Sei sulla pagina 1di 9

PORTUGUS

O texto a seguir refere-se s questes de 1 a 4. Procotlo o procotlo a cardeneta a falcudade o estaututo o fennemo o pogresso E sempre um crima E a vareia E a largatixa Que o pobrema Essa que a quest Quanto menas vezes falar dela melhor Com sastifao.
Carlinhos Vergueiro. O cmulo do samba. So Paulo, Knol-Ministrio da Cultura, 1996.

3. Embora o texto parea pobre e repetitivo, as palavras que se seguem ao verbo ser so espcies de metonmias de realidades e situaes s quais aludem. Relacione as palavras do texto constantes na coluna da esquerda com aquelas que, na coluna de direita, mais adequadamente as esclarecem, assinalando em seguida a alternativa correspondente: 1 - Procotlo 2 - Cardeneta 3 - Falcudade 4 - Estaututo 5 - Fennemo a - Situao endividada. econmica

b - Leis desfavorveis aos pobres. c - Evento inacessvel ao povo. d - Direito desrespeitado. educao

e - Burocracia que oprime os humildes.

(A) (B) (C) (D) (E)

1c, 2b, 3a, 4d, 5e 1e, 2d, 3a, 4c, 5b 1e, 2c, 3d, 4b, 5a 1d, 2a, 3b, 4c, 5e 1e, 2a, 3d, 4b, 5c

Assinale a alternativa correta. 1. O texto em questo, do ponto de vista da ortografia oficial do portugus culto, incorre em sucessivas transgresses de registro escrito. Com relao a esse particular adequado afirmar que (A) h um evidente endeuzamento das formas incorretas do portugus, em detrimento do bem-falar e do bem-escrever. o poeta no tem o menor apreo pela lngua portuguesa. embora haja erros cometidos pelo poeta, hoje em dia so admitidos na escrita formal esses erros. o poeta ridiculariza a maneira de falar das camadas oprimidas da populao. h um propsito claro de registrar certas formas do falar popular, em relao ao qual o poeta simptico.

4. Do ponto de vista morfolgico, h no texto uma acentuada predominncia de: (A) (B) (C) (D) (E) verbos enunciativos e advrbios. verbos de ligao e substantivos. verbos de ao e adjetivos. verbos enunciativos e pronomes. verbos de ao e advrbios.

(B) (C) (D) (E)

O texto a seguir refere-se s questes de 5 a 8. O verbo ler no suporta o imperativo. Averso que partilha com alguns outros: o verbo amar... o verbo sonhar... Bem, sempre possvel tentar, claro. Vamos l: Me ame!, Sonhe!, Leia!, Leia logo, que diabo, eu estou mandando voc ler!. - V para o seu quarto e leia! Resultado? Nulo. Ele dormiu em cima do livro. A janela, de repente, lhe pareceu imensamente aberta sobre uma coisa qualquer tentadora. Foi por ali que ele decolou. Para escapar ao livro. Mas um sono vigilante: o livro continua aberto diante dele. E no pouco que abrimos a porta de seu quarto, ns o encontramos sentado junto escrivaninha, seriamente ocupado em ler. Mesmo se nos aproximamos nas pontas dos ps, da superfcie de seu sono ele nos ter escutado chegar. - Ento, est gostando? Ele no vai responder que no, isto seria um crime de lesa-majestade. O livro sagrado, como possvel no gostar de ler? No, ele vai dizer que as descries so longas demais.

2. O registro escrito do texto dialoga com a forma de falar de camadas da populao privadas, em grande medida de um maior acesso ao letramento, em razo do que a ortografia foi afrontada propositalmente. No entanto, mesmo do ponto de vista culto, no h desrespeito s normas de acentuao, exceo feita (A) (B) (C) (D) (E) palavra vezes, que deveria receber acento circunflexo. palavra a, que no deve ser acentuada. palavra pogresso, que deve receber acento agudo. palavra cardeneta, que deve receber o acento circunflexo. palavra procotlo, incorretamente acentuada.

Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

Tranqilizados, voltamos ao nosso aparelho de televiso. E at possvel que esta reflexo suscite um apaixonante debate entre ns e os outros como ns... - Ele acha as descries longas demais. preciso entender, estamos no sculo do audiovisual, evidentemente os romancistas do sculo dezenove tinham de descrever tudo... - Mas isso no razo para pular a metade das pginas! No vamos nos cansar, ele voltou a dormir.
Pennac, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro, Rocco, 1998, p. 13-14.

8. Em sua Gramtica da Lngua Portuguesa (12 ed, Rio de Janeiro, FAE, 1990, p. 512), Celso Cunha afirma: A relao que se estabelece entre palavras ligadas por preposio pode implicar movimento ou situao da resultante (...). Tanto o movimento como a situao podem ser considerados em referncia ao espao, ao tempo e noo. Considerando-se a lio acima, relacione as preposies ou locues prepositivas em cima do livro, aberta sobre uma coisa, foi por ali, para escapar, ao livro, constantes no texto de Daniel Pennac, aos seus respectivos significados, destacados a seguir: I. II. III. IV. V. Espao de trajeto. Posio superior demarcando distncia vertical entre objetos. Noo de finalidade. Espao superior em que algo se apia. Movimento de afastamento.

