Sei sulla pagina 1di 9

Como Orar: Oraes que so respondidas Voc conhece algum que realmente confia em Deus?

Quando era atia, uma grande amiga m inha costumava me contar toda semana algo especfico pelo que ela estava orando, n a certeza de que Deus iria tomar providncias. E toda semana eu costumava contempl ar Deus agindo de maneira incomum para responder suas oraes. Voc sabe como difcil pa ra uma atia observar fatos como esses, semana aps semana? Depois de um certo tempo , dizer que no passava de coincidncias se tornou um argumento muito fraco. Ento, por que Deus respondia as oraes da minha amiga? A maior razo para isso porque ela tinha um relacionamento ntimo com Ele, desejava segui-lo e, realmente ouvia o que Ele tinha a dizer. Em sua mente, Deus tinha o direito de dirigir sua vida e ela o fazia se sentir bem-vindo para fazer justamente isso! Quando ela orava po r determinada coisa, era porque, de certa forma, se sentia muito confortvel ao se achegar a Deus com suas necessidades, suas preocupaes, ou qualquer assunto refere nte a sua vida. Alm disso, estava convencida, pelo que lia na Bblia, que Deus quer ia mesmo que ela descansasse nele assim. Ela basicamente colocava em prtica o que esta frase bblica diz: Esta a confiana que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. (1 Joo 5:14 ) Porque os olhos do Senhor esto sobre os justos e os seus ouvidos esto atentos sua orao, mas a face do Senhor est contra os que prat icam o mal. (1 Pedro 3:12 ) Ento, por que Deus nem sempre responde s oraes de todos?

Pode ser porque nem todos tenham um relacionamento com Ele. Eles devem saber que Deus existe, devem at adorar a Deus de vez em quando. Mas esses que nunca parece m ter suas oraes respondidas, provavelmente no desenvolveram um relacionamento com Deus. Alm disso, eles nunca devem ter recebido de Deus perdo completo de seus peca dos. O que uma coisa tem a ver com a outra? , voc deve estar se perguntando. Aqui es t a explicao: Certamente, o brao do Senhor no est encolhido para salvar, nem seu ouvid fechado para ouvir. Mas suas iniqidades separaram vocs de Deus. Seus pecados esco nderam a face dele de vocs, ento ele no os ir ouvir. (Isaas 59:12) muito natural sentir essa separao de Deus. Quando as pessoas se voltam para Ele a fim de coloc-lo a par de algo, ou para pedir algo, o que geralmente elas fazem? C omeam dizendo: Deus, eu realmente preciso da tua ajuda neste problema . E a h uma pausa , seguida de: Eu sei que no sou uma pessoa perfeita, que realmente no tenho direito nenhum de te pedir isso . Existe um conhecimento pessoal de pecados e fracassos. E a pessoa sabe que Deus est ciente disso tambm. H uma noo de: Com quem penso que estou brincando? . O que eles no devem saber como podem receber o perdo de Deus por todos os seus pecados e como podem desenvolver um relacionamento pessoal com Deus, pa ra que ento Ele possa ouvi-los. Este o fundamento bsico para que Deus responda sua s oraes. Como Orar: O Fundamento Bsico Primeiro voc deve comear um relacionamento com Deus. Imagine que um rapaz chamado Marcos decide pedir ao reitor da Universidade de Federal do Rio de Janeiro (algum que ele nem ao menos conhece) que autorize o emprstimo de um carro para ele. Mar cos teria chance nula de conseguir ser atendido. (Estamos presumindo que o reito r da UFRJ no seja idiota). Por outro lado, se a filha deste mesmo reitor pedisse a seu pai que autorizasse um emprstimo de carro para ela, no haveria problema algu m. Um relacionamento pessoal conta muito. Com Deus, quando algum verdadeiramente seu filho, quando algum pertence a Ele, Ele o conhece e ouve suas oraes. Jesus disse: Eu sou o bom pastor; conheo as minhas ove lhas, e elas me conhecem. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e el as me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecero; ningum as poder ar

rancar da minha mo.

