Sei sulla pagina 1di 10

NVEL DE SATISFAO DE ESCOLARES NAS AULAS DE EDUCAO FSICA: UM CONTRIBUTO PARA AS AES PEDAGGICAS DO PROFESSOR

FOLLE*, Alexandra UFSC afolle_12@hotmail.com POZZOBON**, Maria Elizete UNOCHAPEC pozzobon@unochapeco.edu.br FARIAS***, Gelcemar Oliveira UFSC fariasgel@hotmail.com Resumo A investigao do nvel de satisfao de escolares pelas aulas de Educao Fsica um ponto de partida que fornece parmetros para discusses e reflexes sobre o trabalho desenvolvido no cotidiano escolar, de modo que os professores possam melhor avaliar e planejar suas aes pedaggicas. O presente estudo teve como objetivo analisar o nvel de satisfao de escolares por aulas de Educao Fsica, considerando-se o sexo, a idade e o nvel socioeconmico. Fizeram parte da investigao 272 alunos, de ambos os sexos, com idade de 11 a 14 anos e pertencentes s classes econmicas A2, B1, B2, C e D. Para coleta de dados utilizou-se o Questionrio de IADOV, modificado por Lpez (1993 apud LPEZ;GONZLEZ, 2002). A anlise dos dados foi realizada atravs do Quadro lgico de IADOV modificado por Lpez (1993 apud LPEZ;GONZLEZ, 2002). Os resultados coletados indicaram que 57% dos alunos apresentam mxima satisfao pelas aulas de Educao Fsica e apenas 2% encontram-se com mxima insatisfao. O ndice de satisfao grupal dos estudantes foi de 0,61 indicando a existncia de satisfao destes, tambm, enquanto grupo. Verificou-se que o gnero feminino apresenta um nvel de satisfao individual maior do que o gnero masculino; que os alunos com idade de 11 anos so os que apresentam o maior percentual voltado mxima satisfao; e que quanto maior o nvel socioeconmico menor o nvel de mxima satisfao e maior o percentual de alunos indefinidos quanto a sua satisfao e com mxima insatisfao. Atravs dos resultados apresentados pode-se concluir que, tanto individualmente como em grupo, os estudantes se sentem satisfeitos com as aulas de Educao Fsica. Palavras-chave: Nvel de satisfao; Sexo; Idade; Nvel socioeconmico.

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica UFSC. Professora do Curso de Educao Fsica da UNOCHAPEC. Mestre em Cincia do Movimento Humano. *** Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica UFSC.
**

3209

Introduo A satisfao e a motivao so aspectos determinantes nas escolhas e estratgias adotadas pelas pessoas ao longo da vida. Estas passam a influenciar significativamente seu envolvimento, comprometimento, dedicao e realizao nas experincias cotidianas. Considera-se, desta forma, que a satisfao e a motivao dos estudantes por uma disciplina, na realidade escolar, tornam-se fator imprescindvel para o envolvimento efetivo no processo ensino-aprendizagem (FOLLE, POZZOBON, BRUM, 2005; LPEZ, GONZLEZ, 2001, 2002; POZZOBON, FOLLE, SOUZA, 2006; POZZOBON et al., 2006). Para Tresca e De Rose Jr (2002), a motivao inclui necessidades, impulsos, desejos, interesses, propsitos, atitudes e aspiraes, sendo um fator interno que aciona o comportamento. a motivao que leva as pessoas a uma ao ou inrcia perante as atividades, sendo um exame das razes pelas quais se escolhe realiz-las, por um longo perodo, ou ainda, com um desempenho mais eficaz. Samulski (2000), tambm, destaca que a motivao em geral caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, ou seja, apresenta uma determinante energtica (nvel de ativao) e uma determinante de direo do comportamento (intenes, interesses, motivos e metas). Ao compreender que a motivao possui caractersticas dinmicas e pessoais, pois as pessoas sentem, relacionam-se, expressam-se e vivem de forma pessoal o processo pedaggico, constata-se que na medida em que so satisfeitas suas necessidades, motivos e interesses o seu dinamismo pessoal oscila (aparece, se desenvolve, desaparece, renasce) durante toda a sua vida escolar (LPEZ; GONZLEZ, 2001). Entretanto, a falta de motivao dos estudantes na escola pode ser considerada um dos maiores problemas enfrentados pelos professores, levando-os a vivenciarem junto a seus alunos experincias frustrantes, como desinteresse e indisposio para alcanar os objetivos educacionais (MLLER, 1998). Adentrando no contexto das aulas de Educao Fsica e da prtica esportiva, Berleze et al. (2002) remetem ao entendimento de que o comportamento humano pode ser motivado por necessidades, interesses e estmulos vindos do meio ambiente e que uma pessoa motivada a realizar uma tarefa poder ter mudanas na compreenso da aprendizagem e de seu desempenho nas habilidades motoras em uma aula de Educao Fsica. Neste sentido, Ramrez (1999) indica que a aprendizagem deve possuir caractersticas de desafio, devendo criar um clima de investigao e propor uma dificuldade supervel, para fazer com que a motivao durante a aula seja crescente.

