Sei sulla pagina 1di 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO

Escrito por Administrador

Harley Abrantes Moreira

UFRN -Aluno do Mestrado em Histria

Neste artigo, tentaremos resgatar uma genealogia do termo misso integral no Brasil. Nosso objetivo com isso demonstrar quais idias e aes protestantes, ao longo do sculo XX, amadureciam uma postura progressista e uma espiritualidade mais solidria (chegando mesmo ao engajamento em alguns casos), bem antes do Pacto de Lausane que, em 1974 comea a sinalizar para o desenvolvimento teolgico do termo misso integral. Vrios elementos sero considerados para percebermos o desenvolvimento de uma postura teolgica, por assim dizer, alternativa, no seio da igreja evanglica brasileira, no decorrer do sculo XX. Entre eles o surgimento do termo evangelical, do movimento evangelical e a implantao de determinados projetos missionrios.

O termo evangelical

Para compreender as bases da Misso Integral, no devemos nos furtar de buscar algumas pistas no incio do sculo XX, especialmente no movimento evangelical ou evangelicalista. Podemos dizer que este representa a intercesso entre uma teologia conservadora e uma concepo scio-poltica avanada, se comparada ao meio evanglico no qual se desenvolve. Compreender o significado teolgico do termo evangelical, bem como as manifestaes histricas destes, imprescindvel para entender o conceito de Misso Integral, que nasce do caldo evangelical no incio do sculo XX

Para uma idia mais apurada acerca deste grupo, podemos fazer o exerccio de situ- lo no ponto de equilbrio entre as posturas adotadas pelos grupos denominados fundamentalistas e liberais, este ltimo tambm denominado por alguns de ecumnicos. Tal classificao teolgica, que parece exclusiva do mbito protestante, pode ser, no entanto, perigosa, na medida em que toda classificao acaba por rotular e limitar as possibilidades tanto do termo em si quanto dos sujeitos que o recebem. Do mesmo modo, no sabemos se os prprios autores dos discursos taxados por evangelicais tinham tal concepo acerca de si prprios. Por fim, tal rtulo ser aplicado ou no dependendo do lugar de onde parte o discurso. Um liberal, por exemplo, no o usaria, uma vez que considera ambos, fundamentalistas e evangelicais, como partes de um mesmo todo. Um fundamentalista, por sua vez, no faz

1 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

questo de ser diferenciado de um evangelical. Estes, no entanto, tomando para si tal termo, no abrem mo dele, a fim de no serem confundidos com os fundamentalistas.

Afinal, o que ser evangelical?

Melhor que falar da palavra dar voz a um de seus principais militantes, o escritor Robinson Cavalcanti que afirma o seguinte ao tentar expressar os principais pressupostos desta classificao:

Preocupados com o equilbrio, com a herana sadia da tradio conservadora, os evanglicos, grosso modo, desenvolveram as seguintes caractersticas: (1) Leitura reverente das escrituras . ComoPalavra de Deus escrita por homens. Uso criterioso das ferramentas cientficas. Possibilidade de errncia dos leitores e intrpretes; (2) Confessionalidade credal . Credos e confisses como explicaes teis, parciais e suficientes da f; (3) Soteriologia seletiva, apenas alguns sero salvos. Divergncias sobre o conceito de penas eternas; (4) Cristologia. Trinitria com nfase nas duas naturezas; (5) Evangelismo . Anncio a toda criatura, com sensibilidade transcultural; (6) Misso da igreja . Anncio, edificao, comunho, servio e denncia proftica; (7) Milagres. Crena tanto nos bblicos como nos atuais, evitando-se o ceticismo, a ingenuidade e o curandeirismo; (8) E scatologia . Diversidade de posies, com tendncia ao amilenismo ps-tribulacionista; (9) tica . Individual e social. Diferenas entre aberraes e imperfeies. Espao para adiaphora (liberdade criativa), defesa da democracia, pluralismo quanto ao scio-econmico, dilogo criativo com o mundo, santidade ativa (fazer coisas). 1

2 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

Podemos destacar tambm a posio de Antnio Gouveia Mendona, que no v diferena entre evangelicalismo e fundamentalismo:

A combinao dos elementos acima, permite traar um perfil do protestantismo que se introduziu no Brasil do sculo XIX: um protestantismo evangelical sob o ponto de vista da teologia e anticatlico sob o aspecto da estratgia. Por isso compreensvel a evoluo desse protestantismo para o fundamentalismo mais radical, denominacionalista e antiecumnico ...

O movimento evanglico traz consigo uma linha teolgica e estratgica bem definida. Como, portanto, identificar todos os protestantes brasileiros como evanglicos? Embora as linhas do movimento se ajustem bem ao perfil da mdia dos protestantes brasileiros, existem muitos que, sendo evanglicos, no so evangelicais. Da a necessidade que muitos expositores do protestantismo tm de introduzir o anglicismo evangelical para distinguir evanglicos de evanglicos. Aqueles, tipicamente conservadores,denominacionalistas,antiecumnicoseat fundamentalistas, e estes, soltos nas mais variadas correntes. Para concluir podemos dizer que os protestantes brasileiros so evanglicos mas nem todos so evangelicais. 2

Embora afirme que nem todo protestante brasileiro evangelical, para Mendona todo evangelicalista um fundamentalista. Pela citao de Robinson Cavalcanti, fica fcil entender porque o primeiro autor no faz distines entre ambos. bom notar, porm, que embora a postura evangelical procure ser fiel a uma certa ortodoxia protestante do ponto de vista teolgico, especialmente no que diz respeito centralidade das Escrituras, h diferenas considerveis entre estes e os fundamentalistas, que no podem ser desprezadas.

