Sei sulla pagina 1di 41

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.243.887 - PR (2011/0053415-5) RELATOR RECORRENTE ADVOGADOS : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO : BANCO BANESTADO S/A : ADRIANA TOZO MARRA KONSTANTINOS JEAN ANDREOPOULOS ANSELMO MOREIRA GONZALEZ : DEONSIO ROVINA : RENATA DEQUECH E OUTRO(S) EMENTA

RECORRIDO ADVOGADO

DIREITO PROCESSUAL. RECURSO REPRESENTATIVO DE CONTROVRSIA (ART. 543-C, CPC). DIREITOS METAINDIVIDUAIS. AO CIVIL PBLICA. APADECO X BANESTADO. EXPURGOS INFLACIONRIOS. EXECUO/LIQUIDAO INDIVIDUAL. FORO COMPETENTE. ALCANCE OBJETIVO E SUBJETIVO DOS EFEITOS DA SENTENA COLETIVA. LIMITAO TERRITORIAL. IMPROPRIEDADE. REVISO JURISPRUDENCIAL. LIMITAO AOS ASSOCIADOS. INVIABILIDADE. OFENSA COISA JULGADA. 1. Para efeitos do art. 543-C do CPC: 1.1. A liquidao e a execuo individual de sentena genrica proferida em ao civil coletiva pode ser ajuizada no foro do domiclio do beneficirio, porquanto os efeitos e a eficcia da sentena no esto circunscritos a lindes geogrficos, mas aos limites objetivos e subjetivos do que foi decidido, levando-se em conta, para tanto, sempre a extenso do dano e a qualidade dos interesses metaindividuais postos em juzo (arts. 468, 472 e 474, CPC e 93 e 103, CDC). 1.2. A sentena genrica proferida na ao civil coletiva ajuizada pela Apadeco, que condenou o Banestado ao pagamento dos chamados expurgos inflacionrios sobre cadernetas de poupana, disps que seus efeitos alcanariam todos os poupadores da instituio financeira do Estado do Paran. Por isso descabe a alterao do seu alcance em sede de liquidao/execuo individual, sob pena de vulnerao da coisa julgada. Assim, no se aplica ao caso a limitao contida no art. 2-A, caput , da Lei n. 9.494/97. 2. Ressalva de fundamentao do Ministro Teori Albino Zavascki. 3. Recurso especial parcialmente conhecido e no provido.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 1 de 41

Superior Tribunal de Justia


ACRDO A Corte Especial, por maioria, conheceu parcialmente do recurso e, nessa parte, negou-lhe provimento, nos termos do voto do Senhor Ministro Relator. Vencidos os Srs. Ministros Raul Arajo Filho, Maria Isabel Gallotti e Marco Buzzi.Os Srs. Ministros Felix Fischer, Gilson Dipp, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Teori Albino Zavascki, Castro Meira, Arnaldo Esteves Lima, Humberto Martins e Maria Thereza de Assis Moura votaram com o Sr. Ministro Relator. Impedidos os Srs. Ministros Cesar Asfor Rocha e Massami Uyeda. Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Cesar Asfor Rocha, Eliana Calmon, Francisco Falco e Joo Otvio de Noronha. Convocados os Srs. Ministros Luis Felipe Salomo, Maria Isabel Gallotti e Marco Buzzi para compor qurum. Braslia (DF), 19 de outubro de 2011(Data do Julgamento).

MINISTRO ARI PARGENDLER Presidente

MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO Relator

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 2 de 41

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.243.887 - PR (2011/0053415-5) RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : BANCO BANESTADO S/A LEONARDO DE ALMEIDA ZANETTI E OUTRO(S) DEONSIO ROVINA RENATA DEQUECH E OUTRO(S) RELATRIO O SENHOR MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO (Relator): 1. A Associao Paranaense de Defesa do Consumidor - APADECO, ajuizou ao civil pblica em face do Banco Banestado S/A, em abril de 1998, tendo sido o feito (n. 38.765/98) distribudo 1 Vara da Fazenda Pblica, Falncias e Concordatas do Foro Central da Comarca da Regio Metropolitana de Curitiba. A sentena, que transitou em julgado em 3.9.2002, julgou procedente o pedido deduzido na inicial para condenar a instituio financeira a pagar aos poupadores do Estado do Paran, com contas em cadernetas de poupana mantidas junto r, as diferenas de correo monetria expurgadas em razo dos planos econmicos, entre junho de 1987 e janeiro de 1989. Em razo do ttulo executivo aperfeioado, Deonsio Rovina ajuizou execuo individual na Comarca de Londrina/PR pleiteando a satisfao do que foi decidido na ao coletiva. O Banco Banestado S/A teve sua impugnao rejeitada (fls. 85-86), deciso contra a qual foi interposto agravo de instrumento. O agravo foi improvido nos termos da seguinte ementa:
AGRAVO - ART. 557, 1, CPC - DECISO MONOCRTICA QUE NEGOU SEGUIMENTO AO RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO POR SER MANIFESTAMENTE IMPROCEDENTE - INCOMPETNCIA ABSOLUTA INOCORRNCIA - AO CIVIL PBLICA - EXECUO DE TTULO JUDICIAL - FORO COMPETENTE. APLICAO DO DISPOSTO NOS ARTIGOS 98, 2, INCISO I, E 6, VIII, DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - INAPLICABILIDADE DA REGRA GERAL DO ARTIGO 575, II E 589, AMBOS DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL - ARTIGO 16 DA LEI N 7.347/85 - DESNECESSIDADE DE AUTORIZAO E INDENTIFICAO DOS ASSOCIADOS - MULTA DO ART. 475-J DO CPC - CABIMENTO. AGRAVO CONHECIDO E DESPROVIDO.

O recurso especial, apoiado nas alneas "a" e "c" do permissivo


Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 de 41

Superior Tribunal de Justia


constitucional, sustenta, alm de dissdio, ofensa ao art. 16 da Lei n. 7.347/85, alterado pela Lei n. 9.494/97 e arts. 575 e 589 do CPC, relativamente tese recursal do alcance territorial e pessoal dos efeitos da coisa julgada formada em ao civil pblica. Entende o recorrente que os limites territoriais da sentena proferida em ao civil pblica no pode ser todo o territrio do Estado do Paran, mas somente o territrio de competncia do rgo prolator da deciso, o que, no caso, a comarca de Curitiba/PR. Assim, as liquidaes/execues individuais da sentena coletiva devem tramitar necessariamente no foro prolator da sentena liquidanda/exequenda. Por outro lado, a sentena coletiva somente deve beneficiar os exequentes que comprovem o vnculo associativo com a APADECO, poca da propositura da ao coletiva. Aduz a recorrente, ademais, ofensa ao 475-J do CPC, porquanto a multa de 10% sobre o valor da condenao somente deve incidir quando o devedor permanecer inerte ou houver oposio de obstculos processuais que dificulte a entrega da prestao jurisdicional. No caso, tendo a executada apresentado impugnao ao cumprimento da sentena, mediante oferecimento de bens penhora, descabe a aplicao da multa do art. 475-J do CPC. O recurso especial foi admitido (fls. 209-211) e, diante da multiplicidade de feitos que ascendem a esta Corte versando matria semelhante, afetei o julgamento do recurso, pelo rito do art. 543-C do CPC, a esta colenda Corte Especial. O Ministrio Pblico Federal, mediante parecer subscrito pela Subprocuradora-Geral da Repblica Maria Caetana Cintra Santos, opinou pelo conhecimento e parcial provimento do recurso, nos termos a seguir sintetizados:

RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DA CONTROVRSIA. ARTS. 16 da Lei n 7.347/85 e 2-A da Lei n 9.494/97. EFICCIA DA DECISO PROFERIDA EM AO COLETIVA. LOCAL DA EXECUO. JUZO PROLATOR DA DECISO. POSSIBILIDADE DE AMPLIAO TERRITORIAL PARA COMARCAS DO DOMICLIO DO CONSUMIDOR NO MESMO ESTADO. PRECEDENTES STJ. 1. "Considerando o princpio da instrumentalidade das formas e do amplo acesso Justia, desponta como um consectrio natural dessa eficcia territorial a possibilidade de os agravados, consumidores titulares de direitos individuais homogneos, beneficirios do ttulo executivo havido na Ao Civil Pblica, promoverem a liquidao e a execuo individual desse ttulo no foro da comarca de seu domiclio. No h necessidade, pois, que as execues individuais sejam propostas no Juzo ao qual distribuda a ao coletiva". Precedentes STJ. 2. Manuteno deste entendimento consolidado para os casos repetitivos. MULTA. ART. 475-j. PARCIAL PROVIMENTO. ADEQUAO
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 4 de 41

Superior Tribunal de Justia


JURISPRUDNCIA DO STJ. 3. Parecer pelo conhecimento e parcial provimento do nobre apelo, apenas para adequar a aplicao da multa do art. 475-J do CPC, ao entendimento do Superior Tribunal de Justia.

A Federao Brasileira de Bancos - FEBRABAN, como amicus curiae , opina pelo provimento do recurso para que se declare a competncia absoluta do juzo que proferiu a sentena da ao civil pblica para processar e julgar as liquidaes e execues individuais (fls. 307-898). o relatrio.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 5 de 41

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.243.887 - PR (2011/0053415-5) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO BANCO BANESTADO S/A LEONARDO DE ALMEIDA ZANETTI E OUTRO(S) DEONSIO ROVINA RENATA DEQUECH E OUTRO(S) EMENTA

DIREITO PROCESSUAL. RECURSO REPRESENTATIVO DE CONTROVRSIA (ART. 543-C, CPC). DIREITOS METAINDIVIDUAIS. AO CIVIL PBLICA. APADECO X BANESTADO. EXPURGOS INFLACIONRIOS. EXECUO/LIQUIDAO INDIVIDUAL. FORO COMPETENTE. ALCANCE OBJETIVO E SUBJETIVO DOS EFEITOS DA SENTENA COLETIVA. LIMITAO TERRITORIAL. IMPROPRIEDADE. REVISO JURISPRUDENCIAL. LIMITAO AOS ASSOCIADOS. INVIABILIDADE. OFENSA COISA JULGADA. 1. Para efeitos do art. 543-C do CPC: 1.1. A liquidao e a execuo individual de sentena genrica proferida em ao civil coletiva pode ser ajuizada no foro do domiclio do beneficirio, porquanto os efeitos e a eficcia da sentena no esto circunscritos a lindes geogrficos, mas aos limites objetivos e subjetivos do que foi decidido, levando-se em conta, para tanto, sempre a extenso do dano e a qualidade dos interesses metaindividuais postos em juzo (arts. 468, 472 e 474, CPC e 93 e 103, CDC). 1.2. A sentena genrica proferida na ao civil coletiva ajuizada pela Apadeco, que condenou o Banestado ao pagamento dos chamados expurgos inflacionrios sobre cadernetas de poupana, disps que seus efeitos alcanariam todos os poupadores da instituio financeira do Estado do Paran. Por isso descabe a alterao do seu alcance em sede de liquidao/execuo individual, sob pena de vulnerao da coisa julgada. Assim, no se aplica ao caso a limitao contida no art. 2-A, caput , da Lei n. 9.494/97. 2. Ressalva de fundamentao do Ministro Teori Albino Zavascki. 3. Recurso especial parcialmente conhecido e no provido.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 6 de 41

Superior Tribunal de Justia


VOTO O SENHOR MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO (Relator): 2. As razes do especial apresentam teses relativas a trs questes controvertidas: a) foro competente para a liquidao/execuo individual de sentena proferida em sede de ao civil pblica, entendendo o recorrente que essa deva ser proposta no juzo prolator da deciso; b) alcance subjetivo da sentena proferida na ao civil pblica, entendendo o recorrente haver necessidade de cada exequente comprovar ser filiado associao autora da ao coletiva, bem como o seu domiclio, nos termos do que dispe o art. 2-A da Lei n. 9.494/97; c) cabimento da multa prevista no art. 475-J do CPC.

