Sei sulla pagina 1di 80

Este captulo fornecer uma viso geral dos princpios, padres e finalidades de uma rede.

Os seguintes tipos de redes sero discutidos neste captulo: LAN (local area network, rede de rea local) WAN (wide area network, rede de longa distncia) WLAN (wireless LAN, LAN sem fio)

Os diferentes tipos de topologias de rede, protocolos e modelos lgicos, bem como o hardware necessrio para criar uma rede, tambm sero discutidos neste captulo. Configurao, soluo de problemas e manuteno preventiva sero assuntos abordados. Voc tambm aprender sobre software de rede, mtodos de comunicao e relaes entre hardware. Aps a concluso deste captulo, voc estar apto a: Explicar os princpios da rede. Descrever os tipos de redes. Descrever conceitos e tecnologias de rede bsica. Descrever os componentes fsicos de uma rede. Descrever as topologias e arquiteturas da LAN. Identificar as organizaes de padres. Identificar os padres Ethernet. Explicar os modelos de dados OSI e TCP/IP. Descrever como configurar uma NIC e um modem. Identificar nomes, finalidades e caractersticas de outras tecnologias usadas para estabelecer conectividade. Identificar e aplicar as tcnicas comuns de manuteno preventiva usadas em redes. Solucionar problemas em uma rede.

As redes so sistemas formados por links. Os sites que permitem s pessoas se vinculares a pginas umas das outras chamado de sites de rede social. Um conjunto de idias relacionadas pode ser chamado de rede conceitual. As conexes que voc possui com todos os seus amigos pode ser chamada de sua rede pessoal. As pessoas usam as seguintes redes todos os dias: Sistema de entrega de correio Sistema telefnico Sistema de transporte pblico Rede de computadores corporativa A Internet

Os computadores podem ser ligados por redes para compartilharem dados e recursos. Uma rede pode ser to simples como dois computadores conectados por um nico cabo ou to complexa como centenas de computadores conectados a dispositivos que controlam o fluxo de informaes. Redes de dados convergentes podem incluir computadores com fins gerais, como PCs e servidores, bem como dispositivos com funes mais especficas, incluindo impressoras, telefones, televises e consoles de jogo. Todas as redes de dados, voz, vdeo e convergentes compartilham informaes e usam vrios mtodos para direcionar como essas informaes circulam. As informaes da rede vo de um lugar para o outro, s vezes por caminhos diferentes, para chegar no destino apropriado. O sistema de transporte pblico semelhante a uma rede de dados. Os carros, caminhes e outros veculos so como as mensagens que viajam dentro da rede. Cada motorista define um ponto de partida (origem) e um ponto final (destino). Dentro desse sistema, existem regras, como placas de parar e semforos que controlam o fluxo da origem para o destino. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Definir redes de computador. Explicar os benefcios da rede.

Uma rede de dados de um computador uma coleo de hosts conectados por dispositivos em rede. Um host qualquer dispositivo que envia e recebe informaes na rede. Os perifricos so dispositivos conectados aos hosts. Alguns dispositivos podem servir como hosts ou perifricos. Por exemplo, uma impressora conectada ao seu laptop, que est em uma rede, est agindo como um perifrico. Se a impressora estiver conectada diretamente a um dispositivo de rede, como um hub, comutador ou roteador, ela est agindo como um host. As redes de computadores so usadas globalmente nos negcios, em casas, em escolas e nas agncias do governo. Vrias faz redes esto conectadas umas s outras pela Internet. Vrios tipos diferentes de dispositivos podem se conectar a uma rede: Computadores de mesa Laptops Impressoras Scanners PDAs Smartphones Servidores de arquivos/impresso

Uma rede pode compartilhar vrios tipos diferentes de recursos: Servios, como de impresso ou digitalizao Espao de armazenamento em dispositivos removveis, como discos rgidos ou unidades ticas Aplicativos, como bancos de dados

Voc pode usar as redes para acessar informaes armazenadas em outros computadores, imprimir documentos usando impressoras compartilhadas e sincronizar o calendrio entre seu computador e o smartphone. Os dispositivos de rede se conectam usando uma variedade de conexes: Cabeamento de cobre Usa sinais eltricos para transmitir dados entre dispositivos Cabeamento de fibra tica Usa cabos com base em vidro ou plstico, tambm chamados de fibra, para conduzir informaes como pulsos de luz. Conexo sem fio Usa sinais de rdio, tecnologia de infravermelho (laser) ou transmisses via satlite.

Os benefcios dos computadores em rede e outros dispositivos incluem custos mais baixos e maior produtividade. Com as redes, os recursos podem ser compartilhados, o que resulta em menos duplicao e corrupo de dados. Menos perifricos necessrios A Figura 1 mostra que vrios dispositivos podem ser conectados em uma rede. Cada computador da rede no precisa ter sua prpria impressora, scanner ou dispositivo de backup. Vrias impressoras podem ser instaladas em um local central e compartilhadas entre os usurios da rede. Todos os usurios da rede enviam trabalhos de impresso a um servidor de impresso central que gerencia as solicitaes de impresso. O servidor de impresso pode distribuir trabalhos de impresso por vrias impressoras ou enfileirar trabalhos que exijam uma impressora especfica. Recursos de comunicao aprimorados As redes fornecem vrias ferramentas diferentes de colaborao que podem ser usadas para a comunicao entre usurios da rede. As ferramentas de colaborao online incluem e-mail, fruns e bate-papos, voz e vdeo e mensagens instantneas. Com essas ferramentas, os usurios podem se comunicar com os amigos, a famlia e os colegas. Evitar duplicao e corrupo de arquivos Um servidor gerencia os recursos da rede. Os servidores armazenam dados e os compartilham com os usurios da rede. Dados confidenciais ou sensveis podem ser protegidos e compartilhados com os usurios que possuem permisso para acessar esses dados. O software de rastreamento de documento pode ser usado para impedir que os usurios sobrescrevam arquivos ou alterem arquivos que outras pessoas estejam acessando ao mesmo tempo. Menor custo com licenciamento O licenciamento de aplicativos pode ser caro para computadores individuais. Vrios fornecedores de software oferecem licenas de site para redes, o que pode reduzir drasticamente o custo do software. A licena de site permite que um grupo de pessoas ou uma organizao inteira use o aplicativo por uma nica taxa. Administrao centralizada A administrao centralizada reduz o nmero de pessoas necessrias para gerenciar os dispositivos e dados da rede, reduzindo o tempo e custo para a empresa. Usurios individuais da rede no precisam gerenciar seus prprios dados e dispositivos. Um administrador pode controlar os dados, os dispositivos e as permisses dos usurios na rede. Fazer o backup dos dados mais fcil porque os dados so armazenados em um local central. Conservar recursos O processamento de dados pode ser distribudo por vrios computadores para impedir que um computador fique sobrecarregado com tarefas de processamento.

As redes de dados continuam a se desenvolver quando complexidade, ao uso e design. Para se comunicar sobre as redes, diferentes tipos de redes recebem diferentes nomes descritivos. Uma rede de computadores identificada pelas seguintes caractersticas especficas: A rea que ela serve Como os dados so armazenados Como os recursos so gerenciados Como a rede organizada O tipo dos dispositivos de rede usados O tipo de mdia usado para conectar os dispositivos

Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Descrever uma LAN. Descrever uma WAN. Descrever uma WLAN. Explicar as redes ponto-a-ponto. Explicar as redes cliente/servidor.

Uma LAN refere-se a um grupo de dispositivos interconectados que esto sob o mesmo controle administrativo. No passado, as LANs eram consideradas pequenas redes que existiam em um nico local fsico. Embora as LANs possam ser to pequenas quanto uma nica rede local instalada em uma residncia ou um pequeno escritrio, com o tempo, a definio de LAN evoluiu para incluir redes locais interconectadas que consistem de vrias centenas de dispositivos, instalados em vrios edifcios e locais.

O item importante a lembrar que todas as redes locais dentro de uma LAN esto sob um grupo de controle administrativo que rege as polticas de controle de segurana e acesso em vigor na rede. Neste contexto, a palavra Local em rede de rea local se refere ao controle de consistncia local e no ao fato de se estar fisicamente prximo um ao outro. Os dispositivos de uma LAN podem estar fisicamente prximos, mas isso no um requisito.

As WANs so redes que conectam LANs em locais geograficamente separados. O exemplo mais comum de WAN a Internet. A Internet uma grande WAN composta de milhes de LANs interconectadas. Os TSPs (telecommunications service providers, provedores de servios de telecomunicaes) so usados para interconectar essas LANs em diferentes locais.

Em uma LAN tradicional, os dispositivos so conectados usando cabeamento de cobre. Em alguns ambientes, instalar o cabeamento de cobre pode no ser prtico, desejvel ou at mesmo possvel. Nessas situaes, os dispositivos sem fio so usados para transmitir e receber os dados usando ondas de rdio. Essas redes so chamadas de LANs sem fio ou WLANs. Como ocorre com as LANs, em uma WLAN, voc pode compartilhar recursos, como arquivos e impressoras, e acessar a Internet. Em uma WLAN, os dispositivos sem fio se conectam a pontos de acesso dentro de uma rea especificada. Os pontos de acesso so tipicamente conectados rede usando cabeamento de cobre. Em vez de fornecer cabeamento de cobre a cada host de rede, apenas o ponto de acesso sem fio conectado rede com o cabeamento de cobre. A cobertura da WLAN pode ser pequena e limitada rea de uma sala ou pode ter um alcance maior.

Em uma rede ponto-a-ponto, os dispositivos so conectados diretamente uns aos outros sem qualquer dispositivo de rede adicional entre eles. Neste tipo de rede, cada dispositivo possui recursos e responsabilidades equivalentes. Os usurios individuais so responsveis por seus prprios recursos e podem decidir que dados e dispositivos iro compatilhar. Como os usurios individuais so responsveis pelos recursos em seus prprios computadores, no h nenhum ponto central de controle ou administrao na rede. As redes ponto-a-ponto funcionam melhor em ambientes com dez ou menos computadores. Como os usurios individuais esto no controle de seus prprios computadores, no h necessidade de contratar um administrador de rede. As redes ponto-a-ponto possuem vrias desvantagens: No h nenhuma administrao de rede centralizada, o que dificulta determinar quem controla os recursos da rede. No h segurana centralizada. Cada computador deve usar medidas de segurana separadas para a proteo de dados. A rede se torna mais complexa e difcil de gerenciar medida que o nmero de computadores na rede aumenta. Pode no existir um armazenamento de dados centralizado. Backups de dados separados devem ser mantidos. Essa responsabilidade recai sobre os usurios individuais.

