Sei sulla pagina 1di 31

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO

Agrupamento Professor Reynaldo dos Santos

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO


O presente regulamento define a organizao, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos Profissionais. Os Cursos Profissionais de Nvel Secundrio constituem uma modalidade de educao de nvel secundrio, com uma forte ligao ao mundo do trabalho. Visam o desenvolvimento de competncias para o exerccio de uma profisso, possibilitam o acesso a formao ps-secundria ou ao ensino superior, e assumem uma estrutura curricular modular. constitudo por 3 captulos: Captulo I Organizao do Processo de Ensino/Aprendizagem Captulo II - Formao em Contexto de Trabalho (FCT) - Regulamento Captulo III - Prova de Aptido Profissional (PAP) - Regulamento Legislao de Referncia:
Decreto Lei n. 74/2004, de 26 de Maro, com as alteraes introduzidas pelo Decreto Lei n. 24/2006, de 6 de Fevereiro Portaria n. 550C/2004, de 21 de Maio, com as alteraes introduzidas pela Portaria n. 797/2006, de 10 de Agosto Despacho n. 14 758/2004, de 23 de Julho Despacho Normativo n. 36/2007, de 8 de Outubro Estatuto do Aluno e tica Escolar - Lei n. 51/2012, de 5 de Setembro. Regulamento interno do Agrupamento, de Outubro de 2012

CAPTULO I Organizao do Processo de Ensino/Aprendizagem Artigo 1. Organizao Curricular 1- Os planos curriculares que enformam os cursos profissionais desenvolvem-se segundo uma estrutura modular, ao longo de 3 anos letivas, e compreendem trs componentes de formao: sociocultural, cientfica e tcnica, compreendendo ainda uma prova de aptido profissional, adiante designada por PAP, e a Formao em Contexto de Trabalho, adiante designada por FCT. 2- Os referenciais de formao e os programas das disciplinas aprovados pelo Ministrio da Educao encontram-se publicitados nos seus stios oficiais, nomeadamente na Agncia Nacional para a Qualificao (http://www.anq.gov.pt/ e http://www.catalogo.anq.gov).

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

1/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos Artigo 2. Estrutura Curricular Componentes de Disciplinas Total de Horas/ Formao Ciclo de Formao Portugus 320 Lngua Estrangeira I, II ou III a) 220 Sociocultural rea de Integrao 220 Tecnologias da Informao e da Comunicao 100 Educao Fsica 140 Cientfica 2 a 3 disciplinas 500 3 a 4 disciplinas 1180 Tcnica Formao em Contexto de Trabalho 420 Carga Horria Total/ Curso 3100
a) O aluno escolhe uma lngua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma lngua estrangeira no ensino bsico, iniciar obrigatoriamente uma segunda lngua no ensino secundrio.

Artigo 3. Condies de Admisso 1- Os candidatos devero formalizar o seu interesse nos cursos, entre os meses de Maio a Junho (datas que sero afixadas, anualmente), atravs de preenchimento de um boletim de pr inscrio. 2- Os candidatos devero ser submetidos a uma entrevista, preferencialmente, dirigida pelo Director de Curso e ser feita a seleco baseada nos seguintes critrios: a) Possuir como habilitao mnima o 9 ano de escolaridade ou equivalente b) Ter idade inferior a 25 anos c) Ter sido encaminhado pelo Servio de Orientao Escolar (SPO) d) Demonstrar ter o perfil adequado frequncia do curso pretendido. Artigo 4. Avaliao 1 A avaliao incide: a) Sobre as aprendizagens previstas no programa das disciplinas de todas as componentes de formao e no plano de FCT b) Sobre as competncias identificadas no perfil de desempenho sada do Curso. 2 A avaliao assume carcter diagnstico, formativo e sumativo. Artigo 5. Avaliao Formativa 1- A avaliao formativa contnua e sistemtica e tem funo diagnstica, permitindo ao professor, ao aluno e ao encarregado de educao obter informaes sobre o

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

2/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos desenvolvimento das aprendizagens, com vista definio e ao ajustamento de processos e estratgias. 2Artigo 6. Avaliao Sumativa 1. A avaliao sumativa tem como principais funes a classificao e a certificao, traduzindo-se na formulao de um juzo globalizante sobre as aprendizagens realizadas e as competncias adquiridas pelos alunos. A avaliao sumativa ocorre no final de cada mdulo, com a interveno do professor e o aluno, e, aps a concluso do conjunto dos mdulos de cada disciplina, em reunio do Conselho de Turma. Esta avaliao incide ainda sobre a Formao em Contexto de Trabalho e integra, no final do 3 ano do ciclo de formao, uma Prova de Aptido Profissional (PAP). Os momentos de realizao da avaliao sumativa no final de cada mdulo resultam do acordo entre cada aluno ou grupo de alunos e o professor. Expressa-se na escala de 0 a 20 valores e, atendendo lgica modular, a notao formal de cada mdulo, a publicar em pauta de avaliao de final de perodo, s ter lugar quando o aluno atingir a classificao mnima de 10 valores, isto , a classificao negativa no publicitada. Independentemente do estipulado no ponto anterior, na pauta de avaliao modular tem de constar o nome de todos os alunos da turma, sendo a notao formal dos mdulos no concludos, no concluiu. A pauta de avaliao modular entregue ao Director de Curso a arquivar para entrega Direco, aps termo do curso. Nas reunies de avaliao, as classificaes dos mdulos realizados com aproveitamento sero assinadas, nos respetivos termos, os quais se encontram organizados por curso. Os mdulos concludos, em avaliao especial, cujos resultados no possam j ser considerados na reunio de avaliao, de final do ano, sero lanados em pauta de final do primeiro perodo, no ano letiva seguinte. Artigo 7. Avaliao Extraordinria 1- Os alunos que no obtiverem aprovao em determinados mdulos tm a possibilidade de requerer a avaliao dos mesmos atravs de uma prova de avaliao extraordinria a realizar, nos seguintes termos 1.1 -1 fase - No final do ano letivo (Junho/Julho) 1.1.1 para todos os mdulos cuja concluso e avaliao tenha ocorrido antes de 2 de Maio.

2.

3. 4. 5.

6.

7. 8.

9.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

3/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 1.1.2 A falta a esta prova exclui o aluno da possibilidade de se inscrever para a 2 fase, desde que no tenha apresentado justificao com atestado mdico ou outra justificao oficial, nos termos da lei. 2 fase - No incio do ano letivo seguinte (Setembro)

1.2.

1.2.1. Todos os mdulos cuja avaliao no tenha sido concluda antes de 2 de Maio, exceo do referido no ponto 1.1.2. 1.2.2. Todos os mdulos em que tenha havido inscrio para a 1fase, mas com falta justificada com apresentao de atestado mdico ou outra justificao oficial, nos prazos legais. 1.2.3. 1.3. Todos os mdulos no aprovados na primeira fase.

