Sei sulla pagina 1di 5

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO

Maicon Lemos

MST

ILHUS-BA 2013

MAICON LEMOS

MST

Trabalho Acadmico apresentado disciplina Introduo Filosofia,

como nota parcial de avaliao e aprendizado do Curso de Direito da Faculdade Madre Thas. Professor : Marco Antnio

ILHUS-BA 2013

Faculdade Madre Thas Docente: Marco Antnio Discentes: Maicon Lemos Data: 06 de Junho de 2013

Trabalho de Introduo a Filosofia

MST

O MST Tal movimento nasceu da ao da chamada esquerda catlica, e por ela impulsionado. Trata-se daqueles bispos, padres e leigos que resolveram deixar de lado a tradicional doutrina social da Igreja e adotar o marxismo, conhecido tambm por Teologia da Libertao. A principal organizao de esquerda catlica que atua no campo, impulsionando o MST e participando ela mesma de invases da propriedade alheia, a Comisso Pastoral da Terra (CPT), um dos braos mais atuantes da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo D. Toms Balduno, ex-presidente da CPT, afirmou, em entrevistas a mdia escrita, que o nome reforma agrria apenas aceitvel; na verdade o que se busca mais uma revoluo agrria. Joo Pedro Stedile, um dos fundadores e atual presidente do MST, declarou formalmente: "Nunca negamos o carter socialista do Movimento" ("O Est. de S. Paulo", 5-6-94). O MST um movimento com elevado teor revolucionrio, que afirma explicitamente em seus documentos redigidos que desejam tomar o Poder e impor ao Brasil o Socialismo. Logo na "Apresentao" est dito que esse "o documento mais importante da vida interna do MST". A lemos que camponeses e operrios devem unir-se para tomar o poder. E que a Reforma Agrria um meio para isso:

"Tambm aos operrios interessa a realizao da Reforma Agrria... pelo carter poltico da aliana com os camponeses para a tomada do poder" . Ou seja, o verdadeiro fim tomar o poder poltico. Para alcan-lo, o mtodo indicado a velha luta de classes marxista: "Impe-se a necessidade de transformar as lutas pela terra em lutas massivas e permanentes, com carter classista". " necessrio que todas as lutas especficas dos trabalhadores rurais e dos operrios avancem enquanto organizao, articulao e enquanto luta de classe". E a tomada do poder, atravs da luta de classes, destina-se a impor ao Pas o socialismo: "As ocupaes e outras formas massivas de luta pela terra vo educando as massas para a necessidade da tomada do poder e da implantao de um novo sistema econmico: o socialismo!". Na crtica baseada em Voegelin, que se inicia o seu comentrio com a afirmao de que "Na filosofia clssica, foi um smbolo com a ajuda do qual o filsofo interpretava sua experincia notica da ao humana justa" (VOEGELIN, 2009a, p. 147). No pode haver comunidade lingustica com os prceres das ideologias dominantes. Por isso, a comunidade para criticar os que lanam mo da linguagem ideolgica precisa antes ser descoberta e se necessrio, criada. preciso redescobrir as experincias da realidade, bem como uma linguagem que as possa exprimir de modo adequado. Principal idelogo dos movimentos sociais ( tm sido generosamente contemplados com recursos do oramento pelos governos petistas), o lder do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), vinculado ao movimento internacional Via Campesina. H a dois pontos, pelo menos, que devem ser notados: primeiro, o justo por natureza surgiu como um smbolo, no como uma teoria ou conceito; segundo, esse smbolo foi usado para expressar a experincia notica da ao humana justa, tal como experimentada pelo filsofo. O MST reivindicou, at o final de 2007, a Reforma Agrria, realizando invases de terras produtivas, com a finalidade de pressionar o governo para que liberasse, em seu benefcio, verbas do oramento destinadas Agricultura Familiar. Evacuada a capacidade de mobilizao do MST, em decorrncia do programa Bolsa Familia, os dirigentes mudaram de objetivo: combatem, agora, as agroindstrias, que seriam representantes do capital especulativo internacional e lutam pela reestatizao de empresas privatizadas como a Vale do Rio Doce.

O MST realizou, ao longo das duas ltimas dcadas, agressivo programa de conscientizao revolucionria, utilizando manuais marxistas-leninistas de guerrilha rural, chegando at a criar uma Universidade do MST, no interior do Estado de So Paulo afim de cateczar seus militantes na causa. O filsofo precisa encontrar homens como ele em uma comunidade que compreende tanto o presente quanto o passado. Homens com fora de esprito rompem com o crculo intelectual dominante para encontrar a realidade que foi perdida. A melhor forma de retomar o contato com a realidade recorrer a pensadores do passado que ainda no tinham perdido ou estavam emprenhados em recuper-la. A busca por um determinado caminho que leva realidade e sua adequada expresso lingustica revela certas regras nem sempre agradveis aos intelectuais contemporneos. A primeira delas, o mtodo, talvez o mais importante preceito, retornar s experincias de smbolos, pois atualmente com o movimento, nenhum smbolo de linguagem pode ser aceito, pois a corrupo chegou a tal ponto que tudo deve ser visto como suspeito. Portanto, se entendermos que a proibio da pergunta a principal ttica do ideolgico, ento j possuiu de um importante critrio para diagnosticar a presena de uma Ideologia no MST.

Potrebbero piacerti anche