Sei sulla pagina 1di 17

Situao subjetiva relacional e expectativa de direito Por Eliane Barbosa de Souza Del Nero Situao jurdica - Relao jurdica

A finalidade da jurisdio disciplinar uma determinada situao jurdica, e o que justifica a jurisdio essa determinada situao jurdica e no uma relao jurdica.

Assim, a situao jurdica alternativa apresentada para superar o instituto bsico da relao jurdica, referncia do direito material, por definir esta o fenmeno da vinculao jurdica, como um todo, de forma incompleta. Foi, ento, proposta a alternativa da categoria de situao jurdica para substituir o conceito de relao jurdica, como vnculo entre sujeitos, por permitir o exame de poderes, faculdade e deveres na correlao da posio subjetiva com a norma, pois as questes tericas e prticas requeriam solues insuperveis para o conceito de relao jurdica, o qual sempre exigia, para a sua formao, um vnculo entre sujeitos, onde um tem o poder de exigir e o outro, necessariamente, o dever de se sujeitar ao poder do outro.

A noo moderna de situao jurdica de conceito genrico, capaz de compreender toda e qualquer situao da vida social regulada pelo direito, o que nem sempre configura relao jurdica em sentido estrito, mas algo que se pe no mundo dos fatos, isto , na O direito passou a ser visto como posio de ordem de concreo e no plano da eficcia. vantagem de um sujeito em relao a um A situao jurdica divide-se em duas bem, posio esta, fundada na existncia de uma situao jurdica e no de vontades modalidades: dominantes e subjugadas. Nessa situao 1) Situao jurdica uniposicional, inerentes jurdica onde se considera a posio subjetiva do sujeito em relao norma que a aos direitos absolutos, como os reais; disciplina. 2) Situao jurdica relacional, exclusivas dos A teoria da situao jurdica passou de um direitos relativos, como os de crditos. complexo de normas, evoluindo para uma situao constituda por fatos e atos A moderna situao jurdica ou situao de legalmente reconhecidos como idneos para a fato regulada pelo direito, compreende, toda e sua formao. qualquer situao de fato na qual incida norma de direito, adequando o homem, enquanto situados diante dos fatos, de atos A teoria da relao jurdica, individualista, de alcance limitado, alm de insuficiente para humanos exteriores e de coisas. responder s situaes jurdicas que no correspondiam a vnculos entre sujeitos, no A situao jurdica gnero, do qual a se aplica aos atos jurdicos que se projetam situao subjetiva relacional espcie, cuja fora das figuras criadas pela autonomia da caracterstica principal a intersubjetividade, vontade. onde existe relao jurdica direta entre sujeito ativo e sujeito passivo, e apenas relao jurdica indireta entre o sujeito ativo e Conclui-se, ento, que a noo de relao jurdica no mais atende s necessidades da o objeto. cincia jurdica, sendo necessrio alargar seu raio de alcance para disciplinar as situaes A lide que uma projeo da relao jurdica, jurdicas e, tambm, para os fatos revela um conflito privado de interesses, juridicamente relevantes que lhes do resultando sempre de uma relao jurdica surgimento, pois o objeto da atividade controvertida, o que faz com que quando o juiz jurisdicional deve ser mais amplo, dada a decide uma lide, decide tambm, uma relao limitao do conceito de relao jurdica e a jurdica que lhe subjacente. Toda relao maior abrangncia do conceito de situao jurdica produz lide. Porm, a situao jurdica, jurdica. por ser mais ampla e abrangente, nem sempre produz uma lide.

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 1/17

A relao jurdica est contida na situao jurdica, que categoria geral, por ser conceito mais abrangente. Constitui situao jurdica o fato de algum se ter obrigado a pagar determinada quantia, assim como, tambm, o de ter o estado de cnjuge, sendo que no primeiro caso, a situao jurdica consiste numa relao jurdica, diferentemente do segundo caso. Em sentido mais amplo, a situao jurdica gnero do qual a relao jurdica constitui uma das espcies. A diferena de especificao e caracterizao.

atos negociais. Neste caso, os interesses no so contrapostos, e embora o conflito esteja instalado, os interesses convergem para uma nica finalidade, qual seja, a de ver declarada a nulidade do matrimnio. Ambos no podem solucionar o conflito existente por vontade prpria e ato pessoal de cada um, satisfeitos voluntariamente, j que a lei retirou da esfera de disponibilidade das partes a soluo do problema, impondo que seja realizada atravs da atividade jurisdicional do Estado, isto , atravs do processo.

A situao jurdica, de conceito genrico, tem Conclui-se, que existem causas sem lide, na relao jurdica a espcie mais importante assim como, tambm, ao sem a presena do da sua categoria. ru, sujeito passivo no processo, hiptese j admitida por Pontes de Miranda. A situao jurdica o principal objeto da atividade declarativa do juiz, por isso o Teoria das conceito de relao jurdica, de conotao situaes jurdicas individualista e precrio alcance deve ser superado, posto haver situaes jurdicas sem qualquer lide a ser composta, onde se pretende apenas definir ou disciplinar uma determinada situao jurdica, como nos casos Essa teoria foi iniciada com Duguit, embora de demandas que versem sobre direitos remonte a Kohler, porm, foi melhor elaborada civilista francs Paul Roubier, indisponveis, onde mesmo sem a existncia pelo de qualquer conflito, se faz necessria a contrapondo-se teoria clssica, por ser interveno judicial, por ser determinao cientificamente mais rigorosa e melhor corresponder seu conceito realidade, em oriunda de norma de ordem pblica. detrimento da expresso direito subjetivo, que Convm ressaltar que lide apenas o conflito nela anteviu uma relao dos sujeitos de privado de interesses intersubjetivos, porm, direito para com os bens da vida em geral ou existem casos de exerccio jurisdicional sem em particular, sendo ela identificada, na qualquer lide a ser solucionada, como nos ordem processual, com o estado de mera casos de demandas declaratrias e expectativa de direito, que as partes detm, constitutivas, em que no h conflito de diante da incerteza da sentena definitiva. interesses entre os indivduos, como por exemplo, marido e mulher, que descobrem impedimento matrimonial por serem irmos. Eles podero pleitear a tutela jurisdicional A relao jurdica implica, necessariamente, a para que seja declarada a nulidade existncia de mais de uma pessoa (sendo mais matrimonial, por ser esta declarao interesse restrita), enquanto a situao jurdica pode ser de ambos os cnjuges, no devendo um deles unilateral e, tambm, oponvel a toda e esperar que o outro mova a ao de forma a qualquer pessoa (sendo mais ampla, abrange assumirem as posies de sujeito ativo e a primeira). passivo, quando ambos tm interesse na obteno do mesmo resultado. Como esta matria est submetida s normas de ordem pblica, aliada ao fato de ser matria de Situaes jurdicas so, assim, a soma das direito indisponvel, e ainda, em de situaes subjetivas e das objetivas, sendo o decorrncia da inexistncia de controvrsia ou complexo de direitos e deveres, de pretenso resistida de um em relao ao prerrogativas e de encargos criados em torno outro, cumpre alcanar o resultado pretendido de um fato ou de um estado ou de um ato, o atravs de prestao jurisdicional, por ser qual gera efeitos jurdicos. impossvel que o seja por atividade direta das partes, como o seria por resciso contratual ou
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 2/17