3 fase - No ano letivo seguinte, em data posterior a Setembro

A esta fase tero apenas acesso os/as alunos/as que tenham frequentado o 12ano, no ano letiva anterior 2- Nas situaes indicadas no ponto anterior, a inscrio para a avaliao extraordinria condicionada ao pagamento de um montante fixado, anualmente, em Conselho Administrativo e a um determinado prazo previamente fixado e publicitado, a seu tempo. 3- A inscrio na avaliao extraordinria de: 3.1. Julho, 1 fase, dever ser requerida at 4 de Maio. 3.2. Setembro, 2 fase, dever ser requerida pelos alunos, nos servios administrativos 3.2.1. nas 48horas imediatamente a seguir tomada de conhecimento dos resultados do respetivo mdulo, para todos os mdulos concludos entre 2 de Maio e a data de concluso das atividades letivas. nas 48horas imediatamente a seguir divulgao dos resultados da avaliao extraordinria da 1fase 3fase, dever ser requerida pelos alunos, nos servios administrativos, at 15 de Setembro Obs. situaes de excepo sero objecto de apreciao. 4- A realizao destas provas de avaliao extraordinria pressupe a elaborao de matrizes, cuja divulgao decorrer at 15 dias antes da realizao das provas. 5- O Director de Curso a. em conjunto com o Conselho de Turma, faz o levantamento dos mdulos em atraso, de cada aluno, por disciplina; b. informa/esclarece os alunos sobre as normas que regem o requerimento de realizao destas provas e respetivos procedimentos, definidos no Regulamento; c. Lana resultados da avaliao extraordinria no programa informtico.

3.2.2. 3.3.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

4/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos d. Lana resultados da avaliao extraordinria na pauta Excel de avaliao, de final de 1 perodo, no ano seguinte. 6- O Professor da Disciplina 6.1. verifica, no seu departamento curricular, se, mesma disciplina, leccionada noutro curso, por outro colega de departamento, deu entrada pedido de avaliao extraordinria ao mesmo mdulo, articulando, com o mesmo, os procedimentos a seguir. elabora a matriz entrega-a, nos prazos estipulados, aps ratificao pelo coordenador de departamento ou delegado de grupo, ao/ responsvel das novas oportunidades - em suporte digital com conhecimento do director de curso

6.2. 6.3.

6.4. elabora a prova 6.5. entrega-a ao Secretariado de exames at 3 dias teis, antes da data de realizao da mesma. 6.6. 6.7. 6.8. corrige as provas regista os resultados entrega os resultados ao Secretariado nos prazos definidos.

7. Avaliao extraordinria do mesmo mdulo, na mesma disciplina, em cursos e com professores diferentes. 7.1. Neste caso, existiro uma matriz e uma prova nicas. 7.1.1. Casos especficos sero analisados 7.2. Estas sero da responsabilidade conjunta dos ditos professores, que articularo a respectiva implementao nos cursos em causa. 7.3. Todo o processo referente entrega desta matriz ser da responsabilidade dos/as professores/as da disciplina. 7.4. A nomeao do coadjuvante ser feita na sequncia de acordo entre os respetivos professores. 7.5. Cada professor corrigir as provas dos seus alunos e proceder de acordo com os trmites estabelecidos, entregando os respetivos resultados ao Secretariado de Exames. 8. O aluno 8.1. adquire, na loja do aluno, o impresso prprio para requerimento da avaliao extraordinria a realizar na respectiva fase. 8.2. Preenche o impresso com todos os dados pedidos. 8.3. Entrega-o nos Servios de Administrao Escolar.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

5/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 8.4. Consulta a matriz da prova, assim como toda a informao publicitada relativa calendarizao da mesma. 8.5. Apresenta-se, junto sala marcada, nos quinze minutos precedentes ao incio da prova. 9. Coordenador dos Cursos Profissionais 9.1. recebe, dos Servios Administrativos, o requerimento do aluno 9.2. analisa e defere/indefere o requerimento, 9.3. informa o Diretor de Curso 9.4. conserva o original no rgo de Gesto 9.5. recebe as Matrizes 9.6. apresenta as matrizes ao Conselho Pedaggico 9.7. faz divulgar as matrizes aprovadas 9.8. entrega ao Secretariado de Exames relao de matrizes apresentadas para marcao de exames, assim como proposta de calendarizao. 10. Reviso de Prova 10.1. O aluno 10.1.1. entrega requerimento, nos Servios Administrativos, nos prazos legais, geralmente previstos para o efeito. 10.1.2. dirige-se, posteriormente, aos Servios Administrativos, para saber se o pedido foi deferido 10.1.3. sendo deferido, pagar uma taxa definida para o efeito. 10.2. O Coordenador dos Cursos Profissionais - analisa o pedido e 10.2.1.indefere liminarmente, por vcio de forma ou contedo 10.2.2.defere o pedido 10.2.2.1. informa os servios administrativos 10.2.2.2. recebe informao dos servios administrativos sobre o pagamento da taxa. 10.2.2.3. comunica o pedido de reviso de prova ao Director de Curso 10.3. O Diretor de Curso solicita a reviso da prova ao Professor da Disciplina

10.4. O Professor da Disciplina 10.4.1.articula a reviso da prova com o Coordenador de Departamento, sendo o resultado da mesma assinada pelos dois. 10.4.2.entrega nova grelha de correco ao Director de Curso, que prosseguir com os procedimentos seguidos, com a afixao de pautas, em geral. 11. O Secretariado de Exames 11.1. aprova calendarizao para realizao das provas;

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

6/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 11.2. nomeia professor coadjuvante/vigilante; 11.3. marca datas de entrega das matrizes, pelos respetivos professores, tendo em conta os prazos estabelecidos;. 11.4. marca sala para as provas; 11.5. reproduz as provas; 11.6. entrega-as, aps a sua realizao, ao professor corrector e define o prazo de devoluo das mesmas; 11.7. recebe e arquiva as provas dos alunos, aps corrigidas; 11.8. preenche, carimba e afixa exemplar das pautas de resultados; 11.9. entrega original nos Servios Administrativos e exemplar ao Director de Curso. Artigo 8. Modalidades Especiais de Progresso Modular 1. Fora dos momentos de avaliao mencionados no artigo 7., os alunos tm a possibilidade de requerer junto do professor, em impresso prprio, uma avaliao especial do mdulo, desde que estejam satisfeitos os seguintes requisitos: a) b) c) d) Faltas devidamente justificadas por motivos de fora maior; Assiduidade e pontualidade; Empenho do aluno nas atividades desenvolvidas; Atitude e postura correctas do aluno em sala

1.1. A apresentao do pedido deve ocorrer, o mais tardar, na segunda aula, imediatamente a seguir tomada de conhecimento do resultado da avaliao. 2. O/a professor/a defere/indefere o pedido, conforme o cumprimento dos requisitos estipulados no ponto 1. 3. Esta avaliao tem lugar nos 30 dias subsequentes data da concluso do mdulo, constante da respectiva pauta final. 4. Esses instrumentos de avaliao tm um peso de 100% na avaliao final dos mdulos. Artigo 9. Melhoria de Classificao Cumpridos os requisitos de cumprimento de assiduidade e de empenho, o aluno pode requerer melhoria de avaliao, nas seguintes condies: 1. 2. S 1 vez, no ano em que o mdulo lecionado. 1 e 2 fases desse ano.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

