Sei sulla pagina 1di 17

Fsica dos raios X

Os raios X so radiaes da mesma natureza da radiao gama (ondas eletromagnticas), com caractersticas semelhantes. S diferem da radiao gama pela origem, ou seja, os raios X no so emitidos do ncleo do tomo. Os raios X so radiaes de natureza eletromagntica, que se propagam no ar (ou vcuo). Essa radiao produzida quando ocorre o bombardeamento de um material metlico de alto nmero atmico (tungstnio), resultando na produo de radiao X por freamento ou ionizao. Propriedade dos raios X

Os raios X so produzidos quando eltrons em alta velocidade, provenientes do filamento aquecido, chocam-se com o alvo (anodo) produzindo radiao. O feixe de raios X pode ser considerado como um chuveiro de ftons distribudos de modo aleatrio. Os raios X possuem propriedades que os tornam extremamente teis. Enegrecem filme fotogrfico; Provocam luminescncia em determinados sais metlicos; So radiao eletromagntica, portanto no so defletidos por campos eltricos ou magnticos pois no tem carga; Tornam-se duros (mais penetrantes) aps passarem por materiais absorvedores; roduzem radiao secundria (espalhada) ao atravessar um corpo; Propagam-se em linha reta e em todas as direes; Atravessam um corpo tanto melhor, quanto maior for a tenso (voltagem) do tubo (kV); No vcuo, propagam-se com a velocidade da luz;

Obedecem a lei do inverso do quadrado da distncia (1/r2), ou seja, reduz sua intensidade dessa forma; Podem provocar mudanas biolgicas, que podem ser benignas ou malignas, ao interagir com sistemas biolgicos. As mquinas de raios X foram projetadas de modo que um grande nmero de eltrons so produzidos e acelerados para atingirem um anteparo slido (alvo) com alta energia cintica. Este fenmeno ocorre em um tubo de raios X que um conversor de energia. Recebe energia eltrica que converte em raios X e calor. O calor um subproduto indesejvel no processo. O tubo de raios X projetado para maximizar a produo de raios X e dissipar o calor to rpido quanto possvel. Elementos do tubo de raios X O tubo de raios X possui dois elementos principais e que sero a partir de agora objeto de estudo: catodo e anodo.

O catodo o eletrodo negativo do tubo. constitudo de duas partes principais: o filamento e o copo focalizador. A funo bsica do catodo emitir eltrons e focalizlos em forma de um feixe bem definido apontado para o anodo. Em geral, o catodo consiste de um pequeno fio em espiral (ou filamento) dentro de uma cavidade (copo de focagem) como mostrado na figura anterior. O filamento normalmente feito de Tungstnio (com pequeno acrscimo de Trio) Toriado, pois esta liga tem alto ponto de fuso e no vaporiza facilmente (a vaporizao do filamento provoca o enegrecimento do interior do tubo e a conseqente mudana nas caractersticas eltricas do mesmo). A queima do filamento , talvez, a mais provvel causa da falha de um tubo. O corpo de focagem serve para focalizar os eltrons que saem do catodo e fazer com que eles batam no anodo e no em outras partes. A corrente do tubo controlada pelo grau de aquecimento do filamento (catodo). Quanto mais aquecido for o filamento, mais eltrons sero emitidos pelo mesmo, e maior ser a corrente que fluir entre anodo e catodo. Assim , a corrente de filamento controla a corrente entre anodo e catodo.

O anodo o plo positivo do tubo, serve de suporte para o alvo e atua como elemento condutor de calor. O anodo deve ser de um material (tungstnio) de boa condutividade trmica, alto ponto de fuso e alto nmero atmico, de forma a otimizar a relao de perda de energia dos eltrons por radiao (raios X) e a perda de energia por aquecimento. Existem dois tipos de anodo: anodo fixo e anodo giratrio. Os tubos de anodo fixo so usualmente utilizados em mquinas de baixa corrente, tais como: raios X dentrio, raios X porttil, mquinas de radioterapia, raios X industrial, etc. Os tubos de anodo giratrio so usados em mquinas de alta corrente, normalmente utilizadas em radiodiagnstico. Ele permite altas correntes pois a rea de impacto dos eltrons fica aumentada. Como exemplo, tomemos um alvo fixo, cuja rea de impacto de 1mm x 4 mm, isto , 4 mm2. Se este alvo girar com um raio de giro igual 30mm, a rea de impacto seria aproximadamente: 754mm2; nestas condies, o tubo giratrio teria cerca de 200 vezes mais rea do que o tubo fixo. O anodo e o catodo ficam acondicionados no interior de um invlucro fechado (tubo ou ampola), que est acondicionado no interior do cabeote do RX. A ampola geralmente constituda de vidro de alta resistncia e mantida em vcuo, e tem funo de promover isolamento trmico e eltrico entre anodo e catodo. O cabeote contm a ampola e demais acessrios. revestido de chumbo cuja funo de blindar a radiao de fuga e permitir a passagem do feixe de radiao apenas pela janela radiotransparente direcionando desta forma o feixe. O espao preenchido com leo que atua como isolante eltrico e trmico. Radiao de Freamento (Bremsstrahlung)

