Sei sulla pagina 1di 2

A escravido e a pesca da baleia Durante o governo de Felipe III, rei de Portugal e Espanha, iniciaram-se as primeiras armaes de pesca da baleia

no litoral brasileiro, por volta de 1602. A tcnica da pesca j era de domnio basco de longa data, mas foi a partir do domnio ibrico sobre a America do Sul e do litoral africano que o comercio baleeiro tomou propores continentais. Neste contexto, os principais ncleos pesqueiros foram a costa litornea do Brasil, Portugal e Cabo Verde. Em Santa Catarina, as primeiras armaes dataram do ano de 1740. O comercio baleeiro teve como principal objetivo a exportao de carne, leo, sabes e demais derivados para os mercados europeus. A negociao era fiscalizada pela Coroa Portuguesa. No auge dessa explorao, chegava-se a pescar 200 baleias por ano nas principais armaes catarinenses. Os escravos recm-chegados eram destinados a servios terrestres, tendo em vista que o trabalho nas embarcaes presumia maior habilidade e destreza corporal. No raras vezes acontecia mutilaes ou graves acidentes durante a captura da baleia. Outro aspecto relevante neste cenrio era a alimentao. A base alimentar de qualquer trabalhador braal neste perodo era constituda de farinha de mandioca, plantada nas imediaes da armao e carne-seca, oriunda da regio de Rio Grande do Sul.

A escravido no meio rural e urbano Desde os primrdios da ocupao da Regio Serrana, os africanos e seus descendentes colaboraram para a formao tnica e cultural da regio. A entrada deste grupo no Estado se iniciou, ainda, com as primeiras bandeiras colonizadoras e continuou com o movimento em torno do comrcio de gado realizado pelo Caminho das Tropas. Os primeiros registros de viajantes sobre a Regio Serrana datam do sculo XIV, mas a histria da ocupao da regio remonta ao sculo XVI, quando foi fundado o primeiro povoado na regio de Lages. Os primeiros registros histricos sobre os negros do Planalto Serrano aparecem juntamente com a tentativa de ocupao e povoamento da regio no sculo XVI, quando o ciclo do ouro necessitava da abertura de novas frentes de caminhos para o transporte de mercadorias e alimentos para o sul do Brasil. A abertura do caminho do sul (entre 1728 e 1730) propiciou a expanso do gado e o estabelecimento dos primeiros povoados paulistas, lagunistas e rio-grandenses na regio. Os primeiros negros que chegaram na regio do Planalto Serrano vieram na condio de escravos, em 1766. As atividades que os escravos estavam envolvidos eram diversificadas, como na abertura de caminhos, na derrubada das matas e no carregamento dos equipamentos da bandeira.

Escravido no meio urbano: escravos de ganho ou escravos ao ganho Eram os escravos que, no perodo Colonial e no Imprio, realizavam tarefas remuneradas, entregando ao senhor no final do dia o pagamento do que haviam vendido. Esses escravos deveriam ser capazes de no se deixarem enganar. Mas enganam-se os que pensam que os escravos ao ganho tinham uma vida mais amena do que os escravos do eito (escravos que trabalhavam nas lavouras). Os escravos ao ganho trabalhavam fora da casa de seu proprietrio, vendendo mercadorias, comidas, etc., mas se no entregassem vintm por vintm ao seu senhor, eram castigados. Como se v, no passava de outra forma de trabalho compulsrio, sujeito aos abusos e riscos do cotidiano. Para haver controle por parte dos senhores de escravos no contexto da escravido urbana, os escravos estavam sujeitos a delegados, subdelegados, chefes de quarteiro e aos funcionrios das Cmaras das vilas. O pelourinho era o destino dos que no correspondiam s expectativas dos senhores, que em tudo dependiam dos escravos. preciso lembrar a presena das mulheres como escravas de ganho no meio urbano, sobretudo. Os jornais anunciavam, em pginas diversas, o aluguel e/ou necessidade de amas de leite. Era a lei da oferta e da procura, os jornais traziam uma espcie de classificados, embora no tivessem uma pagina especfica como hoje. Os escravos do meio urbano, sobretudo os escravos de ganho, estavam sujeitos vigilncia constante e submetidos aos Cdigos de Posturas Municipais, que procuravam organizar e disciplinar as condutas. Uma das normas desse cdigo dizia que os vendeiros que consentissem dentro de seu estabelecimento escravos por mais tempo que o necessrio, seriam submetidos a pagar uma multa, cujo valor aumentaria gradativamente em relao s vezes que ocorresse. O Cdigo de Postura tambm estava preocupado com a moralidade pblica no meio urbano, qual seja, os escravos deveriam ser vestidos razoavelmente pelos seus senhores; no poderiam andar seminus pelas ruas centrais das vilas.

Potrebbero piacerti anche