3210

Xavier (1986) considera como fatores importantes que afetam a eficcia dos mtodos de ensino utilizados na escola, a motivao e o tipo de destreza, sendo a motivao o fator mais importante na aquisio de uma destreza motora. Uma prtica sem motivao totalmente ineficaz, j que as destrezas motoras complexas no so aprendidas sem um esforo e uma ateno intensa por parte do educando. Aprofundando-se no conceito de satisfao, Gonzlez (1995) declara que a atividade afetiva, resultante da atividade psquica das pessoas e as relaes que se estabelecem com a realidade de acordo com suas necessidades, reflete muitos dos aspectos relativos esfera motivacional, como suas formas de expresso subjetiva nas vivncias afetivas. Essas vivncias constituem a expresso de como os objetos e fenmenos da realidade se relacionam com a satisfao e insatisfao da esfera motivacional, ou seja, em cada pessoa, as vivncias afetivas so expresses de como se produz o processo de satisfao de suas necessidades. Neste contexto, Lpez e Gonzlez (2001) definem a satisfao-insatisfao dos alunos pelas aulas como um estado psicolgico expresso pelo resultado de vivncias afetivas entre os plos positivos e negativos (agradvel-desagradvel), na medida em que o objeto da atividade d respostas a suas necessidades e se correspondem com os seus motivos e os seus interesses. Sendo a satisfao um fator importante para manter os alunos interessados em participar das aulas, em especial para se manterem ativos durante seu processo ensinoaprendizagem, vislumbra-se a pertinncia da busca de informaes relacionadas ao nvel de satisfao dos escolares por uma disciplina, bem como da motivao que a explica, para que os professores possam melhor avaliar e planejar suas aes pedaggicas. Lpez e Gonzlez (2001) corroboram com este entendimento, destacando que o conhecimento do estado de satisfao dos alunos pelas aulas, assim como de suas possveis causas, resulta em um instrumento valioso para o professor avaliar a qualidade dessa satisfao. Os motivos que guiam os alunos para a realizao de atividades podem apresentar tanto um carter intrnseco como extrnseco. Segundo Tresca e De Rose Jr (2002), um indivduo pode ter, como fonte de suas aes, razes internas ou externas, sendo a motivao intrnseca a forma mais desejada, j que proporciona o desenvolvimento da autonomia e da personalidade. A recompensa relacionada a essa motivao est na resoluo de um desafio mental, em superar as prprias limitaes ou a descoberta de algo que se considere til, no entanto, as recompensas extrnsecas at iniciam e mantm algumas atividades, mas no so suficientes para explicar a maior parte da motivao humana, principalmente aquelas relacionadas aprendizagem.

3211

Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o nvel de satisfao de escolares por aulas de Educao Fsica, considerando-se o sexo, a idade e o nvel socioeconmico. Entende-se que estas informaes fornecem parmetros para que os profissionais possam melhor avaliar e planejar suas aes pedaggicas, proporcionando um ponto de partida para a escolha das estratgias educativas, dirigidas para o desenvolvimento da participao dos escolares nas suas aulas. Materiais e mtodos O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Segundo Trivios (1987), os estudos descritivos pretendem descrever com exatido os fatos e fenmenos de determinada realidade. A maioria das investigaes realizadas no campo da educao descritiva, tendo como foco essencial o desejo de conhecer as escolas, as reformas curriculares, os mtodos de ensino, os professores, a educao para o trabalho e os problemas escolares. Fizeram parte do estudo 272 alunos com faixa etria de 11 a 14 anos, ambos oriundos de escolas vinculadas rede pblica estadual de Chapec/SC. O Quadro 1 apresenta a caracterizao dos alunos entrevistados, onde visualizou-se reduzidas diferenas em termos de sexo. Observa-se que conforme o aumento da faixa etria ocorre um declnio no percentual de alunos. A classe econmica que apresentou maior representatividade dos alunos no estudo foi classe C. As classes com menor representatividade foram as A2 e D, destaque-se que no foram encontrados, entre os sujeitos entrevistados, representantes das classes A1 e E. Quadro 1: Caracterizao da amostra
Sexo Feminino Masculino 144 128 53% 47%

n= 272 Faixa Etria 89 68 64 51 272 33% 25% 23% 19% 100%

11 Anos 12 Anos 13 Anos 14 Anos

Total:

272

100%

Classificao Econmica A2 25 9% B1 30 11% B2 65 24% C 126 47% D 26 9% 272 100%

Para coleta dos dados utilizaram-se os seguintes instrumentos: Questionrio de IADOV modificado por Lpez (1993 apud LPEZ; GONZLEZ, 2002) para investigar o nvel de satisfao dos estudantes; e Critrios de classificao econmica Brasil ANEP (2000), para verificar o nvel socioeconmico dos escolares.

3212

A anlise dos dados coletados foi realizada atravs: do Quadro lgico de IADOV modificado por Lpez (1993 apud LPEZ; GONZLEZ, 2002), em que o nmero resultante da inter-relao de trs perguntas indicou a posio de cada escolar, na seguinte escala de satisfao: satisfeito, mais satisfeito que insatisfeito, no definido ou contraditrio, mais insatisfeito que satisfeito e insatisfeito. O ndice de satisfao grupal dos estudantes atribui valores entre + 1 e 1, sendo que os valores que se encontram entre - 1 e - 0,5 indicam insatisfao; os que se encontram entre - 0,49 e + 0,49 evidenciam contradio e os que se encontram entre 0,5 e 1 indicam que existe satisfao; e dos Critrios de Classificao Econmica Brasil ANEP (2000). Resultados e discusso Esta temtica remete a resultados que justificam as diferentes possibilidades de interveno que o profissional de Educao Fsica realiza na escola, para a aprendizagem do contedo pelos alunos e para a satisfao com o que abordado. Desta forma, a figura 1 demonstra o nvel de satisfao individual dos alunos pelas aulas de Educao Fsica, percebendo-se que em sua maioria os estudantes apresentam-se satisfeitos em freqentar as aulas desta disciplina, no entanto, um percentual significativo encontra-se com um nvel de satisfao no definida ou contraditora e 3% dos escolares apresentam um nvel voltado insatisfao pelas aulas. O ndice de satisfao grupal dos escolares que fizeram parte deste estudo foi de 0,61, o que indica que estes, enquanto grupo, sentem-se satisfeitos com as aulas de Educao Fsica desenvolvidas nas escolas da rede estadual de educao da Cidade de Chapec SC.
57%

28% 12% 1% Satisfeito Mais Satisfeito No Definido Mais que ou Insatisfeito Insatisfeito Contraditrio que Satisfeito 2% Insatisfeito

Figura 1 - Nvel de satisfao individual dos alunos pelas aulas de Educao Fsica

Em estudo realizado por Lpez e Gonzlez (2002), com um total de 427 estudantes cubanos, tambm, constatou que a maioria dos estudantes apresentava-se satisfeita em

3213

participar das aulas de Educao Fsica. Os autores verificaram que 49,4% dos alunos encontravam-se em um nvel de mxima satisfao; 23,1% mais satisfeitos que insatisfeitos; 24,12% no definidos ou contraditrios; 1,17% mais insatisfeitos que satisfeitos e 2,1% insatisfeitos com as aulas de Educao Fsica. Na figura 2 visualiza-se que o grupo feminino apresentou um percentual maior de escolares com mxima satisfao do que o masculino, ao mesmo tempo, em que foi o nico grupo a demonstrar um nvel voltado insatisfao pelas aulas de Educao Fsica. O estudo realizado por Lpez e Gonzlez (2002), constatou que, do grupo feminino, 45% apresentava mxima satisfao pelas aulas de Educao Fsica; 26% apresentavam-se mais satisfeitas que insatisfeitas; 23% no definidas ou contraditrias; 2% mais insatisfeitas que satisfeitas e 4% insatisfeitas. J o grupo masculino apresentou 55% de alunos satisfeitos; 20% mais satisfeitos que insatisfeitos e 25% no definidos ou contraditrios.
64% 51% 33% 23% 16% 9% 1% Satisfeito M ais Satisfeito N o D efinido que ou Insatisfeito C ontraditrio M ais Insatisfeito que Satisfeito 3% Insatisfeito Fem inino M asculino