5. A crtica feita pelo texto orienta-se principalmente para (A) (B) os mtodos que, ao tornarem a leitura obrigatria e penosa, a desestimulam. os professores que, ao no orientarem corretamente os jovens, descuidam de mtodos mais rgidos e eficazes. os pais, que no se esforam suficientemente para inculcar nos filhos a leitura. os jovens que, acostumados com a televiso e com o computador, no se interessam em ler. as formas de ensino da leitura que pecam pela pouca vigilncia e permitem ao jovem enganar os pais.

Assinale agora a alternativa que melhor atende s correspondncias entre preposies e significados, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) I, II, III, IV e V. V, IV, III, II e I. IV, II, I, III e V. III, II, V, I e IV. II, III, I, V e IV.

(C) (D) (E)

O texto a seguir refere-se s questes de 9 a 12. A raposa e as uvas De repente a raposa, esfomeada e gulosa, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral. Olhou e viu, altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo o que tinha, no conseguiu nem roar as uvas. Desistiu, dizendo com raiva: Ah, tambm, no tem importncia. Esto muito verdes. E foi descendo, com cuidado, quando viu sua frente uma pedra enorme. Com esforo empurrou a pedra at o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar, esticou a pata e... conseguiu! Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes! Moral: A frustrao uma forma de julgamento to boa como qualquer outra.
Fernandes, Millr. Fbulas Fabulosas. Rio de Janeiro, Nrdica, 1991, p. 118.

6. Levando-se em considerao a relao entre o emprego dos pronomes e os sentidos assumidos por eles nos enunciados, correto afirmar que (A) o pronome reto de segunda pessoa e aqueles a ele ligados sintaticamente representam o alvo da crtica feita pelo autor. o pronome reto de primeira pessoa e os demais a ele relacionados sintaticamente representam no texto o alvo da crtica realizada pelo autor. o pronome reto de terceira pessoa, bem como os demais a ele ligados sintaticamente ou no, representa o jovem, alvo das crticas do autor. somente os pronomes oblquos e demonstrativos de terceira pessoa expressam no texto o objeto das crticas feitas pelo autor no texto. apenas os pronomes oblquos e possessivos de terceira pessoa representam o alvo das crticas realizadas pelo autor no texto.

(B)

(C)

(D)

(E)

7.

No pargrafo central do texto l-se: A janela, de repente, lhe pareceu imensamente aberta sobre uma coisa qualquer tentadora. (...). E no pouco que abrimos a porta de seu quarto, ns o encontramos sentado junto escrivaninha, seriamente ocupado em ler. Com relao s palavras imensamente e seriamente, observados os contextos frsicos em que se interem, correto afirmar que so (A) (B) (C) (D) (E) advrbios com sentidos objetivos e expressam no texto caractersticas do prprio autor. advrbios com sentidos objetivos e expressam caractersticas concretas do jovem citado no texto. adjetivos com sentidos objetivos, ligados ao jovem criticado. advrbios e expressariam no texto aspectos da emoo e do comportamento do jovem aludido. adjetivos objetivos e retratariam a opinio do autor em relao resistncia do jovem claramente citado.

9. A Moral da fbula de Millr Fernandes faz uma afirmao categrica relacionada diretamente a um trecho do texto. Esse trecho est representado na alternativa: (A) (B) (C) (D) (E) Desistiu. Esto muito verdes. E cuspiu. deu tudo que tinha, no conseguiu nem roar as uvas. havia o risco de despencar.

Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

10.

A fbula um gnero narrativo que tradicionalmente encerra um ensinamento, todavia Millr, pela organizao da linguagem, conquista um efeito que relativiza com humor esse ensinamento. Esse efeito (A) (B) (C) (D) (E) ocorre porque o autor usa a silepse, o que surpreende o leitor. concretizado pela comparao, que introduz no texto a frustrao da raposa. tambm chamado de metfora, que implica na inverso de sentidos. produto da ironia, que, ao realizar no texto o inverso do que se espera, surpreende o leitor. impacta o leitor pelo concretizado na hipborle. demasiado exagero,

O texto a seguir refere-se s questes de 13 a 15. Perguntas e afirmaes que devem ser analisadas Por que as gramticas tradicionais so to categricas quando estabelecem a oposio entre o certo e o errado? Trata-se de uma herana que nos vem do Renascimento. Este teve como sucessores importantes a Idade da Razo e um perodo de domnio absoluto da gramtica prescritiva. No mundo, de acordo com os racionalistas, cada coisa tem o seu lugar certo, e admitem, em conseqncia, a existncia de fatos gramaticais certos (corretos, legtimos) e errados (ilegtimos). S as formas lingsticas corretas so governadas por regras. Os racionalistas vem no latim a forma lgica da linguagem humana. Inspiram a fundao de academias e a confeco de dicionrios e gramticas normativas e prescritivas
Staub, Agostinius. Lingstica e afirmaes que devem ser analisadas. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1987.

11.

Relacione os substantivos da coluna da esquerda, extrados do texto, com os termos a que correspondem, por aproximao de significado, sentido ou forma, na coluna da direita, assinalando a seguir a alternativa correta: 1- Raposa 2- Areal 3- Uvas 4- Pedra 5- Local 6- Julgamento 7- Cacho (A) (B) (C) (D) (E) a- Penha b- Punhado c- Apreciao d- Ulpino e- Deserto f- Vindima g- Stio

13.