3. Foro competente para a liquidao/execuo individual de sentena proferida em ao civil pblica Saber qual o foro competente para a liquidao/execuo individual de sentena coletiva tem sido tema recorrente no mbito desta Corte Superior, obtendo soluo em diversas Turmas, tanto nas de direito privado quanto nas de direito pblico. A Quarta Turma, ressalte-se, o nico colegiado que possui precedente dissonante dos firmados pelas demais turmas, no qual fiquei vencido. Refiro-me ao REsp. n. 1.113.198/PR, Rel. Ministro Luis Felipe Salomo, Rel. p/ Acrdo Ministro Fernando Gonalves, Quarta Turma, julgado em 25/8/2009, DJe 18/12/2009. 3.1. Porm, observada a devida venia , vincular o foro da liquidao/execuo individual ao juzo no qual foi proferida a sentena coletiva, no me parece ser a soluo mais consentnea com o sistema do Cdigo de Defesa do Consumidor, o qual, como de conhecimento cursivo, tambm aplicado a aes civis pblicas de natureza no consumerista. Por fora do art. 21 da Lei n. 7.347/85, de se considerar, seguramente, que o Captulo II do Ttulo III do CDC e a Lei das Aes Civis Pblicas formam, em conjunto, um microssistema prprio do processo coletivo, seja qual for a sua natureza, consumerista, ambiental ou administrativa.
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 7 de 41

Superior Tribunal de Justia


Da por que os mecanismos de facilitao de defesa do consumidor tm sido utilizados em aes de outro jaez, como corroboram os seguintes precedentes: REsp 972.902/RS, Rel. Ministra Eliana Calmon, Segunda Turma, julgado em 25/08/2009; REsp 1049822/RS, Rel. Ministro Francisco Falco, Primeira Turma, julgado em 23/04/2009. No que concerne ao foro competente para a liquidao/execuo individual de sentena coletiva, no me impressiona a tese de que o pargrafo nico do art. 97 do CDC fora vetado e por isso no se poderia admitir que o consumidor viesse a ajuizar a demanda em seu prprio domiclio, pois significaria a repristinao do dispositivo rechaado pelo legislador. O texto aprovado pelo Congresso Nacional era o seguinte:
Pargrafo nico - A liquidao de sentena, que ser por artigos, poder ser promovida no foro do domiclio do liquidante, cabendo-lhe provar, to-s, o nexo de causalidade, o dano e seu montante.

A mensagem do veto contou com os seguintes fundamentos:


Esse dispositivo dissocia, de forma arbitrria, o foro dos processos de conhecimento e de execuo, rompendo o princpio da vinculao quanto competncia entre esses processos, adotado pelo Cdigo de Processo Civil (Art. 575) e defendido pela melhor doutrina. Ao despojar uma das partes da certeza quanto ao foro de execuo, tal preceito lesa o princpio de ampla defesa assegurado pela Constituio (Art. 5, LV).

A bem da verdade, o veto ao pargrafo nico do art. 97 no possui o condo, a meu juzo, de alterar a competncia para as execues individuais da sentena coletiva, e no o nico que, se levado ao extremo, causaria a perplexidade sustentada. Como exemplo, basta mencionar o inciso X do art. 39 do CDC, que previa ser vedado ao fornecedor "praticar outras condutas abusivas", dispositivo tambm vetado pelo Executivo, o que poderia sinalizar que as prticas abusivas contidas no art. 39 seriam numerus clausus . As razes do veto foram as seguintes:
O princpio do Estado de Direito (CF. art. 1) exige que as normas legais sejam formuladas de forma clara e precisa, permitindo que os seus destinatrios possam prever e avaliar as conseqncias jurdicas dos seus atos. , portanto, inconstitucional a consagrao de clusulas imprecisas, sobretudo em dispositivo de natureza penal.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 8 de 41

Superior Tribunal de Justia


Porm, mesmo tendo sido vetada a frmula ampliativa do inciso X - "outras clusulas abusivas" -, so remansosas a doutrina e a jurisprudncia que entendem que o art. 39 no lista, de forma exaustiva, mas exemplificativa, as prticas consideradas abusivas, exatamente porque remanesceu - no caput - frmula semelhante, a saber: "dentre outras prticas abusivas". Confira-se, nesse sentido, por todos, a doutrina do Ministro Antnio Herman de Vasconcellos e Benjamin (Cdigo brasileiro de defesa do consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. Ada Pellegrini Grinover [et al ]. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007, pp. 374-375). Tal fato ocorre, fundamentalmente, porque o veto presidencial, mantido pelo Congresso Nacional, revela, quando muito, a vontade do legislador historicamente considerado e congelado no tempo, e a reverncia exacerbada e isolada ao veto no possui a virtualidade de alcanar traos da lei de elevada importncia, como sua teleologia e dinamicidade, que decorre da realidade social subjacente ao ordenamento em que se insere. A interpretao baseada exclusivamente em veto presidencial, a par de ser demasiado simplista, nega a ao das diferentes realidades temporalmente identificadas e a formao de um "crculo hermenutico", em que o ordenamento jurdico e a experincia jurdica mutuamente se completam, esclarecem-se e se fecundam, negando-se, tambm, a interpretao finalstica e sistemtica da norma. A filosofia do direito, ainda em lio clssica de Carlos Maximiliano, acusa de forma incisiva o descrdito da hermenutica que busca a interpretao na investigao da vontade do legislador - mens legislatoris - em desprezo ao esprito da lei mens legis. Nesse sentido:
O aplicador moderno da lei antiga, se acaso se refere inteno do legislador, obedece a um pendor misonesta , age sob o impulso do hbito inveterado, empresta as cores da realidade a uma figura que no vem ao caso, no cogitou do presente, no poderia prever tudo; [...] Em resumo: sob qualquer dos seus aspectos, a interpretao antes sociolgica do que individual. Vai caindo em vertiginoso descrdito a doutrina oposta, que se empenha em descobrir e revelar a vontade, a inteno, o pensamento do legislador. Despreza os postulados da Psicologia moderna, reduz, em demasia, o campo da Hermenutica, assenta antes em fices do que em verdades demonstrveis, fora a pesquisas quase sempre inteis e, em regra, no atinge a certeza colimada. (MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e aplicao do direito. 20 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011, pp. 21-25)

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 9 de 41

Superior Tribunal de Justia


Nesse passo, a investigao pura e simples da vontade do legislador parcialmente alcanada, por exemplo, com a leitura das mensagens de veto ou das exposies de motivos da lei - reduz a hermenutica a apenas um elemento de interpretao, qual seja o histrico, olvidando-se de primado essencial lgica jurdica, o de que o texto interpretado possui vida prpria que se forma e se transforma constantemente a cada releitura. Vale dizer, criao que se desprendeu de seu criador to logo veio ao mundo. E, por isso, "o intrprete chamado a dar vida nova a um texto que por si mesmo morto, mero smbolo do ato da vida de outra pessoa" (CAPPELLETTI, Mauro. Juzes legisladores? . Traduo de Carlos Alberto Alvaro de Oliveira. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris Editor, 1993, p. p.22). Na mesma linha, o mestre Vicente Ro, no seu clssico O Direito e a vida dos direitos , malgrado reconhea a importncia das declaraes legislativas na interpretao da norma - como vetos e exposio de motivos -, aconselha no tom-las com exclusividade, sob pena de o intrprete se afastar do real e social contedo da norma, bem como das condies sempre atuais de vida que a lei pretende regular. Confira-se o seu sempre claro magistrio:
Em sntese diremos: da mais alta valia a investigao histrica para esclarecer, com o contedo da norma, os seus fins prticos e sociais e, consequentemente, o seu sentido jurdico; teis tambm so, com carter igualmente subsidirio e no decisivo, os antecedentes legislativos sobre a elaborao das leis, utilidade esta, que mais particularmente se manifesta quando estes trabalhos encontram expresso no contedo das leis; excelentes subsdios proporcionam, por sua vez, as declaraes de motivos que aos textos legais se incorporam. Mas, nenhum desses elementos tem a fora, por si s, de determinar um resultado nico e irrecusvel, na prtica da interpretao. E o abuso, bem como a exclusividade de uso do processo histrico, sob qualquer de suas modalidades, s pode causar ms consequncias, por afastar o intrprete do contedo real e social da norma, que lhe cumpre apurar, bem como de seu destino, que visa regular as condies atuais e sociais da vida individual e da vida coletiva. (RO, Vicente. O direito e a vida dos direitos. 6 ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004 (RT Clssicos), pp. 523-524)

3.2. Precisamente no que concerne s tcnicas de interpretao do Cdigo de Defesa do Consumidor, deve-se levar em conta o art. 4 daquele diploma, o qual contm uma espcie de lente pela qual devem ser examinados os demais dispositivos, notadamente por estabelecer os objetivos da poltica nacional das relaes de consumo - dos quais se destaca "o atendimento das necessidades dos consumidores" -, e princpios que devem ser respeitados - dos quais se eleva, em primazia, o
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 0 de 41

Superior Tribunal de Justia


"reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor". Com efeito, no pode ser aceita interpretao que contradiga essas diretrizes, destacadas no Cdigo e aladas a "objetivos" e "princpios" da poltica de proteo ao consumidor, sob pena de incongruncia lgica com a prpria razo de ser desse diploma, ou seja, sob pena de a norma que veio, por imposio constitucional, facilitar a defesa do consumidor, est a embaraar o acesso do consumidor jurisdio. Nesse sentido o esclio de Eros Roberto Graus acerca da interpretao do Cdigo de Defesa do Consumidor:
[...] eu diria que o art. 4 do Cdigo de Defesa do Consumidor uma norma-objeto, porque define os fins da poltica nacional das relaes de consumo, quer dizer, ela define resultados a serem alcanados. Todas as normas de conduta e todas as normas de organizao, que so as demais normas que compem o Cdigo do Consumidor, instrumentam a realizao desses objetivos, com base nos princpios enunciados no prprio art. 4. Para que existem, por que existem essas normas? Para instrumentar a realizao dos fins definidos no art. 4. Assim, todas as normas de organizao e conduta contidas no Cdigo do Consumidor, devem ser interpretadas teleologicamente, finalisticamente, no por opo do intrprete, mas porque essa uma imposio do prprio Cdigo. O que significa isso? Sabemos que a interpretao no uma cincia, uma prudncia. Nela chegamos a mais de uma soluo correta, tendo de fazer uma opo por uma delas. A circunstncia de existirem normas-objeto que determinam a interpretao de normas de organizao e de conduta estreita terrivelmente a possibilidade dessa opo, porque a nica interpretao correta aquela que seja adequada instrumentao da realizao dos fins, no caso, os fins estipulados no art. 4 do CDC. (GRAU, Eros Roberto. Direito do consumidor: fundamentos do direito do consumidor. Cludia Lima Marques e Bruno Miragem (org.). So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 (Coleo doutrinas essenciais, v. I), pp. 165-166)

3.3. Assim, levando-se em conta os princpios norteadores para correta interpretao do cdigo em comento, sobretudo o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor, princpio esse que conduz ao subprincpio da facilitao de sua defesa em juzo, causa perplexidade determinar que o consumidor deva, necessariamente, deslocar-se ao juzo onde foi proferida a sentena coletiva, para s ento promover a liquidao/execuo individual. Se o consumidor pretendesse ajuizar individualmente a ao de conhecimento, poderia faz-lo em seu prprio domiclio, cuja execuo tambm poderia nesse foro tramitar (art. 101, inciso I, e art. 98, 2, inciso I, do CDC).

O entendimento baseado exclusivamente no veto presidencial ao art. 97, pargrafo nico, CDC, retira do consumidor esse benefcio nos casos de execuo
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 1 de 41

Superior Tribunal de Justia


individual de sentena coletiva. Ou seja, o benfazejo instrumento da ao civil pblica, que deve facilitar o acesso do consumidor justia, acabaria por dificultar ou mesmo inviabilizar por completo a defesa do consumidor em juzo, circunstncia que, por si, desaconselha tal interpretao. Ademais, caso todas as execues individuais de aes coletivas para defesa de direitos individuais homogneos de consumidores, aes essas que comportam, por vezes, milhares de consumidores prejudicados, tivessem de ser propostas no mesmo juzo em que proferida a sentena transitada em julgado, inviabilizar-se-ia o trabalho desse foro, com manifesto prejuzo administrao da justia. 3.4. Com efeito, deve-se franquear ao consumidor o foro do seu prprio domiclio para o ajuizamento da liquidao/execuo individual de sentena proferida em ao civil pblica. De fato, muito embora tenha sido vetado o pargrafo nico do art. 97, permanece hgido o art. 98, o qual possui a seguinte redao:
Art. 98. A execuo poder ser coletiva, sendo promovida pelos legitimados de que trata o art. 82, abrangendo as vtimas cujas indenizaes j tiveram sido fixadas em sentena de liquidao, sem prejuzo do ajuizamento de outras execues. (Redao dada pela Lei n 9.008, de 21.3.1995) 1 A execuo coletiva far-se- com base em certido das sentenas de liquidao, da qual dever constar a ocorrncia ou no do trnsito em julgado. 2 competente para a execuo o juzo: I - da liquidao da sentena ou da ao condenatria, no caso de execuo individual; II - da ao condenatria, quando coletiva a execuo.

