Sei sulla pagina 1di 3

01- Leia o texto abaixo e responda s questes. [...

] Ele mal aportou no continente quando o cenrio mudou como muda o cenrio de uma pera em quinze minutos, o mar estava encapelado como a gua de uma mquina de lavar roupas, comeou a nevar violentamente e o vento soprava com fria. Tentei pegar o barquinho, mas o motor bateu numa pedra e quebrou o eixo da hlice. Troquei o eixo j quase congelando as mos, entrei no barco e, de novo, a hlice encontrou outra rocha e se partiu. Por sorte, eu tinha um segundo eixo reserva. Refiz toda a operao j no limite de minhas foras, e o bote conseguiu passar da rea das pedras. Mas o vento estava to forte que o pequeno motor no conseguia venc-lo, e fui sendo jogado para mar aberto, conta Amyr. Quase que por milagre o motorzinho enfrentou o vento contrrio, e palmo a palmo fui chegando [...] ainda apavorada. 01- O primeiro perodo do texto informa ao leitor que o cenrio mudou rpido e inesperadamente. a) Observe que esse perodo se inicia com o pronome ele. A quem esse pronome se refere? b) Por que, provavelmente, esse pronome foi utilizado? 02- A orao [...] em quinze minutos, o mar estava encapelado como a gua de uma mquina de lavar roupas [...] informa como estava o mar. a) Destaque, dessa orao, os termos que exercem a funo de sujeito e predicado. Sujeito: Predicado: 03- O perodo [...] o vento estava to forte que o pequeno motor no conseguia venc-lo, e fui sendo jogado para mar aberto, conta Amyr. Informa ao leitor um momento de grande tenso vivido pelo navegador. a) Transcreva o sujeito e o predicado da orao em destaque. 04- No ltimo pargrafo, a orao Quase que por milagre o motorzinho enfrentou o vento contrrio [...] informa como Amyr conseguiu sair daquela complicada situao. a) Que elemento, segundo Amyr, foi responsvel por sua salvao? b) Que funo sinttica esse termo exerce na orao? Na sua opinio, por que esse termo est no diminutivo? 05- Caso a orao analisada fosse: Quase que por milagre o barco e o motorzinho enfrentaram o vento contrrio., responda: a) Qual seria o sujeito e como se classificaria? 06- Sublinhe os sujeitos das oraes e classifique-os. a) Expedio descobre tribos... b) Funai quer brancos distantes das tribos. c) Fugas e bordunadas garantem isolamento. Os poderosos canamraris do interior do Amazonas mantm os djaps em regime de semiescravido. Destaque o sujeito. Circule seu ncleo. 2) Classifique os sujeitos em simples ou compostos.Cuidado, o sujeito pode estar em ordem indireta!!! a. Eu fiz o teste. b. As doenas e as guerras ceifam milhares de vidas. c. Agora s buscas as praias ardentes. (Jos de Alencar) d. Pedro, eu passei no vestibular!!!! e. Devido s fortes chuvas, os rios estavam cheios.

f. Tambm so meios de comunicao cartazes, filmes e fotografias. 3) Reescreva as frases a seguir em seu caderno, substituindo o ASTERISCO (*) pelos verbos HAVER e EXISTIR, estabelecendo concordncia com o sujeito quando for o caso. g. A) * pessoas famosas na estria do filme. h. B) * viajado de carro at o sul do pas. i. C) * bons professores em nossas escolas. j. D) * meses no tenho notcias dos dois. 4) Explique por que o verbo haver deve ficar no singular nos exerccios anteriores. 5) Copie o texto a seguir e classifique o sujeito das frases sublinhadas. Tempo perdido Havia um tempo de cadeiras na calada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianas brincavam sob a clarabia da lua. E o cachorro era um grande personagem. E tambm o relgio de parede! Ele no media o tempo simplesmente: ele meditava o tempo. Mrio Quintana. 80 anos de poesia. Rio de Janeiro: Globo, 1986. 6) Sublinhe os verbos e indique a sua transitividade. Observe se o complemento antecedido por preposio. a. Cremos em Deus. b. O aluno colou o cartaz. c. Emprestei a caneta ao professor. d. O aluno precisa de incentivo. e. Lucas desobedeceu ao pai. f. Comuniquei-o sobre o fato. g. O pssaro no voou pela manh. h. Dormimos bastante no feriado. i. Tenho um grande amigo. 7) Sublinhe os predicados e classifique em NOMINAL, VERBAL ou VERBONOMINAL. a. Nossos guerreiros voltaram. b. Nossos guerreiros so vitoriosos. c. Nossos guerreiros voltaram vitoriosos. d. O mgico parece gil. e. As fbricas apitavam. f. Nossos guerreiros lutaram bravamente. g. Os rapazes receberam alegres as medalhas. h. Os pessegueiros floresceram. i. O tempo continua chuvoso. 8) Reconhea os sujeitos. (SIMPLES/COMPOSTO/ INDETERMINADO/OCULTO) A) O mdico trancou-se no consultrio. B) Aqui se assiste a bons filmes. C) Viajarei amanh. D) Apagaram o quadro. E) Jornais e revistas publicaram o aniversrio do CMPA. 9) "Pagam bem l?" Nesta orao o sujeito : a) oculto b) simples c) indeterminado d) orao sem sujeito 10) "Precisa-se de operrios para a obra." Nesta orao o tipo de sujeito : a) composto

b) indeterminado c) simples d) orao sem sujeito 11) Defina o tipo de sujeito desta orao: "Faz dez anos que cheguei aqui." a) Sujeito oculto. b) Sujeito simples. c) Sujeito indeterminado. d) Orao sem sujeito. 12) "O romntico jovem passeava com sua namorada no parque municipal." Destaque o predicado desta orao e defina o seu tipo. a) Passeava com sua namorada / verbal b) Passeava / verbal c) Passeava com sua namorada no parque municipal / verbo-nominal. d) Passeava com sua namorada no parque municipal / verbal. 13) (FGV-RJ) Assinale a anlise correta do termo destacado: Ao fundo, as pedrinhas claras pareciam tesouros abandonados. a) predicativo do sujeito b) adjunto adnominal c) objeto direto d) objeto indireto 14)Leia esta tira de Fernando Gonsales. No 1 quadrinho, a galinha chama a ateno de seus pintinhos para um gavio que se aproxima. Os pintinhos, no entanto, preferem o gavio. Qual das frases seguintes poderia resumir com humor a razo dessa preferncia? a) Quanto mais quente melhor. b) Um pouco, dois bom, trs demais. c) Quem rouba ladro tem cem anos de perdo. d) Antes a morte do que um cheiro forte. 15) A orao abaixo cujo sujeito indeterminado a)Tristonha, escondia o rosto com as mos. b)Durante todo o dia, caminhamos sob um sol ardente. c)Precisa-se de operrios nesta obra. d)Contaram-se coisas muito estranhas. 16) Marque a alternativa cujo predicado esteja corretamente analisado na frase abaixo. a)A manh chegou radiante. ( predicado nominal) b)Paulo est doente. ( predicado verbal) c)A menina permaneceu aqui por muito tempo. ( predicado verbal) d)A menina permaneceu gripada por muito tempo. ( predicado verbal) 17)Leia a tirinha abaixo:

Potrebbero piacerti anche