Quando o texto, no primeiro pargrafo, refere-se Idade da Razo e a um perodo de domnio absoluto da gramtica prescritiva, localiza-os temporalmente (A) aps o Renascimento, do qual teramos herdado nossa forma de pensar em termos de certo e errado. antes do Renascimento, herdeiro de nossa forma de pensar em termos de certo e errado. durante o Renascimento, que herdou racionalistas os conceitos de certo e errado. dos

(B) (C)

1a, 2d, 3g, 4f, 5e, 6c, 7b 1f, 2b, 3d, 4g, 5e, 6c, 7a 1d, 2a, 3g, 4b, 5e, 6c, 7f 1a, 2g, 3b, 4f, 5c, 6e, 7d 1d, 2e, 3f, 4a, 5g, 6c, 7b por Millr 14.

(D) (E)

depois do Renascimento, que acolheu os conceitos de certo e errado, legados pelos racionalistas. antes do Renascimento, que legou aos seus herdeiros os conceitos de certo ou errado.

12.

Com relao adjetivao empregada Fernandes em seu texto, pode-se afirmar que (A) (B) (C) (D) (E)

Com relao s palavras quando e e, e locuo de acordo com, presentes no texto, correto afirmar: (A) So todas conjunes subordinativas, a primeira expressando condio, a segunda adio e a terceira conseqncia. A primeira e a ltima so conjunes subordinativas temporais, enquanto a segunda uma conjuno coordenativa. A primeira e a ltima so conjunes subordinativas e expressam tempo e conformidade respectivamente, a segunda uma conjuno coordenativa aditiva. A primeira e a ltima so preposies, enquanto a segunda uma conjuno coordenativa aditiva. So todas preposies, a primeira indicando tempo, a segunda adio e a terceira concesso.

objetiva, voltada para a narrao fiel da realidade que envolve a personagem. apia-se em linguagem denotativa para caracterizar a personagem de que trata. emprega linguagem conotativa para descrever com total objetividade as aes da personagem. usa predominantemente superlativos para enfatizar com o exagero a situao da personagem. subjetiva, tendente expressividade e orientada para um vocabulrio propositalmente ambguo.

(B)

(C)

(D) (E)

Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

15.

A regncia verbal volta-se para o estudo das relaes de interdependncia que as palavras estabelecem no interior da frase. Quando um termo depende de um outro, chamado de regido. Por sua vez, o termo que subordina outro chamado regente. Observe as expresses destacadas do texto:

18.

Durante coletiva com a imprensa realizada no dia 23 de agosto, o prefeito de Aruj, Eng. Gensio S. Silva, realizou a nomeao oficial do novo secretrio de Obras e Servios do municpio. Assumiu os trabalhos (A) (B) (C) (D) (E) o arquiteto Sidney Iatalesi. o arquiteto, Francisco de Paula. a ambientalista ngela Neves. o engenheiro civil, Marcelo Godoy. o engenheiro civil Marcelo Serrado.

oposio entre o certo e o errado. existncia de fatos gramaticais. fundao de academias. Trata-se de uma herana.
Com relao a essas expresses correto afirmar: (A) Os termos regidos so os substantivos dos trs primeiros casos e o verbo do ltimo, enquanto que os regentes so todos os termos que os sucedem. Os termos regidos so os que sucedem s preposies, que so os termos regentes. As preposies so os termos regidos, ao passo que aqueles que as sucedem so os regentes. Os termos que sucedem as preposies so os regentes, e aqueles que as antecedem so os regidos. Os substantivos que iniciam todas expresses so os termos regentes e os que lhes sucedem so os regidos. 19.

(B) (C) (D)

Programa desenvolvido pela concessionria da Rodovia Presidente Dutra, em parceria com a Prefeitura de Aruj, um dos investimentos na educao de maior orgulho do prefeito Gensio e de sua secretria de Educao Virgnia Alegri, pois, trabalha o senso de segurana de trnsito e cidadania para os alunos da 3 srie das redes de ensino fundamental. As redaes dos alunos do Ensino Fundamental so levadas at as praas de pedgios para serem entregues aos motoristas. O texto descreve o Projeto (A) (B) (C) (D) (E) Ler para Aprender. Estrada para o Aprender. Cidadania e Aprendizagem. Escola e Cidadania. Estrada para Cidadania.

(E)

CONHECIMENTOS GERAIS
16. O significado do nome da cidade de Aruj possui 5 vertentes. Assinale a alternativa do que prevaleceu sobre os demais. (A) Dr. Joo Mendes de Almeida, no seu Dicionrio Geogrfico da Provncia de So Paulo (1902), tem como certo que Aruj tem origem em limo, lama, folhagem seca, detritos vegetais. Frei Francisco dos Prazeres Maranho (1890), no seu glossrio de Palavras Indgenas, diz que Aruj significa morada de sapos, embora no exista nessa palavra referncia a sapo. Teodoro Sampaio, na sua obra, O Tupi na geografia nacional (1928), abundantes de peixinhos barrigudinhos ou guarus, o que pode ser cardumes de guarus. Prof. Afonso de Freitas, em seu Dicionrio dos Municpios do Estado de So Paulo (1985), afirma que Aruj nome de um rio nascido na vila de Mogi das Cruzes. Os padres da Cia. de Jesus chamavam Aruj de Serras dos Raios. Por este motivo, Aruj no teve aldeia indgena, os ndios habitavam em buracos feitos no cho para se protegerem dos raios. 21. 20.

