Sei sulla pagina 1di 56

VOLEIBOL VOLEI

HISTRIA DO VOLEIBOL
O vlei foi criado em 1895, pelo americano William George Morgan, ento diretor de educao fsica da Associao Crist de Moos (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi Mintonette.

Naquela poca, o esporte da moda era o Basquetebol, criado apenas quatro anos antes. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de pouco condicionamento fsico. Um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM. Com uma rede semelhante a de tnis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma cmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vlei.

HISTRIA DO VOLEIBOL

Passou a ser chamado de volley ball, tendo em vista que a idia bsica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mos. A bola era feita de uma cmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferncia de 63,7 a 68,6 cm e seu peso era de 252 a 336g.

HISTRIA DO VOLEIBOL

HISTRIA DO VOLEIBOL
No Brasil, so duas verses: Uma diz que o voleibol foi praticado pela primeira vez, em 1915, no Colgio Marista de Pernambuco, e a outra que o mesmo foi introduzido por volta de 1916/1917, pela ACM de So Paulo.

A Quadra

A Quadra

Para se jogar voleibol so necessrios 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. Os times so divididos por uma rede que fica no centro da quadra. necessria uma bola. O jogo comea com um dos times que deve sacar. A bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversrio onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando qualquer parte do corpo.

Regras Bsicas

Regras Bsicas
O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversrio sendo permitidos dar trs toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que do os toques. Caso a bola caia ponto do time adversrio. A quadra mede 18 metros de comprimento por 9 de largura, e dividida por uma linha central em dois quadrados com lados de nove metros que constituem as quadras de cada time.

Regras Bsicas
O objetivo principal conquistar pontos fazendo a bola encostar na quadra adversria ou sair para fora da rea de jogo aps ter sido tocada por um oponente. Acima da linha central, postada uma rede de material sinttico a uma altura de 2,43m para homens ou 2,24m para mulheres (no caso de competies juvenis, infantojuvenis e mirins, as alturas so diferentes).

Regras Bsicas
Cada quadra por sua vez dividida em duas reas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a trs metros da rede ("linha de 3 metros"). No voleibol, todas as linhas delimitadoras so consideradas parte integrante do campo.

Regras Bsicas
Deste modo, uma bola que toca a linha considerada "dentro" (vlida), e no "fora" (invlida). Acima da quadra, o espao areo delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os nicos limites so as estruturas fsicas do ginsio.

O voleibol jogado por pontos. Cada partida dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver tambm uma diferena de no mnimo dois pontos com relao ao placar do adversrio - caso contrrio, a disputa prossegue at que tal diferena seja atingida. O vencedor ser aquele que conquistar primeiramente trs sets. Como o jogo termina quando um time completa trs sets vencidos, cada partida de voleibol dura no mximo cinco sets. Se isto ocorrer, o ltimo recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15 pontos. Como no caso dos demais, tambm necessria uma diferena de dois pontos com relao ao placar do adversrio.

Regras Bsicas

COMEMORAR INSULTANDO OU EM DIREO AO ADVERSRIO E PASSIVEL DE CARTO AMARELO

Os seis jogadores de cada equipe so dispostos na quadra do seguinte modo. No sentido do comprimento, trs esto mais prximos da rede, e trs mais prximos do fundo; e, no sentido da largura, dois esto mais prximos da lateral esquerda; dois , do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas posies so identificadas por nmeros: com o observador postado frente rede, aquela que se localiza no fundo direita recebe o nmero 1, e as outras seguem-se em ordem crescente conforme o sentido antihorrio.

Posies

PODE-SE MUDAR A TATICA DE POSICIONAMENTO MANTENDO -SE A ORDEM DE POSIAO EM QUADRA

Fundamentos do voleibol
Saque (por baixo ou por cima) Passe ou recepo (manchete ou toque) Levantamento (manchete ou toque) Ataque (cortada ou largada) Bloqueio (simples, duplo ou triplo) Defesa (qualquer parte do corpo)

Saque
O saque ou servio marca o incio de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrs da linha de fundo de sua quadra, estende o brao e acerta a bola, de forma a faz-la atravessar o espao areo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversria. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepo de seu oponente controlando a acelerao e a trajetria da bola.