As normas surgem dos fatos sociais, e os fatos jurdicos surgem das normas. Fatos jurdicos em sentido amplo, so quaisquer acontecimentos atingidos pelo direito, tais como nascimento ou morte (eventos naturais), ou casamento e divrcio (aes humanas). Fatos jurdicos em sentido estrito, so apenas os fatos da natureza, ordinrios (aluvio), ou extraordinrios (avulso).

Os fatos jurdicos, que podem ser fatos, atos ou negcios, classificam-se em constitutivos, modificativos, extintivos, declarativos ou conservativos. constituindo sempre direitos e deveres, ou situaes e relaes jurdicas.

situaes jurdicas subjetivas relacionais), no se reduzem a elas, assim como, as situaes jurdicas objetivas, no correspondem exatamente, a situaes jurdicas legais. O fato de serem contratuais ou legais diz respeito, exclusivamente, ao modo de criao das situaes jurdicas, ao momento de sua formao, em que se pergunta, se so elas obra da vontade privada ou da lei, sendo que, quando se afirma serem subjetivas ou objetivas as situaes jurdicas, faz-se referncia ao contedo, ao objeto delas. Ento, conclui-se que existem situaes jurdicas subjetivas fundadas na lei, como o usufruto legal, ou que nascem de um ato de vontade, como o usufruto contratual ou testamentrio.

Identifica-se o surgimento de uma situao jurdica pela forma, que pode ser atravs de Os atos se dividem em lcitos e ilcitos. Os atos imposio legal ou pela vontade das partes, ou lcitos, por sua vez, se dividem em atos pelo seu contedo, que pode ser objetivo ou jurdicos stricto sensu (constituio de subjetivo. domiclio e reconhecimento de filiao), e negcios jurdicos, (contratos nominados ou inominados, bilaterais como a troca, ou Vale ressaltar que as situaes jurdicas unilaterais como a doao). objetivas tm os deveres jurdicos mais marcados do que os direitos subjetivos, pois elas existem em prol do bem da coletividade, As situaes jurdicas dividem-se em situaes do bem comum, sendo, tambm, benficas ao particular. subjetivas e situaes objetivas.

Alguns doutrinadores, dentre eles, Jos Afonso da Silva, utilizam a noo de situaes jurdicas subjetivas, como uma concepo mais ampla do conceito de direito subjetivo, abrangendo todos os interesses relevantes, juridicamente protegidos - simples interesses, expectativas de direito, interesses legtimos, direitos condicionados - alm dos prprios direitos subjetivos.

Para o mestre Paul Roubier as jurdicas objetivas se dividem em:

situaes

Para o mestre Paul Roubier as situaes jurdicas subjetivas, em que a vontade dos particulares (autonomia privada) desempenha papel central, tem os seus limites na lei, obra da vontade soberana (autonomia pblica), no tm o mesmo significado que situaes jurdicas contratuais (essas, sim, constituem

1) Situaes institucionais: pr-estabelecidas, atinentes ao regime de estado ou de capacidade das pessoas e organizao da famlia (casamento, filiao), alm das vrias existentes no direito pblico (organizao dos poderes pblicos), das quais derivam diretamente impostos pela ordem pblica, de forma geral e abstrata, do que direitos, e para o cumprimento dos quais o Direito concede uma ao judicial com a finalidade de modificar o estado legal das pessoas via contenciosa, para estabelecer novas situaes jurdicas ou corrigir lacunas ou imperfeies nas situaes j estabelecidas. Estes estados
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 3/17

de fatos so todos criados por lei, visando o bem comum no podendo garantir direito subjetivo, porm, garante o direito individual Elementos estruturais na relao jurdica: daquele enfocado pela lei isoladamente, como por exemplo, a incapacidade civil. sujeitos, objetos e vnculo jurdico 2) Situaes reacionais: no existem em um estado de situao pr-constituda, mas aparecem pelo litgio (contencioso), retificando, mediante ao judicial, fatos irregulares, e deles tirando conseqncias (aes de perdas e danos e de responsabilidade civil).

Na situao jurdica subjetiva relacional se estabelece uma relao intersubjetiva, direta e concreta, entre sujeitos que assumem, internamente, posies jurdicas contrapostas, direcionadas a uma mesma finalidade: a entrega do objeto ao sujeito legitimado, pois o sujeito ativo tem direito ao objeto, e o sujeito passivo tem a obrigao de prest-lo.

As situaes que envolvem no mnimo dois sujeitos, diversamente posicionado, isto , postos em confronto, diante do objeto, so denominadas situaes relacionais. Quando as normas jurdicas incidem sobre estas situaes, qualificam os sujeitos e delimitam o objeto, alm de estabelecer, entre os sujeitos contrapostos, um vnculo individual direto e concreto (relao jurdica em sentido prprio ou restrito), pelo qual um deles (sujeito passivo) tem o dever de prestar ao outro (sujeito ativo) o objeto a que este tem direito. Ento cumpre ao sujeito passivo realizar, em favor do sujeito ativo a obrigao definida pela norma.

Assim, a relao jurdica, na doutrina, se refere, especificamente, a essa relao jurdica relacional intersubjetiva, individual, direta e concreta, e concebida como vnculo individual, direto e concreto, entre pessoas, tambm denominada de relao jurdica em sentido prprio ou restrito. , neste caso, relao entre sujeitos, posicionado pelas normas perante objetos, como efeito de sua incidncia sobre fatos.