Essa radiao produzida quando um eltron passa prximo ao ncleo de um tomo de tungstnio, sendo atrado pelo ncleo deste e desviado de sua trajetria original. Com isto, o eltron perde uma parte de sua energia cintica original, emitindo parte dela como ftons de radiao, de alta e baixa energia e comprimento de onda diferentes, dependendo do nvel de profundidade atingida pelo eltron do metal alvo. Isto significa dizer que, enquanto penetra no material, cada eltron sofre uma perda energtica que ir gerar radiao (ftons) com energia e comprimento de onda tambm menores. Se formos considerar percentualmente a radiao produzida, veremos que 99 por cento dela emitida como calor e somente 1 por cento possui energia com caractersticas de radiao X. Existem situaes (raras) em que alguns eltrons muito energticos se chocam diretamente com os ncleos, convertendo toda a sua energia cintica em um fton de alta energia e freqncia (a rigor, esta seria uma outra forma de gerao de radiao, onde a energia do fton gerado igual energia do eltron incidente, o que se configura como um fton de mxima energia). Durante o bombardeamento do alvo, todas as possibilidades em termos de gerao de ftons acontecem, na medida que temos interaes diferentes entre eltrons incidentes com o material do alvo, gerando ftons de diferentes energias. A radiao de freamento, ou Bremsstrahlung, se caracteriza por ter uma distribuio de energia relativa aos ftons gerados, bastante ampla, como mostra a figura a seguir.

Como se pode observar pelo grfico ao lado, a maioria dos ftons obtidos possui baixa energia, sendo que somente uns poucos tm a energia equivalente diferena de potencial (voltagem) aplicada ao tubo. Esse grfico mostra que so gerados muitos ftons de baixa energia, o que pode ser perigoso para o paciente irradiado, pois estes ftons de baixa energia interagem com os tecidos vivos, sem contribuir para a formao da imagem radiogrfica. O espectro, distribuio das energias dos ftons gerados por uma radiao de freamento, mostrado na figura a seguir, onde se pode observar que a radiao no monoenergtica, mas sim polienergtica, pois temos ftons de diferentes energias, em quantidades diferentes.

Radiao caracterstica Pelo visto anteriormente, alguns ftons interagem diretamente com os ncleos, convertendo toda sua energia em radiao, sem modificar o tomo alvo, ou seja, sem ioniz-lo.

Existem situaes, no entanto, em que eltron pode interagir com um tomo quebrando sua neutralidade (ionizando-o), ao retirar dele eltrons pertencentes sua camada mais interna (K). Ao retirar o eltron da camada K, comea o processo de preenchimento dessa lacuna (busca de equilbrio), por eltrons de camada superiores. Dependendo de camada que vem o eltron que ocupa a lacuna da camada K, teremos nveis de radiao diferenciados.

Como exemplo, vamos considerar que um eltron da camada L ocupe a lacuna da camada K, emitindo uma radiao da ordem de 59 keV; se o eltron ocupante vem da camada M, a energia gerada da ordem de 67 keV; se o eltron ocupante vem da camada N, teremos uma radiao da ordem de 69 keV. Quando se usa como alvo um material com o tungstnio, o bombardeamento por eltrons de alta energia gera uma radiao com caractersticas especficas (radiao caracterstica), pois esse material possui um nmero atmico definido (bastante alto), necessitando um nvel alto de energia para retirar os eltrons de sua camada K. A energia da radiao gerada por um alvo de tungstnio da ordem de 70 keV. A condio necessria e imprescindvel para que se produza a radiao caracterstica do tungstnio que os ftons devem ter uma energia mxima superior a 70 keV, j que a energia de ligao da camada K da ordem de 70 keV.