(Joo 10:14, 27-28)

Quando o assunto Deus, voc realmente o conhece? E Ele conhece voc? Voc tem um relac ionamento com Ele que garanta a resposta de suas oraes? Ou Deus est bem distante, s endo apenas um conceito em sua vida? Se Deus est distante, ou voc no tem certeza de que o conhece, aqui est uma maneira de comear a se relacionar com Ele agora mesmo : Conectando-se. Ser que Deus vai responder sua orao definitivamente?

Para aqueles que realmente o conhecem e descansam nele, Jesus parece ser muito g eneroso em sua oferta: Se vocs permanecerem em mim, e as minhas palavras permanece rem em vocs, pediro o que quiserem, e lhes ser concedido. (Joo 17:7 ) Permanecer em Cr sto e ter as palavras dele dentro de ns significa que conduzimos nossas vidas sob o comando dele, descansando nele, ouvindo o que Ele tem a dizer. Assim, estarem os aptos a pedir a Deus qualquer coisa que desejarmos e Ele responder. Aqui est ou tra vantagem: Esta a confiana que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos a lguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. (1 Joo 5:14-15) Deus responde nossas oraes de acordo com a sua vontade (e de acordo com a sua sabe doria, seu amor por ns, sua santidade ).

Ns erramos ao assumirmos que sabemos qual a vontade de Deus, quando somente algum a coisa faz sentido para ns! Ns assumimos que h somente uma resposta correta para cad a orao especfica, tendo a certeza de que AQUELA a vontade de Deus. E a que fica mais difcil. Ns vivemos dentro dos limites do tempo e do conhecimento. Temos apenas in formaes limitadas sobre cada situao e sabemos algumas implicaes de aes futuras nessas terminadas situaes. O entendimento de Deus ilimitado. Como um evento ocorre no cur so da vida ou da histria apenas algo que Ele j sabe. E Ele deve ter propsitos muito alm daqueles que podemos imaginar. Logo, Deus no far algo simplesmente porque dete rminamos que essa deveria ser a sua vontade. O que preciso? O que Deus est inclinado a fazer? Pginas e pginas poderiam ser preenchidas com as intenes de Deus para ns. A Bblia intei ra uma descrio do tipo de relacionamento que Deus quer que experimentemos com Ele e do tipo de vida que Ele quer nos dar. Aqui esto alguns exemplos: o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocs; ele ain da se levantar para mostrar-lhes compaixo. Pois o Senhor Deus de justia. Como so fel izes todos os que nele esperam! (Isaas 30:18 ) Voc captou isso? Como algum que se le vanta de sua cadeira para oferecer ajuda, Ele se levanta para lhe mostrar compaixo . Este o Deus cujo caminho perfeito; a palavra do Senhor comprovadamente genuna. El e um escudo para todos os que nele se refugiam. (Salmo 18:30) O Senhor se deleita naqueles que o temem [reverenciam], que colocam sua esperana em seu leal amor. (Sa lmo 147:14)

De qualquer maneira, a maior demonstrao do amor e da compaixo de Deus por voc expres sa pelas seguintes palavras de Jesus: Ningum tem maior amor do que aquele que d a s ua vida pelos seus amigos (Joo 15:13 ), que nada mais do que o que Cristo fez por ns. Ento, Aquele que no poupou a seu prprio Filho, mas o entregou por todos ns, como n nos dar, juntamente com ele, gratuitamente todas as coisas? (Romanos 8:32) E o que dizer das oraes no respondidas ? Certamente as pessoas ficam doentes e at morrem; problemas financeiros so reais, e toda sorte de situaes difceis passvel de acontecer na vida de qualquer um. O que fa zer ento? Deus nos diz para levar todas as nossas preocupaes a Ele. Mesmo quando a situao pare

cer irremedivel, Lancem sobre ele toda ansiedade, porque ele tem cuidado de vocs. (1 Pedro 5:7) As circunstncias podem parecer estar fora de controle, mas no esto. Qua ndo o mundo inteiro estiver desabando, Deus ainda pode e sempre poder segur-lo em suas mos. a que uma pessoa pode se sentir muito agradecida por ter o privilgio de c onhecer a Deus. Seja a amabilidade de vocs conhecida por todos. Perto est o Senhor. No andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orao e splicas, e com ao de gra s, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento , guardar os seus coraes e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:5-7) Deus p ode providenciar solues para os seus problemas alm do que voc considera ser possvel. Provavelmente, qualquer cristo pode listar exemplos como esse em suas prprias vida s. Mas se as circunstncias no melhorarem, Deus ainda pode nos dar a sua paz em mei o a tudo isso. Jesus disse: Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. No a dou como o mundo a d. No se perturbem os seus coraes, nem tenham medo. (Joo 14:27)

