Sei sulla pagina 1di 13

Introduo ao alumnio

O alumnio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, o metal mais jovem usado em escala industrial. H mais de sete mil anos, os ceramistas da Prsia fabricavam vasos de barro com xido de alumnio (conhecido atualmente como alumina) e, trinta sculos mais tarde, os egpcios e babilnicos utilizavam outro composto similar em seus cosmticos e produtos medicinais. No entanto, a real existncia e funcionalidade do alumnio ainda eram desconhecidas. Os rumores eram de que o alumnio fosse proveniente de colises de tomos de hidrognio durante a formao do sistema solar. A histria do alumnio, porm, recente. Em 1808, o qumico ingls Humphrey Davy finalmente conseguiu provar a existncia do alumnio e, pouco tempo depois, Hans Oersted, fsico alemo, conseguiu produzir pequenas quantidades do metal. Em 1869, um grande avano na produo permitiu que o custo baixasse de US$ 545 para US$ 17 o grama, quase o mesmo valor da prata. Em 1880, ele era considerado semiprecioso, mais raro que a prata. Ento, o professor americano Frank Jewett mostrou aos seus alunos do Oberlin College, de Ohio, um pequeno pedao de alumnio e afirmou diante de todos que quem conseguisse, de alguma forma, explorar o metal ficaria rico. Um de seus estudantes, Charles Martin Hall, que vinha realizando experincias em um laboratrio improvisado desde os 12 anos de idade, continuou suas pesquisas depois de formado e aprendeu a fazer xido de alumnio: a alumina. Em 1886, Hall colocou em um recipiente certa quantidade de criolita com alumina e passou uma corrente eltrica o resultado foi uma massa congelada, que ele trabalhou com um martelo, vrias partculas de alumnio se formaram, dando origem a um dos metais mais utilizados na histria.

Descoberta e aplicaes Desde pocas remotas, j se sabia da existir no almen, (sulfatos duplos de metais) e em outros minerais um metal de caractersticas especficas. Entretanto, somente em 1825, o dinamarqus Hans Christian rsted isolou o alumnio, atravs da reduo do cloreto de alumnio em uma amlgama de potssio. Posteriormente, outros qumicos realizaram diversas experincias que permitiram um estudo mais preciso das propriedades desse metal. Destacam-se nesse sentido os trabalhos do alemo Friedrich Whler, que conseguiu obter ps e glbulos de alumnio puro. A moderna produo de alumnio teve incio em 1886, graas a esforos simultneos do francs Paul-Louis-Toussaint Hroult e do norte americano Charles Martin Hall com o processo desenvolvido, quase simultaneamente. Esse procedimento favorecido pela difuso do uso da energia eltrica consistia em submeter massas de alumina (xido de alumnio) purificada, dissolvidas em criolita fundida, ao processo de eletrlise (decomposio de substncias em soluo pela passagem de corrente eltrica). nos pases com elevado grau de industrializao que se concentra a maior parte das variadas aplicaes do alumnio. A maior parte da produo mundial destina-se s indstrias aeronutica e automobilstica. Outra importante rea de aplicao do alumnio a fabricao do arame, tanto usando o metal puro ou ligas. Com o alumnio so fabricados cabos de transmisso de eletricidade, atravs de processos de trefilao. Por medida de segurana esses fios so frequentemente recobertos por uma capa isolante flexvel, geralmente de borracha. Tambm usado, devido a sua grande condutibilidade trmica e eltrica e condutores para eletrotcnica, condensadores e refletores. As ligas de alumnio apresentam propriedades importantes, principalmente no que diz respeito a sua facilidade de manipulao e deformao plstica. Como consequncia, so amplamente empregadas na fabricao de parafusos, peneiras pinos, dobradias, etc. Essas caractersticas delimitam outro dos grandes campos de aplicao do alumnio e suas ligas, o dos materiais de construo. Assim comum a utilizao desse metal no revestimento de fachadas e na fabricao de janelas. O alumnio tambm empregado por sua resistncia ao ar e a certas corroses frequentes em folhas e placas, embalagens dos mais diversos tipos, certas coberturas; atende indstrias qumicas, farmacuticas e alimentcias.