Podemos destacar o posicionamento de Paul Freston quando afirma que a f evanglica deve ser, necessariamente, bblica, ressalvando que algumas vezes no necessrio ser cristo para ser bblico. Dessarte, nalguns casos um ateu pode ser muito mais bblico que um protestante, o que deveria levar uma igreja evanglica, que precisa ser bblica, a copiar o comportamento deste agnstico e repudiar o daquele crente fervoroso (Freston 1993). Difcil

1 CAVALCANTI. Os protestantes e os evanglicos; liberalismo; neofundamentalismo e evangelicalismo.Ultimato, nov. 1993. p. 23 e 24.

2 MENDONA. Quem evanglico no Brasil? Contexto pastoral, Debate no 8. 1992.

3 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

imaginar tais idias no pensamento de um fundamentalista. Alm da diferena de postura em relao Bblia, outra que consideramos ainda

mais pungente a que trata da posio da igreja quanto ao engajamento social. Entre os fundamentalistas, no difcil perceber a nfase em uma relao vertical do cristo com Deus, expressa essencialmente em sua vida interior. Os evangelicais, por sua vez, do nfase aos frutos manifestos pela igreja, que deve ser sal e luz no mundo. Prova disto temos na citao de Robinson Cavalcanti, particularmente nos pontos (6) e (9), onde aparecem as idias de servio e denncia proftica como partes da misso da igreja, alm da tica social expressa numa santidade ativa.

Diante do que foi exposto at aqui, e concordando com o autor Luiz Longuini Neto, que, apesar de considerar insuficiente a nomenclatura evangelical, compreende-a como necessria (Longuini, 2002), tambm ns a enquadramos como uma representao que quer se distanciar do fundamentalismo, mas que no chega a ser liberal. mister dizer, ainda, que nosso ensejo destacar, no discurso evangelicalista, a idia de engajamento social da igreja, base imprescindvel para fomentar a discusso acerca da Misso Integral da Igreja.

O movimento evangelical no Brasil e no mundo

Ainda com o objetivo de melhor compreender o conceito de misso integral da igreja, voltamos nosso olhar s articulaes e tentativas dos evangelicais de desenvolverem suas propostas. Essas articulaes se manifestam em algumas instituies e alguns encontros e congressos que, desde 1923, com a criao da (AEM) Aliana Evanglica Mundial, passaram a organizar-se e a dar corpo ao que este movimento, seguindo a tendncia de Luiz Longuini Neto, no livro O Novo Rosto da Misso . Passemos a alguns destaques daquilo que foi relacionado por este autor.

Em mbito mundial, temos o Wheaton, Congresso sobre Misso Mundial (1966); Berlim,

4 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

Congresso Mundial de evangelizao (1966) e o prprio Pacto de Lausane (1974). Entre as instituies mundiais teramos a (CEM) Comunho Evangelical Mundial; a (AEM) Aliana Evanglica Mundial; a Viso Mundial e a (CIEE) Comunidade Internacional de Estudantes Evanglico, entre outras.

Na Amrica Latina, o Clase (Consulta Latino Americana sobre Evangelizao, 1962) merece destaque, enquanto congresso, assim como o CLADE (Bogot, 1969) e a constituio da FTL (Fraternidade Teolgica Latino Americana) em Cochabamba, 1970. Entre as instituies latino-americanas, destacamos a ANE (Associao Nacional de Evangelicais), o CEAL (Comit Evangelical para a Amrica Latina) a MLA (Misso Latino americana) e a j mencionada FTL.

Nacionalmente, tivemos pelo menos trs importantes congressos evangelicais, o Congresso Brasileiro de Evangelizao (CBE, 1983), o Congresso Nordestino de Evangelizao (1988), a segunda edio do Congresso Brasileiro de Evangelizao (CBE 2), realizada em 2003 e o segundo Congresso Nordestino de Evangelizao (2005). Entre as instituies nacionais, podemos citar a ABU (Aliana Bblica Universitria), a Viso Mundial, mais uma vez a FTL e a AEVB (Associao Evanglica Brasileira).

Todos esses eventos e a grande parte dessas instituies surgem aps a segunda guerra mundial, quando o movimento evangelical ganha novo vigor e se estrutura com base numa contraposio ao movimento ecumnico, de modo que, atualmente, o evangelicalismo representa uma alternativa conservadora a este.

Claro exemplo dessa oposio foi o congresso de Wheaton, em 1966, que teve como principal objetivo a reunio de telogos evangelicais, a fim de manifestarem seus principais pontos de f e crtica ao ecumenismo. Os principais pontos atacados foram as acusaes de liberalismo, de universalismo e de perda da convico evanglica, alm da substituio da evangelizao pela ao social. Seguindo esta mesma tendncia, no mesmo ano houve outro congresso em Berlin, o CME (Congresso Mundial de Evangelizao) e, na Amrica Latina, o CLADE I, em 1969, acabou gerando a formao da Fraternidade Teolgica Latino Americana.

