Sei sulla pagina 1di 11

TEXTO: fatores de textualidade e sua articulao Luzimar Paiva

Num texto, certos elementos comparam-se aos fios que costuram entre si as partes de uma vestimenta. Cortados esses fios, o que sobra so simples pedaos de pano. (Fiorin; Savioli).

LINGUSTICA TEXTUAL A lingustica textual uma rea do conhecimento que procura ir alm dos limites da frase e introduzir o sujeito e a situao comunicativa nos estudos sobre leitura e produo textual. Marcuschi (apud KOCH, 2005, p. 10) define provisoriamente a lingustica textual: como o estudo das operaes lingusticas e cognitivas reguladoras e controladoras da produo, construo, funcionamento e recepo de textos escritos ou orais. Seu tema abrange a coeso superficial ao nvel dos constituintes lingusticos, a coerncia conceitual ao nvel semntico e cognitivo e o sistema de pressuposies e implicaes ao nvel pragmtico da produo do sentido no plano das aes e intenes. Em suma, a lingustica textual trata o texto como ato de comunicao unificado num complexo universo das aes humanas. Por um lado, deve preservar a organizao linear que o tratamento estritamente lingustico abordado no aspecto da coeso e, por outro, deve considerar a organizao reticulada ou tentacular, no linear portanto, dos nveis de sentido e intenes que realizam a coerncia no aspecto semntico e funes pragmticas.

A teoria do texto busca tambm explicitar o significado de texto e o conhecimento da forma mais eficiente da relao estabelecida entre autor/falante e leitor/ouvinte envolvidos nesse processo de interao.

TEXTO O texto muito mais que a simples soma de frases (e palavras) considerado a unidade bsica de manifestao da linguagem e passa a ser o objeto de investigao da lingustica textual (KOCH, 2005, p. 11). Dessa forma estabelece-se que a diferena entre frase e texto no meramente de ordem quantitativa; e, sim, qualitativa. O termo texto conceituado por Koch (1997, p. 75) como uma manifestao verbal constituda de elementos lingusticos selecionados e ordenados pelos falantes, durante a atividade verbal, de modo a permitir aos parceiros, na interao, no apenas a depreenso de contedos semnticos, em decorrncia da ativao de processos e estratgias de ordem cognitiva, como tambm a interao (ou atuao) de acordo com prticas socioculturais. Abreu apud Fernandes (1999, p. 53) relata que um texto no uma unidade construda por uma soma de sentenas, mas pelo encadeamento semntico delas, criando, assim, uma trama semntica a que damos o nome de textualidade. TEXTUALIDADE Ao retomar o assunto ao tratar sobre argumentao, Koch (2002, p. 19-20) delineia a textualidade da seguinte forma: Todo texto caracteriza-se pela textualidade (tessitura), rede de relaes que fazem com que um texto seja um texto (e no uma simples somatria de frases). Koch ainda salienta que a textualidade revela uma conexo entre as intenes, as ideias e as unidades lingusticas que o compem [o texto], por meio do encadeamento de enunciados dentro do quadro estabelecido pela enunciao. Os elementos que definem e criam o comportamento identificvel como comunicao textual esto entre os que so constitutivos da textualidade e expressam a relao concreta do dilogo entre autor/falante e leitor/ouvinte intermediada pelo

texto. A partir da passou-se a pesquisar quais so os fatores responsveis pela textualidade.

FATORES DA TEXTUALIDADE o conjunto de conhecimentos (comunicativos, enciclopdicos, ilocucionais, lingusticos, metacognitivos, scio-interacionais e superestruturais) que fazem com que um escrito seja considerado um texto e no apenas uma soma de frases (processamento textual). Em 1981, Beaugrande e Dressler (KOCH, 2005, p. 11) relataram a existncia de sete fatores de textualidade: coeso, coerncia, informatividade, situacionalidade, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade. No aspecto sociocomunicativo, a unidade textual desenvolvida por meio de fatores cuja classificao pode ser em funo de: a) estrutura: (1) pragmtica (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade,

informatividade e intertextualidade); (2) semntica (coerncia); (3) formal (coeso). b) elementos da comunicao: (1) emissor (informatividade e intencionalidade); (2) texto (coerncia e coeso); (3) recebedor (aceitabilidade e situacionalidade); (4) usurio (intertextualidade).