Processo de obteno do alumnio Da bauxita retirada a alumina que, por meio do processo de reduo, transformada em alumnio. A produo constituda por uma srie de reaes qumicas. At mesmo a bauxita formada por um processo qumico natural, proveniente da infiltrao de gua em rochas alcalinas em decomposio. Este minrio pode ser encontrado prximo superfcie com uma espessura mdia de 4,5 metros. Sua extrao geralmente realizada a cu aberto com o auxlio de retroescavadeiras. Antes de iniciar a minerao da bauxita, necessrio ter o cuidado de remover a terra frtil sobre as jazidas juntamente com a vegetao e reserv-la para o futuro trabalho de recomposio do terreno. Este trabalho, que acontece aps a extrao, muito importante para a preservao do meio ambiente. Depois de minerada, a bauxita transportada para a fbrica, onde chega ainda em seu estado natural. L, iniciada a primeira de muitas reaes qumicas. A bauxita moda e acrescida de uma soluo de soda custica, que a transforma em pasta, aquecida sob presso e recebendo novas quantidades de soda custica, esta massa se dissolve e forma uma soluo que passa por processos de sedimentao e filtragem. Nesta etapa, so eliminadas todas as impurezas e a soluo restante fica pronta para que dela seja extrada a alumina. Em equipamentos chamados de precipitadores, a alumina contida na soluo precipitada pelo processo de "cristalizao por semente". O material resultante precisa ser lavado e seco por aquecimento. Assim, obtido o primeiro estgio da produo de alumnio: a alumina, que se apresenta sob a forma de p branco e refinado, de aspecto semelhante ao acar. Nesta fase, o processo qumico denominado Bayer o mais utilizado. Nele, a bauxita dissolvida em soda custica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material slido, concentrando-se o filtrado para a cristalizao da alumina. Estes cristais so secos e calcinados a fim de eliminar a gua. Ento, a alumina finalmente transformada em alumnio por meio de um processo de eletrlise conhecido como Hall Heroult. As principais fases de produo de alumina desde a entrada do minrio at a sada do produto so: Moagem, digesto, filtrao/evaporao, precipitao e calcinao.

Alumnio primrio No processo de eletrolise para obteno do alumnio, a alumina carregada de forma controlada em eletrlito fundido formado por sais de criolita e fluoreto de alumnio. A passagem de corrente eltrica na clula eletroltica promove a reduo da alumina decantando o alumnio metlico no fundo da clula, essa reao tambm libera oxignio que reage com o anodo de carbono, formando dixido de carbono.

Propriedades fsicas e qumicas O alumnio, de smbolo qumico Al, um elemento qumico metlico trivalente, leve, slido cristalino, de cor branco-prateada e sem odor caracterstico. Este metal includo no conjunto dos metais representativos, com nmero atmico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atmica relativa de 26,98. Com poucas excees, encontra-se nos compostos qumicos na forma de Al. So conhecidos nove istopos do alumnio, com nmeros de massa entre 23 e 30, ocorrendo naturalmente, apenas, os istopos segundo o mais estvel.
27 26

