Sei sulla pagina 1di 24

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188.

ISSN: 2179-8869

Histria e direitos indgenas na Amrica Latina: notas sobre as relaes entre duas reas de conhecimento*
VANESSA CORSETTI GONALVES TEIXEIRA** Universidade de So Paulo

Resumo: Neste trabalho, analisamos alguns pontos fundamentais do processo de afirmao dos direitos indgenas no plano internacional, tendo em vista seus limites e a possibilidade de contribuio da pesquisa historiogrfica para a superao dos mesmos. Da mesma forma, indicamos algumas das questes concretas em que uma aproximao das disciplinas jurdica e histrica seriam benficas, exemplificando com o caso dos povos Guarani, presentes em 5 pases da Amrica Latina. Palavras-chave: Direitos Humanos; Direitos Indgenas; Amrica Latina; Povos Guarani. Abstract: In this work, we analyzed some fundamental points of the process of statement of Indian rights in the international plan, in view of limits and possibility of historiographical research contribution for overcoming of the same. In the same way, we indicate some of concrete questions that approximations of the juridical and historical disciplines are beneficial, exemplifying with the case of the Guarani peoples, presents in 5 countries of Latin American. Keywords: Human Rights; Indian Rights; Latin America; Guarani people.

Artigo submetido avaliao em 06 de outubro de 2012 e aprovado para publicao em 12 de abril de 2013. ** Doutoranda em Filosofia do Direito na FADUSP.
*

166
Introduo

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

o analisar os acordos internacionais que conformam o sistema internacional dos direitos indgenas1 parte especfica do sistema universal dos direitos humanos nos deparamos com uma forma determinada de representar o passado. As noes de subjugo e espoliao decorrentes do processo colonizatrio fundamentam o valor de emancipao-autonomia da condio poltica dos povos indgenas dentro de seus Estados nacionais. Os princpios da igualdade e liberdade so relidos e reconstrudos para a incluso de ajustes e protees especiais no sistema universal com base no critrio da auto-identificao tnica.2 As categorias: indgena, colonizao e dominao so vistas como homogneas, uma vez que a finalidade do sistema buscar solues jurdicas universais. Ao voltarmo-nos, no entanto, s contribuies recentes da pesquisa histrica na regio vemos que essas categorias so submetidas prova medida que novas metodologias e fontes so trazidas ao debate, relativizando o alcance conceitual dessas noes.
Apesar de que a maioria dos Estados Latino-americanos tm legislaes especficas sobre a temtica indgena, os textos internacionais podem ser vistos como fontes jurdicas para os seus tratamentos nacionais constitucionais, como discutimos em TEIXEIRA (2009). Ademais todos os Estados da regio firmaram o mais importante diploma obrigatrio e o internalizaram em seus ordenamentos internos (Conveno 169 da OIT, de 1989) e participaram das discusses da declarao da ONU (2007). Dessa forma, como conclumos em nossa dissertao de mestrado, a abordagem jurdica comparativa sobre a temtica pode legitimamente partir da anlise do sistema internacional para determinar os nveis de correspondncia entre deveres assumidos internacionalmente e as especificidades das legislaes nacionais. 2 O principio isonmico, de igualdade perante a lei, passa a ser entendido no somente de como o tratamento equitativo na lei. A sua aplicao fica condicionada s diferenas que reconhecidamente implicam em desigualdades (como a condio de histrica de discriminao racial com relao aos afrodescendentes, que se reproduz como condio atual de pobreza e excluso). Ao mesmo tempo, a liberdade, tipicamente vista como garante do Estado com relao ao mbito privado individual (liberdade de culto, liberdade de associao), passa a ser expresso de um anseio coletivo (autonomia) e que somente pode ser entendido em sua abrangncia no espao pblico (como contraponto com a dimenso participativa que implica a demanda por autonomia pelas vias internas de um sistema compartilhado de valores, regras e instituies).
1

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

167

Ao mesmo tempo, no mbito da luta poltica, os imperativos relacionados s reformas polticas dos Estados nacionais latino-americanos, ao aproveitamento dos recursos e preservao do meio ambiente, redistribuio de renda tornam-se arena de discusso da legitimidade e dos limites tolerveis alteridade indgena, vista com purismo3 e de uma posio paternalista. Como esquadrinhar as dificuldades que se nos apresentam? As cincias humanas sempre emprestaram ao direito seus conceitos para a formulao de textos normativos. No entanto, talvez em funo de sua localizao intermediria entre a poltica e o direito, no campo dos direitos humanos, uma vez que entram em vigncia, os textos adquirem caractersticas de instrumentos de reivindicao poltica, como se bastassem em si mesmos para o acesso aos bens jurdicos.4 Na teoria do direito discutese, contudo, que a vida dos textos normativos implica em uma relao de atribuio de sentido que dinmica e de natureza dialtico-histrica, e que no prescinde de novos espaos de criao e integrao de significados posteriores ao momento de positivao do texto. Ademais, a prpria natureza do direito internacional contemporneo implica em um espao de discricionariedade deixado aos Estados para a integrao de seus sistemas internos. As contradies decorrentes da argumentao dos povos
Os esteretipos relacionados figura do indgena, em especial nos contextos urbanos, tratam de estabelecer critrios visveis que o caracterizem. No caso das populaes brasileiras a questo da relao direta entre as etnias de 1500 e sua presena no territrio at a atualidade, so considerados indicadores de que os indgenas seriam realmente habitantes originrios, como se v na famigerada reportagem de revista de grande circulao no pas: http://veja.abril.com.br/140307/p_056.shtml. Na concepo indigenista mexicana, muitas vezes o nmero de falantes de lngua indgena em uma comunidade foi utilizado para indicar a existncia de maior ou menor de aculturao, como se pode notar em: http://www.cdi.gob.mx/index.php?option=com_content&view=category&id=38&Itemid= 54 (o critrio para a formulao dos indicadores sobre indgenas tem base nos falantes da lngua). Acesso em 03/05/2013. 4 Uma vez que no o so, essa ideia resulta em descrena na justia e na luta pelos direitos, levando ao impasse que ope positivao-efetividade no discurso dos movimentos sociais. No queremos com isso desconsiderar as estruturas de poder e a fora dos interesses econmicos na efetividade dos direitos. Consideramos, apenas, que essas so condies atuais (h muito tempo, embora), mas no estruturais da experincia jurdica.
3

