Sei sulla pagina 1di 17

Sutra da Rede de Brama Cdigo Moral dos Bodhisattvas

IV. Os Dez Preceitos Maiores Buda disse aos seus discpulos, Existem dez preceitos Prtimoksa (maiores) de Bodhisattva. Se algum recebe os preceitos mas no os recita, no um Bodhisattva nem uma semente do estado Buda. Tambm eu recito estes preceitos. Todos os Bodhisattvas os estudaram no passado, os estudaro no futuro e os estudam agora. Seguidamente explicarei as caractersticas principais dos preceitos de Bodhisattva. Deveis estud-los e observ-los de todo o corao.

1. Primeiro Preceito Maior: No Matar Um discpulo de Buda no deve matar, encorajar outros a matar, matar por expedientes, louvar o ato de matar, rejubilar-se ao presenciar o ato de matar ou matar mediante encantamentos ou mantras desviantes. No deve criar as causas, condies, mtodos ou karma de matar e no deve matar intencionalmente qualquer criatura viva. Enquanto discpulo de Buda, deve desenvolver uma mente compassiva e filial, procurando sempre meios hbeis para salvar e proteger todos os seres. Se, pelo contrrio, falha em se restringir, tirando prazer cruel em matar, comete uma ofensa Prjika (maior).

2. Segundo Preceito Maior: No Roubar Um discpulo de Buda no deve roubar, encorajar outros a roubar, roubar por expedientes, roubar mediante encantamentos ou mantras desviantes. No deve criar as causas, condies, mtodos ou karma de roubar. Nenhum valor ou bem, mesmo pertencente a fantasmas, espritos ou ladres, seja ele pequeno como uma agulha ou uma erva, pode ser roubado. Enquanto discpulo de Buda, deve desenvolver uma mente misericordiosa, compassiva e filial ajudando sempre as pessoas a obterem mritos e virtudes e a alcanarem felicidade. Se, pelo contrrio, ele rouba o que pertence a outros, comete uma ofensa Prjika.

3. Terceiro Preceito Maior: No Manter Condutas Sexuais Imprprias Um discpulo de Buda no deve envolver-se em atos licenciosos ou encorajar outros a faz-lo. [Enquanto Monge] no deve ter relaes sexuais com nenhuma fmea seja ela humana, animal, divindade ou esprito nem criar as causas, condies, mtodos ou karma dessa m conduta. Alm disso, no deve envolver-se em conduta sexual imprpria com ningum.

Um discpulo de Buda deve ter uma mente filial, salvando os seres e instruindo-os no Dharma da pureza e castidade. Se, em vez disso, desprovido de compaixo e encoraja outros a se envolverem em condutas sexuais imprprias, ou envolve-se promiscuamente com algum, incluindo animais ou mesmo a sua me, filha, irm ou outros parentes prximos, comete uma ofensa Prjika.

4. Quarto Preceito Maior: No Mentir Nem Falar com Falsidade Um discpulo de Buda no deve usar palavras ou expresses falsas, nem encorajar outros a mentir ou mentir mediante expedientes. No deve envolver-se nas causas, condies, mtodos ou karma de mentir, dizendo ter visto o que no viu ou vice-versa, ou mentindo implicitamente mediante meios fsicos ou mentais. Como discpulo de Buda deve manter sempre a Fala Correta e o Ponto de Vista Correto e levar os outros a mant-los tambm. Se, em vez disso, conduz os outros a um discurso errneo, a pontos de vista errneos ou mau karma comete uma ofensa Prjika.

5. Quinto Preceito Maior No Vender Bebidas Alcolicas Um discpulo de Buda no deve negociar bebidas alcolicas ou encorajar os outros a faz-lo. Ele no deve criar as causas, condies, mtodos ou karma de vender qualquer substncia txica, porque os txicos so a fonte de todos os tipos de ofensas. Enquanto discpulo de Buda, deve ajudar todos os seres a alcanar sabedoria clara se em vez disso os induz a um pensamento perturbado e turvo, comete uma ofensa Prjika.

6. Sexto Preceito Maior: No Veicular as Faltas da Assemblia Um discpulo de Buda no deve veicular as faltas ou infraes de Bodhisattvas ordenados ou leigos, nem de monges e monjas comuns, nem encorajar outros a faz-lo. No deve criar as causas, condies, mtodos ou karma de discutir as faltas da assemblia. Enquanto discpulo de Buda, sempre que oua pessoas malvolas, no-Budistas ou seguidoras dos Dois Veculos falarem de prticas contrrias aos preceitos no seio da comunidade Budista, deve instru-los com mente compassiva e lev-los a desenvolver uma f sadia no Mahyna. Se, em vez disso, discute as faltas e ms aes que ocorram no seio da assemblia, comete uma ofensa Prjika.

