Sei sulla pagina 1di 5

VEJA - II GUERRA MUNDIAL

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao002/ca...

VEJA, Junho de 1940

Irretocvel ofensiva germnica no Oeste Europeu culmina na tomada da Frana - 'Fhrer' Hitler passeia por Paris como novo soberano da capital - Ataque Gr-Bretanha novo objetivo do Reich (e um velho pesadelo de Churchill)

Turismo depois da batalha: Hitler e seus generais posam para fotos diante da Torre Eiffel

rmados com nervosas brocas pneumticas, um grupo de engenheiros do Exrcito da Alemanha demoliu impetuosamente o muro do memorial de Compigne, na Frana, distante cerca de 60 quilmetros da capital, Paris. Os homens haviam recebido ordens expressas para resgatar o vago 2419D da Companhia Wagon-Lits e lev-lo ao exato ponto onde se encontrava estacionado 21 anos antes, a alguns poucos metros dali. Aparentemente prosaica, a misso desses oficiais preparava o cenrio para um dos momentos mais taumatrgicos da histria da Europa, resultado de uma seqncia de eventos que o mundo, durante muito tempo, ainda encontrar dificuldades para assimilar. Em 22 de junho, a Frana, outrora vigoroso smbolo de poder, capitulou, genuflexa, frente Alemanha nazista - e quis o lder tedesco Adolf Hitler que essa prova da invalidez gaulesa acontecesse no mesmo coche onde a delegao germnica, duas dcadas atrs, teve de aceitar o desmoralizador armistcio imposto pelo marechal francs Ferdinand Foch. Para o Fhrer e toda uma gerao ferida pela derrota na Grande Guerra, no poderia haver melhor forma de coroar a irresistvel ofensiva alem no Oeste Europeu - manobra que, em menos de dois meses, subordinou Holanda, Blgica, Luxemburgo e Frana, ratificando o poderio demonstrado no

1 de 5

28/7/2012 14:45

VEJA - II GUERRA MUNDIAL

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao002/ca...

massacre da Polnia. H, porm, diferenas cruciais entre as duas conquistas, que certamente ajudam a explicar o assombro generalizado ao redor do globo. Ningum em s conscincia esperava que os poloneses pudessem fazer frente s tropas alems durante muito tempo. Mas o exrcito francs, em que pese sua defasagem em alguns setores, - ou melhor, era - um dos maiores exrcitos do mundo. E esta brigada sempre defendera, muito mais que um territrio, uma nao eternizada como smbolo de liberdade, ilustrao e justia.

...
Onda de derrotismo - A queda da Frana representa, portanto, muito mais do que uma derrota militar aos aliados: trata-se de uma verdadeira punhalada na civilizao ocidental, especialmente da forma com que se concretizou. A facilidade das foras teutnicas para gangrenar as guarnies francesas; a humilhante reconstituio da rendio na Clareira do Armistcio de Compigne, agora com sinal invertido; o passeio despreocupado de Hitler pelos pontos tursticos de uma Paris da qual se tornou soberano. Tudo isso soa como uma distoro da histria, e faz o Velho Mundo mergulhar em um abismo de incertezas. O continente no sentia nada parecido desde a Batalha de Mohacs, em 1526, quando a Hungria, que por mais de dois sculos fora o escudo do Cristianismo contra a ameaa otomana, acabou subjugada pelos turcos. Agora a Alemanha que planta uma interrogao sobre o futuro da Europa. De certeza, apenas o derrotismo que se alastra pelo continente, gerado pela sensao de que a marcha nazista irreversvel. Todas as esperanas do Ocidente recaem agora sobre a Gr-Bretanha - que, contudo, se v virtualmente sozinha na luta contra o Reich no que promete ser um iminente ataque a seu territrio, especialmente aps o anncio de Benito Mussolini, no dia 10, oficializando a entrada da Itlia na guerra ao lado de Hitler. Winston Churchill, nomeado primeiro-ministro britnico em maio, esfora-se para elevar o nimo dos europeus - mas apenas seus compatriotas parecem estar entendendo seu recado. sintomtico o fato de que o general francs Maxime Weygand, supremo comandante aliado nos conflitos que precederam a queda da Frana, tenha jogado a toalha. Quando o general Charles De Gaulle sugeriu continuar a guerra pelo Norte da frica para auxiliar os britnicos, Weygand respondeu com desdm. "Seria um contra-senso. Em uma semana, a Gr-Bretanha ter o seu pescoo torcido como o de um frango".

