Sei sulla pagina 1di 6

IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS

IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS TEMA: MISSES

Atos 11.19-26

Igreja de Jerusalm havia recebido o Esprito Santo que os impulsionou a pregar o evangelho para muitas naes em outras lnguas no dia de Pentecostes. Mas depois disso, se fecharam para a evangelizao dos gentios [povos descrentes] ficando s em torno de si mesma. Porm, quando aconteceu a perseguio a partir do martrio de Estvo, eles foram dispersos e tiveram que sair de seu lugar ( v.19). Somente assim, anunciaram o evangelho para outros povos. Quando os cristos de Jerusalm comearam a evangelizar, descobriram que Deus j estava trabalhando entre os gentios e descobriram a Igreja de Antioquia que j era uma Igreja Missionria (v.20). Mandaram Barnab para ir verificar se era uma igreja verdadeira e chegando ali descobriu uma igreja missionria abenoada (v.22). Esta igreja se tornou um centro missionrio, como ponto estratgico para formar e enviar lderes. O prprio Barnab e Saulo foram enviados como obreiros pela Igreja de Antioquia (Atos 13.1-3). Existem basicamente dois tipos de igrejas: a de programa e a missionria.

-Introduo: A

IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS

Igreja de programas ou eventos


-mantm tudo centralizado em torno de seus interesses realizando grandes atividades.

Igreja Missionria
-distribui seus obreiros para trabalhos evangelsticos e sociais de acordo com os desafios.

-Quando termina um programa, logo se iniciam os preparativos para o prximo. A igreja de evento, vento, ou seja, tudo passageiro.

-Nem sempre podem fazer grandes eventos porque esto muito ocupados visitando pessoas, evangelizando, discipulando novos convertidos e outras atividades.

-As pessoas desta igreja tm cargos fixos e ttulos honorrios por seus feitos e nunca pensam em sair dali.

-Os missionrios desta igreja no precisam de cargos ou ttulos para trabalhar como formiguinhas que nunca param.

-Todos esto bem acomodados e satisfeitos com o que acontece. -Ajunta muitas pessoas, mas no une o povo e quando vem um problema se dispersam.

-Todos esto sempre incomodados ao ver vidas sem Jesus. - Quando acontece um problema, mais ainda se unem buscando fortalecer um ao outro em comunho.

-Todos esto reunidos num ativismo constante procurando fazer melhor que o outro.

-Sempre sensvel aos desafios do povo, esto sempre prontos a servir sem precisar aparecer.

-A fora da igreja de eventos a centrpeta, que puxa para dentro. -Baseia-se na religiosidade. -Valoriza coisas e fatos.

-A fora da Igreja Missionria a centrfuga, que lana para fora. -Baseia-se na espiritualidade prtica. -Valoriza vidas antes de tudo.

IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS

Voc prefere uma ou uma Igreja Missionria?


-->

igreja

de

eventos

Vamos aprender com a Igreja de Antioquia, como ser uma igreja missionria:

1- Entregar tudo nas mos de Deus: v.21 a mo do Senhor estava com eles, e muitos, crendo se converteram ao Senhor A Igreja Missionria depende sempre das mos de Deus. Vive em orao pedindo ao Senhor e crendo que ele quem proporciona todas as coisas. J a Igreja de eventos, sempre busca mritos e procuram mostrar seus prprios feitos.
Esd 8:22 Porque tive vergonha de pedir ao rei exrcito e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto j lhe havamos dito: A boa mo do nosso Deus sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua fora e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Isa 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ningum h que possa fazer escapar das minhas mos; operando eu, quem impedir? (Quando Eu fao alguma coisa, ningum capaz de impedir.) Isa 49:14-16 Mas Sio diz: J me desamparou o SENHOR; o Senhor se esqueceu de mim. Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se no compadea dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me no esquecerei de ti. Eis que, na palma das minhas mos, te tenho gravado; os teus muros esto continuamente perante mim. Slm 81:13 Ah! Se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos! v.14 Em breve eu abateria os seus inimigos e voltaria a minha mo contra os seus adversrios.

IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS

Conte com a mo de Deus para tudo que fizer na igreja!