As redes ponto-a-ponto ainda existem dentro de redes maiores hoje. Mesmo em uma rede cliente grande, os usurios ainda podem compartilhar recusos diretamente com outros usurios sem usar um servidor de rede. Na sua casa, se voc possuir mais de um computador, pode configurar uma rede ponto-a-ponto. Voc pode compartilhar arquivos com outros computadores, enviar mensagens entre computadores e imprimir documento em uma impressora compartilhada.

Em uma rede cliente/servidor, o cliente solicita informaes ou servios do servidor. O servidor fornece as informaes ou servios solicitados ao cliente. Os servidores em uma rede cliente/servidor comumente executam alguma parte do trabalho de processamento para mquinas cliente; por exemplo, classificar um banco de dados antes de entregar apenas os registros solicitados pelo cliente. Um exemplo de uma rede cliente/servidor um ambiente corporativo no qual os funcionrios usam o servidor de e-mail de uma empresa para enviar, receber e armazenar e-mail. O cliente de e-mail no computador de um funcionrio emite uma solicitao ao servidor de e-mail para qualquer e-mail no lido. O servidor responde enviando o e-mail solicitado ao cliente. Em um modelo de cliente/servidor, os servidores so mantidos pelos administradores da rede. Os backups de dados e as medidas de segurana so implementadas pelo administrador da rede. O administrador da rede tambm controle o acesso do usurio aos recursos da rede. Todos os dados da rede so armazenados em um servidor de arquivos centralizado. As impressoras compartilhadas da rede so gerenciadas por um servidor de impresso centralizado. Os usurios da rede com as permisses adequadas podem acessar os dados e as impressoras compartilhadas. Cada usurio deve fornecer um nome de usurio e uma senha autorizados para obter acesso aos recursos da rede que podem usar. Para proteo de dados, um administrador executa um backup de rotina de todos os arquivos nos servidores. Se um computador travar, ou dados forem perdidos, o administrador poder facilmente recuperar os dados a partir de um backup recente.

Como tcnico de computador, pode ser solicitado que voc configure e solucione problemas de computadores em uma rede. Para configurar efetivamente um computador na rede, voc deve entender de endereamento de IP, protocolos e outros conceitos de rede. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Explicar largura de banda e transmisso de dados. Descrever o endereamento IP. Definir DHCP. Descrever protocolos e aplicativos da Internet. Definir ICMP.

A largura de banda a quantidade de dados que pode ser transmitida em um determinado perodo de tempo. Quando os dados so enviados por uma rede de computadores, eles so quebrados em pequenas partes chamadas de pacotes. Cada pacote contm cabealhos. Um cabealho a informao adicionada a cada pacote que contm a origem e o destino do pacote. Um cabealho tambm contm informaes que descrevem como reunir todos os pacotes novamente no destino. O tamanho da largura de banda determina a quantidade de informaes que pode ser transmitida. A largura de banda medida em bits por segundo e normalmente indicada por uma das seguintes unidades de medida: bps (bits per second, bits por segundo) Kbps (kilobits per second, kilobits por segundo) Mbps (megabits per second, megabits por segundo)

OBSERVAO: Um byte igual a 8 bits e abreviado com um B maisculo. Um MBps aproximadamente 8 Mbps. A Figura 1 mostra como a largura de banda em uma rede pode ser comparada a uma estrada. No exemplo da estrada, os carros e caminhes representam os dados. O nmero de pistas da estrada representa a quantidade de carros que poderiam viajar na estrada ao mesmo tempo. Uma estrada de oito pistas pode suportar quatro vezes o nmero de carros que uma estrada de duas pistas. Os dados transmitidos pela rede podem circular usando um dentre trs modos: simplex, halfduplex ou full-duplex. Simplex Simplex, tambm chamado de unidirecional, uma transmisso nica de uma direo. Um exemplo de uma transmisso simplex o sinal enviado de uma estao de TV para a TV da sua casa. Half-Duplex Quando os dados circulam em uma direo de cada vez, isso conhecido como half-duplex. Com o modo half-duplex, o canal de comunicaes permite transmisses alternadas em duas direes, mas no nas duas direes simultaneamente. Rdios bidirecionais, como rdios de comunicao mvel da polcia ou da emergncia, funcionam com transmisses half-duplex. Quando voc pressiona o boto no microfone para transmitir, no pode ouvir a pessoa do outro lado. Se as pessoas dos dois lados tentarem falar ao mesmo tempo, nenhuma transmisso ser feita. Full-Duplex Quando os dados circulam nas duas direes ao mesmo tempo, isso conhecido como fullduplex. Embora os dados circulem nas duas direes, a largura de banda medida apenas em uma direo. Um cabo de rede com 100 Mbps no modo full-duplex possui uma largura de banda de 100 Mbps. Uma conversa por telefone um exemplo de comunicao full-duplex. As duas pessoas podem falar e ser ouvidas ao mesmo tempo. A tecnologia de rede full-duplex aumenta o desempenho da rede porque os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. A tecnologia de banda larga permite que vrios sinais viajem no mesmo cabo simultaneamente. Tecnologias de banda larga, como DSL (digital subscriber line, linha de assinante digital) e cabo, funcionam no modo full-duplex. Com uma conexo DSL, por exemplo, os usurios podem baixar dados no computador e conversar no telefone ao mesmo tempo.

Um endereo IP um nmero usado para identificar um dispositivo na rede. Cada dispositivo em uma rede deve ter um nico endereo IP para se comunicar com outros dispositivos de rede. Conforme observado anteriormente, um host um dispositivo que envia ou recebe informaes na rede. Os dispositivos de rede so dispositivos que movem os dados pela rede, incluindo hubs, comutadores e roteadores. Em uma LAN, cada host e dispositivo de rede deve ter um endereo IP dentro da mesma rede para poderem se comunicar entre si. O nome de uma pessoa e suas impresses digitais normalmente no mudam. Eles fornecem um rtulo ou endereo para o aspecto fsico da pessoa o corpo. O endereo de correspondncia de uma pessoa, por outro lado, relativo ao lugar onde a pessoa vive ou recolhe suas correspondncias. Esse endereo pode mudar. Em um host, o endereo MAC (Media Access Control, controle de acesso mdia) (explicado abaixo) atribudo NIC do host e conhecido como o endereo fsico. O endereo fsico permanece o mesmo, independentemente de onde o host colocado na rede, da mesma maneira que as impresses digitais permanecem com a pessoa, independentemente de onde ela v. O endereo IP semelhante ao endereo de correspondncia de uma pessoa. Ele conhecido como um endereo lgico porque atribudo de maneira lgica com base no local do host. O endereo IP, ou endereo de rede, baseado na rede local e atribudo a cada host por um administrador da rede. Esse processo semelhante ao governo local que atribui um endereo de rua com base na descrio lgica da cidade ou povoado e da vizinhana. Um endereo IP consiste de uma srie de 32 bits binrios (uns e zeros). muito difcil para as pessoas lerem um endereo IP binrio. Por essa razo, os 32 bits so agrupados em quatro bytes de 8 bits chamados octetos. Um endereo IP, mesmo nesse formato agrupado, difcil para as pessoas lerem, escreverem e lembrarem; portanto, cada octeto apresentado como seu valor decimal, separado por um ponto decimal ou ponto. Esse formato conhecido como uma notao decimal com ponto.

Quando um host configurado com um endereo IP, ele inserido como um nmero decimal com ponto, como 192.168.1.5. Imagine se voc tivesse que inserir o binrio de 32 bits equivalente a isto: 11000000101010000000000100000101. Se apenas um bit fosse digitado incorretamente, o endereo seria diferente e o host no poderia se comunicar na rede. O endereo IP lgico de 32 bits hierrquico e composto de duas partes. A primeira parte identifica a rede e a segunda parte identifica um host naquela rede. As duas partes so exigidas em um endereo IP. Como exemplo, se um host possui o endereo IP 192.168.18.57, os trs primeiros octetos, 192.168.18, identificam a poro da rede do endereo, e o ltimo octeto, 57, identifica o host. Isso conhecido como endereamento hierrquico, porque a poro da rede indica a rede na qual cada endereo de host nico est localizado. Os roteadores precisam apenas saber como chegar em cada rede e no no local de cada host individual. Os endereos IP so divididos nas cinco classes a seguir: Classe A Redes grandes, implementadas por grandes empresas e alguns pases Classe B Redes de tamanho mdio, implementadas por universidades Classe C Redes pequenas, implementadas por provedores de servios de Internet para assinaturas de clientes Classe D Uso especial para multidifuso Classe E Usada para testes experimentais

Mscara de sub-rede Uma mscara de sub-rede usada para indicar a poro da rede de um endereo IP. Como o endereo IP, a mscara de sub-rede um nmero decimal com ponto. Normalmente todos os hosts dentro de uma LAN usam a mesma mscara de subrede. A Figura 1 mostra as mscaras de sub-rede padro para endereos IP teis mapeados para as trs primeiras classes de endereos IP: 255.0.0.0 Classe A, que indica que o primeiro octeto do endereo IP a poro da rede 255.255.0.0 Classe B, que indica que os dois primeiros octetos do endereo IP so a poro da rede 255.255.255.0 Classe C, que indica que os trs primeiros octetos do endereo IP so a poro da rede

Se uma organizao possui uma rede de Classe B, mas precisa fornecer endereos IP para quatro LANs, a organizao teria que subdividis o endereo da Classe B em quatro partes menores. A criao de sub-redes uma diviso lgica de uma rede. Ela fornece os meios para dividir uma rede e a mscara de sub-rede especifica como ela subdividida. Um administrador de rede experiente normalmente executa a criao de sub-redes. Aps o esquema de criao de sub-redes ter sido criado, os endereos IP adequados e as mscaras de sub-rede podem ser configuradas nos hosts nas quatro LANs. Essas habilidades so ensinadas nos cursos do Cisco Networking Academy relacionados s habilidades de rede de nvel CCNA. Configurao manual Em uma rede com um pequeno nmero de hosts, fcil configurar manualmente cada dispositivo com o endereo IP adequado. Um administrador de rede que entende de endereamento de IP deve atribuir os endereos e deve saber como escolher um endereo vlido para uma determinada rede. O endereo IP inserido nico para cada host dentro da mesma rede ou sub-rede. Para inserir manualmente um endereo IP em um host, v at as configuraes de TCP/IP na janela de Propriedades da NIC (Network Interface Card, placa de interface

de rede). A NIC o hardware que permite a um computador se conectar a uma rede. Ela possui um endereo chamado endereo MAC. Enquanto o endereo IP um endereo lgico definido pelo administrador da rede, um endereo MAC "gravado" ou permanentemente programado na NIC quando ela fabricada. O endereo IP de uma NIC pode ser alterado, mas o endereo MAC nunca alterado. A diferena principal entre um endereo IP e um endereo MAC que o MAC usado para entregar quadros na LAN, enquanto o IP usado para transportar quadros fora da LAN. Um quadro um pacote de dados, juntamente com informaes do endereo adicionadas ao incio e final do pacote antes da transmisso pela rede. Depois que um quadro entregue LAN de destino, o endereo MAC usado para entregar o quadro ao host final naquela LAN. Se mais de poucos computadores compuserem uma LAN, configurar manualmente endereos IP para cada host da rede pode levar muito tempo e pode ser uma atividade propensa a erros. Neste caso, o uso de um servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, protocolo de configurao dinmica de hosts) atribuiria automaticamente endereos IP e simplificaria bastante o processo de endereamento.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, protocolo de configurao dinmica de hosts) um utilitrio de software usado para atribuir dinamicamente endereos IP a dispositivos de rede. Esse processo dinmico elimina a necessidade de atribuir manualmente endereos IP. Um servidor DHCP pode ser configurado e os hosts podem ser configurados para obterem automaticamente um endereo IP. Quando um computador configurado para obter um endereo IP automaticamente, todas as outras caixas de configurao de endereamento IP so escurecidas, conforme exibido na Figura 1. O servidor mantm uma lista de endereos IP para atribuir e gerencia o processo para que cada dispositivo da rede receba um nico endereo IP. Cada endereo mantido por um perodo de tempo predeterminado. Quando o tempo expira, o servidor DHCP pode usar esse endereo para qualquer computador que ingressar na rede.