7/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos Artigo 10. Regime de Precedncias 1. Salvaguardando-se o respeito pelas precedncias definidas nas orientaes gerais de cada programa, permitido que o aluno frequente mdulos mais avanados sem a capitalizao de mdulos anteriores. 2. Quando o aluno obtiver avaliao positiva num mdulo que seja objecto da precedncia curricular referida anteriormente (tendo o anterior por capitalizar), a avaliao desse mdulo ficar congelada durante o ano letiva em que ocorrer a situao, at capitalizao do mdulo anterior. 3. Caso no se verifique a capitalizao do mdulo em falta, a avaliao do mdulo seguinte no ser lanada no livro de termos e este no ficar capitalizado. Artigo 11. Condies de Progresso A progresso nas disciplinas depende da obteno em cada um dos respetivos mdulos de uma classificao igual ou superior a 10 valores. Artigo 12. Transferncias e Equivalncias entre Disciplinas 1- Nos termos do Despacho Normativo n. 36/2007, de 8 de Outubro, os alunos tm a possibilidade de requerer a reorientao do seu percurso formativo, atravs da mudana de cursos, recorrendo ao regime de equivalncia entre disciplinas. 2- O aluno que tenha frequentado um curso profissional com aproveitamento em alguns mdulos numa outra escola, e que pretenda a transferncia para a ES23PRS, deve requerer a concesso de equivalncias atravs de requerimento dirigido ao Diretor. 3- Este pedido deve ser apresentado pelo encarregado de educao ou pelo aluno, quando maior, at ao dia 31 de Dezembro do ano letiva seguinte. 4- No requerimento deve constar, de forma clara, a identificao completa do interessado e as habilitaes acadmicas de que detentor. 5- As habilitaes acadmicas declaradas devem ser acompanhadas por documentos comprovativos dos mdulos realizados, tais como plano(s) curricular(es) de disciplina(s) ou descrio sumria dos contedos dos mdulos que constituem a(s) disciplina(s) que o aluno realizou. 6- Para clculo da classificao final das disciplinas a que forem dadas as equivalncias aplicarse- o disposto na legislao e regulamentao respectiva.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

8/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos Artigo 13. Concluso e Certificao 1- A obteno do diploma de qualificao profissional e acadmica concretiza-se aps concluso do plano curricular e da PAP. 2- A concluso com aproveitamento de um curso profissional obtm-se pela aprovao em todas as disciplinas do curso, na FCT e na PAP. 3- A classificao final de cada disciplina obtm-se pela mdia aritmtica simples, arredondada s unidades, das classificaes obtidas em cada mdulo. 4- A classificao final do curso obtm-se mediante a aplicao da seguinte frmula: CF= [2MCD+(0,3FCT+0,7PAP )]/3
Sendo: CF = classi ficao final do curso, arredondada s unidades MCD = mdia aritmtica simples das classificaes finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos do curso, arredondada s dcimas FCT = classificao da formao em contexto de trabalho, arredondada s dcimas PAP = classificao da prova de aptido profissional, arredondada s dcimas.

5- A certificao para concluso do Curso no necessita, em caso algum, da realizao de Exames Nacionais. 6- Os alunos que pretendam prosseguir estudos no Ensino Superior devero cumprir os requisitos que forem estabelecidos na legislao em vigor na altura da candidatura. Artigo 14. Assiduidade 1. Para efeitos de contabilizao, registo ou justificao das faltas ser considerado o segmento letivo de 50 minutos. 2. Os motivos que os alunos podem indicar para justificar as suas faltas so os descritos no estatuto do aluno e tica escolar artigo 16. da Lei n. 51/2012, de 5 de Setembro, regulamentado no ponto 4. do art 56, do Regulamento Interno. 3. Verificando-se a existncia de faltas dos alunos, independentemente da sua natureza, pode a escola promover a aplicao de medidas disciplinares corretivas, de entre aquelas previstas no artigo 26 do Estatuto do Aluno e outras previstas no regulamento interno do estabelecimento de ensino, cabendo, neste contexto, escola decidir sobre a eventual aplicao da medida de prolongamento de atividades, sempre que a mesma se enquadre nas finalidades consagradas no artigo 24 e tendo em conta os critrios de determinao constantes do artigo 25, ambos do Estatuto do Aluno; 4. Para todos os efeitos previstos no, no artigo 35 da Portaria n. 550C/2004, de 21 de Maio, na redaco dada pela Portaria n. 797/2006, de 10 de Agosto , em conformidade com o Estatuto do Aluno, o limiar de assiduidade dos alunos relativamente s disciplinas dos Cursos Profissionais de 10% da carga horria do conjunto de mdulos de cada disciplina,
Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

9/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 5. Excesso grave de faltas 5.1. Nas ofertas formativas profissionalmente qualificantes, designadamente nos cursos profissionais, ou noutras ofertas formativas que exigem nveis mnimos de cumprimento da respetiva carga horria, o aluno encontra-se na situao de excesso de faltas quando ultrapassa os limites de faltas justificadas e ou injustificadas da decorrentes, relativamente a cada disciplina, mdulo, unidade ou rea de formao, nos termos previstos na regulamentao prpria que, por sua vez, esto definidos no respetivo regulamento. 5.2. Quando for atingido o nmero de faltas correspondente a 50% do mximo de faltas, os Pais, o Encarregado de Educao, ou o prprio aluno, no caso de ser o seu prprio Encarregado/a de Educao, so convocados Escola, pelo meio mais expedito, pelo Director de Turma, com o objectivo de os alertar para as consequncias do excesso grave de faltas e de se encontrar uma soluo que permita garantir o cumprimento efectivo do dever de frequncia, bem como o necessrio aproveitamento escolar. 5.3. A notificao referida no nmero anterior deve alertar para as consequncias da violao do limite de faltas injustificadas e procurar encontrar uma soluo que permita garantir o cumprimento efectivo do dever de assiduidade. 5.4. Caso se revele impraticvel o referido, na alnea anterior, por motivos no imputveis escola, e sempre que a gravidade especial da situao o justifique, a respectiva comisso de proteco de crianas e jovens deve ser informada do excesso de faltas do aluno, assim como dos procedimentos e diligncias at ento adoptados pela escola, procurando em conjunto solues para ultrapassar a sua falta de assiduidade. 5.5. Para efeitos do disposto nos nmeros anteriores, so tambm contabilizadas como faltas injustificadas as ausncias decorrentes da aplicao da medida disciplinar sancionatria de suspenso prevista na alnea c) do n. 2 do art. 27. da supracitada lei. 6. Efeito da ultrapassagem do limite de faltas injustificadas 6.1. A ultrapassagem dos limites de faltas previstos nas ofertas formativas a que se refere o ponto 5.1. constitui uma violao dos deveres de frequncia e assiduidade e tem para o aluno as consequncias estabelecidas na regulamentao especfica da oferta formativa em causa. 6.2. Sempre que cesse o incumprimento do dever de assiduidade por parte do aluno so desconsideradas as faltas em excesso. 7. Atividades de recuperao e medidas de integrao a) Para os alunos, independentemente da modalidade de ensino frequentada, a violao dos limites de faltas previstos no ponto 5.1.. obriga ao cumprimento de atividades/medidas, definidas neste ponto, que permitam recuperar atrasos na
Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