Toda essa movimentao tem seu pice em Lausane, 1974, onde os principais telogos do evangelicalismo conseguem se expressar em diversos temas. De todas as articulaes de cunho evangelical apresentadas, o Pacto de Lausane foi a maior delas. Sobre ele, vejamos o que diz Ren Padilla:

5 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

A revista Time descreveu o congresso de Lausane como um foro formidvel, possivelmente a reunio mais global j realizada pelos cristos. O que o jornalista que escreveu essas linhas provavelmente tinha em mente, foi o fato de que o congresso reuniu 2473 participantes e cerca de 1000 observadores de 150 pases e 135 denominaes protestantes. Mais importante que isso, no entanto, foi o impacto do congresso em todo o mundo. Nas palavras do evangelista Leighton Ford, se houve um momento da histria em que os evanglicos se colocaram em dia com a sua poca, seguramente este momento deve ter sido em Julho de 1974. Lausane explodiu como uma bomba. Foi um despertar para todos os que participaram e para milhares de cristos e muitos pases que leram a respeito.3

O destaque desse evento se d por seu tamanho, seu alcance e por seu contedo. Sabemos, no entanto, que no foi o pioneiro. A respeito desse particular, vejamos o que diz Ricardo Wesley, Secretrio Geral da Aliana Bblica Universitria do Brasil:

preciso dizer que Lausane no foi a vanguarda de um processo de reflexo teolgica que inclua uma agenda importante de compromisso social. Por outro lado, verdade que teve um alcance e influncia mundiais a respeito dessa agenda de misso. Talvez tenha tido seus mritos ao permitir que expresses dessa reflexo teolgica da Misso Integral encontrassem ali espao, oportunidade para amadurecimento, para divulgao e para a formao de lideranas evanglicas do mundo todo, a partir desses paradigmas teolgicos que foram formulados.4

Este congresso, que se constituiu como o maior representante do evangelicalismo, tambm , ainda hoje, o principal baluarte do conceito de misso integral, embora no saibamos se este j era formulado naquele momento.

O conceito de misso integral

Tendo compreendido alguns aspectos de onde e como o contexto evangelical foi forjado,

6 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

podemos dar um passo adiante no sentido de melhor entender o termo Misso Integral. No h registros, nas referncias pesquisadas sobre instituies e eventos evangelicais antes do Pacto de Lausane (e nem mesmo nas que dizem respeito a este) indicando que o

3 PADILLA, C. Ren. Misso Integral ensaios sobre a Igreja e o Reino. FTL-B TEMTICA, Novembro, 1992, p. 8.

4 BORGES, Ricardo Weslley. Pacto de Lausane.ABU e VISO MUNDIAL, 2aed, 2003, p. 13.

conceito de Misso Integral tenha sido algo dado, fruto de um pensar teolgico. O primeiro texto evanglico que encontramos trazendo esta elaborao de maneira mais intensa foi escrito em 1978 por Ren Padilla, com o ttulo de Misso Integral. Trata-se de um ensaio que circulou na IV Conferncia Internacional de Estudos Missionrios, realizada em Nova Yorque, em Agosto daquele ano. Tal conceito surge como resposta necessidade de esclarecer que no existe diviso entre pregao do evangelho e ao social e que, ambos, pertencem mesma agenda da igreja. Esta compreenso foi definitivamente afirmada pelo meio

evangelical, em Lausane:

Nos arrependemos de nossa negligncia em face de nossa responsabilidade social crist, bem como de nossa polarizao ingnua em termos, algumas vezes, considerando a evangelizao e a atividade mutuamente excludentes... Devemos repudiar como demonaca a tentativa de colocar uma cunha entre evangelizao e ao social.5

Partindo deste mote, podemos fazer uma extrapolao no sentido de que, assim como o ser humano indivisvel, a misso da igreja tambm o , cabendo mesma manifestar- se no s quanto s questes metafsicas, mas tambm envolver-se com problemas reais, quer histricos, quer polticos, quer sociais, pois tudo isso diz respeito sua nica misso.

Alguns telogos do Nordeste brasileiro tm dado valiosas contribuies, atacando algumas formas de dualismo extremamente danosas misso da igreja. Entre eles destacamos Benedito Gomes Bezerra, que no artigo Entendendo a Misso Integral, explica que para os

7 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

defensores da teologia da misso integral, a dicotomia entre ao social e evangelismo no bblica, sendo a responsabilidade crist tanto social quanto evangelstica. Indo alm de autores como John Stott, que costumam ilustrar a idia de misso integral comparando-a a duas asas de um avio ou s duas lminas de uma tesoura, Bezerra esclarece que estas imagens continuam indicando uma m compreenso da misso integral, pois permanece a mesma dicotomia que insiste em dividir a misso da igreja e a vida do cristo

Em artigo, escrito para o livro Sade, Violncia e Graa, veja o que afirma o autor:

preciso compreender que evangelizao e responsabilidade social no so aspectos estanques, separveis e delimitveis. Creio que uma viso bblica da misso da igreja revelaria, pelo contrrio, um continuum, uma relao de continuidade, entre esses dois aspectos da misso. Assim, para que seja possvel superar qualquer concepo unilateral da natureza da misso crist, ser melhor pensar que toda prtica social da igreja , de alguma forma, evangelizadora. Por outro lado, toda ao evangelizadora da igreja , em maior ou menor grau, parte de sua responsabilidade social.