SAQUE

O passe o primeiro contato com a bola por parte do time que no est sacando e consiste, em ltima anlise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra. O principal objetivo deste fundamento controlar a bola de forma a faz-la chegar rapidamente e em boas condies nas mos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva. O fundamento passe envolve basicamente duas tcnicas especficas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braos esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola manipulada com as pontas dos dedos acima da cabea.

Passe ou Recepo

MANCHETE

Levantamento
O levantamento normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicion-la de forma a permitir uma ao ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque. A exemplo do passe, pode-se distinguir o levantamento pelo forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como "levantamento de toque" e "levantamento de manchete". Como o primeiro usualmente permite um controle maior, o segundo s utilizado quando o passe est to baixo que no permite manipular a bola com as pontas dos dedos.

LEVANTAMENTO

Levantamento

Ataque
O ataque , em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento fazer a bola aterrissar na quadra adversria, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador d uma srie de passos contados ("passada"), salta e ento projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.

Ataque ou Cortada

Bloqueio
O bloqueio refere-se s aes executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posies 2-4) e que tm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversria. Consiste, em geral, em estender os braos acima do nvel da rede com o propsito de interceptar a trajetria ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente.

Bloqueio ofensivo: situao em que os jogadores tm por objetivo interceptar completamente o ataque, fazendo a bola permanecer na quadra adversria. Bloqueio defensivo : objetivo apenas tocar a bola e deste modo diminuir a sua velocidade, de modo que ela possa ser melhor defendida pelos jogadores que se situam no fundo da quadra. O bloqueio tambm classificado, de acordo com o nmero de jogadores envolvidos, em "simples", "duplo" e "triplo".

Bloqueio

BLOQUEIO TRIPLO

BLOQUEIO DUPLO

BLOQUEIO INDIVIDUAL

Defesa
A defesa consiste em um conjunto de tcnicas que tm por objetivo evitar que a bola toque a quadra aps o ataque adversrio.

SE VOC SACAR NO LUGAR DE OUTRO JOGADOR. TIRA-SE OS PONTOS DOS SAQUES EFETUADOS POR ERRO DE RODIZIO

SO PODE MUDAR DE POSIO EM INICIO DE PARTIDA OU SETS. CUIDADO COM OS ERROS DE RODIZIO, PARA NO DAR PONTO PARA O ADVERSRIO.

AQUECIMENTO IMPORTANTE ANTES DE UMA PARTIDA

SE FICAR PUXANDO OU NO TENDO CUIDADO COM O MATERIAL ESPORTIVO ELE PODE FICAR ASSIM, PARA PRATICARMOS ESPORTES. LEMBRE-SE NENHUM JOGADOR PODE ENCOSTAR NA REDE NA HORA DO JOGO

A BOLA NO PODE ENCOSTAR NAS VARETAS, SE ENCOSTAR O RBITRO APITA BOLA FORA. O LANCE SO VALIDO SE A BOLA PASSAR POR DENTRO DAS VARETAS AT MESMO BOLAS ALTAS,DESDE QUE ESTEJA NO PERIMETRO DAS VARETAS.

CURIOSIDADE

O criador do volley ball, Willian Morgan, conhecido pelo apelido de "armrio", devido ao seu porte fsico, morreu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.

NO SAQUE A BOLA VALIDADA SE BATER NA REDE

NA DUVIDA O RBITRO LEVANTA OS DOIS POLEGARES PARA CIMA, VOLTA-SE O LANCE ANTERIOR E NO MARCA PONTO PARA NENHUMA DAS EQUIPES NO LANCE DUVIDOSO, NOPREJUDICANDO NENHUMA EQUIPE.

PINGAR A BOLA PODE, CARREGAR NO PODE

Muito Obrigado!!! Espero que tenham aprendido,sobre o vlei. Prof... Cludio

Potrebbero piacerti anche