Figura 2 - Nvel de satisfao individual por gnero

Em relao idade dos escolares verifica-se, na figura 3, que os grupos de 11 e 13 anos apresentam os maiores valores percentuais de sujeitos com mxima satisfao, contudo, a diferena entre estes e os outros dois grupos pouco expressiva. Principalmente, ao se observar que os alunos com 12 e 14 anos equilibram o nvel voltado satisfao, ao apresentarem-se mais satisfeitos do que insatisfeitos que os de 11 e 13. Destaca-se, ainda, que os estudantes com idade de quatorze anos apesar de demonstrarem-se mais indefinidos que os demais so os nicos que no apresentam escolares com um nvel voltado insatisfao pelas aulas de Educao Fsica. Em contrapartida aos resultados obtidos nesta investigao, o estudo realizado por Lpez e Gonzlez (2002), evidenciou uma clara tendncia ao decrscimo da satisfao individual pelas aulas de Educao Fsica, na medida em que maior a idade dos escolares. Sendo assim, os autores verificaram que alunos com idade de 11 e 12 anos apresentaram 63% de alunos satisfeitos; 19% mais satisfeitos que insatisfeitos; 16% no definidos ou

3214

contraditrios; 1% mais insatisfeitos que satisfeitos e 1% insatisfeitos. Os alunos com faixa etria entre 13 e 14 anos apresentaram 44% de alunos satisfeitos; 28% mais satisfeitos que insatisfeitos; 25% no definidos ou contraditrios; 2% mais insatisfeitos que satisfeitos e 1% insatisfeitos.
63%
55%

61% 49% 37% 25% 25% 28%

11 Anos 12 Anos 13 Anos 14 Anos

18%

9%

9%14%
1% 2%

3%

1%

Satisfeito

Mais Satisfeito No Definido ou Mais Insatisfeito que Insatisfeito Contraditrio que Satisfeito

Insatisfeito

Figura 3 Nvel de satisfao individual por idade

Segundo Mller (1998), normalmente as aulas de Educao Fsica so apreciadas pelos alunos que se apresentam motivados para faz-la. Quando se trabalha de 1a a 4a srie percebe-se com facilidade grande vibrao durante as atividades fsicas propostas. Nas turmas de 5a srie iniciam-se os jogos esportivos e a valorizao do desempenho motor nas atividades comea a aumentar. Nessa transio de atividades mais recreativas para atividades mais esportivas, quando os objetivos educacionais dos professores so diferentes das metas almejadas pelos estudantes, acabam por apresentar novas relaes, podendo surgir conflitos, dada tentativa de serem atendidas as necessidades pessoais, o que conseqentemente, acaba modificando as relaes entre os prprios alunos e entre eles e o professor.

52% 50% 42%

64% 62% 38% 17% 12% 10% 15% 7% 37% 29% 25% 23% 3% 1%
M a is In s a tis fe ito q u e S a tis fe ito

A2 B1 B2 C D

8% 3% 2%

S a tis fe ito

M a is S a tis fe ito q u e I n s a tis fe ito

N o D e fi n i d o ou C o n tra d it r io

I n s a t i s fe i t o

Figura 4 - Nvel de satisfao individual considerando a classificao econmica

Identifica-se na figura 4, as diferenas no nvel de satisfao individual dos alunos divididos pela classificao econmica, verificando-se que quanto maior o nvel socioeconmico, menor o nvel de mxima satisfao e maior o percentual de alunos indefinidos quanto a sua satisfao pelas aulas de Educao Fsica, ou seja, os alunos das