Estas so as informaes do endereo IP que um servidor DHCP pode atribuir aos hosts: Endereo IP Mscara de sub-rede Gateway padro Valores opcionais, como endereo do servidor DNS (Domain Name System, sistema de nomes de domnio)

O servidor DHCP recebe uma solicitao de um host. O servidor seleciona as informaes do endereo IP a partir de um conjunto de endereos predefinidos armazenados em um banco de dados. Depois que as informaes do endereo IP forem selecionadas, o servidor DHCP ir oferecer esses valores ao host solicitante da rede. Se o host aceitar a oferta, o servidor DHCP aluga o endereo IP por um perodo de tempo especfico. Usar um servidor DHCP simplifica a administrao de uma rede porque o software controla os endereos IP. Configurar automaticamente TCP/IP tambm reduz a possibilidade de atribuir endereos IP duplicados ou invlidos. Antes que um computador da rede possa aproveitar os servios do servidor DHCP, o computador deve poder identificar o servidor na rede local. Um computador pode ser configurado para aceitar um endereo IP de um servidor DHCP clicando na opo "Obter um endereo IP automaticamente" na janela de configurao da NIC, conforme exibido na Figura 2. Se seu computador no puder se comunicar com o servidor DHCP para obter um endereo IP, o sistema operacional Windows ir atribuir automaticamente um endereo IP privado. Se seu computador receber um endereo IP no intervalo de 169.254.0.0 a 169.254.255.255, o computador poder apenas se comunicar com outros computadores do mesmo intervalo. Um exemplo de quando esses endereos privados seriam teis no laboratrio de uma sala de aula onde voc deseja impedir o acesso fora da rede. Esse recurso do sistema operacional chamado de APIPA (Automatic Private IP Addressing, endereamento IP privado automtico). O APIPA solicitar continuamente um endereo IP a partir de um servidor DHCP para o seu computador.

Um protocolo um conjunto de regras. Os protocolos da Internet so conjuntos de regras que governam a comunicao dentro dos computadores e entre os computadores de uma rede. As especificaes do protocolo definem o formato das mensagens que so trocadas. Uma carta enviada por meio de um sistema postal tambm usa protocolos. Parte do protocolo especifica a posio no envelope em que precisa ser escrito o endereo de remessa. Se o endereo de remessa for escrito no local errado, a carta no poder ser entregue. O tempo um fator fundamental nas operaes em rede. Os protocolos exigem que as mensagens cheguem dentro de determinados intervalos de tempo de modo que os computadores no aguardem indefinidamente pelas mensagens que podem ter sido perdidas. Assim sendo, os sistemas mantm um ou mais temporizadores durante a transmisso de dados. Os protocolos tambm iniciam aes alternativas se a rede no atende s regras de temporizao. Muitos protocolos consistem em um conjunto de outros protocolos que so dispostos em camadas. Essas camadas dependem da operao de outras camadas no conjunto para que funcionem adequadamente. A seguir, esto as principais funes dos protocolos: Identificao de erros Compresso de dados Definio de como os dados sero enviados Endereamento dos dados Definio de como anunciar os dados enviados e recebidos

Embora haja muitos outros protocolos, a Figura 1 resume alguns dos protocolos mais comuns usados em redes e na Internet. Para compreender como as redes e a Internet funcionam, voc dever se familiarizar com os protocolos comumente usados. Esses protocolos so usados para navegar na Web, enviar e receber e-mails, e transferir arquivos de dados. Voc ir se deparar com outros protocolos conforme sua experincia em TI aumentar, mas esses protocolos no sero usados com tanta freqncia quanto os protocolos comuns descritos aqui.

Na Figura 2, clique nos nomes dos protocolos para aprender mais sobre cada um. Quanto mais voc entender de cada um desses protocolos, mais voc compreender como as redes e a Internet funcionam.

O Internet Control Message Protocol (ICMP, protocolo de mensagens de controle da Internet) usado por dispositivos em uma rede para enviar mensagens de controle e de erro a computadores e servidores. H diversos usos para o ICMP, como anunciar erros e congestionamentos de rede e apresentar solues de problemas. O recurso do packet internet groper (ping, procurador de pacotes na Internet) comumente usado para testar conexes entre computadores. O ping um utilitrio simples, embora altamente til, de linha de comando usado para determinar se um endereo IP especfico est acessvel. O ping pode ser usado com o endereo IP para testar a conectividade do IP. O ping funciona enviando uma solicitao de eco do ICMP para um computador de destino ou outro dispositivo de rede. Ento, o dispositivo receptor retorna uma mensagem de resposta do eco do ICMP para confirmar a conectividade. O ping uma ferramenta de soluo de problemas usada para determinar a conectividade bsica. As trocas de linha de comando que podem ser usadas com o comando ping so mostradas na Figura 1. As solicitaes de eco do ICMP (pings) so enviadas para o computador de destino. Se for atingvel, o computador de destino responde com quatro respostas de eco do ICMP. O percentual de respostas bem-sucedidas pode ajud-lo a determinar a confiabilidade e a acessibilidade do computador de destino. Voc tambm pode usar o ping para localizar o endereo IP de um host quando o nome conhecido. Se voc utilizar o ping para localizar o nome de um site, por exemplo, www.cisco.com, conforme mostrado na Figura 2, o endereo IP do servidor ser exigido. Outras mensagens do ICMP so usadas para reportar pacotes no entregues, dados em uma rede IP que incluam endereos IP de origem e de destino e se um dispositivo est ocupado demais para manipular o pacote. Os dados, na forma de um pacote, chegam em um roteador, que um dispositivo de rede que encaminha pacotes de dados pelas redes a seus destinos. Se o roteador no souber para onde enviar o pacote, o roteador o excluir. Ento, o roteador

retornar uma mensagem do ICMP para o computador remetente informando que os dados foram excludos. Quando ficar muito ocupado, um roteador poder enviar uma mensagem do ICMP diferente para o computador remetente indicando que esse computador dever diminuir a velocidade pois h um congestionamento na rede.

H vrios dispositivos que podem ser usados em uma rede para fornecer conectividade. O dispositivo usado depender de quantos dispositivos voc estiver conectando, do tipo de conexes que esses dispositivos usam e da velocidade na qual os dispositivos operam. Estes so os tipos mais comuns de dispositivos em uma rede: Computadores Hubs Switches Roteadores Pontos de acesso sem fio

Os componentes fsicos de uma rede so necessrios para mover os dados entre esses dispositivos. As caractersticas da mdia determinam onde e como os componentes so usados. Estes so os tipos mais comuns de mdia usados em redes: Par torcido Fibra ptica Ondas de rdio

Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Identificar nomes, finalidades e caractersticas dos dispositivos de rede. Identificar nomes, finalidades e caractersticas de cabos de rede comuns.

Para tornar a transmisso de dados mais extensvel e eficiente do que ocorre em uma rede simples ponto-a-ponto, os desenvolvedores de rede usam dispositivos de rede especializados, como hubs, switches, roteadores e pontos de acesso sem fio, para enviar dados entre os dispositivos. Hubs Os hubs, mostrados na Figura 1, so dispositivos que estendem o alcance de uma rede recebendo dados em uma nica porta e, depois, gerando novamente os dados e os enviando a todas as outras portas. Esse processo significa que todo o trfego de um dispositivo conectado ao hub enviado a todos os outros dispositivos conectados ao hub toda vez que o hub transmite dados. Isso resulta em uma grande quantidade de trfego de rede. Os hubs tambm so chamados de concentradores, pois servem como um ponto de conexo central para uma LAN. Pontes e interruptores Antes de serem transmitidos em uma rede, os arquivos so quebrados em pequenos pedaos chamados de pacotes. Esse processo permite a verificao de erros e uma retransmisso mais fcil caso o pacote seja perdido ou corrompido. As informaes do endereo so adicionadas ao incio e ao final dos pacotes antes de sua transmisso pela rede. O pacote, juntamente com as informaes do endereo, chamado de um quadro. As LANs, geralmente, so divididas em sees chamadas de segmentos, similar ao modo como uma empresa dividida em departamentos. Os limites dos segmentos podem ser definidos com o uso de uma ponte. Uma ponte um dispositivo usado para filtrar o trfego da rede entre os segmentos da LAN. As pontes mantm um registro de todos os dispositivos em cada segmento ao qual a ponte est conectada. Quando as pontes recebem um quadro, o endereo de destino examinado pela ponte para determinar se o quadro deve ser enviado para um segmento diferente, ou se deve ser derrubado. A ponte tambm ajuda a melhorar o fluxo de dados mantendo os quadros confinados somente ao segmento ao qual o quadro pertence. Os switches, mostrados na Figura 2, so, s vezes, chamados de pontes multiportas. Uma ponte tpica pode ter duas portas, vinculando dois segmentos da mesma rede. Um switch tem vrias portas, dependendo de quantos segmentos de rede tiverem de ser vinculados. Um switch um dispositivo mais sofisticado do que uma ponte. Um switch mantm uma tabela de endereos MAC para computadores que so conectados a cada porta. Quando um quadro chega a uma porta, o switch compara as informaes do endereo no quadro com a tabela de endereos MAC. O switch, ento, determina que porta deve ser usada para encaminhar o quadro. Roteadores Enquanto um switch conecta segmentos de uma rede, os roteadores, mostrados na Figura 3, so dispositivos que conectam redes inteiras umas s outras. Os switches usam endereos MAC para encaminhar um quadro dentro de uma nica rede. Os roteadores usam endereos IP para encaminhar quadros para outras redes. Um roteador pode ser um computador com um software de rede especial instalado, ou pode ser um dispositivo criado por fabricantes de equipamentos de rede. Os roteadores contm tabelas de endereos IP juntamente com rotas de destino otimizadas para outras redes. Pontos de acesso sem fio Os pontos de acesso sem fio, mostrados na Figura 4, fornecem um acesso de rede a dispositivos sem fio, como laptops e PDAs. O ponto de acesso sem fio usa ondas de rdio para se comunicar com rdios em computadores, PDAs e outros pontos de acesso sem fio. Um ponto de acesso tem um faixa limitada de cobertura. Redes grandes requerem vrios pontos de acesso para fornecer uma cobertura sem fio adequada. Dispositivos com vrias funes H dispositivos de rede que executam mais de uma funo. mais conveniente adquirir e configurar um dispositivo que atenda a todas as suas necessidades do que adquirir um

dispositivo separado para cada funo. Isso especialmente verdade para o usurio domstico. Em sua casa, voc poderia adquirir um dispositivo com vrias funes em vez de um switch, um roteador e um pondo de acesso sem fio. O Linksys 300N, mostrado na Figura 5, um exemplo de um dispositivo com vrias funes.