So elementos da situao jurdica subjetiva relacional apenas os sujeitos ativo e passivo E ainda, outros doutrinadores utilizam a (pessoas naturais ou jurdicas), o objeto (bens expresso relao jurdica em sentido amplo, corpreos ou incorpreos) e o vnculo jurdico para denotar situaes jurdicas existentes no ( relao de direito: pblico ou privado). interior de um ordenamento jurdico, (status de pessoas, situaes jurdicas uniposicionais, qualificao de coisas, direitos/deveres, poderes/sujeies), tudo o que no comporta o Vale ressaltar que o fato precede a relao conceito restrito de direitos subjetivos e jurdica, sendo seu pressuposto ou fato deveres subjetivos, reservando a relao gerador, e assim como a norma, so fatores jurdica em sentido estrito, para situaes nas externos relao jurdica, no integrando a quais encontra-se a contraposio direitos estrutura da situao jurdica. subjetivos/obrigaes, esta em senso lato. No uso de relao jurdica em sentido amplo, todas essas posies de sujeitos e todas as modalidades de se vincularem, se incluem na O fato jurdico qualificado pela norma fonte noo de situao jurdica como categoria de onde surge a obrigao, a qual nunca geral, de que a relao jurdica em sentido provm diretamente da norma, mas de sua estrito uma das espcies mais comum: a de incidncia em situao de fato. situao relacional.

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 4/17

A situao jurdica subjetiva relacional requer duplicidade de sujeitos, ativo e passivo, alm de objeto e vnculo jurdico. Ento, conclui-se que as obrigaes so dotadas de pretenso e ao, isto quer dizer, que podem ser exigidas (direito material) e acionadas (direito processual). Sujeito ativo da relao obrigacional

O sujeito ativo ou credor, h de ser necessariamente pessoa: uma ou vrias, naturais ou jurdicas (mesmo as irregulares ou de fato), situadas conjunta ou solidariamente, na mesma posio ativa, podendo ser capaz ou incapaz, representado ou assistido por pai, me, tutor, nos casos de incapacidade absoluta, ou curador, se incapacidade relativa.

O sujeito passivo obrigacional

da

situao

relacional

O devedor, sujeito passivo da relao obrigacional, tem que ser pessoa: uma ou vrias, naturais ou jurdicas, irregulares ou de fato, posicionadas conjunta ou solidariamente, podendo ser capaz ou incapaz, legalmente representada ou assistida, devendo ser determinado ou determinvel, sendo, assim, atribudo ao credor, sujeito ativo, um direito varivel. pessoal, relativo, patrimonial e transitrio, cujo objeto uma prestao positiva ou negativa, exigvel somente do devedor, sujeito passivo da relao, ao arbtrio exclusivo do A incapacidade delitual (diferente da credor, satisfao do interesse a que est negocial), insuprvel por representao, pois submetida a prpria existncia do vnculo a obrigao tambm decorre do delito. obrigacional.

O sujeito passivo da relao obrigacional tem a obrigao especfica de prestar, de adotar determinado comportamento perante o sujeito ativo da mesma relao. O devedor obrigado a satisfazer uma prestao de interesse do credor, que pode pretend-la e exigi-la, se no for expontaneamente cumprida, inclusive mediante ao judicial (CPC, art. 566), dirigida contra o obrigado (CPC, art. 568), cuja condenao incide sobre o patrimnio deste O credor ao exigir o adimplemento da (CPC, art. 591). prestao a que tem direito, exerce a pretenso inerente ao direito de crdito, assim como aos direitos subjetivos em geral. Em caso de inadimplemento, a sano recai sobre os bens do devedor, que responde por seus dbitos, responsabilidade esta, A pretenso, derivada da facultas agendi, exclusivamente, patrimonial. poder, faculdade autnoma, diversa do direito subjetivo, que lhe antecedente e do direito de ao que lhe subseqente, sendo, assim, o meio termo entre os dois extremos: o direito Ressalte-se que ativo no somente o credor, subjetivo, antecedente, e o direito de ao, quando resguarda sua posio de ter, mas conseqente. tambm, o devedor, quando resguarda sua condio de dever, pois ambos, o credor e o A ao ou omisso do devedor obrigatria, em princpio, e a do credor livre, tanto para a pretenso, que pode ser exercida dentro da situao, como ao externo dela, para o exerccio da ao judiciria, nos casos de inadimplncia.
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 5/17

devedor tm poderes, excees e aes, podendo o devedor utiliz-los para preservar o vnculo, mesmo contra a vontade do credor, ou ainda, livrar-se dos efeitos da mora, ou liberar-se da dvida pela consignao. Possui o credor, tambm, dever bilateral, concluindo-se que possuem ambos, credor e devedor, direitos, e deveres bilaterais, prprio das relaes obrigacionais, com a finalidade de impedir que uma parte cause dano outra, incluindo-se os deveres jurdicos, de indicar, informar ou comunicar algo, cuja omisso resulte dano outra parte.

As obrigaes de dar, visando transmisso do domnio tm por objeto o ato de que depende a transferncia, isto , a tradio para os mveis e a inscrio para os imveis, sendo o contrato, ttulo aquisitivo, e os modos: a tradio e a inscrio.

Como todo objeto jurdico, a prestao dever ser lcita e possvel (fsica e juridicamente), determinada ou determinvel.

Nas obrigaes complexas, com prestaes e contraprestaes, os sujeitos so, a um s tempo, credor e devedor, como por exemplo, na compra e venda, onde o comprador credor da coisa e devedor do preo, e o vendedor credor do preo e devedor da coisa, podendo tanto um como o outro se utilizar da clusula resolutiva tcita, ou da exceptio non adimpleti contractus, nos contratos bilaterias ou sinalagmticos.

Objeto da situao relacional obrigacional

Uma das caractersticas da prestao o valor econmico aprecivel em dinheiro, modernamente acrescida com o reconhecimento de interesse no econmico do credor, cujo principal objetivo a reparao do dano moral. Dessa forma, conclui-se que o interesse do credor pode no ser nico e exclusivamente econmico, mesmo que a prestao seja, necessariamente, patrimonial. Ento, o interesse do credor internamente direcionado pela vontade, que prpria da pessoa. O direito deriva externamente da norma, sendo atribudo ao sujeito, por isso diz-se subjetivo, dependendo de posio exterior, a que a pessoa assume como sujeito ativo, numa situao jurdica concreta, em relao ao objeto determinado.

O objeto, perante o qual a norma posiciona os sujeitos, nas situaes jurdicas subjetivas relacionais obrigacionais, sempre uma O dever de prestar vem antes da prestao do devedor (ao ou omisso), em executabilidade, alm de ser independente, benefcio do credor. razo pela qual no essencial obrigao, o poder ser objeto da execuo pelos meios vulgares, assim, conclui-se que, se a prestao lcita (mesmo sem valorao econmica), A prestao caracteriza a obrigao, no se pode dizer que no h obrigao, e tipificando-as em obrigaes positivas (dar ou qualquer interesse pode ser protegido, desde fazer) e negativas (no fazer) que compreende que lcito. Todo interesse protegvel pode ser objeto de prestao. a generalidade das obrigaes.

O objeto imediato da obrigao a prestao (ao ou omisso) e seu objeto mediato coisa ou fato, objeto da prestao (bem ou servio a ser prestado).