7. Stimo Preceito Maior: No Se Louvar Depreciando os Outros Um discpulo de Buda no deve louvar-se e falar mal dos outros ou encorajar outros a faz-lo. No deve criar as causas, condies, mtodos ou karma de se louvar a si mesmo e depreciar os outros.

Enquanto discpulo de Buda deve estar disposto a se sacrificar por todos os seres e a suportar humilhaes e calnias aceitando censuras e deixando que os outros seres recebam toda a glria. Se, em vez disso, exibe as suas virtudes e encobre os aspectos positivos dos outros, fazendo desse modo com que sofram calnias, comete uma ofensa Prjika.

8. Oitavo Preceito Maior: No ser Avarento Nem Abusivo Um discpulo de Buda no deve ser avarento nem encorajar outros a s-lo. No deve criar as causas, condies, mtodos ou karma da avareza. Enquanto Bodhisattva, sempre que uma pessoa necessitada pede ajuda, deve dar-lhe o que quer que ela precise. Se, em vez disso, com raiva e ressentimento, lhe nega toda a assistncia recusando-se a ajudar ainda que com apenas um centavo, uma agulha ou uma erva, mesmo que com uma sentena ou verso ou uma letra do Dharma, mas em vez disso, censura e insulta essa pessoa comete uma ofensa Prjika.

9. Nono Preceito Maior: No Alimentar Raiva e Ressentimento Um discpulo de Buda no deve acolher o sentimento de raiva ou encorajar outros a se enfurecer. No deve criar as causas, condies, mtodos ou karma da raiva. Enquanto discpulo de Buda, deve ser compassivo e filial, ajudando todos os seres a desenvolverem boas razes de no-confrontao. Se, em vez disso, insulta e desrespeita os seres, mesmo seres de transformao [tais como divindades ou espritos] com palavras rudes, agredindo-os com o punho ou com o p, com uma faca ou com um pau ou guarda rancor mesmo depois de a vtima confessar os seus erros e pedir perdo com uma voz doce e conciliatria o discpulo comete uma ofensa Prjika. 3

10. Dcimo Preceito Maior: No Caluniar as Trs Jias Um discpulo de Buda no deve falar mal dos Trs Tesouros ou encorajar outros a faz-lo. No deve criar as causas, condies, mtodos ou karma da calnia. Se um discpulo ouve ainda que uma s palavra de calnia contra Buda, proferida por no-Budistas ou seres malvolos, experimenta uma dor semelhante de trezentas setas a trespassarem o seu corao. Como pode ento ser possvel ele mesmo caluniar as Trs Jias? Assim, se um discpulo desprovido de f e de sentimentos filiais e ajuda pessoas malvolas ou com noes aberrantes a caluniar os Trs Tesouros, comete uma ofensa Prjika.

. Fazer o download do texto completo do Sutra da Rede de Brahma (incluindo os 48 Preceitos Menores) . Ouvir a gravao do grupo de praticantes fazendo seus votos com o Saikawa Roshi na cerimnia de Transmisso dos Preceitos realizada no dia 16 de outubro, 2008 em Florianpolis

Shushgi O Significado da Prtica e Verificao - Mestre Eihei Dgen Captulo III Ordenao e Iluminao

Os Trs Refgios:

Refugiamo-nos em Buda. Refugiamo-nos na Lei. Refugiamo-nos na Comunidade Budista. 4 Refugiamo-nos em Buda porque ele nosso grande mestre. Refugiamo-nos na Lei porque bom remdio. Refugiamo-nos na Comunidade Budista porque composta de excelentes amigos.

[...]

os Trs Preceitos Puros.

O primeiro o de no fazer o mal; o segundo de fazer o bem e o terceiro de conferir abundantes benefcios a todas criaturas vivas.

Ento aceitamos as dez grandes proibies:

- no matar; - no roubar; - no praticar atos sexuais imprprios; - no mentir; - no se intoxicar; - no falar dos erros alheios; - no se elevar nem rebaixar outros; - no ser mesquinho com o Darma ou com bens materiais; - no ser levado pela raiva; - no falar mal dos Trs Tesouros.

