Sei sulla pagina 1di 16

A Execuo da Prestao de Alimentos e a Priso Civil do Alimentante

Daniel Roberto Hertel Professor e Advogado. Ps-graduado em Direito Pblico e DPC pela Faculdade Cndido Mendes de Vitria-ES.

1. INTROITO Os alimentos constituem matria de grande relevncia no Direito. Na verdade, os alimentos esto relacionados diretamente com o direito vida das pessoas, com o direito dignidade1 e, tambm, com o direito solidariedade familiar. Dessa forma, tutelando-se os alimentos, em ltima anlise, o que se tutela o direito vida e dignidade, ambos com assento no texto constitucional. Pretende-se, neste ensejo, analisar alguns aspectos decorrentes da execuo da prestao de alimentos, assim como da possibilidade de priso civil do executado. Na verdade, a obrigao alimentar possibilita ao credor a utilizao da tcnica processual de execuo do tipo coao, com a respectiva possibilidade de cerceamento do direito de liberdade do devedor dos alimentos. importante consignar, desde logo, que a priso civil do devedor constitui regime de exceo, sendo, inclusive, limitada a sua aplicao pelo Supremo Tribunal Federal to somente aos casos de dvida de alimentos. Considerou-se, de fato, no julgamento do recurso extraordinrio de n. 466.343-SP, a priso do depositSobre o princpio da dignidade da pessoa humana e o processo civil moderno, cf.: HERTEL, Daniel Roberto. O processo civil moderno e a dignidade da pessoa humana. Revista Dialtica de Direito Processual RDDP, So Paulo, n 55, out., 2007.
1

166

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

rio inel como sendo inconstitucional, por estar em contradio com os princpios preconizados nos tratados de direitos humanos subscritos pela Repblica Federativa do Brasil, em particular, o Pacto de So Jos da Costa Rica. Nesse contexto de valorizao e de realocao dos direitos humanos, queda claro que a priso civil do devedor de alimentos tambm merece tratamento meticuloso. A despeito da inexistncia de discusso sobre a sua constitucionalidade, importante realizar, luz dos direitos humanos, tanto sob a tica do credor como do devedor, uma anlise balizadora da possibilidade de priso do alimentante. 2. DIREITO AOS ALIMENTOS Os alimentos correspondem a uma prestao destinada a uma pessoa, sendo indispensvel para a sua subsistncia e para a manuteno da sua condio social e moral. A expresso alimentos apresenta uma acepo vulgar e outra tcnica. No sentido vulgar, os alimentos representam o que necessrio manuteno da vida de uma pessoa. Na acepo tcnica, como destaca Cahali2, basta acrescentar citada noo a idia de obrigao que imposta em funo de uma causa jurdica prevista em lei. importante mencionar, ainda, que o termo alimentos, alm de designar a obrigao de sustento de uma outra pessoa, tambm designa o prprio contedo da obrigao a ser prestada. Assim, o termo alimentos pode ser utilizado no sentido de obrigao alimentar, assim como o seu respectivo contedo. O valor da prestao dos alimentos dever ser xado com base nas necessidades do alimentando e nas possibilidades do alimentante. No pode o magistrado, outrossim, deixar de utilizar o critrio de proporcionalidade. Reza, com efeito, o art. 1.694, 1 do Cdigo Civil: Os alimentos devem ser xados na proporo das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.

CAHALI, Yussef Said. Dos alimentos. 3. ed. rev. ampl. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999, p. 16.
2