(Jornal de Aruj Dirio) Dezenas de crianas e adolescentes arujaenses j esto participando dos cursos oferecidos pelo Projeto, uma parceria da Prefeitura Municipal e governo estadual, porm, ainda restam vagas para os cursos de canto&coral e percusso. O curso de violo superou expectativas e j teve todas as suas vagas preenchidas. A notcia refere-se ao Projeto

(B)

(A) (B) (C) (D) (E)

Criana Esperana. Curumim. Gente Inocente. Guri. Moleque.

(C)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Qual a funo da Lei de Parcelamento do Solo Urbano, instrumentao legal que compe o conjunto de normas de um plano diretor? (A) Define o zoneamento para os diversos tipos de uso permitidos; freqentemente define e hierarquiza tambm o sistema virio e o sistema de circulao. Propicia o crescimento ordenado da cidade e de sua malha viria, atravs da incorporao de novos espaos. Estabelece normas de segurana, sanidade e conforto das construes. Define as regras de convivncia e de segurana de todos os usos e de todas as funes permitidos e exercidos na cidade. Limita a superfcie urbana e de expanso urbana da cidade, espao sobre o qual atua a legislao municipal.
Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

(D)

(E)

(B)

17.

Aruj teve sua origem em (A) (B) (C) (D) (E) 1852, com a data oficial do Padroeiro da Cidade de Bom Jesus de Aruj. 1781, com a construo da Capela dedicada ao Senhor Bom Jesus de Aruj. 1852, com a Fundao da Freguesia da Paz. 1894, com o advento da explorao rural. 1700, com a extrao de ouro e madeira. (E) (C) (D)

22.

As coordenadas utilizadas pelo Autocad, que so obtidas quando informamos o mdulo do vetor e o ngulo que indicar a direo do futuro ponto, com relao ao ltimo ponto dado. So do tipo comprimento<ngulo, ex: @10<45. (A) (B) (C) (D) (E) Coordenadas Polares. Coordenadas Parciais. Coordenadas Totais. Coordenadas Absolutas. Coordenadas Relativas.

24.

Nas reas de proteo dos mananciais, cursos e reservatrios de gua e demais recursos hdricos de interesse da Regio Metropolitana da Grande So Paulo, os projetos e a execuo de arruamentos, loteamentos, edificaes e obras, bem como a prtica de atividades agropecurias, comerciais, industriais e recreativas dependero de aprovao prvia da(o): (A) Prefeitura Municipal atravs da Secretaria de Obras; Instituto Estadual de Patrimnio Cultural -INEPAC e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA, quanto aos aspectos de proteo ambiental, sem prejuzo das demais competncias estabelecidas na legislao em vigor para outros fins. Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN e a Prefeitura Municipal atravs do CONDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente, quanto aos aspectos de proteo ambiental, sem prejuzo das demais competncias estabelecidas na legislao em vigor para outros fins. CETESB - Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental e DAIA- Departamento de Avaliao de Impacto Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, quanto aos aspectos de proteo ambiental, sem prejuzo das demais competncias estabelecidas na legislao em vigor para outros fins. Prefeitura Municipal, atravs da Secretaria de Obras e manifestao favorvel do CONDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente e Departamento Estadual de Proteo de Recursos Naturais DPRN, quanto aos aspectos de proteo ambiental, sem prejuzo das demais competncias estabelecidas na legislao em vigor para outros fins. Secretaria dos Negcios Metropolitanos, e manifestao favorvel da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, mediante parecer da Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Bsico e de Defesa do Meio Ambiente - CETESB, quanto aos aspectos de proteo ambiental, sem prejuzo das demais competncias estabelecidas na legislao em vigor para outros fins.

23.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de ArujPPDI, cita em seu artigo 16, referente s edificaes enquadradas na categoria de uso R3.02 - conjunto residencial horizontal ou vertical que possua rea de lote ou lotes superior a 15.000m2 (quinze mil metros quadrados) ou aquele com mais de 200(duzentas) habitaes, devero obedecer s seguintes disposies: (A) A aprovao do conjunto dever ser precedida de um Pedido de Diretrizes, quando da fixao das diretrizes dever ser destinado, como rea institucional, o percentual de 15% (quinze por cento) da rea bruta do terreno, a escolha da Prefeitura. Todos os espaos de utilizao comum no cobertos destinados ao lazer e de utilizao comum cobertos destinados instalao de equipamentos sociais privativos do conjunto, devero ser destinados como reas institucionais, a escolha da Prefeitura. Espaos de utilizao comum no cobertos destinados ao lazer, tais como quadras de esportes, "playground", piscinas, etc., correspondendo, no mnimo, a 10%(dez por cento) da rea do lote ou lotes, circunscrevendo um raio mnimo de 10m (dez metros), sendo que 50% (cinqenta por cento) da rea dever estar localizada em um nico permetro. O conjunto poder dispor de espaos cobertos, destinados aos usos das categorias de Comrcio Varejista de mbito Local, Servio de mbito Local ou supermercado, correspondente ao mximo de 2 2m (dois metros quadrados) de rea construda por habitao, sem prejuzo da taxa de ocupao e do coeficiente de aproveitamento da respectiva zona, devendo tal rea estar voltada para a parte interna do conjunto. Espaos de utilizao comum cobertos destinados instalao de equipamentos sociais privativos do conjunto, tais como centros comunitrios, salo de 2 festas, etc., correspondendo a 1 m /hab, respeitando 2 a rea mnima de 300m (trezentos metros quadrados), que podero estar inseridos em qualquer dos espaos de utilizao comum no cobertos destinados ao lazer, desde que esse 2 possua rea superior a 5.000m (cinco mil metros quadrados).