Al e

Al, sendo o primeiro o mais abundante e o

O alumnio uma das espcies mais reativas que se conhece. A temperatura elevadas, cerca dos 180C, reage com a gua, produzindo hidrxido de alumnio (Al (OH)3) e hidrognio (H2), e com outros xidos metlicos, produzindo o respectivo metal e xido de alumnio (Al2O3). Outra caracterstica importante deste metal a sua excelente resistncia corroso. Quando exposto ao oxignio, gua e a outros oxidantes, forma-se rapidamente sua superfcie uma pelcula contnua, fina, resistente e protetora, de xido de alumnio (alumina), conferindo-lhe alta resistncia corroso. Esta pelcula dissolvida por solues alcalinas e por alguns cidos, como o cido sulfrico. Muitas das suas aplicaes so baseadas nas suas propriedades, como: a alta condutividade eltrica e trmica, a baixa densidade, a boa refletividade, a grande resistncia corroso, como j mencionado, a maleabilidade e a ductilidade. Alm disso, o alumnio 100% reciclvel, permitindo uma enorme economia de energia. Pode, no entanto, levar ignio e causar exploses, quando misturado com halognios. Puro, este metal tem uma resistncia mecnica limitada, o que criou a necessidade de formao de amlgamas com outros metais, como o cobre, o magnsio, silcio, mangans, entre outros. Estas amlgamas so leves e mais resistentes, sendo muito usadas na produo de uma variedade de moldes em muitas indstrias, e mais recentemente o uso desse metal tem ganhado muito espao no setor da construo civil. Na ordem decrescente, de acordo com o peso, dos elementos que constituem a crosta terrestre, o alumnio ocupa o terceiro lugar, representando cerca de oito por cento em peso do total. Esse metal faz parte da composio de grande nmero de rochas e pedras preciosas; entre as primeiras cabe mencionar, graas a seu interesse mineralgico ou metalrgico, os feldspatos, as micas, a turmalina, a bauxita e a criolita. Entre as pedras preciosas, aquelas que apresentam um maior teor de alumnio so o corndon, as safiras e os rubis. O alumnio possui altos ndices de condutividade eltrica, e no se altera em contato com o ar ou em presena de gua, graas a uma fina capa de xido que o protege de ataques do meio ambiente. Apresenta, entretanto, elevada reatividade quando em contato com outros elementos: em presena de oxignio, sofre reao de combusto, liberando grande quantidade de calor, e ao combinar-se com halognios (cloro, flor, bromo e iodo) ou com o enxofre, produz imediatamente os respectivos haletos e sulfetos de alumnio.

Propriedades fsicas e qumicas do alumnio: Nmero atmico: Peso atmico: Ponto de fuso: Ponto de ebulio: Densidade: Gravidade especfica: Raio atmico: Estados de oxidao: Configurao eletrnica: 13 26,9 660 C 2.467 C 2,7 Rede cbica de face centrada 1,43 +3 1s22s22p63s23p1

Propriedades intensivas e extensivas do alumnio Alem das propriedades qumicas e fsicas j mencionadas, o alumnio tambm tem outras duas propriedades que podem variar ou no de acordo com a quantidade de matria de uma substancia qualquer, essas propriedades so conhecidas como propriedades intensivas e extensivas. A propriedade intensiva do alumnio com relao temperatura de fuso no depende da quantidade de massa do alumnio, ou seja, a temperatura sempre a mesma para qualquer quantidade de massa. A propriedade extensiva do alumnio em relao densidade esta sempre influenciada pela quantidade de matria, ou seja, depende da quantidade de massa e do volume do mesmo. Industrializao do alumnio A adaptao das peas de alumnio forma e textura adequadas para cada uma de suas muitas aplicaes obriga utilizao de uma srie de operaes industriais. O principal processo de tratamento do alumnio a laminao, cujo fundamento a reduo ou modificao da espessura de uma pea metlica atravs de sua compresso em equipamentos especiais denominados laminadores. Outro processo habitual utilizado

para a conformao do alumnio a extruso, atravs da qual o metal, em estado semislido, passa atravs de um molde vazado, de forma e dimenses semelhantes. H tambm, a elaborao do metal a partir de seu principal minrio, a bauxita ( base de xido de alumnio), que efetua-se industrialmente em duas fases sucessivas: 1. Obteno de alumina pura, como o minrio atacado por soda, precipitao e eliminao das impurezas, lavagem e calcinao, segundo o processo Bayer. 2. Eletrlise gnea da alumina em soluo de fluoreto duplo de alumnio e sdio (criolita), fundindo a 950 C, num forno eltrico de cuba, com nodos de carbono (coque, grafite). O alumnio recolhido com ctodos, no fundo da cuba, apresenta um ttulo de 99,8%; aps obter alumnio de extraordinria pureza, com ttulo de 99,995%. Ligas de alumnio As ligas de alumnio so bastante utilizadas em diversas aplicaes industriais, graas a sua elevada resistncia e solidez. O cobre, o magnsio e o silcio so alguns dos elementos que mais se apresentam a formar liga com o alumnio. Esse tipo de combinao, de que existem inmeras variedades, a chamada liga leva. Entre as de maior interesse industrial, cabe mencionar o duralumnio (de Dren), formado por 93,2 a 95,5% de alumnio, 3,5 a 5,5% de cobre, 0,5 a 0,8% de magnsio e, em alguns tipos, silcio; as ligas de alumnio e magnsio empregadas na construo naval, graas a sua elevada resistncia corroso e soldabilidade; e as ligas de alumnio e silcio, que desempenham papel importante na indstria automobilstica, devido a sua elevada resistncia mecnica e peso reduzido, assim como na fabricao de componentes eltricos. A tradicional liga de alumnio, o duralumnio (conhecida tambm como alumniocobre-magnsio), pode ser endurecida por um tratamento estrutural (maturao ou envelhecimento) que a torna utilizvel na fabricao de automveis e avies. Outras ligas, com cobre nquel, com magnsio (alumig), com magnsio-zinco (zicral), sofrem igualmente esse tratamento trmico caracterstico. Em forma de peas de fundio, a liga de alumnio-silcio (alpax) utilizada na produo de blocos de motores de mbolos de automveis. Para se obter essas ligas necessrio utilizar um alumnio de alta pureza, requisito que tem levado ao desenvolvimento de diversos processos de obteno desse metal, todos baseados na reduo da alumina extrada da bauxita, o mais abundante minrio de alumnio.

