Sei sulla pagina 1di 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof.

Paulo Guimares Aula 05 Poder Judicirio dar concreo ao artigo 37, inciso VII, da Constituio do Brasil, suprindo omisses do Poder Legislativo. 2. Servidores pblicos que exercem atividades relacionadas manuteno da ordem pblica e segurana pblica, administrao da Justia --- a os integrados nas chamadas carreiras de Estado, que exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria --- e sade pblica. A conservao do bem comum exige que certas categorias de servidores pblicos sejam privadas do exerccio do direito de greve. Defesa dessa conservao e efetiva proteo de outros direitos igualmente salvaguardados pela Constituio do Brasil. 3. Doutrina do duplo efeito, segundo Toms de Aquino, na Suma Teolgica (II Seo da II Parte, Questo 64, Artigo 7). No h dvida quanto a serem, os servidores pblicos, titulares do direito de greve. Porm, tal e qual lcito matar a outrem em vista do bem comum, no ser ilcita a recusa do direito de greve a tais e quais servidores pblicos em benefcio do bem comum. No h mesmo dvida quanto a serem eles titulares do direito de greve. A Constituio , contudo, uma totalidade. No um conjunto de enunciados que se possa ler palavra por palavra, em experincia de leitura bem comportada ou esteticamente ordenada. Dela so extrados, pelo intrprete, sentidos normativos, outras coisas que no somente textos. A fora normativa da Constituio desprendida da totalidade, totalidade normativa, que a Constituio . Os servidores pblicos so, seguramente, titulares do direito de greve. Essa a regra. Ocorre, contudo, que entre os servios pblicos h alguns que a coeso social impe sejam prestados plenamente, em sua totalidade. Atividades das quais dependam a manuteno da ordem pblica e a segurana pblica, a administrao da Justia --- onde as carreiras de Estado, cujos membros exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria --- e a sade pblica no esto inseridos no elenco dos servidores alcanados por esse direito. Servios pblicos desenvolvidos por grupos armados: as atividades desenvolvidas pela polcia civil so anlogas, para esse efeito, s dos militares, em relao aos quais a Constituio expressamente
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 6 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 probe a greve [art. 142, 3, IV]. 4. No julgamento da ADI 3.395, o Supremo Tribunal Federal, dando interpretao conforme ao artigo 114, inciso I, da Constituio do Brasil, na redao a ele conferida pela EC 45/04, afastou a competncia da Justia do Trabalho para dirimir os conflitos decorrentes das relaes travadas entre servidores pblicos e entes da Administrao qual esto vinculados. Pedido julgado procedente.

Art. 42. Por desobedincia ou falta de cumprimento dos deveres o funcionrio policial ser punido com a pena de repreenso, agravada em caso de reincidncia. Voc precisa ter em mente que o nome da penalidade mais leve aplicvel no mbito da Lei n 4.878/1965 repreenso, e no advertncia, como na Lei n 8.112/1990. Vejamos agora mais detalhes acerca das demais punies aplicveis ao policial civil do Distrito Federal.

Art. 44. So penas disciplinares: I - repreenso; II - suspenso; III - multa; IV - deteno disciplinar; V - destituio de funo; VI - demisso; VII - cassao de aposentadoria ou disponibilidade. Este dispositivo deve ser interpretado luz da Constituio de 1988. O mais importante e saber que a nova Constituio no permite mais a priso administrativa civil. No mais possvel, portanto, aplicar a penalidade e deteno disciplinar ao policial civil do DF. Em vez da pena de repreenso, a Lei n 8.112/1990 prev a penalidade de advertncia.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 7 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 haver at 3 comisses constitudas na sede da PCDF, e seus membros ficaro dispensados de suas atribuies habituais. O mandato desses membros durar, em regra, 6 meses, mas poder ser prorrogado caso isso seja necessrio para concluso dos processos em que esto atuando.