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

167

De qualquer modo, cumpre registrar que o estudo daqueles que so obrigados a pagar alimentos deve ser realizado em outra seara, ou seja, no Direito de Famlia. Em rpida sntese, contudo, pode-se dizer que so obrigados ao pagamento de alimentos os parentes, os cnjuges e os companheiros (art. 1.694 do CC). O Cdigo Civil de 2002 tambm inovou ao prever, no art. 1.700, que a obrigao de pagar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor. A ordem de responsabilizao pelo pagamento dos alimentos a seguinte: ascendentes, descendentes e colaterais de segundo grau, o que inclui apenas os irmos, sejam eles germanos ou unilaterais. 3. EXECUO DOS ALIMENTOS SOB PENA DE PRISO Tecidas as consideraes propeduticas sobre os alimentos, cumpre, doravante, analisar alguns aspectos decorrentes da execuo da prestao de alimentos sob pena de priso. Enceta-se este estudo pela abordagem dos ttulos que permitem a utilizao da execuo pelo rito do art. 733 do Cdigo de Processo Civil. 3.1 Ttulos que do suporte execuo dos alimentos sob pena de priso: judiciais e extrajudiciais Insta registrar, inicialmente, que o art. 733 do Cdigo de Processo Civil, o qual dispe sobre o rito da execuo dos alimentos sob pena de priso, faz referncia execuo de sentena ou de deciso. Desse modo, no h qualquer dvida quanto possibilidade de um ttulo judicial dar suporte execuo sob pena de priso. Por outro lado, a questo da possibilidade de serem executados sob pena de priso os alimentos contemplados em ttulo extrajudicial no se mostra to simples assim. De fato, como consignado, o art. 733 do CPC, que trata da execuo sob pena de priso, no faz referncia a ttulo extrajudicial, mas to somente sentena ou deciso. O professor Alexandre Cmara, nesse contexto, no admite a execuo dos alimentos previstos em ttulo extrajudicial pelo rito de

168

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

priso3. Por outro lado, Wambier, Talamini e Almeida admitem a execuo dos alimentos que esto previstos em ttulo extrajudicial sem qualquer restrio4. Parece-me que, luz do princpio da efetividade do processo e das modernas tendncias do direito processual civil, deve ser admitido o processamento da execuo dos alimentos previstos em ttulo extrajudicial nas modalidades sob pena de penhora ou sob pena de priso. De fato, o art. 19 da Lei de Alimentos (Lei n. 5.478/68)5 faz referncia ao cumprimento do julgado ou do acordo. Desse modo, o preceptivo no limita a execuo apenas aos ttulos judiciais. Parece-me, ento, perfeitamente admissvel a execuo dos alimentos previstos em ttulo extrajudicial sob pena de priso. Nesse particular, deve-se mencionar que podero ser executados sob pena de priso os alimentos acordados em sede de escritura pblica de separao ou de divrcio consensual, realizado com base na Lei n. 11.441/07. A referida lei, com efeito, implementou no CPC a possibilidade de serem realizados a separao e o divrcio pela via administrativa, isto , por meio de escritura pblica. Eventual acordo de separao, realizado por escritura pblica, que estabelea o pagamento de penso alimentcia, portanto, poder ser executado tanto pelo rito da execuo sob pena de penhora (art. 732 do CPC), como pelo rito da execuo sob pena de priso (art. 733 do CPC). Aplica-se, aqui, a mesma orientao antes expendida. Realmente, o art. 19 da Lei de Alimentos faz referncia a julgado ou a acordo, incluindo-se, assim, o ttulo extrajudicial que resultar da escritura de separao.
CMARA, Alexandre Freitas. Lies de direito processual civil. 11. ed. ver. atual e ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. v. 3. p. 366. 4 WAMBIER, Luiz Rodrigues, ALMEIDA, Flvio Renato Correia de, TALAMINI, Eduardo. Curso avanado de direito processual civil. 8. ed. rev. atual e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. v. 2. p. 443. 5 Art. 19 da Lei n. 5.478/68. O juiz, para instruo da causa, ou na execuo da sentena ou do acordo, poder tomar todas as providncias necessrias para o seu esclarecimento ou para o cumprimento do julgado ou do acordo, inclusive a decretao de priso do devedor at 60 (sessenta) dias.
3

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

169

3.2 Tipos de alimentos que comportam execuo sob pena de priso A m de dar maior efetividade execuo e de se tutelarem os direitos aos alimentos na perspectiva que a sua magnitude impe, parece-me que o melhor entendimento aquele que admite que sejam executados pelo rito do art. 733 do Cdigo de Processo Civil os alimentos provisrios, os denitivos e os provisionais. No se pode mesmo estabelecer qualquer distino entre os alimentos xados em sede de ao cautelar ou em sede de qualquer outra ao que envolva o Direito de Famlia. Sejam os alimentos xados liminarmente (alimentos provisrios) ou na sentena (alimentos denitivos), permitiro a utilizao do rito da execuo sob pena de priso do art. 733 do Cdigo de Processo Civil. Da mesma forma, os alimentos gravdicos, cujo suporte encontra-se na recente Lei n. 11.804/08, tambm permitem a utilizao da execuo sob pena de priso do art. 733 do CPC. Tal se d at mesmo em decorrncia do que est previsto no art. 11 da referida lei, que esclarece serem aplicveis aos alimentos gravdicos, supletivamente, as disposies da Lei de Alimentos e do Cdigo de Processo Civil. 3.3 Prestaes dos alimentos que so exigveis na execuo sob pena de priso Insta registrar que a jurisprudncia tem limitado as prestaes que podem ser executadas sob pena de priso. De fato, no se tem admitido que toda a dvida relativa aos alimentos seja cobrada com a utilizao do meio de coero do tipo priso. Realmente, admitir-se isso implicaria violao ao princpio do menor sacrifcio possvel do devedor, previsto no art. 620 do Cdigo de Processo Civil. O Superior Tribunal de Justia, a propsito, tem limitado a execuo da prestao dos alimentos sob pena de priso s ltimas trs prestaes e s que se vencerem durante a tramitao da execuo. A referida orientao j est cristalizada na smula de n. 309 do STJ, in verbis: O dbito alimentar que autoriza a priso civil do alimentante o que compreende as trs prestaes

