Sei sulla pagina 1di 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO Centro de Cincias Exatas e Tecnologia Departamento de Tecnologia Qumica

Fundamentos e Tecnologias de produo de biocombustveis


Jaciene J F Cardoso
pv.prhufma39@yahoo.com.br Bloco 09, sala 207 Fone: 3272-9233

Biocombustveis
Definio, vantagens, tipos e geraes dos Biocombustveis

Biocombustveis
Definio
Combustvel derivado de biomassa renovvel para uso em motores a combusto interna ou, conforme regulamento, para outro tipo de gerao de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustveis de origem fssil (Lei n11. 097, de 13 de janeiro de 2005).

So fontes de energia derivados de produtos renovveis, como cana-de-acar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matria orgnica.

Biocombustveis
Definio
Todo combustvel slido,

lquido, gasoso de origem biolgica

renovvel, no fssil.
Todo material orgnico

gera energia, mas o biocombustvel fabricado em escala comercial a partir de produtos agrcolas:
Cana-de-acar Mamona Soja Girassol Dend Biomassa florestal Resduo orgnico

Vantagens e Desvantagens dos biocombustveis

Biocombustveis
Vantagens

Impacto Ambiental

Reduzem a quantidade de CO2 emitido para atmosfera e como as planta consomem CO2, este acaba sendo contrabalanceado;
Estudos apontam uma reduo de CO2 no biodiesel de at 80% comparado ao diesel; Reduza tambm as emisses de enxofre, pois as oleaginosas so isentas de enxofre.

Biocombustveis
Vantagens
Aspectos polticos

A grande vantagem dos biocombustveis tornar os pases menos dependentes dos fornecedores de petrleo, no ficando sujeitos s variaes de mercado.
Subprodutos obtidos Torta (ps-tratamento pode ser usada na indstria de alimentos, rao animal, fertilizantes e tambm para produzir celulose e at aumentar a produo de biocombustveis); Glicerina (ps-tratamento pode ser utilizada na indstria alimentcia, indstria qumica e farmacutica).

Biocombustveis
Vantagens
Diversidades das fontes

O lcool pode ser produzido de diversas fontes (cana-deacar, beterraba, milho, arroz e etc.);
Para produo de biodiesel existe diversas oleaginosas, leos usados, gordura animal); O biogs pode ser obtido da decomposio da matria orgnica em reatores de biogs ou em aterros sanitrios. Impactos sociais;

Gerao de empregos e renda no setor primrio;


Diminuio do xodo dos trabalhadores do campo para a cidade.

Biocombustveis
Vantagens
Diminuio das reservas de petrleo

A procura de petrleo em poos cada vez mais profundos tem aumentado os gasto na sua prospeco o que torna cada vez mais onerosa a explorao e a refinao das riquezas naturais do subsolo;
favorecendo a explorao dos recursos da superfcie. Facilidade de aplicao. No necessrio mudana nos motores ciclo diesel para percentuais de at 20% de biodiesel; Acima de 20% necessrio melhores avaliaes de desempenho dos motores.

Biocombustveis
Desvantagens
Aumento dos custos dos bens alimentares O aumento da procura de matria-prima para a produo de biocombustveis conduz subida dos preos dos alimentos. Aumento das reas de produo; A produo de biocombustveis implica na ocupao parcial das reas atualmente utilizadas para as culturas alimentares e florestas; Tem como consequncia reduo das reas agricultveis, diminuio de reservas florestais podendo ocorrer extino de espcies. A produo intensiva de matria-prima de origem vegetal pode acarretar esgotamento da capacidade do solo.

Biocombustveis
Desvantagens
Subprodutos obtidos; necessrio estudos tcnicos e econmicos para agregar valores e destinao adequada a glicerina gerada na produo de biodiesel. Outros problemas O biodiesel pode provocar entupimento de bicos injetores, formar depsitos de carvo nos pistes, reagir com anis de vedao diminuindo a vida til dessas peas e etc.;

Tipos de biocombustveis

Tipos de biocombustveis
Existem vrios tipos de biocombustveis
Biodiesel Bioetanol Biogs Biomassa Biometanol Bioter dimetlico Bio-ETBE Bio-MTBE Bio-hidrognio

Tipos de biocombustveis
Biocombustveis Gasosos
- Tem origem nos efluentes agropecurio, da agroindstria e urbanos (lamas das estaes de tratamento dos efluentes domsticos) e ainda nos aterros de RSU (Resduos Slidos Urbanos) - So constitudos por uma mistura de gases, em que o metano o gs predominante, sendo esta mistura denominada por biogs.

Tipos de biocombustveis
Biocombustveis Lquidos
Os biocombustveis lquidos com potencial de utilizao, os mais comuns so o biodiesel e o bioetanol, sendo o primeiro obtido a partir de leos orgnicos e o segundo a partir da fermentao de hidratos de carbono (acar, amido, celulose).
Podem ser utilizados de forma bastante eficiente em motores de combusto interna que equipam os mais diversos veculos automotores.

Tipos de biocombustveis
Biodiesel

Definio
O biodiesel um ster de cido graxo, renovvel e biodegradvel, obtido comumente a partir da reao qumica de leos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um lcool na presena de um catalisador (reao conhecida como transesterificao).