168

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

interessados (organizados como movimentos de sociedade civil) e das exigncias cientficas para a comprovao de uma linha contnua entre o passado colonial e as demandas contemporneas entram, ento, em arena jurdica, onde as exigncias dogmticas e os interesses dominantes acabam se sobrepondo s reais contribuies das cincias sociais e dos atores sociais envolvidos. Neste trabalho tentamos aproximar questes comuns aos dois campos de conhecimento, onde as contribuies recentes da pesquisa histrica sobre a questo indgena na Amrica Latina poderiam integrar os problemas apontados e avanar na proteo dos direitos das populaes indgenas.5

Os Direitos dos Povos Indgenas e as ideias sobre os seus antecedentes doutrinrios O desenvolvimento dos textos que hoje figuram como principal sistema de direitos dos povos indgenas composto pela Conveno 169 da OIT (1989) e a Declarao da ONU sobre os Direitos dos Povos Indgenas (2007) de abrangncia universal, tem suas razes na luta dos movimentos indgenas pelo reconhecimento de seu carter de povos (ANAYA, 2005;

Cabe ressaltar que nosso objetivo aqui buscar campos nos quais uma interlocuo entre teoria do direito e pesquisa histrica possa contribuir para o avano dos debates sobre os direitos indgenas. Dessa forma, nem nossas propostas so finais nem os modelos evocados esto agrupados de acordo com a lgica dos debates especficos da historiografia. H, por exemplo, um debate que ope as perspectivas colocadas por GRUZINSKI (1999) e SHWARCZ e SOLOMON (2008) sobre como entender a alteridade cultural, quando da publicao do volume coordenado por estes na coleo sobre histria indgena americana (The Cambridge History of the Native People of the Americas). Ora, para a perspectiva jurdica, ambos os modelos propostos podem contribuir para o debate, no existindo para o Direito a necessidade, neste momento inicial, de escolher a priori entre uma ou outra viso, mesmo que sejam consideradas incompatveis de acordo com os critrios internos da teoria da histria.
5

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

169

BARBOSA, 2001; CIFUENTES, 2007 e STAVENHAGEN, 2000, entre outros).6 Observado o carter estratgico da entrada desses atores sociais na lgica da luta pelos direitos h que se ressaltar que os efeitos desse reconhecimento transformam a concepo com a qual os nacionais indgenas vinham sendo tratados dentro de seus Estados nacionais. O indigenismo de vertente integracionista-evolucionista parte das aes dos Estados latinoamericanos para a consolidao de seus projetos modernizadores compreendia a questo indgena como transitria e os indivduos indgenas como alvo de proteo especial contra a violncia e discriminao, parte dos processos de colonizao e instaurao dos Estados independentes. Com orientao continental, a proposta indigenista deveria transformar os ndios em cidados integrados sociedade nacional e, portanto, a questo tnica em questo de classe, a ser resolvida no mbito dos direitos fundamentais e do Estado de bem estar, uma vez sanadas as lacunas do projeto moderno-nacional de cada Estado (TEIXEIRA, 2009). A guinada trazida pela demanda de reconhecimento dos nacionais indgenas como povos traz tona outra fratura do processo de formao dos Estados nacionais, qual seja: a suposta resistncia do colonialismo7 no interior dos Estados, especialmente, apesar de que no somente, no tratamento dos indgenas. Neste sentido, os representantes dos movimentos indgenas passam a argumentar em quase unssono a essncia de dvida histrica para o fundamento de seus direitos, sejam eles de acesso terra e
Em nosso trabalho de dissertao de mestrado trabalhamos com os antecedentes desse sistema, sob o paradigma do indigenismo integracionista, cujos esforos no mbito da OIT remontam dcada de 1920 (TEIXEIRA, 2009). 7 O debate sobre o colonialismo interno dos Estados latino-americanos data da dcada de 1960, sendo referida em diversos trabalhos de Pablo Gonzalez Casanova e Rodolfo Stavenhagen entre 1963 e 1969 (ZAPATA, 2010). So trabalhos representativos desses autores Las clases sociales en las sociedades agrarias e Siete tesis equivocadas sobre Amrica Latina de Stavenhagen (respectivamente, STAVENHAGEN, 1965 e STAVENHAGEN, 1969) e de Gonzalez Casanova, La Democracia en Mxico (GONZALEZ CASANOVA, 1965). Mais recentes so os debates de QUIJANO (2005) e SANTOS (2006). Estes ltimos identificam e discutem traos colonialistas na forma de exerccio do poder nos Estados latino americanos atuais.
6

170

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

recursos, sejam de participao nas decises polticas fundamentais que lhes dizem respeito. A luta pelo reconhecimento desse novo sujeito de direito no plano internacional ia junto demanda por autonomia e direito diferena, mas tambm igualdade no tratamento jurdico e na participao dos servios (como a universalizao da sade e da educao). claro que essas demandas, formuladas na linguagem dos direitos humanos, entram em choque direto com a concepo de provisoriedade do ndio e da necessidade de sua tutela postulada pelo indigenismo. Em 1972 a extinta Comisso de Direitos Humanos da ONU, em sua Sub-Comisso Para a Preveno da Discriminao e Proteo das Minorias, requisita ao especialista ad hoc Jos Martnez-Cobo um estudo sobre a situao da discriminao contra os povos indgenas8, cujo relatrio final com recomendaes foi entregue no ano de 1987. Entre as principais concluses do relatrio que motivou a instaurao do Grupo de Trabalho que era composto pela OIT, ONU e OEA alm dos representantes dos Estados, lderes indgenas e expertos escolhidos pelos movimentos indgenas (BARBOSA, 2001) consagrou-se no relatrio a necessidade de reconhecerse um sujeito internacional de direito indgena, e do critrio da auto-identificao para a delimitao das pessoas a quem os direitos se referem. So os desenvolvimentos desse estudo; as contribuies das reunies de Barbados (1971) e da UNESCO (1976) sobre o etnodesenvolvimento e o etnocdio (CIFUENTES, 2007) e a formao de uma intelligentsia indgena (STAVENHAGEN, 198?) formada na linguagem dos direitos humanos9 que
O relatrio est na ntegra, em ingls, no sitio eletrnico das Naes Unidas: http://daccess-ddsny.un.org/doc/UNDOC/GEN/G86/104/60/PDF/G8610460.pdf?OpenElement. Acesso em 03/05/2013. 9 Comenta ANAYA (2005) que o tratamento contemporneo dos povos indgenas no plano internacional o resultado de intensa atividade desenvolvida nas ltimas dcadas, na qual patente a iniciativa e o envolvimento dos prprios povos indgenas. Para o autor, nessas ltimas dcadas: Los pueblos indgenas han dejado de ser simples objetos de la discusin sobre sus derechos y se han convertido de hecho en participantes de un amplio dilogo multilateral que incluye tambin a estados, organizaciones no gubernamentales (ONG) y expertos independientes, um dilogo facilitado por los rganos de derechos humanos de las
8