Ressalte-se, ainda, que o interesse do credor est desvinculado da conotao econmica da obrigao, diferentemente do direito de crdito, que prprio da relao obrigacional.

Vnculo jurdico nas situaes relacionais


/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 6/17

As situaes jurdicas, conforme visto, Os direitos subjetivos: anteriormente, podem ser, segundo a doutrina moderna: reais e pessoais, absolutos e relativos 1) Situaes uniposicionais tm como elementos estruturais um nico sujeito e o objeto que atribudo ao sujeito diretamente Direito subjetivo a faculdade de agir, pela norma. derivada de uma norma, que, ao incidir sobre um fato, posiciona o sujeito diante do objeto, atribuindo-lhe, em algumas situaes jurdicas, poderes e faculdades (munido de pretenso), 2) Situaes relacionais tm como elementos que consubstanciam o direito subjetivo. estruturais a duplicidade de sujeitos (ativo e passivo) e o iuris vinculum (terceiro elemento) a relao jurdica entre eles estabelecida pela norma, conforme sua posio diante do A noo moderna de situao jurdica foi objeto. ampliada para englobar o atual conceito de direito subjetivo, que tambm, situado no plano da eficcia, como resultado da incidncia da norma e no de manifestao de A relao intersubjetiva, individual, direta e vontade das partes, assim, diz-se que a noo concreta, que nas situaes jurdicas moderna de situao jurdica engloba o atual subjetivas relacionais vincula duas ou mais conceito de direito subjetivo. pessoas, pela norma em face do objeto, o elemento definidor e delimitador da posio de cada um dos sujeitos diante daquele mesmo objeto, ou seja, a de sujeito ativo, a A situao jurdica pode ser, conforme quem o objeto deve ser atribudo, e a de anteriormente visto, uniposicional ou sujeito passivo, a quem imposta a obrigao. relacional, conforme atribuio do objeto ao sujeito, por disposio legal.

O vnculo jurdico nas situaes jurdicas obrigacionais, que so caracteristicamente O direito relativo, individual e correlato ao relacionais, a prpria relao obrigacional dever especfico de outrem, podendo ser em estabelecida entre credor e devedor e resulta face deste exercitado. da posio subordinada do devedor e da posio proeminente do credor. O direito absoluto, real e corresponde ao dever geral de absteno e respeito.

A relao jurdica que estabelece a posio de poder de uma pessoa e a correspectiva posio de dever de outra, na situao jurdica obrigacional, vnculo que abrange o poder conferido ao credor de exigir a prestao e o respectivo dever de prestar imposto ao devedor, sob pena de execuo compulsria, que incidir apenas sobre o patrimnio do devedor, sendo, assim, vnculo pessoal e coercitivo.

Como o objeto do direito subjetivo em sentido amplo so coisas e servios, pode-se dizer que nas situaes jurdicas concretas so os bens e as prestaes.

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 7/17

A distino estabelecida pela doutrina entre direitos reais (absolutos) e pessoais (relativos), sendo estes ltimos, na maioria obrigacionais, est na diferena de cunho econmico, entre coisas, que independe da interveno de terceiros, e servios, que so prestados por terceiros.

respectiva prestao, interesse do credor.

para

satisfazer

Direitos obrigacionais:

As situaes jurdicas subjetivas obrigacionais so essencialmente relacionais, onde a obrigao ou dbito consiste num determinado comportamento omissivo ou comissivo do devedor, a cuja realizao se dirige a pretenso do credor, sob pena de execuo forada, direta ou indireta, especfica ou indenizatria, o que configura um dever jurdico de prestar, denominado obrigao.

Pessoais e relativos, patrimoniais e transitrios A teoria das situaes jurdicas tem relevncia maior, no no direito subjetivo, mas no modo de aplicao da lei, impondo como regra o efeito imediato das leis sobre situaes jurdicas, onde a lei nova respeita os efeitos jurdicos anteriormente produzidos, governando, porm, o futuro, contando do dia de sua entrada em vigor, aplicando-se a todos os efeitos futuros das situaes jurdicas concretas, em curso ou a serem criadas. A lei antiga e a lei nova tem a separao de seus domnios estabelecidos pela data de entrada em vigor das referidas leis, passando a lei nova a reger todas as situaes jurdicas futuras e em curso. O problema maior ocorre para solucionar os conflitos de leis quando h situaes jurdicas em curso.

A situao jurdica obrigacional, constitui direito pessoal, na qual o sujeito ativo tem pretenso a determinado comportamento do sujeito passivo, sendo seu objeto uma prestao (no um bem) de dar alguma coisa, fazer algo, ou no faz-lo.

Os direitos de crdito so relativos, por terem sua eficcia particular, restrita a determinadas pessoas - sujeito passivo - que devem prestar ao sujeito ativo, caracterstica da situao jurdica relacional.

Outros direitos pessoais, de personalidade ou personalssimos, so absolutos e tm eficcia universal, com dever genrico de respeito e As situaes jurdicas se desenvolvem sempre absteno imposto a toda e qualquer pessoa, em dois perodos diferentes, que so: diferindo, dos direitos pessoais obrigacionais, que so relacionais. Os direitos de crdito, pessoais, relativos e patrimoniais, so suscetveis de avaliao econmica, assim como a maioria dos direitos reais (exceo: direito de uso e habitao) e alguns raros de famlia, que se caracterizam pela transmissibilidade que indispensvel dinmica da relao creditcia. A maior parte dos direitos de famlia e os personalssimos so extrapatrimoniais e indisponveis, no podendo ser transacionados entre particulares, a qualquer ttulo, oneroso ou gratuito. 1) a situao jurdica est em vias de criao ou extino, que denominada dinmica jurdica, onde ocorrem atos ou fatos que podem validamente gerar ou extinguir direitos. Assim, a lei nova a prpria dinmica jurdica, aplicando-se imediatamente, porm, dever respeitar as situaes jurdicas constitudas e/ou extintas, pela produo total de seus efeitos, por nulidade ou por anulao.

2) os efeitos da situao jurdica esto em Os direitos obrigacionais so transitrios e se curso, sendo denominada de esttica jurdica, extinguem com o exato cumprimento da sua quando a situao jurdica concreta produz seus efeitos, conforme suas prprias regras,
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 8/17

sendo ela prpria, uma lei relativa a fixao de seus efeitos. A lei nova rege os efeitos jurdicos produzidos aps sua entrada em vigor, conforme o princpio do efeito imediato da lei nova, sem incorrer em retroatividade, mas modificando ou suprimindo a prpria situao jurdica no seu contedo.

A situao jurdica surge de forma legal ou voluntria e seu contedo pode ser subjetivo ou objetivo.