. Ler o texto completo do Shushgi

Zen Mountain Monastery, Daido Loori Roshi (traduo: Monja Isshin)

1. Afirmar a vida. No matar. 2. Ser doador. No roubar. 3. Honrar o corpo. No abusar da sexualidade. 4. Manifestar a verdade. No mentir. 5. Proceder com clareza. No entorpecer a mente. 6. Enxergar a perfeio. No falar dos erros e falhas dos outros. 7. Manifestar que o prprio ser e os outros so Uno. No se elevar e culpar os outros. 8. Doar generosamente. No ser avarento. 9. Atualizar a harmonia. No ser raivoso. 10. Experienciar a intimidade das coisas. No difamar os Trs Tesouros.

Os Dez Preceitos Graves Adaptao da verso de Robert Aitken Roshi (traduo: Monja Isshin)

1. No matar 2. No roubar 3. No abusar da sexualidade 4. No mentir 5. No oferecer nem tomar drogas 6. No discutir as falhas dos outros 7. No elogiar a si mesmo e abusar dos outros 8. No ser mesquinho com os recursos do Darma 9. No ser indulgente com a raiva 10. No difamar os Trs Tesouros 6

Cdigo de tica do Centro Zen de Rochester (Traduo: Francisco Scherer; Reviso: Giovanni Kakugen)

B. Os Trs Refgios

Os trs refgios representam a fundao e a orientao de nossas vidas como seguidores do Caminho de Buda.

1. Eu tomo refgio no Buda. Ao tomar refgio no Buda, ns reconhecemos a Natureza Bdica de todos os seres. Embora haja diferentes nveis de autoridade administrativa e religiosa no Centro Zen, ns reconhecemos que todos ns somos, igualmente, a expresso da Natureza Bdica.

2. Eu tomo refgio no Dharma. Ao tomar refgio no Dharma, ns reconhecemos a sabedoria e a compaixo do modo de vida Budista. atravs do Dharma que ns exprimimos e tornamos acessveis os ensinamentos de Buda tal como nos foram transmitidos atravs da linhagem de nossos professores. O termo Dharma freqentemente traduzido como Lei, e nesta perspectiva ns podemos ver os ensinamentos de Buda como diretrizes para nosso comportamento em todas as reas de nossas vidas.

3. Eu tomo refgio na Sangha. Ao tomar refgio na Sangha, ns reconhecemos o importante papel que a vida comunitria do Centro Zen desempenha na nossa prtica. A fim de que a Sangha seja um refgio, ns aspiramos criar um ambiente inclusivo, com espao para compreenso e aceitao de nossas diferenas. Ao mesmo tempo, ns trabalhamos para implementar a percepo de que a Sangha e seus membros no so entidades separadas. Uma comunicao aberta e permanente dentro da Sangha essencial para que seja criado este refgio. Quaisquer preocupaes ou conflitos ticos devem ser integralmente ouvidos e apropriadamente discutidos./

C. As Trs Resolues Gerais

As Trs Resolues Gerais so inseparveis da prtica budista ensinada no Centro Zen. Eles representam a aspirao de qualquer seguidor do Caminho de Buda.

Eu decido evitar o mal. Evitar o mal significa abster-se de dano a si mesmo e aos demais ou a animais, plantas ou Terra por meio de nossos pensamentos, palavras e aes.

Eu decido fazer o bem. Fazer o bem significa agir com base na compaixo e equanimidade de nossa natureza desperta. Como parte de nosso esforo para viver eticamente, ns abraamos as prticas Mahayanas da confisso, do arrependimento, reparao e reconciliao.

Eu decido libertar todos os seres sencientes. Libertar todos os sencientessignifica manifestar a nossa Natureza Bdica para o benefcio de todos. Quando ns expressamos a nossa natureza desperta, ns damos aos demais a oportunidade descobrir a sua prpria Mente Verdadeira.

D. Os Dez Preceitos Cardinais

Os Dez Preceitos Cardinais so inseparveis da Natureza Bdica e de nossos relacionamentos.

1. Eu decido no matar, e sim cuidar de toda forma de vida. Este preceito expressa a inteno de viver de forma compassiva e inofensiva, e deriva do reconhecimento da unidade intrnseca de toda existncia. Quando compreendido em seu contexto mais amplo, no matar tambm pode ser entendido como no causar dano, especialmente no causar dano ao corpo ou a psique de outro. Violncia fsica e comportamento abusivo (o que inclui ameaas fsica e demonstraes extremas de raiva e malcia) so vistos como uma forma de matar. Conseqentemente todas as armas de fogo e outras armas projetadas principalmente para tirar a vida no so permitidas dentro dos locais de prtica do Centro Zen, e carnes no devero ser consumidos dentro dos locais de prtica do Centro Zen, a menos que tal seja permitido pelo Abade em circunstncias especiais. Ns tambm reconhecemos nosso papel, seja diretamente ou em cumplicidade com outros, no aniquilamento de outras formas de vida. Como ns somos uma Sangha, quando questes que incluem o aniquilamento de animais e plantas so levantadas, ns precisamos cuidadosamente considerar as nossas necessidades reais e nossas responsabilidades, para que seja possvel trabalhar para o benefcio de todos os seres.

