Sei sulla pagina 1di 8

GDF - SECT Nome: N.

o:

Curso: Tcnico em Eletrotcnica Disciplina: Eletrnica Industrial

Turma: 3H Professor: Gabriel

Ttulo: Prtica 1 Polarizao Direta e Reversa do SCR

Braslia, 20 / 09 / 2013

Objetivo: Observar a polarizao direta e reversa do SCR. Material utilizado: Fonte DC ajustvel. (Marca: Minipa Fabricante: Minipa Procedncia: Brasil); Multmetro analgico. (Marca: Minipa Fabricante: Minipa Procedncia: Brasil); Resistores: 1K (1/4W) e 10K (1/4W) SCR TIC 106B (Marca: ON Fabricante: ON Semiconductors Procedncia: ?); LED Protoboard Chave push-button Fios diversos.

Introduo Terica: O Tiristor SCR (Silicon Controlled Rectifier) foi desenvolvido por um grupo de engenheiros do Bell Telephone Laboratory (EUA) em 1957. o mais conhecido e aplicado dos Tiristores existentes. Tiristor o nome genrico dado famlia dos componentes compostos por quatro camadas semicondutoras (PNPN). Os Tiristores SCRs funcionam analogamente a um diodo, porm possuem um terceiro terminal conhecido como Gatilho ( Gate ou Porta). Este terminal responsvel pelo controle da conduo (disparo). Em condies normais de operao, para um SCR conduzir, alm de polarizado adequadamente (tenso positiva no nodo), deve receber um sinal de corrente no gatilho, geralmente um pulso. A principal aplicao que os SCR tm a converso e o controle de grandes quantidades de potncia em sistemas CC e CA, utilizando apenas uma pequena potncia para o controle. Isso se deve sua ao de chaveamento rpido, ao seu pequeno porte e aos altos valores nominais de corrente e tenso em que podem operar. A resistncia em srie com o Gate (porta) limita a corrente de disparo (baixa) para um valor seguro. Um tiristor funcionalmente diferente de um diodo porque mesmo quando o dispositivo est diretamente polarizado ele no ir conduzir enquanto no ocorrer um pulso no Gate. Ao invs de precisar de um sinal continuamente na porta como nos Transistores, os tiristores so ligados por um pulso.

Desenvolvimento: Algumas caractersticas dos SCRs: So chaves estticas bi-estveis, ou seja, trabalham em dois estados: no conduo e conduo, com a possibilidade de controle. Em muitas aplicaes podem ser considerados chaves ideais, mas h limitaes e caractersticas na prtica. So compostos por 4 camadas semicondutoras (P-N-P-N), trs junes (P-N) e 3 terminais (nodo, Ctodo e Gatilho). So semicondutores de silcio. O uso do silcio foi utilizado devido a sua alta capacidade de potncia e capacidade de suportar altas temperaturas. Apresentam alta velocidade de comutao e elevada vida til; Possuem resistncia eltrica varivel com a temperatura, portanto, dependem da potncia que estiverem conduzindo. So aplicados em controles de rels, fontes de tenso reguladas, controles de motores, Choppers (variadores de tenso CC), Inversores CC-CA, Ciclo-conversores (variadores de freqncia), carregadores de baterias, circuitos de proteo, controles de iluminao e de aquecedores e controles de fase, entre outras. POLARIZAO DIRETA: A figura abaixo apresenta um circuito de polarizao direta de um SCR onde pode-se verificar: Tenso do nodo positiva em relao ao Ctodo J1 e J3 polarizadas diretamente J2 polarizada reversamente: apresenta maior barreira de potencial Flui pequena Corrente de Fuga Direta de nodo para Ctodo, IF ( Forward Current). Bloqueio Direto DESLIGADO POLARIZAO REVERSA: A figura abaixo apresenta tambm um circuito de polarizao reversa de um SCR onde pode-se verificar: Tenso de Ctodo positiva em relao ao nodo J2 diretamente polarizada J1 e J3 reversamente polarizadas: apresentam maiores barreiras de potencial Flui pequena Corrente de Fuga Reversa de Ctodo para nodo, IR ( Reverse Current). Bloqueio Reverso DESLIGADO

_______________________________________________________________________

Procedimento: Primeiramente, mediu-se com o ohmmetro analgico a resistncia eltrica entre cada um dos terminais do SCR. Em seguida, montou-se o circuito indicado pela figura abaixo.

Observe que se trata de um circuito para a polarizao direta do SCR. Da, mediuse a tenso da fonte, da carga (resistor 1K + LED) e a corrente no SCR. O circuito seguinte envolve a polarizao reversa do SCR. Tal circuito foi montado conforme a prxima figura.

Como no caso do circuito anterior, a tenso da fonte, da carga e a corrente no SCR foram medidas. Os valores apurados acham-se no prximo item.

Clculos: -Resultados com o ohmmetro analgico da resistncia entre os terminais do SCR.

Positivo Anodo Catodo Anodo Gate Catodo Gate

Multmetro analgico Negativo Catodo Anodo Gate Anodo Gate Catodo

Situao Ok. R = 8-10K

-Resultados do circuito de polarizao direta VFONTE VCARGA VSCR ISCR (mA) -Resultados do circuito de polarizao reversa VFONTE VCARGA VSCR ISCR (mA) 12 V 0V 0V 0 12 V 11 V 3,5 V 9,75

Concluses: Esses experimentos mostram que o SCR tem similaridade com o diodo, principalmente com relao ao fato de ambos se comportarem como uma chave fechada na polarizao direta. Porm, o SCR necessita de um pequeno pulso no terminal de

gatilho para que a juno J2 tenha a sua barreira de potencial estreitada a ponto de permitir a conduo de corrente. Com o ohmmetro, entre apenas 2 terminais do SCR s haver conduo se a ponta de prova positiva for conectada ao gatilho e a negativa ao catodo. Para testar os 3 terminais e no apenas 2 como citado acima, basta conectar a ponta de prova negativa ao catodo e a ponta de prova positiva ao anodo, encostando tambm esta no gatilho. O resultado ser uma menor resistncia. Polarizado diretamente e com o pulso no gatilho, o SCR se comporta como uma chave fechada como j dito. Em contrapartida, polarizado inversamente, o SCR comportase como uma chave aberta.

Referncias Bibliogrficas GOMES, SINSIO. Aula 03 - Retificador Controlado de Silcio. Eletrnica de Potncia I. Disponvel: <http://eletronicadepotenciai.blogspot.com.br/2013/02/aula-01-retificadorcontrolado-de.html> Acesso em 19-09-2013 MUSSOI, FERNANDO LUIZ. Tiristor SCR (Retificador Controlado de Silcio). EbaH. Disponvel: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAprAAA/apostila-tiristor-scr> Acesso em 19-09-2013

Potrebbero piacerti anche