Situaes jurdicas so a soma das situaes subjetivas e objetivas, isto , o complexo de direitos e deveres, de prerrogativas e de encargos criados de um fato, de um estado ou, Como a realidade social se encontra em ainda, de ato, cuja conseqncia a gerao constante mutao, o ordenamento jurdico de efeitos jurdicos. deve sempre estar em conformidade com essa realidade social, devendo as leis mudar para acompanhar as necessidades daquela sociedade, naquele perodo. Embora as leis situao jurdica objetiva e os direitos e sejam editadas sem durao pr- interesses difusos e coletivos determinadas, so constantemente alteradas, e permanentemente publicadas e renovadas. As situaes jurdicas objetivas tm os deveres jurdicos mais marcados do que os direitos subjetivos, existindo em prol do bem, no individual, como nas situaes jurdicas subjetivas, mas da coletividade, do bem comum, se revelando mais benficas sociedade como um todo, sem contudo, deixar de contemplar o particular, que ao final, tambm, sair beneficiado.

Enquanto os efeitos de uma determinada situao jurdica estiver em curso, vale como regra geral, que ela poder ser suprimida se a realidade social assim o exigir. Dessa forma, conclui-se que so de incidncia imediata as leis que modifiquem o estado da pessoa (sua idade, capacidade), que regulem o direito de famlia (casamento, divrcio, filiao, ptrio poder, penso alimentcia, guarda de filhos), o direito de propriedade, com os direitos de vizinhana, que lhe so acessrios. Ento, lei que permite o divrcio, atua imediatamente sobre os casamentos existentes, assim, como tambm, sobre os processos de separao em curso.

As situaes jurdicas objetivas podem ser de forma geral e abstrata impostas pela ordem pblica, diretamente criadas pela lei em prol do bem comum da coletividade, e ainda, poder-se-ia dizer, da humanidade, em sentido amplssimo, no deixando de tambm, beneficiar o indivduo isoladamente enfocado pela lei, como nos casos de incapacidade civil Aplicabilidade da teoria da situao jurdica (situaes jurdicas subjetivas institucionais). para o direito difusos e coletivos As situaes jurdicas objetivas podem, tambm, aparecer pelo litgio, pelo contencioso, retificando fatos irregulares, mediante ao judicial. A noo moderna de situao jurdica, isto , situao de fato regulada pelo direito, compreende um conceito genrico capaz de abarcar toda e qualquer situao da vida Assim, as situaes jurdicas objetivas social regulada pelo direito, a qual por ser abrangem as situaes jurdicas decorrentes mais ampla que o conceito de relao jurdica, de atos e fatos jurdicos referentes aos direitos capaz de abranger as mais diversas e interesses difusos e coletivos strictu senso, situaes jurdicas que ocorrem no tocante regulando-os na ordem da concreo e no defesa dos direitos difusos e coletivos. plano da eficcia.

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 9/17

Neste plano, o direito deixou de ser visto como uma posio de vantagem de um sujeito em relao a um bem, posio esta, ultrapassada, pois privilegia apenas o indivduo isoladamente considerado, passando a considerar a coletividade e a sociedade como merecedora de maior respeito, privilegiando-a com as normas de ordem pblica e de relevncia social, voltadas para a realizao do bem comum, de alcance coletivo, pblico e de interesse social.

sentido prprio ou restrito, a espcie mais importante do gnero situao jurdica, cuja caracterstica principal a intersubjetividade, onde existe relao jurdica direta entre sujeito ativo e sujeito passivo, e apenas relao jurdica indireta entre sujeito ativo e o objeto.

Neste campo, individualista, vigora a vontade dos particulares (autonomia privada), que tem seus limites fixados na lei, obra da vontade soberana (autonomia pblica).

Ressalte-se que essa realizao do bem comum a concreo do ideal de justia social, que se cumpre num Estado Democrtico de Direito quando respeitados os princpios fundamentais da segurana jurdica, da certeza jurdica, da irretroatividade das leis, do direito adquirido e do efeito imediato das leis. Para a efetivao da justia social, esses direitos devem ser compatibilizados, sendo necessria a aplicabilidade do princpio da proporcionalidade pelo Poder Pblico.

Essa relao direta e concreta, entre sujeitos que assumem posies contrapostas em seu interior, vinculadas a uma mesma finalidade, qual seja, de outorgar o objeto ao sujeito legitimado, onde o sujeito ativo tem o direito ao objeto e o sujeito passivo tem a obrigao de prest-lo. Esse vnculo tambm direto, concreto e individual, entre sujeitos, posicionados pela norma perante objetos, como efeito de sua incidncia sobre fatos.

Ademais, em caso de obscuridade da lei, o legislador deve privilegiar o direito adquirido, porm, se matria de ordem pblica, o intrprete deve privilegiar os interesses da coletividade, apenas em casos extremos, que no causem insegurana social, mas que tragam benefcios de cunho coletivo, como ocorre neste caso de interesses e direitos difusos e coletivos, o que faz com que o Direito acompanhe a evoluo inexorvel da sociedade. Ressalte-se, ainda, que no deve ser tratado como regra, mas, apenas, como excees em casos excepcionalssimos, privilegiando a Justia e a pacificao social que a finalidade maior do Direito.

Os direitos e interesses individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum, esto contidos nas situaes relacionais, sendo que nestes casos, apesar de situados no plano dos direitos individuais, so tutelados pelas normas de ordem pblica e interesse social, pois assim, exigiu o legislador, pela relevncia social do bem jurdico, concedendo a tutela a ttulo coletivo aos direitos ou interesses individuais homogneos. O Cdigo de Defesa do Consumidor foi o responsvel pela defesa coletiva em juzo desses direitos e interesses individuais homogneos.

situao jurdica subjetiva relacional e Trata-se de direitos individuais e de objeto divisvel, e origem decorrente de uma mesma causa, cuja caracterstica de ser direito direitos e interesses individuais homogneos coletivo foi atribuda por conta da tutela coletiva, qual estes direitos podem ser submetidos. Essa individualizao do direito e divisibilidade do objeto ocorre, porm, apenas A situao jurdica subjetiva relacional, quando da liqidao e execuo da sentena tambm denominada de relao jurdica em referente aos interesses e direitos individuais
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 10/17

homogneos, que poder ser promovida pela EXPECTATIVA DE DIREITO vtima e seus sucessores, o que demonstra o carter individual das ofensas experimentadas, e assim, a possibilidade de diviso do objeto da relao conflituosa. Configura-se a expectativa de direito por uma seqncia de elementos constitutivos, cuja aquisio faz-se gradativamente; o direto est em formao constituindo-se quando o ltimo Essas aes coletivas, para a defesa de elemento ocorre. diverso do fato jurdico que interesses individuais homogneos, objetivam provoca imediatamente a aquisio de um a reparao, atravs de processos coletivos, direito. dos danos pessoalmente sofridos pelos consumidores, sendo a sentena, quando condenatria, genrica, apenas fixando a responsabilidade do ru pelos danos causados. Ocorre expectativa de direito quando no se Esse tipo de ao coletiva tutela os direitos ou realizaram todos os requisitos necessrios ao interesses acidentalmente coletivos, que seu advento, porm, sendo possvel a sua podem merecer, como continuam merecendo, aquisio futura. proteo individual e pulverizada.