10/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos aprendizagem e/ ou a integrao escolar e comunitria do aluno e pelas quais os alunos e os seus encarregados de educao so corresponsveis. b) O disposto na alnea anterior aplicado em funo da idade, da regulamentao especfica do percurso formativo e da situao concreta do aluno. c) por exigncia de nveis mnimos de cumprimento da respetiva carga horria, o tempo de durao das atividades de recuperao deve corresponder ao nmero de tempos entretanto ultrapassados. d) As atividades de recuperao da aprendizagem, quando a elas houver lugar, so decididas pelos professores das disciplinas em que foi ultrapassado o limite de faltas. e) As medidas corretivas e de integrao a que se refere o presente ponto so definidas nos termos dos artigos 26. e 27. da Lei n. 51/2012, de 5 de setembro. 7.1. As Atividades de Recuperao, por violao do limite de faltas justificadas e ou injustificadas , previsto no ponto 5.1., devero incidir sobre a disciplina ou disciplinas, mdulo/mdulos em que ultrapassou o referido limite de faltas, permitindo, assim, recuperar o atraso das aprendizagens. 7.2. As Atividades de Recuperao, por violao do limite de faltas injustificadas, podero revestir as seguintes modalidades: a) b) Apresentao de um trabalho, escrito e/ou oral, relativo disciplina ou disciplinas em questo, a definir pelo respetivo professor; Horas de estudo, concretizadas em atividades facilitadoras do atraso das aprendizagens, tais como: realizao de trabalhos / fichas formativas/ leituras complementares na biblioteca, mediante um plano orientador do trabalho a realizar, fornecido pelo respetivo professor; Atualizao do caderno dirio; Trabalho de pesquisa no mbito da disciplina ou disciplinas envolvidas, escrito, e que poder ser seguido de exposio oral perante a turma.

c) d)

7.3. As Atividades de Recuperao obedecem seguinte tramitao: a) O diretor de turma informar o professor da disciplina ou das disciplinas, com carcter de urgncia, para dar cumprimento elaborao das Atividades de Recuperao ao aluno. b) O prazo para a aplicao das Atividades de Recuperao no dever exceder dez dias teis, aps comunicao do diretor de turma ao professor da disciplina ou aos professores das disciplinas em causa. c) O diretor de turma convoca o encarregado de educao para o colocar a par da situao escolar do seu educando, bem como dos efeitos do incumprimento do dever de assiduidade.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

11/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos d) O aluno dever continuar a frequentar as atividades letivas, designadamente as que se referem disciplina ou disciplinas em que excedeu o limite de faltas, sendo informado sobre as consequncias de voltar a faltar. e) O professor da disciplina ou os professores das disciplinas d ou do conhecimento ao(s) aluno(s) e, atravs deste, ao(s) respetivo(s) encarregado(s) de educao da modalidade e do local de realizao das Atividades de Recuperao, bem como da data de incio e termo. f) Aquando da realizao, nos espaos da escola, das Atividades de Recuperao, o aluno ser apoiado por um docente para a destacado.

g) O cumprimento, por parte do aluno, das Atividades de Recuperao realiza-se em perodo suplementar ao seu horrio letivo e no isenta o aluno da obrigao de cumprir o horrio letivo da turma em que se encontra inserido. h) De acordo com o prazo, dado pelo professor, para a sua realizao, o trabalho a desenvolver, pelo aluno, no poder exceder mais de duas horas seguidas dirias, podendo vir a ocorrer em dias alternados da semana. i) Uma vez concludas as Atividades de Recuperao, estas sero objeto de avaliao qualitativa, por parte do professor da disciplina ou das disciplinas s quais ultrapassou o limite de faltas. Se a avaliao das Atividades de Recuperao remeter para as menes qualitativas de Muito Insuficiente ou Insuficiente, o professor poder propor a reformulao do trabalho solicitado ao aluno, ponderado o seu esforo e empenho na realizao do mesmo.

j)

k) O recurso s Atividades de Recuperao, previsto nas alneas anteriores, apenas pode ocorrer uma nica vez ao longo do curso profissional uma vez que os 10 % de faltas, se referem ao limite total das faltas permitidas em cada disciplina no conjunto dos trs anos, como consta do ponto 4. do presente artigo. l) O disposto na alnea anterior aplicado independentemente do ano de escolaridade ou do nmero de disciplinas em que se verifique a ultrapassagem do limite de faltas.

7.4. Sempre que cesse o incumprimento do dever de assiduidade por parte do aluno so desconsideradas as faltas em excesso. 8. Incumprimento ou ineficcia das medidas 8.1. Nas ofertas formativas profissionalmente qualificantes, designadamente nos cursos profissionais ou noutras ofertas formativas que exigem nveis mnimos de cumprimento da respetiva carga horria, o incumprimento ou a ineficcia das medidas previstas no ponto.7. do presente artigo implica, independentemente da idade do aluno, a excluso dos mdulos ou unidades de formao das disciplinas ou componentes de formao em curso no momento em que se verifica o excesso de faltas, com as consequncias previstas na regulamentao especfica e definidas presente regulamento.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

12/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos a) o mdulo no poder ser concludo, independentemente da avaliao obtida no momento da sua realizao/frequncia. b) Sempre que, nessa disciplina, volte a haver incumprimento quer no decurso do mdulo em que realiza as atividades de recuperao previstas no ponto 7,, quer em qualquer mdulo posterior, at ao fim do curso, esse mdulo ficar imediatamente no concludo esse mdulo no concludo. c) Sempre que, nessa disciplina, volte a haver incumprimento em qualquer mdulo posterior, at ao fim do curso, esse mdulo ficar imediatamente no concludo. 8.2. O incumprimento ou a ineficcia das medidas e atividades referidas no presente artigo implica tambm impedimento de realizao de provas de avaliao especial e extraordinria no ano letivo em curso, em qualquer das fases, a) no mdulo em que se verificou a ultrapassagem do limite de faltas. b) em mdulos, entretanto, no concludos no ano em curso. c) em qualquer mdulo subsequente em que volte a haver reiterao do incumprimento do dever de assiduidade, nesse ano ou em anos posteriores, at ao final do curso. 8.3. O incumprimento reiterado do dever de assiduidade e ou das atividades a que se refere o nmero anterior pode dar ainda lugar aplicao de medidas disciplinares sancionatrias previstas no Regulamento Interno 8.4. Os mdulos no concludos por incumprimento ou ineficcia das medidas ou ainda por reiterao de incumprimento de assiduidade, devero ser alvo de registo com alnea, nas pautas de final de mdulo, na pauta de avaliao de perodo e em ata de reunio de avaliao do final do ano. Artigo 15. Funcionamento da Equipa Pedaggica/Conselho de turma 1. A equipa pedaggica constituda pelos professores das disciplinas, pelo director de turma, pelo director de curso e pelo orientador da formao em contexto de trabalho. O conselho de turma de avaliao ocorrer, pelo menos, trs vezes ao longo do ano letiva, sendo entregue ao aluno um relatrio qualitativo que inclua informao global sobre o seu percurso formativo. O relatrio indicado no ponto anterior dever conter referncia explcita a parmetros como a aquisio e aplicao de conhecimentos, de iniciativa, de comunicao, de trabalho em equipa e de cooperao. Faz tambm parte deste relatrio uma sntese das principais dificuldades diagnosticadas com indicaes relativas a atividades de recuperao. Para alm das reunies previstas no ponto anterior, deve a equipa reunir, de preferncia, quinzenalmente, para articulao curricular e coordenao pedaggica,
Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

2.

3.

4.