neste ponto (quando as circunstncias ainda estiverem difceis) que Deus nos pede pa ra continuar a confiar nele para andar pela f, no pela viso , diz a Bblia. Mas no u ega; baseada no carter de Deus. Um carro viajando pela ponte Rio-Niteri totalmente sustentado pela integridade da ponte. No importa o que o motorista possa estar s entindo, ou pensando, ou discutindo com o passageiro do outro assento. O que faz o carro chegar seguramente ao outro lado da ponte a integridade dela, na qual o motorista resolveu confiar. Do mesmo modo, Deus nos pede para confiarmos em sua integridade, seu carter, sua compaixo, amor, sabedoria, retido e justia em nossa de fesa. Ele diz: Eu tenho amado com amor eterno; com amor leal a atra. (Jeremias 31:3 ) Confie nele todo o tempo, povo. Coloque diante dele o corao, pois ele o nosso re fgio. (Salmo 62:8) Em Resumo Como Orar Deus se ofereceu para responder as oraes de seus filhos (aqueles que receberam Jes us em suas vidas e buscam segui-lo). Ele nos pede para levar qualquer preocupao at Ele em orao, pois Ele agir por ns de acordo com a sua vontade. Enquanto lidamos com dificuldades, temos de lanar sobre Ele nossas aflies e receber dele a paz que desaf ia as circunstncias. A base da nossa esperana e f a pessoa de Deus. Quanto mais o c onhecermos, mais aptos estaremos a confiar nele.

Para saber mais sobre o carter de Deus, por favor leia o artigo Quem Deus? ou outro s artigos neste site. A razo das nossas oraes o carter de Deus. A primeira orao que D us responde a orao em que voc expressa o seu desejo de comear um relacionamento com Ele.

* UM AMOR QUE NUNCA FALHA Publicado em 14/09/2013 Voc est sob presso? Voc tem mais para fazer do que humanamente possvel? Voc se v cer o de impossibilidades? Voc no est enxergando sada alguma para os seus problemas? Acredite em mim Jesus sabe como voc se sente! Quando voc luta, Ele escuta. Quando voc questiona, Ele ouve. Quando voc geme, Ele se comove. Ele o ama com um amor que nunca falha.

Voc notou que Deus no pede para voc provar que usar bem o seu salrio? Voc no est feli or Deus no lhe dar apenas o que voc se lembra de agradecer-lhe? J faz tempo que voc agradeceu a Deus pela sua disposio? Eu tambm. Mas eu ainda a tenho! Mateus escreve que Jesus curou os doentes. No alguns dos doentes. No os justos ent re os doentes. No os merecedores entre os doentes. Mas os doentes . Mateus 14:36 diz E lhe trouxeram os seus doentes. Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na bor da do seu manto; e todos os que Nele tocaram foram curados .

Deus no faz cara feia quando somos ingratos, resmunges ou impacientes, Ele fica tr iste, mas no se indispe conosco, Ele no um Deus temperamental ou ranzinza. Deus ama voc. Deus valoriza voc. E Ele pagou um alto preo por voc! Espere o Dele o m elhor, o insupervel, o magnfico, porque isso que Ele tem pra na. Max Lucado, em TODO DIA UM DIA ESPECIAL