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

171

contribuiro para a uniformizao das pautas do movimento indgena e a que se seguir uma onda de organizao dos movimentos nacionais a partir da dcada de 1980 (ALB, 1991). A teoria social ir se referir a essa onda com o nome de novos movimentos sociais, e entender que esto relacionados, na Amrica Latina, com a dissoluo da bipolaridade do sistema internacional, a queda dos governos autoritrios na regio e o momento de reformas constitucionais que segue a essa queda (URQUIDI, TEIXEIRA e LANA, 2008). No novo contexto que se delineava, o reconhecimento formal de que as culturas indgenas no seriam nem deveriam ser substitudas por uma cultura nacional e nica; os princpios de respeito diferena e nodiscriminao do direito internacional; alm da luta dos povos indgenas pelo
organizaciones internacionales (p. 92) Nesse sentido, ressalta a importncia da formao de uma nova gerao de homens e mulheres indgenas educados n as frmulas das sociedades que historicamente os oprimiu na ateno que ganharam as demandas de sobrevivncia da vida em comunidades caracterizadas por sua diferena cultural e instituies polticas e pelos ttulos histricos sobre a terra (id.). Essa nova gerao de lderes que ir realizar o esforo de articular uma imagem de si mesmos distinta da que historicamente lhes foi atribuda e que esta lhes servir de pauta em sua atuao. Isso foi complementado, na dcada de 1970, por um incremento nos esforos para a internacionalizao da questo, que se materializou na realizao de uma srie de conferncias internacionais e pronunciamentos diretos s instituies intergovernamentais (id.): Estos esfuerzos se condensaron en una autntica campaa de mbito global, apoyada por numerosas organizaciones no gubernamentales internacionales as como por una importante produccin acadmica y de divulgacin desde perspectivas morales, sociolgicas y jurdicas. (p. 92 -3). Comenta, ainda, o autor que esse movimento de proliferao da literatura acadmica especializada contribuiu para legitimar as demandas dos povos indgenas nos crculos e elites intelectuais mais influentes (id.). Assim, desde a dcada de 1970 favorecidos pela aquisio do estatuto de rgos consultivos alcanado por organizaes representativas dos grupos indgenas no Conselho Econmico e Social das Naes Unidas , os representantes dos movimentos indgenas passaram, de forma cada vez mais frequente e em maior nmero, a aparecer perante os organismos de direitos humanos das Naes Unidas e a fundamentar suas demandas nos princpios de direitos humanos de aplicao geral (id. p. 94). Enfim, utilizando a semntica das sociedades ocidentais, um novo corpo de lderes indgenas contribuir para uma tentativa de universalizao de pautas e demandas. Ressalta-se que a importncia cobrada pelas reivindicaes indgenas nesse momento se beneficiou de un sistema internacional en el que las invocaciones a la jurisdicin interna constituyen uma barrera cada vez menor para la fiscalizacin internacional em matria de derechos humanos (id. p. 95).

172

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

direito autodeterminao so fatores que se combinam para argumentar-se a necessidade da formulao de um novo acordo entre os Estados e os povos indgenas. No seu estudo, Martnez-Cobo, observando as diferenas existentes entre as definies do sujeito de direito indgena nos Estados nacionais, realiza uma anlise detalhada dos contedos dessas definies e de suas implicaes, se propondo, no 5 volume de seu relatrio, entregue apenas em 1986, a realizar uma definio das populaes indgenas do ponto de vista do direito internacional. Reconhecendo de pronto o carter preliminar e propositivo dos critrios que escolhe, Martnez-Cobo argumenta que seria apropriado para essa definio considerar que (1986, p. 28): I. A questo da definio deve ser deixada para as comunidades indgenas, sendo que as populaes indgenas devem ser reconhecidas de acordo com sua prpria percepo e concepo de si mesmos em relao a outros grupos, no devendo haver tentativas de defini-los de acordo com a percepo de outros atravs de valores de sociedades estrangeiras, ou dos valores dominantes de tais sociedades; II. Deve-se, assim, reconhecer-se o direito dos povos indgenas a definir que e quem indgena; III. Nenhum Estado deve ter leis, regulaes ou medidas que interfiram no poder das naes ou grupos indgenas de determinar quem so seus membros; IV. As circunstncias do desenvolvimento da noo de populaes indgenas e sua posio especial nos Estados nao da atualidade tem relao com os direitos histricos suas terras e o direito de ser diferentes e considerados como tal; V. Tendo em vista a espoliao de seus territrios e os ataques s culturas, os povos indgenas tm o direito de continuar a existir, de defender suas terras, manter e transmitir sua cultura, suas lnguas, suas instituies sociais e instituies e sistemas jurdicos, que foram injusta e injustificadamente atacados;