Caracteriza uma situao jurdica preliminar, Os requisitos para o tratamento coletivo dos quando houver fatos adequados para sua direitos individuais so a homogeneidade e a aquisio, dependentes de outros fatos, ainda origem comum. por ocorrer, tendo o interessado expectativa em alcanar o direito em formao, o qual poder ou no se realizar. Ex.: ter direito ao benefcio de aposentadoria, somente quem Os interesses individuais homogneos so possuir todos os requisitos necessrios, uma subespcie de interesses coletivos, isto , simultaneamente. Faltando qualquer dos so coletivos apenas na forma em que so requisitos, o titular possuir apenas tutelados, porm, sendo individuais na sua expectativa de direito. essncia.

Ainda, assim, so tambm tutelados os direitos individuais homogneos por normas de ordem pblica e interesse social, que se impem contra a vontade do partcipe nas situaes relacionais, podendo o magistrado, no caso concreto, aplicar-lhes as regras ex officio, ou seja, independentemente de requerimento ou protesto das partes, como forma de construir uma sociedade livre, justa e solidria e de promover o bem comum da sociedade, fundado no princpio da garantia da dignidade da pessoa humana, obedecendo s normas institudas pela nossa Carta Magna, em defesa dos vulnerveis e hipossuficientes, que se encontravam carentes de normas protetivas, advindas com a Lei da Ao Civil Pblica e o Cdigo de Defesa do Consumidor.

Diferentemente do adquirido, pelos tradicional, aquele direito no titular

sujeito que possui direito parmetros do direito que tem expectativas de do direito em formao.

Na viso tradicional, a legtima expectativa no constitui direito. A conservao automtica, e apenas se d aps se completarem todos os elementos necessrios ao nascimento da situao jurdica definitiva.

Expectativa de direito algo que antecede aquisio do direito; no pode ser posterior a esta.

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 11/17

A aquisio do direito coisa diversa de seu uso ou exerccio, os quais no devem ser confundidos, pois no convm ao interesse pblico que o sejam. Quem tem direito no obrigado a exercit-lo, s o faz quando quiser, pois a aquisio do direito no pressupe seu exerccio. Essa possibilidade de exercitar o direito subjetivo, foi adquirida na supervenincia da lei velha, tornando-se direito adquirido quando a lei nova alterar as bases normativas, sob as quais foi constitudo. Assim, o titular de um direito ainda no exercido, quando da entrada em vigor de lei nova, no fica prejudicado no direito que j lhe pertence.

Os direitos subjetivos, e os deveres jurdicos, encontram-se sempre no domnio dos efeitos das situaes jurdicas. J a liberdade e a faculdade jurdicas pertencem ao momento de sua criao. Assim, quando se est no exerccio de direito, est-se no domnio dos efeitos das situaes jurdicas, neles no se enquadrando as prerrogativas das faculdades e liberdades jurdicas, as quais so denominadas de meras expectativas de direito. As liberdades e faculdades jurdicas requerem para sua perfeio como direitos subjetivos um fato aquisitivo especfico (situaes jurdicas subjetivas contratuais, dependentes de ato jurdico) ou um requisito legal (situaes jurdicas subjetivas legais).

Direito adquirido uma situao de imutabilidade que garante o titular contra modificao legislativa posterior, sendo necessrio que o direito no tenha sido exercido, pois se foi gozado por seu titular, verifica-se, na hiptese, uma relao jurdica consumada.

Vale ressaltar que a liberdade a fonte comum de todos os direitos. E os direitos so a forma de conferir maior segurana aos seus titulares. O direito definido e nominado pela lei que o criou, sendo sempre positivado. A liberdade sendo prerrogativa discricionria, pode ser exercida em todas as direes, no Para que a norma incida, necessrio que o possui objetivo determinado, sendo positiva ou suporte ftico tenha se completado, e negativa. presente todos os seus elementos. Se faltar qualquer desses elementos estamos diante de uma expectativa de direitos, uma mera possibilidade ou esperana de adquirir um O direito subjetivo a possibilidade de ser direito por estar na dependncia de um exercido o que as normas de direito atribuem requisito legal ou de um fato aquisitivo a algum como prprio, ou seja, um direito especfico, dependendo de acontecimento garantido por normas jurdicas, exercitvel futuro para se constituir em direito. conforme a vontade de seu titular. Caso esse titular no exera seu direito subjetivo e sobrevier lei nova, esse direito transforma-se em direito adquirido, por ser um direito exercitvel, podendo ser exigido de acordo expectativa de direito e direito adquirido com a vontade do seu titular, o qual j se encontrava inserido ao seu patrimnio, podendo ser utilizado vontade de seu titular. A expresso expectativa de direito est sempre relacionada com a expresso direito adquirido. Os direitos subjetivos para serem criados, devem se sujeitar s condies de existncias determinadas em lei. A diferena entre a expectativa de direito e o direito adquirido est na existncia de fato aquisitivo especfico j configurado por Se antes da entrada em vigor de lei nova o completo no direito adquirido. direito no se configurava em direito
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 12/17

subjetivo, mas apenas expectativa de direito, este no se transformar em direito adquirido sob o regime da lei nova, por no se aplicar a situao objetiva constituda sob a vigncia da lei anterior.

faltar algum requisito para o direito se completar, sendo simples aspirao ou esperana o que no significa direito adquirido.

Com relao liberdade jurdica, ela no sofre determinaes legais na forma de sua criao, incondicionada, pois simplesmente existe, sendo uma prerrogativa, limitada pela lei, mas no definida e tampouco causada. o direito de fazer tudo o que no proibido por lei, abrindo ao seu beneficirio, um acesso incondicionado s situaes jurdicas.

Se a prerrogativa de direito prescreve que, se a prerrogativa jurdica existente antes da lei nova no era direito subjetivo, o nico capaz de tornar-se adquirido se leis novas vierem alterar as bases normativas sob as quais foi construdo, mas de interesse jurdico simples, mera expectativa de direito ou mesmo interesse legtimo.

Faculdade jurdica a simples capacidade, no exercitada, de praticar atos jurdicos e, enquanto no for exercida, mediante fato aquisitivo de direito, no h direito adquirido nem direito subjetivo.

