Sei sulla pagina 1di 10

1

INTRODUO A problematizao da questo agrria no algo residual da contemporaneidade, mas caractersticas estruturais advindas desde o Brasil Colnia. A forma como o Brasil foi colonizado e a forma de dominao e subordinao que lhe foi imposto algo que permeia at os dias atuais. Dessa maneira, o escravismo, o latifundirio, a monocultura, a explorao, a expropriao e a apropriao privada, remetem diretamente ao processo de formao social do pas. No se pode negar que, a questo agrria traz rebatimentos tanto para os trabalhadores rurais como para quem vive na cidade. A Reforma Agrria tem como premissa a desapropriao e assentamento das terras improdutivas que no esto cumprindo sua funo social. Muito mais do que isso, luta-se por uma distribuio igualitria, algo invivel no sistema capitalista. Pelo vis dos movimentos sociais, nota-se uma disparidade, j que os movimentos ligados terra, em sua maioria, tem os trabalhadores rurais excludos das estratgias de luta e no envolvidos como agentes mediadores da classe mdia. Deste modo, a questo agrria que deveria ser tratada enquanto uma questo poltica tem sido vista pelo prisma poltico partidrio. Assim, percebe-se a sobreposio dos interesses individuais sobre os coletivos. Mas, infelizmente, as leis e planos de reforma agrria beneficiam, estritamente, aos detentores do capital como os grandes latifundirios. Deste modo, no atendem s demandas daqueles que esto em constante contato com a terra. E sobre essas leis e o direito s terras aos camponeses que ser abordado neste trabalho.

DESENVOLVIMENTO No Brasil, desde 1500, vivencia-se a acumulao de terras nas mos da burguesia, sendo que essas representavam status e poder. Pode-se dizer que, a problematizao da questo agrria no algo residual, mas caracterstica estrutural advinda desde o Brasil Colnia. Como afirma, Santos (2010, p. 2):
A questo agrria no Brasil fruto desse processo histrico que nos remete ao debate sobre as formas de ocupao, de territorializao e de acmulo de riquezas por parte das foras hegemnicas que comandaram o macabro processo de desestruturao e explorao dos povos indgenas no espao brasileiro. Um espao construdo socialmente para atender expanso mundial do modo capitalista de produo, uma expanso calcada na explorao, na apropriao do tempo de trabalho e na partilha desigual da riqueza produzida.

Inegavelmente existe uma grande oposio dos proprietrios e latifundirios Reforma Agrria, j que os mesmos concentram a maior parcela de terras cultivveis no Pas. Alm disso, o processo de redistribuio de terras , sobretudo, uma questo poltica e social. E essa redistribuio s ser igualitria quando o trabalhador rural, pea fundamental para os movimentos sociais em prol da Reforma Agrria se tornar participante e no excludo das tomadas de decises. Por isso,
[...] no especfica muito bem qual seria o lugar ideal ou mais propicio para o surgimento da reforma, porm, refora a necessidade dos posseiros e do trabalhador rural, vtima do minifndio, tambm estarem presentes como protagonistas desse processo. Ou seja, a ideia de reforma agrria deve abarcar os trabalhadores rurais de forma mais abrangente, incluindo tambm nesse debate os posseiros e os agricultores que possuem tratos de terra que no garantem o sustento familiar (SANTOS, 2010).

Em relao aos camponeses indivduos que se dedicam s atividades rurais, notadamente produo em base familiar na sua maioria, so proprietrios dos instrumentos de trabalho, mas no da terra propriamente dita. Pode-se dizer que, o termo campons espalhou-se no Brasil em meados dos anos 1950 atravs das Ligas Camponesas que tinha como objetivo dar unidade de classe diversidade das populaes agrrias no proprietrias de terras e no proletrias. O campons, neste contexto, percebido como sujeito social

desprovido da terra e no assalariado. Sem dvidas, o termo "campons" apontava para a construo de um sujeito histrico e poltico, sendo incorporado ao discurso acadmico que em geral percebia as populaes rurais somente na perspectiva econmica. As primeiras Ligas Camponesas surgiram no Brasil, em 1945, logo aps a redemocratizao do pas depois da ditadura do presidente Getlio Vargas. Os camponeses e trabalhadores rurais se organizavam em associaes civis, sob a iniciativa e direo do Partido Comunista Brasileiro PCB. Os camponeses atravs de suas lutas e resistncias tm se territorializado. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST possui grande destaque neste processo, contribuindo para que o campesinato conquiste o acesso a terra. A trajetria de lutas no movimento tem desdobramentos nas formas de organizao nos assentamentos, com a realizao de variadas atividades associativas e coletivas. Estas so formas utilizadas pelos assentados para garantir a sua manuteno e existncia no campo. Dessa maneira, cabe avaliar criticamente a questo agrria e o debate em torno da Reforma Agrria no Brasil, dando destaque a atuao dos chamados agentes de mediao (Comisso Pastoral da Terra CPT e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST) e [...] tambm focando o surgimento e a permanncia do escravismo e do latifndio como partes de uma estrutura perversa de dominao e apropriao do trabalho no pago (SANTOS, 2010). Pontua-se que tanto o MST e a CPT so organizaes importantes para a incluso da questo agrria na agenda poltica do Estado brasileiro, porm a mesma j no mais vista como um problema residual, mas como rotineiro problema social. Questiona-se a postura assumida por essas organizaes ao disseminar o discurso partidrio, desarticulando interesses coletivos. Como afirma, Martins (2004, p.21):