Ora, o s fato de o 2 prever que competente para a execuo o juzo ou da liquidao ou da ao condenatria revela, seguramente, que o juzo da liquidao pode ser diverso do juzo da ao condenatria. O dispositivo perderia totalmente o sentido caso a liquidao de sentena devesse ser pleiteada, necessariamente, no juzo da condenao. claro, pois, que a melhor tcnica interpretativa sugere que a lei no possui palavras inteis. Com efeito, havendo possibilidade de a liquidao tramitar em foro diverso da ao condenatria, no h dvida de que esse foro diferente pode tambm ser o do domiclio do consumidor, levando-se em conta a existncia dessa faculdade para a ao individual de conhecimento (art. 101, inciso I), bem como os princpios do prprio Cdigo,
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 2 de 41

Superior Tribunal de Justia


dentre os quais se destacam o reconhecimento da vulnerabilidade (art. 4), a garantia de facilitao de sua defesa em juzo e de acesso aos rgos judicirios (art. 6, incisos VII e VIII, do CDC). Revela-se extreme de dvidas que o dispositivo engendrou dois sistemas diversos de execuo de sentena coletiva, um para o caso de execuo individual, outro para o caso de execuo tambm coletiva. No caso de execuo individual da sentena coletiva, levando-se em conta a vulnerabilidade do consumidor, h mais de um foro competente, inclusive o de seu prprio domiclio, ao passo que no caso de execuo coletiva, h somente o foro da sentena condenatria. Confira-se, nesse sentido, a doutrina de Antnio Herman de Vasconcellos e Benjamin:
O 2 do art. 98 difere a execuo coletiva da individual em matria de competncia para a execuo. Em relao execuo individual, prev a competncia do juzo da liquidao da sentena ou da ao condenatria. Trata-se de regra que deve ser interpretada, como, de resto, todo o Cdigo, em benefcio do consumidor-exequente, de modo a atender seu direito bsico de facilitao de acesso justia (art. 6, VIII). Assim, parece-nos que, ao mencionar os dois, o CDC determina uma faculdade ao exequente, criando norma especial em matria processual, a qual tem preferncia em relao regra geral do art. 575, II, do CPC. Trata-se de interpretao que contempla, mais uma vez, a razo de ser do CDC em matria de aes coletivas, que a de oferecer uma adequada tutela ao direito de grandes contingentes de consumidores lesados em razo de uma mesma conduta ilcita do consumidor. Admitir-se a prevalncia da vinculao entre o juzo competente para o processo de conhecimento e para a execuo seria desnaturar a essncia das aes coletivas, permitindo situaes esdrxulas como a de um consumidor lesado que tenha domiclio em Manaus, que, para ter seu direito admitido, deveria interpor a respectiva execuo em Porto Alegre, na hiptese de nesta cidade ter sido interposta a ao de conhecimento. Esta situao foi criada, verdade, pelo veto presidencial oferecido ao art. 97, pargrafo nico do Cdigo, que permitia a dissociao entre o juzo do processo de conhecimento e o da liquidao de sentena. Tivesse prevalecido a redao aprovada no Congresso Nacional, as duas possibilidades de foro competente para a execuo estariam evidenciadas: o fora da ao de conhecimento ou o da liquidao, podendo este ser distinto a critrio do consumidor. Com o veto ao art. 97, preciso interpretar o art. 98 em conformidade com o esprito do CDC, que, como insistimos repetidas vezes, tem por idia forar a promoo do direito de acesso do consumidor justia. Assim, ao permitir ambos, e considerando que, em matria de ao coletiva, a habilitao do consumidor equivale, em termos prticos, ao exerccio da pretenso, nada mais correto do que interpretar-se este artigo em conformidade com o disposto no artigo, 101, I, do CDC, que admite o foro da ao individual no domiclio do consumidor. Trata-se no apenas de uma interpretao til, mas coerente e sistemtica das disposies do Cdigo em matria de competncia. Se, nas aes individuais, admite-se
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 3 de 41

Superior Tribunal de Justia


expressamente, a regra do domiclio como foro competente, com igual ou maior razo deve-se admitir tambm para a liquidao das aes coletivas, sob pena de o consumidor, como mencionamos, ser obrigado a promover liquidao em foro completamente estranho a qualquer do elementos de fato envolvidos na relao jurdica determinada pela conduta ilcita do fornecedor, e reconhecida pela sentena em liquidao." (BENJAMIN, Antnio Herman; MARQUES, Claudia Lima; MIRAGEM, Bruno. Comentrios ao Cdigo de Defesa do Consumidor. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006. p. 1.096-1.097)

Ada Pellegrini Grinover corrobora tal entendimento:


E se execuo for individual? O inc. I do 2 dos dispositivo ligava-se aos dispositivo do pargrafo nico do art. 97, que foi vetado. Este determinava que o foro competente para a liquidao da sentena poderia ser o do domiclio do liquidante, da derivando a regra ora sub examine, no sentido de o juzo competente poder, correlatamente, ser o da liquidao da sentena ou da ao condenatria. O fato que, mesmo vetado o pargrafo nico do art. 97, o inc. I, do 2 do art. 98 permanece ntegro. A lei no pode conter disposies inteis. preciso dar contedo ao dispositivo em tela e a nica interpretao capaz de faz-lo parece ser aquela que, reportando-se ao disposto no art. 101, inc. I, e aplicando-o por analogia, extrai do sistema a regra de competncia de foro do domiclio do liquidante, ora vetada. (GRINOVER, Ada Pellegrini...[et al]. Cdigo brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. Rio de janeiro: Forense Universitria. 2004. p. 891)

3.5. A jurisprudncia deste Sodalcio tambm sufraga tal entendimento:


RECURSO ESPECIAL. CONFLITO DE COMPETNCIA NEGATIVO. EXECUO INDIVIDUAL DE SENTENA PROFERIDA NO JULGAMENTO DE AO COLETIVA. FORO DO DOMICLIO DO CONSUMIDOR. INEXISTNCIA DE PREVENO DO JUZO QUE EXAMINOU O MRITO DA AO COLETIVA. TELEOLOGIA DOS ARTS. 98, 2, II E 101, I, DO CDC. 1. A execuo individual de sentena condenatria proferida no julgamento de ao coletiva no segue a regra geral dos arts. 475-A e 575, II, do CPC, pois inexiste interesse apto a justificar a preveno do Juzo que examinou o mrito da ao coletiva para o processamento e julgamento das execues individuais desse ttulo judicial. 2. A analogia com o art. 101, I, do CDC e a integrao desta regra com a contida no art. 98, 2, I, do mesmo diploma legal garantem ao consumidor a prerrogativa processual do ajuizamento da execuo individual derivada de deciso proferida no julgamento de ao coletiva no foro de seu domiclio. 3. Recurso especial provido. (REsp 1.098.242/GO, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 21/10/2010, DJe 28/10/2010) _________________________ RECURSO ESPECIAL. ART. 105, INCISO III, ALNEA "C", DA CF. COTEJO ANALTICO. CIRCUNSTNCIAS FTICAS. INEXISTNCIA. EXECUO. COMPETNCIA. DOMICLIO DO AUTOR. POSSIBILIDADE. 1. No se conhece do recurso especial, interposto com base no art.
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 4 de 41

Superior Tribunal de Justia


105, inciso III, alnea "c", da CF, quando o recorrente limita-se a transcrever ementas de julgados, enfatizando trechos e argumentos que se alinham ao pleito recursal, sem providenciar, porm, o necessrio cotejo analtico, a fim de demonstrar a similitude ftica entre os casos decididos, na forma dos artigos 541, pargrafo nico, do CPC, e 255, do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justia. Precedentes. 2. Os artigos 98, inciso I, e 101, inciso I, ambos do Cdigo de Defesa do Consumidor, permitem que a liquidao e execuo de sentena coletiva sejam feitas no domiclio do autor. 3. No se pode obrigar os beneficirios de sentena coletiva a liquid-la e execut-la no foro em que a ao coletiva fora processada e julgada, sob pena de inviabilizar a tutela dos seus direitos. 4. Recurso especial parcialmente conhecido e, nesta parte, provido. (REsp 1.122.292/GO, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, julgado em 21/9/2010, DJe 4/10/2010) _________________________ PROCESSUAL CIVIL. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. SERVIDOR PBLICO FEDERAL. AO COLETIVA. EXECUO INDIVIDUAL NO DOMICLIO DO AUTOR. FORO DIVERSO DO FORO DO PROCESSO DE CONHECIMENTO. POSSIBILIDADE. INCIDNCIA DAS LEIS 8.078/90 E 7.347/85. CONFLITO CONHECIDO. COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL DO ESTADO DO AMAZONAS. 1. As aes coletivas lato sensu ao civil pblica ou ao coletiva ordinria visam proteger o interesse pblico e buscar a realizao dos objetivos da sociedade, tendo, como elementos essenciais de sua formao, o acesso Justia e a economia processual e, em segundo plano, mas no de somenos importncia, a reduo dos custos, a uniformizao dos julgados e a segurana jurdica. 2. A sentena coletiva (condenao genrica, art. 95 do CDC), ao revs da sentena que exarada em uma demanda individualizada de interesses (liquidez e certeza, art. 460 do CPC), unicamente determina que as vtimas de certo fato sejam indenizadas pelo seu agente, devendo, porm, ser ajuizadas demandas individuais a fim de se comprovar que realmente vtima, que sofreu prejuzo e qual o seu valor. 3. O art. 98, I, do CDC permitiu expressamente que a liquidao e execuo de sentena sejam feitas no domiclio do autor, em perfeita sintonia com o disposto no art. 101, I, do mesmo cdigo, que tem como objetivo garantir o acesso Justia. 4. No se pode determinar que os beneficirios de sentena coletiva sejam obrigados a liquid-la e execut-la no foro em que a ao coletiva fora processada e julgada, sob pena de lhes inviabilizar a tutela dos direitos individuais, bem como congestionar o rgo jurisdicional. 5. Conflito de competncia conhecido para declarar competente o Juzo Federal da 2 Vara da Seo Judiciria do Estado do Amazonas/AM, o suscitado. (CC 96.682/RJ, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, TERCEIRA SEO, julgado em 10/02/2010, DJe 23/03/2010) _________________________ AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCESSO CIVIL. AO CIVIL PBLICA. EXECUO. COMPETNCIA. FORO QUE PROLATOU A SENTENA EXEQUENDA. INEXISTNCIA DE
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 5 de 41

Superior Tribunal de Justia


OBRIGATORIEDADE. ESCOLHA DO FORO DO CONSUMIDOR. POSSIBILIDADE. PRINCPIOS DA INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS E DO AMPLO ACESSO JUSTIA. 1. Esta Corte Superior possui entendimento pacfico de que a sentena proferida em ao civil pblica (ACP) faz coisa julgada erga omnes nos limites da competncia territorial do rgo julgador que a prolatou (art. 16 da Lei n 7.347/1985, na redao dada pela Lei n 9.494/1997). 2. A sentena proferida na ao civil pblica proposta pela Associao Paranaense de Defesa do Consumidor (APADECO) contra o BANCO DO BRASIL S/A teve seus efeitos estendidos, pelo Tribunal estadual, a todos os poupadores do Estado do Paran que mantiveram contas de poupana iniciadas ou renovadas at 15.06.87 e 15.01.89. 3. A Terceira Turma deste Sodalcio, levando em considerao os efeitos da sentena proferida na aludida ao, bem como aplicando os princpios da instrumentalidade das formas e do amplo acesso Justia, passou a entender no haver obrigatoriedade das execues individuais serem propostas no mesmo Juzo ao qual distribuda a demanda coletiva, podendo o consumidor fazer uso do foro da comarca de seu domiclio. 4. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no Ag 633.994/PR, Rel. Ministro VASCO DELLA GIUSTINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS), TERCEIRA TURMA, julgado em 08/06/2010, DJe 24/06/2010) _________________________ AO CIVIL PBLICA. APADECO. EFICCIA TERRITORIAL DA SENTENA. EXECUES INDIVIDUAIS DO TTULO. JUZO COMPETENTE. I - A orientao fixada pela jurisprudncia sobranceira desta Corte no sentido de que a deciso proferida no julgamento de Ao Civil Pblica faz coisa julgada nos limites da competncia territorial do rgo que a prolatou. II - Dessa forma, se o rgo prolator da deciso o Tribunal de Justia do Estado do Paran, cumpre concluir que o acrdo tem eficcia em toda a extenso territorial daquela unidade da federao. Por outro lado, a eficcia subjetiva do aresto, estendeu-se todos os poupadores do Estado que mantinham contas de poupana junto ao ru. III - Considerando o princpio da instrumentalidade das formas e do amplo acesso Justia, desponta como um consectrio natural dessa eficcia territorial a possibilidade de os agravados, consumidores titulares de direitos individuais homogneos, beneficirios do ttulo executivo havido na Ao Civil Pblica, promoverem a liquidao e a execuo individual desse ttulo no foro da comarca de seu domiclio. No h necessidade, pois, que as execues individuais sejam propostas no Juzo ao qual distribuda a ao coletiva. IV- Agravo Regimental improvido. (AgRg no REsp 755.429/PR, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 17/12/2009, DJe 18/12/2009) _________________________

Finalmente, importante ressaltar que a Lei n. 11.323/05, que acrescentou o art. 475-P ao CPC, no desiderato de facilitao e incremento de efetividade do processo de execuo, franqueou ao vencedor optar, para o pedido de cumprimento de sentena, "pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 6 de 41

Superior Tribunal de Justia


atual domiclio do executado" (art. 475-P, pargrafo nico, do CPC). 3.6. Com efeito, como ocorreu no caso dos autos, pode o consumidor ajuizar a liquidao/execuo individual de sentena proferida em ao civil pblica no foro do seu prprio domiclio, e no se h falar em limites territoriais da coisa julgada, como argumenta o recorrente. Aduz o recorrente, nesse ponto, que o alcance territorial da coisa julgada se limita comarca na qual tramitou a ao coletiva, merc do art. 16 da Lei das Aes Civis Pblicas (Lei n. 7.347/85), verbis :
Art. 16. A sentena civil far coisa julgada erga omnes , nos limites da competncia territorial do rgo prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao com idntico fundamento, valendo-se de nova prova.