Como se da o processo de gerao da radiao caracterstica do tungstnio? Exemplo: Quando bombardeamos um alvo de tungstnio com eltrons submetidos a uma tenso de 100 kV, sero gerados ftons com energia de poucos keV at 100 keV, mas uma grande parte deles tero energia da ordem de 70 keV, caracterstica do tungstnio. Cada material emite um nvel definido de radiao caracterstica, dependendo de seu nmero atmico, como so os casos do tungstnio (radiologia convencional) e molibidnio (mamografia), que possuem radiaes caractersticas da ordem de 70 keV e 20 keV, respectivamente. Essa figura o resultado da superposio da radiao caracterstica do tungstnio com o espectro contnuo gerado com 100 kVp. Nela se pode observar que, alm de ftons, com energia baixas e altas, temos um grande nmero deles com energias correspondentes somente ao tungstnio. Quando o alvo bombardeado de molibidnio, a radiao caracterstica se situa na faixa de 20 keV. Efeito andico

Descreve um fenmeno no qual a intensidade da radiao emitida da extremidade do catodo do campo de raios X maior do que aquela na extremidade do anodo. Isso devido ao ngulo da face do anodo, de forma que h maior atenuao ou absoro dos raios X na extremidade do anodo. A diferena na intensidade do feixe de raios X entre catodo e anodo pode variar de 30% a 50%.

Na realizao de estudos radiolgicos do fmur, perna, mero, coluna lombar e torcica deve-se levar em conta a influncia do efeito andico na realizao das incidncias radiolgicas pertinentes a estes estudos. Luciano Santa Rita Oliveira Fonte: www.tecnologiaradiologica.com
Raio X

Roentgen e a descoberta dos Raios-X Em 8 de novembro de 1895, o professor e fsico alemo Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) trabalhava em seu escuro laboratrio de Wurzburg. Seus experimentos focavam o fenmeno da luz e outras emisses geradas pela descarga de corrente eltrica em tubos de vidro a vcuo. Estes tubos, conhecidos genericamente como ampola de Crookes, em homenagem ao pesquisador britnico William Crookes (1832-1919), j estavam largamente disponveis. Roentgen estava interessado nos raios catdicos e analisava o alcance desses raios no lado de fora da ampola. Para sua surpresa, Roentgen notara que quando sua ampola, embalada por uma caixa de papelo, era carregada, um objeto posto no outro lado da sala comeava a brilhar. Era uma tela revestida de platinocianato de brio colocada a uma distncia tal que seria impossvel a interao com os raios catdicos emitidos pela ampola. Assim ele pensava. Sabemos pouco sobre a seqncia de suas experincias a partir da, exceto que, enquanto ele segurava algum material entre a ampola e a tela para testar os raios recentemente descobertos, notou os ossos de sua mo vividamente presentes na tela. Obviamente que impossvel para todos ns, acostumados que estamos a ver as modernas imagens mdicas nos dias atuais, imaginar o misto de espanto e incredulidade que tomara conta de Roentgen naqueles momentos. Roentgen mergulhou durante as sete semanas seguintes em meticulosos experimentos a fim de determinar a natureza daqueles raios. Ele trabalhou enclausurado em seu laboratrio. Contou a um amigo que havia descoberto algo interessante, mas que no sabia ainda se suas observaes estavam corretas. Em 28 de dezembro de 1895, Roentgen entregou seu relatrio preliminar sobre a sua descoberta ao presidente da Sociedade de Fsica Mdica de Wurzburg, acompanhado de radiografias experimentais, entre elas a da imagem da mo de sua esposa. No dia do Ano Novo ele mandou relatrios impressos para vrios Fsicos amigos seus por todo a Europa. J em janeiro do novo ano o mundo teve a sua ateno voltada para a nova descoberta e Roentgen aclamado como o descobridor de um milagre mdico. Roentgen recebeu o primeiro prmio Nobel de Fsica em 1901. Ele recusou o direito de patente e propriedade de sua descoberta e at mesmo dispensou homenagens do tipo epnimo. Assim mesmo, at hoje, a radiografia chamada por alguns de roentnografia.

Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) in 1896. Ironicamente (devido natureza de sua descoberta), Roentgen no gostava de ser fotografado. Existem relativamente poucas imagens de Roentgen aps a grande descoberta, a maioria em pose rgida e solene.

O lugar da descoberta, Instituto de Fsica da Universidade de Wurzburg, em 1896. Os Roentgens viveram em apartamentos no andar superior, com os laboratrios e salas de aula no poro e primeiro andar.