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

173

no contexto dessas situaes e direitos que deve surgir a definio, ou seja, uma definio das populaes indgenas no plano internacional deve atentar para os fatos de que: a. Somente o grupo pode definir as regras de pertencimento tnico, e com relao a um critrio individual, este deve ser a auto-identificao e o reconhecimento do grupo; b. Estes povos se consideram distintos da sociedade nacional pela sua relao como sucessores dos grupos que habitavam os seus territrios antes da chegada dos invasores, cujos sucessores formam hoje a parte predominante da sociedade, o que exprime uma relao entre a identidade e o territrio e c. Os povos indgenas desejam manter o que lhes resta de seus territrios e recuperar o que lhes foi ilegalmente tomado, para que possam ter um espao base para sua existncia como pessoas diferentes, e manter, desenvolver e manter para suas futuras geraes, seus territrios, instituies e sistemas sociais e jurdicos, sua cultura e suas lnguas; VII. Assim, podem ser definidas as populaes indgenas, para o direito internacional da seguinte forma: Comunidades, povos e naes indgenas so aqueles que, tendo uma continuidade histrica com as sociedades pr-invaso e prcoloniais que se desenvolveram em seus territrios, se consideram diferentes de outros setores das sociedades que hoje prevalecem nesses territrios, ou partes deste. Eles formam no presente setores nodominantes da sociedade e esto determinados a preservar, desenvolver e transmitir s futuras geraes seu territrio ancestral, e sua identidade tnica, como base de sua experincia continuada como povos, em acordo com seus prprios padres culturais, instituies sociais e sistemas jurdicos (original em ingls, traduo e destaques da autora). Ao longo da dcada de 1970 se realizaram dois importantes encontros regionais entre antroplogos, em Barbados, cujos objetivos foram, em 1971, gerar a conscincia sobre a questo das frices intertnicas na

VI.

174

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Amrica Latina e, cinco anos mais tarde, analisar o processo seguido ao longo de seis anos pelos movimentos indgenas de liberao e suas estratgias e definir as aes futuras (CIFUENTES, 2007, p. 49). Nestes encontros, que contaram com indita presena indgena, se avanou mais para alm do diagnstico da problemtica dos indgenas, pois se intercambiaram experincias e se discutiram estratgias orientadas para a coordenao do movimento ndio cuja presena resultava j inocultvel em todo o continente (id.). A declarao do primeiro evento identificava que a dominao sobre os povos indgenas tinha duas caras, a fsica e a cultural. A fsica se expressaria pelo despojo da terra, iniciada pela invaso europeia e seguindo at o momento. Essa cara da dominao teria carter de dominao econmica, expressa na explorao do trabalho j que a espoliao das terras produtivas gera a necessidade de venda da fora de trabalho por baixas remuneraes e na desvalorizao dos produtos indgenas. Identificava-se esse problema como uma questo de dimenso internacional, advinda da dependncia e corroborao com o capital transnacional, e que tinha como apoio fundamental a violncia (id., p. 50). J com relao dimenso cultural da dominao identificavam-se como responsveis as polticas indigenistas
[...] nas que se [incluam] os processos de integrao e aculturao; pelo sistema educativo formal que, basicamente, ensina a superioridade do branco e a pretendida inferioridade do ndio, e pelos meios de comunicao de massa, que servem como instrumentos para a difuso das mais importantes formas de desvirtuao da resistncia que opem os povos ndios a sua dominao cultural. (id.)

Ademais, a dominao cultural no permitia a expresso de suas culturas, j que desvirtuaria e deformaria suas manifestaes. Dessa forma, devido dominao cultural, observavam-se trs tipos de situaes:

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

175

os grupos que permaneceram relativamente isolados e que conservam seus prprios esquemas culturais; (ii) os grupos que conservam grande parte de sua cultura, mas que esto diretamente dominados pelo sistema capitalista e (iii) o setor da populao que foi desindianizado pelas foras integracionistas e perderam seus esquemas culturais em troca de vantagens econmicas limitadas. Determinava-se assim, que, no caso do primeiro grupo, o problema imediato era sobreviver como grupos e que para isso era necessrio ter garantidos seus territrios. No segundo caso, j que a dominao era tambm econmica, o primeiro passo seria recuperar o controle sobre os recursos. Por fim, no terceiro caso, o problema imediato seria liberar-se da dominao cultural a que estava submetido e recuperar seu prprio ser, sua prpria cultura, (id., p. 51). Conclua-se que havia uma situao de dominao cultural e fsica cujas formas iam desde o subjugo por uma minoria branca ou criolla (resultado do colonialismo interno instalado aps a independncia dos pases americanos) at o perigo de extino nos pases em que as populaes indgenas constituam uma baixa porcentagem da populao. Em adeso a isso, creditava-se a diviso dos povos ndios s polticas de integrao, educativas, de desenvolvimento, dos sistemas religiosos ocidentais, s categorias econmicas e fronteiras dos estados nacionais. Tendo em vista esses problemas, traava-se, como primeira linha de orientao para a luta de liberao dos povos indgenas latino-americanos, o objetivo de:
[...] conseguir a unidade da populao ndia, considerando que para alcanar esta unidade o elemento bsico a localizao histrica e territorial em relao com as estruturas sociais e o regime dos estados nacionais, em quanto se participa total ou parcialmente em estas estruturas. Retomar o processo histrico atravs desta unidade e tratar de dar fim ao captulo de colonizao (id., p. 52).

(i)

176

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Como estratgias para alcanar o objetivo planejado, definiam-se: (i) uma organizao poltica prpria e autntica que se d a propsito do movimento de liberao; (ii) uma ideologia consistente e clara que possa ser de domnio de toda a populao; (iii) um mtodo de trabalho que possa utilizar-se para mobilizar a uma maior quantidade de populao; (iv) a necessidade de um elemento aglutinador que persista desde o incio at o final do movimento de liberao; (v) conservar e reforar as formas de comunicao interna, os idiomas prprios e criar ao mesmo tempo um meio de informao entre os meios de diferente idioma, assim como manter os esquemas culturais bsicos especialmente relacionados com a educao prpria do grupo e (vi) considerar e definir no nvel interno as formas de apoio que se possam dar no nvel internacional. Por fim, propunham-se, como instrumentos para a realizao da estratgia traada, que a organizao poltica poderia realizar-se tanto das formas tradicionais como das novas organizaes de tipo moderno; que a ideologia deveria formular-se a partir da anlise histrica; que o mtodo de trabalho inicial poderia ser o estudo da histria para localizar e explicar a situao de dominao e que o elemento aglutinador deveria ser a cultura prpria, fundamentalmente para criar conscincia de pertencimento ao grupo tnico ao povo indo americano (id., p. 52). A reunio da FLACSO/UNESCO, de 1981, sobre o etnodesenvolvimento e o etnocdio teve diversas contribuies acadmicas e intervenes de algumas entidades representativas em seus pases de origem. O foco colocado sobre a manuteno, recuperao e preservao das culturas indgenas trazia diversas ideias sobre como descolonizar os processos culturais, entre os quais se destacam a recuperao da memria, do conhecimento, dos territrios e da identidade cultural dos povos indgenas. Todas essas ideias, dentro de uma perspectiva de organizao e retomada de autonomia cultural, em cuja noo do territrio relaciona-se com a base espacial de sobrevivncia