2. Eu decido no tomar o que no dado, e sim respeitar a propriedade alheia. Este preceito expressa o comprometimento de viver com base em um corao generoso, ao invs de viver com base em uma mentevida.Este comprometimento est baseado na percepo de que, tal como ns somos, nada nos falta. Em um nvel pessoal, o comportamento ganancioso prejudica a pessoa que rouba tanto quanto prejudica a pessoa que vtima do roubo. Em nvel comunitrio, roubar pode comprometer ou mesmo destruir o ambiente de confiana mtua para a prtica Zen. Aqueles que administram os fundos da Sangha ou outros recursos tem a responsabilidade especial de zelar pelos mesmos e impedir o mal-uso deliberado ou a apropriao indbita destes recursos e fundos, uma vez que o mal uso deliberado e a apropriao indbita so, ambos, formas institucionais de roubo (Favor consultar Sees V, Conflitos de Interesse, e VI, Poltica Financeira, Proibio de Benefcio Privado, no texto infra). Em adio, ns reconhecemos que o mal-uso de autoridade e status uma forma de tomar aquilo que no dado. Dentro da complexa vida da Sangha, vrios nveis hierrquicos de autoridade e anterioridade desempenham uma funo em determinadas situaes. particularmente importante que indivduos em posies de confiana no utilizem a sua autoridade como uma forma de obter privilgios especiais, ou como uma forma de controlar ou influenciar os demais de maneira inapropriada.

3. Eu decido no utilizar mal a minha sexualidade, e sim ser cuidadoso e responsvel. Ns reconhecemos que a sexualidade faz parte da nossa prtica tanto quanto qualquer outro aspecto das nossas vidas dirias. Reconhecer e honrar a nossa sexualidade uma forma de criar um ambiente onde relacionamentos conscientes e compassivos podem ser cultivados. Deve ser tomado um cuidado especial quando pessoas de status desiguais ou nveis desiguais de autoridade iniciam uma relao sexual. Em especial, existem duas formas de relacionamento que podem levar a grande dano e confuso. Cada uma destas formas

considerada uma violao deste preceito. Em primeiro lugar, todo adulto que se envolver sexualmente com um menor est incorrendo em comportamento sexual inadequado. Evitar relacionamentos desta natureza uma responsabilidade exclusiva do indivduo adulto.

Em segundo lugar, considerado um mal abuso de autoridade, responsabilidade e sexualidade o envolvimento sexual de um professor do Centro Zen com o seu ou sua estudante. Se um professor e/ou estudante sentir-se em risco de violar esta diretriz, ela ou ela deve suspender o relacionamento professor-aluno e procurar aconselhamento com o Abade do Centro Zen e/ou com o Comit de Aconselhamento.

Antes de formar um relacionamento sexual com qualquer um que ou recentemente tenha sido um estudante, qualquer Instrutor, o Responsvel pelo Zendo, qualquer Lder Afiliado, ou qualquer outra pessoa em uma posio formal que possa acarretar claras vantagens ou influncia sobre outros, dever discutir com o abade se este potencial relacionamento adequado e correto. O Abade, antes de formar um relacionamento desta natureza, dever discutir com o Comit de Aconselhamento se este adequado e correto. tambm considerado um mal uso dasexualidade o envolvimento sexual de um professor do Centro Zen com um ex-estudante antes do trmino do prazo de um ano, contado a partir do trmino do relacionamento professor-estudante. 9 Um cuidado especial deve ser tomado com novos membros do Centro Zen. Ns acreditamos que um novo membro demora aproximadamente seis meses para estabelecer os fundamentos da sua prtica e comear a entender a complexa natureza dos relacionamentos internos da Sangha. A fim de proteger a oportunidade de prtica que todo novo membro tem, ns esperamos que qualquer membro com mais de seis meses de prtica aja com especial cuidado antes de formar um potencial relacionamento com qualquer pessoa durante os primeiros seis meses da sua participao, como membro, das atividades do Centro Zen.

