Sei sulla pagina 1di 27

Pgina |1

NDICE
ETAPA 3..............................................................................................................02 1.1 Passo 1.........................................................................................................02 1.2 Passo 2.........................................................................................................02 1.3 Passo 3.........................................................................................................02 1.4 Passo 4.........................................................................................................02 Log e Backup..............................................................................................................03 Sistema Linux.............................................................................................................03 Logs no Linux Metasys Corporate MINICOM..........................................................04 Backup no Linux Metasys Corporate MINICOM......................................................06 Sistema Windows........................................................................................................07 Logs no Windows 7....................................................................................................08 Backup no Windows 7................................................................................................10 Vantagens e Desvantagens entre Linux e Windows...................................................12 ETAPA 4..............................................................................................................13 2.1 Passo 1.........................................................................................................13 2.2 Passo 2.........................................................................................................13 2.3 Passo 3.........................................................................................................13 2.4 Passo 4.........................................................................................................13 Contas de Usurios.....................................................................................................14 Sistema Linux.............................................................................................................14 Criao de Contas de Usurios no Linux Metasys Corporate MINICOM.................15 Sistema Windows........................................................................................................19 Criao de Contas de Usurios no Windows 7...........................................................20 Vantagens e Desvantagens entre Linux e Windows...................................................26 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................27

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |2

1. ETAPA 3
Aula tema: Sistema de Arquivos. 1.1 Passo 1 Leia o texto. 1.2 Passo 2 Realizem um levantamento na Web e na bibliografia especializada sobre a gerao e manipulao de log e backup nos sistemas operacionais Windows e Linux. Em seguida, produzam um manual de usurio para esclarecer como se deve proceder para gerar e manipular log e backup nestes sistemas operacionais. No manual, sempre que possvel, apresentar telas para facilitar as explicaes de como se deve proceder e quais so os resultados que o sistema retorna, dando nfase em como realizar a tarefa, alm de qual verso de Windows e distribuio Linux que voc se baseou. Passo 3 Tracem um paralelo (reflita!) sobre os procedimentos para gerao e manipulao de log e backup nos dois Sistemas Operacionais distintos, ressaltando quais as vantagens e desvantagens que cada SO apresenta. Passo 4 Entreguem um relatrio contendo as anotaes pesquisadas sobre log e backup. O relatrio deve conter as seguintes informaes: O manual (receita) de como gerar e manipular log e backup no Windows e no Linux (incluir as verses utilizadas). As telas dos passos para facilitar a explicao. Sua opinio pessoal sobre as diferenas, com relao ao quesito log e backup, nos dois Sistemas Operacionais pesquisados, bem como o paralelo entre as vantagens e desvantagens de cada um.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |3

LOG e BACKUP
Logs So registros de atividades do sistema, o qual desempenha um papel preventivo, na medida em que podem registrar as eventuais tentativas de ataque em seu sistema computacional. Backup Backup uma cpia de segurana que voc cria de seus arquivos, isso evita que eles sejam perdidos em caso de algum defeito em seu computador.

Sistema Linux
Apresentao A verso utilizada para a realizao dos procedimentos de log e backup no sistema Linux chama-se: Linux Metasys Corporate MINICOM. Gerenciador do Servidor O Gerenciador do Servidor um painel simples que permite que voc administre sua rede. O Gerenciador do Servidor acessado atravs de um navegador pela pgina
http://www.seudominio.xxx/server-maneger ou simplesmente http:www/server-manager.

Ao acessar a URL correta, ser pedido o nome do usurio e voc dever sempre entrar com admin. A senha para este usurio a mesma criada durante o processo de instalao. Entre com essa informao e clique <OK> para entrar no Gerenciador do Servidor, e ento ser aberta a tela inicial mostrada na figura abaixo.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |4

Logs no Linux Metasys Corporate MINICOM


Consulta de logs de proxy

Para consultar os logs de proxy, basta clicar no link Consulta logs de proxy do Gerenciador do Servidor. Aps voc ter clicado neste link, ser aberta a tela exibida a seguir, que permitir que voc personalize sua consulta de logs.