De fato, MST e CPT, perderam o controle de seu projeto de transformar a sociedade brasileira atravs da transformao da estrutura agrria, porque sua concepo maniquesta e redutiva da poltica no lhes permite reconhecer-se como donatrios polticos da vontade dos pobres da terra. Querer fazer uma revoluo sem dela querer participar de maneira ativa, pblica, responsvel, criativa e poltica nas condies possveis e viveis, querer nada. No se pode fazer poltica afirmando o partidrio e negando o que propriamente poltico.

De acordo com o site do MST, [..] O assentamento um espao para o conjunto de famlias camponesas viver, trabalhar e produzir, dando uma funo social a terra e garantindo um futuro melhor populao. Assim, a vida no assentamento possui diversos direitos sociais s famlias como: casa, escola, educao e alimentao. J a CPT desenvolveu junto aos trabalhadores da terra um servio pastoral, ou seja, os pees, os posseiros, os ndios, os migrantes, as mulheres e os homens que lutam pela liberdade e dignidade numa terra livre da dominao capitalista so protagonistas deste movimento. A CPT foi fundada em plena ditadura militar, como resposta grave situao dos trabalhadores rurais, sobretudo na Amaznia. No se pode negar que esse movimento nasce atrelado Igreja Catlica devido sua influncia poltica e cultural. Dessa maneira, de acordo com as legislaes vigentes sobre a Reforma Agrria, os camponeses sem terra possuem direito s terras que se encontram em improdutividade. Isso quer dizer que, os critrios da Reforma Agrria esto intrinsecamente ligados desapropriao e assentamento das terras improdutivas que no esto cumprindo sua funo social. Entende-se por funo social a propriedade de terra que desempenha simultaneamente o bem estar dos proprietrios e trabalhadores que nela trabalham; nveis satisfatrios de produtividade; atenda aos quesitos ecolgicos, ou seja, conservao dos recursos naturais. Deste modo, observam-se legislaes referentes questo agrria, mas todas beneficiam, estritamente, aos grandes detentores do capital. Por isso, torna-se de extrema importncia a participao dos trabalhadores ligados a terra em

movimentos sociais para lutarem em prol da Reforma Agrria e melhores condies para aqueles que foram assentados. Os direitos dos camponeses terra esto assegurados, principalmente, pelas seguintes legislaes: Lei de Terras 1850, Estatuto da Terra 1964, Constituio Federal 1988. A Lei de Terras de 1850 foi uma resposta s exigncias da aristocracia rural da poca, j que a mesma determina que as terras devolutas deveriam ser compradas e no simplesmente ocupadas. Deveria haver a regularizao dos ttulos de propriedade e as terras no cultivadas poderiam ser retomadas ao Estado. A partir desse modo, a terra passa a ter um valor monetrio, sendo assim, capaz de gerar lucro. De acordo com a Coletnea de Legislao e Jurisprudncia Agrria e Correlata Tomo I (2007), a Lei de Terras:
Dispe sobre as terras devolutas no Imprio e acerca das que so possudas por ttulo de sesmaria sem preenchimento das condies legais, bem como por simples ttulo de posse mansa e pacfica: determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a ttulo oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colnias de nacionais e de estrangeiros, autorizado o Governo a promover a colonizao estrangeira na forma que a lei declara (JNIOR; FARIAS, 2007).

O Estatuto da Terra de 1964 tinha como prioridade a execuo de uma Reforma Agrria e o desenvolvimento da agricultura. Esse Estatuto veio regulamentar o uso e a posse de terra, suas bases de fundamentao centram-se na funo social que deve exercer a terra e na propriedade privada. As principais medidas do Estatuto da Terra so: desapropriao com pagamento atravs de Ttulos da Dvida Agrria (TDA), vencveis em 10 anos; meno Reforma Agrria com objetivos que iam alm da estabilidade na relao entre proprietrios e trabalhadores sem terra. De acordo com o artigo 2, a reforma agrria deveria assegurar a todos a oportunidade de acesso propriedade da terra, condicionada pela sua funo social.