170

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

anteriores ao ajuizamento da execuo e as que se vencerem no curso do processo. Assim, se o devedor de alimentos estiver devendo dez prestaes, no podero todas elas serem objeto de execuo sob pena de priso (art. 733 do CPC). Apenas daro suporte execuo dos alimentos sob a modalidade coercitiva (art. 733 do CPC) as trs ltimas e as que vencerem durante a tramitao da execuo. As demais prestaes em aberto devero ser cobradas por meio de execuo por sub-rogao, ou seja, de acordo com o rito do art. 732. 3.4 Rito O rito da execuo dos alimentos sob pena de priso est alinhavado no art. 733 do Cdigo de Processo Civil e tambm na Lei n. 5.478/68, que a Lei de Alimentos. A execuo dos alimentos iniciada por meio de uma ao de execuo6, que dever preencher os requisitos genricos e especcos da exordial. O magistrado dever proferir despacho inaugural, no qual ser, regra geral, determinada a citao do devedor. O executado, no procedimento da execuo dos alimentos sob pena de priso, no citado para apresentar defesa. Na verdade, o executado citado para realizar o pagamento, provar que o fez ou justicar a impossibilidade de faz-lo, sob pena de ser preso. Tal concluso decorre do disposto no art. 733 do CPC. Uma vez realizada a citao, basicamente quatro situaes podero ocorrer. O devedor poder: a) pagar; b) provar que pagou; c) apresentar justicao suscitando a impossibilidade de realizar o pagamento; d) manter-se inerte. Se o devedor pagar a importncia que cobrada na actio judicati, o magistrado proferir sentena de extino da execuo na forma dos art. 794, inc. I, c/c art. 795 do CPC. Ao exequente

Registre-se que, para aqueles que defendem a aplicao da Lei n. 11.232/05 execuo da prestao de alimentos, no haveria necessidade de petio inicial, mas sim de mero requerimento. Particularmente, como adiante se expor, no nos parece ser possvel aplicar-se o rito de cumprimento de sentena, previsto no art. 475-J do CPC, execuo dos alimentos sob pena de priso.
6

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

171

caber requerer, ento, a expedio do mandado de levantamento do dinheiro que foi depositado. O executado poder tambm, ao ser citado, provar que pagou. Com essa postura, afastar eventual decretao da priso. De qualquer sorte, uma vez provado o pagamento, o magistrado tambm proferir sentena de extino da execuo na forma dos arts. 794, inc. I e 795 do CPC. A terceira situao que poder ocorrer aquela em que o devedor apresenta defesa. A defesa aviada mediante justicao, que dever ser apresentada no prazo de trs dias, contados da juntada aos autos do mandado de citao devidamente cumprido. Nessa pea de defesa, o executado, alm de poder arguir as matrias de ordem pblica (falta de pressupostos processuais ou de condies da ao), dever aduzir os motivos para a no decretao da sua priso. Parece-me que, alm de o executado poder apresentar a justicao, poder ele tambm apresentar os embargos do devedor, nos termos do art. 736 et seq. Essa orientao, na verdade, prima pela observncia do princpio do contraditrio substancial. De qualquer modo, o prazo para apresentao dessa modalidade de defesa ser de quinze dias, contados a partir da juntada aos autos do mandado de citao devidamente cumprido, ex vi do disposto no art. 738 do Cdigo de Processo Civil. Registre-se, ainda, que, apresentada a justicao, o magistrado dever proferir uma deciso interlocutria. Se rejeitar a justicao, decretar a priso do devedor de alimentos; por outro lado, se o juiz acatar a justicao apresentada pelo devedor, ele deixar de decretar a priso do executado, mas isso no eximir o devedor de realizar o pagamento das prestaes, devendo ser intimado o credor para que requeira o prosseguimento da execuo, doravante pelo rito sob pena de penhora. A ltima situao que poder ocorrer aquela em que o executado, a despeito de ter sido citado para, em trs dias, pagar, provar que pagou ou justicar a impossibilidade de faz-lo, se queda inerte. Por outras palavras: deixa transcorrer in albis o prazo legal. Nesse caso, o juiz determinar a oitiva do credor, que poder, ento, requerer a priso do executado. Requerida a priso, o magistrado a