Tal interpretao, uma vez mais, esvazia a utilidade prtica da ao coletiva, mesmo porque, cuidando-se de dano de escala nacional ou regional, a ao somente pode ser proposta na capital dos Estados ou no Distrito Federal (art. 93, inciso II, CDC). Assim, a prosperar a tese do recorrente, o efeito erga omnes prprio da sentena estaria restrito s capitais, excluindo todos os demais potencialmente beneficirios da deciso. A bem da verdade, o art. 16 da LACP baralha conceitos heterogneos como coisa julgada e competncia territorial - e induz a interpretao, para os mais apressados, no sentido de que os "efeitos" ou a "eficcia" da sentena podem ser limitados territorialmente, quando se sabe, a mais no poder, que coisa julgada - a despeito da atecnia do art. 467 do CPC - no "efeito" ou "eficcia" da sentena, mas qualidade que a ela se agrega de modo a torn-la "imutvel e indiscutvel". certo tambm que a competncia territorial limita o exerccio da jurisdio e no os efeitos ou a eficcia da sentena, os quais, como de conhecimento comum, correlacionam-se com os "limites da lide e das questes decididas" (art. 468, CPC) e com as que o poderiam ter sido (art. 474, CPC) - tantum judicatum, quantum disputatum vel disputari debebat . A apontada limitao territorial dos efeitos da sentena no ocorre nem no processo singular, e tambm, como mais razo, no pode ocorrer no processo coletivo, sob pena de desnaturao desse salutar mecanismo de soluo plural das lides. A prosperar tese contrria, um contrato declarado nulo pela justia estadual de So Paulo, por exemplo, poderia ser considerado vlido no Paran; a sentena que determina a reintegrao de posse de um imvel que se estende a territrio de mais de
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 7 de 41

Superior Tribunal de Justia


uma unidade federativa (art. 107, CPC) no teria eficcia em relao a parte dele; ou uma sentena de divrcio proferida em Braslia poderia no valer para o judicirio mineiro, de modo que ali as partes pudessem ser consideradas ainda casadas, solues, todas elas, teratolgicas. A questo principal, portanto, de alcance objetivo ("o que" se decidiu) e subjetivo (em relao "a quem" se decidiu), mas no de competncia territorial. Pode-se afirmar, com propriedade, que determinada sentena atinge ou no esses ou aqueles sujeitos (alcance subjetivo), ou que atinge ou no essa ou aquela questo ftico-jurdica (alcance objetivo), mas errneo cogitar-se de sentena cujos efeitos no so verificados, a depender do territrio analisado. Nesse sentido o magistrio de Rodolfo de Camargo Macuso, alinhando-se s cidas crticas de Nelson Nery e Jos Marcelo Menezes Vigilar:
Qualquer sentena proferida por rgo do Poder Judicirio pode ter eficcia para alm de seu territrio. At a sentena estrangeira pode produzir efeitos no Brasil, bastando para tanto que seja homologada pelo STF [agora STJ]. Assim, as partes entre as quais foi dada a sentena estrangeira so atingidas por seus efeitos onde quer que estejam no planeta Terra. Confundir jurisdio e competncia com limites subjetivos da coisa julgada , no mnimo, desconhecer a cincia do direito. Com efeito, o problema atinente a saber quais pessoas ficam atingidas pela imutabilidade do comando judicial insere-se na rubrica dos limites subjetivos desse instituto processual dito "coisa julgada", e no sob a ptica de categorias outras, como a jurisdio, a competncia, a organizao judiciria. (MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ao civil pblica: em defesa do meio ambiente, do patrimnio cultural e dos consumidores . 11 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009, pp. 322-323)

A antiga jurisprudncia do STJ, segundo a qual "a eficcia erga omnes circunscreve-se aos limites da jurisdio do tribunal competente para julgar o recurso ordinrio" (REsp 293.407/SP, Quarta Turma, confirmado nos EREsp. n. 293.407/SP, Corte Especial), em hora mais que ansiada pela sociedade e pela comunidade jurdica, deve ser revista para atender ao real e legtimo propsito das aes coletivas, que viabilizar um comando judicial clere e uniforme - em ateno extenso do interesse metaindividual objetivado na lide. Caso contrrio, "esse diferenciado regime processual no se justificaria, nem seria eficaz, e o citado interesse acabaria privado de tutela judicial em sua dimenso coletiva , reconvertido e pulverizado em multifrias demandas individuais" (MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Op. cit . p. 325), "atomizando " as lides na contramo do moderno processo de "molecularizao " das demanas. Com efeito, como se disse anteriormente, por fora do art. 21 da Lei n.
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 8 de 41

Superior Tribunal de Justia


7.347/85, o Captulo II do Ttulo III do CDC e a Lei das Aes Civis Pblicas formam, em conjunto, um microssistema prprio do processo coletivo, seja qual for a sua natureza, consumerista, ambiental ou administrativa. Assim, com o propsito tambm de contornar a impropriedade tcnico-processual cometida pelo art. 16 da LACP, a questo relativa ao alcance da sentena proferida em aes coletivas deve ser equacionada de modo a harmonizar os vrios dispositivos aplicveis ao tema. Nessa linha, o alcance da sentena proferida em ao civil pblica deve levar em considerao o que dispe o Cdigo de Defesa do Consumidor acerca da extenso do dano e da qualidade dos interesses metaindividuais postos em juzo. O norte, portanto, deve ser o que dispem os arts. 93 e 103 do CDC, verbis :
Art. 93. Ressalvada a competncia da Justia Federal, competente para a causa a justia local: I - no foro do lugar onde ocorreu ou deva ocorrer o dano, quando de mbito local; II - no foro da Capital do Estado ou no do Distrito Federal, para os danos de mbito nacional ou regional, aplicando-se as regras do Cdigo de Processo Civil aos casos de competncia concorrente. Art. 103. Nas aes coletivas de que trata este cdigo, a sentena far coisa julgada: I - erga omnes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao, com idntico fundamento valendo-se de nova prova, na hiptese do inciso I do pargrafo nico do art. 81; II - ultra partes, mas limitadamente ao grupo, categoria ou classe, salvo improcedncia por insuficincia de provas, nos termos do inciso anterior, quando se tratar da hiptese prevista no inciso II do pargrafo nico do art. 81; III - erga omnes , apenas no caso de procedncia do pedido, para beneficiar todas as vtimas e seus sucessores, na hiptese do inciso III do pargrafo nico do art. 81. 1 Os efeitos da coisa julgada previstos nos incisos I e II no prejudicaro interesses e direitos individuais dos integrantes da coletividade, do grupo, categoria ou classe. 2 Na hiptese prevista no inciso III, em caso de improcedncia do pedido, os interessados que no tiverem intervindo no processo como litisconsortes podero propor ao de indenizao a ttulo individual. 3 Os efeitos da coisa julgada de que cuida o art. 16, combinado com o art. 13 da Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985, no prejudicaro as aes de indenizao por danos pessoalmente sofridos, propostas individualmente ou na forma prevista neste cdigo, mas, se procedente o pedido, beneficiaro as vtimas e seus sucessores, que podero proceder liquidao e execuo, nos termos dos arts. 96 a 99. 4 Aplica-se o disposto no pargrafo anterior sentena penal condenatria.
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 1 9 de 41

Superior Tribunal de Justia


Portanto, se o dano de escala local, regional ou nacional, o juzo competente para proferir sentena, certamente, sob pena de ser incuo o provimento, lanar mo de comando capaz de recompor ou indenizar os danos local, regional ou nacionalmente, levados em considerao, para tanto, os beneficirios do comando, independentemente de limitao territorial. Esse tambm o entendimento de Ada Pellegrini Grinover:
De incio, os tribunais no perceberam o verdadeiro alcance da coisa julgada erga omnes , limitando os efeitos da sentena e das liminares segundo critrios de competncia. Logo afirmamos no fazer sentido, por exemplo, que aes em defesa dos interesses individuais homogneos dos pensionistas e aposentados da Previdncia Social ao recebimento da diferena de 147% fossem ajuizadas nas capitais dos diversos Estados, a pretexto dos limites territoriais dos diversos rgos da justia federal. O problema no de competncia: o juiz federal, competente para processar e julgar a causa, emite um provimento (cautelar ou definitivo) que tem eficcia erga omnes , abrangendo todos os aposentados e pensionistas do Brasil. Ou a demanda coletiva, ou no o ; ou a coisa julgada erga omnes, ou no o . E se o pedido for efetivamente coletivo, haver uma clara relao de litispendncia entre as vrias aes juizadas nos diversos Estados da Federao. Por isso, sustentamos que a limitao operada por certos julgados afronta o art. 103, CDC, e despreza a orientao fornecida pelo art. 91, II, por onde se v que a causa que verse sobre a reparao de danos de mbito nacional ou regional deve ser proposta no foro da capital do Estado ou no Distrito Federal, servindo, evidentemente, a deciso para todo o territrio nacional. Esse dispositivo aplica-se aos demais casos de interesses que alcancem grupos e categorias de indivduos, mais ou menos determinveis, espalhados pelo territrio nacional. (GRINOVER, Ada Pellegrini [et al]. Cdigo brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto . 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007, p. 942)

Embora estacionada a jurisprudncia em sentido contrrio, houve precedentes a sufragar o entendimento ora proposto, o qual se retoma nesta oportunidade:
Processo civil e direito do consumidor. Ao civil pblica. Correo monetria dos expurgos inflacionrios nas cardenetas de poupana. Ao proposta por entidade com abrangncia nacional, discutindo direitos individuais homognios. Eficcia da sentena. Ausncia de limitao. Distino entre os conceitos de eficcia da sentena e de coisa julgada. Recurso especial provido. - A Lei da Ao Civil Pblica, originariamente, foi criada para regular a defesa em juzo de direitos difusos e coletivos. A figura dos direitos individuais homognios surgiu a partir do Cdigo de Defesa do Consumidor, como uma terceira categoria equiparada aos primeiros, porm ontologicamente diversa. - A distino, defendida inicialmente por Liebman, entre os conceitos de eficcia e de autoridade da sentena, torna inqua a limitao territorial dos efeitos da coisa julgada estabelecida pelo art. 16 da LAP. A coisa julgada
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 2 0 de 41

Superior Tribunal de Justia


meramente a imutabilidade dos efeitos da sentena. Mesmo limitada aquela, os efeitos da sentena produzem-se erga omnes, para alm dos limites da competncia territorial do rgo julgador. - O procedimento regulado pela Ao Civil Pblica pode ser utilizado para a defesa dos direitos do consumidor em juzo, porm somente no que no contrariar as regras do CDC, que contem, em seu art. 103, uma disciplina exaustiva para regular a produo de efeitos pela sentena que decide uma relao de consumo. Assim, no possvel a aplicao do art. 16 da LAP para essas hipteses. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 411.529/SP, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 24/06/2008, DJe 05/08/2008) _________________________ PROCESSUAL CIVIL - AO CIVIL PBLICA - DECLARAO INCIDENTAL DE INCONSTITUCIONALIDADE - POSSIBILIDADE - EFEITOS. [...] 3. O efeito erga omnes da coisa julgada material na ao civil pblica ser de mbito nacional, regional ou local conforme a extenso e a indivisibilidade do dano ou ameaa de dano, atuando no plano dos fatos e litgios concretos, por meio, principalmente, das tutelas condenatria, executiva e mandamental, que lhe asseguram eficcia prtica, diferentemente da ao declaratria de inconstitucionalidade, que faz coisa julgada material erga omnes no mbito da vigncia espacial da lei ou ato normativo impugnado. 4. Recurso especial provido. (REsp 557646/DF, Rel. MIN. ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 13/04/2004, DJ 30/06/2004, p. 314) _________________________