No se pode negar que, durante o perodo militar a questo agrria tomou um carter reformista e modernizador, dessa maneira, o Estado deixou de lado os princpios da Reforma para melhorar a produtividade e modernizar a produo. J a Constituio Federal de 1988 que tem como premissa a cidadania, a soberania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico, destaca que a funo social deve nortear o direito propriedade privada. De acordo com o artigo 184, o Estado para fins de Reforma Agrria, pode desapropriar o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo at de 20 anos, a partir do segundo ano de sua emisso, cuja utilizao ser definida em lei. Contudo para cumprir a funo social, a Constituio Federal prev que a terra deve atender aos quesitos econmicos (produtividade), ecolgicos e trabalhistas. Entretanto, o artigo 185 inviabiliza a desapropriao de terras produtivas, de forma que os demais quesitos necessrios concretizao da funo social so suprimidos pelo quesito produtividade. Como exemplo, tem-se os ndices de produtividade que no so atualizados desde 1975, de forma que uma propriedade com baixo coeficiente de produtividade para os dias atuais no ser desapropriada.

O MST EM MINAS GERAIS Assentamento em Minas inicia transio do caf convencional ao orgnico 29 de maio de 2013

O assentamento Primeiro do Sul, localizado no municpio de Campo do Meio (MG), foi resultado de uma ocupao do MST em novembro de 1996. Um ano depois, a rea foi desapropriada. So 40 famlias assentadas, em uma rea de 887 hectares. Cada famlia tem em mdia 14 hectares de terra para cultivar. A produo bem diversificada, com as famlias produzindo caf, feijo, milho, banana, frutas, leite, gado de corte. Mas a principal atividade econmica a cultura do caf, por se tratar de um cultivo predominante na regio. E no ltimo perodo, as famlias iniciam um projeto de transio do cultivo do caf convencional para o orgnico. Segundo Roberto Carlos do Nascimento, do setor de produo do MST e membro da diretoria da cooperativa do assentamento, o caf orgnico dar ao produtor independncia econmica e um produto de maior qualidade. O produtor, na lgica de produo do caf convencional, acaba trabalhando para a indstria e no tendo retorno nenhum. O cultivo de orgnicos possibilita a ele produzir a prpria matria-prima para atuar na adubao do caf. Isso faz com que o capital dele gire em sua propriedade, sem depender da indstria externa.

Ocupaes em Minas Gerais pedem Reforma Agrria

O MST realizou na madrugada de domingo para segunda uma ocupao de terras no municpio de Capito Enas, norte de Minas Gerais, com cerca de 60 famlias. A rea, denominada Fazenda Bom Sucesso, possui aproximadamente 1014 ha, de propriedade de Ilda Vasconcelos Silveira. O local j foi vistoriado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria) e foi dado como improdutivo. Tambm nessa madrugada, no municpio de Corao de Jesus, prximo de Montes Claros, norte de Minas Gerais, o MST realizou outra ocupao de terras. A ocupao contou com 78 famlias e foi realizada em uma rea de aproximadamente 1760 ha, de propriedade de Alria Maria Atade Soares. A rea j foi vistoriada pelo Incra e considerada como improdutiva. Essas ocupaes fazem parte de uma srie de mobilizaes do calendrio de lutas do MST em Minas Gerais que ocorrem nos meses de maro e abril. O objetivo chamar a ateno do governo federal e da sociedade pelos dez anos de impunidade do Massacre de Eldorado de Carajs.

CONCLUSO Conclui-se que a Reforma Agrria visa a distribuio igualitria, a desapropriao e o assentamento das terras improdutivas que no esto cumprindo sua funo social. Contudo, os movimentos em prol da questo agrria so vistos como baderneiros, bagunceiros e no analisados atravs do vis poltico. Destaca-se que o Estado, de certo modo, coopta as lideranas dos movimentos ligados terra fazendo com que os mesmos percam a legitimidade e autonomia. Pode-se dizer que, a Reforma Agrria no Brasil ainda um projeto inacabado e repleto de conflitos, esses no sendo polticos, mas, conflitos poltico partidrios, pois os maiores possuidores de fazendas, na atualidade, so parlamentares. Por isso, os movimentos rurais encontram dificuldades para se legitimarem.

10

REFERNCIAS JNIOR, Joaquim Modesto Pinto; FARIAS, Valdez. Coletnea de Legislao e Jurisprudncia Agrria e Correlata Tomo I. 1 ed. Braslia: MDA (Ministrio do Desenvolvimento Agrrio), 2007. PILETTI, Nelson; MOSOLINO, Ivone. A questo da terra no Brasil. SANTOS, Jos Antonio Lobo dos. Reforma e Questo Agrria no Brasil: contribuies do professor Jos Souza Martins. Porto Alegre: ENG, 2010.

Potrebbero piacerti anche