Isso acontece simplesmente pelo fato de que a igreja no tem como, nem precisa separar, nos homens e mulheres concretos, necessidades espirituais e necessidades sociais. Assim, se a igreja local promove, por exemplo, a educao infantil, essa atividade educacional tanto parte de sua responsabilidade social quanto de sua tarefa evangelizadora, sem que ela precise, por causa disso, condicionar a prestao do servio converso das pessoas. Por outro lado, a proclamao do evangelho propriamente dita,

5 STOTT. John. Pacto de Lausane. Viso Mundial e ABU editora, 2003, p. 46 e 47.

dificilmente poder deixar de ter componentes e implicaes holsticas.6

Note que Misso integral, para o autor, vai muito alm da parceria entre evangelismo e ao social, conforme sugere, tambm, Ren Padilla (PADILLA, 1992, P.207). Neste sentido, a ao social no seria apenas uma conseqncia da evangelizao ou uma ponte para a mesma, pois ambas se entrelaam, fazendo parte de um mesmo todo no qual impossvel separ-las. Esta concepo evita, entre outras conseqncias, o proselitismo presente em muitos programas de ao social de igrejas evanglicas que usam o assistencialismo como forma de

8 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

atrair pessoas visando converso das mesmas.

Alm do dualismo evangelizao-ao social, a teologia da misso integral influi numa forma de maniquesmo presente no ethos evanglico e que muito prejudica a insero da igreja na cultura. Refiro-me tradicional separao entre igreja e mundo.

No meio evanglico, a idia de que no somos cidados deste mundo, mas de uma ptria celestial, tem sido responsvel pela negligncia de muitas igrejas em relao s sociedades nas quais esto inseridas. Tal atitude tambm condenada como antibblica, uma vez que em diversas passagens, especialmente durante o ministrio de Jesus, encontramos orientaes que apontam na direo oposta. Exemplo disso temos no sermo da montanha, quando Jesus convida seus ouvintes a serem sal e luz no mundo a fim de transform-lo (Mt. 5:13 a 16) e na orao do Getsmani (J 17: 6 a 13), quando Cristo pede ao Pai que no tire seus discpulos do mundo e sim que os livre do mal.

Como conseqncia do dualismo igreja-mundo, temos o desprezo, por parte da igreja, a toda atividade secular. valorizada apenas a atividade evangelstica, por assim dizer, uma vez que esta, sim, considerada de natureza espiritual. Ora, um pas com grande nmero de evanglicos a pensar dessa maneira estaria fadado ao subdesenvolvimento.

O autor Samuel Escobar, no livro "Tive Fome", da srie Lausane, explica que esse desprezo pelo secular vem, em parte, da influncia medieval sobre o ambiente catlico:

uma caracterstica de nossa cultura ibero-americana desprezar o trabalho manual e exaltar as tarefas intelectuais e religiosas. Isso se manifestou claramente na poca colonial, onde se reproduziram e se conservaram atitudes tpicas da Idade Mdia. Posteriormente, mesmo com a secularizao, ainda persiste a exaltao do espiritual e o desprezo ao material. Na poca medieval, isso correspondia a um dualismo de origem grega, que considerava a realidade material como m. Por no atender ao ensino bblico sobre a criao, havia surgido uma teologia que fazia uma diviso acentuada entre o material e o espiritual. Essa posio claramente antibblica. A Reforma Protestante transformou essa atitude desenvolvendo, naqueles pases onde teve influncia, uma nova tica de trabalho e de atividade econmica, uma revalorizao das atividades no especificamente religiosas, um descobrimento do mundo secular dentro do desgnio divino. Com Lutero e Calvino, a Europa aprendeu a valorizar, tanto a mulher que varre a casa quanto o monge que canta suas oraes.7

9 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

Tambm como conseqncia dessa mesma herana catlico-ibrica-medieval, que

6 . BEZERRA, Benedito Gomes Sade, Violncia e Graa. A misso integral e os desafios da igreja. Ultimato, 2003, p.2.

7 ESCOBAR, Samuel. Tive Fome. Srie Lausane 30 anos, Viso Mundial e ABU editora, 2003, p. 39.

sabemos ter suas razes no mundo grego, o autor apresenta um outro dualismo prejudicial igreja, a saber, a tambm tradicional diviso entre corpo e alma, na qual somente a ltima deve ser alimentada enquanto que o primeiro deve ser mortificado a cada dia, mediante o processo de santificao crist. A respeito desse particular, veja o que diz o mesmo autor:

A verdadeira antropologia bblica, de maneira nenhuma ensina o conceito de que o corpo um impedimento intil e um estorvo para a alma, que deve eliminar-se na primeira oportunidade. importante observar que nunca nos induz a desonrar ou maltratar o corpo. Pelo contrrio, o perodo de vida no corpo terreno de considervel importncia. No trono do juzo, por exemplo, seremos recompensados pelas aes feitas no corpo. Obviamente considera-se que o corpo prov os meios pelos quais podem expressar-se os valores morais inerentes alma.8

Podemos notar que a idia de misso integral est intrinsecamente ligada ao combate a algumas espcies de dualismo prejudiciais sade da igreja, que precisa proclamar as boas novas de forma total e no em partes. constitutivo da tarefa desta igreja uma totalidade que, segundo Manfred Grellet, pode ser sintetizada na comunho do Esprito, na adorao, na edificao, no evangelismo e no servio (GRELLERT, Manfred. 1987). importante, no entanto, lembrar que, na vida, a misso integral muito mais que um conceito. Acerca disso, importante destacar o mesmo autor quando escreve:

Mas o que misso Integral? Acima de tudo, no apenas um conceito. Se o fosse poderia ser objeto de debates. Misso mais que um conceito, fidelidade ao mandamento bblico de Jesus Cristo sua igreja em situaes concretas. Diante de um mandamento bblico, s se pode responder com obedincia ou desobedincia. A misso integral comea com a Bblia