At recentemente, os cabos eram o nico meio usado para conectar dispositivos em redes. Uma vasta gama de cabos de rede est disponvel. Cabos coaxiais e de par tranado usam cobre para transmitir dados. Cabos de fibra ptica usam vidro ou plstico para transmitir dados. Esses cabos diferem na largura de banda, no tamanho e no custo. necessrio saber que tipo de cabo usar em diferentes situaes de modo que seja possvel instalar os cabos corretos para um determinado trabalho. Voc tambm precisa estar apto a solucionar e reparar problemas que possam ser deparados. Par torcido O cabo de par tranado um tipo de cabeamento de cobre que usado em comunicaes telefnicas e na maioria das redes de Ethernet. Um par de fios forma um circuito capaz de transmitir dados. O par tranado para fornecer proteo contra interferncia, que o rudo gerado por pares adjacentes de fios no cabo. Os pares de fios de cobre so revestidos de isolamento plstico codificado por cores e tranados juntos. Uma tomada externa protege os maos de pares tranados. Quando a eletricidade flui pelo fio de cobre, um campo magntico criado ao redor do fio. Um circuito tem dois fios, e, em um circuito, os dois fios tm campos magnticos opostamente carregados. Quando os dois fios do circuito esto prximos um do outro, os campos magnticos se anulam. Isso chamado de efeito de cancelamento. Sem o efeito de cancelamento, as comunicaes de rede se tornariam lentas devido interferncia causada pelos campos magnticos. H dois tipos bsicos de cabos de par tranado: Par tranado no blindado (UTP, unshielded twisted-pair) Cabo que tem dois ou quatro pares de fios. Esse tipo de cabo conta exclusivamente com o efeito de cancelamento produzido pelos pares de fios tranados o qual limita a degradao do sinal causada pela interface eletromagntica (EMI, electromagnetic interface) e pela interferncia de radiofreqncia (RFI, radio frequency interference). O UTP o tipo de cabeamento mais comumente usado em redes. Os cabos UTP tm um alcance de 100 m (328 ps).

Par tranado blindado (STP, shielded twisted-pair) Cada par de fios revestido por uma folha metlica para melhor proteger os fios de rudo. Quatro pares de fios so, ento, completamente revestidos em uma fita ou folha metlica. O STP reduz o rudo eltrico de dentro do cabo. Tambm reduz a EMI e a RFI de fora do cabo.

Embora o STP evite a interferncia com mais eficincia do que o UTP, o STP mais caro devido blindagem extra e mais difcil de instalar devido a sua espessura. Alm disso, a blindagem metlica deve ser aterrada em ambas as extremidades. Se for indevidamente aterrada, a blindagem age como uma antena captando sinais indesejados. O STP , principalmente, usado fora da Amrica do Norte. Classificao de categoria O UTP apresentado em vrias categorias que so baseadas em dois fatores: O nmero de fios no cabo O nmero de tranados nesses fios

A Categoria 3 a fiao usada em sistemas telefnicos e em LANs Ethernet de 10 Mbps. A Categoria 3 tem quatro pares de fios. A Categoria 5 e a Categoria 5e tm quatro pares de fios com uma taxa de transmisso de 100 Mbps. Os cabos da Categoria 5 e da 5e so os mais comumente usados em redes. A Categoria 5e tem mais tranados por p do que a fiao de Categoria 5. Esses tranados extras evitam ainda mais a interferncia de fontes externas e de outros fios dentro do cabo. Alguns cabos de Categoria 6 usam um divisor plstico para separar os pares de fios, o que evita interferncias. Os pares tambm tm mais tranados do que os cabos da Categoria 5e. Um cabo de par tranado mostrado na Figura 1. Cabo coaxial O cabo coaxial um cabo de ncleo de cobre revestido por uma blindagem bastante resistente. O cabo coaxial usado para conectar computadores em uma rede. H diversos tipos de cabos coaxiais: Thicknet ou 10BASE5 Cabo coaxial que foi usado em redes antigas e operou em 10 megabits por segundo com um comprimento mximo de 500 metros Thinnet ou 10BASE2 Cabo coaxial que foi usado em redes antigas e operou em 10 megabits por segundo com um comprimento mximo de 185 metros RG-59 Mais comumente usado para TV a cabo nos EUA RG-6 Cabo de qualidade superior ao RG-59, com mais largura de banda e menos suscetibilidade a interferncia

Um cabo coaxial mostrado na Figura 2. Fibra ptica Uma fibra ptica um condutor de vidro ou plstico que transmite informaes usando luz. A fibra ptica, mostrada na Figura 3, tem uma ou mais fibras pticas revestidas por uma camisa ou jaqueta de proteo. Por ser feita de vidro, a fibra ptica no afetada por interferncia eletromagntica ou interferncia de radiofreqncia. Todos os sinais so convertidos em pulsos de luzes para entrar no cabo e, depois, revertidos em sinais eltricos quando deixam o cabo. Isso significa que a fibra ptica capaz de entregar sinais que so mais claros, que podem viajar a distncias maiores e que tm uma largura de banda maior que a dos cabos feitos de cobre ou de outros metais. A fibra ptica pode atingir distncias de muitos quilmetros antes que o sinal precise ser gerado novamente. O uso da fibra ptica , geralmente, mais caro do que o do cabo de cobre, e os conectores so mais dispendiosos e mais difceis de montar. Os conectores comuns para redes de fibra ptica so o SC, o ST e o LC. Esses trs tipos de conectores de fibra ptica so

half-duplex, o que permite que os dados fluam em uma nica direo. Alm disso, so necessrios dois cabos. A seguir, esto os dois tipos de fibras pticas de vidro: Multimodo Cabo com ncleo mais grosso que o cabo monomodo. mais fcil de ser produzido, permite o uso de fontes luminosas mais simples (LEDs), e funciona bem em distncias de alguns poucos quilmetros ou menos. Monomodo Cabo com um ncleo muito fino. mais difcil de ser produzido, usa lasers como fonte luminosa e pode transmitir sinais a dezenas de quilmetros com facilidade.

Uma fibra ptica, mostrada na Figura 3, uma ou mais fibras pticas revestidas por uma camisa ou jaqueta de proteo.

A maioria dos computadores com os quais voc trabalha far parte de uma rede. Topologias e arquiteturas so blocos de criao para o desenvolvimento de uma rede de computadores. Embora voc ainda no possa criar uma rede de computadores, ter de compreender como esses blocos so projetados para poder trabalhar em computadores que faam parte de uma rede. Existem dois tipos de topologias de LAN: fsica e lgica. Uma topologia fsica, mostrada na Figura 1, o layout fsico dos componentes na rede. Uma topologia lgica, mostrada na Figura 2, determina como os hosts se comunicam por meio de uma mdia, como um cabo ou ondas de transmisso. As topologias so comumente representadas como diagramas de rede. Uma arquitetura de LAN criada ao redor de uma topologia. A arquitetura de LAN compreende todos os componentes que compem a estrutura de um sistema de comunicao. Esses componentes incluem o hardware, o software, os protocolos e a seqncia das operaes. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Descreve as topologias da LAN. Descrever as arquiteturas da LAN.

Uma topologia fsica define a maneira pela qual computadores, impressoras e outros dispositivos so conectados a uma rede. Uma topologia lgica descreve como os hosts acessam a mdia e se comunicam na rede. O tipo de topologia determina as capacidades da rede, como facilidade de configurao, velocidade e extenses de cabos. Topologias fsicas A Figura 1 mostra as topologias fsicas de LAN comuns: Barramento Anel Estrela Estrela hierrquica ou estendida Malha

Topologia de barramento Na topologia de barramento, cada computador se conecta a uma cabo comum. O cabo conecta um computador ao seguinte, como uma linha de nibus atravessando uma cidade. O cabo tem uma pequena capa instalada na extremidade, chamada de terminal. O terminal evita que os sinais sejam devolvidos causando erros de rede. Topologia em anel Em uma topologia em anel, os hosts so conectados em um anel ou crculo fsico. Uma vez que a topologia em anel no tem nem incio nem fim, o cabo no precisa acabar. Um quadro especialmente formatado, chamado de token, viaja pelo anel, parando em cada host. Se um host quiser transmitir dados, o host adiciona os dados e o endereo de destino ao quadro. O quadro, ento, continua ao redor do anel at que pare no host com o endereo de destino. O host de destino retira os dados do quadro. Topologia estrela A topologia estrela tem um ponto de conexo central que, normalmente, um dispositivo como um hub, um switch ou um roteador. Cada host em uma rede tem um segmento de cabo que prende o host diretamente ao ponto de conexo central. A vantagem de uma topologia estrela que fcil solucionar seus problemas. Cada host conectado ao dispositivo central com seu prprio fio. Se houver um problema com um cabo, apenas seu host afetado. O resto da rede permanece operacional. Topologia estrela hierrquica ou estendida Uma topologia estrela hierrquica ou estendida uma rede estrela com um dispositivo de rede adicional conectado ao dispositivo de rede principal. Geralmente, um cabo de rede se conecta a um hub e, depois, vrios outros hubs se conectam ao primeiro hub. Grandes rede, como as redes de corporaes ou universidades, usam a topologia estrela hierrquica. Topologia em malha A topologia em malha conecta todos os dispositivos uns aos outros. Quando cada dispositivo conectado a cada outro dispositivo, uma falha de qualquer cabo no afetar a rede. A topologia em malha usada em WANs que interconectam LANs. Topologias lgicas Os dois tipos mais comuns de topologias lgicas so de transmisso e de passagem de token. Em uma topologia de transmisso, cada host enderea os dados a um determinado host ou a todos os hosts conectados em uma rede. No h uma ordem que os hosts devem seguir para usar a rede o primeiro a chegar o primeiro a ser servido para a transmisso de dados na rede. A passagem de token controla o acesso rede passando um token eletrnico seqencialmente a cada host. Ao receber o token, o host poder enviar dados na rede. Se no tiver dados para enviar, o host passa o token para o host seguinte e o processo se repete automaticamente.