Expectativa de direito a esperana de um direito que, pela ordem material das coisas, e de acordo com uma legislao existente, entrar, provavelmente, para o patrimnio de um indivduo quando se realize um acontecimento previsto.

A situao jurdica que se encontrava em processo de formao, em estado de expectativa de direito, recebe a incidncia de lei nova, modificando-a ou extinguindo-a. A rigidez do efeito imediato das leis sobre todas as situaes que configuram expectativa de direito deveria ser quebrada em prol da ratio legis que motiva os quatro princpios fundamentais do Estado Democrtico de Direito: 1) da retroatividade das leis; 2) da certeza jurdica; 3) da segurana jurdica e 4) do direito adquirido.

Difere a expectativa de direito do direito adquirido por no se ter realizado ainda, o acontecimento previsto que se configurar como fato aquisitivo de direito. a prpria esperana de adquirir um direito especfico, j tendo o sujeito demonstrado seu interesse em obt-lo, j iniciou o processo de sua aquisio, mas ela ainda no est perfeita, no sendo direito adquirido ainda.

H expectativa de direito na fase de criao da situao jurdica, quando o sujeito j iniciou a formao da situao jurdica, utilizando seu direito de agir, fornecida pela liberdade jurdica incondicional, ou de uma das faculdades jurdicas que a ordem jurdica lhe oferece, ou ainda, quando os fatos aquisitivos no se verificaram por inteiro, isto , quando

Quando uma situao jurdica subjetiva tem sua formao iniciada, independente de ser contratual ou legal, devido ao seu carter vantajoso, levanta no sujeito expectativas e esperanas de v-la concretizada, que podem assumir relevncia e repercusso sociais tal que sua desconsiderao, poderia conduzir a uma prejudicial instabilidade jurdico-social, a qual demanda a formulao de normas de transio, concedendo prazo para os titulares destes direitos se conformarem com a nova lei, ou estipulando efeitos diferenciados da nova lei aos titulares atingidos, atravs de tratamento distinto, conforme a situao jurdica em que se encontravam quando da sua entrada em vigor. Como exemplo, temos a EC n. 20 que modificou o sistema de previdncia social e estipulou normas de transio, como a do artigo 8., que assegurou o direito aposentadoria voluntria dos servios pblicos, prevendo critrios diferenciados para eles, em virtude do tempo

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 13/17

de servio j cumprido, quando de sua entrada vigncia da lei anterior, teria direito adquirido; em vigor. mas, quando requereu, essa lei j no vigorava e, assim, tinha apenas expectativa de direito. Essas normas de transio so necessrias para a estabilidade das relaes jurdicosociais, em funo de ter o indivduo agido conforme as normas vigentes, confiando na auferio de seus direitos em caso de lei nova alterar a situao jurdica que lhes deram causa, e tambm, para que os indivduos que possuam uma expectativa de direito sejam diferentemente tratados, e cuja quebra poderia representar oneroso transtorno social. Essas normas de transio somente ocorrem no caso de lei nova, de esttica jurdica (lei que suprime a prpria situao jurdica lei de dinmica jurdica), incidindo de pronto sobre os efeitos das situaes jurdicas em curso.

A, que, data venia, divirjo. Um direito j adquirido no se pode transmudar em expectativa de direito, s porque o titular resolveu continuar trabalhando e no requereu a aposentadoria antes de revogada a lei cuja vigncia ocorrera a aquisio do direito. Expectativa de direito algo que antecede sua aquisio; no pode ser posterior a esta.

As normas de transio se referem disciplina de situao jurdica que se substancia em expectativa de direito, e no direito adquirido, nem direito consumado, pois as condies requeridas para a sua aquisio no se perfizeram, porm, atendem ao interesse pblico (presente na nova legislao) e respeita o interesse privado (presente nas situaes jurdicas em curso), ainda que no tenha esse ainda se aperfeioado em direito subjetivo. Os direitos adquiridos e os direitos consumados tm de ser respeitados, obedecendo aos princpios da irretroatividade da lei, do efeito imediato da lei e da certeza No Recurso de Mandado de Segurana 11.395, jurdica. com base nos princpios da DJ 18/3/1965, Relator o Ministro Luiz Gallotti, segurana jurdica, certeza jurdica, assim se decidiu: irretroatividade das leis, direito adquirido e efeito imediato das leis que so elaboradas as normas de transio. "Se, na vigncia da lei anterior, o funcionrio havia preenchido todos os requisitos para a aposentadoria, no perde os direitos No Recurso Extraordinrio 262.082-RS, DJ adquiridos pelo fato de no haver solicitado a 10/04/2001. Relator o Ministro Seplveda concesso." Pertence cita o voto condutor do Ministro Luiz Gallotti no leading case da reviso da Smula 359, que diz in verbis: O Colendo Supremo Tribunal Federal em julgamento do RE n. 82881, DJ 05/05/1976, Rel.: Min. Eloy da Rocha, na Ementa, firma o "No citado RMS 9.813, o Ministro Gonalves de seguinte entendimento: Oliveira (Relator) entendera que, se o impetrante requeresse a aposentadoria na

Uma coisa a aquisio do direito; outra, diversa, seu uso ou exerccio. No devem as duas ser confundidas. E convm ao interesse pblico que no o sejam, porque, assim, quando pioradas pela lei as condies de aposentadoria, se permitir que aqueles eventualmente atingidos, mas j ento com os requisitos para se aposentarem de acordo com a lei anterior, em vez de o fazerem imediatamente, em massa, como costuma ocorrer, com grave nus para os cofres pblicos, continuem trabalhando, sem que o tesouro tenha que pagar, em cada caso, a dois: ao novo servidor em atividade e ao inativo."

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 14/17

"I.- Servidor pblico estadual. - Caracterizao de tempo de servio pblico; direito adquirido. - estabelecido, na lei, que determinado servio se considera como tempo de servio pblico, para os efeitos nela previstos, do fato inteiramente realizado nasce o direito, que se incorpora imediatamente no patrimnio do servidor, a essa qualificao jurdica do tempo de servio consubstanciado direito adquirido, que a lei posterior no pode desrespeitar."

reunio dos requisitos de inatividade, mesmo se requerida aps a lei menos favorvel. Smula 359-STF: desnecessidade de requerimento. Aplicabilidade da aposentadoria previdenciria. Precedentes do STF.

II.- Agravo no provido."