Voc poder refinar sua consulta especificando a data, a hora inicial, hora final, tipo de acesso, IP do cliente e o padro de site. Aps ter refinado sua consulta de acordo
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |5

com suas necessidades, basta clicar no boto Consultar Logs e ento aparecer um relatrio de log contendo o IP, o site, o tamanho em bytes de todos os acessos. Visualizar Arquivos de Log Nesta seo voc tem a possibilidade de ver os arquivos de log do sistema. Basta acessar o link Visualizar Arquivos de log do Gerenciador do Servidor e a tela ilustrada abaixo se abrir.

Voc poder escolher as seguintes opes: Escolher o arquivo de log para visualizar: Painel que permite a voc visualizar ou baixar os arquivos de log gerados pelos servios que esto rodando no seu servidor. Modelo de filtro (opcional): Voc pode opcionalmente especificar um modelo de filtro para mostrar somente as linhas do arquivo de log que coincidirem com o filtro. Se voc deixar esse campo em branco, todas as linhas disponveis no arquivo de log sero mostradas. Note que essa opo no usada se voc baixar o arquivo de log. Modelo de destaque (opcional): Voc pode tambm opcionalmente especificar um modelo de destaque para marcar em negrito qualquer linha do arquivo de log que
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |6

coincida com o modelo destacado. O modelo destacado aplicado para qualquer linha que j tenha coincidido com o modelo de filtro. Note que esta opo no usada se voc baixar o arquivo de log. Operao: Voc tem que escolher entre visualizar o arquivo de log ou baixar o arquivo de log para seu computador. Se o arquivo de log particularmente grande, voc pode querer baix-lo ao invs de tentar visualizar em seu navegador, tendo em conta que isso um problema para alguns navegadores.

Backup no Linux Metasys Corporate MINICOM


Backup ou Restaurao A tela ilustrada a seguir, explica os mtodos que podem ser utilizados para facilmente fazer um backup de seus dados.

Para acess-la basta clicar no link Backup ou Restaurao do Gerenciador do Servidor. nesta tela que voc dever selecionar alguma das opes de configurao no campo Selecionar uma ao. Aps selecionar a ao a qual deseja executar, basta clicar no boto Executar.
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |7

Restaurar Backup de Usurios do Corporate 2.2 Para importar os usurios da verso 2.2 do Corporate, basta acessar o link Restaurar Backup de Usurios do Corporate 2.2 do Gerenciador do Servidor. Ao clicar neste link, a tela ilustrada abaixo ser exibida:

Ao utilizar esta opo, voc deve copiar o arquivo de backup gerado pelo processo de exportao no sistema Metasys Corporate 2.2 para o atual servidor e informar no campo Caminho do arquivo de backup o caminho completo deste arquivo. Aps informar o caminho, clique em Salvar para que o processo de importao inicie.

Sistema Windows
Apresentao O sistema utilizado para realizar os procedimentos o Microsoft Windows 7, a dcima verso do sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Lanado em outubro de 2009, tem como proposta simplificar as atividades do usurio.

Painel de Controle no Painel de Controle que se concentram as configuraes do Windows. Essas configuraes controlam os recursos visuais e de funcionamento do sistema.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |8

Logs no Windows 7
Voc deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se no estiver com logon de administrador, voc s poder alterar as configuraes que se aplicarem sua conta de usurio, e alguns logs de evento podem no estar acessveis. Os logs de eventos so arquivos especiais que registram eventos importantes no computador (por exemplo, quando um usurio faz logon ou quando um programa encontra um erro). Sempre que esses tipos de eventos ocorrem, o Windows registra o evento em um log de eventos que pode ser lido com o recurso Visualizar Eventos. Os detalhes nos logs de eventos podem ser teis para usurios avanados que precisem solucionar problemas com o Windows e outros programas. Visualizar Eventos registra as informaes em vrios logs diferentes. Os Logs do Windows incluem: Eventos de aplicativo (programa). Os eventos so classificados

como erro, aviso ou informaes, dependendo da gravidade. Um erro um problema importante, como a perda de dados. Um aviso um evento que no necessariamente importante, mas que pode indicar um possvel problema no futuro. Um evento de informao descreve a operao com xito de um programa, driver ou servio. Eventos relacionados segurana. Esses eventos so chamados

de auditorias e so classificados como bem-sucedido ou com falha, dependendo do evento (por exemplo, se um usurio tentando fazer logon no Windows obteve xito).