O Santo Padre disse que os cristos devem rezar entregues, confiando no Senhor e p edindo com valentia aquele favor que pedem: "uma orao valente, que luta para chega r quele milagre; no aquelas oraes de circunstncias, Ah, rezarei por ti : rezo um Pai No so, uma Ave Maria e, depois me esqueo. No: orao valente, como aquela de Abrao que lut ava com o Senhor para salvar a cidade, como aquela de Moiss que tinha as mos em al to e se cansava, rezando ao Senhor; como aquela de tantas pessoas, de tanta gent e que tem f e com a f reza, reza". Francisco disse que "a orao faz milagres, mas temos que acreditar! Acho que podemo s fazer uma bela orao e dizer ao Senhor hoje, durante toda a jornada: Eu tenho f, Sen hor, mas ajuda a minha falta de f ... e quando nos pedem para rezar por tanta gente que sofre nas guerras, pelos refugiados, por todos os dramas da atualidade, rez e ao Senhor, mas com o corao". Sobre a passagem do Evangelho de hoje, na que os discpulos no conseguem curar um m enino e na que o mesmo Jesus teve que intervir lamentando a incredulidade dos pr esentes; o Papa recordou que o Senhor pede ajuda ao pai daquele menino, responde que "tudo possvel para o quem tem f". O Pontfice observou que frequentemente tambm aqueles que amam a Jesus no arriscam muito na sua f e no se confiam completamente a Ele: "Mas por que, esta incredulidade? Acho que justamente o corao que no se abre, o cor ao fechado, o corao que quer ter tudo sob controle". um corao que "no se abre" e no "deixa o controle das coisas a Jesus", explicou o Pap a, e quando os discpulos lhe perguntam por que no puderam curar o jovem, o Senhor responde a eles que "essa espcie de demnios no pode ser expulsa de nenhum modo, a no ser pela orao". "Todos ns levamos um pouco de incredulidade dentro". necessria "uma orao forte, e es ta orao humilde e forte faz com que Jesus possa obrar o milagre. A orao para pedir u m milagre, para pedir uma ao extraordinria deve ser uma orao coral, que envolva a tod os". O Santo Padre narrou logo uma situao que aconteceu na Argentina: uma menina de 7 a nos ficou doente e os mdicos lhe deram poucas horas de vida. O pai, um eletricist a, "homem de f", "ficou louco e naquela loucura" pegou um nibus para ir ao Santurio Mariano de Lujn, que fica a 70 quilmetros de Buenos Aires. O senhor "chegou a depois das 9h da noite, quando j estava tudo fechado. E comeou a rezar Virgem, com as mos agarradas grade de ferro. E rezava, e rezava, e chorava , e rezava e assim, permaneceu toda a noite. Mas este homem lutava: lutava com D eus, lutava junto a Deus pela cura da sua filha". "Logo, depois das 6h da manh, foi ao terminal, pegou o nibus e chegou ao hospital s 9h, mais ou menos. Encontrou a sua esposa chorando. imaginou o pior. O que acont eceu? No entendo, no entendo! O que aconteceu? . Vieram os doutores e me disseram que

a febre passou, que respira bem, que no tem nada! A deixaro em repouso por mais d ois dias, mas no entendem o que foi que aconteceu! Isto ainda acontece, n? Os mila gres existem!".

Mt 7.7-8 = Pedi, dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-. Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se abre . O sermo do monte o resumo ou sntese de toda a verdade que devemos seguir para serm os discpulos de Jesus. Mostra o prprio carter de Cristo. No captulo 7 do evangelho segundo Mateus, a partir do versculo 6, Jesus passa a or ientar os discpulos a deixarem a comunho com as coisas sujas deste mundo, e a busc arem a comunho com o Senhor. No v. 7, Jesus menciona trs nveis de comunho a ser buscada por cada um de ns. 1. BUSCANDO RECEBER DE DEUS PEDI, E DAR-SE-VOS- . O recm-convertido, que ainda no conhece bem o Senhor, Sua providncia, misericrdia, a mor, etc, vem do mundo com uma vida, geralmente, bem desordenada, necessitando a certar vrias reas. Para isso, precisa pedir, pedir e pedir muitas coisas ao Pai: que lhe cure dos m ales que sofre, liberte dos problemas, conserte os relacionamentos dentro do lar , necessidades no emprego, pagar dvidas, etc. Quase todos vm para o Reino buscando um conserto geral em sua vida. Ele, no incio de sua vida crist, no est to preocupado com a obra de Deus e em conhecer a vontade d e Deus. Est interessado em ver seus problemas e necessidades resolvidos. Assim, a comunho do jovem discpulo com Deus se resume, praticamente, em pedir-lhe tudo o que necessita. E o Pai ouve essas splicas e quer que lhe pea, porque est muito interessado nessa c omunho. A resposta das oraes produz no corao do discpulo muito amor pelo Senhor, o que ir impu lsion-lo uma comunho ainda maior. Sl 116:1-2 = Amo ao Senhor, pois Ele ouviu a minha voz; ouviu o meu clamor por mi sericrdia. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invoc-lo-ei enquanto viver . Nesses versculos est expressa a reao do discpulo que pede e recebe: ele passa a amar o Senhor e gera um sentimento de nunca mais deix-lo (invoc-lo-ei enquanto viver). Esse tipo de comunho alicera o discpulo na rocha, que Cristo. uma experincia pessoa l. Sua confiana no Deus provedor cresce, e sua f no est mais baseada no que os outro s lhe dizem, mas naquilo que Deus est produzindo na vida dele.