172

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

decretar por meio de deciso interlocutria. Reza o art. 733, 1 do CPC, o seguinte: Se o devedor no pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe- a priso pelo prazo de um (1) a trs (3) meses. 3.4.1 Inaplicabilidade da Lei 11.232/05 A Lei n. 11.232/05 institui uma nova forma de cumprimento das decises judiciais que imponham obrigaes de pagar importncia em pecnia. Na verdade, de acordo com o art. 475-J do CPC, sendo o devedor condenado a pagar importncia em dinheiro, ter quinze dias para realizar o pagamento, sob pena de incidir multa de dez por cento do valor cobrado. Tal rito no pode ser aplicado execuo da prestao de alimentos sob de priso. Na verdade, essa modalidade de execuo tem rito prprio, denido no art. 733 do CPC, no havendo por que aplicarse o rito de cumprimento de sentena. Ademais, eventual aplicao do rito de cumprimento de sentena, previsto no art. 475-J do CPC, execuo da prestao de alimentos implicaria verdadeiro tumulto processual, com confuso no procedimento a ser adotado e possibilidade de diferenas de rito a ser aplicado por cada magistrado. Basta imaginar o seguinte: o devedor ter o prazo de trs dias para pagar (art. 733 do CPC) ou de quinze dias (art. 475-J do CPC)? A defesa seria aviada mediante justicao ou impugnao? No caso de no pagamento, a priso poder ser decretada juntamente com a imposio da multa de 10%? A cumulao das medidas no implicaria em bis in idem, com a violao do princpio do menor sacrifcio possvel do devedor? Reconhece-se, aqui, a existncia de orientao em sentido diverso, mas por questo de segurana jurdica e de observncia ao princpio do devido processo legal, defende-se a inaplicabilidade do rito de cumprimento de sentena execuo da prestao dos alimentos sob pena de priso. 3.5 Decretao da priso ex ofcio Aforada a ao de execuo dos alimentos sob pena de priso, poder o juiz ex ofcio determinar a priso do executado? A doutrina diverge a respeito.

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

173

Jos Carlos Barbosa Moreira, por exemplo, entende que o magistrado poder decretar a priso do devedor de alimentos sem haver necessidade de requerimento. Destaca que omisso o executado em efetuar o pagamento, ou em oferecer escusa que parea justa ao rgo judicial, este, sem necessidade de requerimento do credor, decretar a priso do devedor.7 Ademais, dando suporte a essa orientao, tem-se tambm a redao imperativa do art. 733, 1, do CPC. Em sentido contrrio, ressalta Rios Gonalves que no possvel o juiz decretar de ofcio a priso porquanto o credor e o devedor so pessoas que tm entre si relao de direito de famlia; a convenincia e a oportunidade da medida coercitiva devem car a critrio do credor.8 Coaduno com a segunda vertente. que a convenincia da priso deve ser avaliada pelo prprio credor. Ademais, por se tratar de medida extremamente restritiva de direito, caber parte avaliar a sua necessidade ou no. Importante consignar, outrossim, que, quando o executado est preso, ele no pode exercer atividade laboral, o que pode dicultar ainda mais o adimplemento das prestaes de alimentos. A convenincia deve, portanto, ser analisada pela parte exequente. E essa tem sido a orientao adotada nos Tribunais9. 3.6 Requerimento de priso pelo representante do Parquet Segundo Theodoro Jnior10, por ser a priso civil uma medida de exclusivo interesse e iniciativa do credor, no poder o Ministrio Pblico requer-la. Essa orientao alinha-se com a corrente
MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. O Novo Processo Civil Brasileiro. 23. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2005. p. 261. 8 GONALVES, Marcus Vincius Rios. Novo Curso de Direito Processual Civil. So Paulo: Saraiva, 2008. v. 3. p. 23-1. Esse mesmo entendimento defendido por: THEODORO JNIOR, Humberto. Processo de Execuo. 22. ed. rev. e atual. So Paulo: LEUD, 2004. p. 420. 10 RT 488/294, 486/258, 497/289 e 732/357. Ressalta Yussef Cahali, a propsito, citando inmeras decises, que a jurisprudncia dominante no sentido da impossibilidade de decretao da priso ex ofcio. Cf.: CAHALI, Yussef Said. Dos Alimentos. 3. ed. rev. ampl. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. p. 1055. 10 THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 41. ed. atual. Rio de Janeiro: Forense, 2007, v. 2. p. 417.
7