A coeso, considerada a manifestao lingustica da coerncia, expressa os conceitos e as relaes subjacentes (nexo) superfcie do texto, por meio de fatores de associao, de reiterao (repetio) e de substituio. Constri a microestrutura (articulaes gramaticais existentes entre palavras, oraes, frases, pargrafos e partes maiores de um texto que garantem a conexo sequencial) e estabelece a unidade formal textual.

A coerncia considerada fator fundamental pela lingustica textual, uma vez que lida com macroestrutura. responsvel pelo sentido do texto, pois se refere ao nexo

entre as ideias, acontecimentos, circunstncias. Considera os aspectos lgicos, semnticos e cognitivos. Observa a configurao dos conceitos e das relaes subjacentes superfcie textual, de modo a evitar a contradio entre as partes do texto e deste em relao ao mundo. Koch (2005, p.50-51) aponta que Charolles prope o estabelecimento de metaregras de coerncia: 1. repetio um texto deve conter, em seu desenvolvimento linear, elementos de recorrncia estrita; 2. progresso preciso haver no seu desenvolvimento uma contribuio semntica constantemente renovada; 3. no contradio preciso que no seu desenvolvimento no se introduza nenhum elemento semntico que contradiga um contedo posto ou pressuposto por uma ocorrncia anterior, ou deduzvel desta por inferncia; 4. relao os fatos que se denotam no mundo representado estejam relacionados; 5. macroestrutura manuteno de uma mesma referncia temtica em toda extenso textual; Koch (2005, p.51) ainda acrescenta a meta-regra de superestrutura, que est ligada ao arcabouo de cada tipo de texto: descritivo, narrativo, dissertativo etc. Ainda para Charolles, as meta-regras de coerncia textual tratam da constituio da cadeia de representaes semnticas e suas relaes de complexidade, alm de estabelecer certo nmero de condies que um texto deve satisfazer para ser reconhecido como bem formado por um dado receptor, numa dada situao. Entretanto, Koch (2005) destaca que a introduo do receptor e da situao traz tona a questo da interlocuo e deixa claro que tais meta-regras esto sujeitas a aspectos da situao de comunicao e no so, por si, suficientes para explicitar as condies que um texto deve atender para ser bem formado.

A quantidade informaes fornecidas suficientemente pelo texto, para que haja o processamento imediato (dado conhecido) ou mais elaborado (novidade) refere-se informatividade textual.

A adequao do texto situao sociocomunicativa o objetivo da situacionalidade textual. So assinalados nesse fator, os elementos responsveis pela pertinncia e relevncia do texto quanto ao contexto. A intertextualidade demonstra a interdependncia dos textos entre si, uma vez que a compreenso e a utilizao daqueles dependem do conhecimento de outros escritos, alm de permitir a avaliao da presena de fala subliminar.

Val (1994, p. 16) postula que informatividade e a intertextualidade esto ligadas matria conceitual do discurso, na medida em que lidam com conhecimentos partilhados pelos interlocutores, alm de

contriburem para a eficincia pragmtica do texto, ao qual interesse e relevncia so conferidos. Esses dois fatores esto postos ao lado da coerncia como constitutivos da unidade lgicosemntico-cognitiva da alocuo.

O empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer aos objetivos que tem em mente numa determinada situao comunicativa marca a intencionalidade textual.

Fator inerente ao receptor e de difcil avaliao, na aceitabilidade o recebedor analisa e avalia o grau de coerncia, coeso, utilidade e relevncia do texto capaz de lev-lo a alargar os seus conhecimentos ou de aceitar a inteno do produtor.

A aceitabilidade constitui a contraparte da intencionalidade, pois dizem respeito aos protagonistas do ato de comunicao: emissor e receptor. Quando h interao entre duas pessoas por meio da linguagem, elas se esforam por se fazer compreender e procuram calcular o sentido do texto do interlocutor, partindo das pistas nele contido e ativando seu conhecimento de mundo, da situao, etc. Assim, mesmo que, primeira vista, um texto no se apresente como perfeitamente coerente, o receptor vai tentar constituir sua coerncia, dando-lhe a interpretao que lhe parea cabvel.

Os produtores geralmente utilizam estratgias conversacionais para fazer com que o recebedor compreenda e aceite a mensagem. Essas estratgias se referem necessidade de cooperao, qualidade, quantidade, pertinncia e relevncia das informaes, bem como maneira como essas informaes so apresentadas (preciso, clareza, ordenao, conciso, etc.).