Art. 54. A autoridade competente para determinar a instaurao de processo disciplinar: I - remeter, em trs vias, com o respectivo ato, Comisso Permanente de Disciplina de que trata o 1 do artigo anterior, os elementos que fundamentaram a deciso; II - providenciar a instaurao do inqurito policial quando o fato possa ser configurado como ilcito penal. A autoridade competente, aps determinar a instaurao do PAD, remeter cpia do ato e dos elementos que fundamentaram sua deciso Comisso. Caso o fato sob investigao tambm configure crime ou contraveno penal, caber mesma autoridade providenciar a instaurao do inqurito policial. Uma vez publicada a portaria de instaurao, o servidor investigado ser considerado notificado, e dever apresentar-se para acompanhar os atos do processo diretamente ou por meio de advogado.

Art. 62. Aos funcionrios do Servio de Polcia Federal e do Servio Policial Metropolitano aplicam-se as disposies da legislao relativa ao funcionalismo civil da Unio no que no colidirem com as desta Lei. poca da edio da Lei n 4.878/1965, o estatuto dos servidores pblicos civis da Unio era a Lei n 1.711/1952, que posteriormente foi revogada pela sua velha amiga, Lei n 8.112/1990, que talvez seja, de todos, o diploma legal mais cobrado em concursos pblicos.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 11 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 Mais uma vez quero enfatizar para voc que os policiais civis do Distrito Federal, bem como os policiais federais, esto subordinados tanto Lei n 8.112/1990 quanto Lei n 4.878/1965. Aplica-se primordialmente a Lei n 4.878/1965, por ser mais especfica. No silencia dessa norma, aplica-se a Lei n 8.112/1990, em carter subsidirio.

Art. 67. O funcionrio policial poder ser removido: I - Ex officio; II - A pedido; III - Por convenincia da disciplina. Certamente voc j conhece bem os conceitos de remoo de ofcio e de remoo a pedido, pois estas esto previstas na Lei n 8.112/1990. Entretanto, aqui h tambm a previso da remoo por convenincia da disciplina. Acredito que esse dispositivo deveria ser considerado inconstitucional, pois me parece uma forma de punio extraordinria, mas at hoje no h consenso sobre o assunto. Se aparecerem questes sobre o assunto na sua prova, deve ser cobrada a literalidade do texto legal.

A Lei n 4.878/1965 prev as seguintes modalidades de remoo: I Ex officio; II A pedido; III Por convenincia da disciplina.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 12 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 Chegamos ao final do nosso curso. Primeiramente quero agradecer pela confiana depositada no meu trabalho. Sei que esse um perodo crtico para voc, e que no fcil escolher o material pelo qual voc vai estudar. Ser professor uma grande responsabilidade e quero assegurar a voc que tenho me esforado ao mximo para garantir o seu sucesso. Desejo a voc todo o xito na prova, e mais uma vez chamo sua ateno para a necessidade de uma boa reviso nos dias que antecederem o certame. Grande abrao e sucesso! Paulo Guimares pauloguimaraes@estrategiaconcursos.com.br www.facebook.com/pauloguimaraesfilho

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 17 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 3. QUESTES COMENTADAS

1. (indita). Manter relaes de amizade ou exibir-se em pblico com pessoas de notrios e desabonadores antecedentes criminais, sem razo de servio, constitui transgresso disciplinar prevista na Lei n 4.878/1965. COMENTRIOS: Essa conduta constitui transgresso, prevista no art. 43, punvel com suspenso. GABARITO: C

2. (indita). A Lei n 4.878/1965 probe que o policial civil do Distrito Federal exera atividade comercial ou participe de sociedade comercial, salvo na condio de scio-gerente. COMENTRIOS: O inciso XIV probe o exerccio do comrcio ou a participao do policial civil do Distrito Federal em sociedade comercial, salvo como acionista, cotista ou comanditrio, e no como scio-gerente. GABARITO: E