Economia e produo Para se descrever a distribuio geogrfica dos produtos relacionados industrial do alumnio necessrio distinguir claramente entre a produo de bauxita e a do prprio metal, em primeira ou segunda fuso, de acordo com o grau de pureza. A produo do alumnio purificado est estreitamente vinculada ao nvel econmico das regies beneficiadoras de bauxita, to importantes como fatores infraestruturais so os recursos hidrulicos e energticos da regio e a capacidade de recuperao dos resduos produzidos no processo de obteno desse metal. Em fins do sculo XX, os principais produtores do alumnio refinado eram os Estados Unidos, seguidos por Canad, Austrlia, Brasil e Alemanha. O Brasil comeou em 1938 as pesquisas para produo de alumina, e em 1945 entrou em operao uma fbrica da Eletroqumica Brasileira, paralisada anos depois, a fbrica reiniciou suas atividades em 1951, adquirida pelo grupo canadense da Alcan, passando a chamar-se Alumnio Minas Gerais. Em 1955, surgiu uma segunda empresa, a CBA, do grupo Ermrio de Morais, nos 15 anos seguintes, as duas empresas supriram menos de 50% da demanda interna e em 1970 surgiu a Companhia Mineira de Alumnio, controlada pelo grupo americano Alcoa e em 1979 a produo brasileira foi de 1.666.997 toneladas. Alm das jazidas de bauxitas j localizadas, principalmente em Poos de Caldas MG, descobriram-se no Par riqussimas reservas: cerca de 400 milhes de toneladas no projeto Jari; cerca de 600 milhes junto ao rio Trombetas (Minerao Rio do Norte, controlada pela Companhia Vale do Rio Doce, com participao de empresas privadas nacionais e estrangeiras); e ainda uma importante jazida na serra de Carajs. A produo mundial de alumnio primrio aproxima-se das 13 toneladas por ano, tendo mais que quadruplicado nas duas ltimas dcadas, embora seu ritmo de crescimento h alguns anos venha decrescendo. A geografia da produo no coincide exatamente com a da extrao da bauxita. Alimentando indstrias sofisticadas, requerendo grandes quantidades de eletricidade (12 a 15kWh por quilo de metal), fator essencial da implantao das usinas de eletrlise, a produo de alumnio toca sobre tudo aos pases altamente desenvolvidos. Os EUA fornecem quase 1/3 da produo mundial; a Rssia, 1/6. E logo depois o Japo e o Canad, seguidos pelo bloco dos pases da Europa ocidental, Noruega (que dispe de abundantes recursos hidreltricos), a Alemanha Ocidental, a Frana e a Gr-Bretanha.