174

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

que defende que a aferio da convenincia da priso pertence ao credor. Parece-me, de qualquer sorte, que em casos excepcionais perfeitamente possvel admitir-se o requerimento de priso por parte do Ministrio Pblico. Basta imaginar situao na qual o causdico que patrocina a causa, por desleixo ou desdia, deixe de requerer a decretao da priso. Como h interesse pblico na demanda, nada obsta que, em situaes desse naipe, o Parquet requeira ao magistrado a decretao da priso civil. 3.7 Pagamento da dvida, alvar de soltura e oitiva do representante do Ministrio Pblico O Ministrio Pblico deve intervir nas aes de alimentos, por fora do disposto no art. 9 da Lei de Alimentos, assim como do disposto no art. 82, inc. I ou II do CPC. Nas execues de alimentos, por bvio, o Ministrio Pblico tambm dever intervir, por aplicao subsidiria execuo das regras do processo de conhecimento, nos exatos termos do art. 598 do Cdigo de Processo Civil. Deve-se registrar, contudo, que se o executado estiver preso e algum realizar o pagamento da dvida, no deve o juiz determinar a prvia oitiva do Ministrio Pblico. A providncia imediata a ser adotada a determinao da expedio do alvar de soltura, uma vez que o objetivo da medida coercitiva de priso foi alcanado. Assim, no deve o juiz mandar ouvir o Ministrio Pblico nesses casos, sob pena de causar indevida dilao da priso do devedor. 4. PRISO CIVIL DO DEVEDOR DE ALIMENTOS Tecidas as consideraes sobre o rito da execuo sob pena de priso, cumpre, agora, analisar os principais aspectos da priso civil do devedor de alimentos. A primeira questo a ser enfrentada refere-se ao prprio prazo dessa modalidade de priso. 4.1 Prazo da priso do alimentante importante registrar que em relao ao prazo da priso civil do devedor de alimentos, o ordenamento jurdico apresen-

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

175

ta uma antinomia relativa. De fato, existem dois dispositivos que versam sobre o prazo da priso do devedor de alimentos, os quais so dissonantes. So eles:o art. 733, 1 do CPC e o art. 19 da Lei n. 5.478/68. O art. 733, 1 do CPC estabelece o prazo de 1 a 3 meses, enquanto o art. 19 da Lei de Alimentos dispe que o prazo de at 60 dias. A partir dessa incompatibilidade surgiram vrias correntes na doutrina sobre o prazo da priso civil do devedor de alimentos. Srgio Pereira11, por exemplo, considera que o prazo da priso do devedor de alimentos deve ser o xado na Lei de Alimentos, isto , no pode exceder sessenta dias. Essa orientao tem por base o princpio do menor sacrifcio possvel do devedor, previsto no art. 620 do Cdigo de Processo Civil. Realmente, reza o mencionado dispositivo o seguinte: Quando por vrios meios o credor puder promover a execuo, o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor. Nelson Nery12 e Humberto Theodoro Jnior13 , de outro vrtice, defendem tese no sentido de que o prazo da priso do devedor de alimentos ser de at sessenta dias, no caso de alimentos denitivos ou provisrios, ou de at 3 meses, quando a hiptese for de alimentos provisionais. Essa orientao diferencia os alimentos xados em sede de ao cautelar (alimentos provisionais), dos alimentos xados em sede de ao de conhecimento (alimentos provisrios, se xados liminarmente, ou denitivos, se xados na sentena). H, ainda, o entendimento de Barbosa Moreira14 no sentido de que o prazo da priso do devedor de alimentos o previsto no CPC, no podendo, portanto, exceder trs meses. Essa orientao
PEREIRA, Srgio Gischkow. Ao de Alimentos. 3. ed. Porto Alegre: SAFE, 1983. p. 60. NERY JNIOR, Nelson. NERY, Rosa Maria de Andrade. Cdigo de Processo Civil Comentado e Legislao Extravagante. 9. ed. rev. atual e ampl. So Paulo: Revista dos tribunais, 2006. p. 902. 13 THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 41. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007, v. 2. p. 418. 14 MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. O Novo Processo Civil Brasileiro. 23. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2005, p. 261.
11 12