A arquitetura da LAN descreve as topologias fsica e lgica usadas em uma rede. A Figura 1 mostra as trs arquiteturas de LAN mais comuns. Ethernet A arquitetura Ethernet baseada no padro IEEE 802.3. O padro IEEE 802.3 especifica que uma rede use o mtodo de controle de acesso CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision, acesso mltiplo de deteco de portadora com deteco de coliso). No CSMA/CD, os hosts acessam a rede usando o mtodo de topologia de transmisso "primeiro a chegar, primeiro a ser servido" para transmitir dados. A Ethernet usa uma topologia lgica de transmisso ou de barramento e uma topologia fsica de barramento ou estrela. Conforme as redes se expandem, a maioria das redes de Ethernet implementada usando uma topologia estrela hierrquica ou estrela estendida, conforme mostrado na Figura 1. As taxas de transferncia padro so de 10 Mbps e 100 Mbps, mas os novos padres esboam o Gigabit Ethernet, que capaz de atingir velocidades de at 1.000 Mbps (1 Gbps). Token Ring Originalmente, a IBM desenvolveu o Token Ring como uma arquitetura de rede confivel baseada no mtodo de controle de acesso de passagem de token. O Token Ring , geralmente, integrado aos sistemas de mainframe da IBM. O Token Ring usado com computadores e mainframes. O Token Ring um exemplo de uma arquitetura na qual a topologia fsica diferente de sua topologia lgica. A topologia Token Ring referida como um anel conectado em estrela, pois a aparncia externa do projeto da rede de uma estrela. Os computadores se conectam a um hub central, chamado de unidade de acesso multiestao (MSAU, multistation access unit). Dentro do dispositivo, no entanto, a fiao forma um caminho de dados circular, criando um anel lgico. O anel lgico criado pelo token viajando de uma porta MSAU para um computador. Se o computador no tiver qualquer dado para enviar, o token devolvido para a porta MSAU e, depois, sai para a prxima porta para o computador seguinte. Esse processo continua em todos os computadores e, dessa forma, assemelha-se a um anel fsico.

FDDI O FDDI um tipo de rede de Token Ring. A implementao e a topologia do FDDI diferem da arquitetura de LAN Token Ring da IBM. O FDDI , geralmente, usado para conectar vrias construes em um complexo de escritrios ou em um campus universitrio. O FDDI executado em fibra ptica. O FDDI combina desempenho de alta velocidade com as vantagens da topologia em anel de passagem de token. O FDDI executado a 100 Mbps em uma topologia de anel duplo. O anel externo chamado de anel primrio, e o anel interno chamado de anel secundrio. Normalmente, o trfego flui somente no anel primrio. Se o anel primrio falhar, os dados automaticamente fluiro no anel secundrio na direo oposta. Uma rede FDDI de anel duplo suporta um mximo de 500 computadores por anel. A distncia total de cada extenso do anel do cabo de 100 km (62 milhas). Um repetidor, que um dispositivo que gera novamente os sinais, necessrio a cada 2 km (1,2 milhas). Recentemente, muitas redes de token ring foram substitudas por redes Ethernet mais rpidas.

Vrias organizaes mundiais de padres so responsveis pela definio dos padres de rede. Os padres so usados pelos fabricantes como uma base para o desenvolvimento de tecnologia, especialmente tecnologias de comunicaes e de rede. A tecnologia de padronizao assegura que os dispositivos que voc usa sero compatveis com outros dispositivos que utilizam a mesma tecnologia. Os grupos de padres criam, examinam e atualizam os padres. Esses padres so aplicados no desenvolvimento de tecnologia para atender s demandas de uma comunicao eficiente de qualidade superior e de servios confiveis. Clique nos padres da Figura 1 para obter mais informaes.

Os protocolos Ethernet descrevem as regras que controlam como ocorre a comunicao em uma rede Ethernet. Para garantir que todos os dispositivos Ethernet sejam compatveis uns com os outros, a IEEE desenvolveu padres para os fabricantes e os programadores seguirem no desenvolvimento de dispositivos Ethernet. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Explicar os padres Ethernet com cabo. Explicar os padres Ethernet sem fio.

IEEE 802,3 A arquitetura Ethernet baseada no padro IEEE 802.3. O padro IEEE 802.3 especifica que uma rede implemente o mtodo de controle de acesso CSMA/CD. No CSMA/CD, todas as estaes finais "ouvem" o fio da rede buscando uma liberao para enviar dados. Esse processo similar a esperar pelo sinal de linha em um telefone antes de discar um nmero. Quando a estao final detectar que nenhum outro host est transmitindo, a estao final tentar enviar os dados. Se nenhuma outra estao enviar qualquer dado ao mesmo tempo, essa transmisso chegar no computador de destino sem problemas. Se uma outra estao final observou o mesmo sinal de liberao e transmitiu ao mesmo tempo, ocorrer uma coliso na mdia de rede. A primeira estao que detecta a coliso, ou a duplicao da voltagem, envia um sinal de congestionamento que diz a todas as estaes para parar a transmisso e executar um algoritmo de retorno. Um algoritmo de retorno calcula tempos aleatrios nos quais a estao final comear a tentar a transmisso de rede novamente. Esse tempo aleatrio , geralmente, em um ou dos milissegundos (ms), ou milsimos de um segundo. A seqncia ocorre toda vez que h uma coliso na rede e pode reduzir a transmisso Ethernet em at 40%. Tecnologias Ethernet O padro IEEE 802.3 define vrias implementaes fsicas que suportam Ethernet. Algumas das implementaes mais comuns so descritas a seguir. Ethernet A 10BASE-T uma tecnologia Ethernet que usa a topologia estrela. A 10BASE-T uma arquitetura Ethernet popular cujos recursos esto indicados em seu nome: O dez (10) representa uma velocidade de 10 Mbps. O BASE representa a transmisso de banda bsica. Na transmisso de banda bsica, a largura de banda completa de um cabo usada para um tipo de sinal. O T representa o cabeamento de cobre de par tranado.

Vantagens da 10BASE-T: A instalao do cabo econmica comparada com a instalao da fibra ptica. Os cabos so finos, flexveis e mais fceis de instalar do que o cabeamento coaxial. Os equipamentos e os cabos so fceis de atualizar.

Desvantagens da 10BASE-T: O comprimento mximo de um segmento 10BASE-T de apenas 100 m (328 ps). Os cabos so suscetveis a interferncia eletromagntica (EMI, electromagnetic interference).

Fast Ethernet As altas demandas de largura de banda de muitos aplicativos modernos, como videoconferncia ao vivo e udio de fluxo contnuo, geraram uma necessidade de velocidades mais altas de transferncia de dados. Muitas redes requerem mais largura de banda do que a Ethernet de 10 Mbps pode oferecer .

A 100BASE-TX muito mais rpida do que a 10BASE-T e tem uma largura de banda terica de 100 Mbps. Vantagens da 100BASE-TX: velocidade de 100 Mbps, as taxas de transferncia da 100BASE-TX so dez vezes maiores que a da 10BASE-T. A 100BASE-X usa cabeamento de par tranado, que econmico e fcil de instalar.

Desvantagens da 100BASE-TX: O comprimento mximo de um segmento 100BASE-TX de somente 100 m (328 ps). Os cabos so suscetveis a interferncia eletromagntica (EMI, electromagnetic interference).

A 1000BASE -T comumente conhecida como Gigabit Ethernet. A Gigabit Ethernet uma arquitetura de LAN. Vantagens da 1000BASE-T: A arquitetura 1000BASE-T suporta taxas de transferncia de dados de 1 Gbps. velocidade de 1 Gbps, essa arquitetura dez vezes mais rpida do que a Fast Ethernet, e 100 vezes mais rpida do que a Ethernet. Esse aumento na velocidade permite a implementao de aplicativos que fazem uso intensivo de largura de banda, como aplicativos de vdeo ao vivo. A arquitetura 1000BASE-T apresenta uma interoperabilidade com a 10BASET e a 100BASE-TX.

Desvantagens da 1000BASE-T: O comprimento mximo de um segmento 1000BASE-T de apenas 100 m (328 ps). suscetvel a interferncia. NICs e switches de gigabit so caros. necessrio equipamento adicional.

10BASE-FL, 100BASE-FX, 1000BASE-SX e LX so Tecnologias Ethernet de fibra ptica.

O IEEE 802.11 o padro que especifica a conectividade de redes sem fio. O IEEE 802.11, ou Wi-Fi, refere-se ao conjunto completo de padres 802.11a, 802.11b, 802.11g e 802.11n. Esses protocolos especificam as freqncias, as velocidades e outras capacidades dos diferentes padres Wi-Fi. 802,11a Os dispositivos compatveis com o padro 802.11a permitem que as WLANs atinjam taxas de dados to altas quanto 54 Mbps. Os dispositivos IEEE 802.11a operam na faixa de freqncia de rdio de 5 GHz e dentro de uma faixa mxima de 45,7 m (150 ps). 802.11b O 802.11b opera na faixa de freqncia de 2,4 GHz com uma taxa de dados terica mxima de 11 Mbps Esses dispositivos operam dentro de uma faixa mxima de 91 m (300 ps). 802.11g O IEEE 802.11g fornece a mesma velocidade mxima terica do 802.11a, que de 54 Mbps, mas opera no mesmo espectro de 2,4 GHz do 802.11b. Ao contrrio do 802.11a, o 802.11g retroativamente compatvel com o 802.11b. O 802.11g tambm tem uma faixa mxima de 91 m (300 ps). 802.11n O 802.11n um padro sem fio mais recente que tem uma largura de banda terica de 540 Mbps e opera nas faixas de freqncia de 2,4 GHz ou de 5 GHz, com uma faixa mxima de 250 m (984 ps).