Jo 4.42 = Diziam mulher: j no pelo teu dito que ns cremos; agora ns mesmos o ouvimos falar, e sabemos que este verdadeiramente o Salvador do mundo . Jo 6.67-69 = No quereis vs tambm retirar-vos? Respondeu-lhe Simo Pedro: Senhor, para q uem iremos ns? Tu tens as palavras de vida eterna. Ns cremos e conhecemos que tu s o Cristo, o Santo de Deus . Devemos incentivar os novos a pedirem ao Senhor, pedirem tudo, para que cresa den tro deles o amor pelo Senhor. Mas, a comunho no se resume em apenas pedir e receber. Deve progredir. 2. BUSCANDO CONHECER A DEUS BUSCAI, E ENCONTRAREIS . Quem busca quer encontrar alguma coisa; quer saber, conhecer, ver. Alm do discpulo ter experincias com o Senhor respondendo suas peties, tambm deve se in teressar em conhecer o Senhor; saber quem Ele , o que quer, quais as intenes do seu corao, seu propsito. Deve buscar conhecimento tanto da pessoa de Deus como de sua vontade; conhecimen to da verdade, do Conselho de Deus. Cl 1.9-10 = pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espiritual e crescendo no conhecimento de Deus . 2 Pe 3.18 = Crescei na graa e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cri sto . Fp 3.10 = Desejo conhece-lo Muitos so infrutferos porque param no primeiro estgio. Sua comunho com Deus se limit a em pedir. s vezes nem fazem isso. Alguns at tm o hbito de toda manh ou noite agrade cerem ao Senhor pelo descanso ou pelo dia que tiveram, e acrescentam pedidos de bnos. Entretanto, muitas vezes, essas oraes se parecem mais uma reza, pois so feitas c omo uma obrigao. Isso est longe de ser uma comunho. A comunho implica em manifestao de ambos os lados, tanto do discpulo como de Deus. u ma conversa, um dilogo e no um monlogo. H muitas coisas que o Pai quer mostrar, revelar. Nossa vida muda quando passamos a conhecer melhor o Senhor, seu carter, sua obra. H tambm um grande perigo: ficamos to empolgados com a revelao que recebemos e com a o bra que realizamos, que achamos que isso o tudo. Muitos esto envolvidos diariamente com o fazer, seja com encontros, visitas, reun ies, servindo aos irmos, e pensam que isso o que mais agrada ao Senhor. No tenho dvida de que isso agrada ao Senhor, mas Ele quer mais do que isso; na ver dade, UMA COISA S NECESSRIA. 3. BUSCANDO ESTAR COM DEUS BATEI, E ABRIR-SE-VOS-A .

Muitos discpulos so dedicados na obra do Senhor, nas atividades com a igreja, nas reunies, no servir uns aos outros, pregar o evangelho. Entretanto, quase no tm temp o ou disposio para estar na presena de Deus e dedicar-lhe tempo. Jesus nos manda bater. Quem bate numa porta deseja entrar para estar junto com q uem est l dentro. Ap 3.20 = Eis que estou porta, e bato. Se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta , entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo . Essa a inteno de Jesus quando nos manda bater: que estejamos com o Senhor para ce ar com Ele e Ele conosco. s prazer, alegria, comunho ESTAR JUNTO. Maria, de Betnia, foi uma mulher que descobriu rapidamente o que mais era importa nte. Lc 10.38-42 = Tinha esta uma irm chamada Maria, a qual, assentando-se aos ps de Jesu s, ouvia a sua palavra. Marta, porm, andava distrada em muitos servios e, aproximan do-se, disse: Senhor, no te importas de que minha irm me deixe servir s? Marta, Marta , ests ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma s necessria. Maria escolheu a boa parte, a qual no lhe ser tirada .