O alumnio no Brasil Atualmente, a indstria brasileira de alumnio apresenta considervel relevncia, sendo responsvel por cerca de 3,9% das exportaes do pas e 2,8% do produto interno bruto industrial. No Brasil a indstria de alumnio tambm tem tido um expressivo crescimento, embora lento e longe de atingir sua capacidade mxima na explorao e principalmente na reciclagem desse metal. Atualmente temos no Brasil empresas pioneira na obteno e explorao como tambm na reciclagem do alumnio. Como a empresa Latasa que desde 1991 esta presente no Brasil com uma estrutura de 13 centros de coleta e 2 plantas de fundio gerando dessa forma um volume de reciclagem atual de 100 mil toneladas de latas por ano que garante uma economia de 95% de energia em relao produo do alumnio primrio poupando assim os recursos naturais e trazendo benefcios ao Meio ambiente e sociedade. A Alcoa empresa que lder global na produo de alumnio primrio, alumnio transformado como tambm a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumnio do mundo Com atuao em 31 pases, Na Amrica Latina e Caribe, a companhia conta com cerca de sete mil funcionrios e possui operaes no Brasil, Jamaica e Suriname. No Brasil desde 1965, a Alcoa atua em toda a cadeia produtiva do metal, desde a minerao da bauxita at a produo de transformados. A companhia possui seis unidades produtivas e trs escritrios distribudos no Maranho, Minas Gerais, Par, Pernambuco, Santa Catarina, So Paulo e Distrito Federal. Charles Martin Hall, fundador da Alcoa, desenvolveu o atual processo de fuso do alumnio, que fez com que o metal se tornasse mais popular. Graas a esta contribuio, hoje podemos encontrar o alumnio nos mais diferentes objetos do nosso cotidiano e em diversos mercados onde a Alcoa tambm est presente, como o automotivo, aeroespacial, embalagens, construo civil, transporte comercial, produtos eletrnicos e industriais.

A companhia tambm possui participao acionria em quatro usinas hidreltricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Faco em Gois; e Estreito, entre o Maranho e Tocantins. Hoje com o Brasil sendo sede da copa do mundo trouxe grandes investimentos principalmente no setor da construo civil, esse fato colabora em grande participao com a indstria do alumnio seja na explorao ou reciclagem desse metal. O alumnio empregado na construo civil como perfis de estruturas para coberturas, pilares, vitrais, portas etc. que trazem economia de projeto desde a concepo at a manuteno, esses fatores e outros como a questo da aquisio do selo verde levou as empresas a implementar seus projetos com grandes quantidades de alumnio. O ao pode ser substitudo pelo alumnio Para responder esta questo teremos que fazer uma analise das caractersticas fsicas dos dois elementos ao e alumnio. Do ponto de vista da classificao peridica os dois elementos tem caracteres semelhantes, pois trata se de metais, tem boa condutibilidade eltrica, trmica e esttica, mas as semelhanas parecem acabar ai, comeando pelo ao em comparao ao alumnio, temos pontos positivos e negativos para os dois elementos dependendo de sua aplicao, j percebe se ento que esse pequeno pargrafo basicamente responde a pergunta feita anteriormente visto que as qualidades encontradas nesses elementos so nicas e particulares a cada situao. Os aos so ligas de ferro e carbono esse metal tem caractersticas muito atrativas em vrios seguimentos tecnolgicos devido a suas propriedades mecnicas que esto diretamente ligadas ao teor de carbono que do sua classificao em baixa, mdia e alta, concentrao entre cada uma das trs classes tambm existem subclasses, um ponto positivo que, essas classificaes para o ao, facilita sua utilizao em vrios seguimentos da indstria, pode tambm ser reciclado o que trs economia de energia, e seu custo de produo relativamente baixo.

Por outro lado o ao liga de ferro e carbono no atende todas as necessidades de aplicaes ficando limitado por algumas falhas naturais (falhas naturais so validas somente quando feitas comparando qualidades naturais de dois metais semelhantes e para uma mesma aplicao, no caso o ao e o alumnio), que desafiam a engenharia e a cincia a buscarem novas tcnicas de aplicao e at mesmo novos materiais que possam suprir ou preencher essas lacunas, algumas dessas falhas naturais no caso do ao a susceptibilidade a oxidao que faz com que se eleve seu custo de utilizao, o alto peso especifico tambm acaba gerando mais um acrscimos econmicos em suas aplicaes.com tudo o ao muito empregado na construo civil compondo grandes estruturas metlicas e concreto armado. O alumnio tambm compartilha de pontos positivos e negativos, que da mesma forma dependem da aplicao a que se destinem em caracteres positivo podemos citar sua resistncia corroso fcil manipulao, pode ser facilmente transformado atravs de processos metalrgicos normais, ou seja, pode ser cortado dobrado e perfurado sendo assim vivel para indstria manufatureira em qualquer formato, 100% reciclvel, possui excelentes propriedades fsico qumicas entre as quais destacam se o baixo peso especifico alta condutibilidade trmica e eltrica alem de ter uma melhor aparncia esttica. O alumnio tambm muito usado na construo civil, mas de forma mais discreta do que o ao e isso se deve aos aspectos negativos do alumnio com relao ao ao, o primeiro o alto custo de produo do alumnio, baixa resistncia mecnica se comparado com o ao, ou seja, limitado em utilizao estrutural, temperatura de fuso literalmente baixa o que dificulta ainda mais sua aplicao estrutural. Disso conclui se que o ao no pode ser substitudo pelo alumnio ou vice versa.