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

25.

(E)

Definido pela Lei n 1.472 de 10/2000, que regula o parcelamento, uso e ocupao do solo do municpio de Aruj, o ndice urbanstico atravs do qual se avalia e pode se limitar ocupao dos terrenos pelas construes e o fator pelo qual a rea do lote deve ser multiplicada para se obter a mxima rea de projeo horizontal de edificao, chamado de: (A) (B) (C) (D) (E) Potencial Construtivo. Coeficiente de Aproveitamento. Taxa de Ocupao Mxima. Zoneamento. rea Construda Computvel.

Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

26.

Pelo Art. 2 da Lei n 4771/65, consideram-se reas de Preservao Permanente (APP), as florestas e demais formas de vegetao natural, situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d'gua, desde o seu nvel mais alto em faixa marginal cuja largura mnima seja de I. II. 30 (trinta) metros para os cursos d'gua de menos de 10 (dez) metros de largura. 50 (cinqenta) metros para os cursos d'gua que tenham de 10 (dez) a 50 (cinqenta) metros de largura. 100 (cem) metros para os cursos d'gua que tenham de 50 (cinqenta) a 200 (duzentos) metros de largura. 200 (duzentos) metros para os cursos d'gua que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura.

29.

Segundo o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Aruj - PPDI (LEI n 1.124/95), e por conseqncia das medidas que vem sendo adotadas em toda a regio administrativa da Grande So Paulo, fica a rea do Municpio de Aruj dividida em zonas, com as seguintes caractersticas: I. Zona Central, j urbanizada, com a distribuio da circulao destinada ao restante das reas habitveis e localizao do centro administrativo, comercial, industrial e prestao de servios. II. Zonas Perifricas, constitudas pelas regies destinadas expanso de usos residenciais, de lazer ou assemelhados e hortifrutigranjeiros. III. Zonas Intermedirias, situadas no remanescente do Municpio. IV. Zonas de Conteno ao Crescimento Urbano, constitudas pelas reas onde no se quer incentivar a ocupao, ou porque os equipamentos urbanos e comunitrios j esto com sua capacidade de uso saturada, ou porque as condies ambientais no so favorveis (como por exemplo: as reas de risco). Est correto: (A) (B) (C) (D) (E) Apenas o item I. Apenas o item III. Apenas os itens I, II e III. Apenas os itens III e IV. Todos esto corretos.

III.

IV.

Esto corretos: (A) (B) (C) (D) (E) 27. Apenas o item II. Apenas os itens III e IV. Apenas I, II e IV. Todos os itens. Nenhum est correto. 30.

O comprimento (X) que dever ter uma rampa para automveis, cuja declividade aconselhada de 20%(vinte por cento), para vencer uma altura de 1,40 m (um metro e quarenta centmetros), tendo como referncia o nvel 0,00 (zero) da rua : X
0.00 +

Em edifcios, necessrio fazer a previso de diversas cargas especiais que atendam aos seus sistemas de utilidades, tais como motores de elevadores, bombas de recalque dgua, etc. A carga ou potncia instalada em um sistema eltrico definida como a (A) (B) soma de todas as potncias nominais de todos os aparelhos eltricos pertencentes a uma instalao ou sistema. maior de todas as demandas ocorridas em um perodo de tempo determinado; representa a maior mdia de todas as demandas verificadas em um dado perodo (1 dia, 1 semana, 1 ms, 1 ano). razo entre a Demanda Mxima e a Potncia Instalada. potncia eltrica mdia absorvida durante um intervalo de tempo determinado (15min, 30min). potncia eltrica realmente absorvida em um determinado instante por um sistema.

(A) (B) (C) (D) (E) 28.

X = 7,00 metros. X = 8,00 metros. X = 14,00 metros. X = 21,00 metros. X = 1,40 metros. 31.

(C) (D) (E)

Blondell, arquiteto francs, estabeleceu uma frmula emprica que permite calcular a largura do piso em funo da altura do espelho e vice-versa. Esta frmula apresentada na alternativa: (A) (B) (C) (D) (E) 2h + p = 0,64 m (Onde: h = espelho; P = piso a ser determinado; 0,64 = constante). 2p + h = 0,18 (Onde: h = espelho; P = piso a ser determinado; 0,18 = constante). h + p = 0,32 m (Onde: h = espelho; P = piso a ser determinado; 0,32 = constante). h +2 p = 0,18 m (Onde: h = espelho; P = piso a ser determinado; 0,18 = constante). 2h +2 p = 0,32 m (Onde: h = espelho; P = piso a ser determinado; 0,32 = constante).