176

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

tem por espeque o fato de que o CPC teria derrogado o art. 19 da Lei n. 5.478/68, que estabelece o prazo da priso de at sessenta dias. Parece-me que o prazo da priso do devedor de alimentos deve ser analisado luz do princpio da dignidade da pessoa humana. Impende, aqui, destacar que essa modalidade de priso tem nalidade coercitiva e no punitiva. Por isso mesmo, o seu prazo deve ser apenas o mnimo necessrio para o m de coagir o devedor a adimplir as prestaes em atraso. Realmente, de nada adianta a priso do devedor de alimentos por longo prazo para for-lo ao adimplemento das prestaes. O devedor de alimentos, com efeito, se estiver preso, no ter qualquer condies de exercer uma atividade laborativa para o fim de adimplir as prestaes de alimentos vencidas! O princpio da dignidade da pessoa humana, nesse particular, conduz orientao exegtica de que o prazo da priso do devedor de alimentos deve ser o menor possvel, isto , de, no mximo, sessenta dias. Em sntese: luz do princpio da dignidade da pessoa humana, deve, pois, preponderar o disposto no art. 19 da Lei n 5.478/68 em detrimento do previsto no art. 733, 1 do CPC15. 4.2 Natureza jurdica da priso do devedor de alimentos A priso civil do devedor de alimentos no tem natureza punitiva, mas to somente coercitiva. De fato, por meio dessa tcnica executiva, visa-se a coagir o devedor ao adimplemento da obrigao. Trata-se, a rigor, de mecanismo de execuo indireta.
15

Outro argumento utilizado para justicar o prazo de, no mximo, 60 dias para a priso do devedor de alimentos destacado por Alexandre Cmara: Parece-nos fora de dvida que est em vigor o art. 19 da Lei de Alimentos, revogado (ainda que tacitamente) o 1 do art. 733 do CPC. certo que o Cdigo de Processo Civil lei posterior Lei de Alimentos (que, repita-se, de 1968). Ocorre, porm, que o art. 19 deste diploma legal foi mantido em vigor por lei posterior ao Cdigo, qual seja, a Lei n. 6.014/73. (....) Assim sendo, parece-nos fora de dvida que a priso civil do devedor de alimentos jamais poder exceder o prazo de sessenta dias, pouco importando se os alimentos devidos so provisionais ou denitivos (CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. 13. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, v. 2. p. 366).

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

177

Ademais, cumpre esclarecer que, por no se tratar de medida punitiva, mas sim coercitiva, o cumprimento da priso no eximir o devedor da responsabilidade pelo pagamento das prestaes vencidas e das vincendas. Reza, a propsito, o art. 733, 2 do CPC: O cumprimento da pena no exime o devedor do pagamento das prestaes vencidas e vincendas. 4.3 Meios de impugnao da deciso que decreta a priso do devedor de alimentos Registre-se, inicialmente, que a deciso que decreta a priso do devedor de alimentos interlocutria. Desse modo, pode ser impugnada por meio do recurso de agravo de instrumento, na forma do art. 524 do CPC, ou por meio de habeas corpus, na forma do art. 5, inc. LXVIII da Constituio Federal. De qualquer modo, importante destacar que a mera interposio do recurso de agravo de instrumento no gerar qualquer efeito em relao deciso que decretou a priso do devedor de alimentos. que o recurso de agravo de instrumento tem efeito somente devolutivo, ex vi do disposto no art. 497, in ne do CPC. Incumbir, ento, ao agravante pleitear a concesso de efeito suspensivo ao Relator do agravo de instrumento o chamado efeito suspensivo ope judicis na forma dos arts. 527, inc. III e 558 do CPC. Desse modo, resta claro, ento, que poder o executado interpor o recurso de agravo de instrumento e requerer ao Relator que seja concedido o efeito suspensivo ope judicis para que a deciso que decretou a priso no seja cumprida. Poder tambm o executado impetrar habeas corpus, direcionando-o Cmara ou Turma competente do Tribunal. Registre-se, apenas, que o agravo de instrumento deve ser interposto no prazo de dez dias, enquanto o habeas corpus, no tem prazo. 4.4 Priso civil do devedor de alimentos e priso especial Uma vez decretada a priso civil do devedor de alimentos, poder ele cumpri-la em priso especial? A priso civil tem -

