Sei sulla pagina 1di 8

A histria da comida espacial

Como os primeiros vos espaciais duravam apenas alguns minutos, no havia muita necessidade de carregar comida a bordo. Mas, no incio dos anos 60, John Glenn e os astronautas do Projeto Mercury comearam a passar mais tempo no espao e precisavam comer. Os primeiros alimentos espaciais no eram nada apetitosos: eram quase todos semilquidos espremidos para fora de tubos e sugados por meio de canudos. Tambm havia cubinhos mastigveis de alimentos comprimidos e desidratados que eram reidratados pela saliva nas bocas dos astronautas.

Centro de Vo Espacial Johnson, da Nasa (NASA-JSC)

Os astronautas do projeto Mercury dispunham de comida espacial primitiva. Na foto: pacotes de sopa de cogumelos, suco de laranja, gua de coco, suco de abacaxi, frango ao molho, pras, morangos, carne e legumes.

Quando surgiu o projeto Gemini, em 1965, a comida havia se tornado um pouco mais palatvel. Os astronautas tinham mais opes, como por exemplo, coquetis de camaro, peru, sopa de galinha e pudins de caramelo. A comida era congelada a seco, o que significa que era cozida, congelada rapidamente e depois preservada em cmara de vcuo para remoo da gua. O congelamento a seco preservava os alimentos sem comprometer o sabor. Para reidratar a comida, o astronauta simplesmente colocava gua no pacote com uma pistola de gua. Para o programa Apollo, o primeiro a conduzir homens Lua, a NASA ofereceu gua quente aos astronautas, o que facilitava a reidratao de alimentos. Os astronautas das misses Apollo tambm foram os primeiros a dispor de talheres, por isso no se alimentavam por meio de canudos. A misso introduziu a vasilha-colher, um recipiente plstico contendo alimentos desidratados. Depois que os astronautas injetavam gua no recipiente para reidratar a comida, abriam um zper e comiam com uma colher. O fato de a comida estar molhada, fazia com que ela aderisse colher e no flutuasse pela nave. A misso Apollo tambm introduziu bolsas termoestabilizadoras conhecidas como wetpacks. Eram bolsas flexveis de plstico ou de alumnio que mantinham a comida mida o suficiente para que no fosse preciso reidrat-la. A tripulao das Apollos podia desfrutar de jantares com bacon, cereais, sanduches de carne, pudim de chocolate e salada de atum. Enquanto a Apollo 8 orbitava em torno da Lua na vspera do Natal de 1968, a tripulao pde at saborear um bolo de frutas. A misso Skylab, lanada em 1973, oferecia ainda mais confortos caseiros. Uma grande

sala de jantar e uma mesa permitiam que os astronautas se sentassem para comer. O Skylab desfrutava do luxo de refrigerao de bordo (algo que nem mesmo o moderno nibus espacial oferece), de modo que era capaz de carregar maior variedade de alimentos - um cardpio com um total de 72 itens. Bandejas de aquecimento de comida permitiam que os astronautas esquentassem comida durante o vo.

Centro de Vo Espacial Johnson, da Nasa (NASA-JSC)

O programa Skylab, dos anos 70, usava bandejas como essa para manter a comida no lugar

No comeo dos anos 80, com o lanamento do primeiro nibus espacial, as refeies pareciam quase idnticas s que os astronautas comiam na Terra. Eles selecionavam seus cardpios para uma semana com base em uma lista de 74 alimentos e 20 bebidas e preparavam sua comida em uma rea de cozinha dotada de torneira com gua e tambm de um forno. Quando o nibus espacial Discovery foi lanado em misso no ano 2006, ficou claro que o preparo da comida espacial havia entrado em uma nova era. O chef e apresentador de programas culinrios de TV, Emeril Lagasse, criou um cardpio que inclua pratos especiais como um pur de batatas apimentado, jambalaya e pudim de po (com extrato de rum, uma vez que o uso de lcool no autorizado no espao).

Potrebbero piacerti anche