Finalmente, embora haja doutrina e precedentes que, para contornar o art. 16 da LACP, aduzam que o dispositivo somente possui operncia quando se tratar de direitos difusos ou coletivos em sentido estrito, sendo inaplicvel a direitos individuais homogneos, o fato que - para os direitos difusos e coletivos em sentido estrito - que est a maior dificuldade de aplicao da norma, porquanto supem, por definio, titulares indeterminados ou indeterminveis, ligados por circunstncias de fato, sendo imprpria a ciso dos efeitos da sentena em razo de alegada limitao territorial. Esse , por exemplo, o magistrio de Teori Albino Zavascki, citado por Mancuso, para quem, no caso de direitos difusos e coletivos stricto sensu :
[...] no h como cindir territorialmente a qualidade da sentena ou da relao jurdica nela certificada. Observe-se que, tratando-se de direitos transindividuais, a relao jurdica litigiosa, embora com pluralidade indeterminada de sujeitos no plo ativo, nica e incindvel (indivisvel). Como tal, a limitao territorial da coisa julgada , na prtica, ineficaz em relao a ela. No se pode circunscrever territorialmente (circunstncia do mundo fsico) o juzo de certeza sobre a existncia ou a inexistncia ou o modo de ser de relao jurdica (que fenmeno do mundo dos pensamentos). (Apud. MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Op. cit. , p. 320).
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 2 1 de 41

Superior Tribunal de Justia


Enfim, por todos esses motivos, a tese recursal no pode ser acolhida para limitar o foro em que tramitar o cumprimento individual de sentena proferida em ao civil pblica. 4. Alcance subjetivo da sentena proferida em ao civil pblica (art. 2-A da Lei n. 9.494/97)

Pretende o recorrente a aplicao do art. 2-A da Lei n. 9.494/97 s execues individuais de sentena proferida na ao civil pblica ajuizada pela Apadeco, em abril de 1998, relativa s diferenas de correo em saldos de cadernetas de poupana, entre junho de 1987 e janeiro de 1989. O dispositivo citado possui a seguinte redao:
Art. 2o-A. A sentena civil prolatada em ao de carter coletivo proposta por entidade associativa, na defesa dos interesses e direitos dos seus associados, abranger apenas os substitudos que tenham, na data da propositura da ao, domiclio no mbito da competncia territorial do rgo prolator. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001) Pargrafo nico. Nas aes coletivas propostas contra a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e suas autarquias e fundaes, a petio inicial dever obrigatoriamente estar instruda com a ata da assemblia da entidade associativa que a autorizou, acompanhada da relao nominal dos seus associados e indicao dos respectivos endereos. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001)

Cumpre ressaltar, primeiramente, que o mencionado artigo foi acrescentado Lei n. 9.494/97 por fora da Medida Provisria n. 1.798-1, de 11 de fevereiro de 1999, e que, somente depois de inmeras outras medidas provisrias, o texto foi definitivamente consolidado pela Medida Provisria n. 2.180-35, de 2001. A limitao contida no art. 2-A, caput , da Lei n. 9.494/97, de que a sentena proferida "abranger apenas os substitudos propositura da ao, domiclio no mbito da competncia evidentemente no pode ser aplicada aos casos em que antes da entrada em vigor do mencionado dispositivo, sob direito de ao das associaes. A jurisprudncia, nesse sentido, unnime:
ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AO RESCISRIA. INCOMPETNCIA DO JUZO PROLATOR DO ACRDO RESCINDENDO. MATRIA ANALISADA SOB O PRISMA CONSTITUCIONAL. LIMITAO DOS EFEITOS DO ACRDO RESCINDENDO. INVIABILIDADE.
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 2 2 de 41

que tenham, na data da territorial do rgo prolator", a ao coletiva foi ajuizada pena de perda retroativa do

Superior Tribunal de Justia


REAJUSTE DE 28,86%. BASE DE CLCULO. INCIDNCIA SOBRE A RAV RETRIBUIO ADICIONAL VARIVEL. POSSIBILIDADE. MULTA DO ART. 488, INCISO II, DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL. INAPLICABILIDADE FAZENDA PBLICA. [...] 2. As regras relativas fixao da competncia firmam-se na data do ajuizamento da demanda. No caso, inaplicvel o disposto no art. 2-A da Lei n. 9.494/97, acrescentado pela Medida Provisria n. 2.180-35, de 24/08/2001, que limita os efeitos da deciso rescindenda, na medida em que a ao de conhecimento, cujo acrdo ora se busca rescindir, foi ajuizada antes de sua vigncia. [...] (REsp 663.116/AL, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 26/02/2008, DJe 24/03/2008) _________________________ PROCESSO CIVIL. AO COLETIVA. EXIGNCIAS IMPOSTAS PELA MEDIDA PROVISRIA N 1.781/99 QUE ALTEROU A LEI N 9.494/97. AO AJUIZADA ANTERIORMENTE. IRRETROATIVIDADE. PRECEDENTES. As nova exigncias impostas pela Medida Provisria n 1.781/99, que alterou a redao da Lei n 9.494/97, no podem retroagir para alcanar ao ajuizada antes de sua vigncia. As normas processuais tm efeitos imediatos, mas no retroativos. Precedentes. Recurso desprovido. (REsp 537.620/PB, Rel. Ministro JOS ARNALDO DA FONSECA, QUINTA TURMA, julgado em 26/10/2004, DJ 29/11/2004, p. 371) _________________________ AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. SERVIDOR PBLICO. ASSOCIAO. LEGITIMIDADE ATIVA COMO SUBSTITUTA PROCESSUAL. POSSIBILIDADE. As associaes possuem legitimidade para defender em juzo os direitos da categoria, quer nas aes ordinrias, quer nas coletivas, ocorrendo a chamada substituio processual, sendo exigida a ata da assembleia geral e o rol de substitudos somente aps a vigncia da MP n. 2.180-35/01, que alterou a Lei n. 9.494/97. Precedentes. Agravo regimental desprovido. (AgRg no Ag 1153499/GO, Rel. Ministro FELIX FISCHER, QUINTA TURMA, julgado em 27/10/2009, DJe 14/12/2009) _________________________

Por outro lado, na sentena proferida na ao civil pblica ajuizada pela Apadeco, que condenara o Banestado ao pagamento dos chamados expurgos inflacionrios sobre cadernetas de poupana, no houve limitao subjetiva quanto aos associados, tampouco quanto aos domiciliados na Comarca de Curitiba/PR. No caso dos autos, est-se a executar uma sentena que no limitou o seu alcance aos associados, mas irradiou seus efeitos a todos os poupadores da instituio financeira do Estado do Paran.
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 2 3 de 41

Superior Tribunal de Justia


Aps o trnsito em julgado, descabe a alterao do seu alcance em sede de execuo, sob pena de vulnerao da coisa julgada. Em situao semelhante, a eminente Ministra Nancy Andrighi sustentou entendimento idntico:
A Lei n 9.494/97 disciplina a aplicao da tutela antecipada contra a Fazenda Pblica. Pelo seu art. 2., d nova redao ao art. 16 da Lei n 7.347/85, determinando que a sentena civil proferida em ao civil pblica far coisa julgada erga omnes nos limites da competncia territorial do rgo prolator, salvo se o pedido for julgado improcedente. E, pelo art. 2.-A, determina que "a sentena civil prolatada em ao de carter coletivo proposta por entidade associativa, na defesa dos interesses e direitos dos seus associados, abranger apenas os substitudos que tenham, na data de propositura da ao, domiclio no mbito da competncia territorial do rgo prolator" . J o seu pargrafo nico dispe que, "nas aes coletivas propostas contra a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e suas autarquias e fundaes, a petio inicial dever obrigatoriamente estar instruda com a data da assemblia da entidade associativa que a autorizou, acompanhada da relao nominal dos seus associados e indicao dos respectivos endereos" . O TRF/4. Regio, ao se pronunciar sobre a aplicao desses dispositivos legais ao caso concreto, assim se manifestou: "Com o advento da MP n. 1798-1, inserida no mundo jurdico em 11 de fevereiro de 1999 e sucessivamente reeditada at a atual MP 2102-32, de 21.06.01, foi alterada a redao da Lei 9.494/97, nos seguintes termos: 'Art. 2.-A. A sentena civil prolatada em ao de carter coletivo proposta por entidade associativa, na defesa dos interesses e direitos de seus associados, abranger somente os substitudos que tenham na data da propositura da ao domiclio no mbito da competncia territorial do rgo prolator. Pargrafo nico. Nas aes coletivas propostas contra entidades da Administrao Direta, autrquica e fundacional da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, a petio inicial dever obrigatoriamente ser instruda com a ata da assemblia da entidade associativa que autorizou, acompanhada da relao nominal dos seus associados e indicao dos seus respectivos endereos.' Entendo que o objetivo da deciso judicial, ora em debate, foi justamente, ante a existncia de direitos individuais homogneos, em um nico feito, decidir a questo de forma justa, observando a equidade em julgar. A ao civil pblica em questo foi proposta perante a 5. Vara em 17.03.2000, ou seja, antes do surgimento da MP que limitou a representao processual das entidades associativas aos seus associados. Como se depreende do trecho a seguir transcrito, a sentena exeqenda foi expressa ao beneficiar a todos os poupadores do Estado do Paran e no limitou os efeitos da coisa julgada aos associados da APADECO, verbis:
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 2 4 de 41

Superior Tribunal de Justia


'(...) a pagar aos poupadores do Estado do Paran, nas contas de caderneta de poupana mantidas junto r, iniciadas ou renovadas at 15.06.87 e 15.01.89, o valor da diferena apurada entre o que foi efetivamente creditado em suas contas nos meses referidos com o que deveria ter sido pago de acordo com o IPC apurado no perodo-em junho/87 e 42,72% em janeiro/89-(...)' (grifei) Interposta apelao, pela CEF, da deciso na ao de conhecimento, o acrdo proferido por este Regional foi improcedente e no houve interposio de recurso para instncia superior que questionasse tal limitao. Assim, resta sem sentido, a polmica trazida nesta ao de execuo. Conclui-se, pois, que no caso dos autos, outra no poderia ser a soluo, haja vista que a inovao legislativa no tem o poder de dissolver a coisa julgada." Inicialmente, h de se reconhecer que a sentena proferida na ao civil pblica em questo estendeu os seus efeitos a todos os poupadores do Estado do Paran que mantiveram junto recorrente contas de caderneta de poupana iniciadas ou renovadas at 15/6/87 e 15/1/89, e no somente aos associados da APADECO. Dessa forma, para se evidenciar a legitimidade ativa do recorrido para a causa, basta que ele demonstre possuir domiclio nos limites da competncia territorial do TRF/4. Regio, rgo que confirmou a sentena em segundo grau de jurisdio (art. 16 da Lei n 7.347/85), e tambm comprove ser titular de conta de poupana junto recorrente em qualquer dos perodos aludidos. Porquanto o art. 2.-A da Lei n 9.494/97 limita os efeitos da coisa julgada aos associados somente quando a ao proposta exclusivamente no interesse deles, de se concluir que no se aplica situao em exame, de modo que a todos os poupadores beneficiados com a sentena proferida, entre esses o recorrido, devem ser estendidos os efeitos da coisa julgada. Ademais, h se se consignar que nas aes coletivas propostas por entidades associativas, o pargrafo nico do art. 2.-A da Lei n 9.494/97 s exige a apresentao da relao nominal e de endereos dos associados quando a ao proposta contra entidades da administrao direta, autrquica e fundacional da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Portanto, por se tratar a recorrente de empresa pblica, os efeitos do referido dispositivo legal a ela no se estendem. Conclui-se, pois, pela inexistncia de violao dos arts. 2. e 2.-A da Lei n 9.494/97.