10 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

toda, com o compromisso com a vontade total de Deus manifesta nas escrituras. Procura viver o discipulado para com o Cristo total, isto , o Salvador, Senhor, Mestre e exemplo. Busca o Esprito total, o Esprito do fruto, dos dons e dos servios, sem deixar de lado os dons de servio. A misso integral uma mstica, um ethos, porque pe de lado o unilateral, o parcializado. Procura expressar fidelidade ao conselho total de Deus. Por esta razo, entende a misso da igreja, tanto na perspectiva do presente quanto na de reino vindouro de Cristo, e tambm nas relaes com o mundo.9

Algumas movimentaes protestantes que sinalizavam um novo conceito de misso da igreja

No tocante ao que estamos chamando de movimentaes protestantes, poderamos comear citando o prprio Conselho Mundial de Igrejas. Formado oficialmente em 1948, se este no apresentava tantos avanos, acerca da relao entre as igrejas crists e a vida social, mais especificamente o mundo poltico, pelo menos no momento de sua fundao, ele trazia tona a questo do ecumenismo, o que j representava uma grande abertura de pensamento para

8 9 GRELLERT, Manfred. Os compromissos da Misso. Viso Mundial, 1987, p. 21.

algumas igrejas brasileiras que aderiram ao CMI. o caso da Igreja Metodista do Brasil, que aceitou o convite do Conselho em 1942, dos Luteranos que aceitaram o convite em 1952 e dos episcopais que assim fizeram em 1965.

No que diz respeito noo de responsabilidade social da igreja, no Jornal O Puritano , j em 1920, o autor do artigo Que faremos pelo povo? No nos interessa a ao social? Tornemos o evangelho simptico ao povo que ele o aceitar, j demonstra inclinao de parte da igreja evanglica ao envolvimento com problemas sociais:

A soluo para a questo social est no prprio evangelho... Devemos ir ao povo em nome de

11 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

suas necessidades temporais... Devemos ir com palavras? No... O povo j no se ilude com palavras, ele quer o apoio moral, a cooperao eficiente e dos que se interessam por ele... A participao na distribuio dos lucros, o acesso a posse do solo para produzir, dessa imensa poro de terras incultas, sem proveito, sem produo, sem impostos, nas mos de poderosos latifundirios que aos pobres no permite cultiva-las, se no pra lhes arrancarem, gota a gota, todas as bagas de suor...10

Ainda que manifestada por alguns pensadores, essa preocupao com a poltica no era algo comum. Em artigo escrito no jornal O mensageiro do Evangelho , em 1955, o autor trabalha a necessidade da igreja em se envolver nos assuntos polticos, primeiro por uma questo de amor ao prximo, que precisa de educao, terra e renda. Por outro lado, percebemos uma forte preocupao com a sobrevivncia da igreja diante de um sistema que era considerado uma ameaa: o comunismo. Portanto, a necessidade de envolver-se nos assuntos polticos faz parte, tambm, de um discurso anticomunista elaborado pelas elites que, aps o segundo governo Vargas (1951- 54), se esforavam ainda mais por uma abertura econmica que alinhasse o Brasil ao bloco americano do perodo da guerra-fria. Podemos perceber esses discursos em dois momentos do documento:

O cristo tem a responsabilidade de se preocupar com todos os problemas deste mundo... E a poltica tem mais influncia sobre nossa vida e a vida de nosso povo, que qualquer outra instituio moderna... Muitos problemas que antes no tinham relao com a poltica, hoje so problemas polticos. O problema das terras para os agricultores que antes no era problema para a poltica. O homem do campo poderia conseguir terras baldias e cultiva-las. Hoje, porm, no, pois as terras esto nas mos de algumas poucas pessoas ricas ou de sociedades. difcil comprar terras e o preo alto, portanto a reforma agrria um problema poltico e que s o governo pode resolver. E o mesmo acontece com muitos outros aspectos da vida moderna; assim com a educao. Hoje o governo controla todo o desenvolvimento educacional do pas. Por conseguinte, a correta orientao desse programa problema poltico.

Mas que tem tudo isso a ver com a igreja? Eis a resposta: se a igreja crist se preocupa pelos graves problemas do nosso mundo, ela ter que ver que tem uma grande responsabilidade nesse campo. Alis, at o problema religioso um problema poltico em nossos dias. Como o governo pode

10 Dr. V.C.A. , O puritano, 09/09/1920, P. 3. Obs: A citao do autor apenas com as iniciais idntica a fonte de RELY. Alexander Duncan. Histria documental do Protestantismo no Brasil. ASTE, 2003, p. 426.

12 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

dominar todas as instituies do pas, assim tambm pode controlar a igreja, pode perseguir e at destru-las como j est acontecendo nos pases dominados pelo comunismo. Ns cristos temos que agir dinamicamente na poltica para garantir a influncia de governos com certa orientao e influncia crist. Se no fizermos isso, podero se levantar governos hostis nossa f, sem influncia crist, dispostos a nos destruir. Por isso que o problema poltico de suma urgncia para ns.11

Apesar do crescimento de uma sensibilidade social de parte da igreja, o documento acima nos permite desconfiar que nem toda a liderana envolvida nesse processo estava imbuda de uma identidade ideolgica revolucionria. Pelo contrrio, dentro do prprio grupo que passava a compreender de maneira mais progressista a misso da igreja, tambm era possvel perceber figuras ideologicamente comprometidas com o capitalismo imperialista e com todo o movimento de caa s bruxas promovido por grupos da elite nacional contra o comunismo. Desse modo, o engajamento social da igreja, para alguns, limitava-se a uma ao solidria que em hiptese alguma poderia desdobrar-se numa revoluo socialista no pas.