2- Depender da Graa de Deus: v.23 vendo a graa de Deus, alegrou-se


Como ser que Barnab viu a Graa invisvel de Deus? Certamente foi pela alegria daquele povo que chegou a contagiar ele mesmo. A Igreja Missionria v em tudo a graa de Deus e sempre est cheia de alegria. Mesmo quando surgem problemas, percebem que so oportunidades da graa de Deus para vermos milagres e se alegra por isso. A igreja de eventos, entretanto, primeiro avalia os custos e dificuldades e com pesar enfrenta os desafios. A Igreja de Antioquia vivia na dependncia da Graa Divina e por isso estavam sempre alegres. A Graa de Deus nos faz ver um ao outro sem preconceitos ou julgamentos, por isso o ambiente da igreja se torna mais leve e acolhedor. Todos podem sorrir e se abraar sem ressentimento qualquer. Dependa da Graa de Deus e faa tudo com alegria na sua Igreja!

3- Ser perseverante: v.23b exortava

a todos a que, com firmeza de corao permanecessem no Senhor A primeira pregao de Barnab para os irmos de Antioquia foi sobre a necessidade de perseverana. Ele ficou to impressionado que no queria que aquele momento acabasse. A Igreja Missionria guerreira por natureza e no desiste fcil. Nada pode fazer essa igreja parar. So como um exrcito onde cada soldado sabe o seu posto e defende seu companheiro sabendo que disso depende a vitria de todos. Numa igreja de eventos, tudo passageiro e aps uma atividade vem outra sem se perceber o propsito do que est sendo feito. Qualquer obstculo motivo de parar. A Igreja de Antioquia era uma comunidade lutadora. A cada crise, mais firmes e unidos se tornavam. Um grande desafio para os dias atuais a perseverana porque as pessoas tm nimo dobre (Tiago 1.8 e 4.8) e so inconstantes. Um dia querem uma coisa e depois outra. Por isso cada convertido deve pedir a Deus que firme o seu corao (Salmos 108.1) porque o Senhor conservars em perfeita paz aquele cujo propsito firme; porque ele confia em ti (Isaas 26.3). Nunca pare na metade a obra que Deus colocou em suas mos!

4- Cuidar do Testemunho: v.24 porque era homem bom


Aqui o texto enfatiza o testemunho de Barnab como homem bom, mas toda aquela igreja tinha um bom testemunho na comunidade. Uma Igreja Missionria mantm bom testemunho na sociedade. A liderana exemplo para os novos convertidos. O pastor ou pastora sempre exorta suas ovelhas e disciplina quem precisa de correo para preservar o bom testemunho. A beleza dessa igreja no o templo ou festas e sim a vida de seu povo.

IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS


J na igreja de eventos, desde que a pessoa contribua ou tenha talento para fazer algo bonito, no importa sua conduta l fora. Essa igreja se interessa em mostrar coisas belas e grandes. A Igreja de Antioquia tinha um bom testemunho de pessoas que se convertiam e suas vidas eram transformadas pelo poder de Deus. Pediram orientao dos apstolos sobre as questes da lei para no dar mal testemunho e por isso foi feito o conclio de Jerusalm (Atos 15.22-29). Para dar bom testemunho a Igreja precisa ser obediente a suas lideranas e sempre vigiar porque o mundo est de olho procurando um motivo para nos acusar. Para isso necessrios sempre pregar sobre moral e conduta ensinando o povo de Deus a testemunhar cada dia melhor. Vigie sempre o seu bom testemunho antes de qualquer coisa!

5- Buscar o poder do Esprito Santo e f: v.24b cheio do Esprito Santo


e de f. E muita gente se uniu ao Senhor Barnab era um homem cheio do Esprito Santo e de f. Tambm ali em Antioquia havia muitos irmos e irms fervorosos. A Igreja Missionria fervorosa ou cheia de f. Sempre busca o Esprito Santo como funde de energia (dynamus) que fortalece os irmos. Para ser cheia do Esprito Santo preciso esvaziar de si mesmo. Por isso a Igreja missionria composta de um povo humilde e fiel. Na igreja de eventos, as pessoas so cheias de opinies e vontades. Cada um quer fazer uma coisa que gosta mais. Um irmo mostra que sabe mais que o outro e quer fazer melhor. A Igreja de Antioquia era cheia de f porque pregava a Palavra de Deus que ensina a crer na verdade (Joo 8.32 e Romanos 10.17). Sua emoo maior era sentir o poder de Deus atravs de suas vidas. Quanto mais poderosa uma igreja, no sentido humano e terreno, mais carnal e sem o Esprito Santo esta igreja fica. Mas quando no tem nada e se coloca na dependncia e direo do Esprito Santo, faz tudo pela f sem temer. Busque o Esprito Santo e se encha de f para fazer a misso!

