Sei sulla pagina 1di 7

PORQUE QUE A SEXUALIDADE TRABALHO (1975)

Silvia Federici

sexualidade o escape que temos da disciplina do trabalho. o complemento

necessrio rotina e arregimentao da semana de trabalho. uma licena para "estar ao natural," para "deixar andar," para que possamos voltar mais relaxados na segundafeira para o escritrio. "Sbado noite" a irrupo do "espontneo," o irracional na racionalidade da disciplina capitalista da nossa vida. Pretende compensar o trabalho sendo vendido do ponto de vista ideolgico como o seu contrrio: um espao de liberdade em que presumivelmente podemos ser, verdadeiramente, ns prprios uma possibilidade de ligaes ntimas e "genunas" num universo de relaes sociais em que somos constantemente obrigados a reprimir, renegar, adiar, esconder, inclusive de ns prprios, o que desejamos.

Sendo esta a promessa que nos feita, o que realmente temos est longe das nossas expectativas. Da mesma forma que no podemos voltar natureza simplesmente tirando a roupa, no podemos ser "ns prprios" simplesmente porque est na hora de fazer amor. Pouca espontaneidade possvel quando o timing, as condies e a quantidade de energia para o sexo, esto fora do nosso controlo. Aps uma semana de trabalho os corpos e sentimentos esto dormentes e no podemos lig-los como se fossem mquinas. Mas o que acontece quando "deixamos andar" , muitas vezes, to s a nossa frustrao e violncia reprimida ao invs do nosso eu oculto pronto para renascer na cama.

Entre

outras

coisas,

estamos

sempre

conscientes

de

quo

falsa

esta

espontaneidade. Independentemente de quantos gritos, suspiros e exerccios erticos faamos na cama, sabemos que um parntesis e que amanh ambos voltaremos s nossas roupas civilizadas (tomaremos caf juntos ao prepararmo-nos para o dia de trabalho). Quanto mais sabemos que apenas um parntesis, que o resto do dia e da semana o iro negar, mais difcil se torna que nos tentemos tornar selvagens e esquecer tudo. E no conseguimos deixar de nos sentir pouco vontade. o mesmo constrangimento que sentimos quando nos despimos sabendo que vamos fazer amor; o constrangimento da manh seguinte, quando j estamos preocupados em
1

reestabelecer distncias; o constrangimento (finalmente) de fingir ser algum completamente diferente de quem somos o resto do dia. Esta transio dolorosa particularmente para as mulheres; os homens aparentam ser especialistas nisso, possivelmente porque tm sido objecto de uma disciplina mais rgida no seu trabalho. As mulheres sempre se perguntaram como era possvel, aps uma exibio nocturna de paixo, "ele" levantar-se j num mundo diferente, to distante s vezes que seria difcil restabelecer at uma intimidade fsica. Em qualquer caso, so sempre as mulheres quem mais sofre do carcter esquizofrnico das relaes sexuais, no s porque chegamos ao final do dia com mais trabalho e mais preocupaes, mas tambm porque temos a responsabilidade de tornar a experincia sexual mais agradvel para o homem. Eis porque as mulheres so, geralmente, sexualmente menos receptivas que os homens. O sexo , para ns, trabalho, um dever. O dever de agradar est to imbudo na nossa sexualidade que aprendemos a ter prazer por dar prazer, por provocar e excitar os homens.

Uma vez que se espera que forneamos um escape, tornamo-nos inevitavelmente o objecto sobre o qual os homens descarregam a sua violncia reprimida. Somos violadas, tanto nas nossas camas como nas ruas, precisamente porque fomos formatadas para ser as fornecedoras da satisfao sexual, as vlvulas de escape para tudo o que corre mal na vida de um homem, e a estes sempre foi permitido virar a sua raiva contra ns caso no estivssemos altura, particularmente quando nos recusamos a executar o nosso papel.

A compartimentao apenas um aspecto da mutilao da nossa sexualidade. A subordinao da nossa sexualidade reproduo da fora de trabalho significou que a heterossexualidade nos foi imposta como o nico comportamento sexual aceitvel. Na realidade, uma verdadeira comunicao tem uma componente sexual, considerando que os nossos corpos e emoes so indivisveis e comunicamos a todos os nveis a todo o tempo. Mas, o contacto sexual com mulheres proibido porque, na moral burguesa, qualquer coisa que seja improdutiva obscena, antinatural, pervertida. Tal
2

significou o impor de uma verdadeira condio esquizofrnica sobre ns, pois cedo nas nossas vidas temos de aprender a implementar uma separao entre as pessoas que podemos amar e aquelas com quem podemos apenas conversar, aquelas para quem podemos abrir o nosso corpo e aquelas a quem s podemos abrir as nossas "almas", os amantes e os amigos. Resulta ento que somos almas sem corpo para as nossas amigas do sexo feminino e carne sem alma para os nossos amantes do sexo masculino. E esta diviso separa-nos no s de outras mulheres, mas tambm de ns mesmas, em termos do que aceitamos ou no nos nossos corpos e sentimentos, as partes "limpas" que esto l para exposio, e aquelas "sujas", "secretas", que s podem ser divulgadas (e, assim, tornando-se limpas) na cama conjugal, na altura da produo.

A mesma preocupao com a produo exigiu que a sexualidade, especialmente nas mulheres, se limitasse a determinados perodos das nossas vidas. Esta reprimida em crianas e adolescentes bem como em mulheres mais velhas. Assim, os anos em que nos permitido ser sexualmente activas so os mesmos em que estamos mais sobrecarregadas com o trabalho, quando gozar os nossos encontros sexuais se torna uma faanha.