Apesar dessa ingenuidade presente em alguns discursos progressistas da poca, como o que acabamos de comentar, era possvel perceber, j na primeira metade do sculo XX, politizada ou no, uma abertura e um interesse de pessoas ou grupos evanglicos dispostos a agir de maneira mais relevante socialmente, contrariando a concepo de que a misso da igreja era de cunho unicamente espiritual. Esse era o caso do missionrio metodista doutor Hugh Clarence Tucker, que chegou a ser intermedirio entre Oswaldo Cruz e o Dr. Walter Reed (responsvel pelo saneamento de Cuba), na campanha de saneamento que livrou o Rio de Janeiro do flagelo da febre amarela entre 1903 e 1908.

O trabalho de Tucker foi notvel e vale a pena destacar a organizao do primeiro centro social brasileiro, chamado de Instituto Central do Povo, que, funcionando num salo alugado, promoveu trabalhos interessantes, especialmente com as crianas cariocas, na rea de sade com programas de higiene bucal, campanhas de preveno tuberculose e at de educao sexual que, na poca, representava um grande tabu para a igreja e mesmo para a sociedade civil, e tambm no lazer, atravs de espaos pblicos como o primeiro playground moderno da cidade do Rio de Janeiro. Entre vrias outras atividades do Instituto, tambm chamado de Misso, podemos destacar os cultos, instruo religiosa, jardim da infncia, educao primria, aulas de arte culinria, costura, datilografia, enfermagem, recreao, servio dental e mdico, educao fsica e melhora no meio ambiente material e moral. Para a realizao de obras como essas, e servios como os mencionados, o missionrio metodista revelou um grande poder de articulao, que aproximava uma face da igreja do poder pblico.

13 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

interessante destacar que, ainda na primeira metade do sculo XX, bem antes do Pacto de Lausane (1974), ou dos encontros e escritos que acabaram formulando o que passou a ser chamado de teologia da misso integral, alguns lderes evanglicos no Brasil j enfatizavam a importncia de uma f que associasse o servio ao prximo e o engajamento social prpria relao com Deus, sem qualquer espcie de separao entre uma coisa e outra. A respeito disso, veja o que diz Tucker: Tnhamos a alegria de ver, em nossa misso, pessoas convertidas, vidas reformadas, crianas e adultos avanando para uma vida intelectual mais elevada, fsica e moral .

Entre os presbiterianos, algumas vozes se levantavam, especialmente dentro da

11 O mensageiro do evangelho, no 8, Agosto de 1955, ano 10, p.2 (IECLB)

juventude, exigindo uma igreja mais aberta. Em 1957, podemos ver, na palavra do Rev. Jos Borges dos Santos Jnior, na ocasio da Segunda Consulta sobre a Responsabilidade Social da Igreja, as seguintes linhas:

No hesito em dizer que uma igreja fora do mundo uma igreja que desertou. No hesito em afirmar que o lugar da igreja no mundo, bem como insisto em dizer que necessrio trazer o mundo pra dentro da igreja. Porque s a igreja como instrumento da graa de Deus tem recursos para salvar o mundo, ou seja, a poltica, a indstria, a lavoura, o trabalho e tudo que do homem. Porque no momento h uma situao grave, periclitante no grande conflito entre o reino de Deus e o reino das trevas: o princpio do mal est usando aquilo que do homem o comrcio, a poltica, o magistrio e outras coisas mais para degradar, destruir e explorar o homem. A igreja tem a obrigao de trazer todas essas coisas para junto de si e resgata-las para o servio do Senhor, para o benefcio da salvao e felicidade do homem. No estou dizendo que a igreja tem que entrar no comrcio, na indstria e na poltica ou em qualquer outra atividade humana, mas que o crente tem que ser homem dentro do mundo, fazendo suas atividades do homem para exerc-las como instrumentos da vida, alegria, libertao e felicidade, e no de morte e degradao do homem. Se fosse para ficarmos alheios, o Senhor no teria pedido ao Pai: No rogo que os tires do mundo mas que os livre do mal.12

Apesar de um tanto tmido ou indeciso quanto s formas de participao poltica da igreja, o documento acima exemplo de uma vanguarda evanglica que, bem ou mal articulada,

14 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

comeava a manifestar descontentamento em relao a uma igreja conservadora que insistia no discurso da separao igreja-mundo e que, dessa forma, sempre colaborou com o status quo .

