for feito os valores dos parmetros podero ser apenas visualizados, mas no alterados. Este parmetro evita que pessoas no autorizadas alterem os valores programados.

r0 Diferencial: este parmetro define a diferena de temperatura entre liga e desliga do rel. Por exemplo, caso o aparelho seja configurado com setpoint = 5 C e r0 = 2 C, o rel acionado at a temperatura atingir 5 C. Quando ento ele desliga e s volta a ligar quando temperatura atingir 7 C (5 C + 2 C). r1 Menor setpoint permitido: define o menor valor de temperatura que o usurio pode ajustar para o setpoint. Evita que um valor muito baixo seja ajustado por engano. r2 Maior setpoint permitido: define o maior valor de temperatura que o usurio pode ajustar para o setpoint. Evita que um valor muito alto seja ajustado por engano. r3 Ao: se o aparelho for utilizado em um processo de refrigerao, deve-se configurar o parmetro r3 = rE. Caso o aparelho seja utilizado em um processo de aquecimento deve-se configurar r3 = Aq. r4 Calibrao do sensor: o valor configurado neste parmetro adicionado a temperatura medida pelo sensor. Com este parmetro pode-se corrigir eventuais desvios de temperatura, como no caso da troca do sensor. C0 Retardo na energizao do aparelho: define um perodo de tempo, aps a energizao do aparelho, no qual o rel permanece desligado. Neste perodo o aparelho funciona apenas como um indicador de temperatura. Quando existem vrios aparelhos ligados na mesma rede eltrica o r9 evita que todos sejam ligados ao mesmo tempo na partida e sobrecarreguem a rede. Neste caso programam-se diferentes valores de r9 para cada aparelho. C1 Retardo aps acionamento do rel: aps o acionamento do rel, o mesmo permanecer ligado, independente da temperatura, pelo perodo de tempo definido em C1. Este parmetro evita picos de tenso na rede. C2 Retardo aps desacionamento do rel: aps o desligamento do rel, o mesmo permanecer desligado, independente da temperatura, pelo perodo de tempo definido em C2. No caso da utilizao de compressores de refrigerao este parmetro permite um tempo para que a temperatura e presso do gs se reduzam antes da nova partida. Com isso reduz-se a corrente de partida e prolonga-se a vida do equipamento. L0 Diferencial do alarme: este parmetro define o diferencial do alarme. L1 Limite inferior do alarme: define o limite inferior do alarme. L2 Limite superior do alarme: define o limite superior do alarme. L3 Modo da cor do display: define o modo de funcionamento do display: 0 = Alarme atuando dentro da faixa: quando a temperatura medida estiver dentro da faixa definida pelos parmetros L1 e L2, o display ficar vermelho; fora desta faixa ficar verde. 1 = Alarme atuando fora da faixa: quando a temperatura medida estiver fora da faixa definida pelos parmetros L1 e L2, o display ficar vermelho; dentro desta faixa ficar verde.

2 = Conforme funcionamento do rel: quando o rel estiver ligado, o display ficar vermelho; quando o rel estiver desligado, ficar verde. 3 = Verde: neste modo o display ficar verde. 4 = Vermelho: neste modo o display ficar vermelho. 5 = Laranja: neste modo o display ficar laranja. vx.x.1

www.ageon.com.br ageon@ageon.com.br - [48] 3028-8878 Anotaes

Potrebbero piacerti anche