13/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos para o que deve ser salvaguardado um espao comum livre na mancha horria de cada professor da turma. Artigo 16. Reposio de Aulas 1. Face exigncia de lecionao da totalidade das horas previstas para cada disciplina, de forma a assegurar a certificao, torna-se necessria a reposio das aulas no leccionadas. 2. As aulas previstas e no leccionadas so recuperadas atravs de: 2.1. prolongamento da atividade letiva diria, desde que no ultrapasse as 7 horas e tenha a concordncia por parte do encarregado de educao ou do aluno quando maior de idade diminuio do tempo de interrupo das atividades letivas relativas ao natal e pscoa permuta entre docentes, combinada, de preferncia, com a antecedncia mnima de 3 dias teis, sendo dado conhecimento aos alunos.

2.2. 2.3.

2.3.1. Para uma melhor implementao do sistema de permuta, a Equipa Pedaggica cria e aprova, no incio do ano letiva, um horrio alternativo da turma. 2.4. prolongamento das atividades letivas, no final do ano letiva, at concluso do nmero de aulas previsto para esse ano, no respetivo cronograma.

3. Este processo de reposio de aulas ser verificado pelo Director de Curso. 4. Em cada disciplina, o nmero de trocas, por perodo, no dever exceder o dobro do nmero de horas semanais da disciplina. 5. No final do primeiro e segundo perodos, o Conselho de Turma proceder ao registo das horas de formao j ministradas e cada professor dar conhecimento ao Director de Curso da data de concluso das atividades letivas, com a maior preciso possvel. O Director de Curso comunicar estes dados ao rgo de Gesto. Artigo 17. Visitas de Estudo 1. As visitas de estudo e os respetivos respetivo fazem parte do projecto curricular de turma, tendo, portanto, de ser aprovadas pelo conselho de turma e constar do plano anual de atividades. 2. Estas atividades constituem estratgias pedaggico-didticas as quais, dado o seu carcter mais prtico, podem contribuir para a preparao e sensibilizao de contedos a leccionar, ou para o aprofundamento e reforo de unidades curriculares j leccionadas.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

14/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 3. As horas efectivas destas atividades convertem-se em tempos letivas de acordo com os blocos previstos para o turno da manh (6 tempos) e turno da tarde (6 tempos), at ao mximo de 12 tempos dirios. Assim: a. Atividade desenvolvida s no turno da manh: 6 tempos b. Atividade desenvolvida s no turno da tarde: 6 tempos. 4. Os tempos letivas devem ser divididos pelos professores organizadores e acompanhantes, sendo 4 tempos para o professor dinamizador e 2 tempos para cada um dos acompanhantes, que, preferencialmente, devero ser no mximo dois professores por turma e por turno. 5. Para o acompanhamento dos alunos, tm prioridade os professores com aulas no dia da atividade.
5.1. A atividade s pode ser realizada se houver concordncia por parte dos professores afectados pela mesma, podendo, neste caso, recorrer-se ao sistema de permuta, previsto no art16, ponto 2.3.

6. Dadas as caractersticas prticas destes cursos, a participao dos alunos nestas atividades fundamental, pelo que deve ser promovida a sua participao. 7. No caso de o aluno no poder comparecer visita, dever realizar uma atividade especfica, na escola, durante o perodo em que estaria a ter aulas.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

15/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos CAPTULO II Formao em Contexto de Trabalho (FCT) Regulamento Artigo 18. mbito e Definio 1. O presente documento regula a Formao em Contexto de Trabalho (FCT) dos Cursos Profissionais criados ao abrigo do Decreto Lei n. 74/2004, de 26 de Maro e cuja criao, organizao e gesto do currculo, bem como a avaliao e certificao das aprendizagens foram regulamentados pela Portaria n. 550-C/2004, de 21 de Maio em conjugao com o Despacho n. 14758/2004 (2. srie), de 23 de Julho. 1. A FCT um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob a coordenao e acompanhamento da escola, que visam a aquisio ou o desenvolvimento de competncias tcnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho sada do curso frequentado pelo aluno. 2. So admitidos FCT os alunos que cumpram os seguintes requisitos:
a) quando os mdulos em atraso no interfiram com o bom funcionamento da mesma,

estando garantida a aquisio de conhecimentos e o desenvolvimento de competncias indispensveis para o cumprimento dos respetivo definidos e subjacentes s atividades profissionais relevantes para o perfil de sada do curso.
b) quando o comportamento e atitudes do/a aluno/a no comprometam a imagem da

Escola na comunidade educativa.


c) quando o nmero de mdulos concludos pelo aluno at data de incio dos

procedimentos relativos realizao de FCT seja igual ou superior a 90% do total de mdulos previstos para o perodo de tempo desde o incio do curso at data. 3. A FCT realiza-se em posto de trabalho em empresas ou noutras organizaes, sob a forma de experincias de trabalho, por perodos de durao varivel ao longo da formao, ou sob a forma de estgio em etapas intermdias ou na fase final do curso. 4. A FCT pode assumir, parcialmente, a forma de simulao de um conjunto de atividades profissionais relevantes para o perfil de sada do curso, a desenvolver em condies similares do contexto real de trabalho. 5. A classificao da FCT autnoma e integra o clculo da mdia final do curso, nos termos previstos na Portaria n. 550-C/2004, de 21 de Maio. 6. As despesas inerentes realizao da FCT sero da responsabilidade do formando e Encarregado/a de Educao, sendo a participao da Escola dependente da sua capacidade financeira.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

16/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 7. Quaisquer recursos propriedade da Escola, mas disponibilizados aos alunos, devero ser devolvidos no final do curso. Artigo 19. Intervenientes 1. Intervenientes a) A Direco da Escola; b) O Director de Curso; c) O Professor Orientador da Formao em Contexto de Trabalho; d) O Monitor na entidade de acolhimento da FCT; e) O Aluno Formando; f) O Encarregado de Educao do aluno formando menor de idade; Artigo 20. Competncias e Atribuies Sem prejuzo dos direitos e deveres e outras competncias e atribuies previstas na lei, definidas no regulamento interno ou delegadas, so competncias e atribuies: 1. Da Direco da Escola: a) Designar o professor orientador da FCT, ouvido o director de curso, de entre os professores que leccionam as disciplinas da componente de formao tcnica; b) Assinar o protocolo e o plano de formao com a entidade da FCT; c) Servir de elo de ligao entre a escola e a entidade da FCT. 2. Da Escola: a) Assegurar a realizao da FCT, nos termos definidos na lei e nos regulamentos aplicveis; b) Estabelecer os critrios de distribuio dos alunos formandos pelas diferentes entidades da FCT ou outros locais em que deva realizar-se a referida formao; c) Assegurar a elaborao dos protocolos com as entidades da FCT; d) Assegurar a elaborao e a assinatura dos contratos de formao com os alunos e seus encarregados de educao, se aqueles forem menores; e) Assegurar a elaborao do plano da FCT, bem como respectiva assinatura por parte de todos os intervenientes; f) Assegurar o acompanhamento da execuo do plano da FCT; g) Assegurar a avaliao do desempenho do aluno formando, em colaborao com a entidade da FCT; h) Assegurar que o aluno formando se encontra coberto por seguro em todas as atividades da FCT; i) Assegurar, em conjunto com a entidade da FCT e o aluno formando, as condies logsticas necessrias realizao e ao acompanhamento da FCT.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