Eventos de instalao. Os computadores que so configurados como controladores de domnio tero logs adicionais exibidos aqui.

Eventos do sistema. Os eventos do sistema so registrados pelo Windows e pelos servios de sistema do Windows e so classificados como erro, aviso ou informaes.
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Pgina |9

Eventos encaminhados. Esses eventos so encaminhados a esse log por outros computadores. Os Logs de Servios e de Aplicativos variam. Eles incluem logs separados sobre

os programas que so executados no computador, assim como logs mais detalhados que pertencem a servios especficos do Windows.

Backup no Windows 7
O Backup e Restaurao criam cpias de segurana dos seus arquivos pessoais mais importantes, para que voc sempre esteja preparado para o pior.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 10

Deixe o Windows escolher o que acrescentar ao backup ou escolha voc mesmo pastas, bibliotecas e unidades. O Windows pode fazer o backup dos arquivos no horrio que voc escolher - basta configurar e ficar tranquilo. possvel fazer backup em outra unidade ou DVD. E se estiver usando as edies Professional ou Ultimate do Windows 7, voc tambm ter a opo de fazer o backup dos arquivos em uma rede. Para fazer backup dos arquivos Para abrir Backup e Restaurao, clique no boto Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Segurana e em Fazer Backup do Computador.

Siga um destes procedimentos:

Se voc nunca usou o Backup do Windows, clique em Configurar backup e depois siga as etapas no assistente. fornea a confirmao. Se voc for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmao, digite a senha ou

Se voc j criou um backup antes, pode aguardar o backup agendado regularmente ou criar um novo backup manualmente, clicando em Fazer backup agora. Se voc for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmao, digite a senha ou fornea a confirmao.
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 11

Para criar um novo backup completo Depois que voc criar o seu primeiro backup, o Backup do Windows adicionar as informaes novas ou alteradas aos backups subsequentes. Se voc estiver salvando os seus backups em um disco rgido ou em um local de rede, o Backup do Windows criar um backup novo e completo automaticamente, quando necessrio. Se voc estiver salvando os backups em CDs ou DVDs, mas no puder encontrar um disco de backup existente, ou se quiser criar um novo backup de todos os arquivos do computador, poder criar um backup completo. Veja como criar um backup completo: Para abrir Backup e Restaurao, clique no boto Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Segurana e em Fazer Backup do Computador. No painel esquerdo, clique em Criar um Disco de Reparao do Sistema.

Para configurar o backup aps a atualizao de uma verso anterior do Windows Depois que voc atualizar o Windows, precisar configurar o Backup do Windows, mesmo tendo um backup agendado na verso anterior do Windows. Isso ocorre porque foram feitas vrias alteraes no programa de backup. Em vez de selecionar os tipos de arquivos para backup, voc poder fazer com que o Windows faa o backup dos arquivos salvos em bibliotecas, na rea de trabalho e em pastas padro do Windows, ou poder escolher bibliotecas e pastas especficas para incluir no backup. Tambm possvel criar uma imagem do sistema do computador. Para configurar o backup, siga estas etapas: Para abrir Backup e Restaurao, clique no boto Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Segurana e em Fazer Backup do Computador. Clique em Configurar backup e siga as etapas no assistente. Se voc for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmao, digite a senha ou fornea a confirmao.
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 12

Vantagens e Desvantagens entre Linux e Windows LINUX


VANTAGENS Tudo muito explicado de fcil entendimento. Recursos achados mais facilmente. Software livre e sem custo. DESVANTAGENS Por ser um sistema que no popular as pessoas tm receio de no saber mexer.

WINDOWS
VANTAGENS Todos os processos ficam em um mesmo lugar (Painel de Controle), sendo mais fcil a localizao. Software mais popular no mercado. DESVANTAGENS No so to explicados os passos como no Linux. Software popular, porm com um custo caro.