O acrdo recebeu a seguinte ementa:


Processual. Recurso especial. Ao de execuo. Ttulo executivo judicial. Sentena proferida em ao civil pblica contra empresa pblica, favoravelmente aos poupadores do Estado. Extenso da coisa julgada. Comprovao da legitimidade ativa do credor. Demonstrao de vnculo associativo. Apresentao de relao nominal e de endereo dos associados. Desnecessidade. - Porquanto a sentena proferida na ao civil pblica estendeu os seus
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 2 5 de 41

Superior Tribunal de Justia


efeitos a todos os poupadores do Estado do Paran que mantiveram contas de caderneta de poupana iniciadas ou renovadas at 15/6/87 e 15/1/89, a eles devem ser estendidos os efeitos da coisa julgada, e no somente aos poupadores vinculados associao proponente da ao. - Para a comprovao da legitimidade ativa de credor-poupador que prope ao de execuo com lastro no ttulo executivo judicial exarado na ao civil pblica, despicienda se mostra a comprovao de vnculo com a associao proponente da ao ou a apresentao de relao nominal e de endereo dos associados. Recurso especial no conhecido. (REsp 651037/PR, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 05/08/2004, DJ 13/09/2004, p. 241) _________________________

Com efeito, acolhendo as ponderaes da maioria da Corte Especial, incorporo como razes do voto as concluses do eminente Ministro Teori Zavascki: "havendo sentena, na ao civil pblica coletiva proposta pela Associao Paranaense de Defesa do Consumidor - APADECO, afirmando que sua eficcia subjetiva abrange a todos os poupadores em cadernetas de poupana do Estado do Paran, absolutamente impertinente, em fase de liquidao e execuo, qualquer novo questionamento a respeito, j que, tendo transitado em julgado, a referida sentena se tornou imutvel e indiscutvel (CPC, art. 467)". 5. Incidncia da multa prevista no art. 475-J do CPC No ponto, cuida-se de saber se a simples nomeao de bens penhora pelo executado afasta a incidncia da multa do art. 475-J do CPC . Contudo, muito embora relevante a questo ora apresentada, a tese recursal de descabimento da multa, no particular, no foi objeto de deliberao pelo acrdo recorrido, circunstncia que faz incidir a Smula n. 282 e 356 do STF. Alis, a deciso monocrtica do eminente Desembargador Relator, que negou seguimento ao agravo, textual:
Preliminarmente, deixo de conhecer do pedido de afastamento da multa prevista no art. 475-J do Cdigo de Processo Civil, pois, ao nos atermos aos autos de execuo de sentena, constata-se que no houve, por parte do d. juiz "a quo", a anlise da incidncia ou no da referida multa. Denota-se, pois, que o agravante incorreu em flagrante inovao recursal quanto matria ora levantada, no podendo ser conhecido o recurso de agravo de instrumento nestes pontos, j que a apreciao de matria no discutida perante o juiz singular implica em supresso de instncia. (fl. 99)

No se conhece do recurso especial no particular. 6. Concluses


Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 2 6 de 41

Superior Tribunal de Justia


Com suporte na fundamentao ora apresentada, para efeitos do art. 543-C do CPC, encaminho as seguintes teses:

1. A liquidao e a execuo individual de sentena genrica proferida em ao civil coletiva pode ser ajuizada no foro do domiclio do beneficirio, porquanto os efeitos e a eficcia da sentena no esto circunscritos a lindes geogrficos, mas aos limites objetivos e subjetivos do que foi decidido, levando-se em conta, para tanto, sempre a extenso do dano e a qualidade dos interesses metaindividuais postos em juzo (arts. 468, 472 e 474, CPC e 93 e 103, CDC) 2. A sentena genrica proferida na ao civil coletiva ajuizada pela Apadeco, que condenou o Banestado ao pagamento dos chamados expurgos inflacionrios sobre cadernetas de poupana, disps que seus efeitos alcanariam todos os poupadores da instituio financeira do Estado do Paran. Por isso descabe a alterao do seu alcance em sede de liquidao/execuo individual, sob pena de vulnerao da coisa julgada. Assim, no se aplica ao caso a limitao contida no art. 2-A, caput , da Lei n. 9.494/97.

7. Diante do exposto, conheo parcialmente do recurso especial e nego-lhe provimento. como voto.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 2 7 de 41

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO CORTE ESPECIAL

Nmero Registro: 2011/0053415-5

REsp 1.243.887 / PR

Nmeros Origem: 124310220108160000 201000113161 387651998 3876598 675189900 675189902 PAUTA: 21/09/2011 JULGADO: 21/09/2011

Relator Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro ARI PARGENDLER Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. HAROLDO FERRAZ DA NOBREGA Secretria Bela. VANIA MARIA SOARES ROCHA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : BANCO BANESTADO S/A LEONARDO DE ALMEIDA ZANETTI E OUTRO(S) DEONSIO ROVINA RENATA DEQUECH E OUTRO(S)

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Obrigaes - Espcies de Contratos - Contratos Bancrios

CERTIDO Certifico que a egrgia CORTE ESPECIAL, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: Adiado o julgamento para a prxima sesso por indicao do Sr. Ministro Relator.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 2 8 de 41

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO CORTE ESPECIAL

Nmero Registro: 2011/0053415-5

PROCESSO ELETRNICO REsp 1.243.887 / PR

Nmeros Origem: 124310220108160000 201000113161 387651998 3876598 675189900 675189902 PAUTA: 21/09/2011 JULGADO: 05/10/2011

Relator Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Ministro Impedido Exmo. Sr. Ministro : MASSAMI UYEDA

Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro ARI PARGENDLER Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. HAROLDO FERRAZ DA NOBREGA Secretria Bela. VANIA MARIA SOARES ROCHA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : BANCO BANESTADO S/A LEONARDO DE ALMEIDA ZANETTI E OUTRO(S) DEONSIO ROVINA RENATA DEQUECH E OUTRO(S)

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Obrigaes - Espcies de Contratos - Contratos Bancrios

CERTIDO Certifico que a egrgia CORTE ESPECIAL, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: Adiado por indicao do Sr. Ministro Relator.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 2 9 de 41

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.243.887 - PR (2011/0053415-5) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO BANCO BANESTADO S/A LEONARDO DE ALMEIDA ZANETTI E OUTRO(S) DEONSIO ROVINA RENATA DEQUECH E OUTRO(S) EMENTA PROCESSO CIVIL. AO DE CUMPRIMENTO DE SENTENA GENRICA PROFERIDA EM AO COLETIVA MOVIDA PELA APADECO. MBITO DE EFICCIA EXECUTIVA DA SENTENA EXEQENDA: COISA JULGADA. COMPETNCIA DE FORO. APLICAO DO REGIME GERAL. 1. Havendo sentena, na ao civil coletiva proposta pela Associao Paranaense de Defesa do Consumidor - APADECO, afirmando que sua eficcia subjetiva abrange a todos os poupadores em cadernetas de poupana do Estado do Paran, absolutamente impertinente, em fase de liquidao e execuo, qualquer novo questionamento a respeito, j que, tendo transitado em julgado, a referida sentena se tornou "imutvel e indiscutvel " (CPC, art. 467). 2. A competncia para a ao individual de cumprimento ("liquidao e execuo" - art. 98, 2, I da Lei 8.078/90) de sentena genrica proferida em ao coletiva determinada pelas regras gerais do CPC, mais especificamente no seu Livro I, Ttulo IV, como ocorre com a liquidao e execuo da sentena penal condenatria, da sentena estrangeira, da sentena arbitral (CPC, art. 475-P, III) e dos ttulos executivos extrajudiciais. 3. Recurso parcialmente conhecido e improvido, acompanhando, nas concluses, o voto do Ministro relator. VOTO O EXMO. SR. MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI: 1. Cuidam os autos originariamente de execuo individual de sentena proposta por Deonsio Rovina na Comarca de Londrina/PR. Segundo a petio inicial dessa execuo (fls. 30-33), a Associao Paranaense de Defesa do Consumidor - APADECO ajuizou "ao civil pblica" n. 38.765/98, em face do Banco Banestado S/A, que foi processada perante a 1 Vara da Fazenda Pblica, Falncias e Concordatas do Foro Central da Comarca da Regio Metropolitana de Curitiba, dela resultando a condenao da referida instituio financeira ao pagamento, aos titulares de contas-poupana do Estado do Paran, das diferenas de correo monetria expurgadas em razo dos planos econmicos relativos a junho de 1987 e janeiro de 1989. Assim, com base nessa sentena, promoveu a execuo, juntando memria de clculo do valor que considerou devido. A execuo foi proposta na Comarca de Londrina - PR, onde o exeqente domiciliado. O Banco Banestado S/A apresentou impugnao execuo (fls. 62-76), que foi rejeitada em 1 instncia (fls. 85-86). Irresignado, o executado interps agravo de instrumento
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 0 de 41

Superior Tribunal de Justia


(fls. 02-21), alegando, em sntese, que (a) a deciso emanada da ao civil pblica produz efeitos somente nos limites da Comarca de Curitiba, que delimita a competncia territorial do juzo de origem, sendo o exequente, por isso mesmo, parte ilegtima para figurar no polo ativo da ao executiva, j que no poupador naquela Comarca; (b) o exequente no demonstrou possuir vnculos com a APADECO, no podendo se beneficiar da sentena proferida na Ao Civil Pblica; (c) inaplicvel ao caso a multa prevista no art. 475-J do CPC; (c) h excesso de execuo, tendo em vista o ndice de juros moratrios aplicado. Em deciso monocrtica (fls. 98-111), negou provimento ao recurso. Dessa deciso, houve a interposio de agravo regimental, o qual foi negado provimento, sob os seguintes fundamentos: (a) a sentena proferida na ao civil pblica beneficia todos os detentores de caderneta de poupana do Estado, sem necessidade de comprovao de vnculo associativo com a APADECO por parte do poupador (fls. 143/147); (b) "(...) os juros tm por termo inicial de contagem a citao do agravante para a ao de conhecimento, e no possui previso legal a interpretao de que sejam limitados a 1 % ao ano" (fl. 148); (c) aplica-se hiptese a disciplina prevista nos arts. 475-B e 475-J do CPC, j que a execuo foi proposta quando vigente a Lei 11.232/05. No recurso especial, o recorrente aponta, alm de divergncia jurisprudencial, violao aos seguintes dispositivos: (a) arts. 575 e 589 do CPC, pois "(...) sendo a execuo definitiva, esta deveria ser processada nos autos principais da causa, na mesma vara em que tramitou, ou seja, junto ao Juzo da 1 Vara da Fazenda Pblica, Falncia e Concordata da Comarca de Curitiba" (fl. 162); (b) arts. 16 da Lei 7.347/85, na medida em que os efeitos da sentena proferida devem se restringir aos limites de competncia do rgo prolator - no caso, comarca de Curitiba/PR; (c) art. 475-J do CPC, na medida em que descabida a aplicao multa quando a execuo foi garantida por penhora dentro do prazo legal. Indica, ainda, dissdio jurisprudencial, sustentando a inaplicabilidade do CDC hiptese, pois os contratos de caderneta de poupana foram celebrados antes da Lei Consumerista. O recurso especial foi admitido (fls. 209-211) e submetido ao regime previsto no art. 543-C do CPC (fls. 222-223). Houve parecer do Ministrio Pblico Federal, no qual opina pelo conhecimento e parcial provimento do recurso (fls. 294-300). Manifestaram-se a Federao Brasileira de Bancos - FEBRABAN (fls. 307-898) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC (fls. 911-914), ambos enfocando, com opinies opostas, a questo da competncia de foro. O relator, Ministro Luis Felipe Salomo, votou no sentido de, preliminarmente, conhecer parcialmente do recurso especial, j que a discusso a respeito da aplicao da multa prevista no art. 475-J do CPC no est prequestionada; e, no mrito, negou provimento ao recurso. 2. Conforme se percebe, so trs, a rigor, as pretenses deduzidas no recurso: (a) a da limitao eficcia subjetiva da sentena proferida na ao coletiva (que, segundo o recorrente, beneficia apenas os associados da APADECO domiciliados na Comarca de Curitiba, o que levaria ilegitimidade ativa do recorrido, domiciliado em outra Comarca, a de Londrina - PR); (b) a da competncia de foro, que, no entender da recorrente, seria o juzo em que proferida a sentena na ao coletiva (e no o do domiclio do exequente); e (c) a do no-cabimento da multa prevista no art. 475-J do CPC (que segundo a recorrente no se aplica ao caso).
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 1 de 41