3215

classes A2, B1 e B2 apresentam menor satisfao em participar das aulas de Educao Fsica escolar do que os alunos pertencentes s classes C e D. As classes A2, B1 e B2, alm de apresentarem elevados percentuais de escolares indefinidos quanto sua satisfao pelas aulas de Educao Fsica, so as trs classes em que se encontram alunos com nveis voltados insatisfao profissional, com ateno especial para a classe A2 que apresenta o menor nvel de mxima satisfao (42%) e o maior de mxima insatisfao (8%). Um estudo realizado por Mller (apud MLLER, 1998), com sessenta alunos de 5a srie, de duas escolas da cidade de Santa Cruz do Sul/RS, trinta pertencentes a uma escola particular e trinta a uma escola municipal, presumiu que o nvel socioeconmico das crianas o maior responsvel pela diferena de motivao e de desempenho motor encontrado na pesquisa. O maior oferecimento de oportunidades, por parte da famlia e da escola, no transcorrer da vida dessas crianas, fez com que o grupo menos favorecido apreciasse mais as aulas de Educao Fsica, porm no possibilitou o mesmo nvel de desempenho motor apresentado pelo outro grupo. Concluses Os resultados obtidos, em funo dos objetivos estabelecidos e das discusses decorrentes, possibilitam as concluses que se seguem: Tanto individualmente quanto em grupo os escolares apresentam um ndice voltado satisfao pelas aulas de Educao Fsica. Concluiu-se que o gnero feminino apresenta um nvel de satisfao individual maior pelas aulas de Educao Fsica do que o gnero masculino. Os alunos com idade de 11 anos so os que apresentaram o maior percentual voltado mxima satisfao, porm tambm so os que apresentam os maiores percentuais de mxima insatisfao; j o grupo que apresentou maior indefinio ou contradio no seu nvel de satisfao foi o de 14 anos. Sobre as diferenas no nvel de satisfao dos alunos analisados pela classificao econmica, verificou-se que quanto maior o nvel socioeconmico, menor o nvel de mxima satisfao e maior o percentual de alunos indefinidos quanto a sua satisfao e insatisfeitos com as aulas de Educao Fsica. Os resultados deste estudo indicam que existe a necessidade de aes pedaggicas centradas nos alunos, de modo a motiv-los nas aulas de Educao Fsica, no no sentido do

3216

professor mudar a sua prtica pedaggica para atrair os alunos, mas de oferecer os subsdios intrnsecos para a sua adeso aula. REFERNCIAS ANEP Associao Nacional de Empresas <http:www.anep.org.br>. Acesso em: 15 abr. 2004. de Pesquisa. Disponvel em:

BERLEZE, A. et al. Motivos que levam crianas prtica de atividades motoras na escola. Revista da Educao Fsica, Maring, v. 13, n. 1, p. 99-107, 1o sem., 2002. FOLLE, A.; POZZOBON, M. E.; BRUM, C. F. Modelos de ensino, nvel de satisfao e fatores motivacionais presentes nas aulas de Educao Fsica. Revista da Educao Fsica/UEM, Maring, v. 16, n. 2, p. 145-154, 2 sem., 2005. GONZLEZ, V. Psicologa para educadores: pueblo y educacin. Revista Cubana de Educacin Superior, Ciudad Habana, n. 2, p. 16-23, 1995. LPEZ, A.; GONZLEZ, V. Niveles de Satisfaccin por La Clase de Educacin Fsica. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/revista digital>. Acesso em: 15 jun. 2004. LPEZ, A.; GONZLEZ, V. La tcnica de IADOV: una aplicacin para el estudio de la satisfaccin de los alumnos por las clases de Educacin Fsica. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/revista digital>. Buenos Aires, ano 8, n. 47, abril, 2002. MLLER, U. Percepo do clima motivacional nas aulas de Educao Fsica. Rio de Janeiro: UGF, 1998. POZZOBON, M. E. et al. Students level of satisfaction for physical education classes. FIEP BULLETIN, Foz do Iguau, v. 76, special edition, p. 339-343, 2006. POZZOBON, M. E.; FOLLE, A.; SOUZA, V. A. Nvel de satisfao profissional de escolares submetidos a um programa de jogos esportivos modificados. Revista Cientfica do JOPEF, Curitiba, ano 3, n. 4, p.131-134, 2006. RAMREZ, J. V. La planificacin del deporte escolar en el currculo de Educacin Fsica. Los factores de progresin en las tareas, la motivacin y la continuidad en la prctica extracurricular. Buenos Aires, 1999. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/revista digital>. Acesso em: 15 jun. 2004. SAMULSKI, D.M. Conceito de motivao para o rendimento. So Paulo: Editora Phorte, 2000. Disponvel em: <http://www.phorte.com/informe>. Acesso em: 03 out. 2003. TRESCA, R. P.; DE ROSE JR, D. Estudo comparativo da motivao intrnseca em escolares praticantes e no praticantes de dana. Buenos Aires, 2002. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/revista digital>. Acesso em: 23 jul. 2003.

3217

TRIVIOS, A. N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. XAVIER, T. P. Mtodos de ensino em Educao Fsica. So Paulo: Editora Manole, 1986.

Potrebbero piacerti anche