Mas a principal razo pela qual no podemos gozar o prazer que a sexualidade pode dar o facto de, para as mulheres, sexo ser trabalho. Dar prazer ao homem parte essencial do que expectvel de cada mulher.

A liberdade sexual no ajuda. Certamente importante que no sejamos apedrejadas at morte se somos "infiis", ou caso se descubra que no somos virgens. Mas a "libertao sexual" tem intensificado o nosso trabalho. No passado esperava-se de ns, to s, criar os filhos. Agora, espera-se que tenhamos um trabalho assalariado, que limpemos a casa e tenhamos filhos e, no final de uma jornada de trabalho dupla, estarmos prontas para ir para a cama e sermos sexualmente sedutoras. Para as mulheres o direito a ter sexo a obrigao de fazer sexo e gostar de o fazer (algo que
3

no esperado da maioria dos trabalhos) e por isso que h tantos estudos nos ltimos anos sobre quais as partes do nosso corpo se a vagina ou o clitris mais produtivas sexualmente.

Mas, quer na sua forma liberal ou na mais repressiva, a nossa sexualidade est ainda sob controlo. As leis, a medicina e a nossa dependncia econmica face aos homens, todos estes factores garantem que, embora as regras possam ser liberalizadas, a espontaneidade retirada da nossa vida sexual. A represso sexual dentro da famlia funo desse controlo. Como tal, pais, irmos, maridos, chulos, todos tm funcionado como agentes do estado, para supervisionar o nosso trabalho sexual, para garantir que prestamos servios sexuais de acordo com as normas de produtividade estabelecidas e socialmente sancionadas.

A dependncia econmica a forma suprema de controlo sobre a nossa sexualidade. Eis porque o trabalho sexual ainda uma das principais ocupaes para as mulheres e a prostituio subentende cada encontro sexual. Nestas condies, no pode haver para ns qualquer espontaneidade no sexo, e eis porque o prazer to efmero na nossa vida sexual.

Precisamente devido troca envolvida, a sexualidade para ns sempre acompanhada de ansiedade sendo sem dvida a parte do trabalho domstico mais responsvel pelo dio sentido sobre ns prprias. Alm disso, a comercializao do corpo feminino torna impossvel que, independentemente da sua forma, nos possamos sentir confortveis com ele. Nenhuma mulher pode alegremente despir-se frente de um homem sabendo que no s est a ser avaliada, mas que existem padres de desempenho para os corpos femininos reconhecidos por todos, homens ou mulheres, pois estes so-nos exibidos por todo o lado, em todas as paredes das nossas cidades e no ecr da televiso. Saber que, de alguma forma, nos vendemos destruiu a nossa confiana e o prazer nos nossos corpos.

Eis porque, quer sejamos magras ou gordas, de nariz longo ou curto, altas ou baixas, todas ns odiamos os nossos corpos. Odiamo-lo porque estamos habituadas a olh-lo desde fora, com os olhos daqueles que encontramos e com o corpo-mercadoria em mente. Odiamo-lo porque estamos habituadas a pens-lo como algo para vender, algo que foi alienado de ns prprias e est sempre no mercado. Odiamo-lo porque sabemos que muito depende dele mesmo. De como se parece o nosso corpo depende se conseguimos um bom ou um mau trabalho (no casamento ou fora de casa), se podemos ganhar algum poder social ou ainda companhia para derrotar a solido que nos espera na velhice e frequentemente tambm na juventude. E vivemos no medo que o nosso corpo se vire contra ns, podemos engordar, ficar com rugas, envelhecer rapidamente, tornarmo-nos indiferentes para os outros, perder o nosso direito intimidade, perder a nossa chance de sermos tocadas ou abraadas.

Em suma, estamos demasiado ocupadas a interpretar um papel, demasiado ocupadas a agradar, com demasiado medo de falhar, para gostar de fazer amor. O sentido do nosso valor est em jogo em cada relao sexual. Se um homem diz que somos boas a fazer amor, que o excitamos, quer gostemos ou no de fazer amor com ele, sentimonos bem, aumenta a nossa sensao de poder, mesmo que saibamos que depois ainda teremos de lavar a loua. Mas nunca nos permitido esquecer a troca em causa, pois nunca transcendemos a relao de valor na nossa relao de amor com um homem. "Quanto?" a questo que sempre rege a nossa experincia sexual. A maior parte dos nossos encontros sexuais gasta em clculos. Suspiramos, soluamos, gritamos, saltamos para cima e para baixo na cama mas, no entanto, a nossa mente mantm-se a calcular "quanto" quanto de ns mesmas podemos dar antes de nos perdermos ou nos desvalorizarmos, quanto ser que receberemos em troca? Se o nosso primeiro encontro, pensamos em quanto lhe podemos permitir: se ele pode ir at nossa saia, abrir a nossa blusa, colocar os dedos sob o suti? Em que ponto devemos dizer-lhe que "Pare!"? Quo enfaticamente devemos recusar? A que ponto podemos dizer que gostamos dele antes que ele comece a pensar que somos "fceis"?

Manter o preo alto essa a regra, pelo menos aquela que nos ensinam. Se j estamos na cama os clculos tornam-se ainda mais complicados, pois tambm temos de calcular as nossas hipteses de engravidar, o que significa que durante os gritos e suspiros e outras mostras de paixo tambm temos que relembrar rapidamente os dias do nosso perodo. Mas, fingir estar excitada durante o acto sexual, na ausncia de um orgasmo, trabalho extra e algo difcil, porque quando finges nunca sabes at onde ir e acabas sempre por fazer demais por medo de no fazer o suficiente.

Foi necessria, de facto, muita luta e um salto de poder do nosso lado para, finalmente, comear a admitir que nada estava a acontecer.

Potrebbero piacerti anche