Qualquer pessoa que vier ao Centro Zen, em qualquer condio, tem o direito de no ser assediado sexualmente. Continuar expressando interessesexual, aps ser informado de que tal interesse no bem-vindo, tambm considerado um mal uso da sexualidade (Ver Seo II, Relacionamentos Bilaterais, e Seo III, Assdio Sexual, no texto infra).

4. Eu decido no mentir, e sim falar a verdade.O preceito no mentir particularmente importante para a vida comunitria de uma Sangha. Apesar de as transgresses ticas poderem envolver qualquer um dos preceitos, muitas dessas dificuldades no surgiriam se no houvesse um elemento de falsidade envolvido. Mentir para si mesmo, para outro ou para a comunidade obscurece a natureza da realidade e cria obstculos prtica do Budismo. Mentir

pode incluir a reteno intencional de informao, meias-verdades, a criao deliberada de falsas impresses, e no corrigir abertamente as mentiras. Uma comunicao aberta e direta essencial em nosso trabalho e prtica comunitria. Ns temos direito informao completa e direta quando ns solicitamos avaliaes sobre nosso comportamento, posio, ou desempenho no seio da comunidade. Com nossa solicitao esperamos que esta informao seja dada com um esprito de honestidade e compaixo. Estudantes no Centro Zen deveriam sentir que eles podem praticar livremente em uma atmosfera de confiana. Os professores e lderes de prtica do Centro Zen no devem revelar informao recebida em dokusan, daisan, ou em discusses onde a confidencialidade solicitada e concedida, a no ser que srio dano possa resultar indivduos ou Sangha se esta informao no for revelada. Mesmo quando no h solicitao especfica de reserva, estas informaes no devem ser partilhadas casualmente em nenhuma circunstncia por nenhuma das pessoas envolvidas na conversao. No contexto do processo de ensinamento, entretanto, consultas entre professores sobre assuntos que no so estritamente confidenciais podem ser apropriadas, particularmente quando membros da equipe de funcionrios esto envolvidos. Todos aqueles que se envolverem nestas consultas devero fazer todo esforo para assegurar que isto feito de forma sensvel, justa e respeitosa.

5. Eu decido manter a minha mente clara, no abusar do lcool ou outros intoxicantes, e nem levar os outros a faz-lo. A prtica budista ocorre dentro de um contexto de conscincia e plena ateno, um estado de mente que no condicionado por txicos de nenhum tipo. Quando a claridade perdida, muito fcil violar os demais preceitos. Alm disso, ns pretendemos que o Centro Zen seja um ambiente que apie aqueles que estotentando viver sem txicos. Portanto, lcool e intoxicao por drogas no Centro Zen inapropriado e constitui causa de preocupao e possvel interveno. Quando um membro est envolvido em uso abusivo de drogas ou se torna dependente das mesmas, importante lembrar-lhe que a liberao de todos os apegos est no corao da prtica Budista, e que se espera que ele ou ela busque ajuda dentro e/ou fora da Sangha. Uma vez que a negao dos fatos freqentemente um sintoma de dependncia, a Sangha encorajada a ajudar pessoas dependentes a reconhecer a necessidade de auxlio.

10

6. Eu decido no falar sobre as falhas de outros, mas sim ser compreensivo e solidrio. Este preceito deriva de nossos esforos para construir harmonia social e compreenso mtua. Declaraes falsas e maliciosas, por sua prpria natureza, so atos de alienao que originamse de uma percepo ilusria de oposio entre eu e outros. Geralmente a injria traz como conseqncias a dor para os outros, e a fragmentao para a Sangha. Quando surgir a inteno de injuriar, esforar-se para compreender as razes deste impulso j uma expresso deste preceito. E mesmo quando uma afirmao difamatria consistente com os fatos, aqueles que se engajarem em criticismo gratuito podem ser feridos pela influncia negativa que resulta do ato de falar de forma insistente nas falhas de outras pessoas.

7. Eu decido no enaltecer a mim mesmo e desfazer os demais, mas sim superar as minhas prprias limitaes.Enquanto que alegrar-se com nossas melhores qualidades e feitos uma prtica Budista consagrada pelo tempo, elogiar a si mesmo ou buscar um ganho pessoal s custas dos demais uma atitude derivada de uma compreenso equivocada da natureza interdependente do eu. No Centro Zen, poder ser necessrio, em alguns casos, criticar a ao de certos indivduos ou grupos. Quando tal feito, ns devemos prestar ateno especial aos nossos motivos, ao contedo especfico do que dito, a quem dito, e s potenciais repercusses da crtica.