At 6.2-4 = Ento os doze, convocando os discpulos, disseram: No razovel que ns deixemo a palavra de Deus, e sirvamos s mesas. Escolhei, irmos, dentre vs sete homens Mas ns perseveraremos na orao e no ministrio da palavra . No se trata de pedir alguma coisa ao Senhor, nem de buscar revelao ou de fazer a ob ra; trata-se de ESTAR com Deus, em seus braos, sentir seu amor, ver o que est faze ndo, ouvir o que tem para me dizer. Ter intimidade com Deus. Esta a melhor parte . Jesus nosso exemplo em tudo. Ele nos declarou: Jo 5.19-20 = o Filho por si mesmo no pode fazer coisa alguma; ele s pode fazer o que v o Pai fazendo, porque tudo o que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e lhe mostra tudo o que faz Que comunho! Que intimidade! Se quisermos ser iguais a Jesus temos que buscar essa comunho com o Senhor, pois Ele nos adverte: Jo 15.5 = Eu sou a videira, vs sois os ramos. Se algum permanece em mim, e eu nele , esse d muito fruto; pois SEM MIM NADA PODEIS FAZER. Devemos ter comunho to ntima com o Senhor ao ponto de escrevermos o seguinte salmo:

Sl 84.1-2,10 = Quo amveis so os teus tabernculos, Senhor dos Exrcitos! A minha alma suspira e desfalece pelos trios do Senhor; o meu corao e a minha carne clamam pelo Deus vivo Vale mais um dia nos teus trios do que mil em outro lugar . Gilberto Bajo

Como amar a Deus - Dave Butts Por Gilson Moura em sexta-feira, 10 de abril de 2009 | 10.4.09 Como se pode demonstrar que se ama algum? Porventura somente uma questo de falar-l he? melhor enviar um carto? demonstrado pelos seus atos? Muitas pessoas sentem di