2. ETAPA 2
Aula tema: Sistemas operacionais comerciais. 2.1 Passo 1 Realizem um levantamento na Web e na bibliografia especializada sobre a gesto (cadastro, modificaes e remoo) de contas de usurios, tanto em Sistemas Operacionais Windows como em Linux.
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 13

2.2 Passo 2 Produzam um manual (receita) para esclarecer como se deve proceder para adicionar, alterar e remover contas de usurios, tanto em um Sistema Operacional Windows como em um Linux. No manual, sempre que possvel, apresentar telas para facilitar as explicaes de como se deve proceder e quais so os resultados que o sistema retorna, dando nfase em como realizar a tarefa, alm de qual verso de Windows e distribuio Linux que voc se baseou. 2.3 Passo 3 Tracem um paralelo (reflita!) sobre os procedimentos para gesto de contas de usurios nos dois Sistemas Operacionais distintos, ressaltando quais as vantagens e desvantagens que cada SO apresenta. 2.4 Passo 4 Entreguem um relatrio contendo as anotaes pesquisadas sobre gesto (cadastro, modificao e remoo) de contas de usurios. O relatrio deve conter as seguintes informaes: O manual (receita) de como adicionar, alterar e remover contas de usurios no Windows e no Linux (incluir as verses utilizadas). As telas dos passos para facilitar a explicao. Sua opinio pessoal sobre as diferenas, com relao ao quesito gesto (cadastro, modificao e remoo) de contas de usurios, nos dois Sistemas Operacionais pesquisados, bem como o paralelo entre as vantagens e desvantagens de cada um.

Contas de Usurios Sistema Linux


Apresentao
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 14

A verso utilizada para a realizao dos procedimentos de gesto (cadastro, modificao e remoo) de contas de usurios no sistema Linux chama-se: Linux Metasys Corporate MINICOM. Gerenciador do Servidor O Gerenciador do Servidor um painel simples que permite que voc administre sua rede. O Gerenciador do Servidor acessado atravs de um navegador pela pgina
http://www.seudominio.xxx/server-maneger ou simplesmente http:www/server-manager.

Ao acessar a URL correta, ser pedido o nome do usurio e voc dever sempre entrar com admin. A senha para este usurio a mesma criada durante o processo de instalao. Entre com essa informao e clique <OK> para entrar no Gerenciador do Servidor, e ento ser aberta a tela inicial mostrada na figura abaixo.

Criao de Contas de Usurios no Linux Metasys Corporate MINICOM


Criando uma Conta de Usurio Selecione a opo Usurios no menu Colaborao, na coluna a esquerda da tela, como mostra na figura abaixo:

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 15

Neste momento aparecer a tela abaixo, nela voc encontrar todas as contas criadas, e tambm a opo para criar um novo usurio.

Para criar a conta voc deve clicar no boto Adicionar Conta de Usurio, feito isso voc encontrar uma janela igual a essa abaixo, onde voc deve preench-la com os dados do novo usurio.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 16

Preencha os dados solicitados corretamente (lembrando que o perfil deve ser mantido sempre como Advanced), basta clicar no boto Adicionar e a conta ser criada com sucesso. Aparecer a seguinte informao na tela:

Desbloqueando uma conta

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 17

Agora voc j criou uma conta, para que o usurio consiga us-la basta apenas uma etapa. Voc deve clicar no boto Desbloquear conta, feito isso a conta est pronta para ser usada.

Logo aps clique em Desbloquear.

Modificando uma conta

Se houver a necessidade de realizar a troca de algumas informaes do usurio basta clicar sobre o boto Modificar que uma janela igual a abaixo aparecer. Troque os dados e clique em Salvar.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 18

Resetar senha

Quando necessrio apenas modificar a senha do usurio, basta clicar sobre o boto Resetar senha, aparecer uma janela igual a abaixo, digite a nova senha e clique em Salvar.

Bloquear conta

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 19

Para bloquear a conta do usurio basta voc clicar sobre o boto Bloquear conta e ento clicar sobre o boto Bloquear. Remover conta

Para remover uma conta basta clicar sobre o boto Remover e aps isso clicar em Remover.