No mesmo Agravo, o referido Ministro ratificou No Recurso Extraordinrio n. 258.570-RS, sua deciso, conforme segue: julgado em 05/03/2002, o Ministro Moreira Alves acorda: "Esse Colendo Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE n. 266.927, Rel.: Ilmar "Ementa: Aposentadoria previdenciria. Direito Galvo (DJ 10/11/00), firmou o entendimento adquirido - Smula 359. de que:

- Esta Primeira Turma (assim, nos RREE 243.415, 266.927, 231.167 e 258.298) firmou o entendimento que assim resumido na ementa do acrdo do primeiro desses recursos:

"PREVIDENDIRIO. PROVENTOS DA APOSENTADORIA CALCULADOS COM BASE NA LEGISLAO VIGENTE AO TEMPO DA REUNIO DOS REQUISITOS QUE, TODAVIA FORAM CUMPRIDOS SOB O REGIME DA LEI ANTERIOR, EM QUE O BENEFCIO TINHA POR BASE VINTE SALRIOS DE CONTRIBUIO EM VEZ DE DEZ. ALEGA OFENSA AO DIREITO ADQUIRIDO.

"Aposentadoria:proventos: direito adquirido aos proventos conforme lei regente ao tempo da reunio dos requisitos da inatividade, ainda quando s requerida aps a lei menos favorvel (smula 359, revista): aplicabilidade a fortiori apsentadoria previdenciria."

O mesmo entendimento expressa o Ministro Carlos Velloso no AGRG. RE n. 270.476-RS, DJ 11/06/2002.

"EMENTA: CONSTITUCIONAL PREVIDENCIRIO, APOSENTADORIA. PROVENTOS: DIREITO ADQUIRIDO.

Hiptese a que tambm considera inaplicvele at com maior razo, em face de decorrer o direito de contribuies pagas ao longo de toda a vida laboral - a Smula 359 segunda a qual os proventos de inatividade se regulam pela lei vigente ao tempo em que reunidos os requisitos necessrios obteno do benefcio, no servindo de bice pretenso do segurado, obviamente, a circunstncia de haver permanecido em atividade por mais alguns anos, nem o fato de a nova lei haver alterado o lapso de tempo de apurao dos salrios de contribuio, se nada impede compreenda ele os vinte salrios previstos na lei anterior.

Recurso conhecido e provido." I.- Proventos de aposentadoria: direito aos proventos na forma da lei vigente ao tempo da
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 15/17

Sobre o tema direito adquirido se expressa o MM. Juzo a quo da 1. Vara Previdenciria de Porto Alegre-RS, Dr. Jos Paulo Baltazar Junior, lembrado no relatrio do RE acima:

"A isso se chama direito adquirido, uma situao de imutabilidade que garante o titular contra posterior modificao legislativa. Para que se d a situao por ns conhecida como direito adquirido necessrio que o direito no tenha sido exercido. Se o direito foi gozado por seu titular, h uma relao jurdica consumada, que no gera questionamento. Destarte, necessrio conciliar os interesses particulares com os interesses da ordem pblica, e o direito adquirido no pode barrar o interesse coletivo, por ser este a Agora, para a incidncia da norma manifestao do interesse particular que no necessrio que o fato que d suporte pode prevalecer sobre o interesse geral da O povo, titular do poder incidncia da norma tenha se completado, sociedade. constituinte, capaz de criar ou alterar a esteja presente em todos os seus elementos. ordem jurdica do Estado, atravs de uma Assemblia Constituinte, para decidir o melhor caminho para a sociedade. Assim, caso o Em matria previdenciria, o fenmeno ocorre constituinte acredite que aquele direito quando o segurado atende a todos os adquirido fere os direitos da coletividade, que requisitos necessrios para a obteno de um devem ser priorizados diante dos direitos determinado benefcio, sejam elas carncia, particulares, como forma de se obter uma Constituio mais realista e assim, alcanar a tempo de servio, idade mnima etc. (...)" Justia e a pacificao social, no dever ser mantido. Porm, como o direito adquirido uma das grandes conquistas da sociedade, em face do Estado, dever ser mantido, mas no Vale lembrar, que expectativa de direito, teve quando afronta as normas constitucionais seu enfoque alterado aps a vigncia do vigentes. Nestes casos especialssimos, o Cdigo de Defesa do Consumidor, significando, Poder Constituinte Derivado deveria poder aps a vigncia da Lei 8.078/90, muito mais do alterar essas situaes infringentes da nossa que esta viso tradicional do direito a respeito Norma Maior. da matria em questo, tendo em vista que as relaes jurdicas estabelecidas na atualidade so atreladas ao sistema de produo em massa, de modo que se deve privilegiar o coletivo e o difuso, levando-se em BIBLIOGRAFIA considerao que as relaes jurdicas so fixadas previamente e unilateralmente por uma das partes, no caso, o fornecedor, vinculando inmeros consumidores de uma BETTI, Emlio. Teoria Geral do Negcio Jurdico, nica vez, rompendo de vez com o direito Coimbra: Coleo Coimbra Ed. 1969. privado tradicional.

Isto significa que o fornecedor, ainda, antes de celebrar o contrato j se obrigou perante o consumidor. Desta forma, o que antes seria expectativa de direito, com o avano no direito, decorrente destas normas de terceira gerao, agora, com base nelas, se transformam em direitos adquiridos, bastando a simples veiculao ou utilizao da informao ou publicidade, o que obriga previamente o fornecedor de modo imediato e irrefutvel.

CASTRO, Torquato. Teoria da situao jurdica Assim, conforme o artigo 30 do Cdigo de em direito privado nacional. So Paulo: Defesa do Consumidor, toda informao e/ou Saraiva, 1985. publicidade realizada, obriga o fornecedor e integra o contrato que vier a ser celebrado.
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 16/17

CORDEIRO, Antnio Menezes. Teoria Geral do Direito Civil, Lisboa: Associao Acadmica da Faculdade de Direito, 1987/88.

COSTA JUNIOR, Olmpio. A relao jurdica obrigacional: situao, relao e obrigao em direito, So Paulo: Saraiva, 1994.

FIORILLO, Celso Antnio Pacheco, Curso de Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2000.

GOMES, Orlando. Introduo ao direito civil, 7. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1983.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor, comentado pelos autores do anteprojeto, 7. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2001.

PONTES DE MIRANDA, F. C. Tratado de direito privado. 2. ed. Rio de Janeiro: Borsoi.

REALE, Miguel. Lies preliminares de direito, So Paulo: Saraiva, 1974.

RIZZATTO NUNES, Luiz Antonio. Comentrios ao Cdigo de Defesa do Consumidor: Direito Material (arts. 1. a 54), So Paulo: Saraiva, 2000.

SANTORO-PASSARELLI. Teoria geral do direito civil. Trad. Port. Coimbra: Atlntida ed. 1967.

TOLEDO, Cludia. Direito adquirido & Estado democrtico de direito. So Paulo: Landy, 2003

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_4/176999245.doc - 17/17

Potrebbero piacerti anche