Sobre a preocupao com os jovens presbiterianos que comeavam a se afastar de um pensamento mais tradicional e predominante no meio evanglico em relao ao envolvimento da igreja com assuntos sociais, escreve Guilherme Ker, professor do Seminrio Presbiteriano de Campinas (1936 1956):

... Porque o que temos visto por parte da mocidade nesses ltimos dez anos que ela, se de um lado est disposta a assumir a sua responsabilidade na salvao das almas, por outro no se esquece do corpo, e anseia por encontrar soluo para os problemas que afligem o homem dentro da sociedade. Essa dualidade de interesses que, segundo cremos, no se opem, mas se completam, choca-se com os interesses dominantes da igreja evanglica no Brasil. 13

Alm de aes, pronunciamentos e escritos restritos aos ambientes de cada denominao, a formao do j mencionado Conselho Mundial de Igrejas provoca desdobramentos nas igrejas brasileiras que resolvem se unir para pensar e decidir questes relevantes a elas e prpria nao. Isso ocorre, de maneira especial, aps a segunda assemblia do CMI, em 1954, nos Estados Unidos. Naquela ocasio, poucas igrejas brasileiras faziam parte do Conselho, porm os ecos da assemblia ressoaram no Brasil, naquilo que diz respeito

12 SANTOS JNIOR, Jos Borges. O Puritano, 10/04/1957 13 KER, Guilherme. O Puritano, 10/02/1953

responsabilidade do cristo frente s estruturas do mundo e, a partir de ento, movimentos foram executados por uma ala da igreja que comeava a se manifestar. So exemplos dessa ao, segundo Dunckan Alexander Reily, no livro Histria Documental do Protestantismo no Brasil , todas as reunies e congressos promovidos pela Confederao Evanglica do Brasil:

A Confederao Evanglica criou, em 1955, a comisso de Igreja e sociedade, que promoveu, em Novembro do mesmo ano, a primeira reunio de estudos sobre a responsabilidade social da igreja. Participaram desse encontro, realizado na cidade de So Paulo, 19 pastores e 21

15 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

leigos, representando 12 igrejas. A Reunio, realizada em Campinas, tratou do tema A igreja e as rpidas transformaes sociais no Brasil (1957). J a terceira reunio foi patrocinada pelo setor de Responsabilidade Social da Igreja, que havia substitudo a comisso de igreja e sociedade. Esta reunio, presidida por Waldo Csar, tratou do tema A presena da igreja na evoluo da nacionalidade (1960). A quarta reunio, a mais importante de todas, que abordou o tema Cristo e o processo revolucionrio brasileiro (Recife, 1962), conhecida como a Conferncia do Nordeste. Foi liderada pelo professor Carlos Cunha, secretrio executivo da Conferncia; Rev. Almir dos Santos, presidente do Setor da Responsabilidade Social; e Waldo Csar, secretrio executivo do setor. Participaram 167 delegados de 16 estados brasileiros, representando 14 denominaes. A conferncia causou, sem dvida alguma, grande impacto

Os estudos teolgicos que nortearam as discusses foram os seguintes: Cristo, nica soluo para o problema do Brasil, Rev. Sebastio Gomes Moreira; Os profetas numa poca de transformaes polticas e sociais, Rev. Joaquim Beato; A Revoluo do Reino de Deus, Rev. Joo Dias de Arajo e A misso Total da Igreja em uma Sociedade em Crise, Bispo Edimundo K. Sherril.

Sobre a conferncia, de grande contribuio o artigo de Jabes Nogueira Filho, Cristo e o processo Revolucionrio Brasileiro: a Conferncia do Nordeste. Para o autor, a Conferncia foi a maior insero protestante na sociedade brasileira, desde a chegada dos primeiros missionrios at o presente.

A dcada de 1950 de alguma forma preparou o ambiente da conferncia em meio a governos de tendncia liberal, como o de Eurico Gaspar Dutra (1946 1951) e o de Juscelino Kubichek (1955 1960), que, atravs da abertura de mercados conseguiam colocar o Brasil ao lado dos Estados Unidos no bloco capitalista da guerra fria. Foram governos que, apesar de capitalistas e comprometidos com a elite nacional, adotavam medidas protecionistas que despertavam a sociedade para discusses em torno do nacionalismo e da autonomia do pas. O segundo governo de Vargas (1951 1954) e o de Joo Goulart, apesar das diferenas, podem representar esse tipo de postura.

nesse contexto que as idias polticas passam a entrar no mundo protestante de maneira irresistvel, e, desse momento de efervescncia, surge uma liderana evanglica que, segundo Nogueira Filho (2002), era dotada de conscincia revolucionria, passando a se comprometer com o desvio da trajetria histrica protestante no Brasil. Esta, de politicamente conservadora, poderia ter-se transformado em socialmente revolucionria, no fosse o golpe de 64.

16 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

Uma grande referncia daquela gerao foi o missionrio presbiteriano norte americano Richard Shaull que, ao chegar ao Brasil no incio dos anos cinqenta, trouxe uma mentalidade que ganharia fora no meio evanglico daquela dcada: Teologia se faz no meio do povo e no nos centros eclesisticos e teolgicos. Shaull participaria de vrias das comisses surgidas nos congressos brasileiros realizados aps a segunda Assemblia do

Conselho Mundial de igrejas, j citados nesse trabalho. Ainda dentro do propsito de perceber nos primeiros sessenta anos do sculo XX

depoimentos e movimentaes protestantes que possam representar precursores para uma perspectiva mais integral de misso da igreja, destacamos o socialismo religioso. Este foi um dos movimentos que possibilitaram a igrejas europias no final do sculo XIX, perodo de crescimento do socialismo, uma nova viso sobre a igreja e seu papel na sociedade, despertando- as para seus compromissos sociais e polticos sem o abandono de uma cultura tenoma que primava pela centralidade de Deus na histria. Acerca desse movimento, veja o que diz Paul Tillich:

...transcende o luteranismo doutrinrio ao se aproximar das realidades sociais e polticas. As idias fundamentais dessa tendncia voltam hoje com muita importncia. Entende-se hoje que Deus se relaciona com o mundo e no apenas com o indivduo e sua vida interior. Sua atividade tampouco se circunscreve aos limites da igreja enquanto entidade sociolgica. Deus se relaciona com o universo...14

interessante notar que tal depoimento sobre o socialismo religioso parte de algum que, na sua juventude, a exemplo de Karl Barth antes de desenvolver sua teologia, militou nesse movimento na Alemanha e declara que, entre 1962 e 63, momento no qual proferia as conferncias que se transformaram na obra citada, a concepo de compromisso social da igreja era bem mais familiar e compreensvel entre os evanglicos na Europa. Isso talvez traga desdobramentos para a realidade brasileira daquele perodo.