6- Aprender a Palavra: v.25b por todo um ano, ser reuniram naquela igreja e
ensinaram numerosa multido Assim que conheceu a Igreja de Antioquia, Barnab correu para encontrar Saulo e convid-lo para ir doutrinar aquela comunidade na Palavra de Deus. Os irmos de Antioquia estavam famintos por aprender mais das Escrituras. Uma Igreja Missionria ama ouvir e aprender a Palavra de Deus. Os cristos estudam a Bblia e ningum se julga mais sbio do que o outro porque todos esto aprendendo juntos. A igreja de eventos sempre est ocupada demais para ter tempo de estudar a Bblia. So tantas atividades que a pregao e ensino acabam ficando por ltimo, mesmo que no percebam. Para a Igreja de Antioquia, aquele ano foi de muito aprendizado. Aproveitaram a presena do Apstolo Paulo para aprender o mximo possvel. Muitas pessoas vinham aprender do Evangelho com eles. O estudo bblico um desafio para os dias atuais, porque as pessoas so exigentes e vm na igreja como um lugar de apresentaes. Como se a religio fosse mais um setor de entretenimento como a TV, cinema, estdios, teatros e outros. Infelizmente, a Escola Dominical e cultos de Estudo Bblico esto sendo desvalorizados em muitas igrejas. Muitos querem ouvir o que gostam e se enjoam das historinhas da Bblia. O estudo das Escrituras exige tempo e esforo (Joo 5.39). A Palavra de Deus a ferramenta para fazer a misso!

IGREJA MISSIONARIA PARA JESUS


7- Honrar o nome de Cristo: v.26 em Antioquia, foram os discpulos, pela
primeira vez chamados cristos Os membros da Igreja de Antioquia falavam tanto de Jesus Cristo e se pareciam tanto com Ele, que as pessoas comearam a chama-los de cristos com significado de pessoas de Cristo. A Igreja Missionria verdadeiramente crist. Uma comunidade Cristocntrica, onde Jesus o centro de tudo o que acontece. O nico nome em evidncia sempre o nome de Jesus Cristo. A Igreja no conhecida pelo templo bonito ou grandes eventos e sim porque as pessoas se parecem com Jesus. Na igreja de eventos o homem o centro de tudo. Seus feitos e realizaes esto sempre em evidncia. O nome de Jesus comeou a ser to divulgado em Antioquia, que todos chamavam os irmos da igreja de Cristos. Foi a partir dali que o nome cristo se difundiu. A Palavra de Deus nos ensina que tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ao, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai(Colossenses 3.17). Fazer algo em nome de uma pessoa significa que pertence a tal pessoa e de acordo com sua vontade. Contudo, vemos a cada dia igrejas que passam a ser propriedade do fundador e ministrios ganham o nome do lder. Comunidades inteiras se fecham dentro de um crculo social ou familiar e no saem para pregar o evangelho de Jesus. A Igreja precisa ser mais crist, agindo e fazendo tudo baseado no nome de Jesus.

Vamos ser uma Igreja Missionria! -CONCLUSO: Atos 13.1-3


A Igreja de Jerusalm desprezou sua vocao missionria e se fechou dentro de si. J a Igreja de Antioquia, vivenciava a cada dia a misso anunciando o evangelho, enviando missionrios e aceitando desafios como oportunidades de fazer a vontade de Deus. Com esta mensagem aprendemos a diferena entre ser uma igreja de eventos e uma Igreja Missionria. O que mais fcil? Certamente ser de uma igreja de eventos onde nossas vontades sero satisfeitas. Para ser uma Igreja Missionria preciso sair da zona de conforto e incomodar o povo para cumprir sua vocao missionria. Isso no fcil. Deus quer que sua Igreja faa Misso!

Potrebbero piacerti anche