Sei sulla pagina 1di 3

Estudo 6 INERRNCIA DAS ESCRITURAS Introduo Na semana passada vimos como importante o conceito de inspirao das Escrituras.

. Deus utilizou homens de maneira orgnica para registrarem sua Palavra. Uma afirmao ao lado desse conceito o da inerrncia das Escrituras. Ao tratarmos desse tema importante destacar que nosso intuito aqui no ser defender a inerrncia das Escrituras, j que isso algo que a prpria Escritura faz por si mesma:
16

Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, (2Tm 3:16)
20

sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provm de particular elucidao; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Esprito Santo. (2Pe 1:20-21) O prprio Deus seu autor e preservador. 1. DEFINIO A inerrncia o ponto de vista de que, quando todos os fatos forem conhecidos, demonstraro que a Bblia, nos seus autgrafos originais, e corretamente interpretada, inteiramente verdadeira, e nunca falsa, em tudo quanto afirma, quer no tocante doutrina e tica, quer no tocante s cincias sociais, fsicas ou biolgicas. Paul Feinberg 2. O QUE ENSINA ESSA DOUTRINA? 1. A inerrncia s se estende aos autgrafos originais, no s transcries ou tradues. Como no temos mais os autgrafos, nenhum texto ou traduo pode alegar para si uma autoridade final baseado em critrios subjetivos em detrimento a outros; Cada texto deve ser avaliado documental, textual histrica e teologicamente. A cincia bblica estabelece alguns critrios para que o estudioso se aproxime do texto original: texto mais antigo. 2. Essa doutrina afirma que o registro inerrante e no o homem. Os escritores no so os infalveis, mesmo os que tiveram suas falas registradas nas Escrituras:
1

- Saul esteve entre os profetas: 10 Chegando eles a Gibe, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Esprito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles. 11 Todos os que, dantes, o conheciam, vendo que ele profetizava com os profetas, diziam uns aos outros: Que isso que sucedeu ao filho de Quis? Est tambm Saul entre os profetas? 12 Ento, um homem respondeu: Pois quem o pai deles? Pelo que se tornou em provrbio: Est tambm Saul entre os profetas? 13 E, tendo profetizado, seguiu para o alto. (1Sm 10:10-13) - Caifs profetizou: 49 Caifs, porm, um dentre eles, sumo sacerdote naquele ano, advertiu-os, dizendo: Vs nada sabeis, 50 nem considerais que vos convm que morra um s homem pelo povo e que no venha a perecer toda a nao. 51 Ora, ele no disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nao (Jo 11:49-51) Isto no os tornou pessoas inspiradas! Moiss no entrou na Terra Prometida; Davi adulterou; Salomo se envolveu com idolatria; Pedro foi repreendido por Paulo nem por isso seus escritos foram anulados! 3. A Bblia nos fala muitas vezes de maneira potica, usando linguagem comum e do ponto de vista fenomenolgico. Ela no um manual de botnica, biologia ou astronomia. Deus se valeu de diferentes recursos literrios para comunicar melhor a sua verdade aos homens de todas as pocas. Em seu comentrio sobre Gnesis 1.14 Disse tambm Deus: Haja luzeiros no firmamento dos cus, para fazerem separao entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estaes, para dias e anos. Calvino afirmou: necessrio relembrar que Moiss no fala com agudez filosfica sobre os mistrios ocultos, porm relata aquelas coisas que em toda a parte observou, e que igualmente so comuns aos homens simples. do ponto de vista do fenmeno. Moiss sequer se valeu dos padres cientficos da poca, mesmo sendo conhecedor deles. Se o tivesse feito hoje seria ridicularizado por sua concepo pr-cientfica. Deus usou a linguagem descritiva dos fatos para que o relato fosse melhor percebido e assimilado por ns e em todas as pocas. 4. Tudo o que foi registrado corresponde perfeitamente quilo que Deus quis que fosse escrito e preservado.
2

5. A inerrncia corre a favor da histria. Muitos problemas que so alegados hoje contra a Bblia em nome do que se convencionou chamar de cincia descobertas arqueolgicas etc tero sua explicao amanh: Em 1861, a Academia de Cincias Francesa publicou uma lista de 51 fatos, denominados cientficos, cada um dos quais, dizia-se, refutava uma afirmao da Bblia. Hoje, a Bblia permanece como ento era, mas nenhum desses supostos fatos defendido pelos atuais homens da cincia. Deus a fonte inesgotvel do conhecimento e de toda a verdade, por isso jamais haver contradio entre um conhecimento legtimo e a sua Palavra. Qualquer aparente contradio se dar por uma compreenso errada da f ou por uma cincia que labora em erro. Deve-se tomar cuidado para no incorrer num dogmatismo ingnuo ou num relativismo dogmtico (que corre atrs dos modismos cientficos para adapt-los teologia). Na cincia quase nada definitivo, exceto a sua transitoriedade. 6. A inerrncia se aplica Bblia e no s teologias supostamente bblicas. Ela no contm erros e deve ser interpretada luz de si mesma. 7. As Escrituras conduzem o pecador eleito oferta redentora de Deus. 12 Porque a palavra de Deus viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at ao ponto de dividir alma e esprito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propsitos do corao. (Hb. 4:12) 8. A Bblia expe com clareza e fidelidade aquilo que de Deus podemos conhecer, o Ser de Deus revelado, sua vontade e propsito, sendo um guia seguro, suficiente e infalvel para a vida da igreja em todos os tempos e circunstncias.
18

Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se algum lhes fizer qualquer acrscimo, Deus lhe acrescentar os flagelos escritos neste livro; 19 e, se algum tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirar a sua parte da rvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. 20 Aquele que d testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amm! Vem, Senhor Jesus! (Ap. 22:18-20)

Potrebbero piacerti anche