Laboratrio do Instituto de Fsica onde Roentgen notou pela primeira vez e investigou os raios-X.

A famosa radiografia da mo da esposa de Roentgen, realizada em 22 de dezembro de 1895 e enviada ao Fsico Franz Exner em Viena. Esta tradicionalmente conhecida ser a primeira radiografia. Os exames de raios X so usados para diagnosticar fraturas e doenas, mas tambm podem ser aplicados a materiais. Eles so usados no tratamento de cncer e no estudo das estruturas de cristais.

Os raios X so ondas eletromagnticas de alta freqncia produzidas em tubos de vcuo, nos quais um feixe de eltrons submetido a uma rpida desacelerao ao colidir contra um alvo metlico. Os raios X foram descobertos acidentalmente em 1895 pelo fsico alemo Wilhelm Roentgen, enquanto estudava um fenmeno de luminescncia. Roentgen usou a denominao raios X por no conhecer a natureza das radiaes que havia descoberto. Hoje, sabe-se que os raios X so uma radiao eletromagntica com

comprimentos de onda entre 0,001 e 10 nanmetros, consideravelmente menor, portanto que o comprimento de onda da luz - que mede cerca de 500 nanmetros.

A produo de raios X
Quando uma partcula se move no vcuo, com ausncia de fora, sua energia se conserva. Se, porm, ela se choca com um obstculo, ou freada, parte de sua energia se transforma em radiaes eletromagnticas, mais precisamente em um fton de radiao. O comprimento de onda da radiao emitida depende da quantidade de energia perdida pela partcula. Quanto maior essa energia, maior a freqncia da radiao emitida (e menor, portanto, seu comprimento de onda). Um eltron livre, movendo-se no espao, ao ser acelerado por um canho eletrnico ou outro tipo de acelerador, pode assumir qualquer valor de energia cintica. Inversamente, pode perder uma quantidade de energia ao sofrer um frenamento. Por isso, pode emitir raios X dotados de qualquer valor de freqncia. Freiando diversos eltrons, todos dotados de energias diferentes (o que se consegue muito simplesmente mediante o choque com um slido), obtm-se uma radiao X que contm todos os comprimentos de onda. Ela denominada radiao contnua.

Pode-se imaginar que os eltrons de um tomo giraram em torno do ncleo em diversas rbitas circulares. Os eltrons cujas rbitas esto mais prximas ao ncleo so ligados mais fortemente a ele. Retirando um desses eltrons, o tomo fica instvel e, rapidamente, outro eltron, que anteriormente estava livre ou situado em uma rbita mais externa, toma seu lugar. Nesse processo libera-se energia, que emitida pelo tomo sob forma de radiao X. A freqncia dessa radiao depende da estrutura atmica e da posio de onde provinha o eltron livre ou ligado que efetuou a troca.

tomos iguais emitem raios X de mesmo comprimento de onda quando o eltron prximo ao ncleo extrado. As radiaes emitidas possuem comprimentos de onda bem definidos, e no em toda a faixa, como o caso da radiao de frenamento. Observa-se ento que o espectro de emisso da radiao caracterstica dos tomos composto de diversas radiaes distintas, de comprimentos de onda bem definidos, em contraposio ao espectro de radiao de frenamento, que um espectro contnuo.

O tubo de raios X
A figura acima mostra a estrutura de um tubo de raios X e a blindagem dentro da qual montado. O feixe de eltrons produzido pelo aquecimento de um filamento por meio da passagem de uma corrente eltrica, filamento esse colocado no ctodo (eletrodo negativo). Acelerados por um campo eltrico em direo ao nodo (eletrodo positivo), os eltrons vo se chocar contra um alvo de tungstnio (inserido no nodo, que de

cobre). No choque, cerca de 1% do feixe de eltrons transforma-se em radiao X, que escapa do tubo atravs de uma janela. Os 99% restantes convertem-se em calor, motivo que explica o sistema de resfriamento a gua de que dotado o ctodo. A intensidade da radiao X depende da intensidade da corrente que passa pelo filamento, enquanto o comprimento de onda inversamente proporcional diferena de potencial existente entre ctodo e nodo. Esta caracterstica importante, uma vez que quanto menor o comprimento de onda, maior o poder de penetrao dos raios X.