TIPOS DE ARTICULAO DOS FATORES ESSENCIAIS DA TEXTUALIDADE

A articulao linear est ligada lgica e coeso textual (mecanismos textuais) e a no linear paralgica ligada coerncia, intertextualidade e polifonia.

As relaes textuais so responsveis pela execuo do texto, por sua realizao no plano da palavra e das ideias.

A preocupao com a integrao de dois eixos (estruturas sinttica e semntica) deve estar presente no processo de articulao do texto. Esses eixos daro ao escrito a conformao de um feixe de conexes. As partes integrantes formam um todo de significaes que se esclarecem reciprocamente. As relaes fonolgicas (sons), morfolgicas (explorao de determinadas categorias gramaticais, aproximaes entre categorias diferentes, os tempos e formas verbais que tecem perodos), sintticas (construo de perodos, coordenaes e subordinaes, inverses), semnticas e pragmticas (significados e seus usos) fazem o texto emergir. O texto articulado tende a ser mais claro, pois as ideias so sempre ligadas por meio desses conectivos. Nas atividades de leitura/escrita podemos articular fatores essenciais da textualidade, estabelecendo: 1. a coerncia de um texto; 2. a intertextualidade; 3. o conhecimento de mundo e, portanto, o conhecimento partilhado entre os trs elementos da interlocuo (produtor-receptor-usurio); 4. a informatividade, fator responsvel pela seleo e distribuio da informao no texto; identificao da consistncia e da relevncia do que dito e do que fica implcito nas proposies;

5. a relao entre os gneros textuais; 6. a capacidade de fazer referncias, inferncias e pressuposies na construo do sentido de um texto; 7. a construo de sequncias lingusticas aceitveis e coerentes; e 8. o conhecimento lingustico e pragmtico evidenciado. Koch (2004, p. 44-45) ressalta que, segundo Marcuschi, os fatores de contextualizao devem ser acrescentados lista de fatores da textualidade. Eles so responsveis pela ancoragem do texto em dada situao comunicativa. H dois subtipos: contextualizadores propriamente ditos (data, local, etc.) e prospectivos, que permitem avanar expectativas sobre o texto (ttulo, nome do autor, etc.). Ainda pode-se citar: 1. consistncia exige que todos enunciados de um texto possam ser verdadeiros, isto , no contraditrios dentro de um mesmo mundo ou dentro dos diversos mundos representados num texto. 2. relevncia exige que os conjuntos de enunciados que compem o texto seja relevante para um mesmo tpico discursivo, isto , que os enunciados sejam interpretveis como predicando algo sobre um mesmo tema, de forma que no se d linearmente entre pares de enunciados, mas entre conjuntos de enunciados e um tpico discursivo. 3. focalizao concentrao dos usurios, no momento da interao verbal, em apenas uma parte de seu conhecimento, bem como perspectiva sob a qual so vistos os componentes do mundo textual. Permite determinar o significado, no texto, de palavras homnimas e polissmicas, bem como o uso adequado de certos elementos lingusticos de valor detico, como o caso dos verbos ir e vir, cujo emprego depende da direo do movimento focalizado. Responsvel, ainda, pela escolha de descries ou expresses nominais, na

construo/reconstruo de referentes textuais. 4. conhecimento compartilhado alm dos conhecimentos prvios (importantes no processamento textual e na coerncia), devemos destacar os conhecimentos partilhados ou pressupostos como partilhados entre os interlocutores, que vo determinar, por exemplo, o balanceamento entre o que precisa ser explicitado e o que pode ficar implcito no texto.

Destaque A coerncia e a coeso se confundiam quando a abordagem empregada era a anlise transfrstica, medida que se diferenciavam as concepes de texto elas passaram a se diferenciar de forma decisiva. Segundo Koch (2004, p. 46-47) a coeso no condio necessria nem suficiente da coerncia, j que esta no se encontra no texto, mas se constri a partir dele, numa situao interativa, bem como considerar a coerncia como um fenmeno semntico, por estar ligada com as macroestruturas textuais profundas. A distino entre coeso e coerncia no pode ser estabelecida de maneira radical, consideradas dois fenmenos independentes, pois nem sempre a coeso se estabelece de forma unvoca entre elementos presentes na superfcie textual. Os dois grandes movimentos responsveis pela estruturao do texto o da retrospeco e o da prospeco , realizados em grande parte por meio dos recursos coletivos, so determinantes para a produo dos sentidos e, portanto, para a construo da coerncia, que se constri por meio de processos cognitivos operantes na mente dos usurios, desencadeados pelo texto e seu contexto, razo pela qual a ausncia de elementos coesivos no necessariamente, um obstculo para essa construo. Dentro de uma abordagem sociocognitiva e interacionista, a coerncia vai passar a ser vista como uma construo situada dos interlocutores.