Superior Tribunal de Justia


Registre-se, quanto aos dois primeiros temas, que houve certa confuso do acrdo recorrido (fls. 141/156) que, ao tratar da extenso da eficcia subjetiva da sentena (para efeito de definir se ela beneficiou todos os poupadores do Estado do Paran ou exclusivamente os de Curitiba), invocou, alm de fundamentos prprios desse tema da eficcia subjetiva, tambm fundamentos, mormente a respeito do foro competente para a ao de "liquidao e execuo", de que trata o art. 98, 2, I da Lei 8.078/90 - Cdigo de Defesa do Consumidor. Todavia, essas so questes distintas e inconfundveis: a definio da eficcia subjetiva tem por conseqncia a afirmao ou no da existncia de ttulo executivo em favor do poupador exeqente, acarretando, portanto, em caso negativo, a ilegitimidade ativa e a extino do processo de execuo; j a definio sobre competncia de foro acarreta, na pior das hipteses, apenas a remessa dos autos ao juiz competente. Tratam-se, portanto, de questes distintas, tendo sido corretamente enfrentadas e julgadas de modo distinto pela sentena de primeiro grau (fls. 85-86). Feito esse esclarecimento, aqui os temas so tratados separadamente. 3. Quanto ao primeiro e ao terceiro ponto, as questes so semelhantes s desenvolvidas no REsp 1.247.150, tambm de relatoria do Min. Luis Felipe Salomo, razo pela qual me reporto ao voto-vista l apresentado, que, no particular, registrou:

3. Ora, assim delimitada a primeira questo, sua soluo, no caso concreto, se apresenta evidente: trata-se de questo enfrentada e decidida na prpria sentena proferida na ao coletiva, j transitada em julgado. Nela ficou declarado e reconhecido que a sua eficcia subjetiva abrangia universalidade dos poupadores do Estado do Paran. o que registrou o voto do relator, Ministro Luis Felipe Salomo, invocando voto da Ministra Nancy Andrighi, no REsp 651037, 3 Turma, DJ de 13/09/04, onde se disse: "A ao civil pblica em questo foi proposta perante a 5. Vara em 17.03.2000, ou seja, antes do surgimento da MP que limitou a representao processual das entidades associativas aos seus associados. Como se depreende do trecho a seguir transcrito, a sentena exeqenda foi expressa ao beneficiar a todos os poupadores do Estado do Paran e no limitou os efeitos da coisa julgada aos associados da APADECO, verbis: '(...) a pagar aos poupadores do Estado do Paran , nas contas de caderneta de poupana mantidas junto r, iniciadas ou renovadas at 15.06.87 e 15.01.89, o valor da diferena apurada entre o que foi efetivamente creditado em suas contas nos meses referidos com o que deveria ter sido pago de acordo com o IPC apurado no perodo-em junho/87 e 42,72% em janeiro/89-(...)' (grifei) Interposta apelao, pela CEF, da deciso na ao de conhecimento, o acrdo proferido por este Regional foi improcedente e no houve interposio de recurso para instncia superior que questionasse tal limitao. Assim, resta sem sentido, a polmica trazida nesta ao de execuo". Sendo assim, tollitur quaestio : havendo atestado jurisdicional, com transito em julgado, no sentido de que a sentena proferida na ao civil pblica, proposta pela Associao Paranaense de Defesa do Consumidor - APADECO, tem eficcia subjetiva
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 2 de 41

Superior Tribunal de Justia


em relao a todos os poupadores em cadernetas de poupana do Estado do Paran, absolutamente impertinente, em fase de liquidao e execuo, qualquer novo questionamento a respeito, por mais injusta que possa ter sido aquela deciso e por mais valiosos que possam ser os fundamentos jurdicos a ela contrrios. Referida sentena deve ser mantida pela superior e suficiente razo de que, tendo transitado em julgado, se tornou "imutvel e indiscutvel " (CPC, art. 467). 4. O segundo ponto consiste em saber se aplicvel ou no a multa de que trata o art. 475-J do CPC, que assim dispe: Art. 475-J. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se- mandado de penhora e avaliao. O dispositivo em questo, como se percebe, veio conferir s sentenas condenatrias uma qualidade de que antes no eram dotadas: a de estarem sujeitas a imediata e espontanea exeqibilidade, sob pena de multa. Ora, as qualidades e os efeitos das sentenas, inclusive no que se refere ao grau de seu potencial de executividade, so definidos pela lei vigente data da sua formao ( = de sua prolao), no podendo ser alteradas, seja para efeito de ampli-las, seja para reduzi-las, por norma posterior e com efeito retroativo. Seria ofensivo ao art. 5, XXXVI da Constituio ("a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada ") impor s sentenas, retroativamente, efeitos de que no eram dotadas, ou delas retirar, supervenientemente, efeitos de que dispunham quando foram proferidas. Isso importaria modificar retroativamente a situao jurdica das partes. Discusso semelhante foi enfrentada no STJ quando do advento da Medida Provisria n 2.180-35, de 24.08.2001, que introduziu o pargrafo nico ao art. 741 do CPC, dispositivo que tambm alterou o potencial de executividade das sentenas, permitindo que, em embargos execuo, pudesse ser invocada a "inexigibilidade do ttulo" judicial quando "fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicao ou interpretao tidas por incompatveis com a Constituio Federal". Na oportunidade, os precedentes do STJ foram uniformes no sentido de que essa nova disposio normativa, como todas as leis, no podia ter efeito retroativo para alcanar sentenas j proferidas em data anterior sua vigncia. Como asseverou, com inteira propriedade, a Ministra Maria Thereza de Assis Moura, em julgamento da espcie, " (...) A alegao de coisa julgada inconstitucional em sede de embargos execuo, nos termos do artigo 741, pargrafo nico, do CPC, inserido pela Medida Provisria n. 2.180/2001, somente pode valer a partir da sua edio da respectiva norma, em respeito aos princpios constitucionais da coisa julgada (explcito) e da segurana jurdica (implcito)" (AgRg no AgRg no AgRg no Ag 722447/SP, Min. , DJe 14/12/2009). Nesse mesmo sentido so os precedentes que seguem. Da 1 Turma: REsp 718432/SC, de minha relatoria, DJ 02/05/2005; REsp 667362/SC, Min. Jos Delgado, DJ 21/03/2005; REsp 692788/SC, Min. Teori Albino Zavascki, DJ 06/03/2006; AgRg no REsp 711302/SC, Min. Francisco Falco, DJ 03/10/2005. Da 2 Turma: AgRg no REsp 727645/MG, Min. Franciulli Neto, DJ 05/09/2005; AgRg no Ag 582686/DF, Min. Franciulli Neto, DJ 06/02/2006; AgRg no Ag 691890/MG, Min. Humberto Martins, DJ 29/08/2006; AgRg no REsp 686292/MG,
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 3 de 41

Superior Tribunal de Justia


Min. Humberto Martins, DJ 28/08/2006. Da 5 Turma: REsp 766220/RN, Min. Arnaldo Esteves Lima, DJe 23/06/2008; REsp 651429/RS, Min. Jos Arnaldo da Fonseca DJ 18/10/2004; EDcl no REsp 795710/RS, Min. Flix Fischer, DJ 26/02/2007. Da 6 Turma: AgRg no REsp 902003/AL, Min. Haroldo Rodrigues - Desembargador convocado, DJe 30/08/2010; AgRg no AgRg no AgRg no Ag 722447/SP, Min. Maria Thereza de Assis Moura, DJe 14/12/2009. No caso, a execuo tem como ttulo executivo a sentena proferida na ao civil coletiva, cujo trnsito em julgado se deu antes da entrada em vigor da Lei 11.232/05 (que introduziu o art. 475-J no CPC). A aplicao desse dispositivo a essa sentena importaria agravar, retroativamente, a situao jurdica do executado perante o exeqente. 5. Por outro lado, ainda que se pudesse superar esse empecilho de direito intertemporal, preciso considerar que as sentenas proferidas em ao civil coletiva, como a que serviu de base execuo, tm, por definio e natureza, um contedo genrico (Lei 8.078/90, art. 95), dela no constando, nem o nome do credor e muito menos a quantia a ele devida, no se revestindo, por isso mesmo, de liquidez e exigibilidade necessrias sua execuo forada ou mesmo ao seu cumprimento espontneo. Sentenas dessa natureza somente se tornam lquidas e exigveis aps nova interveno judicial, com elevada carga cognitiva, a ser desenvolvida na ao de liquidao e execuo a que se referem os artigos 97 e 98 daquela Lei, ao cabo da qual ficaro certificados os elementos faltantes do ttulo executivo. Justamente por isso - por no se tratar, essa atividade jurisdicional superveniente, de mera atividade executiva, mas tambm cognitiva - que esta Corte Especial editou a Smula 345, para afirmar que a Fazenda Pblica, embora dispensada de pagar honorrios em execues comuns, ficava sujeita a essa verba quando se tratasse de "execues individuais de sentena proferida em aes coletivas". Num dos precedentes da Corte Especial que deram sustento referida Smula (EResp 691.563, Min. Ari Pargendler, DJ 26.06.06), foram acolhidos os fundamentos do acrdo paradigma, proferido na 1 Seo (EREsp n 475.566, de minha relatoria), onde se disse: "... A despeito de ser conhecida como um processo executivo, a ao em que se busca a satisfao do direito declarado em sentena de ao civil coletiva no propriamente uma ao de execuo tpica. As sentenas proferidas no mbito das aes coletivas para tutela de direitos individuais homogneos, por fora de expressa disposio do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90, art. 95), so condenatrias genricas. Nelas no se especifica o valor da condenao nem a identidade dos titulares do direito subjetivo. A carga condenatria, por isso mesmo, mais limitada do que a que decorre das demais sentenas condenatrias. Sobressai nelas a carga de declarao do dever de indenizar, transferindo-se para a ao de cumprimento a carga cognitiva relacionada com o direito individual de receber a indenizao. Assim, a ao de cumprimento no se limita, como nas execues comuns, efetivao do pagamento. Nelas se promove, alm da liquidao do valor se for o caso, o juzo sobre a titularidade do exeqente em relao ao direito material, para somente ento se passar aos atos propriamente executivos. Ora, o art. 475-J impe como condio para a incidncia da multa a de negar-se o executado a cumprir espontaneamente, no prazo de quinze dias, sentena condenatria
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 4 de 41

Superior Tribunal de Justia


de "pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao". Dessas caractersticas no se reveste, conforme salientado, a sentena genrica proferida em ao civil coletiva (Lei 8.078/90, art. 95), j que, conforme se disse, a condenao foi genrica (sem identificao dos possveis beneficiados e, muito menos, de "quantia certa") e no houve prvia liquidao. A execuo foi proposta diretamente com base na sentena genrica, acompanhada de memria apresentada pelo prprio exeqente. Portanto, a "quantia certa" efetivamente devida est sendo apurada no mbito da prpria execuo forada. Assim, ainda que superado o bice de direito intertemporal antes referido, certo que, no caso, no esto presentes as condies objetivas descritas no art. 475-J como indispensveis a atrair a sua incidncia.

4. Anote-se que, quanto questo da multa, o recurso no pode ser conhecido, por falta de prequestionamento. 5. Quanto competncia para a ao de cumprimento da sentena genrica proferida em ao coletiva (ao de "liquidao e execuo" de que trata o art. 98, 2, I da Lei 8.078/90 Cdigo de Defesa do Consumidor), peo licena para reportar-me a texto doutrinrio a respeito (Processo Coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos, 5 ed., SP:RT, 2011, p. 179/180):
No que se refere competncia, a ao de cumprimento no est subordinada ao princpio geral, inspirador do sistema do CPC (art. 475-P), segundo o qual o juzo da ao tambm juzo para a execuo. Esse princpio tem sua razo de ser ligada ao que geralmente ocorre no processo comum, em que o juzo da ao promove a atividade cognitiva em sua integralidade. Para esses casos o princpio se justifica. Conforme escreveu Pontes de Miranda, o juzo que julgara est em posio de melhor executar o que decidira, razo pela qual a regra jurdica do art. 575, I, como a do art. 575, II, atende a isso, prioridade decorrente da ligao entre o processo de cognio e o de execuo (Pontes de Miranda, F. C. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil . Rio de Janeiro: Forense, 1974, t. IX, p. 160. Os artigos citados correspondem, aps a Lei 11.232/2005, aos arts. 475-P, I, e 475-P, II.) Assim, fundado no pressuposto da conexidade sucessiva dessas aes, o princpio busca atender o interesse pblico de melhor desempenho da funo jurisdicional. Relativamente s aes de cumprimento das sentenas genricas das aes coletivas, no se fazem presentes os pressupostos orientadores do citado princpio. O juzo da sentena primitiva foi limitado quanto cognio, que ficou restrita ao ncleo de homogeneidade dos direitos. A especificao da matria, a sua individualizao em situaes concretas, dar-se-, na verdade, justamente nessa segunda etapa da atividade cognitiva. Assim, a relao entre cognio da primeira fase e liquidao no se d, aqui, com o grau de profundidade existente em outras situaes. Por outro lado, a adoo do princpio antes referido certamente no contribuiria para alcanar os objetivos a que se destina. Pelo contrrio, a concentrao de todas as aes de cumprimento num nico juzo acarretaria no um melhor desempenho, e sim o emperramento da funo jurisdicional. Ademais, dependendo das circunstncias de fato, sua adoo deixa o titular do direito subjetivo em condies piores do que se tivesse promovido desde logo sua demanda individual. o que ocorre, por exemplo, com os demandantes cujo domiclio outro que no o do juzo da ao coletiva. Por tais razes, no faz sentido aplicar aqui o princpio da vinculao necessria entre juzo da ao e juzo da execuo. A competncia para a ao de cumprimento ser determinada pelas regras gerais do CPC, mais especificamente no seu Livro I, Ttulo IV, como ocorre com a liquidao e execuo da sentena penal condenatria, da sentena estrangeira, da
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 5 de 41

Superior Tribunal de Justia


sentena arbitral (CPC, art. 475-P, III) e dos ttulos executivos extrajudiciais.