8. Eu decido no sonegar ajuda espiritual ou material, mas conceder-las gratuitamente quando necessrio. Todas os cargos no Centro Zen, incluindo a funo de Abade, existem para o apoio da prtica e despertar de todos. Nem os recursos do Centro Zen nem qualquer posio dentro do Centro Zen so posse de alguma pessoa especfica. No apropriado para qualquer um, especialmente um professor, usar seu relacionamento com o Centro Zen para obter vantagem pessoal s custas da Sangha ou de qualquer um de seus membros (Ver Seo V, Conflitos de Interesse, e Seo VI, Poltica Financeira Proibio de Benefcio Privado, no texto infra). No esprito de desprendimento, grupos de tomada de deciso no Centro Zen devem tomar decises conjuntas de forma cooperativa, e com um esforo sincero de levar em considerao todos os pontos de vista. importante que as finanas do Centro Zen, a estrutura do processo de deciso, e as atas dos rgos mais importantes de deciso sejam disponibilizadas todos de uma forma acessvel e compreensvel. 11

9. Eu decido no me entregar raiva, mas sim praticar a pacincia. O cultivo da m-vontade um veneno para indivduos e para a comunidade. Ainda mais corrosivo o cultivo de idias de vingana. Os membros da Sangha que estiverem em conflito ou tenso com outros membros ou com qualquer grupo de tomada de deciso do Centro Zen devem tentar resolver estes impasses diretamente em esprito de honestidade, humildade e de amor-bondade. Entretanto, se uma resoluo informal no vivel,a mediao deve ser buscada como uma forma de esclarecer a dificuldade.

10. Eu decido no desrespeitar Trs Tesouros (Buda, Dharma e Sangha), mas sim nutri-los e sustenta-los. Como os Trs Tesouros so inseparveis uns dos outros, o despertar modela a nossa prtica e a nossa vida comunitria, a prtica modela a nossa vida comunitria e o nosso despertar, e a vida comunitria modela o nosso despertar e a nossa prtica. O desrespeito a qualquer um dos trs tesouros acarreta tambm danos para os outros dois. Reconhecer as nossas transgresses, buscar reconciliao, e renovar o nosso compromisso com os preceitos o trabalho da Natureza Bdica e a reafirmao nosso lugar na Sangha. Quando a integridade da Sangha honrada e protegida, os Trs Tesouros se manifestam.

Votos dos Fazedores de Paz (Peacemakers) para o Dia de Reflexo (traduo: Monja Coen, Zendo Brasil)

Eu, ______________ pelo perodo deste dia, retorno e me abrigo em Buda, a natureza desperta de todos os seres; no Darma, oceano de sabedoria e compaixo, e na Sanga, a comunidade daqueles que vivem em harmonia com todos os Budas e Darmas.

Eu, _______________, pelo perodo deste dia, me comprometo a no-saber, a fonte de todas as manifestaes, e a ver todas as manifestaes como ensinamentos do no-saber; e tambm me comprometo a testemunhar, permitindo-me ser tocado pelas alegrias e dores do universo; convido todos os espritos famintos a entrarem na mandala do meu ser e dedico toda minha energia e amor na cura de mim mesmo/a, da terra, da humanidade e de tudo que existe.

1. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de nomatar; no levando uma vida prejudicial nem encorajando outros a faz-lo, eu, _______________, com gratido, pela durao de um dia, reconheo que no estou separado de tudo que . Viverei em harmonia com tudo que vive e o entorno que o sustenta. 12 2. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de noroubar, eu, ________________, com contentamento, pela durao de um dia, estarei satisfeito com o que tenho, e livremente darei, pedirei e aceitarei o que necessrio.

3. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de uma conduta casta, eu, _______________, com amor, pela durao de um dia, encontrarei tudo que existe com respeito e dignidade. Eu darei e aceitarei amor e alegria sem apego.

4. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de nomentir, dizendo a verdade e no enganando ningum, eu, ______________, com honestidade, pela durao de um dia, escutarei e falarei a partir do corao. Verei e agirei de acordo com o que .

5. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de no estarem deludidos, e tampouco encorajarem outros a faz-lo, eu, ___________________, com conscincia, pela durao de um dia, cultivarei uma mente que v claramente. Abraarei diretamente tudo que experimentar.

6. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de no falar dos erros e falhas alheias, eu, _____________________, com bondade, pela durao de um dia, aceitarei o que cada momento tem a oferecer. Assumirei responsabilidade por todas as coisas na minha vida.

7. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de no elevar a si mesmos e rebaixar os outros, eu, _______________, com humildade, pela durao de um dia, direi o que percebo ser verdade sem culpa ou acusaes. Darei o melhor de mim e aceitarei os resultados.

8. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de no serem avarentos, eu, ___________________, com generosidade, pela durao de um dia, usarei todos os ingredientes da minha vida. No cultivarei uma mente de pobreza em mim mesmo e em outros.

9. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de no ficar com raiva (no ser movido pela raiva) e de no guardar ressentimento, dio ou vingana, eu, ___________________, com determinao, pela durao de um dia, transformarei sofrimento em sabedoria. Incluirei todas as experincias negativas em minha prtica.

13

10. Como fazedores da paz, atravs do espao e do tempo, tm observado o preceito de no pensar mal dos Trs Tesouros, eu, ___________________, com compaixo, pela durao de um dia, honrarei minha vida como um instrumento para fazer a paz. Reconhecerei a mim mesmo e os outros como manifestaes da Unidade, Diversidade e Harmonia.

Os Votos para o Dia de Reflexo do Zen Center de Los Angeles (traduo: Monja Isshin)

1. Reconhecerei que no sou separado de tudo que . Esta a prtica de No-matana. No levarei uma vida destrutiva, nem incentivarei outros a assim fazer. Viverei em harmonia com todas as formas de vida e com o meio ambiente que lhe d sustento.

2. Ficarei satisfeito com aquilo que tenho. Esta a prtica de No-roubo. Livremente darei, pedirei e aceitarei aquilo que for necessrio.

3. Tratarei todas as criaturas com respeito e dignidade. Esta a prtica de conduta casta. Darei e aceitarei amor e amizade com desapego.

4. Direi a verdade e no enganarei a ningum. Esta a prtica de No-mentira. Falarei a partir do corao. Verei e agirei de acordo com aquilo que .

5. Cultivarei a mente que enxerga claramente. Esta a prtica de No Ser Deludido. No incentivarei que os outros se deludam. Abraarei todas as experincias diretamente.

6. Aceitarei incondicionalmente aquilo que cada momento oferece. Esta a prtica de No Falar sobre os Erros e Falhas dos Outros. Assumirei a responsabilidade por tudo na minha vida.

7. Direi aquilo que percebo como sendo a verdade sem culpas ou acusaes. Esta a prtica de No me Elevar e Culpar os Outros. Darei o meu melhor esforo e aceitarei os resultados. 14 8. Usarei todos os ingredientes da minha vida. Esta a prtica de No Ser Avarento. No fomentarei uma mente de pobreza em mim ou nos outros.

9. Transformarei o sofrimento em sabedoria. Esta a prtica de No Ser Raivoso. No guardarei ressentimentos, ira ou vingana. Tomarei todas as experincias negativas como parte da minha prtica.

10. Honrarei a minha vida como um instrumento da construo da paz. Esta a prtica de No Pensar Mal dos Trs Tesouros. Reconhecerei a mim mesmo e aos outros como manifestaes da Unidade, Diversidade e Harmonia.

Zoketsu Norman Fischer Sensei, The Everyday Zen Foundation (traduo: Monja Isshin)

1. No matar mas afirmar a vida.

2. No roubar aquilo que no tenha sido dado, mas receber aquilo que seja oferecido como presente. 3. No abusar da sexualidade mas ser cuidadoso e leal nos relacionamentos ntimos. 4. No mentir mas ser verdadeiro. 5. No se intoxicar com substncias ou ideologias mas promover a clareza e conscincia. 6. No falar das falhas dos outros mas falar a partir da bondade-amorosa. 7. No se elogiar s custas dos outros mas ser modesto. 8. No ser possessivo de qualquer coisa mas ser generoso. 9. No guardar raiva mas perdoar. 10. No fazer nada para diminuir os Trs Tesouros mas apoiar e nutr-los.

Sangharakshita (traduo: Monja Isshin)

1. Comprometo-me no treinamento da absteno da matana de seres vivos. Com atos de bondade-amorosa, purifico o meu corpo. 2. Comprometo-me no treinamento da absteno de tomar aquilo que no foi dado. Com generosidade de mos abertas, purifico o meu corpo. 3. Comprometo-me no treinamento da absteno de condutas sexuais imprprias. Com quietude, simplicidade e contentamento, purifico o meu corpo. 4. Comprometo-me no treinamento da absteno da fala falsa. Com a comunicao da verdade, purifico a minha fala. 5. Comprometo-me no treinamento da absteno da fala spera. Com palavras bondosas e graciosas, purifico a minha fala. 6. Comprometo-me no treinamento da absteno da fala frvola. Com a fala harmoniosa e de ajuda, purifico a minha fala. 7. Comprometo-me no treinamento da absteno da fala difamatria. Com a fala harmoniosa e de ajuda, purifico a minha fala. 8. Comprometo-me no treinamento da absteno da ganncia. Abandonando a ganncia em favor da tranqilidade, purifico a minha mente.