Dentre os requisitos urbansticos para loteamento, segundo a Lei Federal n 6.766, de 12/1979, e no parcelamento do solo urbano disposto pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Aruj, os loteamentos devero atender, pelo menos, aos seguintes requisitos: I. Da rea total objeto do projeto de loteamento sero destinados no mnimo 20% (vinte por cento) para vias de circulao de veculos; 10% (dez por cento) para reas verdes e 5% (cinco por cento) para reas institucionais. Nas reas verdes no sero permitidas construes e sua localizao dever atender a 50% (cinqenta por cento) do percentual exigido para reas verdes no loteamento e sero localizados pela Prefeitura em um s permetro e o restante em parcelas de terreno que, por sua configurao topogrfica, no apresentem declividade superior a 30% (trinta por cento).
Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

II.

III.

Ao longo das guas correntes, canalizadas ou no, das dormentes e das faixas de domnio pblico das rodovias, ferrovias e dutos, ser obrigatria a reserva de faixa non aedificandi de 30m (trinta metros) de cada lado de suas margens e dos limites da faixa de domnio. As vias de loteamento devero articular-se com as vias adjacentes oficiais, existentes ou projetadas, e harmonizar-se com a topografia local.

(A)

Nesse sistema, o aumento da quantidade tesouras compensado pela possvel reduo volume de madeira empregado nas mesmas, considerada tambm a substituio das espcies madeira, bem como a eliminao da totalidade trama da cobertura (teras e caibros).

de do j de da

IV.

(B)

Est correto: (A) (B) (C) (D) (E) 32. Apenas o item I. Apenas o item II. Apenas os itens III e IV. Apenas os itens I e II e IV. Todos os itens esto corretos. (C)

Nesse sistema, as tesouras so bem mais esbeltas e leves, em funo, das cargas de projeto e da menor rea de influncia. Substitui-se todo o madeiramento complementar somente por sarrafos que cumprem a funo das ripas para apoio de telhas cermicas ou das teras, no caso de telhas de fibro-cimento ou metlicas. Os elementos da estrutura principal (tesouras) bem como os componentes chamados auxiliares (teras, caibros, ripas e contraventamentos) so montados no prprio local da obra, utilizando ligaes com entalhes em barras comprimidas e ligaes com elementos convencionais prescritos em norma, ou seja, pinos metlicos, cavilhas de madeira e anis metlicos, em barras tracionadas. Nesse sistema, o espaamento entre tesouras reduzido para faixas de 0,8 a 1,0 metro para os casos com telhas cermicas, e para 1,5 a 2,0 metros para as demais. A principal caracterstica desse sistema o uso de conectores metlicos com dentes estampados (CDE), conhecidos como conectores "GANG-NAIL", nas ligaes entre barras de tesoura. A utilizao deste tipo de conectores exige que todas as barras da estrutura treliada, tracionadas ou comprimidas, tenham a mesma espessura e se situem no mesmo plano de montagem.

Assinale a alternativa que se ope s caractersticas do Modernismo e da Arquitetura Moderna. (A) De uma forma geral nega referncias histricas na arquitetura, considerando-as principalmente como ornamento e, portanto, desnecessrio. A produo que comeou a ser realizada pelos arquitetos modernos podia facilmente se adaptar s necessidades de todos os pases, da o carter internacional do movimento. Conceituada como um conjunto de movimentos e escolas arquitetnicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do sculo XX (especialmente os perodos entre as dcadas de 20 e 60). A primeira gerao de arquitetos modernos no Brasil (Lcio Costa, Oscar Niemeyer, Afonso Eduardo Reidy, Carlos Leo, Rino Levi) possui uma obra bastante fundamentada nas idias de Le Corbusier. O uso de pilotis, brises, cores puras e concreto armado, tornou-se pragmtica no modernismo brasileiro. um movimento onde, em essncia, o ornamento aceito na composio arquitetnica. Tem inicio nos anos 50 do sculo XX e vai at a presente data. As origens do iderio moderno encontram-se nos estudos feitos principalmente pela Bauhaus, na Alemanha, por Le Courbusier na Frana e por Frank Lloyd Wright nos EUA.

(D)

(E)

(B)

34.

(C)

Existem diversos tipos de fundao que so projetadas levando em considerao a carga que recebem e o tipo de solo onde vo ser construdas. Com relao aos tipos de fundao, assinale a alternativa correta. (A) As fundaes em baldrame podem ser utilizadas quando o terreno for pouco resistente, caso de locais alagadios ou constitudos por solos com caractersticas bastante diferenciadas de suportes. A estaca preferida onde o baldrame no recomendado, quer pelo peso do prdio ou pela baixa resistncia do solo. A estaca um bloco de concreto armado construdo diretamente sobre o solo dentro de uma escavao. Tubulo uma fundao profunda, normalmente utilizado em construes de grande porte. Empregado em locais de solos pouco resistentes ou que apresentam abundncia de gua e empregado tambm para fundaes dentro d'gua, como as fundaes de pontes. A estaca do tipo pr-moldada de concreto um tipo de fundao direta, usada para alcanar a camada de solo de resistncia mdia de at 1,5 metro de profundidade. Acompanha as paredes da casa, e indicada para solos resistentes e construes com paredes portantes, que dispensam pilares e vigas. Na execuo de estacas hlice contnua, um trip com um tubo metlico perfura o solo at a profundidade definida pelo projeto, e o furo preenchido com concreto. recomendada para casos em que a fundao deve ser profunda e os terrenos secos.
8

(D)

(B)

(E)

(C)

33.