Esses fundamentos podem ser traduzidos com outras palavras: a competncia para a ao de cumprimento da sentena genrica do mesmo juzo que seria competente para eventual ao individual que o beneficiado poderia propor, caso no preferisse aderir ao coletiva. 6. Em suma, de se acolher, nas concluses, o voto do relator. Todavia, quanto aos fundamentos, a serem adotados para os fins previstos no art. 543-C, meu voto no seguinte sentido: a) Quanto ao primeiro ponto controvertido: havendo sentena, na ao civil coletiva proposta pela Associao Paranaense de Defesa do Consumidor - APADECO, afirmando que sua eficcia subjetiva abrange a todos os poupadores em cadernetas de poupana do Estado do Paran, absolutamente impertinente, em fase de liquidao e execuo, qualquer novo questionamento a respeito, j que, tendo transitado em julgado, a referida sentena se tornou "imutvel e indiscutvel " (CPC, art. 467). b) Quanto ao segundo ponto: a competncia para a ao individual de cumprimento ("liquidao e execuo" - art. 98, 2, I da Lei 8.078/90) de sentena genrica proferida em ao coletiva determinada pelas regras gerais do CPC, mais especificamente no seu Livro I, Ttulo IV, como ocorre com a liquidao e execuo da sentena penal condenatria, da sentena estrangeira, da sentena arbitral (CPC, art. 475-P, III) e dos ttulos executivos extrajudiciais

7.

Com esses fundamentos, acompanho, na concluso, o voto do relator.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 3 6 de 41

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.243.887 - PR (2011/0053415-5) VOTO-VENCIDO

MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI: Sr. Presidente, assim como j havia feito na sesso passada, acompanho o primeiro voto do Sr. Ministro Relator e, agora, o voto do Sr. Ministro Raul Arajo, com a devida vnia do voto do Sr. Ministro Teori Albino Zavascki. Entendo que a regra geral, no Processo Civil, vocacionada certo a processos individuais, a execuo dar-se no juzo de primeiro grau prolator da deciso a ser executada. Em se tratando de processo de execuo de sentena coletiva, h uma regra mais especfica, a do art. 98 do Cdigo do Consumidor, aplicvel tambm Lei de Ao Civil Pblica, a qual d ao consumidor a opo de escolha pelo juzo da sentena condenatria (o que ser imperativo caso a execuo seja ajuizada de forma coletiva), ou pelo juzo do seu domiclio, em caso de liquidao e execuo individual. Mas, tendo em vista a abstrao da sentena coletiva, que quase como uma lei, porque no estabelece o nome de cada um dos beneficirios e a quantia a cada um devida, dever haver uma importante fase cognitiva na prpria fase liquidao. Penso que o primeiro voto do Ministro Salomo, agora encampado pelo Ministro Raul Arajo, no sentido de limitar a possibilidade de escolha do consumidor/liquidante ao mbito territorial de jurisdio do Tribunal ao qual est vinculado o juiz prolator da sentena coletiva, bem compatibiliza a regra do art. 98 do CDC (possibilidade de escolha pelo consumidor do juzo de prolator da sentena coletiva ou o de seu domiclio) com os princpios legais e constitucionais do sistema processual vigente. O ideal seria que todas as liquidaes/execues individuais fossem processadas perante o juzo prolator da sentena liquidanda. Isto daria uniformidade interpretao da regra de direito determinada pela sentena para todos os casos em tese subsumveis coisa julgada. Este entendimento, todavia, privaria de sentido a possibilidade de escolha que se extrai do art. 98 do CDC, alm da dificuldade prtica de inviabilizar os trabalhos de uma vara com milhares de liquidaes individuais da mesma sentena coletiva. Mas essa soluo inicialmente imaginada pelo Sr. Ministro Relator, de que pudesse ser liquidada e executada a sentena coletiva perante qualquer juiz
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 7 de 41

Superior Tribunal de Justia


que tivesse suas decises passveis de reviso por um mesmo tribunal, daria mais uniformidade e coerncia ao processo de liquidao e execuo dessa sentena coletiva. A defesa do consumidor facilitada, porque no precisa constituir advogado na capital do Estado. Mas, se pretende litigar em outra unidade da federao, diversa daquela onde proferida a sentena coletiva, resta-lhe a via do processo de conhecimento autnomo, em seu domiclio, caso situado em local estranho ao Estado onde tramitou a ao coletiva. O reconhecimento da possibilidade de uma nica sentena coletiva ser objeto de liquidaes individuais espalhadas por todo o Pas, com os respectivos recursos interpostos para diferentes Tribunais, enseja a possibilidade de interpretaes completamente diferentes do comando da sentena coletiva - regra de direito ditada no para um caso concreto, mas para mltiplas relaes jurdicas, cujos substratos de fato e de direito no so delineados com preciso no ttulo executivo. Estas mltiplas interpretaes possveis, mesmo em causas de valor elevado, fora da competncia dos Juizados Especiais, no sero passveis de uniformizao pelo STJ, porque no cabe recurso especial por violao de sentena e nem por divergncia jurisprudencial a respeito de interpretao de sentena coletiva. Figuro um exemplo que aconteceu no Rio de Janeiro: o desabamento dos Edifcios Palace I e Palace II. H uma ao coletiva com uma sentena coletiva transitada em julgado no Rio de Janeiro, que provocou vrias liquidaes e execues individuais da sentena coletiva. A sentena bastante genrica. Ela assegura direito de indenizao a todos os prejudicados pelo desabamento do Palace. No est claro, na sentena, se so apenas os prejudicados pelo desabamento do Palace I ou tambm aqueles que possuam imveis no Palace II, cujas estruturas foram abaladas, tendo tido o preo depreciado no mercado. No est claro, tambm, qual o tipo de prejuzo abrangido pela condenao e, nos vrios procedimentos de liquidao e execuo individual dessa sentena, argumenta-se, ora que a sentena favorece s quem era proprietrio de imvel no Palace I, ora quem era proprietrio de imvel tambm no Palace II, ora apenas quem era proprietrio de apartamento, ora o ocupante a qualquer ttulo. H casos em que se alega que at transeuntes que passavam na frente do prdio sofreram, ao testemunhar o desabamento, e pedem danos, todos em processo de liquidao dessa nica sentena coletiva. O Tribunal de Justia do Rio de Janeiro, por suas diferentes Cmaras, vem decidindo estas questes de forma mais uniforme, certamente, do que ocorreria se a interpretao da sentena coletiva estivesse a cargo de juzes e
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 8 de 41

Superior Tribunal de Justia


tribunais revisores de diversos estados. Recurso especial para o STJ somente ser cabvel em caso de violao de lei, mas no meramente em funo de diferentes interpretaes dadas referida sentena coletiva. Sequer ofensa coisa julgada se poder alegar, se as diferentes interpretaes forem cabveis em face do decidido no processo de conhecimento. Assim, penso que se fosse possvel ajuizar liquidaes dessa sentena coletiva em qualquer lugar do Pas, conforme o domiclio atual de cada lesado, haveria possibilidade de interpretao totalmente diferente do prprio direito que estaria sendo assegurado na sentena, e no h um Tribunal uniformizador de interpretao de sentena coletiva. O STJ uniformizador da interpretao do direito federal. Penso que a circunstncia de o consumidor poder ajuizar uma ao de conhecimento no local do seu domiclio uma vantagem. Ele pode ajuizar uma ao de conhecimento no local do seu domiclio, que vai ser objeto de uma sentena e de um recurso de apelao, todos eles decididos com base na lei aplicvel e, se for lei federal e houver possibilidade de violao lei federal, haver possibilidade de uniformizao no STJ, da interpretao da lei federal. Mas, mais difcil seria, em tese, o acesso ao STJ para uniformizar interpretaes diversas da mesma sentena coletiva, de modo que se poderia, em tese, haver uma sentena coletiva sujeita a interpretaes quanto ao prprio bem da vida definido nela, diferentes, em vrios Tribunais de Justia. Ento, considero que a interpretao preconizada pelo voto primeiro do Relator, coerente com a convivncia do regime do direito do consumidor, que possibilita o ajuizamento seja de ao individual, de conhecimento, onde ele quiser, em seu domiclio atual, mas, se ele pretende se favorecer de uma sentena coletiva, ele poder ajuizar a liquidao no seu domiclio, desde que seu domiclio esteja situado no mbito de jurisdio do tribunal revisor daquele juiz que deu a sentena coletiva. Esta uma interpretao passvel de ser extrada do sistema processual em vigor, nele compreendido o art. 98 do CDC e o princpio geral, extrado do Cdigo de Processo Civil, de que a execuo compete ao juiz que prolatou a sentena. Assim, entendo que, no caso, a execuo compete a qualquer juiz do Estado do Paran, com possibilidade de recurso para o Tribunal de Justia do Paran. Acompanho a divergncia do Sr. Ministro Raul Arajo, com a devida vnia.
Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011 Pgina 3 9 de 41

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.243.887 - PR (2011/0053415-5) VOTO-VENCIDO O EXMO. SR. MINISTRO MARCO BUZZI: Sr. Presidente, acompanho a divergncia, exatamente nos moldes bem ponderados pela Sra. Ministra Isabel Gallotti. No se olvida dos termos do 475-B, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Civil, que permite, sim, que a execuo de ttulo judicial seja proposta pelo credor, inclusive, em qualquer municpio do Brasil, onde quer que os bens se encontrem execuo. Ento, quando foi aqui destacada pelos eminentes Pares a questo de se observar a lei geral ou alguma lei especfica acerca desses requisitos, de todas as condies que estamos aqui discutindo, tambm quero deixar bem claro que no ignoro a existncia desse artigo do Cdigo de Processo Civil e do seu pargrafo nico, em especial. Mas, ainda assim, em nome da segurana jurdica, acompanho o entendimento muito bem esposado e declinado pela eminente Ministra Isabel Gallotti. PRESIDENTE O SR. MINISTRO ARI PARGENDLER RELATOR O SR. MINISTRO LUIS FELIPE SALOMO CORTE ESPECIAL - SESSO DE 19/10/2011
Nota Taquigrfica

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 4 0 de 41

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO CORTE ESPECIAL

Nmero Registro: 2011/0053415-5

PROCESSO ELETRNICO REsp 1.243.887 / PR

Nmeros Origem: 124310220108160000 201000113161 387651998 3876598 675189900 675189902 PAUTA: 21/09/2011 JULGADO: 19/10/2011

Relator Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Ministros Impedidos Exmo. Srs. Ministros : CESAR ASFOR ROCHA MASSAMI UYEDA

Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro ARI PARGENDLER Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. HAROLDO FERRAZ DA NOBREGA Secretria Bela. VANIA MARIA SOARES ROCHA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : BANCO BANESTADO S/A LEONARDO DE ALMEIDA ZANETTI E OUTRO(S) DEONSIO ROVINA RENATA DEQUECH E OUTRO(S)

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Obrigaes - Espcies de Contratos - Contratos Bancrios

CERTIDO Certifico que a egrgia CORTE ESPECIAL, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Corte Especial, por maioria, conheceu parcialmente do recurso e, nessa parte, negou-lhe provimento, nos termos do voto do Senhor Ministro Relator. Vencidos os Srs. Ministros Raul Arajo Filho, Maria Isabel Gallotti e Marco Buzzi. Os Srs. Ministros Felix Fischer, Gilson Dipp, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Teori Albino Zavascki, Castro Meira, Arnaldo Esteves Lima, Humberto Martins e Maria Thereza de Assis Moura votaram com o Sr. Ministro Relator. Impedidos os Srs. Ministros Cesar Asfor Rocha e Massami Uyeda. Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Cesar Asfor Rocha, Eliana Calmon, Francisco Falco e Joo Otvio de Noronha. Convocados os Srs. Ministros Luis Felipe Salomo, Maria Isabel Gallotti e Marco Buzzi para compor qurum.

Documento: 1091364 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 12/12/2011

Pgina 4 1 de 41

Potrebbero piacerti anche