Sei sulla pagina 1di 3

Discurso directo e Discurso Indirecto

Refere-se a discurso directo quando uma mensagem transmitida exactamente tal e qual como foi dito pela pessoa que a disse. Ex: Hoje, estou muito feliz aqui! utilizado o discurso indirecto quando algum conta o que outra pessoa disse com pequenas alteraes. Ex: O Joo disse que naquele dia estava muito feliz ali.

Alteraes:
1.Nos verbos 1.1 o tempo altera:

Presente passa para Pretrito Imperfeito

Eu jogo futebol - Discurso directo Ele disse que jogou futebol - Discurso indirecto

Pretrito Perfeito passa para Pretrito Mais-Que-Perfeito

Eu comprei umas chuteiras - Discurso directo Ele disse que comprara umas chuteiras/ Ele disse que tinha comprado umas chuteiras Discurso indirecto

Futuro passa para Condicional

Serei o melhor jogador - Discurso directo Ele disse que seria o melhor jogador - Discurso indirecto

Modo Imperativo passa para o Modo Conjuntivo

Corre com a bola! - Discurso directo Ele disse que corra com a bola. - Discurso indirecto

1.2 a pessoa gramatical muda:

Da 1 ou 2 pessoa passa para a 3a pessoa

Eu vou passear. - Discurso directo Ele disse que ia passear. - Discurso indirecto

2. Os determinantes ou pronomes mudam:

Da 1 ou 2 pessoa mudam para a 3 pessoa

Este jogo est a ser bom. - Discurso directo Ele disse que aquele jogo est a ser bom. - Discurso indirecto

3. Os advrbios mudam:

aqui muda para ali c muda para l agora muda para naquele momento ontem muda para no dia anterior hoje muda para naquele dia amanh muda para no dia seguinte

Formao de Palavras
Derivao
A partir de uma palavra original (que no se forma a partir de nenhuma outra) podemos formar novas palavras acrescentando afixos (prefixos e/ou sufixos). Por exemplo, a partir da palavra feliz, podemos formar as palavras infeliz, felizmente e infelizmente.

feliz palavra primitiva infeliz - in + feliz palavra derivada por prefixao (pelo prefixo in) felizmente feliz + mente palavra derivada por sufixao (pelo sufixo mente) infelizmente - in + feliz + mente palavra formada por prefixao e por sufixao (pelo prefixo in e pelo sufixomente)

Composio
Podemos ainda formar novas palavras a partir da juno de mais de uma palavra primitiva. Quando as palavras primitivas que compem a nova palavra esto separadas por um hifen so compostas por justaposio, enquanto que se no tiverem nada a separ-las so palavras compostas por aglutinao. Por exemplo:

camaleo - palavra composta por aglutinao (pelas palavras cama e leo) guarda-chuva - palavra composta por justaposio (pelas palavras guarda e chuva)

Sntese dos Processos de Formao


Derivao:

por prefixao por sufixao por prefixao e sufixao

Composio:

por aglutinao por justaposio

Famlia de Palavras
Ao conjunto de palavras que conseguimos formar a partir da mesma palavra primitiva (ver formao de palavras) chamamos de famlia de palavras. Por exemplo, vejamos algumas palavras da famlia de FLOR:

florzinha florista floresta enflorao florescer desflorestao

Relaes entre palavras


Relaes de sentido

Palavras sinnimas - palavras com o mesmo significado feliz/contente Palavras antnimas palavras com significado contrrio feliz/triste

Relaes de Som e Escrita



Palavras homfonas so palavras de significado diferente, com o mesmo som e escrita diferente ns (pronome)/noz (fruto) Palavras homgrafas so palavras de significado diferente, com a mesma escrita e som diferente - fbrica (nome)/fabrica (verbo) Palavras homnimas palavras de significado diferente, com o mesmo som e a mesma escrita rio (nome)/ rio (verbo)

Potrebbero piacerti anche