17/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 3. Do Director de Curso: a) Articular com a Direco da Escola, bem como com as estruturas intermdias de articulao e coordenao pedaggica, no que respeita aos procedimentos necessrios realizao da FCT; b) Organizar e supervisionar as diferentes aces, articulando-se com os professores acompanhantes, monitores e alunos formandos; c) Assegurar a articulao entre a escola e as entidades de acolhimento, identificando-as, seleccionando-as, preparando protocolos, participando na elaborao do plano da FCT e dos contratos de formao, procedendo distribuio dos formandos por aquelas entidades e coordenando o acompanhamento dos mesmos, em estreita relao com o orientador e o monitor responsveis pelo acompanhamento dos alunos formandos; d) Servir de elo de ligao entre os vrios intervenientes. 4. Do Professor Orientador da FCT: a) Elaborar o plano da FCT, em articulao com a Direco da Escola, o director de curso, bem como, quando for o caso, com os demais rgos ou estruturas de coordenao pedaggica, restantes professores e monitor designado pela entidade de acolhimento; b) Acompanhar a execuo do plano de formao, nomeadamente atravs de deslocaes peridicas, previamente definidas no plano da FCT, aos locais da sua realizao; c) Avaliar, em conjunto com o monitor designado pela entidade da FCT, o desempenho do aluno formando; d) Orientar o aluno formando na elaborao dos relatrios da FCT; e) Colaborar com o professor orientador e acompanhante do Projecto conducente PAP f) Propor ao conselho de turma, ouvido o monitor, a classificao do aluno formando na FCT; 5. Da Entidade Acolhedora da FCT: a) Designar o monitor; b) Colaborar na elaborao do protocolo e do plano da FCT; c) Colaborar no acompanhamento e na avaliao do desempenho do aluno formando; d) Assegurar o acesso informao necessria ao desenvolvimento da FCT, nomeadamente no que diz respeito integrao scio profissional do aluno formando na instituio; e) Atribuir ao aluno formando tarefas que permitam a execuo do plano de formao; f) Controlar a assiduidade do aluno formando;

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

18/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos g) Assegurar, em conjunto com a escola e o aluno formando, as condies logsticas necessrias realizao e ao acompanhamento da FCT. 6. Do Aluno Formando: a) Colaborar na elaborao do plano da FCT; b) Participar nas reunies de acompanhamento e avaliao da FCT; c) Respeitar a organizao do trabalho na entidade da FCT e utilizar com zelo os bens, equipamentos e instalaes; d) No utilizar, sem prvia autorizao da entidade da FCT, a informao a que tiver acesso durante a FCT; e) Ser assduo e pontual e estabelecer comportamentos assertivos nas relaes de trabalho; f) Justificar as faltas perante o monitor e o professor orientador, que as comunicar ao director de turma que agir de acordo com as normas internas da escola e da entidade da FCT;

g) Elaborar o relatrio da formao em contexto real de trabalho, onde conste: i. ii. iii. iv. v. vi. vii. Identificao do aluno Identificao da entidade de acolhimento Perodo de formao em contexto de trabalho Funes desempenhadas Atividades desenvolvidas Relacionamento com o monitor Outras consideraes relevantes. Artigo 21. Disposies Gerais 1. Entende-se por FCT o desenvolvimento supervisionado, em contexto real de trabalho, de prticas profissionais relevantes para o perfil de sada do curso profissional visado. 2. A FCT visa: a) Desenvolver e consolidar, em contexto real de trabalho, os conhecimentos e as competncias profissionais adquiridos durante a frequncia do curso; b) Proporcionar experincias de carcter scio profissional que facilitem a futura integrao dos jovens no mundo do trabalho; 3. A FCT realiza-se numa entidade pblica ou privada, adiante designada por entidade de FCT, na qual se desenvolvam atividades profissionais relacionadas com a componente de formao tcnica.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

19/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 4. A FCT supervisionada pelo professor orientador, em representao da escola, e pelo monitor, em representao da entidade de FCT. 5. A FCT dever orientar-se para as sadas profissionais correspondentes ao curso visado. Artigo 22. Organizao 1. A FCT inclui-se na componente de formao tcnica dos cursos profissionais, e articula-se, em cada um dos cursos, com as disciplinas da componente de formao referida. 2. A FCT tem a durao de quatrocentas e vinte horas. Artigo 23. Parcerias e Protocolos de Cooperao 1. Para garantir o bom funcionamento dos cursos, imprescindvel o estabelecimento de parcerias e protocolos de colaborao com entidades dos sectores empresarial, econmico, cultural e artstico. 2. O mbito e durao das parcerias/protocolos definido caso a caso e tem em conta as reas de atividade e respetivo a atingir. 3. O protocolo inclui o plano da FCT, as responsabilidades das partes envolvidas e as normas do seu funcionamento. 4. O protocolo celebrado obedecer s disposies estabelecidas no presente Regulamento, sem prejuzo da sua diversificao, decorrente da especificidade do curso e das caractersticas prprias da entidade da FCT em causa. Artigo 24. Planificao 1. O plano da FCT elaborado pelo professor orientador, pelo monitor e pelo aluno formando. 2. O plano da FCT identifica: a) Os respetivo enunciados no n. 2 do artigo 4., do presente Regulamento e os respetivo especficos decorrentes da sada profissional visada e das caractersticas da entidade da FCT; b) Os contedos a abordar; c) A programao das atividades;

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

20/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos d) O perodo ou perodos em que a FCT se realiza, fixando o respetivo calendrio; e) O horrio a cumprir pelo aluno formando; f) O local ou locais de realizao; g) As formas de acompanhamento e de avaliao. 3. O plano da FCT dever ser homologado pela Direco da Escola, mediante parecer favorvel do Director de Curso, antes do perodo de formao. Artigo 25. Assiduidade 1. A assiduidade do aluno formando controlada pelo preenchimento do registo de assiduidade a qual deve ser assinada pelo aluno e pelo monitor e entregue semanalmente ao professor orientador. 2. Para efeitos de concluso da FCT, deve ser considerada a assiduidade do aluno formando, a qual no pode ser inferior a 95% da carga horria global da FCT. 3. As faltas dadas pelo aluno formando devem ser justificadas perante o monitor e o professor orientador, de acordo com as normas internas da entidade da FCT e da escola. 4. Em situaes excepcionais, quando a falta de assiduidade do aluno formando for devidamente justificada, ser cumprido o estabelecido no ponto 2 do artigo 35. da Portaria n. 797/2006, de 10 de Agosto. Artigo 26. Avaliao 1. A avaliao no processo da FCT assume carcter contnuo e sistemtico e permite, numa perspectiva formativa, reunir informao sobre o desenvolvimento das aprendizagens, possibilitando, se necessrio, o reajustamento do plano da FCT. 2. A avaliao assume tambm um carcter sumativo, conduzindo a uma classificao final da FCT. 3. No caso de reprovao do aluno formando, poder ser celebrado novo protocolo entre escola e a entidade da FCT, a fim de possibilitar a obteno de aproveitamento na FCT. a. O pedido de repetio da FCT apresentado nos Servios Administrativos nos 3 dias teis subsequentes publicao dos resultados. b. O perodo e as condies de repetio da FCT sero definidos pela Escola. c. O aluno tem a obrigao de propor entidades (passiveis) de FCT , sujeitas apreciao da escola.
Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