QUESTIONAMENTOS Koch (2004, p. 43) observa que algumas crticas tm sido feitas s postulaes de Beaugrande e Dressler, entre as quais so ressaltadas: 1. na perspectiva pragmtico-cognitiva, no faz sentido a diviso entre fatores centrados no texto e centrados no usurio, j que todos eles esto centrados simultaneamente no texto e em seus usurios. Mesmo o uso (ou no) dos recursos coletivos e sua seleo so determinados, essencialmente, por fatores de ordem pragmticocognitiva; 2. a lista de fatores apresentados no , de forma alguma, exaustiva, de modo que vrios outros tm sido sugeridos; 3. a coerncia no apenas um critrio de textualidade (centrado no texto) entre os demais, mas constitui o resultado da confluncia de todos os outros fatores, aliados a mecanismos e processos de ordem cognitiva, como os conhecimentos enciclopdico, compartilhado, procedural, etc. O que se tem defendido que a coerncia resulta de uma construo dos usurios do texto, numa dada situao comunicativa, para a qual contribuem, de maneira relevante, todos os fatores.

REFERNCIAS FARIA, Evangelina M. B.; ALMEIDA, Maria de Ftima; LEITE, Maria Regina Baracuhy. Unidade II: texto e textualidade. In: ______. Leitura e produo de texto II: [apostila]. [S. l.: S. n., 2000?]. p. 123-126. Disponvel em:

<http://portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/files/leitura_e_produaao_de_textos_ii_ 1360073954.pdf>. Acesso em: 22 set. 2013. FERNANDES, Nohad Mouhanna. O ensino/aprendizagem da produo textual na quinta srie do ensino fundamental: anlise do processo e do produto. 1999. 222 f. Dissertao (Mestrado em Lingustica aplicada na rea de ensino/aprendizagem de Lngua Materna Cincias Sociais) Universidade Estadual de Maring, Maring, 1999. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaa. Argumentao e linguagem. 8. ed. So Paulo: Contexto, 2002. ______. Lingustica textual: retrospecto e perspectivas. Alfa, So Paulo, n. 41, p. 67-78, 1997. Disponvel em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/download/4012/3682>. Acesso em: 22 set. 2013. ______. O que a lingustica textual. In: ______. A coeso textual. So Paulo: Contexto, 2005. p. 10-11. ______. Princpios de construo textual do sentido. In: ______. Introduo lingustica textual: trajetria e grandes temas. So Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 3547. ______; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Coerncia: de que depende, como se estabelece. In: ______. Texto e coerncia. 10. ed. So Paulo: Cortez, 2005. p. 50-51. _______; ______. Intencionalidade e aceitabilidade. In: ______; ______. A coerncia textual. 15. ed. So Paulo: Contexto, 2003. NASCIMENTO, Vanessa Neto do. Dos objetivos da lingustica de texto articulao textual: a busca pela coerncia do texto e do ensino de lngua materna. Entrepalavras, Fortaleza, v. 2, n.2, p. 101-113, ago./dez. 2012. OLIVEIRA, Marta Melo de. Texto e os fatores da textualidade. 24 abr. 2006. Disponvel em: <http://blog.noisfalatrem.com/2006/04/texto-e-os-fatores-da-

textualidade.html>. Acesso em: 20 set. 2013. PERGUNTA: O que estruturao e articulao de texto? Disponvel em: <http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_00072.ht ml>. Acesso em: 23 set. 2013.

TEXTO e textualidade. In: PERCURSOS do Aperfeioamento em Redao e Reviso e Texto (ARRTE): 2005. [Braslia: S. n., 2005]. p. 83-85. TOLDO, Claudia. O trabalho com a leitura e a escrita na escola. Rev. Programa de PsGrad. Letras da UPF, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 48-59, jan./jun. 2009. Disponvel em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/download/921/551>. Acesso em: 22 set. 2013. VAL, Maria da Graa Costa. Texto e textualidade. In: ______. Redao e textualidade. So Paulo: tica, 1994. P. 3-16.

Potrebbero piacerti anche