Aplicaes dos raios X


Os raios X tm a propriedade de atravessar, com certa facilidade, os materiais de baixa densidade, como a carne de uma pessoa, e de ser mais absorvidos por materiais de densidade mais elevada, como os ossos do corpo humano, que contm clcio (material de alta densidade). Em virtude desta propriedade, logo aps a sua descoberta os raios X passaram a ser amplamente usados para se obter radiografias. Somente os raios que ultrapassam o corpo alcanam a chapa fotogrfica e a impressionam. Obtm-se, desse modo, uma imagem na qual as "sombras" correspondem aos ossos.

Os raios X tm grande uso na vida moderna. Alm do seu emprego nas radiografias, seu poder de penetrao muito til tambm na verificao da qualidade e localizao de defeitos estruturais em peas e materiais. Os inspetores de alfndega usam os raios X para examinar embrulhos. Os objetos densos, contidos no embrulho, absorvero mais raios X que os objetos menos densos; o que permite localizar armas ou objetos

metlicos. Os raios X so usados ainda no tratamento do cncer, tomografia computadorizada, no estudo da estrutura cristalina da matria, inclusive a do DNA, na industria e em quase todos os campos da cincia e da tecnologia. Algumas fontes extremamente quentes, tais como algumas estrelas, podem emitir raios X naturalmente, aqueles que alcanam a Terra geralmente so absorvidos pela atmosfera.

Como podemos detectar os raios X?


Os raios X so invisveis mas podemos detect-los de trs maneiras: Primeiro, eles ionizam o ar e outros gases; por conseguinte, podemos usar um detetor. Segundo, enegrecem os filmes fotogrficos, do mesmo modo que a luz. Terceiro, eles fazem alguns materiais fluorescer, isto , emitir luz. Fonte: br.geocities.com
Raio X

Os raios X so emisses eletromagnticas de natureza semelhante luz visvel. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ngstrm at centenas de angstrns. O espectro de comprimentos de onda utilizvel correspondente a aproximadamente entre 5 picmetros e 1,0 nanmetro. A energia dos ftons de ordem do keV (kilo eltron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A gerao desta energia eletromagntica se deve transio de eltrons nos tomos, ou da desacelerao de partculas carregadas. Como toda energia eletromagntica de natureza ondulatria, os raios X sofrem interferncia, polarizao, refrao, difrao, reflexo, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito maior, sua natureza eletromagntica idntica da luz.

Uma radiografia feita por Rntgen

Histria

A busca
O escocs James Clerk Maxwell (1831-1879), no sculo XIX, previu a existncia e a natureza das ondas eletromagnticas, que incluem at a luz visvel. Em 1887, o alemo Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), produziu as primeiras ondas eletromagnticas artificiais (ondas de rdio), usando conselhos de Hermann von Helmholtz (1821-1894). Entre outras coisas, Helmholtz sugeriu que uma radiao eletromagntica de alta freqncia deveria interagir fracamente com a matria, semelhana das ondas sonoras num instrumento de cordas. Sugeriu tambm que estas ondas poderiam ser muito penetrantes. Helmholtz chegou a indicar o instrumento adequado para produzir essas ondas penetrantes: a ampola de Crookes, chamada na poca de tubo de Crookes, onde eram gerados os misteriosos raios catdicos. Muitos cientistas na Europa comearam a procurar esse tipo de radiao. Entre eles, o maior especialista em raios catdicos da Alemanha, Philipp Lenard (1862-1947). A dificuldade na poca, que no ocorreria a ningum um mtodo de deteco que mostrasse se de fato existiam tais radiaes.

A descoberta
Foi Wilhelm Conrad Rntgen (1845-1923) quem descobriu e batizou os Raios X, alm de fazer a primeira radiografia da histria. Isto ocorreu quando Rntgen estudava o fenmeno da luminescncia produzida por raios catdicos num tubo de Crookes. Este dispositivo, foi envolvido por uma caixa de papelo negro e guardado numa cmara escura. Prximo caixa, havia um pedao de papel recoberto de platinocianeto de brio. Conrad Rntgen percebeu que, quando fornecia corrente eltrica aos eltrons do tubo, este, emitia uma radiao que velava a chapa fotogrfica, intrigado, resolveu intercalar entre o dispositivo e o papel fotogrfico, corpos opacos luz visvel. Desta forma obteve provas de que vrios materiais opacos luz diminuam, mas no eliminavam a emisso desta estranha irradiao induzida pelo raio de luz invisvel, ento desconhecido. Isto indicava que a energia atravessava facilmente os objetos, e se comportava como a luz visvel. Aps exaustivas experincias com objetos inanimados, Rntgen resolveu pedir para sua esposa pr a mo entre o dispositivo e o papel fotogrfico. A foto revelou a estrutura ssea interna da mo humana, com todas as suas formaes sseas, foi a primeira chapa de raios X, nome dado pelo cientista sua descoberta em 8 de novembro de 1895.