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

177

autnoma e digna da cultura, dentro de um grande projeto nacional (id., p. 54-55). Enfim, a premissa que subjaz a todo esse processo de construo de uma ao organizada do movimento indgena e seus parceiros corresponde necessidade de reconhecimento e superao da subsistncia de processos de dominao coloniais , com relao aos povos indgenas americanos, na Amrica independente. Essa superao, argumentava-se, poderia dar-se pelo etnodesenvolvimento e, neste sentido, implicaria no fortalecimento e ampliao da capacidade autnoma de deciso das populaes indgenas, atravs da recuperao de recursos que lhes foram alienados, como a terra, o conhecimento da histria, as tecnologias deslocadas; na proteo da cultura e no fortalecimento dos seus processos de apropriao dos recursos culturais alheios e de reproduo cultural. Ou seja, na recuperao do que se chamou controle cultural (id., p. 56). Neste sentido, a ideia de que se deve inverter o processo de imposio cultural, aumentando a capacidade autnoma de deciso sobre os recursos culturais (nacionais ou universais) que se quer aproveitar ou incorporar (de acordos com processos internos, ou seja, sem que isso implique em perda, mas sim em reproduo cultural). , assim, importante reconhecer que as relaes entre esses recursos culturais (prprios e alheios) so relaes de poder, e que o que se pretende garantir o efetivo controle dos recursos culturais alheios pela cultura autnoma. Assim, o caminho para lograr os resultados que se pretendia seria:
[] A capacitao do ncleo dirigente, tanto no terreno poltico como no cultural e econmico; a reivindicao da lngua autctone como meio de comunicao legtimo e a possibilidade de sua utilizao e seu exerccio real em situaes intertnicas. A recuperao e preservao da memoria tnica e a reconstituio do grupo tnico, superando a fragmentao poltica dedicada dominao social (VALENCIA, 1984 apud CIFUENTES, 2007, p. 27).

178

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Tendo revisado as ideias que embasavam as demandas de transformao do tratamento da questo indgena no plano internacional, cabe passar atual configurao desse tratamento nos textos internacionais do Convnio 169 da OIT e na Declarao Internacional dos Direitos dos Povos Indgenas.

Direitos Indgenas como Direitos Humanos princpios e necessidade de integrao A primeira anotao que h que se fazer com relao atual configurao do sistema de direitos indgenas atual que parte especfica10 do sistema universal de direitos humanos. Essa colocao pode parecer bvia e direta, mas tem consequncias no to visveis. A primeira que os conceitos sob os quais os textos normativos constroem sua remisso s pretenses sobre bens jurdicos especficos (sejam eles materiais, como acesso a terra ou a servios essenciais, ou imateriais, como o respeito diferena cultural e a valorizao da imagem do ndio) articulam-se com um sistema que contm outros conceitos gerais com os quais no se admite (em tese) incoerncia.11 Um dos efeitos dessa articulao a modificao do contedo dos princpios da igualdade entre todos os seres humanos (Declarao Universal dos Direitos do Homem, ONU, 1948) e da autodeterminao dos povos (Carta das Naes Unidas, 1946). Entendidos no contexto do reconhecimento do valor da diversidade cultural indgena, esses princpios adquirem dimenses especficas, notadamente, a igualdade deve ser vista como oposta desigualdade, mas no diferena (BARBOSA, 2001, SANTOS, 2006); a autodeterminao dos povos deve ser vista como uma
Na linguagem jurdica o termo parte especfica refere -se a questes pontuais pertencentes a uma realidade mais geral com a qual tem certa relao lgica de hierarquia (no se pode ir contra as determinaes gerais em regras para casos especficos). 11 Obviamente a anlise da coerncia est na aplicao da norma, que depende de um processo interpretativo que lhe atribui um sentido adequado dentre os sentidos possveis (REALE, 2010).
10

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

179

expresso coletiva da liberdade para determinar as prprias condies e status polticos, e no como direito secesso (ANAYA, 2005). decorrente dessa articulao de conceitos, tambm, a tenso entre os princpios da igualdade e reconhecimento da diferena e autodeterminao e participao nas decises (TEIXEIRA, 2010). O sistema internacional no dir, por exemplo, como devem resolver-se as questes de tratamento jurdico da diferena dentro dos contextos nacionais no que respeita representao poltica, educao, polticas pblicas de sade, dos indgenas: limita-se a colocar que deve haver o acesso igual aos servios e participao na formulao das polticas, e que se deve garantir a no-discriminao. Ao mesmo tempo em que determina que os povos indgenas tm direito autodeterminao e autonomia (sendo que os Estados devem proporcionar recursos financeiros para a organizao das instituies autonmicas); no determina qual o nvel e a lgica de articulao dessa autonomia com as instituies polticas nacionais. Essas tenses se mostram de forma determinante nos principais temas polticos da atualidade,12 como o aproveitamento dos recursos e preservao do meio ambiente, as polticas de redistribuio para a eliminao da pobreza, etc. O cerne da questo est em que os limites mnimos traados nesses acordos internacionais no impedem que as relaes dentro dos Estados se inclinem mais para a consolidao de uma cultura poltica comum (igualdade e participao) ou a valorizao dos espaos exclusivos de cada cultura (diferena e autonomia). Isso tambm equivale a reconhecer que, da mesma forma, os debates internos podem chegar a solues que no reconheam de fato a diferena no espao pblico comum, exigindo dos diferentes que expressem suas demandas na linguagem e cdigos da sociedade hegemnica bem como, de forma igualmente negativa, a solues que excluam a
Em nossa opinio a questo cultural tambm um tema principal da atualidade, mas como outros de igual relevncia, no cabe, neste espao, discuti-los. Para os efeitos deste artigo, colocamos como principais temas aqueles elencados pelos famigerados objetivos do milnio: acabar com a fome e a misria; educao bsica de qualidade a todos; igualdade de sexos e valorizao da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a sade das gestantes; combater a AIDS, a malria e outras doenas; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e trabalho conjunto pelo desenvolvimento.
12

180

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

possibilidade de interao real com a alteridade e exclua dos olhos hegemnicos a diferena, fragmentando a sociedade. A busca do equilbrio deve, obviamente, atender os critrios e interesses de cada espao local, includos os diversos atores sociais e interlocutores institucionais.

