Sei sulla pagina 1di 15

DURAO: APROXIMADAMENTE SEIS AULAS DE CINQUENTA MINUTOS CADA.

PARA CRIANAS A PARTIR DO 4 ANO

OBJETIVOS

Entender o que padro em artes visuais. Perceber seu uso em nossa vida cotidiana. Aumentar o conhecimento e a compreenso. Conhecer a arte islmica e o uso de padres. Perceber as diferenas culturais entre os povos.

PROPOSTA DE TRABALHO Criar um desenho simtrico com a aplicao do conceito de padro. RECURSOS NECESSRIOS Lpis, borracha, papel sulfite. Tela para pintura. Tinta acrlica de vrias cores, pincel. Caneta permanente preta. Acompanhar powerpoint no final da pgina atual ESTRATGIA A partir da apresentao em PowerPoint os alunos conhecero padro em artes visuais e sua aplicao. Apreciaro a arte islmica e o uso de padres. Oriente-os a perceber quando os padres so formados por formas simples e quando eles so baseados em animais, plantas ou outros objetos. A seguir, pea aos alunos para coletar exemplos de padro e anotar todas as maneiras que o padro usado em casa e onde ele encontrado no meio ambiente. Eles podem fazer anotaes em folhas e apresentar na aula seguinte.

DICA VEJA O FILME AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR OU LEIA O LIVRO COM OS ALUNOS.

AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR


O filme (ou livro) conta a histria dos meninos Azur e Asmar que foram criados pela mesma mulher, Jenane. Azur, loiro e de olhos azuis, filho de um nobre e Asmar, filho de Jenane, tem olhos e cabelos pretos. Eles cresceram juntos como irmos, mas um dia, Jenane parte com o filho, separando os dois amigos. Asmar cresce ouvindo as histrias contadas pela me sobre a Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir em sua procura com a ajuda do andarilho Crapoux. Ento, Azur e Asmar se reencontram, no mais como amigos, mas como rivais na busca da Fada. A histria mostra o choque entre dois mundos, duas culturas, duas religies, a intolerncia, o racismo e o preconceito e se passa na regio conhecida como Magreb (a palavra significa onde o sol se pe) que formada por Marrocos, Arglia, Tunsia, Lbia, Saara Ocidental e Mauritnia. Seus alunos apreciaro o belo visual do filme, onde a arte ricamente representada e conhecero uma histria cheia de magia e beleza. As imagens mostram um pequeno panorama da arte rabe. Os detalhes dos mosaicos coloridos com o uso de padres, desvendam um pouco desse universo cultural. Uma tima oportunidade para reflexes acerca de conflitos entre culturas e religies, sobre preconceito, visando paz e a tolerncia entre os homens e as naes.

Distribua um quadrado de papel sulfite para cada aluno. Eles devero dobrar ao meio como um tringulo e ao meio novamente, formando um tringulo menor. A seguir, distribua moldes de formas variadas ou deixe que eles criem seus prprios moldes. Para que sejam simtricos, dobre um pedao de cartolina ao meio e depois desenhe metade da forma, recortando-as a seguir.

No papel dobrado, cada aluno desenvolver seu desenho utilizando os moldes, obtendo o motivo que ser repetido mais trs vezes.

A seguir risque a parte de trs do papel, observando o traado do desenho.

Agora posicione o papel sobre a tela (com a parte riscada para baixo), fixe com durex ou fita crepe para no sair do lugar e contorne o desenho com fora, a fim de transferi-lo para a tela.

Eis o desenho j transferido para a tela.

Passe a caneta permanente sobre o desenho.

Substitua a caneta permanente por giz de cera preto que mais barato, e tambm proporciona um efeito visual interessante. Inicie a pintura pelo fundo, diluindo a tinta em um pouco de gua, se necessrio.

Depois pinte as figuras.

Para finalizar, trace novamente com a caneta permanente, diminuindo as imperfeies e dando um novo acabamento para a pintura.

Potrebbero piacerti anche