Tipos de biocombustveis
Biodiesel

Matrias Primas
Substrato leo de Soja leo de Girassol Substrato leo de Buriti leo de Babau

leo de Canola
leo de Milho leo de Arroz leo de Nabo Forrageiro leo de Amendoim leo de Palma (dend) leo de Pinho Manso leo de Algodo leo de Mamona

leo de Castanha
leo de Fritura Sebo Bovino Banha de Porco Gordura de Galinha leo de Peixe cido Graxo Resduos Industriais Escuma de Esgoto

Tipos de biocombustveis
Bioetanol

Definio
Biocombustvel produzido, geralmente, a partir da cana-de-acar, mandioca, milho ou beterraba.
Cujo processo consiste na fermentao alcolica, realizada por microorganismos, em uma soluo de acares extrados desses vegetais. Tambm pode ser chamado de lcool combustvel ou lcool carburante.

Tipos de biocombustveis
Biogs

Definio

Biogs um tipo de mistura gasosa de dixido de carbono e metano produzida naturalmente em meio anaerbico pela ao de bactrias em matrias orgnicas, que so fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez. O metano, principal componente do biogs, no tem cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor desagradvel.

Tipos de biocombustveis
Biomassa
Definio

Do ponto de vista da gerao de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustveis ou para a sua produo. Do ponto de vista da ecologia, biomassa a quantidade total de matria viva existente num ecossistema ou numa populao animal ou vegetal.
Exemplos: Lenha Carvo Vegetal Briquete (lenha ecolgica - reciclada)

Outros Biocombustveis
leo Vegetal

Definio e Produo
uma gordura extrada de plantas formada por triglicerdeo. Apesar de, em princpio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extrao de leo, na prtica este extrado na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes, por processo qumico ou fsico.

Uso
Como combustvel veicular do tipo diesel, o leo vegetal necessita ser aquecido para obter uma menor viscosidade.

Outros Biocombustveis
H-Bio
Definio

Diesel que utiliza fontes renovveis na sua composio (leos vegetais como o de mamona, girassol, soja, ou dend), mas tem as caractersticas fsico-qumicas finais semelhantes s do leo diesel mineral.

Outros Biocombustveis
H-Bio
Produo

O H-BIO um processo desenvolvido e patenteado pela Petrobras (PETRLEO BRASILEIRO S/A), constitudo pela adio de 10 a 20% de leo vegetal ou gordura animal ao leo diesel antes de sua passagem pelas unidades de hidrotratamento nas refinarias, processo normalmente usado para reduzir o teor de enxofre do leo diesel.
Nesse processo, os triglicerdeos, principais constituintes de leos vegetais e gorduras animais, sofrem hidrogenlise (decomposio por hidrognio).

Outros Biocombustveis
H-Bio
Produo

A reao ocorre em elevada presso e temperatura, com a presena de catalisador metlico. O processo H-BIO produz n-parafinas (hidrocarbonetos lineares saturados) idnticos aos principais constituintes do leo diesel mineral, alm de propano.

Outros Biocombustveis
Biometanol

Definio
O metanol, tambm conhecido como lcool metlico, ou ainda o lcool da madeira um composto qumico com frmula qumica CH3OH. Lquido, inflamvel, possui chama invisvel, fundindo-se a cerca de -98 C.

Produo
Pode ser preparado pela destilao seca de madeiras, seu processo mais antigo de obteno, e de onde, durante muito tempo, foi obtido exclusivamente. Atualmente obtido pela reao do gs de sntese (produzido a partir de origens fsseis, como o gs natural), uma mistura de H2 com CO passando sobre um catalisador metlico a altas temperaturas e presses.

Outros Biocombustveis
Combustveis a base de ter
Bioter dimetlico
ter dimetlico produzido a partir de biomassa para utilizao como biocombustvel.

Bio-ETBE (bioter etil-terc-butlico)


ETBE produzido a partir do bioetanol, sendo a porcentagem em volume de bio-ETBE considerada como biocombustvel igual a 47%.

Bio-MTBE (bioter metil-terc-butlico)


Combustvel produzido com base no biometanol, sendo a porcentagem em volume de bio-MTBE considerada como biocombustvel de 36%.

Geraes dos biocombustveis

Biocombustveis
1 Gerao

Definio
- Caracteriza-se pelos biocombustveis produzidos principalmente de matrias-primas cultivadas e pela baixa complexidade tecnolgica para a sua produo. Tecnologia predominante na matriz energtica no presente.

Exemplos
Bioetanol (milho, cana-de-acar, beterraba e trigo) Biodiesel (soja, girassol e colza) leo vegetal

Biocombustveis
2 Gerao

Definio
Caracteriza-se pelos biocombustveis produzidos principalmente de matrias-primas cultivadas e pela baixa complexidade tecnolgica para a sua produo. Tecnologia predominante na matriz energtica no presente.

Exemplos
Bioetanol (milho, cana-de-acar, beterraba e trigo) Biodiesel (soja, girassol e colza) leo vegetal

Biocombustveis
3 Gerao

Definio
Caracteriza-se pela alta velocidade de produo, alto teor de leo e carboidratos, adaptao, adaptao a um espectro amplo de temperatura e acidez do meio, capacidade de fixar nitrognio da atmosfera, e maior eficincia fotossinttica.

Exemplos
Biodiesel de microalgas oleaginosas

Biocombustveis
Gerao zero
Definio

Caracteriza-se pela baixa ou nenhuma tecnologia para produo e principalmente por matriaprima de fonte extrativa.
Exemplos

Lenha Carvo vegetal de lenha extrativa

Potrebbero piacerti anche