Representando a alteridade: o caso dos Guarani no cone Sul A exigncia da continuidade histrica para identificar as populaes s quais se referem os direitos indgenas fica patente quando observamos o conjunto das ideias que influram na confeco dos textos normativos internacionais. No entanto, poderamos indagar-nos: possvel, de acordo, com critrios cientficos, comprovar a continuidade das identidades indgenas desde o passado pr-hispnico ou colonial inicial at os dias de hoje? Em outros termos: qual o sentido da exigncia jurdica da remisso ao passado longnquo para a fundamentao do sujeito aos quais se referem os direitos indgenas? No caso sul-americano, um caso em que essa situao poderia mostrar-nos a complexidade dessa exigncia o dos povos Guarani, atualmente presentes em cinco pases da regio sul-americana.13 Entre diversas contradies que lhes atribuem s vises das sociedades nacionais em que se encontram, que vo desde a falta de entendimento de sua ampla mobilidade pelo territrio desses cinco pases, at a proposta constitucional brasileira de criar um estado federativo Guarani14, os Guarani se encontram na difcil posio de serem povos minoritrios onde quer que estejam. No caso brasileiro, talvez por influncia das longas dcadas de poltica indigenista integracionista, a perspectiva jurdica de continuidade histrica tende a reproduzir a ideia evolucionista de que as dinmicas de
Argentina, Bolvia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Conforme os anais da constituinte, a proposta veio do constituinte Feldman (TEIXEIRA, 2006).
13 14

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

181

aproximao e relaes entre as comunidades indgenas e a sociedade nacional geram aculturao e, portanto, ruptura na identidade.15 Uma forte tendncia de romantizar o passado indgena combinado com polticas de integrao bastante abrangentes resultou em invisibilidade da populao indgena de diversas regies do pas. O caso paradigmtico o do Estado de So Paulo: de acordo informaes oficiais h mais 40 etnias indgenas vivendo apenas na cidade de So Paulo, e trs terras indgenas apenas na capital.16 No entanto, quando da demanda dos guarani pela demarcao de suas terras um dos argumentos contrrios utilizados largamente pelos adversrios a ruptura na continuidade da relao dos guarani com o territrio (muitas vezes as concluses advindas da pesquisa histrica tm sido interpretadas erroneamente como se comprovassem a no-autenticidade da identidade guarani com o territrio reivindicado, o caso de diversas citaes da obra de MONTEIRO, 1984, como discutimos em TEIXEIRA, 2006). Essas crticas no levavam em conta as relaes recprocas entre os guarani em mbito continental e sua identidade com o territrio em termos de mobilidade (como mostra LADEIRA, 1992).17 Para conseguir a demarcao do territrio na dcada de 1980, anteriormente atual Constituio, os advogados que apoiavam as comunidades guarani do Estado de So Paulo recorreram a outro tipo de continuidade: a recepo, pelo sistema brasileiro contemporneo, do instituto do indigenato (MONTEIRO, 1984). O
Tambm comum a postura oposta, na qual se argumenta que o nico critrio para a avaliao da alteridade a auto-identificao. Nas ONGs que trabalham com a questo muitas vezes essa postura gera situaes bizarras, nas quais se defende a superioridade do direito indgena a terra em oposio a outras comunidades tradicionais, mesmo reconhecendo-se a posterioridade da presena indgena no local. Ademais, a tendncia nestas posturas que se acirrem ou se criem conflitos entre populaes que muitas vezes mantm relaes recprocas que so desconsideradas. Por outro lado, nos termos da redistribuio uma justificativa de direito que tenha por base apenas o critrio do sou ndio pode soar a privilgio, levantando mais problemas do que resolve. 16 http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=506 e http://mapas.funai.gov.br/. Acesso em 03/05/2013. 17 Isso nem mesmo seria possvel com a base jurdica comumente utilizada para a reivindicao pela terra, uma vez que a configurao do direito a terra no Brasil trabalha com a ideia de usufruto exclusivo, ignorando as representaes no exclusivas do territrio (TEIXEIRA, 2006).
15

182

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

indigenato foi interpretado pela doutrina jurdica especializada como o direito originrio sobre o territrio que ocupavam quando da chegada dos portugueses, com base nos debates de Valladolid (BARBOSA, 2001), que entram no sistema portugus pelo reconhecimento do Alvar Rgio de 1680. Como o direito antecederia a instalao do Estado, este deveria garanti-lo prioritariamente propriedade privada (MENDES JUNIOR, 1912). A exigncia de continuidade na ocupao teria como exceo a remoo ilegal tambm originria das normas coloniais. No momento atual os guarani vivem situao dramtica no reconhecimento de seu territrio no Estado de So Paulo18 porque no se conseguiu provar com documentao, na grande parte dos casos, nem sua estada no territrio anteriormente dcada de 1960, nem sua remoo forada.19 Juntando-se a essa dificuldade importante mobilidade dos grupos guarani, o acesso tanto regularizao de sua ocupao do territrio como aos servios essenciais fica dificultado. A antropologia tem avanado no entendimento da relao dos guarani com a terra, mas parece haver uma fratura entre os conhecimentos histricos e antropolgicos e os seus aportes interdisciplinares nos procedimentos jurdicos de demarcao, que dificulta a negociao das comunidades com as instituies e o seu acesso, portanto, a novos acordos sobre seus direitos. O peso dos argumentos de continuidade histrica nesse sentido essencializante da identidade tnica perde fora com as contribuies da pesquisa histrica em sua interface com a antropologia. dizer: se o critrio da auto-identificao tnica pode levantar as crticas com relao aplicao legitima da exceo ao princpio isonmico (somente a indianidade pura permitiria a proteo especial dos direitos, com base na alteridade cultural), a pesquisa histrica tem comprovado que a definio das identidades tnicas
Tendo em vista as recentes noticias referentes questo dos Kaiow no Mato Grosso do Sul, nosso comentrio poderia ser estendido a essa regio tambm, apesar de que essa anlise deveria ser feita em separado, devido especificidade da forma tradicional de ocupao dos Guarani Kaiow. 19 O embarao causado pela situao dos guarani no Estado de So Paulo sentido em termos de impossibilidade jurdica pelos prprios antroplogos encarregados de realizar as demarcaes. Como corresponder s exigncias de continuidade sem vestgios arqueolgicos ou documentao escrita para ser usada como fonte?
18