...
Corte de foice - O general Weygand, porm, no um covarde nem um pessimista que se encontra no bratro do desespero. Basta elencar os acontecimentos posteriores a 10 de maio, dia em que a Alemanha atacou os Pases Baixos e ps fim chamada Drle de Guerre ou Phoney War - a "Guerra de Mentirinha" -, para ver que o palpite do militar gauls inteiramente amparado pelos fatos. Em apenas 24 horas, os alemes tomaram a fortaleza de Eben Emael, entre Maastricht e Lige, at ento tida como inexpugnvel por qualquer especialista militar ocidental; em 4 dias, dominaram Roterd, chave da defesa holandesa; em 8 dias, se apoderaram de Bruxelas. Foi justamente depois desses xitos que um confiante Hitler determinou que a investida Oeste germnica, batizada de Fall Gelb ("Plano Amarelo"), se esticasse at

2 de 5

28/7/2012 14:45

VEJA - II GUERRA MUNDIAL

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao002/ca...

a Frana. Essa mudana de ttica contou com a participao decisiva do marechal de campo Erich von Manstein, cujo plano de adendo operao, batizado como Sichelschnitt ("Corte de foice"), acabou por ludibriar a retaguarda francesa e permitir os avanos dos destacamentos alemes. Von Manstein antecipou que a defesa esperava o ataque ao norte, na fronteira com a Holanda, onde estava o Grupo de Exrcito B, e determinou que a investida principal Frana fosse realizada pelo Grupo de Exrcito A, no sul, cruzando a cadeia montanhosa de Ardennes, obstculo natural considerado intransponvel pelas foras gaulesas - mas no pelos Panzers do tenente-general Heinz Guderian. A manobra permitiu que, j em 14 de maio, uma horda de 2.000 tanques germnicos acossasse Sedan, aps uma travessia sem contestaes no rio Meuse.

...
Cidade aberta - Da para frente, os avanos foram automticos. Atacando em duas frentes, ao Sul e ao Norte, a Wehrmacht cercou os inimigos, forando-os a recuar em direo ao Canal da Mancha. No final de maio, o Exrcito belga, o 1 e o 7 Exrcitos franceses e a Fora Expedicionria Britnica (BEF) j estavam completamente encurralados em Dunquerque. Mas, quando o mundo esperava o golpe de misericrdia, Adolf Hitler surpreendeu ao enviar, no dia 25, uma ordem para que os Panzers repousassem suas amarras. Muito criticado pelos prprios oficiais nazistas, que queriam partir para o massacre das acuadas foras de defesa, o "Alto!" do Fhrer desencadeou um gigantesco plano de evacuao das tropas ocidentais de Dunquerque - a exitosa Operao Dnamo, encerrada em 4 de junho com mais de 300 mil soldados ocidentais resgatados (leia reportagem nesta edio). De qualquer forma, com as foras de defesa batendo em retirada, o exrcito alemo praticamente s teve o trabalho de marchar rumo a Paris. O ltimo obstculo nesse caminho meridional foi a chamada Linha de Weygand guarnies que se colocaram ao longo dos rios Somme e Aisne -, desfeita violentamente pelos tedescos. Em 11 de junho, ciente do poderio dos oponentes, o governador militar de Paris, general Pierre Hering, declarou a capital da Frana uma cidade aberta, buscando evitar os bombardeios areos. Milhares de pessoas comearam ento a deixar o municpio, xodo organizado pelo Ministro do Interior, Georges Mandel, que ficou em seu escritrio a fim de se encontrar com os invasores. Para evitar qualquer tipo de resistncia, Mandel ordenou aos policiais que entregassem suas armas aos superiores. Paris estava sendo servida de bandeja ao Reich.

...
Turismo nazista - s 10 horas do dia 14, o exrcito germnico, altaneiro, chegou ao centro da Cidade Luz. O temor de um massacre brbaro dos soldados alemes em Paris, alimentado por milhares de citadinos, no se confirmou: durante sua marcha pelas ruas quase vazias da cidade, os invasores apenas colocaram metralhadores em posies estratgicas. Um emissrio tedesco encontrou-se com o chefe da polcia local para inform-lo de que estava mantido no cargo at segunda ordem, e que, portanto, continuava sendo responsvel pela ordem pblica. Um luxuoso hotel no centro de Paris foi transformado em quartel-general teutnico - ao invs da bandeira tricolor em vermelho, azul e branco, em sua fachada agora tremula o estandarte rubro-negro com a cruz sustica.

3 de 5

28/7/2012 14:45

VEJA - II GUERRA MUNDIAL

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao002/ca...