ficuldade em comunicar amor. Essa dificuldade no se apresenta s entre um ser human o e outro, mas at entre ns e o prprio Deus. Chuck Colson conta, com muita clareza, como ele descobriu essa dificuldade em s aber como devemos amar a Deus: Um aspecto que se v em todos os livros, claro, o amor de Deus pela humanidade e como ele demonstrou esse amor atravs do sacrifcio do seu Filho na cruz. Quanto mai s eu lia sobre isso, mais eu queria saber sobre o outro lado ou seja, como fazer para demonstrar o meu amor por ele. De algum modo, parecia ser essa a chave par a o que estava faltando na vida crist. O maior de todos os mandamentos, de acordo com Jesus, Amars o Senhor, teu Deus, d e todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento (Mt 22.37). Eu tinha decorado essas palavras, contudo, na verdade, nunca havia pensado realment e sobre o que significavam em termos prticos; ou seja, sobre como eu podia cumpri r esse mandamento. Ponderei se outras pessoas no sentiam a mesma coisa. Ento pergu ntei a uma poro de cristos mais experientes de que forma eles amavam a Deus. Bem amando-o , gaguejou um. Logo em seguida, completou, a ttulo de explicao: com todo meu corao, alma e mente . Mantendo um corao adorador, oferecendo a mim mesmo como um sacrifcio aceitvel , explic ou um outro rapidamente. Quando insisti por detalhes mais especficos, ele comeou a explicar seu esquema de leitura devocional e vida de orao. Na metade da sua fala, ele parou e deu de ombros: Preciso de mais tempo para pensar a respeito . Respostas freqentes eram a fidelidade na assistncia aos cultos e o dzimo. Vrios men cionaram pecados favoritos que haviam abandonado, enquanto outros tentavam expli car o amor a Deus como um sentimento nos seus coraes, como se fosse algo semelhant e a um encontro romntico. Outros me olhavam com desconfiana, talvez pensando que a pergunta tivesse uma espcie de pegadinha. Foi o suficiente. O efeito cumulativo da minha pesquisa me convenceu de que a m aioria de ns, cristos professos, no sabemos, de fato, como amar a Deus. Alm de no ter mos dedicado tempo para pensar no significado do maior de todos os mandamentos n o nosso dia-a-dia, tambm no o temos obedecido (extrado de Loving God Amando a Deus , e Chuck Colson, pp.15-16). Como se faz para demonstrar seu amor por Deus? um sentimento ou um andar-pela-f? Uma atitude ou uma ao? Ou um pouco de tudo? Chuck Colson escreveu um livro inteir o acerca do significado de amar a Deus. O seu estudo o levou a incluir aspectos da vida crist tais como obedincia, santidade, arrependimento e sofrimento. Jesus falou muito claramente: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14.15). Sem dvida alguma, a obedincia ao Senhor uma parte importante da implicao prt ica de am-lo. Santidade tambm essencial. Arrependimento o meio que Deus nos d para dar as costas ao pecado e caminhar em direo a ele. Viver uma vida de obedincia Pala vra, confisso e arrependimento do pecado, e andar em santidade, tudo isso so demon straes do nosso amor para com Deus. Sem depreciar de modo algum esses aspectos da nossa vida crist, eu gostaria de s ugerir uma outra parte muito crtica do significado prtico de amar a Deus. muito si mples e, ao mesmo tempo, to humana. Amar a Deus significa querer estar com ele. No essa a nossa tendncia humana? Quando amamos algum, ns nos sentimos atrados para e ssa pessoa. Queremos passar tempo com ela. Poemas e canes so compostos para express ar os nossos sentimentos de tristeza quando estamos separados daqueles que amamo s. No Velho Testamento, Davi expressou esse mesmo tipo de desejo, o anseio de esta r com Deus: Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo (Sl 27.4). Este o clamor de um corao cego de amor. Deus, eu quero estar contigo. Onde quer qu e tu estiveres, l que eu quero estar." Esse desejo de estar com Deus encontrado muitas e muitas vezes nos Salmos. O Sa lmo 84 uma splica para viver na presena de Deus: Quo amveis so os teus tabernculos, Senhor dos Exrcitos! A minha alma suspira e desfal ece pelos trios do Senhor; o meu corao e a minha carne exultam pelo Deus vivo"

(Sl 84.1-2). A boa-nova para ns, os cristos, que no precisamos viajar at Jerusalm, ou para qualqu er outro lugar, para estar com o Senhor. Ele veio para habitar conosco. Jesus di sse, falando de si mesmo e do seu Pai: Viremos para ele [aquele que o ama], e far emos nele morada" (Jo 14.23). O problema para a maioria de ns ter conscincia diria da presena do Senhor habitando conosco. Essa falta de percepo tipicamente uma falta de amor. Pelo fato de no sermos apaixo nados no nosso relacionamento com Deus, por permitirmos que outros interesses ou pessoas ocupem a nossa agenda ns negligenciamos o fato mais maravilhoso do unive rso: o prprio Senhor Deus veio residir no nosso interior. Cultivar um relacionamento de amor com Deus , em muitos aspectos, semelhante a q ualquer outro tipo de relacionamento leva tempo. Tempo para passar com ele ouvin do, amando, desfrutando da sua presena. Isso envolve alteraes no nosso modo de ver a orao e a leitura da Palavra. Ao invs de ver na orao um meio de conseguir coisas de Deus, comeamos a enxerg-la como tempo que podemos passar na sua presena. Em vez de ler a Bblia para buscar discernimento para as nossas vidas (por mais valioso que seja), comeamos a ver na nossa Bblia um lugar de encontro com Deus. Deus nos ama tanto que suportou a cruz para que pudssemos passar a eternidade co m ele. Ele nos quer AO LADO dele. Nossa resposta de amor para ele significa cult ivar um desejo permanente, apaixonado de estar com ele no somente algum dia no cu, mas cada dia que ele nos d aqui na terra.

Potrebbero piacerti anche