Um modelo arquitetural uma estrutura comum de referncia para explicar as comunicaes na Internet e desenvolver protocolos de comunicao. Separa as funes de protocolos em camadas gerenciveis. Cada camada executa uma funo especfica no processo de comunicao em uma rede. O modelo TCP/IP foi criado por pesquisadores do Departamento de Defesa dos EUA. uma ferramenta usada para ajudar a explicar o conjunto de protocolos TCP/IP, que o padro dominante para transporte de dados nas redes. Esse modelo tem quatro camadas, conforme mostrado na Figura 1. No incio dos anos 1980, a Organizao de Padres Internacionais (ISO, International Standards Organization) desenvolveu o modelo Open Systems Interconnect (OSI, interconexo de sistemas abertos), que foi definido no padro ISO 7498-1, para padronizar o modo como os dispositivos se comunicam em uma rede. Esse modelo tem sete camadas, conforme mostrado na Figura 1. Foi um importante passo adiante em direo a garantir que haveria interoperabilidade entre os dispositivos de rede. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Definir o modelo TCP/IP. Definir o modelo OSI. Comparar OSI e TCP/IP.

O modelo TCP/IP fornece uma estrutura comum de referncia para o desenvolvimento dos protocolos usados na Internet. Esse modelo consiste em camadas que executam funes necessrias para preparar os dados para transmisso em uma rede. O grfico na Figura 1 mostra as quatro camadas do modelo TCP/IP. Uma mensagem comea no camada superior, a camada Aplicativo, e desce pelas camadas TCP/IP at a camada inferior, a camada Acesso Rede. As informaes do cabealho so adicionadas mensagem conforme ela desce pela camada e, ento, transmitida. Depois de atingir o destino, a mensagem viaja de volta passando por cada camada do modelo TCP/IP. As informaes do cabealho que foram adicionadas mensagem so completamente removidas conforme a mensagem sobe pelas camadas em direo ao destino. Protocolos de aplicativos Os protocolos da camada Aplicativo fornecem servios de rede aos aplicativos dos usurios, como navegadores da Web e programas de e-mail. Explore alguns dos protocolos de Internet mais comuns na Figura 2, a camada Aplicativo, para saber mais sobre os protocolos que operam nesta camada. Protocolos de transporte Os protocolos da camada Transporte fornecem gerenciamento de ponta a ponta dos dados. Uma das funes desses protocolos dividir os dados em segmentos gerenciveis para um transporte mais fcil na rede. Explore cada um dos protocolos na Figura 3, a camada Transporte, para saber mais sobre os protocolos que operam nesta camada. Protocolos de Internet Os protocolos da camada Internet operam na terceira camada a partir do topo no

modelo TCP/IP. Esses protocolos so usados para fornecer conectividade entre hosts na rede. Explore cada um dos protocolos na Figura 4, a camada Internet, para saber mais sobre os protocolos que operam nesta camada. Protocolos de acesso rede Os protocolos da camada Acesso Rede descrevem os padres que os hosts usam para acessar a mdia fsica. Os padres e tecnologias Ethernet IEEE 802.3, como CSMA/CD e 10BASE-T, so definidos nessa camada.

O modelo OSI uma estrutura padro da indstria usada para dividir as comunicaes de rede em sete camadas distintas. Embora existam outros modelos, a maioria dos fornecedores de rede atuais criam seus produtos usando essa estrutura. Um sistema que implementa um comportamento de protocolos consistindo em uma srie dessas camadas conhecido como uma pilha de protocolos. As pilhas de protocolos podem ser implementadas no hardware, no software, ou em uma combinao de ambos. Geralmente, s as camadas inferiores so implementadas no hardware, e as camadas superiores so implementadas no software. Cada camada responsvel por parte do processo de preparao dos dados para transmisso na rede. O grfico na Figura 1 mostra o que cada camada do modelo OSI faz. No modelo OSI, quando os dados so transferidos, diz-se que os dados viajam virtualmente para baixo nas camadas do modelo OSI do computador remetente, e para cima nas camadas do modelo OSI do computador receptor. Quando um usurio quer enviar dados, como um e-mail, o processo de encapsulamento comea na camada Aplicativo. A camada Aplicativo responsvel por fornecer o acesso dos aplicativos rede. As informaes fluem pelas trs camadas superiores e so consideradas dados quando chegam embaixo na camada Transporte. Na camada Transporte, os dados so divididos em segmentos mais gerenciveis, ou unidades de dados de protocolo (PDUs, protocol data units) da camada Transporte, para um transporte ordenado pela rede. Uma PDU descreve os dados conforme se move de uma camada do modelo OSI para outra. A PDU da camada Transporte tambm contm informaes, como nmeros de portas, nmeros de seqncias e nmeros de reconhecimentos, que so usadas para um transporte confivel de dados. Na camada Rede, cada segmento da camada Transporte se torna um pacote. O pacote contm endereamento lgico, alm de outras informaes de controle da camada 3. Na camada Link de Dados, cada pacote da camada Rede se torna um quadro. O quadro contm informaes sobre o endereo fsico e sobre correo de erros. Na camada Fsica, o quadro transformado em bits. Esses bits so transmitidos um por vez atravs de uma mdia de rede. No computador receptor, o processo de desencapsulamento reverte o processo de encapsulamento. Os bits chegam na camada Fsica do modelo OSI do computador receptor. O processo de viajar virtualmente para cima no modelo OSI do computador receptor trar os dados para a camada Aplicativo, onde um programa de e-mail exibir o e-mail. OBSERVAO: Mnemnicos podem ajud-lo a lembrar as sete camadas do OSI. Alguns exemplos incluem: "Falei lentamente rindo tudo sobre andorinhas amarelas" e "guas azuis sobre terrenos retos lentamente fluem".

O modelo OSI e o modelo TCP/IP so, ambos, modelos de referncia usados para descrever o processo de comunicao de dados. O modelo TCP/IP usado especificamente para o conjunto de protocolos TCP/IP, e o modelo OSI usado no desenvolvimento de comunicaopadro para equipamentos e aplicativos de diferentes fornecedores. O modelo TCP/IP executa o mesmo processo do modelo OSI mas usa quatro camadas em vez de sete. O grfico na Figura 1 mostra como as camadas dos dois modelos se comparam.

necessrio ter uma placa de interface de rede (NIC, network interface card) para se conectar Internet. A NIC pode vir pr-instalada ou voc pode ter adquirido uma por conta prpria. Em alguns casos raros, talvez voc tenha que atualizar o driver. Voc pode usar o disco do driver que vem com a placa-me ou com a placa do adaptador, ou pode fornecer um driver que voc tenha feito download do fabricante. Depois de instalar a NIC e o driver, voc poder conectar o computador rede. Alm de instalar uma NIC, voc tambm poder precisar instalar um modem para conectar-se Internet. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Instalar ou atualizar um driver de uma NIC. Conectar o computador a uma rede existente. Descrever a instalao de um modem.

Ocasionalmente, um fabricante lanar um novo software de driver para uma NIC. Um novo driver pode melhorar a funcionalidade da NIC ou talvez seja necessrio para compatibilidade com o sistema operacional. Ao instalar um novo driver, certifique-se de desativar o software antivrus para que nenhum arquivo seja instalado incorretamente. Alguns sistemas de verificao de vrus detectam uma atualizao de driver como um possvel ataque de vrus. Alm disso, dever ser instalado s um driver por vez; caso contrrio, alguns processos de atualizao podero entrar em conflito. A melhor prtica fechar todos os aplicativos em execuo para que nenhum arquivo associado atualizao do driver esteja em uso durante a atualizao . Antes de atualizar um driver, voc dever visitar o site do fabricante na Web. Em muitos casos, voc pode fazer o download de um arquivo executvel e de auto-extrao que instalar ou atualizar automaticamente o driver. Como alternativa, voc pode clicar no botoAtualizao de driver na barra de ferramentas do Gerenciador de dispositivos. O sinal de "+" prximo categoria Adaptadores de rede permite expandir a categoria e mostrar os adaptadores de rede instalados no sistema. Para exibir e alterar as propriedades do adaptador, ou atualizar o driver, clique duas vezes no adaptador. Na janela de propriedades do adaptador, selecione a guia Driver . Depois da concluso da atualizao, aconselhvel reiniciar o computador mesmo que voc no receba uma mensagem solicitando a reinicializao. Reiniciar o computador ir assegurar que a instalao saiu conforme planejada e que o novo driver est funcionando adequadamente. Ao instalar vrios drivers, reinicie o computador entre cada atualizao para certificar-se de que no h conflitos. Isso poder exigir um tempo extra mas garantir uma instalao limpa do driver. Desinstalar um driver de uma NIC Se um novo driver de uma NIC no for executado conforme esperado aps sua instalao, o driver pode ser desinstalado, ou revertido ao driver anterior. Clique duas vezes no adaptador no Gerenciador de dispositivos. Na janela Propriedades do adaptador, selecione a guia Driver e clique emReverter driver. Se no havia um driver instalado antes da atualizao, essa opo no estar disponvel. Nesse caso, voc precisar encontrar um driver para o

dispositivo e instal-lo manualmente se o sistema operacional no puder localizar um driver adequado para a NIC.

Agora, que os drivers da NIC esto instalados, voc est pronto para conectar-se rede. Conecte um cabo de rede, tambm chamado de cabo de patch Ethernet ou de passagem direta, porta de rede no computador. Conecte a outra extremidade no dispositivo de rede ou na tomada na parede. Depois de conectar o cabo de rede, observe os LEDs, ou luzes de link, prximos da porta Ethernet na NIC para verificar se h alguma atividade. A Figura 1 mostra a atividade de rede em uma NIC. Se no houver atividade, isso poder indicar um cabo defeituoso, uma porta de hub defeituosa, ou at mesmo uma NIC defeituosa. Talvez seja necessrio substituir um ou mais dos dispositivos para corrigir o problema. Depois de ter confirmado que o computador est conectado rede e que as luzes de link na NIC indicam uma conexo em funcionamento, o computador precisar de um endereo IP. A maioria das redes configurada de modo que o computador receba um endereo IP automaticamente de um servidor DHCP local. Se o computador no tiver um endereo IP, ser necessrio informar um endereo IP exclusivo nas propriedades de TCP/IP da NIC. Cada NIC dever se configurada com as seguintes informaes: Protocolos O mesmo protocolo deve ser implementado entre qualquer par de computadores que se comuniquem na mesma rede. Endereo IP Esse endereo configurvel e deve ser exclusivo para cada dispositivo. O endereo IP pode ser configurado manualmente ou atribudo automaticamente pelo DHCP. Endereo MAC Cada dispositivo tem um endereo MAC exclusivo. O endereo MAC atribudo pelo fabricante e no pode ser alterado.

