Sei sulla pagina 1di 20

Unidade 9 - Pirmide

Introduo Definio de pirmide Denominao de Pirmides Pirmide regular Medida da superfcie (rea) de uma pirmide regular Volume da pirmide

Introduo
A palavra pirmide, normalmente, evoca o formato das famosas construes egpcias, monumentos fantsticos que documentam historicamente a extraordinria capacidade arquitetnica daquela civilizao e que vm encantando a humanidade h milhares de anos.

Definio da pirmide
Seja D uma superfcie poligonal contida em um plano , e V um ponto no pertencente a esse plano.

Definio da pirmide
O conjunto de todos os segmentos de reta com uma extremidade em V e a outra em D denominado pirmide.

Principais elementos de uma pirmide


Vrtice: o ponto V no pertencente ao plano . Base: a regio D contida no plano . Aresta da base: so os lados da regio D. Arestas laterais: so os segmentos que unem os vrtices da regio D e o ponto V. Faces laterais: so tringulos determinados pelo ponto V e dois vrtices consecutivos da regio D. Altura (h): a distncia perpendicular entre o ponto V e o plano .

Denominao das pirmides


A pirmide recebe nome especial, de acordo com o nmero de lados da sua base. Se for um tringulo, chama-se pirmide triangular, se for um quadriltero, quadrangular e assim sucessivamente.

Pirmide Regular
Para que uma pirmide seja regular, necessria que satisfaa duas condies: A base deve ser um polgono regular e a projeo ortogonal do ponto V, um ponto V tal que V esteja no centro da base.

Pirmide Regular
Em uma pirmide regular, as arestas laterais so congruentes e, em consequncia disso, as faces laterais tambm so tringulos issceles congruentes. Nesse caso, costuma-se chamar aptema da pirmide a altura de cada face lateral.

Preste ateno
No confunda aptema da pirmide com o aptema da base da pirmide. Aptema da base a medida do raio da circunferncia inscrita no polgono regular da base. Na figura da direita, r o aptema da base da pirmide.

Medida da superfcie (rea) de uma pirmide regular


Deseja-se construir uma rplica da Pirmide de Quops, de base quadrada, cujos lados da base e altura medem aproximadamente 228m e 148m, respectivamente. A miniatura ter 37cm de altura e o lado de sua base medir 57 cm e ser construda com madeira. Para pintar externamente a pirmide, inclusive a sua base, quantos cm sero cobertos de tinta?

Medida da superfcie (rea) de uma pirmide regular


Inicialmente, observe a figura:
Para calcular quantidade de tinta necessria, precisamos obter a medida da superfcie total da pirmide. Observe que podemos desmontar a figura, planificando-a:

Medida da superfcie (rea) de uma pirmide regular


A medida do aptema pode ser calculada por meio do Teorema de Pitgoras:
Assim, a medida da superfcie total da pirmide a soma das reas de um quadrado cujo lado mede 57cm e de quatro tringulos cuja a base mede 57cm e cuja altura mede aproximadamente 46,7cm, ou seja:

b.h S t = l + 4. 2 57.46,7 St = 57 2 + 4. 2 St = 3249 + 5323,8 St = 8572,80cm 2

Para voc fazer


Na figura, est representada uma pirmide triangular cuja aresta lateral mede 413 cm e cuja altura mede 8 cm.
Podemos obter a medida de R por meio do Teorema de Pitgoras :

(4 13 )
Inicialmente, vamos demonstrar a pirmide

= 82 + R 2 208 = 64 + R 2 R = 12cm

2 Mas R = .h, portanto h = 18cm 3 l 3 Como h = , temos que : 2 l 3 18 = l = 12 3cm 2 Finalmente, ametade de l 6 3 e, novamente,

por meio do Teorema de Pitgoras, determinamos


413 cm

a medida do aptema da pirmide. Assim :

(4 13 ) = (6 3 ) + (a )
2 2 p

a p = 10cm

Para voc fazer - continuao


b) Medida da superfcie total

b.h ST = Sl + 2
a) Calculando a superfcie lateral da pirmide
123cm

ST = 180 3 +

12 3.18 2 ST = 288 3cm 2

Sl =

b.h .3 2 12 3.10 Sl = .3 2 Sl = 180 3cm 2

Volume da pirmide
Para calcular a expresso do volume de uma pirmide, vamos inicialmente decompor um prisma triangular em trs pirmides, como indicado na figura abaixo:

Volume da pirmide
As pirmides I e II tm bases congruentes (ABC e DEF) e alturas congruentes (AD e BE). As pirmides I e III tm bases congruentes (ACD e FDC) e alturas congruentes (distncia entre o vrtice B e o plano que contm a face ACDF).

Logo, seus volumes so iguais.

Seus volumes tambm so iguais.

Assim, sendo V1, V2 e V3 os volumes das pirmides I, II e III, temos que: V1 = V2 = V3

Volume da pirmide
Mas Vprisma = SB . h e V1 + V2 + V3, ento 3V1 = Vprisma Logo, podemos escrever:
1 V1 = .S B .h 3

Dessa forma, o volume de uma pirmide triangular igual tera parte do volume do prisma de mesma nade e mesma altura.

Volume da pirmide
E como calcular o volume de uma pirmide com base diferente triangular? Podemos utilizar o Princpio de Cavalieri para generalizar a relao obtida anteriormente para qualquer pirmide. Supondo-se que as reas das superfcies das bases de uma pirmide qualquer e de uma pirmide triangular sejam iguais, e as alturas tambm, ento os volumes sero iguais.

Para voc fazer


Calcule o volume da rplica da Pirmide de Quops representada na figura

A rea da base igual a 57 = 3249 cm O volume V dado por : 1 V1 = .S B .h 3 1 V1 = .3249.37 3 V1 = 40071cm V1 = 40,071 litros

Resoluo de Atividades
Pgina 21 e 22

Potrebbero piacerti anche