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

183

jamais foi estanque e que raramente obedeceu a dinmicas de isolamento (como vemos, em SCHWARTZ e SOLOMON, 2008). Reconhecendo-se os representantes indgenas que participaram da feitura dos documentos comentados como mediadores culturais no sentido usado por PELLEGRINO (2011), h que se aceitar tambm que os prprios textos normativos resultantes assumem uma posio intermediria, nem sempre compatvel e coerente com a cultura dos interlocutores envolvidos. Neste sentido, ao lidarmos com situaes concretas h trs perspectivas, pelo menos, atravs das quais dar significado aos textos normativos sobre direitos indgenas: as de um e outro interlocutores (em geral Estados nacionais e comunidades ou movimentos indgenas) e a da posio intermediria. Algumas das reflexes de GRUZINSKI (1999) parecem pertinentes para trabalhar a questo, pois do relevo justamente a essas dinmicas intermedirias, construdas como realidades mestias, em suas palavras. Preocupado com a inveno da alteridade, coloca:
Assim, a antropologia estruturalista fez da Amaznia o conservatrio do pensamento selvagem, multiplicando monografias e teorias eruditas. Ningum duvida de que esses pesquisadores estando Claude Lvi-Strauss no primeiro nvel deles tenham dado uma contribuio essencial s cincias humanos do sculo XX. Mas a contribuio tem seu preo. De tanto contraporem sociedades frias, que supostamente deviam resistir s transformaes histricas, a sociedades quentes, que viveriam da mudana, criaram um mito que confortou os clichs que acabamos de evocar, assim como desencorajou o estudo de uma pr-histria que, agora se sabe, estende-se por mais de dez milnios. Foi tambm por essa razo que outras Amaznias, mais misturadas, mais expostas s influncias ocidentais, ficaram sombra; Amaznias contaminadas, onde, hoje, os arquivos nos permitem recuar at o sculo XVII, e mesmo ao finalzinho do sculo XVI (p. 31).

184

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Essa perspectiva denota uma fratura entre os conhecimentos produzidos pela pesquisa histrica e aqueles produzidos pela etnografia estruturalista. Ora, como uma das pretenses dos textos normativos justamente realizar a sntese entre os conhecimentos tcnicos e humanos de determinado contexto histrico, tal fratura deve ser reconhecida: ao ignor-la pagamos o preo da incoerncia nas solues jurdicas que pretendemos que reflitam o melhor entendimento possvel da realidade conflituosa. Apesar de no estarmos dispostas, como prope o autor (salvo melhor juzo posterior decorrente de nossas pesquisas), a renunciar categoria cultura20 para entender a alteridade indgena (GRUZINSKI, 1999: 50), reconhecemos que para a compreenso dos alcances e contedos dos textos normativos sobre direitos indgenas, e de forma concreta, das reas onde existe a necessidade de produo normativa em sentido estrito (formulao de leis),21 algumas consideraes do autor so valiosas:
A complexidade do universo social e histrico no o nico motivo responsvel por nosso embarao. A compreenso da mestiagem choca-se com hbitos
Recentemente (2011) apresentamos trabalho na Reunio de Antropologia do Mercosul, em grupo interdisciplinar sobre polticas culturais. Nos debates foi sugerido que nossa perspectiva do direito se aproximaria mais de uma abordagem transcultural do que intercultural, tendo em vista a proposta de integrao do direito atravs da transformao de seu tratamento da alteridade cultural. No entanto, no vemos condies de ignorar a condio hegemnica da cultura poltica moderna e o conflito cultural que se impe quando essa abre espao ao dilogo com o outro. Neste sentido, abrir mo da categoria cultura e da prpria noo de alteridade cultural, ao invs de resolver o problema, nos arriscaria a cair em um universalismo abstrato, ainda que relido de acordo com as condies atuais. Uma viso tal se aproximaria das descries multiculturalistas da questo, reacomodando os mesmos pressupostos liberais em um sistema desgastado e comprovadamente ineficaz para dar conta da realidade latino-americana. O texto apresentado no evento est disponvel em: <http://www.sistemasmart.com.br/ram/arquivos/9_6_2011_22_44_13.pdf>. Acesso em 03/11/2012. 21 Neste sentido queremos aclarar que os processos polticos que levam produo de um texto normativo implicam em uma negociao prvia, onde a prpria qualificao dos fatos (descrio dos fatos e situaes de acordo com a linguagem jurdica) constitui-se em momento criativo de sentidos intermedirios que no necessariamente correspondem ao entendimento anterior da questo de acordo com os interesses iniciais dos atores envolvidos. um espao de dilogo, e neste caso, um dilogo intercultural.
20

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

185

intelectuais que levam a preferir o conjuntos monolticos aos espaos intermedirios. Com efeito mais fcil identificar blocos slidos que interstcios sem nome. Preferimos considerar que tudo o que parece ambguo s o na aparncia, e que a ambiguidade no existe. Os enfoques dualistas e maniquestas seduzem pela simplicidade e, quando se revestem da retrica da alteridade, confortam as conscincias e satisfazem nossa sede de pureza, inocncia e arcasmo (p. 48).

Assim, apesar de nossas objees pessoais ao abandono da categoria cultura, estamos de acordo com a concluso do autor de que a reduo maniquesta que ope brancos viles e bons ndios nos impede de ver realidades intermedirias. Arriscamo-nos a dizer, ademais, que nenhuma integrao social equilibrada pode advir nem da postura anterior (indigenismo integracionista) nem da radicalizao do discurso de restituio aos vencidos. A realidade sem dvida mais complexa e por vezes incoerente com os discursos totalizantes:
Esse modo de ver as coisas imobiliza e empobrece a realidade, eliminando todo tipo de elementos que desempenham papis determinantes: as trocas entre um mundo e outro, os cruzamentos, mas igualmente os indivduos e grupos que fazem as vezes de intermedirios, de passadores, e que transitam entre os grandes blocos que ns nos contentamos em localizar. Na verdade, esses espaos de mediao tiveram um papel essencial na histria, como lembramos a respeito da colonizao do Novo Mundo: Nos espaos in between criados pela colonizao aparecem e se desenvolvem novos modos de pensamento cuja vitalidade reside na aptido para transformar e criticar o que as duas heranas, ocidental e amerndia, tm de pretensamente autntica (p.48).