Nos Estados Unidos, esse movimento gerou outro semelhante, conhecido como Evangelho Social, que radicalizou na proposta horizontal, esvaziando o evangelho de seu aspecto transcendente. Segundo Benedito Gomes Bezerra,

17 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

O Social gospel surgiu no incio do sculo XX, como fruto do liberalismo teolgico norte-americano, por sua vez (mal) copiado do seu correspondente europeu. Tratava-se de uma radical reduo do evangelho bblico a um messianismo terrestre em que o reino de Deus, caracterizado por justia, trabalho, paz, liberdade e felicidade para todos, se realizaria totalmente atravs da simples cristianizao da ordem econmica. O reino de Deus, portanto, transformou- se em um fenmeno terreno, que o homem estava prestes a concretizar. Essa idia, como diria Nietzsche, demasiadamente humana, esvaziava o cristianismo de quase todo o seu contedo, reduzindo-o a mera tica social.

No Brasil, importante perceber a relevncia do socialismo religioso e do evangelho social, que mesmo no influenciando o protestantismo brasileiro de forma geral, parecem ter despertado alguns para a percepo da responsabilidade social da igreja. o caso de pensadores como Washington Gladden (1836-1918), e Josian Strong (1847 1916), ambos congregacionais e do batista Walter Rauschenbusch (1861 1918), que, segundo Duncan Alexander Reily (2003), comearam a questionar a moral liberal da economia do laissez-faire onde nota-se uma tica individualista, assim como a idia de que a Igreja deveria concentrar-se apenas na esfera espiritual.

Como podemos perceber, dentro do mundo protestante brasileiro, durante todo o perodo do vigsimo sculo que antecede o Pacto de Lausane, j se apresentavam vrios sinais de anseio por justia social, mudana de mentalidade da igreja, aproximao entre as denominaes, articulaes com o poder pblico, engajamento poltico e responsabilidade

14 TILLICH, Paul. Perspectivas da Teologia Protestante nos sculos XIX e XX. Aste, So Paulo, 1999, p.

social, esperamos que o registro destas pegadas nos seja til para que a histria do protestantismo no Brasil possa ser novamente escrita a partir do ponto de vista de suas prprias minorias.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

18 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

AZEVEDO , Israel Belo. A Celebrao do Indivduo. So Paulo: Editora Unimep, 1996. BOUL OS JNIOR . Alfredo. Histria sociedade e Cidadania . Vol. 8, So Paulo, FTD, 2003 BURITY , Joanildo A. Identidade e Poltica no Campo Religioso . Recife: Editora Universitria UFPE, 1997. BURITY, Joanildo A. Os protestantes e a revoluo brasileira. A conferncia do Nordeste.. 1989. Dissertao (Mestrado em Cincias polticas). Universidade Federal de Pernambuco. CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e Poltica . Viosa: Editora Ultimato, 2002. DIACONIA e VISO MUNDIAL . Sade, Violncia e Graa. Viosa, Ultimato, 2003. DUNCAN, Alexander Reily. Histria Documental do Protestantismo no Brasil . So Paulo: Aste, 2003. FRESTON , Paul. Evanglicos na poltica brasileira: histria ambgua e desafio ti co. Curitiba, Encontro, 1994. FRESTON , Paul .F bblica e Crise Brasileira . So Paulo, ABU, 1992. GILBELLINI , Rosino . A Teologia do Sculo XX. So Paulo, Loyola, 1998. MENDONA , Antnio G. O celeste Porvir: A insero do protestantismo no Brasil. So Paulo: Paulinas, 1984.

19 / 20

A MISSO INTEGRAL NO BRASIL: GENEALOGIA HISTRICA DE UM CONCEITO


Escrito por Administrador

MENDONA, Antnio G. Introduo ao Protestantismo no Brasil . So Paulo: Loyola, 1990. MONDIN , Batista. Os grandes telogos do sculo vinte . So Paulo: Editora Teolgica, 2003. NETO , Luis Longuini. O novo rosto da misso . Ultimato, Viosa, 2002.

PADILLA, Ren. Misso Integral: Ensaios sobre o Reino e a Igreja . FTL-B e Temtica, So Paulo, 1992. PADILLA , Ren, RAKE, GregrioYAMAMORI, Tetsunao. Servindo com os pobres na Amrica Latina: Modelos de ministrio integral. Descoberta, Londrina, 1998.

STOTT. John. Evangelizao e responsabilidade social: Relatrio da Consulta Internacional em Grand Rapids . ABU e Viso Mundial, So Paulo, 2004. STO TT. J ohn. Pacto de Lausane . Ibdem, Ibdem, Ibdem. TILLICH , Paul. Perspectivas da Teologia Protestante nos Sculos XIX e XX. ASTE, So Paulo, 2000.

20 / 20

Potrebbero piacerti anche