Adolf Hitler esteve neste local antes de partir rumo a Compigne, onde, ao lado de seus fiis escudeiros Joachim von Ribbentrop e Hermann Gring, participou da cerimnia de rendio francesa no vago de Foch. O lder da delegao francesa, general Charles Huntzinger, assinou o armistcio, cujo contedo, entre outros pontos, prev que a Alemanha dever ocupar trs quintos da Frana metropolitana e que qualquer cidado francs flagrado em combate ao lado da Gr-Bretanha ser executado sumariamente. Na sada da cerimnia, o Fhrer passou por um bloco de granito que celebrava o primeiro armistcio firmado no local e leu a inscrio nele gravada: "Aqui, em 11 de novembro de 1918, sucumbiu o orgulho criminoso do Imprio Germnico, derrotado pelas naes livres a quem pretendia escravizar." Com um gesto, determinou a demolio da pedra. Seus pedaos esto em vias de ser despachados para Berlim, mesmo destino do vago, que ser exposto como trofu para apreciao da populao alem. No dia seguinte assinatura do acordo, Hitler visitou Paris, sendo bem mais simptico com os monumentos histricos da capital francesa. Acompanhado pelos arquitetos Albert Speer e Hermann Giesler e pelo escultor Arno Breker, o artista frustrado que se tornou conquistador da Europa no conteve a emoo ao conhecer atraes como a igreja de Sacr Coeur em Montmartre, a rue de Rivoli e o Museu do Louvre. Em Les Invalides, o Fhrer visitou a tumba de Napoleo e ordenou que os restos mortais do filho do imperador fossem levados de Viena a Paris para serem colocados ao lado do pai. Na Opera, pediu ao zelador que o mostrasse salas quase secretas que ele conhecia pelos livros de arquitetura. Fez explanaes a seus convidados, gabando-se de seu conhecimento - Hitler s no impressionou o funcionrio, que recusou sua gorjeta de 50 marcos alemes. Durante a visita, o lder alemo revelou ter ordenado s suas tropas que poupassem Paris de maiores estragos. " importante preservar essa cultura para as futuras geraes", justificou. Antes de dar por encerrado seu passeio, s 9 horas da manh havia desembarcado s 4 horas no aeroporto Le Bourget -, Hitler foi abordado por um jovem entregador de jornais, que seguiu em sua direo para oferecer um exemplar do Le Matin. Mas o garoto deu pinote to logo viu o rosto do cliente.

...
Momento mais nobre - Para evitar que britnicos tambm saiam correndo ao simples vislumbre do Fhrer, agora que a Batalha da Inglaterra parece inevitvel, Winston Churchill tem lanado mo de diversos artifcios. Em 22 de junho, para motivar ambas as naes contra a ameaa alem, o primeiro-ministro chegou a propor aos gauleses que Frana e Gr-Bretanha no fossem mais duas naes distintas, e sim apenas uma Unio Franco-Britnica. Na constituio dessa aliana, seriam criadas instituies conjuntas para defesa, poltica econmica e de relaes exteriores; alm disso, cada cidado de cada pas teria automaticamente uma segunda cidadania. A Frana, porm, declinou da proposta. Na verdade, Churchill est tendo mais sucesso internamente, com seus sempre inspirados discursos, que conseguem captar a alma dos britnicos e o incentivam a defender sua nao, custe o que custar. "A Gr-Bretanha deve enfrentar a tirania da guerra, se necessrio por anos, se necessrio sozinha." Churchill afirmou que a sobrevivncia da civilizao crist e a continuidade da vida britnica depende do

4 de 5

28/7/2012 14:45

VEJA - II GUERRA MUNDIAL

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao002/ca...

resultado da Batalha da Inglaterra, e alertou aos Estados Unidos que, em caso de vitria alem, o mundo todo submergir no abismo de uma nova idade das trevas. O Reich j saiu na frente, ocupando, no dia 30, o solo breto das Ilhas do Canal, a alguns quilmetros da costa francesa - a deciso de levantar a bandeira branca nas ilhas havia sido tomada pelo governo de Londres alguns dias antes, pois havia ficado evidente que no era possvel defend-las sem a morte de civis. Do outro lado da Mancha, os britnicos j esperam a invaso a qualquer momento - e esto preparados para resistir, apesar dos prognsticos contrrios. Nesse momento, to importante quanto armas e estratgia, exorta Churchill, a dedicao do povo causa ocidental. "Hitler sabe que ter de nos vencer nestas ilhas, ou perder a guerra. Temos de lutar at o fim. Temos de lutar nas praias, temos de lutar nas pistas de pouso, temos de lutar nos campos e nas ruas, temos de lutar nas colinas. No podemos nos render", declarou. "Vamos nos dedicar de tal forma ao nosso dever que, se a Comunidade Britnica e o Imprio durarem por mais mil anos, os homens ainda diro: aquele foi seu momento mais nobre." O relgio, caro primeiro-ministro, j est correndo.

5 de 5

28/7/2012 14:45

Potrebbero piacerti anche