Assinale a alternativa que descreve um sistema convencional para estruturas treliadas de telhados, como o apresentado na figura.

(D)

(E)

Figura Estrutura de cobertura no sistema convencional Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

35.

Segundo as normas tcnicas das edificaes em geral e acesso s edificaes, est correto o apresentado na alternativa: (A) As portas, quando de acesso a gabinetes sanitrios, banheiros e armrios privativos, devero ter largura mnima de 60cm (sessenta centmetros), exceo feita quando o uso para deficiente fsico, que devem ser de 70cm (setenta centmetros), no mnimo. As portas, quando de uso privativo para acesso unidade, devero ter largura mnima de 60cm (sessenta centmetros). As portas, quando de uso comum ou coletivo, devero ter largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros), ou corresponder ao estabelecido em clculo de fluxo para a lotao do compartimento, de acordo com norma da ABNT. A instalao de elevador em uma edificao dispensa a construo de escada ou rampa. Os corredores, quando internos s unidades habitacionais, devero ter largura mnima de 1,30m (um metro e trinta centmetros).

37.

Os Conjuntos Residenciais, segundo o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Aruj - PPDI, (enquadrados na categoria de uso R3), constitudos de edificaes agrupadas horizontalmente, ocupando mais de um lote, dispondo obrigatoriamente de espaos e instalaes de utilizaes comuns, caracterizados como bens de condomnio do conjunto, devero obedecer aos seguintes requisitos tcnicos: (A) (B) Os acessos s edificaes do conjunto somente podero ser feitos pela via oficial de circulao. A largura mnima da via particular de circulao de pedestres interna ao conjunto ser de 1m (um metro). A largura mnima da via particular de circulao de veculos interna ao conjunto dever obedecer s dimenses, 6m (seis metros) com leito carrovel mnimo de 4m (quatro metros), quando seu comprimento for igual ou menor do que 100m (cem metros), devendo, ainda, possuir balo de retorno com leito carrovel mnimo de raio igual a 6m (seis metros). A largura mnima da via particular de circulao de veculos interna ao conjunto, dever obedecer s dimenses, 12m (doze metros) com leito carrovel mnimo de 8m (oito metros), quando seu comprimento for maior do que 100m (cem metros), devendo, ainda, possuir balo de retorno com leito carrovel mnimo de raio igual a 6m (seis metros). As edificaes do conjunto tero recuos mnimos obrigatrios, em relao s vias internas de circulao de 1m (um metro) em relao s vias de circulao de pedestres; 3m (trs metros) em relao s vias de circulao de veculos e 1,50m (um metro e meio) de recuo com relao ao bolso de estacionamento.

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

36.

Com relao s instalaes e procedimentos de projetos hidrulicos (gua, esgoto, combate a incndio e guas pluviais) e instalaes especiais de gs, correto afirmar que: I. Na elaborao de um projeto de instalaes de gs (GLP), deve-se considerar que em torno da cabine de botijes ou cilindros dever ser mantida uma rea de segurana com pelo menos 1,20 m de largura, de modo que nesse espao no haja qualquer instalao em nvel mais baixo que armazene o gs que escape. Nessa rea no seria permitido haver fossas spticas, caixas de inspeo, ralos, canaletas, caixas de gordura, etc. II. No combate a incndios com sistema sob comando com hidrantes, a reserva para incndio fixada pela legislao estadual e depende do tipo de prdio, do nmero de pavimentos e do sistema, segundo o qual so alimentadas as caixas de incndios com hidrantes. Uma tubulao, saindo do fundo de cada seo do reservatrio superior, alimenta as colunas de incndio que em cada pavimento servem s caixas de incndio. III. A instalao predial de esgotos tem a finalidade de encaminhar guas servidas para fins higinicos a lugares adequados, afastando-as da edificao. As componentes caractersticas do sistema de esgoto so muitas, dentre elas podemos destacar: ramal predial; ramal interno (alimentador peas de utilizao e aparelhos sanitrios prediais); reservatrio (caixa dgua); barrilete; coluna de distribuio; ramais e sub-ramais. IV. Sob os critrios de dimensionamento de calhas e condutores (verticais e horizontais) em sistemas pluviais, recomendvel que no encontro de duas calhas de alta capacidade hidrulica a transio destas para o condutor vertical se faa atravs de uma caixa receptora (funil), que propicia condies de acomodao e direcionamento do fluxo. Em velhos e belos prdios, os arquitetos transformavam essa pea num detalhe de alto valor esttico. Est correto o que consta (A) (B) (C) (D) (E) apenas nas afirmativas I e II. apenas na afirmativa III. apenas nas afirmativas III e IV. apenas nas afirmativas I, II e IV. em todas as afirmativas. (E)

38.