Sistema Windows
Apresentao A verso utilizada para a realizao dos procedimentos de gesto (cadastro, modificao e remoo) de contas de usurios no sistema Windows chama-se: Microsoft Windows 7. Gerenciador de Tarefas O Gerenciador de Tarefas mostra a voc os programas, os processos e os servios que esto sendo executados no computador. Voc pode us-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que no est respondendo. Se voc estiver conectado a uma rede, tambm poder usar o Gerenciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela est funcionando. Se houver mais de um usurio conectado ao seu computador, voc poder ver quem eles so e no que esto trabalhando, alm de enviar uma mensagem para eles. Para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o boto direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 20

Criao de Contas de Usurios no Windows 7


Criando uma Conta de Usurio

V at o menu Iniciar e em Painel de Controle. Em seguida clique em Adicionar ou Remover Contas de Usurio.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 21

Quando instalamos o Windows, ele automaticamente cria uma conta de administrador, ela no pode ser excluda nem desativada por ser a conta de gerenciamento do Windows. Se voc ainda no criou outra conta ver que est logado como administrador. Nela voc pode inserir uma senha, mudar imagem e alterar o nome da conta.

Se voc quer restringir o acesso a conta de administrador muito recomendvel que crie uma senha para ela. Basta clicar em Criar uma senha para a conta e inserir a nova senha. Nunca perca esta senha, pois no possvel recupera-la. Clique em Gerenciar outra conta e depois em Criar uma nova conta.

Digite o nome do novo usurio e escolha a opo de Usurrio padro ou Administrador. Clique em Criar conta.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 22

A nova conta foi criada. Na pgina de gerenciamento de contas escolha a nova conta.

Edite as configuraes. Crie uma nova senha, clique em alterar imagem e escolha a que desejar e em Configurar Controle dos Pais voc pode configurar o acesso a programas e o tempo de acesso deste usurio.

Desabilitar uma conta de usurio Uma conta de usurio pode ser desativada para que no seja mais utilizada. No entanto, uma conta desabilitada pode ser reativada. Ao excluir uma conta ela no poder ser restaurada.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 23

V at o menu Iniciar e em Painel de Controle. Em seguida clique em Ferramentas Administrativas e em Gerenciamento do computador.

Ser exibida a caixa de dialogo Gerenciamento do computador. No painel esquerdo da janela clique em Usurios e Grupos Locais e, em seguida, clique duas vezes na pasta Usurios.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 24

Sero exibidas as contas dos usurios do computador. Clique com o boto direito do mouse na conta do usurio que deseja desativar e no menu exibido clique em Propriedades. Na guia Geral da caixa de dialogo exibida, marque a caixa de seleo da opo Conta desativada e clique em OK.

Remover Conta de Usurio V at o menu Iniciar e em Painel de Controle. Em seguida clique em Contas de Usurio. Clique em Adicionar ou Remover Contas de Usurio

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 25

Sero exibidos todos os usurios.

Selecione o usurio que deseja remover e clique em Excluir.

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 26

Em seguida voc deve escolher se deseja manter ou excluir os arquivos que se encontrar nessa conta de usurio

Voc deve escolher e confirmar a excluso da conta. A conta ser excluda.

Vantagens e Desvantagens entre Linux e Windows LINUX


VANTAGENS Muito mais prtico. Processo simples e rpido. Software livre, sem custos. DESVANTAGENS Por ser um sistema que no popular as pessoas tm receio de no saber mexer.

WINDOWS
VANTAGENS As janelas so mais apresentveis. Mais recursos para modificar, exemplo: trocar imagem de usurio. Software popular. DESVANTAGENS Software de custo caro.

3. BIBLIOGRAFIA
ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

P g i n a | 27 http://www.rnp.br/newsgen/9905/logs.html http://www.palpitedigital.com/o-que-e-fazer-backup/

Apostila: Manual de boas prticas Telecentros Comunitrios Projeto Minicom Windows 7 Simples e Rpido Editora Viena Denise de Ftima Andrade

ATPS FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Potrebbero piacerti anche