3. (indita). O policial civil do Distrito Federal que divulga, por meio da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartio, propicia sua divulgao ou refere-se de forma desrespeitosa e depreciativa s autoridades ou atos da administrao, incorre em transgresso disciplinar punvel com demisso. COMENTRIOS: A conduta mencionada constitui transgresso, prevista no inciso II do art. 43, mas a penalidade prevista a de demisso.
Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 GABARITO: E

4. (indita). Quando o indiciado em inqurito policial ou acusado em processo criminal no constituir advogado, caber ao policial civil envolvido indicar defensor para realizar sua defesa tcnica. COMENTRIOS: A indicao ou insinuao de nome de advogado para assistir pessoa que se encontre respondendo a processo ou inqurito policial constitui transgresso disciplinar, prevista no art. 43, LII, da Lei n 4.878/1965. GABARITO: E

5. (indita). A Lei n 4.878/1965 tipifica como transgresso disciplinar a conduta do policial civil do Distrito Federal que contrai dvida ou assume compromisso superior s suas possibilidades financeiras, comprometendo o bom nome da repartio. COMENTRIOS: Ateno nas questes acerca dos dispositivos que no foram recepcionados pela Constituio de 1988. Voc precisa prestar muita ateno na maneira como as questes esto sendo formuladas, pois o texto da lei nunca foi expressamente revogado. No caso da assertiva que estamos analisando, voc deveria marcar o gabarito como correto, apesar de saber que essa transgresso disciplinar no mais aplicvel. GABARITO: C

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 19 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 6. (indita). A competncia para instaurao de processo administrativo disciplinar conferida ao Secretrio de Segurana Pblica do Distrito Federal, ressalvada a iniciativa das autoridades que lhe so hierarquicamente superiores. COMENTRIOS: Este um tema muito importante, que pode

perfeitamente aparecer na sua prova. O art. 53 confere competncia para instaurao do PAD ao Secretrio de Segurana Pblica do DF. GABARITO: C

7. (indita). Caso o fato tido como transgresso disciplinar tambm constitua crime, caber autoridade responsvel pela instaurao do processo administrativo disciplinar comunicar por escrito ao Ministrio Pblico, para que decida sobre a instaurao do inqurito policial. COMENTRIOS: dever da autoridade responsvel pela instaurao do PAD providenciar a instaurao do inqurito policial, quando o fato possa ser configurado como ilcito penal. GABARITO: E

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 20 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 4. QUESTES SEM COMENTRIOS 1. (indita). Manter relaes de amizade ou exibir-se em pblico com pessoas de notrios e desabonadores antecedentes criminais, sem razo de servio, constitui transgresso disciplinar prevista na Lei n 4.878/1965. 2. (indita). A Lei n 4.878/1965 probe que o policial civil do Distrito Federal exera atividade comercial ou participe de sociedade comercial, salvo na condio de scio-gerente. 3. (indita). O policial civil do Distrito Federal que divulga, por meio da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartio, propicia sua divulgao ou refere-se de forma desrespeitosa e depreciativa s autoridades ou atos da administrao, incorre em transgresso disciplinar punvel com demisso. 4. (indita). Quando o indiciado em inqurito policial ou acusado em processo criminal no constituir advogado, caber ao policial civil envolvido indicar defensor para realizar sua defesa tcnica. 5. (indita). A Lei n 4.878/1965 tipifica como transgresso disciplinar a conduta do policial civil do Distrito Federal que contrai dvida ou assume compromisso superior s suas possibilidades financeiras, comprometendo o bom nome da repartio. 6. (indita). A competncia para instaurao de processo administrativo disciplinar conferida ao Secretrio de Segurana Pblica do Distrito Federal, ressalvada a iniciativa das autoridades que lhe so hierarquicamente superiores.

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 22

Legislao Especfica para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 7. (indita). Caso o fato tido como transgresso disciplinar tambm constitua crime, caber autoridade responsvel pela instaurao do processo administrativo disciplinar comunicar por escrito ao Ministrio Pblico, para que decida sobre a instaurao do inqurito policial.

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. C E E E C C E

Prof Paulo Guimares

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 22 de 22

Potrebbero piacerti anche