Obteno de materiais a partir da bauxita

A rocha bauxita compe-se de uma mistura impura de minerais de alumnio e os mais importantes so gipsita Al(OH)3, disporo AlO(OH) e boehmita AlO(OH). Esses minerais so conhecidos como hidrxidos de alumnio e, suas propores na rocha, variam muito entre os depsitos, bem como o tipo e a quantidade das impurezas do minrio, tais como: xidos de ferro, argila, slica, dixido de titnio, entre outras. A maioria das bauxitas, economicamente aproveitveis, possuem um contedo de alumina (Al2O3) entre 50 e 55% e o teor mnimo para que ela seja aproveitvel da ordem de 30%.alumina disponvel foi, de modo crescente,usada na produo de alumnio metlico. Mesmo assim, foi desenvolvido um grupo de aplicaes para a bauxita no metalrgica, no qual incluem-se: abrasivos, refratrios, produtos qumicos, cimentos de alta alumina, prtese humanas, etc. Tornou-se evidente que matrias-primas com alta alumina e baixo teor de lcalis tm vantagens especiais, restando, apenas, solucionar a questo do custo benefcio. A produo anual de bauxita superior a 120 milhes de toneladas. Cerca de 95% da produo utilizada na obteno do alumnio metlico, pelo processo Bayer, seguido do processo Hall-Hroult, resultando numa produo final do metal de 40 milhes toneladas por ano. No obstante, a percentagem relativamente pequena (5%) da bauxita no metalrgica constitui ainda uma quantidade significativa, que, aps a calcinao, aplicada na manufatura de abrasivos, refratrios, cimento, entre outros, a alumina para obteno de produtos qumicos no passa pelo processo de calcinao. Quase 40% da bauxita produzida no mundo provm da Austrlia, destacando-se, ainda, como principais produtores: Guiana (14%), Jamaica (11%), Brasil (8%), ndia (5%), China (3%). De acordo com o International Aluminium Institute (IAI), as reservas mundiais de bauxitas esto distribudas nas regies tropical (57%), mediterrnea (33%) e subtropicais (10%).

No caso da bauxita no metalrgica, os maiores produtores so: Austrlia, Brasil, China, Grcia, Guiana, Guin e Suriname. O mercado de bauxita abrasiva dominado por: China, Guiana e Brasil. Porm, a China domina o mercado de bauxita refratria, atendendo cerca de 70% da demanda mundial a 3,0 milhes de toneladas por ano.

O Brasil ocupa a terceira posio na classificao mundial, em termos de reservas, com cerca de 3,52 bilhes de toneladas. H predominncia nas reservas brasileiras das bauxitas de grau metalrgico (83,7%), utilizadas na produo de alumnio primrio. As reservas restantes correspondem s de bauxita de grau no metalrgico. No Brasil, a produo total de bauxita atingiu 17 milhes toneladas em 2003. Nos ltimos anos, a produo de bauxita no metalrgica variou entre 2% e 5% correspondendo a 400 mil e 600 mil toneladas por ano. Em 2003, apenas 1% do consumo de bauxita no pas foi destinado s indstrias de refratrios e produtos qumicos.

Referncias bibliogrficas: http://urlespiao.com.br/www.revistaaluminio.com.br http://www.abal.org.br/aluminio/historia-do aluminio/ http://www.abal.org.br/aluminio/processos-de-producao/ http://www.abal.org.br/aluminio/caracteristicas-quimicas-e-fisicas/ http://www.abal.org.br/aluminio/vantagens-do-aluminio/ http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Propriedadesintensivaseextensiv as

Potrebbero piacerti anche