Depois de conectar o computador rede, voc dever testar a conectividade com o comando ping. Use o comando ipconfig, mostrado na Figura 2, para saber qual o seu endereo IP. Faa o ping de seu prprio endereo IP para certificar-se de que sua NIC est funcionando adequadamente. Depois de ter determinado se a NIC est funcionando, faa o ping do gateway-padro ou de um outro computador na rede, conforme mostrado na Figura 3. Um gateway-padro permite que um host se comunique fora da rede. Se voc tiver uma conexo com a Internet, faa o ping de um site popular, como o www.cisco.com. Se o ping de um site da Internet ou de um outro computador da rede for executado com xito, sua conexo estar funcionando adequadamente. Se qualquer uma dessas tentativas de ping no for bemsucedida, voc precisar iniciar o assistente de soluo de problemas para reparar a conexo.

Um modem um dispositivo eletrnico que transfere dados entre computadores usando sinais anlogos em uma linha telefnica. Exemplos de modems so mostrados na Figura 1. O modem converte os dados digitais em sinais anlogos para transmisso. O modem na extremidade receptora converte novamente os sinais anlogos em dados digitais a ser interpretados pelo computador. O processo de converso de sinais anlogos em digitais e, depois, de digitais em anlogos chamado de modulao/demodulao. A transmisso baseada em modem bastante precisa, apesar do fato de que as linhas telefnicas podem apresentar rudos devido a cliques, esttica e outros problemas. Um modem interno conectado a um slot de expanso na placa-me. Para configurar um modem, devero ter sido configurados os jumpers para selecionar endereos IRQ e de E/S. No necessrio nenhuma configurao para um modem plug-and-play, que s pode ser instalado em uma placa-me que suporte plug-and-play. Deve ser configurado um modem que use uma porta serial que ainda no esteja sendo utilizada. Alm disso, os drivers de software que vm com o modem devem ser instalados para o modem funcionar adequadamente. Os drivers de modems so instalados do mesmo modo como so instalados os drivers para NICs. Modems externos se conectam a um computador por meio das portas serial e USB. Quando os computadores usam o sistema de telefonia pblica para se comunicar, temos uma rede discada (DUN, dial-up networking). Os modems se comunicam uns com os outros usando sinais de tom de udio. Isso significa que os modems so capazes de duplicar as caractersticas de discagem de um telefone. A DUN cria uma conexo Point-to-Point Protocol (PPP, protocolo ponto a ponto) entre dois computadores em uma linha telefnica. Depois de ter sido estabelecida a conexo, ocorre uma "seqncia de comunicao" entre os dois modems e os computadores. A seqncia de comunicao uma srie de comunicaes breves que ocorrem entre os dois sistemas. Isso feito para estabelecer a prontido dos dois modems e dos computadores para iniciar a troca de dados. Modems de discagem enviam

dados em uma linha telefnica serial na forma de um sinal anlogo. Uma vez que os sinais anlogos se alteram gradual e continuamente, os sinais podem ser reproduzidos como ondas. Nesse sistema, os sinais digitais so representados por nmeros 1 e 0. Os sinais digitais devem ser convertidos em uma forma de onda para viajar em linhas telefnicas. Os nmeros 1 e 0 so revertidos forma digital pelo modem receptor para que o computador receptor possa processar os dados. Comandos AT Todos os modems requerem software para controlar a sesso de comunicao. A maioria dos softwares de modem usa o conjunto de comandos compatveis com Hayes. O conjunto de comandos Hayes baseado em um grupo de instrues que sempre comeam com um conjunto de caracteres de ateno (AT), seguido pelos caracteres de comando. Esses so conhecidos como comandos AT. O comando AT mostrado na Figura 2. Os comandos AT so comandos de controle do modem. O conjunto de comandos AT usado para emitir ao modem as instrues de discagem, desligamento, redefinio, entre outras. A maioria dos manuais dos usurios que vm com um modem contm uma lista completa do conjunto de comandos AT. O cdigo-padro compatvel com Hayes a ser discado ATDxxxxxxx. Geralmente, no h espaos em uma string AT. Se for inserido um espao, a maioria dos modems o ignorar. O "x" significa o nmero discado. Haver sete dgitos para uma ligao local e 11 dgitos para uma ligao de longa distncia. Um W indica que o modem aguardar por uma linha externa, se necessrio, para estabelecer um tom antes de prosseguir. s vezes, adicionado um T para significar uma discagem de tom, ou um P para significar uma discagem de pulso.

xistem vrias maneiras de se conectar Internet. Empresas de telecomunicaes privadas, telefone, cabo e satlite oferecem conexes com a Internet para empresas e uso residencial. Nos anos 90, a Internet era tipicamente usada para transferncia de dados. As velocidades de transmisso eram lentas comparadas s conexes de alta velocidade disponveis hoje. A maioria das conexes com a Internet eram modems analgicos que usavam o POTS (plain old telephone system, sistema telefnico comum) para enviar e receber dados. Recentemente, vrias empresas e usurios residenciais mudaram para conexes com a Internet de alta velocidade. A largura de banda adicional permite transmisso de voz e vdeo, bem como dados. Voc deve entender como os usurios se conectam Internet e as vantagens e desvantagens de diferentes tipos de conexo. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a:

Descrever as tecnologias telefnicas. Definir a comunicao da linha de energia. Definir banda larga. Definir VOIP.

Existem vrias solues de WAN disponveis para se conectar entre os sites ou Internet. Os servios de conexo WAN fornecem diferentes velocidades e nveis de servio. Antes de se comprometer com qualquer tipo de conexo com a Internet, pesquise todos os servios disponveis para determinar a melhor soluo para atender s necessidades do seu cliente. Telefone analgico Essa tecnologia usa linhas telefnicas de voz padro. Esse tipo de servio usa um modem para fazer uma ligao telefnica para outro modem em um local remoto, como um provedor. Existem duas grandes desvantagens de se usar a linha telefnica com um modem analgico. A primeira que a linha telefnica no pode ser usada para chamadas de voz enquanto o modem estiver em uso. A segunda a largura de banda limitada fornecida pelo servio telefnico analgico. A largura de banda mxima usando um modem analgico de 56 Kbps, mas, na realidade, normalmente bem inferior a isso. Um model analgico no uma boa soluo para as demandas de redes movimentadas. ISDN (Integrated Services Digital Network, rede digital de servios integrados) O prximo avano em servio de WAN ISDN. O ISDN um padro para enviar voz, vdeo e dados por cabos normais de telefone. A tecnologia ISDN usa os fios de telefone como um servio telefnico analgico. No entanto, o ISDN usa tecnologia digital para carregar os dados. Como ele usa tecnologia digital, o ISDN fornece uma tranasferncia de dados de maior velocidade e voz com maior qualidade do que o servio telefnico analgico tradicional. Estes so os trs servios oferecidos por conexes digitais ISDN: BRI (Basic Rate Interface, interface de taxa bsica), PRI (Primary Rate Interface, interface de taxa primria) e BISDN (Broadband ISDN, ISDN de banda larga). O ISDN usa dois tipos diferentes de canais de

comunicao. O canal "B" usado para carregar as informaes dados, voz ou vdeo e o canal "D" normalmente usado para controle e sinalizao, mas pode ser usado para dados. Clique nos nomes dos tipos de ISDN na Figura 1 para aprender mais. DSL (digital subscriber line, linha de assinante digital) DSL uma tecnologia contnua. Contnua significa que no h necessidade de discar a cada vez para se conectar Internet. O DSL usa as linhas telefnicas de cobre existentes para fornecer comunicao de dados digital de alta velocidade entre os usurios finais e as empresas telefnicas. Diferentemente do ISDN, onde as comunicaes de dados digitais substituem as comunicaes de voz analgica, o DSL compartilha o fio de telefone com os sinais analgicos. A empresa telefnica limita a largura de banda de voz analgica nas linhas. Esse limite permite que o DSL coloque os dados digitais no fio do telefone na parte no utilizada da largura de banda. Esse compartilhamento do fio de telefone permite que chamadas de voz sejam feitas enquanto o DSL est se conectando Internet. Existem duas consideraes principais a serem feitas ao selecionar o DSL. DSL possui limitaes de distncia. As linhas telefnicas usadas com o DSL foram projetadas para carregar informaes analgicas. Portanto, o comprimento no qual o sinal digital pode ser enviado limitado e no pode passar por nenhum tipo de multiplexador usado com linhas telefnicas analgicas. A outra considerao que as informaes de voz e os dados carregados pelo DSL devem ser separados no local onde o cliente est. Um dispositivo chamado derivador separa a conexo com os telefones e a conexo com os dispositivos da rede local. ADSL (asymmetric digital subscriber line, linha de assinante digital assimtrica) ADSL atualmente a tecnologia DSL mais comumente usada. O ADSL possui recursos de largura de banda diferentes em cada direo. Ele possui uma velocidade de downstream rpida normalmente 1,5 Mbps. Downstream o processo de transferir dados do servidor para o usurio final. Isso benfico aos usurios que esto baixando grandes quantidades de dados. A taxa de upload de alta velocidade do ADSL mais lenta. O ADSL no funciona bem quando hospeda um servidor da Web ou FTP, pois os dois envolvem atividades de Internet com upload intenso. Clique nos tipos de DSL na Figura 2 para aprender mais.

PLC (power line communication, comunicao da linha de energia) um mtodo de comunicao que usa fiaes de distribuio de energia (grade eltrica local) para enviar e receber dados. O PLC conhecido por outros nomes: PLN (Power Line Networking, rede de linha de energia) Comunicaes principais PLT (Power Line Telecoms, telecomunicaes de linha de energia)

Com o PLC, uma empresa de eltrica pode sobrepor um sinal analgico sobre a CA padro de 50 ou 60 Hz que viaja em linhas de energia. O sinal analgico pode carregar sinais de voz e dados. O PLC pode estar disponvel em reas onde outras conexes de alta velocidade no esto. O PLC mais rpido que um modem analgico e pode custar muito menos que outros tipos de conexo de alta velocidade. medida que a tecnologia se desenvolve, ele se tornar mais comum e sua velocidade poder aumentar. Voc pode usar o PLC em computadores de rede dentro da sua residncia em vez de instalar cabeamento de rede ou tecnologia sem fio. As conexes PLC podem ser usadas em qualquer lugar onde haja uma tomada eltrica. Voc pode controlar a iluminao e seus aparelhos usando o PLC sem instalar cabeamento de controle.