A Lei Orgnica do Municpio de Aruj, 04/ 1990, prev nos captulos referentes ao Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente, dos Recursos Naturais e do Saneamento, que: I. Os planos de loteamento e arruamento, alm das exigncias do Plano Diretor, devero reservar reas destinadas s vias de trfego de passagem de canalizaes pblicas de esgotos e de guas pluviais nos fundos dos vales e passagem de canalizaes pblicas, de esgotos e de guas pluviais, com largura mnima de 2m (dois metros) nos fundos dos lotes, cujo desnvel seja superior a 1m (um metro) da frente ao fundo. As reas de proteo, tais como vrzeas, nascentes, mananciais e matas ciliares; reas que abriguem exemplares raros da fauna e da flora, paisagens notveis, bem como aquelas que sirvam como local de pouso ou reproduo de migratrios; somente podero ser utilizadas na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente. As reas declaradas de utilidade pblica, para fins de desapropriao, objetivando a implantao de unidades de conservao ambiental, sero consideradas espaos territoriais especialmente protegidos, no sendo nelas permitidas nenhuma atividade que degrade o meio ambiente ou que, por qualquer forma, possa comprometer a integridade das condies ambientais que motivaram a expropriao.
Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

II.

III.

IV.

O Municpio, para proteger e conservar as guas e prevenir seus efeitos adversos, adotar medidas de condicionamento, a aprovao prvia por organismos estaduais de controle ambiental e de gesto de recursos hdricos, na forma da lei, dos atos de outorga de direitos que possam influir na qualidade ou quantidade das guas superficiais e subterrneas.

40.

As argamassas so materiais de construo que tm na sua constituio aglomerantes, agregados minerais e gua. Em relao aos seus aglomerantes, as argamassas de assentamento podem ser: I. Argamassa de cal: uma mistura de areia e cal que preenche os vazios entre os blocos ou tijolos, cimentando-os . A cal pode ser de dois tipos: a cal virgem e a cal hidratada. A primeira, para ser usada, deve passar por um processo de hidratao; enquanto que a segunda pode ser comprada pronta. A cal pode se apresentar em 3 estados para a mistura com o agregado na formao da argamassa: pasta, leite de cal ou p. A cal d argamassa uma boa trabalhabilidade e capacidade de reter gua, entretanto, quando est endurecida, apresenta baixa resistncia. Argamassa de cimento: as argamassas de cimento e areia so indicadas para suportar maiores cargas, pois possuem alta resistncia. Argamassas ricas em cimento tm boa trabalhabilidade, porm so pouco econmicas. Para ter-se o mximo de qualidade deve-se observar os cuidados com a estocagem e o prazo de utilizao. Argamassa mista de cimento e cal: tem propores adequadas de cada componente, cada qual contribuindo com suas caractersticas, formando uma mistura mais completa. A funo da cal plastificante, por sua capacidade de reter gua e ter trabalhabilidade. A funo do cimento dar resistncia e aumentar a velocidade de endurecimento. Esse tipo de argamassa se adapta e indicada para vrios usos em alvenaria (seja ela estrutural ou no). Argamassa mista de cimento e saibro: uma argamassa de cimento em que o saibro atua como plastificante, aumentando o volume da mistura e melhorando sua trabalhabilidade. No se sabe muito sobre o emprego do saibro nas argamassas, mas seu uso vem de uma tradio herdada dos antigos mestres de obra.

Est(o) correta(s): (A) (B) (C) (D) (E) 39. Apenas a afirmativa II. Apenas as afirmativas III e IV. Apenas as afirmativas I e II e IV. Todas as afirmativas. Nenhuma das afirmativas est correta. II.

As afirmativas descritas abaixo se referem arquitetura do Brasil, desenvolvida atravs dos sculos desde o incio da sua colonizao. Analise-as. I. A arquitetura bandeirista se refere produo realizada, basicamente no que seria hoje o Estado de So Paulo, pelas famlias dos bandeirantes, inspirando-se em uma esttica prxima do Maneirismo. O Barroco mineiro um tipo de barroco (ainda que muitos o considerem mais prximo do Rococ), representado especialmente pelas igrejas construdas por Aleijadinho. A arquitetura colonial brasileira reflete a influncia portuguesa, com adaptaes ao clima tropical. Exemplos desse estilo so encontrados principalmente na cidade de Ouro Preto, restaurada e protegida como parte do Patrimnio Histrico do Brasil, e, agora, pertencendo tambm lista do Patrimnio Mundial da UNESCO. Em 1816, o arquiteto Grandjean de Montigny, integrante da Misso Artstica Francesa, ento em visita ao Brasil, trouxe consigo o estilo neoclssico e projetou vrias obras na cidade do Rio de Janeiro, instituindo a arquitetura como disciplina acadmica. Em decorrncia desse fato, da segunda metade do sculo XIX at o incio deste sculo, os arquitetos brasileiros sofreram grande influncia francesa.

III.

II.

III.

IV.

IV.

Somente est(o) correto(s) o(s): (A) (B) (C) (D) (E) item I. item III. itens III e IV. itens I,III e IV. Todos os itens esto corretos.

Est(o) correta(s): (A) (B) (C) (D) (E) Apenas a afirmativa III. Apenas as afirmativas I e II. Apenas as afirmativas I e IV. Apenas as afirmativas III e IV. Todas as afirmativas.

Prefeitura Municipal de Aruj 102 Arquiteto

10

Potrebbero piacerti anche