15

9. Comprometo-me no treinamento da absteno do dio. Transformando o dio em compaixo, purifico a minha mente. 10. Comprometo-me no treinamento da absteno dos pontos de vista falsos. Transformando a ignorncia em sabedoria, purifico a minha mente.

Os Cinco Maravilhosos Treinamentos da Conscincia (anteriormente Os Cinco Maravilhosos Preceitos) Tradio Zen do Mestre Thich Nhat Hanh - do site Chung Tao de Internet

O Primeiro Treinamento da Plena Conscincia: Atento ao sofrimento causado pela destruio da vida, eu me comprometo a cultivar a compaixo e aprender modos de proteger as vidas das pessoas, animais, plantas e minerais. Eu estou empenhado em no matar, no permitir que outros matem, e no tolerar qualquer ato de matana no mundo, seja em meus pensamentos, seja em meu modo de vida. 16 O Segundo Treinamento da Plena Conscincia: Atento ao sofrimento causado pela explorao, injustia social, roubo e opresso, eu me comprometo a cultivar o amor pleno e aprender modos de trabalhar pelo bem estar das pessoas, animais, plantas e minerais. Eu me comprometo a praticar a generosidade compartilhando meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que esto em real necessidade. Estou empenhado em no roubar e no possuir nada que deveria pertencer a outros. Eu respeitarei a propriedade alheia, mas procurarei impedir que outros lucrem com o sofrimento humano ou com o sofrimento de outras espcies na Terra.

O Terceiro Treinamento da Plena Conscincia: Atento ao sofrimento causado pela m conduta sexual, eu me comprometo a cultivar a responsabilidade, e aprender modos de proteger a segurana e integridade de indivduos, casais, famlias e da sociedade. Eu estou empenhado a no me envolver em relaes sexuais sem amor e sem um compromisso duradouro. Para preservar a felicidade de mim mesmo e de outros, estou determinado a respeitar meus compromissos e os compromissos alheios. Farei tudo em meu poder para proteger as crianas do abuso sexual, e para impedir que casais e famlias sejam separados devido m conduta sexual.

O Quarto Treinamento da Plena Conscincia: Atento ao sofrimento causado pela fala imprpria e pela inabilidade de escutar aos outros, eu me comprometo a cultivar a fala amorosa e a escuta atenciosa, de modo a trazer alegria e felicidade para os outros e assim alivi-los de seu sofrimento. Sabendo que as palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento, eu prometo aprender a falar sinceramente, com palavras que inspirem autoconfiana, alegria e esperana. Estou empenhando a no divulgar notcias que eu no saiba serem corretas e a no criticar ou condenar coisas das quais no estou seguro. Eu me absterei de articular palavras que possam causar diviso ou discrdia, ou que possam causar danos s famlias ou comunidade. Eu farei todos os esforos para reconciliar e solucionar todos os conflitos, mesmo os insignificantes.

O Quinto Treinamento da Plena Conscincia: Atento ao sofrimento causado pelo consumo imprprio, eu me comprometo a cultivar a boa sade fsica e mental para mim, minha famlia, e minha sociedade, praticando os atos de comer, beber e consumir coisas de forma consciente. Eu me comprometo a ingerir apenas aquilo que preserve a paz, o bem-estar e o prazer em meu corpo, em minha conscincia, e no corpo e conscincia coletivos de minha famlia e da sociedade. Eu estou empenhado em no usar lcool ou qualquer outro intoxicante, e no consumir alimentos ou outros produtos que contenham venenos, tais como certos programas de televiso, revistas, livros, filmes e tipos de conversa. Eu estou consciente de que danificar meu corpo ou minha conscincia com estes venenos como trair meus antepassados, meus pais, minha sociedade e as geraes futuras. Eu trabalharei para transformar a violncia, o medo, a raiva e a confuso em mim e na sociedade praticando um regime de vida em meu benefcio e em prol da sociedade. Eu entendo que um regime de vida correto vem a ser crucial para a auto-transformao e para a transformao da sociedade.

17

Potrebbero piacerti anche