Banda larga uma tcnica usada para transmitir e receber vrios sinais usando vrias freqncias por um cabo. Por exemplo, o cabo usado para trazer a televiso a cabo at a sua casa pode carregar transmisses de rede de computadores ao mesmo tempo. Como os dois tipos de transmisso usam diferentes freqncias, elas no interferem uma na outra. A banda larga um mtodo de sinalizao que usa uma ampla variedade de freqncias que podem adicionalmente ser divididas em canais. Em rede, o termo banda larga descreve os mtodos de comunicao que transmitem dois ou mais sinais ao mesmo tempo. Enviar dois ou mais sinais simultaneamente aumenta a taxa de transmisso. Algumas conexes de rede e banda larga comuns incluem cabo, DSL, ISDN e satlite. Cabo Um modem a cabo conecta seu computador empresa de cabo usando o mesmo cabo coaxial que conecta sua televiso a cabo. Um modem a cabo exibido na Figura 1. Voc pode conectar seu computador diretamente no modem a cabo ou pode conectar um roteador, comutador, hub ou dispositivo de rede com vrias funes para que vrios computadores possam compartilhar a conexo com a Internet. DSL Com o DSL, os sinais de voz e dados so carregados em diferentes freqncias nos fios de cobre dos telefones. Um filtro usado para impedir que os sinais DSL interfiram nos sinais de telefone. Um filtro DSL exibido na Figura 2. Conecte o filtro a uma tomada telefnica e conecte o telefone ao filtro. O modem DSL no requer um filtro. O modem DSL no afetado pelas freqncias do telefone. Como um modem a cabo, um modem DSL pode se conectar diretamente ao seu computador ou pode ser conectado a um dispositivo de rede para compartilhar a conexo com a Internet com vrios computadores. ISDN ISDN outro exemplo de banda larga. O ISDN usa vrios canais e pode carregar tipos diferentes de servios; portanto, ele considerado um tipo de banda larga. O ISDN pode carregar voz, vdeo e dados. Satlite O satlite de banda larga uma alternativa para os clientes que no podem obter conexes a cabo ou DSL. Uma conexo via satlite no requer uma lilnha telefnica ou um cabo, mas usa uma antena parablica para comunicao bidirecional. As velocidades de download so normalmente at 500 Kbps; o upload est prximo de 56 Kbps. Leva tempo para o sinal da antena parablica ser retransmitido para seu ISP (Internet Service Provider, provedor de servios de Internet) pelo satlite que orbita a Terra. As pessoas que vivem em reas rurais muitas vezes usam banda larga por satlite porque elas precisam de uma conexo mais rpida do que a discada e nenhuma outra conexo de banda larga est disponvel.

VoIP (Voice over IP, voz sobre IP) um mtodo de fazer chamadas telefnicas pelas redes de dados e pela Internet. O VoIP converte os sinais analgicos de nossas vozes em informaes digitais transportadas em pacotes IP. O VoIP pode usar tambm uma rede IP existente para fornecer acesso a PSTN (public switched telephone network, rede de telefonia pblica comutada). Ao usar o VoIP, voc depende de uma conexo com a Internet. Isso pode ser uma desvantagem se a conexo com a Internet enfrentar uma interrupo no servio. Quando ocorrer uma interrupo no servio, o usurio no poder fazer chamadas telefnicas.

Existem tcnicas de manuteno preventiva comuns que devem ser executadas continuamente para uma rede funcionar adequadamente. Em uma organizao, se houver um computador apresentando defeitos, geralmente apenas um usurio ser afetado. Mas se a rede estiver apresentando problemas, vrios ou todos os usurios ficaro sem poder trabalhar. Um dos maiores problemas com os dispositivos de rede, especialmente na sala do servidor, o calor. Os dispositivos de rede, como computadores, hubs e comutadores, no funcionam bem quando superaquecidos. Muitas vezes, o calor excessivo gerado por poeira acumulada e filtros de ar sujos. Quando a poeira se acumula nos dispositivos de rede, ela impede o fluxo de ar fresco adequado e, s vezes, entope at mesmo as ventoinhas. importante manter as salas da rede limpas e trocar os filtros de ar com freqncia. Tambm uma boa idia ter filtros de substituio disponveis para uma manuteno rpida. A manuteno preventiva envolve verificar se os vrios componentes de uma rede esto desgastados. Verifique a condio dos cabos da rede porque eles so movidos, desconectados e chutados muitas vezes. Vrios problemas da rede podem ser devido a um cabo com defeito. Voc deve substituir qualquer cabo com fios expostos, mal tranado ou encurvado. Rotule seus cabos. Essa prtica economizar tempo da soluo de problemas mais tarde. Consulte diagramas de cabeamento e sempre siga as instrues de rotulao de cabo da sua empresa.

Os problemas de rede podem ser simples ou complexos. Para avaliar o grau de complexidade do seu problema, voc deve determinar quantos computadores da rede esto enfrentando o problema. Se houver um problema com um computador da rede, comece o processo de soluo do problema nesse computador. Se houver um problema com todos os computadores da rede, comece o processo de soluo do problema na sala da rede onde todos os computadores

esto conectados. Como tcnico, voc deve desenvolver um mtodo lgico e consistente para diagnosticar problemas de rede eliminando um problema de cada vez. Siga as etapas indicadas nesta seo para identificar, reparar e documentar com preciso o problema em questo. O processo de soluo de problemas ilustrado na Figura 1. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Revisar o processo de soluo de problemas. Identificar problemas e solues comuns em uma rede.

Os problemas de rede podem ser resultado de uma combinao de problemas de hardware, software e conectividade. Os tcnicos de computador devem estar aptos a analisar o problema e determinar a causa do erro para reparar o problema de rede. Este processo chamado de soluo de problemas. A primeira etapa no processo de soluo de problemas obter as informaes necessrias do cliente. As Figuras 1 e 2 listam as perguntas abertas e fechadas que devem ser feitas ao cliente. Durante a conversa com o cliente, verifique os problemas bvios. A Figura 3 lista alguns problemas de rede. Depois de verificar os problemas bvios, tente aplicar as solues rpidas. A Figura 4 lista algumas solues rpidas para redes. Se as solues rpidas no corrigirem o problema, hora de obter dados sobre o computador. A Figura 5 mostra as diferentes maneiras de obter informaes sobre o problema da rede.

Neste ponto, voc ter informaes suficientes para avaliar o problema, pesquisar e implementar as possveis solues. A Figura 6 mostra os recursos das possveis solues. Depois que o problema da rede for solucionado, encerre a questo com o cliente. A Figura 7 uma lista das tarefas obrigatrias para concluir esta etapa.

Os problemas de rede podem estar relacionados a hardware, software, problemas de conectividade ou alguma combinao desses trs itens. Alguns tipos de problemas de rede sero solucionados com mais freqncia que outros. A Figura 1 um grfico de problemas e solues comuns de rede.

Este captulo apresentou a voc os fundamentos de rede, os benefcios de possuir uma rede e as maneiras de se conectar computadores a uma rede. Os diferentes aspectos de solucionar problemas de rede foram discutidos com exemplos de como analisar e implementar solues simples. importante lembrar os seguintes conceitos deste captulo: Uma rede de computadores composta de dois ou mais computadores que compartilham dados e recursos. Uma LAN (Local Area Network, rede local) refere-se a um grupo de computadores interconectados que esto sob o mesmo controle administrativo. Uma WAN (Wide Area Network, rede de longa distncia) uma rede que conecta LANs em locais geograficamente separados. Em uma rede ponto-a-ponto, os dispositivos so conectados diretamente um ao outro. Uma rede ponto-a-ponto fcil de instalar e nenhum equipamento adicional ou administrador dedicado necessrio. Os usurios controlam seus prprios recursos e uma rede funciona melhor com um pequeno nmero de computadores. Uma rede cliente/servidor usa um sistema dedicado que funciona como o servidor. O servidor responde s solicitaes feitas pelos usurios ou clientes conectados rede. Uma LAN usa uma conexo direta de um computador a outro. adequada para uma rea pequena, como em uma casa, um prdio ou uma escola. Uma WAN usa linhas de comunicaes seriais, ponto-a-ponto ou ponto-a-multiponto para comunicar em distncias maiores. Uma WLAN usa tecnologia sem fio para conectar dispositivos. A topologia de rede define a maneira pela qual computadores, impressoras e outros dispositivos so conectados. A topologia fsica descreve o layout do fio e dos dispositivos, bem como os caminhos usados pelas transmisses de dados. A topologia lgica o caminho pelo qual os sinais viajam de um ponto a outro. As topologias incluem barramento, estrela, anel e malha. Os dispositivos de rede so usados para conectar computadores e perifricos para que eles possam se comunicar. Eles incluem hubs, pontes, comutadores, roteadores e dispositivos com vrias funes. O tipo de dispositivo implementado depende do tipo de rede. Os meios da rede podem ser definidos como o meio pelo qual os sinais, ou dados, so enviados de um computador a outro. Os sinais podem ser transmitidos por cabo ou sem fio. Os tipos de meios discutidos foram cabeamento coaxial, par tranado, fibra ptica e freqncias de rdio. A arquitetura Ethernet agora o tipo mais popular de arquitetura de LAN. A arquitetura se refere estrutura global de um computador ou sistema de comunicaes. Ela determina os recursos e as limitaes do sistema. A arquitetura Ethernet baseada no padro IEEE 802.3. O padro IEEE 802.3 especifica que uma rede implemente o mtodo de controle de acesso CSMA/CD. O modelo de referncia OSI uma estrutura padro da indstria usada para dividir as funes da rede em sete camadas distintas. Essas camadas incluem aplicativo, apresentao, sesso, transporte, rede, vnculo de dados e fsica. importante entender a finalidade de cada camada. O conjunto de protocolos TCP/IP tornou-se o padro dominante para a Internet. O TCP/IP representa um conjunto de padres pblicos que especificam como ser a troca dos pacotes de informaes entre os computadores de uma ou mais redes. Uma NIC um dispositivo que se conecta a uma placa-me e fornece portas para as conexes de cabo de rede. a interface do computador com a LAN. Um modem um dispositivo eletrnico usado para comunicaes de computador por meio de linhas telefnicas. Ele permite transferncia de dados entre um computador e outro. O modem converte dados orientados por bytes em fluxos de bits seriais. Todos os modems requerem software para controlar a sesso de comunicao. O conjunto de comandos que a maioria dos softwares de modem usa conhecido como o conjunto de comandos compatveis com Hayes. Os trs mtodos de transmisso para enviar sinais por canais de dados so simplex, half-duplex e full-duplex. A tecnologia de rede full-duplex aumenta o desempenho porque os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo. DSL, modem a cabo bidirecional e outras tecnologias de banda larga operam no modo full-duplex.

Os dispositivos de rede e os meios, como componentes do computador, devem ser mantidos. importante limpar os equipamentos regularmente e usar uma abordagem proativa para evitar problemas. Conserte ou substitua equipamentos quebrados para evitar paralisaes por manuteno. Ao solucionar problemas de rede, oua o que o cliente tem a dizer para formular perguntas abertas e fechadas que ajudaro a determinar onde comear a corrigir o problema. Verifique problemas bvios e tente aplicar solues rpidas antes de expandir o processo de soluo de problemas.

Potrebbero piacerti anche