21/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos

4. A classificao da FCT tornada pblica, no final de cada perodo de formao, sendo a classificao final a mdia ponderada de acordo com o nmero de horas de cada perodo de formao. Artigo 27. Incumprimento 1. Incumprimento por parte do aluno formando: a) O incumprimento do contrato de formao assinado pelo aluno formando, ou respetivo Encarregado de Educao , implica a anulao desta formao. b) O aluno formando, que se encontre na situao prevista na alnea anterior, ter de sujeitar-se a outro perodo da FCT em tempo a definir pela Direco da Escola. 2. Incumprimento por parte da entidade de acolhimento: A escola compromete-se a: a) protocolar com uma nova entidade de acolhimento, preferencialmente com atividades semelhantes s da entidade incumpridora; b) dar conhecimento nova entidade de acolhimento da situao do aluno formando, atravs do professor orientador da FCT, bem como toda a documentao produzida; c) a abrir um novo ciclo de formao, durante o perodo de tempo necessrio at perfazer o tempo legal de formao.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

22/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos CAPTULO III Prova de Aptido Profissional (PAP) Regulamento O presente documento regula a Prova de Aptido Profissional (PAP), dos Cursos Profissionais, criados ao abrigo do Decreto Lei n. 74/2004, de 26 de Maro e cuja criao, organizao e gesto do currculo, bem como a avaliao e certificao das aprendizagens foram regulamentados pela Portaria n. 550-C/2004, de 21 de Maio em conjugao com o Despacho n. 14758/2004 (2. srie), de 23 de Julho. Artigo 28. Caracterizao 1. A Prova de Aptido Profissional, designada abreviadamente por PAP, faz parte integrante da avaliao. 2. A PAP consiste na apresentao e defesa, perante um jri de um projecto de aptido profissional, consubstanciado num produto final que depender da natureza dos cursos. 3. O projecto tem carcter de investigao aplicada, integradora e mobilizadora dos saberes e competncias adquiridos ao longo do plano de formao desenvolvido em sala de aula e em contexto de trabalho. 4. A PAP dever estar centrada em temas que resultem de opes tomadas pelos alunos, que se enquadrem no mbito do curso frequentado e que possam ser desenvolvidos em contexto de trabalho. 5. A PAP ser em princpio, individual. Admite-se, contudo, a possibilidade de se realizarem PAPs envolvendo dois ou mais alunos, desde que seja possvel identificar claramente os percursos perfeitamente individualizados que a constituem. Artigo 29. Respetivo 1. A realizao da PAP visa proporcionar a experincia de concepo e definio de um projecto de carcter profissional, interessante e exequvel, adequado aos desempenhos funcionais do tcnico de Nvel III. 2. A PAP, enquanto projecto de carcter profissional, visa uma efectiva aplicao prtica; enquanto projecto desenvolvido no quadro escolar, tem carcter pluridisciplinar, visa a mobilizao e a aplicao das aprendizagens produzidas nas diversas reas de formao. 3. A PAP deve levar os alunos a desenvolver hbitos de trabalho, esprito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional, incentivando-os para o trabalho autnomo e a formao permanente, facilitando a sua insero no mercado de trabalho 4. A PAP permite a certificao profissional dos alunos.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

23/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos Artigo 30. Intervenientes So intervenientes no processo: a. os alunos que frequentam o 3. ano, b. a direco da escola, c. os Orientadores da PAP/ Director de Curso, d. os Professores Acompanhantes e. o Director de Turma , f. o Jri da PAP g. todas as entidades/elementos envolvidos nos projectos. Artigo 31. Atribuies e Competncias dos Intervenientes As atribuies e competncias dos diversos intervenientes so muito diversificadas, conforme o grau de interveno que cada um pode ter no processo. Compete, a cada um, contribuir para o xito dos projectos individuais dos alunos. Competncias dos Intervenientes: 1. O Aluno: a. sob a orientao e acompanhamento de um ou mais professores, deve conceber, desenvolver e avaliar o seu projecto. b. dever indicar, na sua planificao, quais os docentes de quem necessitaro acompanhamento. c. deve constituir um Dossier no qual incluir os normativos da PAP, assim como todos os documentos produzidos durante o processo e que sejam relevantes em termos de avaliao. 2. O Diretor de Curso constitui o elo de ligao entre todos os projectos do mesmo curso, de forma a assegurar a articulao possvel entre as vrias fases dos projectos e entre os diversos intervenientes no processo. Compete-lhe, designadamente: a. elaborar um plano do seu envolvimento no processo, indicando especialmente as estratgias a seguir, as tarefas de orientao, as formas de avaliao e as cargas horrias utilizadas; b. coordenar as vrias etapas da prova; c. aferir a aplicao dos critrios de elaborao e avaliao dos projectos; d. proceder s avaliaes formativas intermdias, as quais devero constituir um guia para o aluno; e. participar no jri de avaliao; f. elaborar um relatrio, em que d conta das principais dificuldades sentidas ao longo do processo e das formas como foram ultrapassadas, das atividades de orientao em que participou e dos resultados alcanados.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

24/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos

3. Os Professores Acompanhantes
so todos os professores da turma, cujas disciplinas tenham incidncia nos projectos dos alunos e na medida em que, do contributo de cada um, resulte o enriquecimento do projecto. Para este efeito, os alunos devero indicar, na sua planificao, quais os docentes de quem necessitaro acompanhamento. 3.1. O papel dos professores acompanhantes insere-se na atividade letiva especfica. Para o exerccio das suas funes, o horrio dos professores do conselho de turma deve contemplar um bloco de 90min, de horas de estabelecimento, em comum.

3.2. Aos Professores Acompanhantes compete: 3.2.1. Orientar e apoiar o aluno na concepo e nas vrias fases de
desenvolvimento do trabalho tcnico-cientfico; 3.2.2. Colaborar com o aluno na seleco das metodologias necessrias ao correcto desenvolvimento do trabalho; 3.2.3. Proceder s avaliaes formativas intermdias, em articulao com o(s) professor(s) orientador(s) da PAP/Director de Curso; 4. A Direco da Escola designa: 4.1. os professores acompanhantes, de acordo com as necessidades apontadas pelos alunos, com as disponibilidades de cada um dos docentes e com o interesse pedaggico da escola. o jri de avaliao da PAP

4.2.

5. As entidades que intervm no processo so, para alm da escola, todas aquelas cujo
envolvimento decorra e concorra do (e para o) desenvolvimento dos projectos apresentados pelos formandos (empresas, autarquias, servios pblicos, associaes patronais e sindicais, etc.), sobretudo, as que celebrarem com a escola protocolos de cooperao. Artigo 32. Fases de desenvolvimento do Projecto da PAP A realizao da prova de aptido profissional compreende 3 etapas fundamentais: a) Concepo dos Projectos; b) Desenvolvimento do projecto devidamente faseado; c) Auto-avaliao e elaborao do relatrio final.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

25/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos Artigo 33. Concepo dos Projectos A primeira etapa da PAP assume uma grande relevncia pois implica uma reflexo profunda sobre todo o trabalho efectuado ao longo do percurso escolar j realizado e sobre as motivaes de cada aluno. A planificao da PAP deve ser alvo de uma anlise crtica conjunta entre o aluno e o respetivo Professor Orientador/Director de Curso e o Conselho de Turma. Artigo 34. Desenvolvimento Esta a etapa de concretizao dos projectos e poder envolver vrias fases, em que o aluno deve: 1. dar corpo ao seu projecto, fazendo as pesquisas de informao necessrias concretizao dos respetivo e avaliando os seus xitos e as suas dificuldades. 2. ir dando conta dos resultados da sua auto-avaliao aos professores acompanhantes e ao respetivo professor orientador de PAP/Director de Curso . 3. ir registando os elementos relevantes, para futura incluso no relatrio final. 4. ajustar o projecto inicial, ao longo do seu desenvolvimento.
Artigo 35.