186
Concluses

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Os flagrantes limites dos textos normativos internacionais sobre direitos indgenas chamam as cincias humanas ao dilogo, onde o direito no pode ser entendido como um fenmeno esttico, mas sim como uma tentativa de sntese dos conceitos e conhecimentos produzidos nas demais reas do conhecimento. Os sentidos normativos somente so determinados, dialeticamente, na realidade concreta, que d vida aos textos. Uma vez que tratam de conciliar interesses (nem sempre, ou melhor, geralmente em desequilbrio), os textos normativos no podem ser vistos nem como sistema totalmente acabado e coerente (como so vistos por vezes nas cincias jurdicas), nem como completamente afastados da realidade concreta (como por vezes so vistos pelas demais reas do conhecimento humano). So justamente as pontes entre as disciplinas que pem prova os textos normativos em abstrato e avanam na proteo dos bens jurdicos que pretendem tutelar. Ao aproximarmo-nos dos textos normativos internacionais sobre os direitos indgenas reconhecemos que a representao do passado encontra-se em descompasso com as contribuies recentes das pesquisas histricas na regio latino-americana. Esse descompasso encontra-se tanto nas ideias que do fundamento axiolgico aos textos, como na tradio jurdica de pensar a alteridade cultural. Um dos campos onde essa questo se torna evidente o da fundamentao da continuidade histrica da identidade tnica e da ocupao do territrio. Os mitos de pureza da alteridade se veem reproduzidos em um espao onde a perspectiva de historicidade est ainda ligada a uma linearidade evolutiva, perspectiva que contrastada com a complexidade das relaes interculturais gera diversos conflitos, como os aqui explicitados. A abertura do dilogo interdisciplinar deve considerar esses descompassos e tratar de relativizar categorias, aproximar conceitos. No obstante, tal atitude implicaria a produo cientfica voltada para a desmistificao da ideia de incompatibilidade entre os mtodos e as linguagens jurdica e historiogrfica.

Dimenses, vol. 29, 2012, p. 165-188. ISSN: 2179-8869

187

Referncias ALB, Xavier. El retorno del ndio. Estudos y debate, ano 9, n. 2, 1991. ANAYA, S. James. Los pueblos indgenas en el Derecho Internacional. Ed. Trotta en coedicin con la Universidad Internacional de Andaluca, Madrid, 2005. BARBOSA, M. A. Autodeterminao: Direito Diferena. 1 ed. So Paulo: FAPESP/PLIADE, 2001. CIFUENTES, J. E. R. Reflexiones Lascasianas: Antecedentes doctrinarios en materia de los derechos de los Pueblos Originarios. Mxico: Ed UNAM, 2007. COBO, J. R. M. Study on the Problem of Discrimination Against Indigenous Populations, Naes Unidas. 1987, doc. E/CN.4.Sub.2/1986/7. CORDEIRO, E. Poltica Indigenista e Promoo Internacional dos Direitos das Populaes Indgenas. Braslia: Instituto Rio Branco Fundao Alexandre de Gusmo, 1999. CUNHA, M. C. O Futuro da Questo Indgena, Estudos Avanados, 8 (20), 1994. ______. Legislao Indigenista do Sculo XIX. EDUSP e CPI de So Paulo. So Paulo, 1992. ______. Os Direitos dos ndios: Ensaios e documentos. So Paulo: Brasiliense, 1987. GRUZINSKI, S. O pensamento mestio. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. LADEIRA, M. I. O caminhar sob a luz: territrio mbya beira do oceano. So Paulo: Edunesp, 2007. LEVY-STRAUSS, C. Raa e Histria. 8 ed. Lisboa: Ed. Presena, 2006. MENDES JUNIOR, J. Os indgenas do Brazil, seus direitos individuais e polticos. So Paulo: Typ. Hennies Irmos, 1912. MONTEIRO, J. M. Vida e Morte do ndio: So Paulo Colonial, in ndios no Estado de So Paulo: Resistncia e Transfigurao, So Paulo: Yankatu, 1984.

188

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

PELLEGRINO, G. Histria das Ideias e mediaes culturais: breves apontamentos. In: JUNQUEIRA, M. A.; FRANCO, S. M. S (orgs.). Cadernos de Seminrios de Pesquisa. Vol. 2. So Paulo: Humanitas, 2011. RIBEIRO, D. Os ndios e a civilizao: a integrao das populaes indgenas no Brasil Moderno. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. SANTOS, B. de S. (org.). A gramtica do tempo: para uma nova cultura poltica, So Paulo: Cortez Editora, 2006. SOLOMON, F.; SHWARTZ, S. New Peoples and New Kinds of People: Adaptation, Readjustment, and Ethnogenesis in South American Indigenous Societies (Colonial Era). In: SOLOMON, F.; SHWARTZ, S. (orgs.). The Cambridge History of the Native Peoples of the Americas - Volume 3, part 2: South America. Cambridge: Cambridge U. P, 1999. STAVENHAGEN, R. Derechos Humanos de los Pueblos Indgenas. Mxico: Comisin Nacional de Derechos Humanos, 2000. ______. Derecho Indgena y Derechos Humanos en Amrica Latina. Disponvel em: <http://www.iidh.ed.cr/comunidades/diversidades/docs/div_docpu blicaciones/indice%20derecho%20indigena.htm, 198?>. Acesso em 31 de outubro de 2012. SOARES, Guido Fernando Silva. Curso de Direito Internacional Pblico. So Paulo: Atlas, 2002. TEIXEIRA, V. Entre la igualdad y el respeto a la diferencia: notas sobre el derecho de los pueblos indgenas a la educacin en Brasil, 2009 (em prelo). ______. Terras Indgenas no Brasil: histria, direito positivo e algumas questes da atualidade, 2005. Trabalho de concluso do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo. URQUIDI, V., TEIXEIRA, V. e LANA, E. Questo Indgena na Amrica Latina: Direito Internacional. Novo Constitucionalismo e Organizao dos Movimentos Indgenas, 2008. Disponvel em: <http://www.usp.br/prolam/downloads/2008_1_8.pdf>. Acesso em 31 de outubro de 2012.

Potrebbero piacerti anche