Caractersticas

Produo
O dispositivo que gera Raios X chamado de tubo de Coolidge. Da mesma forma que uma vlvula terminica, este componente um tubo oco e evacuado, ainda possui um catodo incandescente que gera um fluxo de eltrons de alta energia. Estes so acelerados por uma grande diferena de potencial e atingem ao nodo ou placa. O nodo oco e confeccionado em tungstnio. A razo deste tipo de construo a gerao de calor pelo processo de criao dos raios X. Para no fundir, o dispositivo necessita de resfriamento atravs da circulao de leo. Ao ser acelerados, os eltrons ganham energia e so direcionados contra um alvo, ao atingi-lo so bruscamente freados perdendo uma parte da energia adquirida durante a acelerao. O resultado das colises e da frenagem a energia transferida dos eltrons para os tomos do elemento alvo. Este se aquece bruscamente, pois em torno de 99% da energia do feixe eletrnico dissipada nele. A brusca desacelerao de uma carga eletrnica gera a emisso de um pulso de radiao eletromagntica. A este efeito se d o nome de Bremsstrahlung, que significa radiao de freio. As formas de coliso do feixe eletrnico no alvo se do em diferentes nveis energticos devido s variaes das colises ocorridas. Como existem vrias formas possveis de coliso devida angulao de trajetria, o eltron no chega a perder a totalidade da energia adquirida num nico choque, ocorrendo ento a gerao de um amplo espectro de radiao cuja gama de freqncias bastante larga, ou com diversos comprimentos de onda. Estes dependem da energia inicial do feixe eletrnico incidente. Este o motivo pelo qual existe a necessidade de milhares de volts de potencial de acelerao para a produo dos Raios X.

Deteco
A deteco dos raios X pode ser feita de diversas maneiras, a principal a impresso chapas fotogrficas que permite o uso medicinal e industrial atravs das radiografias. Outras formas de deteco so pelo aquecimento de elementos a base de chumbo, que geram imagens termogrficas, o aquecimento de lminas de chumbo para medir sua intensidade, alm de elementos que possuem gases em seu interior exemplo da vlvula Geiger-Mller utilizada para a deteco de radiao ionizante e radiao no ionizante.

Usos Medicina
Na medicina os raios X so utilizados nas anlises das condies dos rgos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, cncer, doenas sseas, etc.

Com finalidades teraputicas os raios X so utilizados com uma irradiao aproximada de cinco mil rntgens, sobre pequenas reas do corpo, por pequeno espao de tempo.

Exposio
A tolerncia do organismo humano exposio aos raios X de 0,1 rntgen por dia no mximo em toda a superfcie corprea. A radiao de um rntgen produz em 1,938x10 - 3 gramas de ar, a liberao por ionizao, de uma carga eltrica de 3,33x10 - 3C. No ser humano a exposio demorada aos raios X poder causar vermelhido da pele, ulceraes e empolamento. Em casos mais graves de exposio poder causar srias leses cancergenas, morte das clulas e leucemia.

Pesquisa de materiais
Na indstria, os raios X so utilizados no exame de fraturas de peas, condies de fundio, alm de outros empregos correlatos. Nos laboratrios de anlises fsico qumicas os Raios X tem largo espectro de utilizao.

Natureza eletromagntica
Os raios X se propagam velocidade da luz, como qualquer radiao eletromagntica esto sujeitos aos fenmenos de refrao, difrao, reflexo, polarizao, interferncia e atenuao. Sua penetrncia nos materiais relevante, pois todas as substncias so transparentes aos Raios X em maior ou menor grau. Em algumas substncias como compostos de clcio e platinocianeto de brio, os raios X geram luminescncia. Esta radiao ioniza os gases por onde passa. A exemplo da luz visvel, no desviada pela ao de campos eltricos ou magnticos. Se desloca em linha reta, vela chapas fotogrficas, alm de descarregar os objetos carregados eletricamente, qualquer que seja a polaridade. Referncias Bibliogrficas
1. 1,0 1,1 Martins, Roberto de Andrade. O Nascimento de uma Nova Fsica. Scientific American: . N13, p.11. Principios de Radiologia Odontolgica; Eric Whaites; 3 edio; ArtMed; 2002.

Potrebbero piacerti anche