Avaliao A avaliao: 1. deve ser contnua, em ordem a permitir eventuais ajustamentos no plano inicialmente traado; 2. culmina com a quantificao dos resultados alcanados pelo formando. Artigo 36. Relatrio Final 1. Para efeitos de avaliao, os alunos devero elaborar um relatrio em que integrem todas as reas de incidncia da prova de aptido profissional. 2. O relatrio final deve ser redigido em suporte informtico, seguindo as regras adequadas a este tipo de documentos 3. Do relatrio final devero constar obrigatoriamente: a. apresentao do Projecto - Motivaes, Respetivo, Dados e Anlises; b. atividades desenvolvidas, distribudas por cada uma das reas de incidncia da PAP, devidamente documentadas; c. grau de consecuo dos respetivo definidos partida; d. dificuldades encontradas e o modo como foram superadas; e. apreciao crtica global de todo o trabalho realizado pelo aluno ao longo do curso, em que aponte, nomeadamente:
Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

26/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos i. as suas principais expectativas em relao ao curso; ii. os mais relevantes saberes e competncias profissionais adquiridos ao longo do curso, estruturantes do seu futuro profissional; iii. outros aspectos julgados de interesse. f. concluses; g. indicao de fontes de consulta (Bibliografia) h. os anexos, designadamente, os registos de auto-avaliao das diferentes fases do projecto e das avaliaes intermdias dos professores acompanhantes/ orientadores e/ou Director de Curso. Artigo 37. Dossier Individual da PAP 1. Os formandos devem compilar, num dossier individual, toda a documentao produzida durante a concepo, desenvolvimento e avaliao dos seus projectos, assim como os trabalhos realizados ao longo do curso e considerados relevantes pelo aluno e pelo seu Orientador da PAP/Director de Curso. 2. O dossier entregue ao jri, atravs do professor orientador da PAP/Director de Curso, para efeitos de avaliao. 3. Elementos a constar do Dossier Individual da PAP: a. Capa - Escola, Curso, Ano, Ttulo, Subttulo e Identificao do Autor; b. ndice; c. Introduo ; d. Plano de trabalho; e. Relatrio final; f. Documentao diversa, utilizada na concretizao do trabalho tcnico-cientfico; g. Outros elementos considerados de interesse pelo aluno e pelo seu professor orientador da PAP/Director de Curso. Artigo 38. Apresentao e Defesa Individual da PAP 1. O aluno apresenta o relatrio final perante o Jri e assume a defesa das afirmaes que fizer. 2. As sesses destinadas apresentao e defesa individual dos projectos perante o jri, so abertas ao pblico, sendo obrigatria a presena de todos os alunos que realizam a PAP.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

27/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos Artigo 39. Composio do Jri da PAP 1. Nos termos da Portaria n. 550-C/2004, o Jri da PAP tem a seguinte composio: a. o director da escola, que preside; b. o director ou coordenador do departamento ou estrutura pedaggica intermdia competente; c. o director de curso; d. o director de turma; e. um professor orientador do projecto; f. um representante das associaes empresariais ou das empresas de sectores afins ao curso; g. um representante das associaes sindicais dos sectores de atividade afins ao curso; h. uma personalidade de reconhecido mrito na rea da formao profissional ou dos sectores de atividade afins ao curso. 2. Para deliberar, o jri necessita da presena de, pelo menos, quatro elementos, estando entre eles, obrigatoriamente, um dos elementos a que se referem as alneas a) a d) e dois dos elementos a que se referem as alneas f) a h), tendo o presidente voto de qualidade em caso de empate nas votaes. 3. Nas suas faltas ou impedimentos, o presidente substitudo, na ordem enunciada, por um dos professores a que se referem as alneas b) a d). Artigo 40. Competncias do Jri da PAP Ao jri da PAP compete: 5.1. 5.2. pronunciar-se sobre os projectos, proceder avaliao dos alunos.

Artigo 41. Critrios de avaliao Na avaliao dos alunos, o jri baseia-se nos seguintes critrios: 1. 2. 3. 4. Rigor cientfico e tcnico do projecto; Realismo e exequibilidade prtica do projecto; Cumprimento dos prazos estabelecidos das tarefas programadas; Autonomia, organizao e sentido de responsabilidade revelados nas trs etapas do processo; 5. Desempenho dos alunos na vertente escrita (projecto e relatrio) - correco ortogrfica e sintctica;
Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

28/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos 6. Qualidade e adequao dos materiais e documentos utilizados - aspectos grfico e esttico 7. Criatividade, qualidade e adequao dos recursos utilizados na exposio. 8. Clareza e correco da interveno/apresentao; 9. Desempenho dos alunos na vertente oral (defesa do projecto): - capacidade de argumentao; Artigo 42. Grelhas de avaliao Para aplicao dos critrios enunciados, so utilizadas grelhas de avaliao. Artigo 43. Calendarizao de todo o processo A realizao da PAP respeitar o seguinte calendrio: 1. Planificao a. Os alunos devem entregar os seus planos iniciais, at ao final do 1 semana de Novembro. b. Esses planos, aps serem analisados pelos docentes intervenientes, sero ratificados pela direco da escola, at ao final do 1 perodo. 2. Dossier individual 3. Sem prejuzo dos prazos intercalares que vierem a ser acordados entre os diversos intervenientes, o Dossier individual dever estar concludo e entregue at ao fim da 1. semana de Junho. 4. Avaliao dos projectos a. A apresentao pblica e defesa dos trabalhos perante o jri tero lugar no ms de Julho. b. A defesa do trabalho perante o jri no poder ultrapassar o perodo mximo de quarenta e cinco minutos. Artigo 44. Faltas e Incumprimentos 1. Haver duas pocas para defesa do projecto: a. 1 poca Julho b. 2 poca Setembro 2. Os alunos que entregarem o relatrio aps a data limite para entrega (um ms antes da data prevista para a realizao da PAP), s podero realizar a PAP no perodo de avaliao seguinte. 3. A no comparncia PAP, por razo justificada, obriga entrega pelo aluno e/ou encarregado de educao, no prazo de dois dias teis, a contar da data da realizao

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

29/30

Agrupamento De Escolas Professor Reynaldo dos Santos

Escola Secundria com 2 e 3 Ciclos Professor Reynaldo dos Santos da prova, da respectiva justificao, nos servios administrativos. Deve, ainda informar o Director de Curso. a) No caso de ser aceite a justificao, o presidente do jri marca a data de realizao da nova prova. 4. A no justificao ou a injustificao da falta primeira prova, bem como a falta nova prova, ou ainda a no aprovao na mesma determina sempre a impossibilidade de realizar a PAP nesse ano escolar, s a podendo realizar na 2. poca ou no ano letiva seguinte. Artigo 45. Disposies Finais Qualquer situao omissa no presente regulamento ser resolvida pelo jri da prova. Artigo 46. Omisses Em tudo o que for omisso o presente regulamento, caber decidir aos rgos de direco da escola ou aplicar-se- a Lei em vigor.

Regulamento dos Cursos Profissionais aprovado em Conselho Pedaggico de 19 de Novembro de 2012

30/30

Potrebbero piacerti anche