178

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

nalidade coercitiva e deve o magistrado agir com muita cautela antes de autorizar que o devedor a cumpra em cela especial. Dependendo da situao, a eccia da priso pode esvaziar-se por completo. Sobre a matria, h dispositivo expresso, que o art. 201 da Lei n. 7.210/84. Do preceito mencionado possvel inferir-se, em princpio, que a priso civil do devedor de alimentos deve ser cumprida em estabelecimento adequado. No existindo este, a priso do devedor de alimentos dever ser cumprida em seo especial da cadeia pblica. 4.5 Impossibilidade de decretao da priso civil nos casos de alimentos oriundos de indenizao civil e de inadimplementos de custas processuais e honorrios de advogado oportuno consignar que os alimentos que do suporte execuo especial, ou seja, execuo sob pena de priso so apenas os que decorrem do Direito de Famlia. Destaca Cndido Rangel Dinamarco16, a propsito, que os alimentos para ns de execuo especial so os que derivam apenas do direito de famlia, excluindo-se, desse modo, os que decorrem de responsabilidade civil por ato ilcito. Da mesma forma, oportuno consignar que a priso do devedor de alimentos somente poder ser decretada pelo no pagamento da prestao de alimentos, incluindo-se, nesse particular, a atualizao monetria e os juros de mora. No h, com efeito, a possibilidade de ser decretada a priso do devedor de alimentos pelo no pagamento das custas processuais e dos honorrios advocatcios. O mandado de citao dever ser expedido com a distino dos valores dos alimentos e das custas e honorrios de advogado. guisa de exemplificao, basta imaginar situao na qual o devedor de alimentos, ao ser citado em uma execuo de alimentos sob pena de priso, realize o pagamento das prestaes atrasadas, mas deixe de pagar as custas e os hoDINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. 4. p. 601.
16

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

179

norrios de advogado que daquela demanda resultaram. Nesse caso, o magistrado no poder decretar a priso do executado, sob pena de causar constrangimento ilegal. A cobrana dos valores relativos s custas processuais e aos honorrios de advogado dever ser realizada por meio de execuo sob pena de penhora. 5. CONSIDERAES FINAIS Os alimentos constituem meio de manuteno da vida e da dignidade de certas pessoas. A sua importncia justifica a utilizao de medidas coercitivas para sua cobrana, em particular a decretao da priso civil. No h qualquer discusso quanto constitucionalidade da priso do devedor de alimentos. De toda a sorte, a medida coercitiva dever ser bem balizada pelo Magistrado, uma vez que o cerceamento do direito de liberdade constitui medida de exceo e poder at mesmo dificultar o recebimento das prestaes em atraso. Nesse particular, o prazo da priso no poder ser superior a sessenta dias. Ademais, os limites estabelecidos pela jurisprudncia, como a limitao da execuo da prestao dos alimentos sob pena de priso somente s trs ltimas prestaes e s que se vencerem durante a tramitao da ao, devero ser rigorosamente observados. Entendimento contrrio implicar em violao ao princpio do menor sacrifcio possvel do devedor, previsto no art. 620 do Cdigo de Processo Civil. No se pode perder de vista, outrossim, a diretriz de que a convenincia da priso civil deve ser decidida pelo prprio credor. Nesse particular, no deve o Magistrado decretar ex ofcio a priso civil do devedor de alimentos. Da mesma forma, o requerimento aviado pelo presentante do Ministrio Pblico dever ser visto dentro dessa perspectiva. Quanto ao rito da execuo sob pena de priso, no se pode utilizar a nova estrutura de cumprimento de sentena estabelecida pela lei n. 11.232/05. que, como registrado alhures, tal ado-

180

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

o implicaria verdadeiro tumulto processual, com a possibilidade de existncia de ritos diferenciados em relao a cada julgador. A segurana jurdica e a observncia ao princpio do devido processo legal conduzem a essa orientao.

Revista da EMERJ, v. 12, n 46, 2009

181

Potrebbero piacerti anche